Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 16 de julho de 2012

A presença do ator no teatro de animação

Ampliando ainda mais seus projetos e áreas de formação de profissionais do teatro, a Companhia Teatral Nósmesmos Produções Artísticas, que já oferece cursos desde 2011, vai sediar em seu espaço no Unishopping, em Itu, no próximo sábado (dia 21), das 14h às 18h, a oficina de manipulação de bonecos intitulada A presença do ator no teatro de animação, dirigida pelo grupo Morpheus Teatro, que entrelaça as linguagens do teatro de bonecos, máscaras e teatro físico.
A oficina será ministrada por João Araujo, que vai apresentar os princípios da manipulação direta (técnica de teatro de animação onde os bonecos são conduzidos diretamente sem o uso de fios ou varas). “Este encontro vai possibilitar aos participantes uma vivência e sensibilização com o universo do teatro de animação”, comenta Juliano Mazurchi, ator e diretor artístico da Nósmesmos, que ressalta a importância da cultura artística para a cidade, “Este grupo tem mais de 10 anos de existência e já se apresentou em diversos países como Itália, Irlanda, Vietnã, Argentina e Chile”, finaliza.
Na oficina são trabalhados os principais elementos desta técnica de manipulação de bonecos: foco, eixo, triangulação, ponto fixo, peso, deslocamento, a relação do boneco com o corpo do ator e “ouvir” o boneco e seus desejos.
A oficina, que é gratuita, destina-se a profissionais, amadores ou estudantes de teatro com experiência e idade acima de 14 anos. As vagas são limitadas e as inscrições serão aceitas a partir de uma pré-seleção de currículos artísticos que devem ser enviados até quarta-feira (dia 18) aos cuidados de Juliano pelo e-mail juliano@nosmesmos.com.br.

Nenhum comentário: