Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Resultados Ideb 2011 em Indaiatuba

A Secretaria Municipal de Educação recebeu ontem (dia 16) os resultados do Ideb 2011 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), composto pelo desempenho do aluno na Prova Brasil em testes de Língua portuguesa e Matemática e também pela taxa de aprovação de cada unidade escolar. Esses indicadores são calculados a cada dois anos.
O município atingiu o índice de 6.0 e alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação para 2011. Em destaque ficou a EMEB “Prof. Osório Germano e Silva Filho”, localizada no Jardim São Paulo, que atingiu a nota de 7,6, ficando entre as 10 melhores escolas municipais do Estado de São Paulo. A unidade escolar possui 311 alunos e 14 salas de aula.
A professora gestora da unidade, Elaine Cristina Garcia, relata o trabalho desenvolvido para atingir a nota. “A proposta pedagógica da rede municipal, bem como a formação continuada oferecida aos profissionais, mantém professores e funcionários atualizados, possibilitando qualidade de ensino aos alunos. Além disso, em nossa escola a participação fiel dos pais contribui para uma educação fundamentada na parceria família e escola”, explica Elaine, que continua: “Entendemos que a relação interpessoal professor/aluno possibilita a troca de experiências, favorecendo a aprendizagem e a reflexão sobre suas práticas pedagógicas. Nossos professores aproveitam a boa relação com os alunos para orientar, motivar, aconselhar, instruir, incentivar, mediar, compreender, criar espaços alternativos e estimular cada um, valorizando as habilidades e competências individuais”.
De acordo com a gestora da EMEB, outros fatores que contribuíram para um bom resultado, foram baixa rotatividade de alunos, funcionários e professores; profissionais que incentivam a leitura diária; grupo comprometido que oferece boas condições de ensino; a implantação de recursos tecnológicos e ações ligadas a inclusão digital e o trabalho interdisciplinar (Educação Física, Filosofia e Artes), além do apoio pedagógico que é oferecido aos alunos com defasagem ou dificuldade de aprendizagem.
A secretária de Educação em exercício, Ivana Zoppi, ressalta que apesar do município ter atingido a meta estabelecida pelo Ministério da Educação, este índice pode melhorar ainda mais. “Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação continua adotando medidas que buscam o avanço dos alunos por meio de avaliações periódicas, estabelecimento de metas e o mapeamento do desempenho individual do aluno da Rede Municipal de Ensino e oferecendo cursos de capacitação aos professores e gestores da Rede”, salienta. “É importante lembrar que o comprometimento dos professores gestores, coordenadores e professores foram fundamentais para que o município pudesse alcançar a meta estabelecida”, encerra Ivana.

Nenhum comentário: