Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Abamba

A Abamba – Associação dos Benfeitores e Amigos de Meninos Bailarinos Atores é uma iniciativa sócio-cultural-educacional profissionalizante sem fins lucrativos, em funcionamento desde 1997, com a coordenação e dedicação integral do Bailarino Beto Regina e apoiada por uma grande equipe de profissionais em trabalho voluntário.
A Abamba é fruto da associação de pessoas unidas pelo ideal de transformar a vida de adolescentes carentes por meio da arte, da educação e da cidadania. O objetivo da organização é o de proporcionar aos jovens carentes nova perspectiva de vida e futuro profissional, fazendo aflorar o talento e a sensibilidade por meio do resgate diário dos valores morais e éticos e, acima de tudo, do trabalho árduo e da dedicação pessoal pela busca da perfeição artística, do crescimento individual e do desenvolvimento profissional.
“Este trabalho, embora hercúleo, não é suficiente para mudar toda uma sociedade, mas é parte de um esforço conjunto e promissor. Estamos quebrando barreiras, fazendo desses jovens os protagonistas de suas próprias vidas e de suas escolhas, tendo que lutar, dia a dia, pela sua sobrevivência e dignidade que, com humildade e sensibilidade levam emoção e arte para o público que acolhe com carinho esses Meninos do Barão”. (Heitor Regina – Abamba).
A organização oferece curso profissionalizante efetivo de dança, de longo prazo, com duração de seis anos, incluindo teatro, música e artes circenses, nas suas variadas acepções. Produz ainda espetáculos artísticos protagonizados integralmente pelos alunos do curso, que podem ser vistos nos links disponíveis no projeto.
As trocas não são apenas profissionais; também compreendem a vivência do dia a dia e incluem até noções básicas de higiene pessoal. Os alunos recebem, além de formação profissional, noções de cidadania, respeito e solidariedade.
Por meio do trabalho de formação da Abamba, abrem-se as portas do mundo das artes para os adolescentes que, agora com uma formação profissional, conseguem seu primeiro emprego de qualidade e muitos já começam com o tão cobiçado e escasso registro na categoria profissional.
Durante esse período, a Abamba formou bailarinos atores, que hoje trabalham em companhias de dança de vários municípios, como São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Manaus, Paulínia e Campinas.
Esse é, de fato, um mercado promissor, pois no Brasil as academias tradicionais não atraem nem estão preparadas para formar bailarinos do sexo masculino e, como resultado, o mercado é extremamente carente de bailarinos e inchado de bailarinas que, em algum momento, precisarão de pares masculinos para dançar suas coreografias.
A existência da Abamba durante esses últimos 15 anos baseou-se num grande esforço pessoal de seus fundadores, associados e pessoas sensíveis à causa, mas principalmente, do ponto de vista financeiro, dos aportes públicos pelas Leis de Incentivo em projetos específicos e no apoio de outras instituições filantrópicas da região.
Atualmente, por uma série de mudanças na postura do governo e das instituições de fomento, a Abamba precisa novamente se reinventar! Por conta disso, pôs em marcha mudanças na busca por novas fontes de receita que lhe garantirão a tão sonhada sustentabilidade institucional.
A Abamba acredita na importância do trabalho que desenvolve e precisa superar mais esse desafio. Sabe também, que para isso precisará de muito apoio e que, sem você, dessa vez, será impossível continuar!
A Abamba compartilha com a Soul Social a crença no poder transformador do ser humano através da organização coletiva e acredita na capacidade e na força da sociedade para fortalecer e ampliar um trabalho de tamanha importância social.
Os objetivos desse projeto são modestos e visam custear ao menos os próximos seis meses de aluguel do espaço onde funciona a organização. Esse montante hoje, incluindo as taxas e custos da campanha de arrecadação, é de R$ 22.000,00.
Mas, aqui em segredo, nosso sonho é conseguir recursos para a manutenção integral das atividades para o próximo ano, enquanto corremos com os projetos específicos para novos espetáculos e apresentações. Nosso objetivo secreto (não tão secreto agora) é arrecadar, com a ajuda de gente que pense e aja, como a gente, algo em torno de R$ 60 mil. Quem sabe? Não é impossível…
Preparamos uma seleção de contrapartidas muito legal e também valores que cabem no seu bolso!
Venham dançar com a Abamba!
Garanta a continuidade do projeto. Escolha um valor ao lado e financie o projeto!
Ajude a divulgar a campanha! Curta! Compartilhe! Tuite! Envie por e-mail! Converse com seus amigos! Fale com aqueles que se interessam pela causa, pela dança, pelas artes e pela inclusão social!
Ajude a construir um mundo melhor! Faça parte da nossa história! Vamos juntos dançar com a Abamba!
Daremos o informativo de todas as nossas atividades e do andamento da administração de nossa organização através dos canais digitais!
Conheça nosso trabalho pelo site www.abamba.org.br.

Nenhum comentário: