Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Lufthansa City Center

 Os sócios Carlos Henrique Dezen e Fernando Bimonti na inauguração da Lufthansa City Center, ontem à noite, em petit comité apenas para clientes, parceiros comerciais e imprensa.

 A anfitriã Yuki Ivete Onishi expressando no sorriso seu entusiasmo com o novo empreendimento.

Os responsáveis pelo projeto, Roberta Kassouf e Anderson Leite, com Yuki e myself.
Fotos: Fábio Alexandre.

Desfile de Cavaleiros

O tradicional Desfile dos Cavaleiros promovido pelo Clube de Rodeio, organizador da Festa do Peão Indaiatuba, acontece no próximo domingo (dia 31), com saída prevista para 10h, na antiga Cerâmica Indaiatuba. Como em todos os anos, comitivas, cavaleiros e associações de romeiros de toda a região devem participar do passeio. O percurso, segundo a organização, é de aproximadamente sete quilômetros e todo o trajeto será acompanhado por seguranças. Como manda a tradição, o Passeio a Cavalo se encerrará no recinto da Festa, que sediará um almoço com a tradicional costela Fogo de Chão. Serão mil quilos de costela, que serão preparados pela Cia. da Costela de Monte Mor e uma tarde com várias atrações no palco 2 da festa.  
A Festa do Peão de Indaiatuba acontece de 3 a 7 de agosto; na primeira noite, que terá entrada gratuita, a abertura ficará a cargo da dupla apadrinhada pelo Clube de Rodeio Renan & Jordão (que fará a gravação do seu primeiro DVD); na sequência, quem sobe ao palco é o cantor Daniel; na quinta-feira (dia 4), será a vez de Jorge & Mateus; na sexta-feira (dia 5), Exaltasamba; no sábado (dia 6), Gusttavo Lima e, para encerrar o evento, no domingo (dia 7), Guilherme & Santiago. O recinto da Festa do Peão Indaiatuba está localizado na rua Prata 375-525 (ao lado do laboratório Delta e em frente ao Polo Shopping Indaiatuba). Para mais informações,  www.festadopeaoindaiatuba.com.br.

Campanha do Agasalho Ciesp/Jornalzen

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) Enides Nogueira Lopes Cruz recebeu, no último dia 25, 500 peças de agasalhos e roupas do Ciesp-Indaiatuba (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Na oportunidade, também esteve presente Janete Kikue Hanagusko de Siqueira, da FEAI (Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba), que recebeu cerca de 2 mil peças, entre agasalhos, roupas e cobertores. A entrega foi realizada pela gerente Eliana Mattos na sede do Ciesp. Eliana explicou que os materiais foram doados voluntariamente pelos funcionários das empresas participantes, como Metal Coat, Eccos, Eccos Tecno, Innara, Irani Caixas e roupas, Hemmerrath, Mahle, Metalúrgica Fujii, Metalúrgica Wolf, British, Tech Filter, Stardur, Cipec, Nutriplus, Singer, Stolle, Luxor Engenharia, OAB, Jornalzen, Sumerbol, Mercadinho Arco Íris, Sindicato Rural e Robiel. A campanha é realizada há seis anos em parceria com o Jornalzen e apoio da Irani Embalagens.
Foto: Deuzeni Ceppolini - ACS/PMI.

Astronomia e Gastronomia

Acontece amanhã (dia 30), dentro da 3ª edição do Festival Gastronômico de Campinas, um evento que une astronomia e gastronomia. Seguindo o tema do festival, que homenageia a culinária italiana, o evento terá como linha mestra a história de Romeu e Julieta. Assim como o casal eternizado por Shakespeare, Aberlado e Heloisa e tantas outras histórias de amor da literatura, o céu também está povoado de lendas que falam do coração, representadas por estrelas e constelações. “A lenda da Constelação da Coroa Boreal, na qual a bela Ariadne é abandonada por Teseu; a Constelação de Lyra de Orfeu e Eurídice; a história de Artemis e seu amado caçador da Constelação de Orion e a lenda das estrelas Vega e Altair, que deu origem à festa do Tanabata, comemorada pelos japoneses; será este o assunto da conversa que unirá a observação de Saturno com telescópio e um passeio pelas estrelas das constelações que fazem parte das histórias de amor celestiais”, explica o astrônomo Júlio Lobo.
Na sequência, os participantes se reúnem para um jantar no restaurante Estação Marupiara (r. Manuel Saturnino do Amaral 29, em Joaquim Egídio). Além do cardápio criado para o evento, da observação ao céu e o bate-papo com o astrônomo Júlio Lobo, os participantes também poderão fazer pedidos às estrelas. Os pedidos serão escritos em papeizinhos vermelhos (amor), verdes (esperança) e brancos (paz), cores da bandeira da Itália e pendurados em bambus. Ao final do evento, os bambus serão queimados em uma grande fogueira para que os pedidos, com a fumaça, sejam levados até as estrelas. Para mais informações, (19) 3298-6289.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Campanha Pequeninos do Senhor

A creche Pequeninos do Senhor está realizando uma campanha de arrecadação de fitas crepe e bolinhas de algodão para 500 enxovais de bebê para mães carentes. Quem puder e quiser ajudar deve procurar a creche pelo telefone (19) 3203-2145 ou no endereço r. Sílvio de Moraes Salles 101, no Cambuí, em Campinas.

Escola do Samba


O cantor e compositor Eduardo Gudin é o convidado da próxima edição do projeto Escola do Samba. Desta vez o homenageado será o compositor e escritor Paulo Cesar Pinheiro; no repertório canções como Consideração, Bares da cidades, Nagô entre outras,
O Escola do Samba é um projeto que visa resgatar e difundir o samba de raiz com eventos gratuitos no bairro do Rio Pequeno, na Zona Oeste da cidade de São Paulo. O formato das apresentações tem a finalidade de reunir sambistas, artistas e admiradores da cultura brasileira para homenagear os grandes compositores da história do samba. Já passaram no Escola do Samba: Vânia Bastos, Osvaldinho da Cuíca, Dona Inah, grupo Quinteto em Branco e Preto, Dinho Nascimento, Renato Anesi, Tião Carvalho e Toninho Carrasqueira. Para mais informações, (11) 2539-3555.

A beleza da Festa do Peão de Indaiatuba

A beleza esteve em alta na noite de ontem no Espaço Esplanada, onde ocorreu o lançamento oficial da Festa do Peão de Indaiatuba 2011 (que começa na próxima quarta-feira), já que era também a final do concurso de eleição da rainha. Na foto, a Rainha eleita Sara da Silva Queiros e suas antecessoras Bruna Lemes (Rainha 2010) e Bruna Bizetto (1ª Princesa 2010).
Foto: Alessandra Tawara.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SwissCow

Os chocólatras agradecemos aos céus pela abertura da chocolateria gourmet SwissCow no Polo Shopping Indaiatuba.

Oficina de Fotografia para Iniciantes

A Secretaria Municipal de Cultura oferece a Oficina de Fotografia para Iniciantes pelo projeto Agosto das Artes, às segundas-feiras, das 19h às 21h, do dia 29 de agosto a 31 de outubro. As aulas serão ministradas pela fotógrafa Marta Campos, no Centro Cultural Wanderley Peres. As inscrições já estão abertas e os interessados podem reservar uma vaga na Secretaria de Cultura, situada na Praça Dom Pedro II, s/n°, no Centro. Para mais informações, (19) 3825-2056 ou 3825-2057.

Música pela Vida

As melhores bandas da região, os músicos mais talentosos e irreverentes e os artistas locais mais conhecidos, estarão unidos no dia 21 de agosto (domingo), a partir das 14h, no Espaço Tunel (pça. D. Pedro I 136, no Centro), em Itu, para a primeira edição do Música pela Vida, evento beneficente que promete ser um dos maiores festivais de bandas do interior paulista.
A primeira edição desse projeto de responsabilidade social traz nomes de peso na região, como Auto Reverso, Vitrola Régia, A Topera, Doctor Jones, Ozynax, Trevoador, Thunder Boys, Deuber&Leandro e PNR.
Os ingressos custam R$ 15 e toda a renda obtida com as entradas será revertida para uma causa nobre. Desta vez, o objetivo é arrecadar fundos para o processo de recuperação do músico e jornalista Rafael Ferraz. Todos os participantes estão engajados nesta causa. O Tunel cedeu gentilmente seu espaço de shows e nenhuma banda ou profissional envolvido na organização receberá pelo trabalho.
Para mais informações, (11) 4022-2786.

Feijoada Solidária do Grupo Primavera


Aniversário Humbertão Panzetti

 O querido amigo Humberto Panzetti comemorou no sábado passado, cercado de amigos e familiares (na foto, com a irmã Barbara e a sobrinha Lara Panzetti Scallet), seu aniversário (que na verdade foi dia 20).

A irmã Renata, a mãe Neide e o amigo de sempre Ricardo Matias.

Palestra: "A Visão na Educação" no TCC

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Workshop de Relacionamentos

O instituto de beleza Lorenz Hair promoverá no próximo dia 2 de agosto a partir das 19h um workshop sobre Relacionamentos. Os palestrantes serão a coach em relacionamento Viviane Silva e a drag queen Donatela Meneguel. Serão abordadas questões sobre o sexo oposto, atitudes e decisões que devem ser tomadas em um relcionamento, além de dicas de como eliminar limitações, ampliar horizontes, expandir conhecimento e fortalecer atitudes positivas, proporcionando qualidade de vida e equilíbrio emocional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail lorenzhair@hotmail.com ou pelo telefone (19) 3894-7151.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Show de Cães no Galleria

Exposição de arte reborn no Jaraguá

O Shopping Jaraguá Indaiatuba promove no período de 1º de agosto a 1º de setembro, uma exposição de bonecos bebês com aparência quase real, confeccionados a partir da técnica conhecida como arte reborn. As peças, desenvolvidas artesanalmente, são assinadas pelo casal Cristina e José Couto.
A arte reborn de transformar bonecos em bebês quase reais foi criada na Alemanha, durante a II Guerra Mundial. Produzidas com material inquebrável, as peças possuem as mesmas características que as de um bebê real, começando pelo peso, expressões, membros flexíveis, microvasos sanguíneos, brotoejas e marcas de nascença. Os cabelos são feitos com fios de ovelha tingidos e hidratados, enquanto os cílios naturais são implantados um a um. Os olhos são fabricados pelas mesmas empresas que produzem implantes humanos. Toda a matéria-prima utilizada é importada da Europa, Alemanha e Canadá.
Durante a exposição dos bebês quase reais montada no Shopping Jaraguá Indaiatuba as peças também estarão à venda. Os preços variam de R$ 850,00 a R$ 1,3 mil, conforme o modelo. Interessados em obter mais informações sobre a arte reborn aplicada por Cristina e José Couto podem acessar o blog www.bebesdacris.blogspot.com.

Aluno de Educação Artística do Ceunsp vence Salão de Humor de Volta Redonda

O aluno do 4º semestre de Educação Artística do Ceunsp Thiago de Passos Lobo, de 29 anos, foi o primeiro colocado no 24º Salão de Humor de Volta Redonda (RJ), na categoria Quadrinhos. O evento, que acontece de 1º de julho a 1º de agosto, é reconhecido como um dos melhores salões de humor do Brasil devido à ampla participação de humoristas gráficos da maioria dos estados brasileiros. Intitulado “O ‘Diferente´”, o trabalho premiado aborda a questão da diversidade sexual e a inspiração, de acordo com Thiago, surgiu ao assistir uma entrevista do cartunista Laerte Coutinho no programa “Provocações”, da TV Cultura. No final do ano passado, Laerte, que é considerado um dos mais expressivos cartunistas do País, assumiu que desde 2004 é adepto do cross dresser (vestir-se como o sexo oposto). Para Thiago, a questão da diversidade sexual está tão presente nos dias de hoje que o motivou a lançar uma reflexão sobre o tema. “Antigamente, no tempo do meu avô, você era homem ou mulher. Mas hoje há muitas ‘modalidades’, e, coincidência ou não, o salão foi de número 24”, brinca ele.
O primeiro lugar rendeu-lhe um prêmio de R$ 3 mil. Além do Salão de Humor de Volta Redonda, Lobo participou recentemente de uma exposição coletiva na Romênia, homenageando com duas caricaturas o dramaturgo romeno Ion Luca Caragiale. Uma delas é o destaque do site da exposição, que reúne trabalhos de artistas de vários países (www.personality.com.ro/caragiale.htm). Ele também foi classificado para a segunda fase do Mapa Cultural Paulista, participando com três telas.

Veja Campinas - Comer e Beber 2011

Segue o resultado da edição do guia Veja Campinas – Comer e beber 2011 que está chegando às bancas: na Categoria Comidinhas: Melhor Hambúrguer: Big Jack Hamburgueria; Melhor Café Expresso: Café Regina; Melhor Doceria: Casa da Sobremesa; Melhor Empório Gourmet: Empório Santa Therezinha; Melhor Padaria: Pão do Cambuí; Melhor Salgado: Romana; Melhor Sorvete: Sonho de Verão; Melhor Suco: Sucão e Melhor Temakeria: Temakeria. Na Categoria Bares: Melhor Boteco: Bar do Carioca; Melhor Carta de Cervejas: Bar Brejas; Melhor Chope: Cação Choperia; Melhor Cozinha: Facca Bar; Melhor Happy Hour: Zin’Bar; Melhor Música ao Vivo: Casa São Jorge; Melhor para Paquerar: Grainne’s Irish Pub; Melhor para ir a dois: Cafezal em Flor e Bar Revelação: Sonique Bar. Na Categoria Restaurantes: O chefe do ano: Théo Medeiros; A melhor carta de vinhos: Olivetto Restaurante e Enoteca; Melhor Brasileiro/Regional: Bar do Marcelino; Melhor Carne: Cenário; Melhor Francês: Le Troquet; Melhor Italiano: Bellini Ristorante; Melhor Oriental: Kindai; Melhor Cozinha de peixes e frutos do mar: Bouquet Garni; Melhor Pizzaria: Bráz; O Bom e Barato: Spice e Restaurante Revelação: Lellis Trattoria.

 Os premiados da noite.

 Meu amigo Théo Medeiros recebendo o prêmio de Chef do Ano das mãos do editor-chefe do núcleo Veja Cidades Alessandro Duarte.

 E a presença de gente querida como Antonia Maria e Victoria Zogaeb.

E as editoras da revista Sabores do Interior Renata Pereira e Josette Leprevost com o laureado Fabio Lellis.

Relembrando o Piso 2 no IC

O Indaiatuba Clube promove no próximo dia 29 de julho (sexta-feira) a Flashback Night - Relembrando os bons tempos do piso 2. O evento contará com o repertório musical das décadas de 60, 70 e 80 conduzido pelo DJ Ronaldo Ambiel e os participantes poderão degustar bebidas da época como Cuba Libre, Hi-Fi, Gin Tônica e Gin Soda, entre outras.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pinturas de Serge Gainsbourg no Reserva Cultural

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Festival de Rock

A Secretaria Municipal de Cultura realiza mais uma edição do Festival de Rock. As inscrições devem ser feitas de 15 de agosto a 15 de setembro pessoalmente, das 8h às 16h, ou pelos Correios, enviando os documentos necessários à Secretaria de Cultura (Praça Dom Pedro II, s/n°, Centro, Indaiatuba-SP, CEP: 13.330-080). Podem participar solos, duplas e bandas do gênero e suas vertentes de todo o território nacional.
O regulamento, ficha de inscrição e autorização para menores de 18 anos do Festival de Rock estão disponíveis no site da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br). As inscrições feitas pelos Correios deverão ser enviadas via Sedex até o dia 15 de setembro.

Jantar Gastronômico no Le Triskell

O e-mail para contato é gilles.mourier@terra.com.br.
[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Grupo Estrada, 15 anos

O Grupo de Teatro Estrada convidando para a comemoração dos 15 anos de atividade, dia 29 às 20h no Ciaei.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cachorrão é bicampeão do Festival Mercosul de Superbikes

Depois de conquistar o bicampeonato nas 500 Milhas de Interlagos, o piloto indaiatubano de Superbike José Luiz Teixeira de Camargo Jr., o Cachorrão, acaba de sagrar-se bicampeão do Festival Mercosul de Superbikes 2011. A competição ocorreu no dia 17 de julho em Curitiba.

5º Almoço Gaúcho do Lar São Francisco

Para mais informações, www.eusousolidario.com.br

'A nuestra manera' no Café Tablao

A companhia de dança flamenca Café Tablao (av. Jesuíno Marcondes Machado 1063, na Nova Campinas) apresenta dia 31 de julho às 19h30 o show flamenco A Nuestra Manera, em Campinas. Para mais informações, (19) 3294-1650 ou contato@cafetablao.com.br.

Festa Julina na FIEC

A FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) realizará sua 1ª Festa Julina no dia 30 de julho, sábado, a partir das 18h, na unidade II (r. Alberto Santos Dumont 1849), em prol da formatura dos alunos que participarão do Cruzeiro Marítimo (em março de 2012) e do baile de formatura do final do ano.

Niver Irineu Ferraz

Irineu Ferraz comemora aniversário dia 6 de agosto a partir das 12h com uma festa temática de boteco recheada de amigos.

Aston Martin na Daslu Villa

Oficinas de Teatro na Nósmesmos Produções Artísticas

A partir do mês de agosto, a companhia teatral Nósmesmos Produções Artísticas dará início às suas Oficinas de Teatro para jovens, adultos e crianças no Unishopping, em Itu. Para Juliano Mazurchi, diretor artístico do grupo, é uma enorme alegria poder oferecer oficinas para pessoas que desejam ingressar na profissão ou até mesmo participar das aulas com o objetivo de lidar melhor com o público e perder a timidez. “Faz tempo que queremos fazer isso e que as pessoas nos pedem e só agora conseguimos um espaço próprio, que é um sonho antigo. Esperamos poder compartilhar tudo o que já aprendemos até aqui”. Para participar, basta entrar em contato pelo telefone (11) 7287-4942, com Denise, ou pelo e-mail comercialnosmesmos@yahoo.com.br.

Sinfônica do Porto Casa da Música na Sala São Paulo

Reconhecida pela competência com que transita entre o repertório clássico e a música contemporânea, a Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música se apresentará na Sala São Paulo dias 25 e 26 de julho sob a batuta de seu diretor artístico e principal regente, o alemão Christoph König. Para mais informações, (11) 3258-3344 ou o site da Sociedade de Cultura Artística, www.culturaartistica.com.br.

ABOC, 30 anos

Uma série de eventos em prol da boa visão foi organizada pela diretoria da Associação Banco de Olhos de Campinas (ABOC) em comemoração aos 30 anos de fundação da entidade. Uma das ações será a distribuição gratuita de armações de óculos para pessoas que forem pessoalmente à sede da ABOC (Santa Casa de Campinas – r. Benjamin Constant 1771, no Cambuí), a partir do dia 25 de julho (segunda-feira). As armações serão distribuídas de segunda à sexta-feira, sempre das 14 às 17h. Fazem parte das comemorações também uma missa de ação de graças na capela da Irmandade Misericórdia, palestra aberta ao público, além de almoço com renda revertida para os trabalhos da ABOC.
Fundada em 31 de julho de 1981 por membros do Lions Club International e por um grupo de oftalmologistas da região, a ABOC realiza ainda campanhas de conscientização acerca dos problemas de visão e, também, a divulgação sobre a importância da doação de córnea e esclarecimentos à população. A entidade mantém há seis anos a campanha intitulada Quero te Ver, que tem o objetivo de conscientizar a população acerca da doação e transplante de córneas. Para mais informações, (19) 3737-7163.

Almir Sater em Mogi Guaçú

O cantor Almir Sater se apresenta dia 11 de agosto às 21h no Cerâmica Clube (r. Luiz Martini 200, no Centro), em Mogi Guaçú. Para mais informações, (19) 3861-1390 ou www.teatrogt.com.br.

Inscrições Setembro em Dança

As inscrições para o 15° Setembro em Dança, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, continuam abertas até dia 29 de julho. Nesta edição, o projeto está dividido em Mostras Comentadas Juvenil, Adulto e Mostra de Convidados e apresentações de Grupos e Companhias de Dança de Indaiatuba. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Cultura (pça. D. Pedro II s/n°, no Centro) das 8h às 17h. O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br). Para mais informações, (19) 3825-2056.

Agosto das Artes

A Secretaria Municipal de Cultura promove no próximo mês o projeto Agosto das Artes, com a realização de cinco oficinas de arte e uma mostra de cinema relacionada ao tema. As inscrições para as oficinas devem ser feitas a partir do dia 25 de julho no Centro Cultural Wanderley Peres (pça. D. Pedro II s/n°, no Centro), local onde serão realizadas as atividades. Para participar é necessário doar um pacote de fralda geriátrica. As vagas são limitadas por ordem de inscrição. A mostra de cinema exibirá três longas-metragens no Cine Topázio com entrada gratuita. Para mais informações, http://www.indaiatuba.sp.gov.br/governo/imprensa/noticias/14185/ ou (19) 3825-2056 e 3825-2057.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Expo Décor 2011

O Grupo Campinas Decor promove de 6 a 11 de setembro a ExpoDecor 2011, terceira edição da única feira de produtos, serviços e tendências para construção do interior paulista. Voltada tanto para os profissionais do setor como para o consumidor final, a ExpoDecor reunirá mais de 50 expositores e ocupará uma área de 4,6 mil m² localizada no piso 2 da torre de estacionamento do Shopping Iguatemi Campinas. Os visitantes poderão conferir os produtos e serviços apresentados por fabricantes, revendedores e lojistas de diversos segmentos, como mobiliário; artigos para decoração; material para construção; cama, mesa e banho; cozinhas; louças e metais; revestimentos; iluminação; segurança; financiamento residencial; banheiras e spas; piscinas e obras de arte, entre outros. A entrada será gratuita, mediante cadastramento feito no local ou via site www.campinasexpodecor.com.br. Para mais informações, (19) 3255-7744.

Tardes do Rock

A Secretaria Municipal de Cultura realiza no dia 31 de julho a partir das 18h mais uma edição das Tardes do Rock, em um palco montado próximo à concha acústica do Parque Ecológico. No local, haverá o show das bandas Stop Play, S.O.M.A. (foto) e Enigmática.

Festa Julina AFMH

Será no próximo sábado (dia 23) a partir das 17h a Festa Julina da Associação dos Funcionários da Mann Hummel (r. Corino Soliani 512, no Jd. Tropical). Para mais informações, 3894-9492.

Sabores de Indaiatuba

Repetindo o sucesso do ano passado, a segunda edição do Festival Gastronômico Sabores de Indaiatuba, promovido pelo Departamento Municipal de Turismo, está com 33 estabelecimentos inscritos. Participarão bares, botecos, restaurantes, pizzarias e outros locais voltados à gastronomia do município. O evento será realizado de 19 de setembro a 21 de outubro e os participantes venderão com desconto suas especialidades aos clientes neste período.
Cada participante será identificado pelo público por uma faixa que ficará em local visível. Uma comissão avaliadora, formada por 10 pessoas, experimentará os pratos e dará nota de 0 a 10 aos seguintes quesitos: aspecto geral do local (localização e ambientação), equipe de trabalho (apresentação pessoal, asseio pessoal e uniformes), qualidade no serviço (rapidez e presteza), agilidade e habilidade ao servir, condições gerais de higiene, apresentação do prato (tamanho e quantidade servida), temperatura do prato, temperatura da cerveja, acompanhamentos e degustação. Os estabelecimentos que forem aprovados receberão um Selo de Qualidade do Departamento de Turismo, que será entregue no encerramento do Festival, que acontecerá no dia 22 de outubro (sábado) a partir das 11h no Pavilhão da Viber. No local, os estabelecimentos terão um espaço reservado para vender seus pratos a preço promocional. A Cervejaria Artesanal Karavelle terá duas barracas para comercializar seus produtos.
Os 33 inscritos para o Festival Gastronômico são Restaurante Amadeu, Bar do Zé Ferreira, Bar Santa Therezinha, Beppo Giovanni, Boteco do Portuga, Canecão Chopperia, Cantinho Nobre, Casablanca Restaurante, Cervejaria Devassa, Daisho Restaurante, Empada Caipira, Empório Germânico, Faraó Lanchonete, João Coragem, Pizzaria La Conquista, Lanchonete Chega Mais, Le Triskell Bistrô, Magnólia, Master Beef Chopp e Grill, Ocê Ki Sabe, Pezão Bar, Pimenta Bar e Petiscaria, Pizzaria Forno Mondiale, Restaurante Colesterol, Pizzaria Torrelaguna, Rota 101, Kostela do Japonês, Pizzaria Don Pasquale, Vinil Music Club, Vô Guerino, Vért Restaurante, Fruity Sorvetes e Bar da Gula.

Espaço Zen Gallery

Chegando convite para a inauguração do Espaço Zen Gallery (www.zendesign.com.br), dia 1º de agosto na r. Salto Grande 583, no Jardim do trevo, em Campinas.

Seleção Brasileira de Volteio no Helvetia Riding Center

O francês Matthias Lang, técnico da Seleção Brasileira de Volteio, está reunido com toda equipe em Indaiatuba desde o início do mês de julho no Helvetia Riding Center. Os atletas fazem uma imersão nos treinamentos com vistas a Copa do Mundo da categoria que acontece o ano que vem na Europa. Representando a Região Metropolitana de Campinas na seleção brasileira está a atleta Marina Guedes Gargantini, da Sociedade Hípica de Campinas.

Blog Bar des Arts

O Bar des Arts escreve contando sobre seu blog, que reúne receitas incríveis e dicas culturais muito interessantes no endereço http://blogbardesarts.wordpress.com/.

Lançamento oficial da Festa do Peão

Será no Esplanada Eventos no próximo dia 27 de julho às 19h30 o lançamento oficial da Festa do Peão de Indaiatuba, com direito a apresentação de Renan & Jordão e à final do concurso de Rainha da festa.

Lufthansa City Center

Começa a funcionar na próxima quinta-feira a loja da Lufthansa City Center em Indaiatuba. Será na av. Pres. Kennedy 757.

terça-feira, 19 de julho de 2011

“Perguntas Indiscretas” em Portugal e Angola

O escritor Éber Sander está todo feliz. Seu livro Perguntas Indiscretas está sendo distribuído em Portugal e Angola. Além disso, o escritor lança no próximo mês o livro Eu morri faz tempo assim como o primeiro, uma coletânea de contos e crônicas. 

21ª Festa do Sushi

Ciclo de Palestras: "Tendências inovadoras no gerenciamento de pessoas"

A Faculdade Max Planck, em parceria com a Pós Global, prepara para a primeira quinzena de agosto um ciclo de palestras com o tema Tendências inovadoras no gerenciamento de pessoas. As palestras acontecerão no Auditório da Prefeitura. Para mais informações, http://www.posglobal.com.br/page_1309255078281.html.

Workshop 'Produção de Moda e Figurinos'

La Traviata no Ciaei

A Secretaria Municipal de Cultura apresenta, em parceria com a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, a ópera La Traviata, no próximo domingo (dia 24), às 19h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), com entrada franca.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Coutos em Marselha

Amigos queridos, Tulio e Aychi Shaker Ahmad do Couto passam temporada na França com as filhas Camila e Isabela.

Programação infantil no Shopping Jaraguá

O Shopping Jaraguá Indaiatuba preparou, em parceria com a Green School, diversas atividades voltadas para o público infantil durante as férias de julho. A programação é gratuita e se estenderá de 15 até o dia 30, exceto aos domingos, sempre das 14h às 18h, na Praça de Alimentação. Acompanhadas por monitoras, as crianças com idades entre 0 e 6 anos poderão participar das oficinas de massinha, de jornal e de pintura, além de brincar no pula-pula e de ouvir histórias em inglês e português. Todo o material será fornecido pela Green School. O objetivo da programação é despertar a criatividade e estimular o hábito da leitura.

"Brinquedos e inventos para dançar" no SESC Campinas

A Confraria da Dança apresenta dia 17 às 11h30 no Teatro do SESC Campinas (r. D. José I 270/333, no bairro Bonfim) o espetáculo Brinquedos e Inventos para Dançar, com entrada franca.

Inauguração Cine Topázio no Polo Shopping

O Cine Topázio do Polo Shopping Indaiatuba inaugura amanhã dia 16) três das cinco novas salas com a estreia mundial de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2.

Lançamento de livro Jannini & Sagarra

A Mix Editores convidando para o coquetel de lançamento do livro do escritório Jannini & Sagarra, que reúne projetos residenciais e comerciais realizados ao longo de 19 anos de atuação da dupla de arquitetos, dia 18 às 18h30 na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas.

Espanhóis no Hyatt Wine Club

O Hyatt Wine Club do Grand Hyatt São Paulo Hotel (av. das Nações Unidas 13301) convidando para uma degustação de vinhos espanhóis no próximo dia 19 às 20h.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Peça "Manchete!" em Valinhos

Torneio Paulista de Bilhar

A Secretaria Municipal de Esportes promove no próximo final de semana, nos dias 16 e 17 de julho, o Torneio Paulista de Bilhar, no ginásio da Rainha Sport Center (av. Engº Fábio R. Barnabé 215, em frente ao estacionamento do Parque Ecológico). O Torneio será dividido em Torneio Amador, no sábado (dia 16) a partir das 13h e em Torneio Campeões, no domingo (dia 17) a partir das 10h. No local, ficarão a disposição dos jogadores dez mesas de bilhar. Os interessados em assistir ao evento devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Indaiatuba. O Torneio está sendo realizado em dez etapas neste ano. As próximas acontecerão em Campinas (data a definir), Santa Bárbara D’Oeste (10 e 11 de setembro), Hortolândia (15 e 16 de outubro) e Valinhos (26 e 27 de novembro). A final está marcada para os dias 17 e 18 de dezembro e terá premiação acima de R$ 15 mil. Para mais informações, existe o site www.paulistabilhar.com.br e o telefone (19) 3012-8566.

Gadecamp x Gaadin

Inclusão na Festa do Peão

A edição deste ano da Festa do Peão de Indaiatuba (de 3 a 7 de agosto) disporá de uma área para pessoas com necessidades especiais. O camarote ficará próximo ao palco e terá fácil acesso aos banheiros químicos adaptados. O camarote também ficará próximo à Área de Alimentação e disporá de estacionamento exclusivo. O ingresso não terá valor diferenciado, bastando a pessoa se identificar para liberação da entrada para ela e seu acompanhante.

Passo de Arte 2011

Flash da apresentação do grupo Engenharia da Dança, vencedor do primeiro lugar na categoria Conjunto Estilo Livre - Juvenil da 19ª edição do festival Passo de Arte, que está acontecendo no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). As apresentações continuam até domingo (dia 17), quando os primeiros lugares participarão do Grand Défilé. Também subirão ao palco os alunos que participaram dos workshops oferecidos ao longo do evento com coreografias especialmente montadas para o encerramento.

Mudança de local da Conferência Municipal em Segurança Alimentar e Nutricional

A 1ª Conferência Municipal em Segurança Alimentar e Nutricional, que será promovida hoje pelo Conselho Municipal em Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (Comusans) de Indaiatuba, teve o local de realização alterado. Em vez do Centro de Convenções, o encontro ocorrerá das 8h às 17h no Auditório da Prefeitura Municipal.

O Autor na Praça apresenta Tarde Gastronômica e Literária do Pará em São Paulo

No próximo sábado (dia 16) a partir das 14h haverá a inauguração de um espaço para a culinária do Pará na área de alimentação da Feira de Artes da Praça Benedito Calixto. Para celebrar a cultura gastronômica do Pará em São Paulo, o projeto O Autor na Praça realizará uma tarde literária paraense, ou paroara, reunindo poetas e escritores da terra, entre eles Celso de Alencar e Nicodemos Sena, com leituras e autógrafos de seus livros. Na ocasião será feito um tributo a um dos mais expressivos compositores brasileiros, o paraense Billy Blanco, falecido recentemente.

"Por que os homens mentem?" em Vinhedo

Encenada pela Nósmesmos Produções Artísticas, a comédia Por que os homens mentem? será encenada dia 16 de julho às 21h no Teatro Municipal de Vinhedo (r. Monteiro de Barros 101, no Centro). Para mais informações, (19) 3826-2821 e 3329-0248.

28ª Festa do Queijo e Vinho da AEAI

Será dia 13 de agosto no Indaiatuba Clube a 28ª Festa do Queijo e Vinho da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba (AEAI). Para mais informações e convites, 3875-9522.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vencedores Festival de MPB

O vencedor do Festival de Música Popular Brasileira promovido pela Secretaria Municipal de Cultura foi o saltense Thiago Gusi, que também levou o prêmio pela melhor composição, chamada Qual de Nós?. A final aconteceu no último domingo (dia 10) em um palco montado na concha acústica do Parque Ecológico. O segundo lugar ficou para a dupla Wilson Neto e Roberta Ferreira; o terceiro colocado foi Diogo Peixoto e o melhor intérprete, Armando Fernal, com a música Mentira.
A premiação foi entregue pela secretária municipal de Cultura, Érika Hayashi e pelos jurados Ordep Lemos, Fernanda Porto e Kid Vinil. O primeiro lugar recebeu R$ 3,5 mil; o segundo lugar, R$ 2 mil; o terceiro lugar, R$ 1,5 mil; o melhor intérprete R$ 700 e a melhor composição, R$ 700. No encerramento, subiu ao palco o cantor Tom Zé com a sua banda, formada por Cristina Carneiro (teclado e voz), Jarbas Mariz (percussão, bandolim e voz), Lauro Léllis (bateria), Renato Léllis (guitarra e vocal), Felipe Alves (baixo e vocal) e Luanda (voz).

Aula-show de Masterização na Aimec

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Ney Bonfah no Jaraguá Music

O projeto Jaraguá Music do Shopping Jaraguá Indaiatuba recebe hoje Ney Bonfah, eleito em 2009 cantor revelação de Indaiatuba, interpretando grandes nomes da MPB, entre eles João Bosco, Tom Jobim, Chico Buarque, Lenine e Paulinho Moska.

Mann Hummel arrecada produtos de higiene e limpeza para a FEAI

A Mann Hummel está lançando mais uma campanha de arrecadação entre seus funcionários. Desta vez, os itens que estão sendo arrecadados são produtos de higiene e limpeza, que serão doados à FEAI (Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba). Como nas arrecadações anteriores, a empresa dobrará a quantidade recebida dos funcionários. Ao final da campanha, os dois departamentos que conquistarem o maior volume de arrecadações por colaborador receberão troféus.

Primavera-Verão 2012 Spezzato

A Spezzato (r. Dr. Alceu de Campos Rodrigues 268, em São Paulo) convidando para o brunch de lançamento da coleção Primavera-Verão 2012, dia 20 de julho às 10h.

"O Corpo Transpessoal"

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Pré-estreia: "Assalto ao Banco Central"

Recebo do Parque D. Pedro Shopping dois convites para a pré-estreia do filme Assalto ao Banco Central, um filme de Marcos Paulo com Eriberto Leão, Hermila Guedes, Milhem Cortaz, Lima Duarte e Giulia Gam no elenco. Será amanhã, dia 14, às 19h, no Kinoplex.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Férias animadas na Laselva

Exposição João Rocha Dias no Jaraguá

O Shopping Jaraguá Indaiatuba receberá no período de 16 de julho a 15 de outubro a exposição do artista plástico João Rocha Dias. A mostra, composta por 35 telas de variados tamanhos, poderá ser vista pelo público no espaço onde funcionava a antiga loja do Boticário, no 1º piso. A entrada é franca.

Clube do Improviso no Festival de Artes de Itu

No dia 14 de julho às 20h30, a Nósmesmos Produções Artísticas fará uma apresentação do espetáculo Clube do Improviso no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (r. Cuiabá 61, no bairro Brasil, em Itu). A peça é parte das atrações do Festival de Artes de Itu, que acontece entre os dias 12 e 24 de julho (confira a programação completa em www.festivaldeartesdeitu.com). Entrada gratuita.

Jornalzen de julho

Já está circulando a edição de julho do Jornalzen. Em destaque, uma entrevista com Joel Aleixo, que desenvolveu um sistema brasileiro de florais.
Dia 14 de julho às 19h, no auditório do Ciesp, acontecerá a palestra de encerramento da Campanha do Agasalho Jornalzen /Ciesp-Indaiatuba, com o tema Constelação Familiar / Empresarial, com o psicólogo e terapeuta Antonio Carlos Dornellas de Abreu.

Palestra: "Pra onde foi o meu dinheiro?"

Jaser Pinheiro Rojo, diretor executivo da empresa de consultoria QI Financeiro, ministrará duas palestras no dia 27 na Fiec (Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura) I, às 19h30 e na Fiec II, as 21h30 com o tema Pra onde foi o meu dinheiro?.
A palestra tem o objetivo de mostrar que o dinheiro deve ser um aliado para a conquista de seus objetivos pessoais. Um bom planejamento financeiro, através de conhecimentos básicos sobre finanças, permite ao investidor reconhecer as oportunidades que o sistema oferece, permitindo um controle eficaz do seu dinheiro.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Viagem BrancoTinto

1ª Conferência Municipal em Segurança Alimentar Nutricional Sustentável

O Conselho Municipal em Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (Comusans) de Indaiatuba promove na quinta-feira (dia 14) a primeira Conferência Municipal em Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, que terá como tema central Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos, será realizado das 8h às 17h no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela (r. das Primaveras 210, no Jd. Pompéia). A conferência será aberta à população. Na ocasião a pedagoga e assistente social da Secretaria de Assistência Social, Elizete Matsunaga, falará a legislação vigente em segurança alimentar. A importância da alimentação na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis será abordada em uma palestra ministrada pelo médico especialista em cirurgia gastroenterologica, cirurgia geral e endoscopia, Dr. Edurado Pereira dos Santos.
O tema central da conferência, proposto pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos, será apresentado pela nutricionista especialista em nutrição clínica e saúde pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do curso de nutrição da Faculdade Max Planck Bianca Sant’Anna Pires e pelo presidente do Sindicato Rural de Indaiatuba, Wilson Tomazeto.

Doação de Medula

1 carro, 1 muda

A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente recebeu a doação de 415 mudas de árvores das concessionárias de veículos instaladas no município. A entrega das mudas aconteceu no mês de junho, em cumprimento à Lei Municipal nº 5.362 (de autoria do vereador Djalma César de Oliveira), que determina o plantio de uma árvore por carro vendido na cidade (a entrega de mudas será feita mensalmente, após o fechamento do mês anterior). Desde 1º de maio, para cada carro novo vendido no município as concessionárias deverão fazer a doação de uma muda de árvore para a Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, que ficará responsável pelo plantio e manutenção.
As doações referentes ao mês de maio foram de espécies como ipê branco, resedá anã, melaleuca, quaresmeira e ipê amarelo, que estão no viveiro da Secretaria à disposição de quem desejar plantar uma muda de árvore na calçada. A Secretaria de Urbanismo oferece contínua e gratuitamente a doação de mudas de árvores próprias para calçada. Os interessados podem retirar suas mudas das 7h às 16h, na própria secretaria, localizada na rua Afonso Bonito 215, na Vila Brizola.

Censo da Árvore

A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente concluiu o Censo da Árvore, que fez o inventário florestal da área urbana do município. Foram cadastradas 8480 árvores (15% do total existente no município, conforme a estimativa de que haja aproximadamente 57 mil árvores, de 186 espécies diferentes, o que corresponde a uma árvore para cada 3,5 habitantes). Pelo estudo, as dez espécies predominantes na área urbana são a falsa murta, aroeira salsa, oiti, sibipiruna, flamboyant, ipê de jardim, canelinha, ficcus, ipê roxo e escova de garrafa. Na avaliação fitossanitária, o afloramento do sistema radicular (afloramento das raízes), vandalismo, lesões, estrangulamento do canteiro, maus tratos, parasitas e doenças foram os principais problemas encontrados pela equipe do censo.
Outra constatação do estudo foi que 11,09% dos imóveis possuem calçada do tipo ecológica, sendo a maioria localizada em condomínios e loteamentos fechados.
Na conclusão dos trabalhos foi verificado que a arborização do município é boa, mas a distribuição é desigual, considerando que alguns loteamentos já estão bem arborizados e outros ainda precisam de plantio. Constatou-se que o tamanho da fachada dos lotes interfere na quantidade de árvores do bairro, pois se observou que nos loteamentos com predominância de lotes inteiros a arborização é melhor que nos lotes menores.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Iniciadas as obras da Casa Cor Campinas 2011

A Casa Cor Campinas 2011 deu início às obras no antigo Hospital Santa Isabel (atual Páteo Abolição, que fica na r. Abolição 1000, no bairro Ponte Preta), local que receberá a mostra entre 7 de setembro e 16 de outubro. Os trabalhos terão duração de aproximadamente três meses e o envolvimento de mais de 200 operários. O maior desafio do projeto é criar ambientes internos e externos inovadores especialmente para a mostra sem interferir nos aspectos da arquitetura neoclássica do prédio, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) em 2003, além de manter intactos alguns dos elementos originais do espaço.

Exposição com os resultados do Concurso Cultural da Turma do Gabi - Desenho

Abre hoje ao público no Casarão Cultural Pau Preto a exposição com os 200 trabalhos selecionados pela comissão organizadora do Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho 2011. Na ocasião da abertura, o júri, formado pelos cartunistas Eric Vanucci, Júlio Maga e Torres fará a seleção dos três premiados, bem como algumas menções. A lista com os nomes dos participantes da exposição e vencedores será publicada no blog www.turmadogabi.com.br a partir de amanhã. A exposição ficará aberta até o dia 7 de agosto.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Inauguração da primeira fase do Interceptor de Esgoto da Margem Direita do Rio Jundiaí

O prefeito Reinaldo Nogueira e o superintendente do SAAE, Nilson Alcides Gaspar, convidando para a inauguração da primeira fase do Interceptor de Esgoto da Margem Direita do Rio Jundiaí, dia 13 de julho às 9h no auditório da Estação de Tratamento de Esgotos Mário Araldo Candello.

Palestra do Ciclo de Medicina Preventiva acontece no próximo dia 14

A 2ª edição do Ciclo de Palestras sobre Medicina Preventiva promovido pelo Seprev (Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba) acontecerá no dia 14 de julho às 18h e será ministrada pelo médico especialista em Pneumologia e Cirurgia Torácica Alberto Silva, que falará sobre o tema O Mundo da Pressa, abordando assuntos que levarão o público a refletir se está levando uma vida saudável e com qualidade. O encontro é voltado aos segurados do SEPREV e acontece na sede da autarquia (r. dos Ipês 125, Jd. Pompéia - próximo à antiga estação ferroviária). As vagas são limitadas e as informações podem ser obtidas através do telefone (19) 3825 4600 e do e-mail contato@seprev.sp.gov.br.

Funssol recebe agasalhos

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol) recebeu também em junho 1000 peças de agasalhos, roupas, sapatos e cobertores doados pelo Ciesp-Indaiatuba (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). A entrega foi realizada pela gerente Eliana Mattos; na oportunidade também estiveram presentes Janete Kikue Hanagusko de Siqueira, da FEAI (Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba) e Devonete Soares de Faria, representante da ABID (Associação Beneficente Irmã Dulce), que receberam parte da doação (todos na foto com a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, a segunda da esquerda para a direita).
A gerente do Ciesp explicou que os materiais foram doados pelos participantes das palestras realizadas no mês de junho no Ciesp e a campanha também recebeu doações voluntárias dos funcionários das empresas participantes. A campanha é realizada há seis anos com a parceria entre Jornalzen e Ciesp, com o apoio da Irani embalagens. 
Foto: Deuzeni Ceppolini - ACS/PMI.