Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FATEC Indaiatuba e GABRIEL realizam a 5ª edição do trote solidário “DAÍ BIXO” – Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos

A Fatec Indaiatuba – Centro Paula Souza e a ONG GABRIEL deram início na última quarta-feira (dia 8) ao 5º Trote Solidário DAÍ BIXO! - Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, que aconteceu no campus da faculdade.  Nesta edição, foram recepcionados cerca de duzentos novos alunos. 
O trote solidário da doação de órgãos e tecidos visa à mudança de conceito e comportamento durante o ingresso na vida acadêmica, introduzindo na universidade a cultura de paz e propondo ações de cidadania que ajudem a transformar em saúde as humilhações e agressões usuais em ações solidárias. A competição proposta aos calouros é saudável e visa criar circunstâncias para que sejam realizadas ações de sensibilização junto à comunidade, através de distribuição de folhetos explicativos sobre doação de órgãos, sangue e medula, além de esclarecer dúvidas sobre o que significa o termo “morte encefálica”, considerado hoje uma das principais causas de recusa familiar para a doação. Os alunos que mais se destacarem nas ações propostas no trote serão convidados para uma confraternização no Restaurante Rincão Gaúcho, parceiro nesta edição.
Como nas edições anteriores, os diretores da GABRIEL Maria Inês e Valdir de Carvalho contabilizam que centenas de pessoas foram atingidas com as ações propostas pelos alunos, além dos resultados obtidos nas duas campanhas realizadas pelo projeto. No primeiro semestre de 2011 aconteceu a Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea, em parceria com o Hemocentro da Unicamp. Em fevereiro de 2012, foi a vez da doação de sangue através da campanha Antes da folia, doe sangue e alegria!, que colaborou com o aumento de doações no período de carnaval, quando os estoques de sangue sempre ficam abaixo do necessário.
Todas essas ações, aliadas aos esforços da Fatec, através dos coordenadores, professores e alunos e da equipe da ONG GABRIEL, conseguiram o reconhecimento desse trabalho através de diversas certificações recebidas, como o certificado de Tecnologia Social, concedido pela Fundação Banco do Brasil e o Selo Organização Parceira do Transplante, do Ministério da Saúde, pela GABRIEL. Para a Fatec, o reconhecimento veio através do Selo Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, do Prêmio Cidadania sem Fronteiras, concedido pelo Instituto de Cidadania Brasil e da certificação da Fundação Educar DPaschoal.
A presidente da GABRIEL Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho reforça que tudo seria mais difícil se não fosse o apoio de instituições e empresas socialmente responsáveis. Como parceiros da GABRIEL para esta edição estão a Novartis Biociências, Unimed Campinas, HAOC Saúde, Instituto Thompson e o Restaurante Rincão Gaúcho. 

Nenhum comentário: