Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sábado, 28 de fevereiro de 2009

3T Centro abrirá aos domingos

A gloriosa e tradicional cozinha do restaurante 3T Centro (9 de Julho com Cerqueira César) poderá ser usufruída aos domingos já a partir de amanhã quando, a pedidos, a casa passará a funcionar regularmente também neste dia da semana.

Ligia Amadio, da OSMC

A regente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Ligia Amadio, na apresentação à imprensa promovida ontem pela Secretaria de Cultura.

Dilma Roussef e Maria Helena Guimarães em Indaiatuba

Duas mulheres superpoderosas visitam Indaiatuba na próxima segunda-feira: a ministra Dilma Roussef e a secretária de Educação do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães. A primeira vem para visitar as obras anti-enchente e a segunda, para conhecer o projeto de diversificação curricular do Ensino Médio feito por meio da parceria entre a Secretaria e a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Galleria Gourmet

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Dengue em Indaiatuba

Foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde o primeiro caso de dengue autóctone de Indaiatuba em 2009. O caso foi diagnosticado em um morador da rua Antônio Cantelli, no Jardim Morada do Sol.

'O Fascínio dos diamantes' no Iguatemi Campinas

Christian Hallot, embaixador da H. Stern, profere palestra dia 4 às 16h na Livraria Cultura para convidadas do Shopping Iguatemi Campinas com o tema O Fascínio dos Diamantes. Ao final, no brinde que será servido na loja H. Stern, cristais incolores serão mergulhados nas taças de espumante servidas —um deles será um diamante; quem encontrá-lo ganhará um berloque de ouro.

Passeios da Memória

Dia 3, terça-feira, alunos da escola Prof. Osório Germano e Silva Filho iniciam o cronograma de visitas do Projeto Passeios da Memória, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Fundação Pró Memória que atende a todos os alunos das terceiras séries da rede municipal de ensino de Indaiatuba. A história do município faz parte do componente curricular desta série; assim, os alunos refletem sobre relações entre histórias vividas, histórias coletivas, história local, história do Brasil, lugares e tempo cronológico, discutindo sobre as semelhanças e diferenças entre a história local e a história do Brasil. O roteiro do passeio histórico-cultural contempla o Centro de Convenções (início), Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Praça Rui Barbosa, Câmara Municipal, Parque Ecológico, Paço Municipal, Chafariz, Shopping Jaraguá (antigo Cotonifício), Praça Dom Pedro II, Praça Prudente de Moraes, Casarão Cultural Pau Preto, Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária e Museu Ferroviário.

Caminhada Dia Internacional da Mulher

A Secretaria Municipal de Esportes promove domingo às 8h a Caminhada Comemorativa do Dia Internacional da Mulher, com duas saídas: do estacionamento do Parque Ecológico e da Praça do Lago, ambas com encerramento na frente do barco, quando as participantes receberão flores após a sessão de alongamento.

Convênio Ceunsp x Câmara Municipal de Itu

O Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (www.ceunsp.edu.br) e a Câmara Municipal da Estância Turística de Itu assinaram um convênio que prevê a concessão de bolsas de até 40% de desconto para funcionários e familiares (cônjuge e filhos) ligados ao Poder Legislativo ituano. O acordo foi assinado durante a terceira sessão ordinária da Câmara, no dia 16, já estando em vigor para os novos matriculados em um dos 65 cursos de graduação da instituição. O prazo de inscrição termina neste sábado, dia 28.

Na Zoff Club


[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Degustação Especial 'De mulher para mulher' na BrancoTinto

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

No carnaval do Clube Semanal de Cultura Artística de Campinas

Cássia Santos, Edison José de Campos Faria, o presidente Ronald Tanimoto, Liliana Pompêo de Camargo e Soraya Elias.

Ligia Amadio assume a regência da OSMC

A Secretaria de Cultura de Campinas recebe daqui a pouco a imprensa para um café-da-manhã no Giovanetti do Carmo em que apresentará a maestrina Ligia Amadio como regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e a Temporada 2009. Este ano, a OSMC homenageia Villa Lobos, Cláudio Santoro, Ernest Mahle, Felix Mendelssohn e Richard Strauss.

Dia da Mulher Lorenz Hair

A cantora Juliana Bortoloto estará amanhã soltando seus trinados no Lorenz Hair (av. Cel. Antonio Estanislau do Amaral 1255), em Itaici, como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, que incluem outras novidades e paparicos. Para mais informações, 19 3894-7151.

Bodega Chacra em wine dinner na Expand

A Expand Campinas (r. Maria Monteiro 59, no Cambuí) promove dia 10 de março a partir das 20h um wine dinner em torno dos vinhos da Bodega Chacra, de Rio Negro, Patagônia, com a presença do proprietário Piero Incisa della Rocchetta (produtor do Super Toscano Sassicaia), considerado o melhor produtor de Pinot Noir do Cone Sul. Para mais informações, 19 3252-8893.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

No camarote da Prefeitura de Campinas

O secretário de Cultura, Arthur Achilles, com Francisco de Lagos e Ricardo Menezes no camarote oficial da Prefeitura de Campinas no sambódromo campineiro, que teve comes e bebes a cargo do Giovanetti —e a folia foi boa: foram consumidos 1250 litros de chope e 8 mil salgados (sendo 1200 'rolhas', o tradicional croquete de carne da casa).

