Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Escola do Samba homenageia Adoniran

O Instituto Nação recebe neste domingo, dia 23 de maio, às 15 horas, o sambista Osvaldinho da Cuíca em mais uma edição do projeto Escola do Samba que homenageia o centenário do sambista Adoniran Barbosa. O evento também marca a inauguração do núcleo de educação de cultura afrobrasileira Espaço AFROBASE (r. Joaquim Seabra, 856, no Rio Pequeno, Butantã, em São Paulo).
O Escola do Samba visa resgatar e difundir o samba de raiz através de um evento cultural gratuito no bairro do Rio Pequeno, em São Paulo, com a finalidade de reunir sambista, artistas e admiradores da cultura brasileira para prestar homenagem a grandes compositores da história do samba. Além de Osvaldinho, já tocaram no projeto o grupo de samba Quinteto em Branco e Preto, os músicos Toninho Carrasqueira, Tião Carvalho e Dinho Nascimento, que fará uma participação especial nesta edição. O Bloco Treme Terra também fará uma participação especial no evento.
João Rubinato, conhecido como Adoniran Barbosa, nasceu na cidade de Valinhos, em São Paulo, no dia 6 de agosto de 1910. Aos 14 anos começa a trabalhar como entregador de marmitas e 8 anos mais tarde vira vendedor de tecidos. No mesmo ano, Rubinato começa a participar de programas de calouros na rádio e adota o pseudônimo Adoniran Barbosa. Em 1934 fica em primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela Prefeitura de São Paulo com a marcha
Dona Boa. Nas décadas de 50 e 60 fez as suas principais composições como Saudosa Maloca, Samba do Arnesto, Tiro ao Álvaro e Trem das Onze. Adoniran Barbosa morreu em 1982.

Nenhum comentário: