Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 29 de julho de 2010

MAM completa dois anos com exposição coletiva

O MAMAssociação Museu de Arte Moderna de Campinas completa dois anos na cidade e, para comemorar a data, promove uma exposição coletiva com dois objetivos principais. Em primeiro lugar, haverá uma homenagem a Thomaz Perina, restabelecendo a autoria do painel que decora o Salão Nobre do Estádio da Associação Atlética Ponte Preta e também comemorando o aniversário da associação, fundada por um grupo de artistas plásticos visando à instalação deste museu. O MAM Campinas nasceu da vontade de se ter um espaço voltado à arte para os moradores de Campinas. Este segue a linha de seus “irmãos mais velhos”, frutos de uma família de museus criados a partir do século XX para contemplar as novas formas de manifestações artísticas surgidas com a revolução industrial. “O objetivo será de conservar e promover as artes visuais, mas teremos também uma preocupação em promover todas as manifestações artísticas, criando em Campinas novo local de interação e fomento artístico”, revela Marcos Garcia de Oliveira, artista plástico responsável pelo evento.
O painel criado por Thomaz Perina foi executado na década de 50 e, após algumas transformações internas no prédio, foi coberto e deu lugar a uma galeria de fotos dos antigos presidentes. Por ocasião de uma reforma executada no estádio visando às comemorações do centenário do clube, o painel foi encontrado e totalmente restaurado pelo artista Marcos Garcia. Apenas recentemente, pouco antes de sua morte, em uma conversa com o restaurador, Thomaz Perina confessou ser o verdadeiro autor do painel. Este evento será para homenagear o artista, por conta de sua obra e de sua contribuição para as artes em Campinas.
O Salão Nobre da Associação Atlética Ponte Preta contará com as obras dos artistas Afrânio Montemurro, Alberto Teixeira, Dimas Garcia, Egas Francisco, Francisco Biojone, João Bosco, Fulvia Gonçalves, Marcio Rodrigues, Marcos Garcia, Paulo Cheida Sans, Mario Gravem Borges, Nadir da Costa, Narege, Vanderelei Zalochi e Grupo Antropoantro
.

Nenhum comentário: