Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dicas de segurança na Internet

Vale a pena ficar atento a essas dicas de segurança da Sawi Internet Estratégica.
Falta de punição, sensação de identidade preservada e o pouco cuidado que empresas e pessoas físicas dispensam para proteger suas senhas nos computadores criam um ambiente propício para as práticas de fraudes no mundo cibernético. Pesquisa recente divulgada pela RSA, divisão de segurança cibernética da EMC, aponta o Brasil como o principal alvo de criminosos digitais na América Latina. A pesquisa revela ainda que 40% das fraudes vêm de endereços hospedados nos Estados Unidos.
“Vejo as fraudes como acidentes aéreos. O motivo do acidente raramente é um só. Na Internet, os criminosos podem ter uma sensação maior de que sua identidade está preservada, seja por um falso cadastro em uma lan house, seja por uma invasão de wi-fi. Isso, aliado ao fato de que realmente muitas pessoas não têm cuidados adequados com sua segurança, cria um ambiente propício para as práticas fraudulentas”, afirma Rafael Pini, Diretor de Tecnologia da Agência Sawi, de Campinas.
Para Pini, uma série de cuidados e procedimentos básicos são fundamentais para o combate aos crimes cibernéticos dentro de ambientes corporativos e domésticos, evitando-se dessa forma grandes prejuízos financeiros e até dor de cabeça para provar inocência.
Senhas:
- Não utilize o recurso de “salvar senha” disponível na maioria dos navegadores. Normalmente, eles armazenam essas senhas de forma bastante insegura.
- Nunca utilize senhas baseadas em palavras de dicionário ou nomes. Essas são as mais fáceis de serem descobertas de forma automatizada (onde o criminoso utiliza um programa que faz combinações de palavras e tenta utilizá-las para obter acesso não autorizado).
- Para criar uma senha segura, procure misturar caracteres especiais, letras maiúsculas, minúsculas e números. Se não estiver se sentindo muito criativo, existem ferramentas para auxiliar nesse processo, como, por exemplo, o site http://www.random.org/passwords.
- Não armazene suas senhas em um arquivo e nem as deixe anotadas. Isso pode parecer um pouco complicado, mas existe uma técnica simples para memorizar uma senha segura que consiste em você contar uma história e relacioná-la com a senha. Um exemplo simples: Fiz meu cadastro na Sawi em 2012 (senha FmcnSe2012).
Redes:
Uma das formas mais básicas de um criminoso obter dados de pessoas pouco cuidadosas é criando uma rede wi-fi sem senha e liberando o acesso à Internet. Os desatentos efetuam login nessa rede e um programa grava todos os dados transmitidos que podem conter senhas, dados bancários, dentre outros.
Se você quer acessar a Internet fora de casa, aqui seguem algumas recomendações - em redes públicas (inclua aqui o café no qual você pediu a senha ou daquela loja que você frequenta às vezes, mas que oferece wi-fi):
- Se não for necessário, não conecte em uma rede Wi-Fi desprotegida.
- No caso de ser necessário conectar, utilize a opção “Rede Pública” (se estiver usando o Windows).
- Se você frequentemente utiliza “Redes Públicas”, considere contratar e utilizar um serviço de VPN.
- Utilize um Firewall (o Windows já vem com um básico embutido). Ele é um programa que bloqueia boa parte de tentativas de invasão e promove uma segurança maior.
- Procure navegar em sites com SSL ou HTTPS (você pode ver esse dado na barra de endereços do navegador. A maioria deles mostra um cadeado seguido de uma informação que comprove a identidade do site, por exemplo: HTTPS://www.controleinformatica.com.br).
- Banco, e-mails e afins devem ser evitados ao máximo.
- Faça regularmente as atualizações do sistema e dos seus programas.
 Proteja as suas redes:
Os roteadores wi-fi são um dos pontos de maior facilidade para invasão, mas algumas precauções podem dificultar a vida do criminoso. Confira:
- Sempre habilite os recursos de criptografia em seu roteador, mas preste atenção no tipo. Procure utilizar “WPA2 (AES)” ou similar, evitando ao máximo o tipo WEP e WPA (conhecidas por serem fracas).
- Será necessário criar uma senha de acesso e, assim como outras senhas, você pode utilizar as dicas anteriores.
- Procure bloquear o acesso à interface administrativa do roteador para não ser utilizado via wi-fi. Normalmente é mais fácil o criminoso parar o carro no outro lado da rua do que plugar um cabo no roteador.

Nenhum comentário: