Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Lançamento Colégio Polo Educacional

Chegando convite para o coquetel de lançamento do Colégio Polo Educacional (av. Bernardino Bonavita 1309), amanhã, 1º de outubro às 19h30. Estive conhecendo as obras e fiquei impressionado com o nível das instalações.

Dia da Secretária

Hoje é o Dia da Secretária e quem tem uma das boas sabe o valor dessas profissionais na vida das pessoas de sucesso. Eu deixo aqui minhas respeitosas homenagens a cada uma (e por que não 'um'?) delas.

Evento celebra o Dia da Reunificação da Alemanha

Dois jubileus são festejados pela Alemanha em 2009: há 60 anos, era fundada a República Federal da Alemanha com a promulgação da Lei Fundamental e, há 20, caía em Berlim o muro entre leste e oeste. Ecoando em território brasileiro, o Colégio Rio Branco participa do evento do Dia da Reunificação da Alemanha – A queda do Muro de Berlim, que acontece no próximo sábado, dia 3 de outubro, às 9h no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas. O evento é aberto ao público e quem quiser participar deve entrar em contato pelo e-mail secretaria.cointer@campinas.sp.gov.br.

'Trair e Coçar é Só Começar' no Teatro Deco20

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Cartão VIP Miró

Os endereços mais tchans da cidade estão recebendo pelo correio o cartão VIP da Miró Arte em Pizza (www.miroarteempizza.com.br), que dá de cara 10% de desconto na conta. Bom, né?

Mês das Crianças na Daslu

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Workshop 'Faz-de-conta: um ensaio para a realidade', no Escala

O Colégio Escala (http://www.colegioescala.com.br/) promove no próximo dia 6 de outubro às 20h mais uma edição de seu Café Pedagógico com o workshop Faz-de-conta: um ensaio para a realidade, ministrado pela diretora Maria Rosangela da Silva, pedagoga e pós-graduada em Psicopedagogia. As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita. Para mais informações, (19) 3885-1625 e 3934-7186.

Virando o Caneco no Quintal Brasileiro

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Miss & Mister Fitness Indaiatuba 2009

Será amanhã às 21h na Zoff Club a primeira edição do concurso Miss & Mister Fitness Indaiatuba.

Calvin Klein no Galleria

A Calvin Klein Jeans acaba de abrir uma loja em Campinas (a 35ª no país), no primeiro piso do Galleria Shopping.

Mês das Crianças na Laselva

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Almoço e tarde de autógrafos na Casa Cor Campinas

Lu Alckmin almoça amanhã na Casa Cor Campinas, em evento destinado a arrecadar fundos para o projeto social Quero-Quero (http://www.projetoqueroquero.org.br/). Após o almoço, a ex-primeira dama do Estado autografará exemplares do livro Seis Lições de Solidariedade, escrito pelo vereador paulistano Gabriel Chalita com base em sua história de vida (as publicações foram doadas pela própria Lu, que pede uma contribuição simbólica do valor de cada livro para a entidade beneficiada). Os convites para o almoço custam R$50 e podem ser adquiridos pelo telefone (19) 3295-7508.

Vitor Moreno no Cenário

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Exposição de desenhos no Casarão Pau Preto

O Casarão Cultural Pau Preto (r. Pedro Gonçalves 477, no Jd. Pau Preto) recebe na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro, a exposição de 70 desenhos infantis com o tema Paz selecionados no terceiro Concurso Cultural da Turma do Gabi, realizado pelo Estúdio EMT com o apoio da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Concorreram 100 trabalhos de crianças dos estados de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os integrantes da comissão julgadora foram o cartunista e organizador do concurso, Moacir Torres, Cláudia Kreidloro e o superintendente da Fundação Pró-Memória, Marcelo Alves Cerdan. A entrada para a exposição, que segue até dia 31 de outubro, é gratuita.

Vila do Fazer no Iguatemi Campinas

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Iguatemi Campinas realizará de 2 a 13 de outubro a segunda edição do evento Vila do Fazer, que foi um grande sucesso de público no ano passado. Em um circuito montado na praça de eventos do terceiro piso, crianças com até 12 anos de idade poderão conhecer gratuitamente e de forma lúdica e interativa a rotina de profissões consideradas promissoras, como personal stylist, personal trainer, astronauta, economista, mecânico de pit stop, dublador e paramédico. Para mais informações, (19) 3131-4646.
[clique sobre a imagem para ampliá-la]

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Feira Fashion Campinas 2009

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Crianças do Sisni expõem no Jaraguá

Comemorando dez anos, a Sociedade Interativa Sol Nascente de Indaiatuba (www.sisni.org.br) promove de 1 a 31 de outubro no Shopping Jaraguá uma exposição com 32 desenhos realizados pelas crianças assistidas, dentre os quais será escolhido pelo público visitante o mascote da instituição. Para mais informações, (19) 3825-2177.

Funk Agenda na Zoff Club

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Sambanejo Night no IC

O Grupo Sem Tempo se apresenta neste sábado no Indaiatuba Clube (www.indaiatubaclube.com.br) na Sambanejo Night, que terá também Bruno di Marco & Christiano e o DJ Rodrigo Bramucci como atrações. Para mais informações, (19) 3834-2399.

Padrinhos Mágicos no Galleria


Workshops no CCBEUC

O Centro Cultural Brasil-Estados Unidos de Campinas (r. Júlio de Mesquita 606, no Cambuí) promove neste sábado, dia 3 de outubro, dois workshops para professores de inglês com os temas Metaphors of Movement in Leadership and Management: Leading and following e Connecting Dance and Development in ELT. O palestrante é o professor Andy Curtis, Professor Associado do Departamento de Currículo e Instrução e diretor do English Language Teaching Unit da Universidade Chinesa de Hong Kong. O evento é da editora Heinle Cengage Learning e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800 11 1939 ou e-mail elt.brasil@cengage.com.

É hoje o lançamento de "Calúnia - Elisa Lynch e a Guerra do Paraguai"

A Editora Terceiro Nome lança hoje às 19h na Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho 920) o livro Calúnia - Elisa Lynch e a Guerra do Paraguai. Em Dublin, onde o livro foi lançado na última terça pela Gill & Macmillan, estiveram presentes dois Prêmios Nobel: John Hume, Nobel da Paz em 1998 por seus esforços na busca de uma solução pacífica para o conflito na Irlanda do Norte e Seamus Heaney, poeta e escritor irlandês, Nobel de Literatura em 1995. O lançamento foi presidido por Garret Fitzgerald, duas vezes primeiro-ministro da Irlanda, de quem Michael Lillis, um dos autores, foi o principal consultor diplomático nos anos 1980, quando era embaixador da Irlanda nas Nações Unidas. Elisa Lynch era uma irlandesa estonteante que trocou Paris por Assunção, onde permameceu ao lado de Solano López, com quem teve sete filhos, até a última batalha da Guerra do Paraguai. O tema é polêmico e fascinante e será discutido numa mesa redonda com a participação de Michael Lillis, do filósofo Renato Janine Ribeiro e do historiador Ricardo Maranhão.

Feriados em Araxá

Misturando o bucolismo de suas instalações com diversão e entretenimento, o Ouro Minas Grande Hotel e Termas de Araxá preparou uma programação e tanto para os seus hóspedes neste feriado de 10 a 12 de outubro. A programação inclui torneio de arco e flecha, aqualazer, tai-chi-chuan, yoga, pilates na mandala das termas, centro de aventuras para adultos e crianças com arvorismo e tiroleza, shows e oficinas de circo. Até uma pescaria ("Pais e Filhos") irá proporcionar um momento de diversão para toda a família reunida. As peças teatrais prometem ser outro momento disputado na programação: nos dias 10 e 11 às 21h30, os adultos darão boas risadas com a peça Alfredo Virou a Mão e os pequenos irão se encantar dia 11 às 14h com as Histórias do Lobo Mau, um espetáculo educativo que passeia pelas fábulas do Lobo Mau, dos Porquinhos e do Chapeuzinho Vermelho. Para mais informações, 0800 031 4000 ou www.ourominas.com.br.

Exposição do grupo Aguapé no Ecomercado Avis Rara

O Ecomercado Avis Rara (r. Rei Salomão 295), em Sousas, promove a partir de 1º de outubro a exposição Aquarelas, com trabalhos do grupo Aguapé, formado por Cecilia Liparizi, Giuliana Tinello, Julia Cardia, Regina Pisani, Rejane Frainer, Sylvia Cunha, Tata de Fiori, Vera Orsini e Wilma Truzzi sob a supervisão de Vera Ferro. Para mais informações, (19) 3258-4502.

Campinas Décor 2010

As diretoras do grupo Campinas Decor, Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso, recebem amanhã, dia 30 de setembro, os principais arquitetos, paisagistas e decoradores da região para conhecerem em primeira mão a antiga Casa do Diretor, as estufas e os jardins do Instituto Agronômico de Campinas, que irão abrigar a próxima edição da mostra —que estará comemorando 15 anos do mais absoluto sucesso.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos

XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos
3 de outubro de 2009 das 9h às 12h
Praça Prudente de Morais - Centro - Indaiatuba , SP
Atividades: aferição de pressão arterial - teste de glicemia - confecção do Cartão do Doador - informações sobre saúde - distribuição de material informativo - animação com
clowns do Grupo Gandaiá - sorteio de camisetas. Para mais informações, http://www.gabriel.org.br/.

Semurb recolhe mais de 30 mil baterias

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente comemora, juntamente com todo mundo de bom senso, o recolhimento, desde fevereiro, quando foram instalados, de mais de 30 mil pilhas e baterias por meio dos cinco coletores espalhados pela cidade (Rodoviária, Ponto Azul, Praça Dom Pedro II, Praça Renato Villanova e calçadão do Jardim Morada do Sol).

Ecos de lá

A Comissão Especial de Estudos da Ampliação do Aeroporto de Viracopos se reúne nesta quinta-feira, dia 1º, a partir das 13h30, no plenarinho da Câmara Municipal de Campinas. Na pauta, a discussão sobre os impactos ambientais e socioeconômicos da ampliação do aeroporto.

Fotos aniversário Marcelo Chileno

Meu amigo Marcelo Wollermann feliz da vida no último dia 24, quando comemorou, ao lado da amada Josi Pieri, seu aniversário. A BrancoTinto ficou enfeitada de amigos como...

...a arquiteta Barbara Fantelli...

...os queridos amigos Amir e Selma El Hage...

... e a artista plástica Azália Bruzadin.
Fotos de Tânia d'Ávila.

'Surto' em Salto

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Encontro relembra dez anos sem Plínio Marcos

Plínio Marcos nasceu dia 29 de setembro de 1935. Para celebrar seu aniversário, alguns amigos, atores e admiradores se reunirão no Teatro de Arena Eugenio Kusnet (r. Teodoro Baima 94) na próxima terça-feira. Quem está agitando o encontro é o Carlão do Boné (Carlos Costa, ator, carnavalesco e grande parceiro do dramaturgo). Kiko Barros, filho do Plínio, e o Moisés da Rocha, também já confirmaram presença. Foram convidados Marco Antonio Rodrigues, César Vieira, Chico de Assis, Graça Berman, Castor, César Vieira, Osvaldo Mendes, Emilio Fontana, Izaías Almada, Estér Góis, Sérgio Mamberti, Antonio Petrin, Walter Breda, José Renato, Júlio Calasso, Jair Alves, Jairo Mattos, Javier Contreras, Vinicius Pinheiro, Vera Artaxo, João Signorelli, Carlos Cortez, Edson Lima, Barão, Borbam Carlão do Peruche, Osvaldinho da Cuíca, Toniquinho Batuqueiro e a turma da Banda Redonda, entre tantos outros. Será uma noite de bate papo, depoimentos e até roda de samba. Na verdade, trata-se de um encontro simples de amigos e pessoas que admiram o grande dramaturgo. É só chegar, a partir das 19h. Também é um momento para começar as comemorações pelos 50 anos da primeira montagem de Barrela, em Santos em 1º de novembro de 1959 e lembrar os dez anos sem Plínio (19/09/99) www.pliniomarcos.com. Para mais informações, (11) 3256-9463.

Caminhada Indaiandando

Organizador das caminhadas do grupo Indaiandando, José Orlando Luciano promove dia 10 de outubro uma em comemoração pelo seu aniversário (que é dia 6). A saída será às 8h do estacionamento do Parque Ecológico e o destino, o clube da Associação dos Servidores da Prefeitura Municipal de Indaiatuba no Parque Residencial Indaiá, em percurso de 14,5 km. As inscrições custam R$10 e dão direito a água, banana, guia, carro de apoio e transporte de volta e podem ser feitas pelos telefones 19 9762-2460, com José Orlando Luciano e 9234-9323, com Andréa Alvarenga.

Gestão do Luxo FAAP at Daslu

[clique sobre a imagem para ampliála]

Campinas Décor devolve edifício Franz Dafert ao Estado

Em solenidade no dia 24 de setembro que contou com a presença das diretoras do grupo Campinas Décor Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso, da diretora substituta do Instituto Agronômico de Campinas Rose Mary Pio, do representante do Condepacc Claudio Natal Orlandi e da comissão do IAC responsável pelo acompanhamento da Campinas Decor, formada pelos pesquisadores Ana Maria Magalhães Andrade Lagoa, Célia Beatriz Gonçalves e Wilson Barbosa, foi realizada a a devolução oficial do edifício Franz W. Dafert, tombado pelo Patrimônio Histórico e das demais dependências do IAC, que abrigaram, de 1º de maio a 14 de junho, a 14ª edição da mostra. Como contrapartida para a realização da mostra, a organização e os expositores da Campinas Decor restauraram a fachada e o portal de entrada e fizeram a reforma completa do edifício, com obras de revisão elétrica, hidráulica, de telhados e calhas e madeiramento de portas e janelas. Pisos e revestimentos foram revitalizados ou substituídos e o mesmo foi feito com vidros e esquadrias; foi feita ainda a reforma dos sanitários e copa, limpeza das áreas de jardins e plantio de grama.

"Cabaré" em Salto

Com produção da banda Making Of, a comédia musical Cabaré será encenada dia 17 de outubro às 21h na Sala Palma de Ouro (pça. Prudente de Moraes 580, no Centro), em Salto. Para mais informações, (11) 7424-5580.

Quintas Dançantes no Marupiara

O restaurante Estação Marupiara (r. Manuel Saturnino do Amaral 29), em Joaquim Egídio, inicia dia 8 de outubro seu projeto Quinta Dançante, cujo foco é agitar a noite com danças de variados estilos e comidinhas preparadas para acompanhá-las. A primeira edição será em torno do forró, com os acepipes indo de baião de dois, escondidinho de carne seca na mini abóbora, brusquetinha de queijo coalho com banana da terra até bolinho de arroz pequi e croquete de mortadela. E para que ninguém fique sentado, nem mesmo os que não sabem dançar, o professor de dança de salão Ricardo Prata estará ao dispor no local. Para mais informações, (19) 3298-6289.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"Trair e coçar é só começar" no Deco20

Dirigida por Attílio Riccó e em cartaz desde a década de 80, a comédia Trair e Coçar é Só Começar passará novamente por Indaiatuba em outubro. O espetáculo será encenado em duas datas: sábado, dia 3, às 21h e domingo às 19h, no Teatro Deco20 (r. Pedro Virillo 310, no Jd. Santiago). Para mais informações, (19) 3875-0867.

Reitor do Mackenzie assume vaga na Academia Nacional de Medicina

O reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Dr. Manassés C. Fonteles, assume dia 29 de setembro às 20h uma cadeira na Academia Nacional de Medicina. A cerimônia será realizada na sede da academia no Rio de Janeiro e contará com discurso de apresentação do cardiologista e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, além da presença de cerca de 10 reitores.

Fatec-Id, 15 anos

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Hora Zen em novo horário

O programa Hora Zen, de Silvia Lá Mon e Renato Zadi, que vai ao ar na rádio Educativa FM de Jaguariúna (94,5 MHz ou http://www.educativaradiofm.com.br/), mudou de horário: agora é às 9 da manhã nas sexta-feiras.

Concerto José Feghali em Paulínia

Vencedor de uma das mais importantes competições internacionais de piano do mundo, o Concurso Van Cliburn, o pianista brasileiro José Feghali se apresenta hoje às 20h no Theatro Municipal de Paulínia (av. Pref. José Lozano de Araújo 1551), como parte dos concertos internacionais (http://www.concertospaulinia.com.br/) da temporada 2009. Na programação, um recital variado que terá no encerramento a célebre Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Gottschalk. Para mais informações, (19) 4062-0121.

Formandos do Senac - 1949

Eliana Belo apresenta, em seu blog História de Indaiatuba, fotos dos indaiatubanos que fizeram parte da primeira turma de formandos do Senac, em 1949. As imagens, disponíveis no link http://historiadeindaiatuba.blogspot.com/2009/09/1a-turma-de-formandos-senac-indaiatuba.html, foram doadas por Oscar França e serão encaminhadas ao Arquivo Público Nilson de Carvalho da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.

Pré-estreia do filme "Quanto dura o amor?" e bate-papo

Av. Paulista 900, em São Paulo. Para mais informações, www.reservacultural.com.br.
[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Campanha de doação de sangue na FIEC

Está ocorrendo um desabastecimento nos estoques de sangue da região, acarretando o cancelamento de diversas cirurgias. Por isso, amanhã, dia 26, das 9h às 12h, a FIEC (av. Engº Fábio R. Barnabé 3405, no Jd. Regina) estará mais uma vez recebendo a equipe do Hemocentro para mais uma campanha de doação de sangue. Para ser doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação, não estar em jejum (fazer um lanche leve), evitar alimentos gordurosos e refeições completas nas quatro horas que antecedem a doação, ter uma boa noite de sono e não estar fazendo uso de medicamentos. É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Para mais informações, (19) 3801-8688.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Programação do Teatro Deco20

A peça Por que os homens mentem? está na programação do Teatro Deco20 (às 20h) para esta sexta-feira e sábado. No sábado, haverá também sessões da peça infantil A pílula falante, com a Cia. Rick Kelly, às 14h30 e 16h. No próximo final de semana, dias 3 e 4 de outubro, estreará Trair e coçar é só começar. Para mais informações, (19) 3875-0867.

Palestra "Consciência, abundância e sustentabilidade" na Casa Cor Campinas

O Café Filosófico da CPFL Cultura entrou na programação da Casa Cor Campinas (http://www.casacorcampinas.com.br/) e um dos resultados é a palestra Consciência, abundância e sustentabilidade, com o professor Paulo Roberto da Silva, no Espaço Natura da mostra, hoje às 19h.

Capitão na Rota

Leitura de peça no Bistrô Mistral

Como parte de seu projeto Ler Para Montar, o Bistrô Mistral do Linson Augusta Hotel (r. Augusta 440), em São Paulo, promoverá dia 28 de setembro às 20h a leitura da peça inédita Tia Emanuelle, do meu querido amigo Camilo Brunelli (direção de Dagoberto Feliz), com Fernando Neves (Os Fofos Encenam) e Wladimir Soares. A entrada é gratuita. Para mais informações, (11) 3138-6700.

Aniversário Marcelo Chileno

Meu querido amigo Marcelo Chileno Wollermann faz aniversário hoje.

O Autor na Praça com Mouzar Benedito, Ohi, Kobra e 20 anos do Museu da Voz

Continuando a comemoração de seus dez anos, o projeto O Autor na Praça receberá no próximo sábado, dia 26 de setembro, um de seus fundadores, o jornalista e escritor Mouzar Benedito, autografando seu livro mais recente, João do Rio, 45 e outros títulos de sua autoria. O cartunista Ohi também participa do evento com seu livro Roendo o osso: as máximas (e mínimas) do cachorrinho. Ohi é co-autor (ilustrador) do livro Saci, o guardião da Floresta junto com Mouzar Benedito. O artista do grafitti e muralista Eduardo Kobra e sua equipe também participam do evento; o Studio Kobra presenteia o projeto com um novo painel de cenário de fundo da tenda do Espaço Plínio Marcos. Kobra também é considerado um dos fundadores do projeto e, junto com sua equipe, vai finalizar (completar área em branco) o painel no muro da Associação dos Amigos da Praça (ilustração acima), que reproduz uma caricatura de Paulo Caruso entregue por ocasião dos 20 anos da feira, em 2007. Caruso está preparando imagens de algumas pessoas importantes na história da Feira que Kobra reproduzirá no muro, em mais um presente deste artista para cidade. O cartunista Junior Lopes participa do evento realizando caricaturas. No mesmo dia também será comemorado os 20 anos do Museu da Voz, inaugurado na Feira de Artes da Praça em junho de 1989 tendo como fundadores Jorge Narciso Caleiro Filho e Luiz Ernesto Kawall. Na inauguração, em 1989, estiverem presentes alguns amigos e personalidades como o jogador de futebol Leônidas da Silva e sua companheira Albertina, Carlito Maia, Padre Godinho, o radialista Tico-Tico, o artista plástico José Antonio da Silva e sua esposa Graciette e Julio Amaral de Oliveira (o “Julinho Boas maneiras”). Jorge cuida da Banca na Feira e o Kawall criou a Vozoteca LEK, que reúne mais 4.000 vozes e funciona em seu apartamento na Praça. A comemoração começa às 11h na Barraca do Museu da Voz e no Espaço Plínio Marcos a partir das 14h (além da intervenção do artista Kobra e sua equipe no painel/muro da Associação, no número 112 da Praça). Para finalizar o dia de comemoração, haverá uma festa-show com músicas, leituras e performances no Espaço Cultural Alberico Rodrigues, a partir das 20h, na Praça Benedito Calixto, 159, Pinheiros, São Paulo. Para mais informações, (11) 3739-0208, com Edson.

Spyzer na Balada


[clique sobre a imagem para ampliá-la]

1º Fórum da APCD Indaiatuba

A Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas/Indaiatuba promove dia 26 de setembro às 8h30 na Câmara Municipal o primeiro Fórum da APCD Indaiatuba com o tema Os novos rumos da odontologia. Serão discutidos os seguintes temas: Isonomia Salarial entre Cirurgião-Dentista e Médico na Saúde Pública e Privada, pelo Dr. Luciano Artioli Moreira, presidente da ABCD; Tabela FIPE E APCD, pelo Dr. Wilson Chediek, 1º vice-presidente da APCD Central e Mercado Odontológico Atual, pelo Dr. Marco Antonio Rocco, conselheiro do CRO/SP.

Youth America Grand Prix 2009

O Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba receberá dias 25 e 26 a partir da 18h e dia 27 a partir das 16h bailarinos de 12 estados brasileiros para a seletiva do Youth America Grand Prix (http://www.yagp.org/), concurso de dança realizado anualmente em Nova York que tem o Instituto Passo de Arte (http://www.passodearte.com.br/) como coordenador da seleção dos candidatos brasileiros. A premiação para os finalistas envolve prêmios em dinheiro e bolsas de estudo nas principais escolas de dança da Europa e dos Estados Unidos, como Canada’s National Ballet School, New Zealand School of Dance, The Ailey School, The Harid Conservatory, Paris Opera School e Royal Ballet School.

Espanhóis no wine dinner do Olivetto

Os espanhóis serão o tema do próximo wine dinner do Olivetto Restaurante e Enoteca (r. Cel. Silva Telles 843, no Cambuí), em Campinas, dia 30 de setembro às 20h. Para mais informações e reservas, (19) 3294-8133 e www.olivetto.com.br.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Beyond

Helô Pinheiro

Helô Pinheiro desfilando no Indaiatuba Clube na comemoração dos 50 anos da Helga Modas, quarta passada.
Foto: Fábio Alexandre.

Big Band Arruda Brasil no Cultura Artística

A Sociedade de Cultura Artística (http://www.culturaartistica.com.br/) promove hoje às 12h30 na unidade do Itaim (av. Juscelino Kubitschek 1830, em São Paulo), como parte do projeto Ouvir para Crescer, a apresentação do espetáculo Notação Musical, com a Big Band Arruda Brasil. A entrada é gratuita.

J. J. Jackson no Ciaei

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Vinhos orgânicos no Hyatt Wine Club

O Hyatt Wine Club do Grand Hyatt São Paulo Hotel promove dia 29 de setembro às 20h uma degustação de vinhos orgânicos. Para mais informações, (11) 2838-3111.

XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

No dia 27 de setembro, todo o Brasil estará mobilizado para dar início à XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, liderada pelo Ministério da Saúde e de iniciativa da ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Em Indaiatuba, a campanha será realizada pelo quinto ano consecutivo através da GABRIEL – Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudos do Tubo Neural em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Neste ano, o tema da campanha é A Prevenção das Doenças Renais Crônicas, hoje responsáveis pela maior fila de espera por transplantes. A campanha terá início com um evento no dia 3 de outubro das 9h às 12h na Praça Prudente de Morais, oferecendo à população serviços como aferição de pressão, teste de glicemia (através da Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba) e confecção do Cartão do Doador pelo Banco de Olhos de Sorocaba, além da animação promovida pelos clowns do Grupo Gandaiá – Poesia em Ação e a participação dos jovens dos Grupos Interact e Rotaract de Indaiatuba, que estarão presentes dando continuidade ao seu projeto Doe Vida. Para mais informações, http://www.gabriel.org.br/.

1ª Violada Universitária de Campinas no Cartum

A banda de country/sertanejo VakaLoka inaugura na próxima quinta-feira, dia 24 de setembro a partir das 22h, a 1ª Violada Universitária de Campinas no Cartum (av. Dr. Antonio Carlos Couto de Barros 1161, em Sousas). Para mais informações, (19) 3258-5752 e 3342-5261.

ONG Pró-Crianças e Jovens Diabéticos

As crianças e jovens com diabetes tipo 1 já podem contar com o apoio de uma nova entidade em Campinas, a ONG Pró-Crianças e Jovens Diabéticos (ONG JD). A entidade atua na defesa dos direitos dos portadores de diabetes tipo 1 dependentes de insulina e de baixa renda. Para mais informações, http://www.prodiabeticos.org.br/, prodiabeticos@prodiabeticos.org.br ou (19) 3384-3297.

Livro: "Calúnia - Elisa Lynch e a Guerra do Paraguai"

A Editora Terceiro Nome (www.terceironome.com.br) convidando para o lançamento do livro Calúnia - Elisa Lynch e a Guerra do Paraguai, de Michael Lillis e Ronan Fanning, terça-feira, dia 29 de setembro às 19h na Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho 915). Haverá uma mesa redonda com a participação de Renato Janine Ribeiro, Ricardo Maranhão e Michael Lillis. No Rio de Janeiro, será dia 6 de outubro às 18h30 na Livraria Museu da República (r. do Catete 153) e haverá mesa redonda com participação de Jaime Antunes, Ricardo Maranhão e Michael Lillis.

Grande Encontro Estadual da Terceira Idade no SESI

O SESI Indaiatuba (av. Francisco de Paula Leite 2701) promove dia 26 de setembro a partir das 11h o Grande Encontro Estadual da Terceira Idade, com atividades sócio-culturais, esportivas e musicais. A cantora Wanderléa encerrará o evento com show às 17h. Para mais informações, (19) 3875-1368.

Sérgio Reis faz show na Expoflora

O cantor Sérgio Reis apresenta-se dia 26 de setembro às 17h (logo após a chuva de pétalas) na 28ª Expoflora, em Holambra. Para mais informações, (19) 3817-2228.

São Paulo Expo Art na Daslu

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Palestra gratuita: "Determinação do capital de giro"

O Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae oferece no próximo dia 28, gratuitamente, a palestra Determinação do capital de giro, a ser ministrada por Roberto Lessa das 19h às 21h no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela (r. das Primaveras 210, no Jd. Pompéia). Para mais informações, (19) 3834-9272.

Aniversário Janete FEAI

Minha amiga Janete Hanagusko Siqueira, secretária e braço direito da Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba, faz aniversário hoje.

Palestra gratuita: "Viabilizando negócios na Web"

Acompanhando o crescimento dos negócios realizados através da Internet, o Senac Campinas (r. Sacramento 490, no Centro) promove hoje, 23 de setembro, às 19 horas, a palestra Viabilizando Negócios na Web, que será proferida por Ana Laura Gomes, consultora das áreas de Internet e Computação Gráfica para a Gerência de Desenvolvimento de Novos Produtos do Senac-SP. A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados em criar ou melhorar um negócio na web, além de profissionais das áreas de comunicação, comerciantes, varejistas, estudantes e profissionais que trabalham com Internet. Mais informações e inscrições pelo telefone (19) 2117-0600 ou via e-mail: campinas@sp.senac.br.

Campinas Bem na Moda 2009

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vacanze

Anda mesmo intenso o tráfego de indaiatubanos para a Itália. Esta semana quem embarcou para Veneza foram os advogados Edith e Volnei Todt.

Exposição Roberto Gallo e Chico Fransé na Donna

Os artistas plásticos Roberto Gallo e Chico Fransé fazem vernissage amanhã, dia 23 de setembro, às 20h30 na Donna Casa de Pizza (r. Maria Monteiro 974, no Cambuí), em Campinas. Gallo (www.robertogallo.com) apresentará pinturas inspiradas em uma viagem a Itália e ao Oriente Médio e Fransé (http://chicofranse.blogspot.com) exporá os mosaicos que produz com cerâmicas de diversas cores e texturas, utilizando objetos como xícaras, vasos, pedras, cacos de louça e pequenas contas de vidros coloridos.

Vitor Moreno no Tênis Clube de Campinas

O guitarrista e compositor Vitor Moreno se apresenta nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, às 20h, no Bar Inglês do Tênis Clube de Campinas (r. Cel. Quirino 1346, no Cambuí). Para mais informações, (19) 3721-6880.

Noite de autógrafos com Wladimir Soares no Bar da Gula

Já tem data e local o lançamento em Indaiatuba do livro-agenda Adoniran Barbosa, publicado pela editora Anotações com Arte com texto de Wladimir Soares e direção de arte de Paulo Hardt: será dia 22 de outubro a partir das 18h no Bar da Gula, em Itaici.

6º Outback Blooming Day

A rede Outback promoverá dia 25 de setembro em seus 24 restaurantes o 6º Outback Blooming Day, quando a renda obtida com a venda da Bloomin' Onion, a cebola gigante que é exclusividade da rede, será revertida em benefício de entidades beneficentes. Em Campinas, a entidade beneficiada será a Associação Nazarena Assistencial Beneficente.

Peça "Aonde está você agora?" chega à região

Bruno Gagliasso e Thiago Martins estão chegando à região para quatro apresentações da peça Aonde está você agora?. A peça será encenada em Jundiaí (no Teatro Polytheama, na rua Barão de Jundiaí 176) no dia 1º de outubro, em Americana (Teatro Lulu Benencase, na rua Gonçalves Dias 696) no dia 2, Indaiatuba (no Ciaei, na avenida Engº Fábio R. Barnabé 3665) no dia 3 e Mogi Guaçú (no Teatro Tupec, na avenida dos Trabalhadores 2651) no dia 4. Para mais informações, (11) 4586-2472, (19) 3461-3045, (19) 3834-7837 e (19) 3831-3186, respectivamente.

Claudia Leitte em Jundiaí

Universo Games 2009

O Senac Campinas (r. Sacramento 490, no Centro) promove entre os dias 24 e 26 de setembro o Universo Games 2009. O evento, que este ano tem como tema O Mercado de Trabalho e o Futuro dos Games, é voltado a usuários de games, estudantes e profissionais das áreas de comunicação, artes, tecnologia e computação gráfica. Durante os três dias, a programação terá jogos, exposições, oficinas, palestras e tutorial (demonstração passo a passo); todas as atividades são gratuitas. Para mais informações e inscrições, (19) 2117-0600 ou campinas@sp.senac.br.

Expoflora fará chover rosas sobre a favela Heliópolis

2,55 toneladas de pétalas retiradas manualmente de cerca de 27 mil botões serão lançados hoje às 17h de um helicóptero sobre a favela Heliópolis, em São Paulo. O gesto, já tradicional, será feito pela organização da Expoflora (www.expoflora.com.br) comemorando a entrada da primavera. No recinto da feira, em Holambra, a chuva de pétalas acontece de quinta a domingo às 17h.

Miss Salto 2009

O Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio convidando para a edição deste ano do Miss Salto, dia 26 de setembro às 19h30 no campus universitário Jesus de Nazareth (pça. Antonio Vieira Tavares 73, no Largo da Matriz). Para mais informações, www.misssalto.info ou (11) 4028-8782.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Kika & sis' no Feito para Dançar

A cantora Kika Baldasseirine com a irmã Andréia no Feito para Dançar, domingo passado no Indaiatuba Clube, em foto de Samanta De Martino.

13ª Semana Espanhola de Campinas

O Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, recebe entre os dias 22 de setembro e 2 de outubro a exposição do artista surrealista Juan Pérez Estruch, com quadros que retratam a cultura espanhola com releituras de grandes nomes da pintura. O coquetel de abertura, que acontece no dia 22 a partir das 20 horas, terá apresentação de dança do grupo Aires de España, da Casa de Espanha de Campinas. Faz parte da exposição de Juan Pérez Estruch uma homenagem a Bernardo Caro, artista, educador e professor universitário falecido em 2007 —filho de imigrantes espanhóis, Caro foi vice-cônsul da Espanha em Campinas e é considerado por muitos o pintor brasileiro mais marcadamente espanhol. A exposição é parte da programação da 13ª Semana Espanhola de Campinas, que reúne uma série de atrações, como espetáculos de teatro e dança, shows e bailes, entre outras e é organizado pela Casa de Espanha com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas. Para mais informações sobre a programação da semana, www.airesdeespanha.com.br ou o telefone (19) 9140-4437.

2º Encontro Sertanejo do Quintal

O Quintal Brasileiro Bar (r. Avelino Amaral 226, no Jd. Guarani), em Campinas, promove dia 27 de setembro a partir das 15h o 2° Encontro Sertanejo do Quintal. As duplas convidadas para essa edição são João Victor e Junior (foto), Denis e Gustavo, Luis Miguel & Daniel e Jean Lucas & Raphael. Para mais informações, (19) 3294-9770 e www.quintalbrasileiro.com.br.

Bazar da Pechincha Volacc

Quanta no Fashion's Night Out Special Edition

Cercada de consultoras de moda, Mara Pusch, do site Quanta Notícia, na Fashion's Night Out Special Edition, no Shopping Iguatemi São Paulo.

Campanha "Ser Diferente É Normal" ganha o mundo

Depois do auê do pré-lançamento internacional do manifesto Ser Diferente É Normal, dia 6 de setembro no Brazilian Day em Nova York, o Instituto Meta Social se prepara para o lançamento oficial na sede da ONU no dia 3 de dezembro, que é o Dia Internacional da Síndrome de Down. O manifesto tem por objetivo combater qualquer tipo de preconceito e segregação. Através dos endereços http://www.serdiferenteenormal.com.br/ e http://www.itsnormaltobedifferent.com/, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo pode postar a sua própria foto e dar ao seu rosto características de síndrome de Down, assumindo publicamente uma atitude a favor da inclusão. De forma divertida e alegre, o IMS convoca o cidadão a “vestir a imagem” de um dos segmentos mais excluídos —as pessoas com deficiência intelectual—, reconhecendo que “Ser Diferente é Normal” e, assim, contribuindo para mudar a “face” do preconceito.

"Por que os homens mentem?" no Teatro Deco20

O Teatro Deco20 (r. Pedro Virillo 310) recebe dias 25 e 26 de setembro o espetáculo Por que os homens mentem?, com a Nósmesmos Produções Artísticas. Para mais informações, (19) 3875-0867.

Cores e sabores no Empório G'Astronômico

Será no dia 26 de setembro a partir das 17h30 a próxima edição do Empório G'Astronômico, evento que reúne astronomia e gastronomia em Joaquim Egídio, começando com observação de estrelas no Observatório Municipal Jean Nicolini (r. José Inácio 14) e prosseguindo com degustação nos restaurantes Cambuquira (r. Heitor Penteado 1407) e Estação Marupiara (r. Manuel Saturnino do Amaral 29). No observatório, o astrônomo Júlio Lobo contará sobre as diferentes colorações de estrelas como Rigel, da constelação de Orion, e Spica, da constelação da Virgem, que são nitidamente azuladas; outras estrelas alaranjadas, como Aldebaran, da constelação do Touro, e Arcturus, da constelação do Boieiro, e a avermelhada Antares, da constelação do Escorpião, estarão brilhando no céu na noite do Empório para serem observadas pelos participantes. Quanto ao lado gastronômico, baseado na História da Alimentação no Brasil de Câmara Cascudo, Fernando Vernier vai contar as influências da culinária estrangeira nos sabores da culinária brasileira.

"Fica comigo" no Clube 9

O Clube 9 de Julho (www.clube9.com.br) promove no próximo sábado, dia 25 de setembro às 22h, a 4ª Balada Fica Comigo, com som a cargo do DJ Rodrigo Ruiz, residente do Shiva Club de Campinas. Para mais informações, (19) 3875-9833.

domingo, 20 de setembro de 2009

Exposição de pinturas de Nelson Braga Jr. no Centro Cultural Wanderley Peres

A Galeria de Artes do Centro Cultural Wanderley Peres recebe na próxima terça-feira, dia 22, a exposição de pinturas a óleo do artista plástico campineiro Nelson Braga Júnior. Entre suas obras estão uma série de pinturas que está desenvolvendo de mendigos e pedintes. Pinturas de mulheres nuas, obras que fazem parte do seu acervo e não estão à venda e de natureza morta também estarão expostas na Galeria.

Exposição Almeida Júnior na Laselva

A anfitriã Taciana Costa, da Laselva e Helen Guimarães, do Programa por Aí, na abertura da exposição de Almeida Júnior, quarta passada.
Foto de Tânia d'Ávila.

Palestra gratuita: "Viabilizando negócios na Web"

O Senac Campinas (r. Sacramento 490, no Centro) promove no dia 23 de setembro às 19 horas a palestra Viabilizando Negócios na Web, que será proferida por Ana Laura Gomes, consultora das áreas de Internet e Computação Gráfica para a Gerência de Desenvolvimento de Novos Produtos do Senac-SP. A palestra é gratuita e é aberta a todos os interessados em criar ou melhorar um negócio na web, além de profissionais das áreas de comunicação, comerciantes, varejistas, estudantes e profissionais que trabalham com internet. Para mais informações e inscrições, (19) 2117-0600 ou campinas@sp.senac.br.

Chá beneficente Bolha de Sabão

A ONG Bolha de Sabão (www.bolhadesabao.org.br) promove hoje, dia 20, a partir das 14h, um chá beneficente na escola José de Campos (r. João Batista Nunes Beccari 166 , no Jd. Morada do Sol). A Bolha de sabão atende atualmente a 100 crianças de zero a 17 anos, oferecendo oficinas de música, coral, grafite, pintura e artesanato, entre outras e está realizando o evento para levantar fundos para alugar um espaço melhor para acomodá-las. Para mais informações,(19) 3936-5001.

Congresso da Indústria - "O Brasil após a Crise"

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Vanessa da Mata no Casa Grande

A cantora Vanessa da Mata se apresenta dia 11 de outubro no Casa Grande Hotel (av. Miguel Estefno 1001), no Guarujá. Para mais informações, (13) 3389-4000 ou www.agitaae.com.br.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Secretaria da Cultura abre inscrições para Outubro em Canto e Novembro em Cena

A Secretaria de Cultura está convidando os corais e grupos de teatro da cidade para participar do Outubro em Canto e Novembro em Cena. Poderão participar grupos de teatro estudantil, amador ou profissional e cada um poderá apresentar apenas um espetáculo. Os interessados devem levar seus projetos à Secretaria de Cultura (pça. D. Pedro II s/n°, no Centro). Para mais informações, (19) 3825-2057.

Noites da Seresta de volta

A Secretaria de Cultura volta a promover a partir do dia 25 de setembro (sexta-feira) às 19h30 o projeto Noite da Seresta, com a apresentação do Grupo de Choro de Indaiatuba na Praça Prudente de Moraes.

2ª Mostra Contemporânea de Dança

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Palestra "Seringueira - A árvore da fortuna"

O Dia da Árvore (21 de setembro) será celebrado em Campinas com a palestra Seringueira – A Árvore da Fortuna, do engenheiro agrônomo Paulo Gonçalves, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas. Será às 15h, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas (av. Engº Roberto Mange 66, na Ponte Preta), com entrada gratuita. Para outras informações, (19) 3736-1490.

I love Neide em São Paulo

[clique sobre a imagem para ampliá-la]