Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pina 3D no Topázio

A Secretaria Municipal de Cultura e o Topázio Cinemas promovem sessão especial na próxima terça-feira (dia 10) às 19h30, na sala do Polo Shopping, do filme Pina 3D.
Dirigido por Wim Wenders, o documentário retrata a vida e a obra da famosa coreógrafa alemã Pina Bausch, falecida em 2009. Os ingressos estarão à venda a partir de 6 de abril nas bilheterias do cinema e custarão R$ 8,00, com a realização de um debate após a exibição.
Considerado o primeiro filme de arte filmado com a tecnologia 3D, Pina convida o espectador a uma incrível viagem da descoberta de uma nova dimensão no palco da legendária companhia de dança. O documentário foi filmado com o todo o grupo Tanztheater Wuppertal para mostrar a arte singular da coreógrafa. Primeiro em cena, com as coreografias, depois nas ruas da cidade e seus arredores, onde Pina Bausch viveu toda a sua força criativa.
Há muito tempo Wim Wenders sonhava em filmar com Pina Bausch. Somente em 2007, depois de ver um show do U2 filmado em 3D, ele percebeu que “o espaço havia se expandido e tive a intuição de que filmar com Pina era finalmente possível”. No início de 2009, começou a fase de pré-produção real. Após meio ano de trabalho intenso, e apenas dois dias antes do ensaio planejado da filmagem em 3D, o inimaginável aconteceu: Pina Bausch faleceu em 30 de junho, inesperadamente. Seria o fim do projeto do filme. Wim Wenders parou imediatamente os preparativos, convencido de que o filme, sem Pina Bausch, não deveria mais ser rodado. Mas após um período de luto e reflexão, tudo mudou. Incentivado por muitos apelos internacionais, com o consentimento da família e o pedido dos bailarinos do elenco que estavam prestes a começar a ensaiar as peças selecionadas para o filme, Wim Wenders decidiu fazer o filme sem Pina Bausch ao seu lado. O que era um filme “com Pina” virou um filme “para Pina”. Um tributo a essa artista que marcou para sempre a dança contemporânea através da introdução de seu estilo único, uma teatralidade misturada a um refinado senso de humor.
Pina 3D é mais uma atração do CineClube Indaiatuba, projeto do Topázio Cinemas criado em parceria com o jornalista Marcos Kimura e o fotógrafo Antonio da Cunha Penna e realizado mensalmente na última terça-feira do mês. Em cartaz estão filmes independentes e de arte que não figuram no circuito comercial. “O Topázio é um dos primeiros cinemas da Região Metropolitana de Campinas a exibir Pina 3D ao público”, destaca Paulo Celso Lui, gerente do Topázio Cinemas.

Nenhum comentário: