Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Oficina de haikai no Outubro Literário

A Secretaria Municipal de Cultura promoverá dias 26 e 27 de outubro às 18h30 no Plenarinho da Câmara Municipal de Indaiatuba (r. Humaitá 1167), na programação do Outubro Literário, uma oficina de haicai. O haicai (na grafia em português) é um micropoema de três versos, de origem japonesa, que tem como inspiração a natureza. Embora sua origem seja no Japão do século XVII, o haicai é uma forma poética muito apreciada no mundo inteiro e, principalmente, na atualidade; por ser um poema curto e simples, costuma fazer muito sucesso e possui apreciadores de todas as idades.
Segundo a professora de haicai e jornalista Silvia Rocha, a oficina vai desenvolver o haicai em português. “ O haicai é uma poesia muito gostosa de ler e de escrever. E eu acho que a oportunidade de colocar poesia na nossa vida e no nosso dia a dia é sempre muito bem-vinda”, declara. Uma das regras da técnica, de acordo com Silvia, é observar e mencionar a natureza nos poemas. “Eu costumo dizer que o haicai é a poesia da natureza, é a poesia da ecologia. Tenho certeza de que quem participar vai gostar”.
Nas aulas, será apresentada a história do haicai e como vem se desenvolvendo no Brasil. Haverá também leitura e escrita de haicais. Em seguida, as produções serão compartilhadas com o grupo. “Pretendo que os participantes tenham momentos inesquecíveis de poesia, de criação e de inspiração”, finaliza a professora. Segue um exemplo de haikai (escrito pelo “pai do haicai”, o japonês Matusó Bashô, no século XVII):

Velha lagoa

Um sapo salta

O som da água

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br. Para mais informações , (19) 3825-2057. A oficina é gratuita e serão entregues certificados aos participantes com pelo menos 75% de frequência. O público alvo são pessoas alfabetizadas, de diferentes atuações profissionais e níveis de escolaridade. Não é preciso ter experiência anterior com poesia.