Krek x Crew na Kraft

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Programação de espetáculos da GT Produções na região

A GT Produções (http://www.teatrogt.com.br/) apresenta Os Monólogos da Vagina dias 7 e 8 de março no Teatro Paulo Autran (19 3478-9222), em Americana. No dia 28 de março traz à sala Acrísio de Camargo (19 3816-4858), em Indaiatuba, a stand-up comedy Putz Grill, com Oscar Filho. Rafinha Bastos se apresenta com A Arte do Insulto dia 22 de março em Piracicaba e dia 27 no Centro de Convivência Cultural de Campinas (19 3232-4168). Eduardo Martini sobe com I love Neide ao palco do teatro Polytheama dia 20, em Jundiaí (11 4586-2472). Danilo Gentili apresenta Apenas Danilo dia 14 em Limeira (19 3451-6679) e dia 15 em Mogi Guaçú (19 3831-1844).

Capitão dos 7 Mares se apresenta em Itu

A banda Capitão dos 7 Mares (www.capitaodos7mares.com) se apresenta neste sábado às 22h30 no Cervantes (r. Barão de Itaim), em Itu.

Resultados do carnaval de rua em Indaiatuba

A campeã do Carnaval 2009 em Indaiatuba foi a Imperador Santa Cruz, que conseguiu 96 pontos no total. Com o samba Lá ou aqui a folia é a 8ª maravilha do mundo, a escola conseguiu seu oitavo campeonato.
A escola Unidos de Indaiá obteve 95 pontos, ficando com o vice-campeonato; a Unidos apresentou o samba-enredo Paixão Nacional na Era Digital.
A Acadêmicos do Sereno foi a terceira colocada, com 93 pontos (já descontados os 5 pontos por uma infração cometida). Com o samba A arte que imita a vida ou a vida que imita a arte?, agitou a arquibancada.
A Águias Negras foi desclassificada por não entrar na avenida no horário determinado, mas obteve notas dos jurados. A escola apresentou-se na avenida com o samba Reciclagem Centenária e fez 78 pontos.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

'O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes

O Posto de Atendimento ao Empreendedor do SEBRAE em Indaiatuba —em parceria com a Associação das Indústrias do Município e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento— promove dia 9 de março às 19h no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela a palestra gratuita O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes com o consultor Wlamir Bello. Para mais informações, 19 3834-9272, com Luiz Carlos.

Caminhada Indaiandando

Será dia 1º de março a próxima caminhada do grupo Indaiandando. O grupo sairá do estacionamento do Paço Municipal e irá até o pesqueiro Espelho D'Água (no bairro Mato Dentro), começando às 8 da manhã. As inscrições custam R$10 e dão direito a água, banana, guia, carro de apoio e transporte de volta e podem ser feitas pelos telefones 19 9762-2460, com José Orlando Luciano e 9234-9323, com Andréa Alvarenga.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Ratim e seus amigos

Ratim e seus amigos —a família de ratos criada pelo cartunista Moacir Torres (http://estudioemt.zip.net/)— acabam de ganhar novo visual e se tornar super-heróis para defender o planeta. Nas bancas e patrocinadores em Indaiatuba.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Noite da Ressaca na Tejusa

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Futebol das Bonecas no Indaiá

Cafetão Dadá com Vagner, a Iemanjá do Mar Morto, "eleita" Miss Boneca 2009, no Futebol das Bonecas do Veiarada F.S., no domingo de Carnaval do Indaiatuba Clube.
Foto de Fábio Alexandre.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Festa da Costela Fogo no Chão

Show da dupla Bruno di Marco & Christiano, que abrilhantou o lançamento, na última quarta, da Festa da Costela Fogo no Chão, em Monte Mor. A festa propriamente dita acontecerá nos dias 18 e 19 de abril no Conjunto Desportivo Joaquim Batista Alves (Joaquinzão) e as entidades assistenciais beneficiadas este ano são o Fundo Social de Solidariedade de Monte Mor e a Associação Assistencial Montemorense. A programação da festa inclui shows com Diego Torres e Tiago, Mazinho Quevedo, Orquestra de Violeiros de Valinhos e duplas sertanejas de toda a região.

Expresso Turístico para o Circuito das Frutas

Representantes das cidades que fazem parte do Circuito das Frutas estiveram dia 17 na Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo para tratar da criação do Expresso Turístico. O projeto prevê a criação de uma linha de trem partindo da Estação da Luz, em São Paulo, e passando pelas cidades do circuito que dispuserem de malha ferroviária. De início haverá viagens com a linha Luz-Jundiaí, com previsão de chegada, a médio prazo, até Louveira. A saída será às 8h30 e o retorno às 16h30. São 173 lugares em dois carros com assentos para deficientes. O custo da passagem será de R$ 28,00 por pessoa, ida e volta —famílias de até quatro pessoas vão pagar uma com preço cheio e as outras três terão 50% de desconto; também será possível fechar um carro inteiro do trem para excursões. A partir de agora, em Indaiatuba, o departamento de Turismo vai discutir com as agências sobre o interesse em vender os pacotes na Estação da Luz. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 0800 773 7736.
Já está previamente agendada a inauguração oficial dos passeios para o dia 28 de fevereiro, restando apenas a confirmação da agenda do governador José Serra.

Desfile Lilla Ka no Iguatemi Campinas

Manequim desfila modelo da coleção outono/inverno da Lilla Ka, terça passada no Shopping Iguatemi Campinas.

...para alegria e orgulho dos donos Eliza Pinheiro, Daniel Brul...

...e Marcos Brull, na foto com a apresentadora Mona Dorf.
Fotos de Rodrigo Cancela.

Bolsas Fisk

As escolas Fisk estão oferecendo 100 mil bolsas de estudo neste primeiro semestre. 99 mil delas, de 20%, serão para novas matriculas, mas tanto os novos alunos quanto os alunos já matriculados poderão concorrer a uma bolsa de 100% ao participarem do concurso cultural Por que seu caminho passa pela Fisk? Os autores das mil frases mais criativas ficarão isentos das mensalidades de um estágio completo. O concurso é válido até 31 de março. Para mais informações, www.fisk.com.br.

Carnaval em Joaquim Egídio

A folia no distrito de Joaquim Egídio está garantida neste carnaval. De sábado a terça-feira, os foliões contam com uma programação diversificada que vai das 19h às 3h: no sábado, dia 21, a bateria começa a esquentar a partir das 19h na rua central de Joaquim Egídio; às 20h30, o distrito recebe como convidada para abrir o carnaval a escola de samba Shangai. Em seguida, às 21h, o bloco Unidos da Tribo percorre as ruas do distrito com seus bonecos gigantes. A partir da 1h, o som eletrônico toma conta da folia: marchinhas e hits de carnaval prometem levantar ainda mais os ânimos.
Joaquim Egídio já se tornou tradição na história do carnaval campineiro. Filhos e netos dos idealizadores da festa do distrito agora fazem jus à herança e assumem com orgulho a organização. Este ano, os tradicionais bonecos gigantes serão confeccionados pela própria comunidade, orientada pelo artista plástico Zelos. Para mais informações, (19) 9264-0831, com Thomaz Alcântara Cavallaro ou (19) 9135-3461, com Liraucio Fávaro.

Flash back: Sarah e Marcelo Wollermann

Meu amigo e talentosíssimo diretor Marcelo Wollermann com sua filha Sarah na inauguração da BrancoTinto de sua amada Josi, ano passado.
Foto de Tânia d'Ávila.

Seminário Empretec

Com o objetivo de estimular os participantes a conhecerem e aprimorarem suas características empreendedoras como estratégia para a condução dos seus negócios de forma competitiva, o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Indaiatuba traz pela primeira vez à cidade o Seminário Empretec, programa para empresários e novos empreendedores executado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae em parceria com o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a ABC/MRE - Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. Para participar do seminário, é necessário assistir primeiro à Palestra de Sensibilização que será realizada dia 27 às 19h no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela e preencher a ficha de inscrição que será entregue neste dia; depois disto, o candidato será convocado a participar de uma entrevista individual —de caráter seletivo— conduzida por selecionadores especializados em horário a ser agendado pelo Escritório Regional do Sudeste Paulista. Para mais informações, 19 3834-9272, com Luiz Carlos.

Fotógrafo da Playboy no Ceunsp

Os alunos do curso de Fotografia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio tiveram sua Aula Magna do último dia 12 com o fotógrafo da Playboy Drausio Tuzzolo.

Feira das Artes: de volta à praça Rui Barbosa

A Feira das Artes, que funcionava na Praça Dom Pedro II, muda a partir do dia 28 para a Praça Rui Barbosa, sempre aos sábados e das 9 às 17h.

Carnazoff


[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Degustação Bodegas Avelino Vegas na Expand

A Expand Campinas (r. Maria Monteiro 59, no Cambuí) promove hoje a partir das 14h a degustação cortesia dos vinhos Abadia Vegas Tempranillo 2006 e Vegas Los Zarzales Verdejo 2007, das Bodegas Avelino Vegas. Para outras informações, 19 3252-8893.

Curso de Informática no Pró-Memória

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba está oferecendo o curso gratuito de informática, com duração de quatro meses. As inscrições acontecem nos dias 9 e 10 de março no Casarão Cultural Pau Preto. São 36 vagas e a idade mínima para freqüentar o curso é de 10 anos. O início das aulas será dia 7 de abril. Para mais informações, 19 3875-8383.

Vagas para Projeto Guri

A Secretaria de Cultura comunica que há vagas remanescentes do Projeto Guri. Das 283 vagas oferecidas, 111 foram preenchidas; assim, serão reabertas as matrículas e rematrículas para os cursos de viola clássica, violoncelo, contra baixo clássico, clarinete, flauta, trompete, trombone, percussão e canto coral. As rematrículas acontecem nos dias 2, 3 e 5, das 15h30 às 21h. As matrículas acontecem no dia 6, sexta-feira, das 15h30 às 21h e no dia 7, sábado, das 8h às 12h, no Centro Cultural Wanderley Peres – Secretaria da Cultura, Praça D. Pedro II s/nº, para alunos de oito a 18 anos. Para mais informações, 19 3825-2o56.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Santa Pasta

Maria Elídia Carrer, Bruno Bertoli, Mauro Giomi, José Renato Monteiro e Kátia Brooks na inauguração do restaurante Santa Pasta, anteontem na Pedro Gonçalves.

Minha querida amiga Tania Lara, que faz anos amanhã, dando o ar de sua graça na inauguração.
Fotos de Tânia d'Ávila.

No Indaiatuba Clube

Mariana Azevedo e Rodrigo Tonin no Baile do Hawaii do Indaiatuba Clube, sábado passado.

O piloto Waldir Câmara com a mulher Tânia, meus amigos há mais de 20 anos (desde os tempos de Transbrasil).
Fotos de Tânia d'Ávila.

Palestra 'Comece Certo' na AIMI

O Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE/Sebrae) de Indaiatuba, por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e a Associação das Indústrias do Município de Indaiatuba (AIMI), promove amanhã, dia 20 de fevereiro, às 19h na sede da AIMI (r. 24 de Maio 799, no Centro) a palestra gratuita Comece Certo com o consultor Ari Antônio Rosolem. Informações e inscrições pelo telefone 19 3875-9771, com Mônica.

Cursos extracurriculares da FIEC

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (www.fiec.com.br) está oferecendo cursos extracurriculares de atualização profissional nas áreas de Atendimento ao Cliente; Auditorias Internas da Qualidade; Auto Cad; Auxiliar de Consultório Dentário (ACD); Controle Estatístico de Processos – CEP; Contabilidade Pública; Contabilidade Básica; Custo da Qualidade; Eletricidade Básica; Eletrônica Digital; Eletrônica Industrial Analógica; Estatística Básica; Ferramentas para Gestão da Qualidade; Fotografia Digital; Gestão da Qualidade; Gestão de Pessoas - Departamento Pessoal; Injeção de Termoplástico; Interpretação de Desenho Arquitetônico; Interpretação de Desenho Mecânico; ISO 9001-2000; Logística; Logística da Carga Aérea Internacional; Marketing Pessoal; Matemática Complementar; Metrologia Dimensional; Processos de Melhoria Contínua; Processos de Soldagem; Sistema 5 "S" e Primeiros Socorros. Mais informações pelo telefone 19 3801-8688, no setor de cursos, ramal 32.

Ponta de Estoque de Griffes da Volacc

A Volacc (Voluntárias de Apoio no Combate ao Câncer) promove de 5 a 7 de março das 10 às 18h sua tradicional Ponta de Estoque de Griffes. O endereço é rua Bernardino de Campos, 314, no Centro. Até o momento, estão confirmadas as participações das lojas Skorpio's, Nanncy Ueda, Lá na Mi, L'Afisa, Fantastic, Eva Maria Bijoux, Pimenta com Mel, Estilo Próprio, Rosa Helena Presentes e Show Tex.

Encontro de carros antigos no Galleria

O Dodge será o grande homenageado na edição de fevereiro do Encontro de Carros Antigos (www.v8ecia.com.br) do Galleria Shopping, em Campinas. O evento acontece no próximo domingo, 22 de fevereiro, a partir das 9h, no estacionamento do shopping e deverá reunir cerca de 300 expositores.

Aura-soma em Ilhabela

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Comerciantes se reúnem para avaliar saídas para a crise

A Rádio Dom Pedro reuniu o comércio da área central da cidade na última quarta feira, dia 18, para discutir soluções referentes à crise mundial e ao calendário de eventos do comércio central neste ano de 2009. O encontro aconteceu no salão de reuniões da Lojas PP. Estiveram presentes gerentes e proprietários de vários setores do varejo central, entre eles calçados, cosméticos, móveis, eletro, vestuário, cama, mesa e banho, entre outros. A reunião aconteceu com o objetivo de criar mecanismos e analisar como cada setor está sentindo a crise mundial no varejo.

Corrida da Lua

Acontece dia 7 de março às 20h, com largada na praça Arautos da Paz, em Campinas, a Corrida da Lua, promovida pelo jornal Correio Popular. As inscrições vão até 28 de fevereiro. Para mais informações, 19 3294-4949 e www.cosmo.com.br e www.ativo.com.

Orientação Vocacional na FIEC

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (http://www.fiec.com.br/) está oferecendo gratuitamente a todas as escolas de Indaiatuba o projeto de Orientação Vocacional e de Personalidade. O agendamento de escolas interessadas em oferecer o teste a seus alunos deve ser feito na FIEC (av. Engº Fábio R. Barnabé 3.405, no Jd. Regina), através do departamento de Cursos & Estágios, ou pelo telefone 3801-8688, onde também podem ser obtidas outras informações.

Tom Hopkins no Indaiatuba Clube


[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Ceunsp e Unicamp firmam parceria

O Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (www.ceunsp.edu.br) e a Universidade Estadual de Campinas (www.unicamp.br) assinaram no último dia 13 um convênio de cooperação que prevê o desenvolvimento de projetos em conjunto para a ampliação de conhecimento científico e acadêmico. A parceria viabilizará a implementação de atividades de ensino, pesquisa e extensão entre as instituições, com elaboração de cursos livres e de extensão universitária em suas várias modalidades (Atualização Universitária, Difusão, Especialização e Aperfeiçoamento), intercâmbio cultural entre alunos e professores, desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores e cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu).

O carnaval no Indaiatuba Clube

O carnaval deste ano no Indaiatuba Clube (http://www.indaiatubaclube.com.br/) terá como tema O Carnaval de Garantido e Caprichoso, numa alusão ao Festival Folclórico de Parintins.
Nos dias 20 e 24, acontecem as duas noites do Carnaval da Saudade, com repertório composto exclusivamente de marchinhas e com direito a premiação para o bloco mais animado, para a fantasia mais bonita e para a mais original. Todas as cinco noites serão animadas pelo grupo Som Especial e, nos dias 21 e 23, o Espaço Órion terá o DJ Rodrigo Bramucci oferecendo música eletrônica, no que terá, na segunda, a companhia do DJ Ronaldinho, da rádio Energia 97 FM. No domingo, a escola de samba paulistana Gaviões da Fiel faz sua apresentação.
As matinées serão domingo e terça das 15 às 18h. Para mais informações, 19 3834-2399.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Jantar beneficente em prol da FEAI

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Folha Verde

Encantado com a variedade dos pratos e com os sabores da casa, almocei ontem pela terceira vez no restaurante vegetariano Folha Verde (r. Pedro de Toledo 262, no Centro) que, além de muito bom, é incrivelmente barato. 'Eu rrrecomeindo', como disse em priscas eras Emerson Fittipaldi num comercial —e sou carnívoro convicto.

'Osteopatia' no EH

O Espaço Holístico do Ser (www.eholistico.com.br) promove dia 3 de março às 19h30 uma palestra sobre Osteopatia com o fisioterapeuta Carlos Eduardo Ferreira, formado pela Escuela de Osteopatia de Madrid. Para mais informações, 19 3875-2117.

Grand Prix Pólo Arqdec

O Pólo Arqdec Interior (www.poloarqdec.com.br) está em festa: foi ontem, no restaurante Chácara Santa Vitória, em Sorocaba, e será hoje na Hípica de Campinas a edição 2007/2008 do Grand Prix com que premia os arquitetos que mais fidelizaram junto à marca.

Moda de viola no Paioça do Caboclo

O restaurante Paioça do Caboclo (Km 5 da Estrada de Joaquim Egídio), está oferecendo em seus almoços de domingo —além dos pratos caipiras e da culinária brasileira que são sua marca— moda de viola com os músicos Tatão e Helinho. Para mais informações, 19 3298-6442.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dança Criativa no Estúdio Em Cena

O Estúdio Em Cena (av. Conceição 222) está disponibilizando turmas de Dança Criativa, modalidade em que as pessoas dançam suas músicas favoritas focadas na liberdade (e não no estilo ou no rigor dos movimentos estilísticos) e no prazer dos movimentos e de olho no combate ao estresse. Para mais informações, 19 3894-3860.

Reiki nível 2 no EH

O Espaço Holístico do Ser (www.eholistico.com.br) promovendo dia 28 de fevereiro um curso de Reiki Nível 2 com a terapeuta Neuza Mori Sério.

Tanque de peixes da praça Rui Barbosa em reforma

A Prefeitura está reformando a 'fonte dos peixes' da praça Rui Barbosa. Sem um sistema de oxigenação, que está sendo providenciado, o tanque tinha que ser lavado a cada quinze dias. Os peixes foram retirados ontem de manhã e soltos no lago do Parque Ecológico e na fonte da Praça do Centenário da Imigração Japonesa.
Foto: Eliandro Figueira-ACS/PMI.

Iridologia Integral

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

ADS promove reunião com entidades de assistência social

A Agência de Desenvolvimento Social, ligada à Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e com o apoio da Diretoria Regional Assistência e Desenvolvimento Social/Campinas, promove reunião com representantes de entidades de Indaiatuba amanhã, dia 18, às 13h30, no Auditório do Paço Municipal. O evento tem como objetivo apresentação de proposta para realização de seminários para orientação de como obter recursos para custeio de suas atividades.

Carnaval no Indaiatuba Clube

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Semana da Mulher no Clube 9

O Clube 9 de Julho (http://www.clube9.com.br/) promove de 6 a 10 de março a Semana da Mulher. A programação começa com café-da-manhã para imprensa, Diretoria e patrocinadores no dia 6; no final da tarde, haverá —apenas para associadas do clube— demonstração de produtos, serviços de reflexologia e musicoterapia; dia 7 às 14h haverá spa e aulas abertas na piscina do clube com desfile de biquínis, demonstração de bronzeadores, protetores solares e cremes pós-sol e piscina (só para associadas); às 22h, baile dos anos 60 com sorteio de uma jóia, um Dia de Princesa e outros paparicos; dia 8 às 14h, chá para mulheres com brinde especiais, sorteios de cosméticos, um Dia de Princesa e muito mais (para associadas e visitantes); dia 9 às 19h30, Um Momento para Mim, palestra de Sueli Bravi Conte, mantenedora do Colégio Renovação, com demonstração de produtos, desfile, transformação e muitos sorteios (as mães do colégio serão convidadas especiais neste dia para associadas e visitantes). No encerramento, 10 de março, a partir das 14h, acontecerá —em parceria com a Ge Beleza— o Dia G da Mulher, com estandes, demonstração de produtos, serviços gratuitos (análise capilar, limpeza de pele, máscaras de beleza, maquiagem, unhas artísticas, massagem, consultas de bem-estar, demonstrações de aparelhos de relaxamento, demonstração de produtos eróticos e degustações de alimentos), ambientes decorados, exposição de arte, transformação no palco, sorteio de brindes, apresentações artísticas e desfile de moda para associadas e visitantes. Para mais informações, o telefone do clube é 18 3875-9833 e o da Ge Beleza, 3834-4176.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Abertas inscrições para Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista

A Secretaria Municipal de Cultura abre hoje inscrições para a Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista, no Centro Cultural Wanderley Peres (pça. D. Pedro II s/nº, no Centro), das 9h às 17h. As inscrições vão até o dia 13 de março. Para a edição 2009/2010 serão consideradas as expressões artísticas: Artes Visuais - Artes Plásticas, Desenho de Humor, Fotografia e Vídeo (animação, documentário e ficção); Música - Canto Coral (compositores paulistas), Música Instrumental (composição e intérprete); Literatura – Conto, Poesia e Crônica; Dança – Clássico, Contemporâneo, Outros e Teatro – Adulto, Para Criança e Rua. Para mais informações, 19 3825-2056.

O site da Comunidade Farol

Heber Queiroz escreve informando que a Comunidade Farol, dedicada ao acolhimento de moradores de rua, agora se encontra com o site http://www.comunidadefarol.org.br/.

Margareth Reali no Jockey Piano Bar

A cantora Margareth Reali apresenta amanhã às 21h na Special Session do Jockey Piano Bar (pça. Antonio Pompeo 39, no Centro), em Campinas, o show Eu não existo sem você, com repertório inspirado no romantismo da época de ouro do rádio brasileiro. Recém-chegada da Europa, por onde fez uma turnê com o show Canções du Brésil, Margareth já dividiu o palco com Toquinho, Ulisses Rocha, com o americano baterista de jazz Dion Parson e com o guitarrista holandês Jan Dumee. Para mais informações, 19 3232-6180.

Cenografia do Baile do Hawaii do IC

Salão social do Indaiatuba Clube pronto para o Baile do Hawaii deste ano, realizado anteontem com uma das decorações mais caprichadas dos últimos tempos (a recepção do clube, todos os acessos ao salão, tudo muito bonito).
Foto de Fábio Alexandre.

Apaexolate

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Festa da Costela Fogo no Chão em Monte Mor

A Companhia da Costela de Monte Mor convidando para o lançamento da sexta edição da Festa da Costela Fogo no Chão, dia 18 às 20h na Lully (r. Cristiano Stroeh 505), em Monte Mor.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tardes de Rock

A Secretaria da Cultura promove dia 28 às 18h na concha acústica do Parque Ecológico a Tarde de Rock com as bandas Razzard, Only Silence, BR-91 e Sonora Rock.

Indaiatuba Clube promove amanhã seu Baile do Hawaii

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Na Zoff Club

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Formatura no Ceunsp

A Faculdade de Educação deu início, no último dia 5, ao período de formaturas que marcam os 50 anos do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, comemorados em outubro do ano passado. Ao todo, 218 acadêmicos colaram grau em cerimônia realizada no Auditório Nobre Imaculada Conceição, no Campus II, em Itu.

Colhendo frutos com o turismo

A Prefeitura de Indaiatuba e o Circuito das Frutas, em parceria com o Sebrae, estão desenvolvendo o projeto Colhendo Frutos com o Turismo, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento sócioeconômico da região de forma sustentável, além de inseri-la no mercado estadual e nacional de turismo, cultura e artesanato. Serão criados roteiros turísticos locais e regionais que ajudarão na integração dos municípios; sua aplicação vai resultar no aumento do fluxo e permanência dos turistas na cidade, além da confecção de um catálogo turístico do circuito que será distribuído em feiras e eventos nacionais.
A iniciativa está dividida nas etapas: desenvolvimento de produtos turísticos atrativos, culturais e artesanais; sensibilização e envolvimento da comunidade; capacitação de empresários e operacionais; estrutura de recepção a turistas; gestão e qualidade de atividade turística, cultural e artesanal; estrutura de promoção e comercialização. Até o final de 2008 havia 24 adesões; destas, oito são propriedades rurais, cinco de alimentação, quatro hospedagens, um atrativo, três de artesanato e dois pesqueiros. “Para darmos andamento no projeto precisamos de mais adesões em todos os segmentos diagnosticados. É importante lembrar que a adesão é totalmente gratuita, bem como todas as ações que serão desenvolvidas durante os três anos previstos para duração desse trabalho. A única responsabilidade dos integrantes é a efetiva participação durante as ações de desenvolvimento do projeto, que serão previamente agendadas”, explica Juliana Catharina, do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento. A Prefeitura tem até hoje, dia 13, para enviar as novas adesões ao Sebrae. Mais informações pelo telefone 0800 773 7736 ou pelo e-mail desenvolvimento.turismo@indaiatuba.sp.gov.br.

Aldo Fantelli

Meu amigo Aldo Fantelli que, com sua Barbara, recebeu ontem um punhado de amigos para jantar em torno da figura sempre querida de Wladimir Soares.

Pelada beneficente

Os times Amigos de Reinaldo Nogueira (composto pelo prefeito, pelo secretário Municipal de Esportes, Mauricio Baroni, pelo ex-jogador do Primavera, Maurino Boto e outros nomes conhecidos dos indaiatubanos) e Amigos do Paulinho da Força (composto pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva e os ex-jogadores do Corinthians, Dinei e João Paulo) jogam no próximo sábado, às 15h30, no Centro Esportivo Rêmulo Zoppi. Eles se enfrentam em uma partida beneficente para colaborar com o Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba. A entrada é um quilo de alimento não-perecível, que deve ser entregue na entrada do jogo. O Centro Esportivo Rêmulo Zoppi fica na rua Helena Tomasi, 53, no Jardim Rêmulo Zoppi.

Novo Mundo x Velho Mundo na Expand Campinas

A Expand Campinas (r. Maria Monteiro 59, no Cambuí) promove dia 19 às 20h o jantar enogastronômico Novo Mundo x Velho Mundo. A entrada, uma salada de folhas com berinjela e queijo de cabra, será acompanhada pelos vinhos Château St. Jean Chardonnay 2005, da Califórnia, e o francês Bourgogne Côte Chalonnaise Les Clous 2006, da Domaine A. et P. de Villaine (o mesmo produtor do Romanée-Conti); o primeiro prato, um spaghetti ao lagostim, alcachofra na manteiga e ervas, pelo chileno Conosur 20 Barrels Pinot Noir 2006 e pelo espanhol Baron de Ley Reserva 2001; o segundo prato, um steak au poivre com risoto trufado, pelo argentino Achaval Ferrer Quimera 2006 e pelo italiano Badia a Passignano Chianti Classico Reserva 2003; a sobremesa, torta de maçã com sorvete de coco caramelizado, pelo californiano Beringer Nightingale Botrytis 2003 e pelo francês Château Haut Mayne Sauternes 2004. Para mais informações e reservas, 19 3252-8893.

Kits de bombons para Páscoa da APAE à venda na segunda

A APAE Indaiatuba (19 3801-8899) começa a vender na próxima segunda, dia 16, seus kits de bombons para Páscoa. São vinte bombons, de chocolate ao leite e crocante, em caixa decorada, a R$8 cada, e todo dinheiro obtido com a venda vai para a continuidade das obras da instituição. A APAE fica na Alameda das Crianças, 100, na Vila Vitória.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Yázigi celebra prêmio e homenageia funcionários

Meus amigos Lucimara Andriani e José Ferre exibem, juntamente com a diretora de Marketing da rede Yázigi/Internexus, Márcia Pires, o Prêmio de Excelência em Gestão "Sonilton Alves", ontem na Cantina da Gula, quando homenagearam os funcionários e compartilharam com eles a honraria, recebida pela franquia local na Convenção Nacional realizada recentemente em Porto Alegre.

'Um outro olhar' no Galleria

O Cinesystem Cinemas do Galleria Shopping (19 3207-1333), em Campinas, inicia amanhã, 13 de fevereiro, às 19h30, o projeto Um Outro Olhar, que pretende trazer para Campinas filmes contemporâneos inéditos e, ainda, colocar em exibição filmes cult e clássicos que há muito não são exibidos nas telas. Em sua estréia, o projeto traz o sucesso Gomorra, do diretor italiano Matteo Garrone, ganhador do Grande Prêmio do Júri em Cannes 2008, inédito na cidade.

Spazio Pirandello: assim será, se lhe parece

Um almoço ontem no Le Triskell parece ter sido o primeiro passo para o renascimento do lendário Spazio Pirandello. Aguardemos ansiosos.

Twitters no Strog&Noff

O Bar e Restaurante Strog&Noff (r. Santos Dumont 494), em Campinas, recebe hoje às 18h o Twestival (www.twestival.com e www.campinastwestival.com), evento de 'twitteiros' que acontecerá simultaneamente em várias cidades do mundo (no Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas) e que tem o objetivo de reunir fundos para a Charity Water, ONG que tem a missão de levar água potável à população de países em desenvolvimento.

APAE é beneficiada com R$45 mil

O deputado estadual Vitor Sapienza, o ex-prefeito de Indaiatuba José Onério, o presidente da APAE Indaiatuba José Celino Roncato e o vice-presidente Gentil Pacioni Jr. no gabinete do primeiro na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no último dia 10, quando foi aprovada uma emenda parlamentar do deputado que beneficia a entidade com uma verba de R$45 mil por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. Autor da solicitação, o ex-prefeito participou da assinatura na condição de testemunha.
De acordo com a diretoria da APAE, a verba recebida vai ser utilizada para a aquisição de uma Kombi para o transporte dos pacientes que moram na zona rural.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Carnaval no Village Eldorado Atibaia

O hotel Village Eldorado Atibaia (www.eldoradoatibaia.com.br) apresenta este ano uma programação carnavalesca que incluirá concursos de fantasias, show-desfile com a Nenê de Vila Matilde e oficina de fantasias com a atriz e diretora Mira Haar, além de todas as atrações de sua infra-estrutura.

Fatec-Id ganha selo de instituição comprometida com a educação e com a sociedade

A Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (FATEC-ID) recebeu da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) o selo "IES Socialmente Responsável", o que a certifica como instituição de ensino superior comprometida com a educação e com a sociedade. Válida até outubro de 2009, a certificação foi concedida a outras 160 instituições que realizaram campanhas sociais em 2008. Multidisciplinar, o projeto da FATEC-ID envolveu professores e alunos do 5° e 6° períodos do curso de Gestão Empresarial no desenvolvimento de produtos fictícios para serem comercializados no mercado brasileiro e internacional.

R-Energy

Acontecerá de 17 a 19 de junho no Anhembi, em São Paulo, a primeira R-Energy - Exposição Internacional de Energias Renováveis. Para mais informações, 11 5539-5909.

Os chefs Daniel e Leonel

Fábio e Flávio Tonin apresentando as estrelas da cozinha do 3T Centro (esq. da Cerqueira César com 9 de Julho), os irmãos Leonel (ex-Romana) e Daniel (ex-Fellini), ontem à noite à imprensa.
Foto: Marcos Kimura.

Santa Pasta

Anna Sanches convidando para a inauguração, dia 17 às 20h30, do Santa Pasta Massas e Molhos Especiais, na rua Pedro Gonçalves 1158, no Centro.

Carnaval no Tênis

O Tênis Clube de Campinas informa a programação de seu Sambatênis Carnaval 2009: dia 20 (sexta), abertura com a Noite do Preto e Branco; dia 21 (sábado), Noite de Máscaras; dia 22 (domingo), Noite Tropical; dia 23 (segunda), Noite a Fantasia e dia 24 (terça), Tema livre. As matinées serão domingo e terça das 15 às 18h. Para mais informações, 19 3794-6896.

Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento terá um Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior para apoiar e orientar empresários do município. O objetivo será localizar e identificar parcerias (exportações e importações); possibilitar contatos com exportadores e importadores; disponibilizar um banco de dados para negócios global; administrar cursos, seminários e treinamentos; promover a participação em feiras e eventos de negócios e fornecer dados estatísticos de comércio exterior e orientação de como inserir a empresa no comércio exterior. Em 2008, Indaiatuba exportou US$735 milhões e importou US$745 milhões.
Os empresários interessados em receber orientações do núcleo podem agendar uma reunião pelos telefones (19) 3834-9369 ou 3834-9278.

Começam obras da Campinas Décor

Com investimentos estimados em R$8 milhões, começaram esta semana as obras da edição deste ano da Campinas Décor, que será realizada de 1º de maio a 8 de junho no Instituto Agronômico de Campinas. A Campinas Décor 2009 contará com 78 espaços internos e externos, ocupando uma área total de 9 mil metros quadrados; do total, 2500 são de área construída, incluindo o prédio, o restaurante —a ser instalado em uma antiga estufa— e a Rua da Alegria, uma das novidades da edição. Os 6500 metros quadrados restantes são de paisagismo.

Dema Brocca e Eduardo Barbosa

Dois amigos queridos, o jornalista Demétrio de Brocca e o engenheiro Eduardo Furtuoso Barbosa trocando figurinhas em um recente evento social.

Inauguração Instituto Barros Carneiro

O Instituto Barros Carneiro - Escola de Carreiras (www.ibccursos.com.br) convidando para sua inauguração, dia 13 às 20h, na avenida Visconde de Indaiatuba 1285.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Secretaria da Cultura promove reunião com músicos da cidade

A Secretaria de Cultura convida os músicos de Indaiatuba a participar amanhã, quarta-feira, às 18h, no Centro Cultural Wanderley Peres (pça. D. Pedro, s/nº, no Centro), de reunião em que serão discutidos assuntos relacionados a projetos culturais de 2009 com o tema da Música Popular Brasileira.

Palestra 'Lucratividade, Crescer, Sobreviver ou Morrer'

Acontece amanhã, das 19h às 21h, no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela (r. das Primaveras 210, no Jardim Pompéia) a palestra gratuita Lucratividade, Crescer, Sobreviver ou Morrer, com o consultor do Sebrae-SP Roberto Lessa. Inscrições e mais informações pelo telefone 19 3834-9272, com Luiz Carlos, das 8h às 17h.

Marcelo Litran

Meu caro amigo Marcelo Litran se preparando para entornar um rosé básico em almoço na casa de amigos.

Tertúlia no 3T

Fábio Tonin confraterniza hoje com jornalistas em seu restaurante 3T Centro, na esquina da Cerqueira César com 9 de Julho, e apresenta a excelência de sua cozinha.

Fernando Alexandre no Canto Madalena

Ex-sócio do teatro Lira Paulistana, o jornalista Fernando Alexandre (hoje vivendo em Florianópolis) vem a São Paulo —para participar do documentário que está sendo produzido pelo ex-sócio do Lira Ribamar de Castro— e vai aproveitar para rever amigos e apresentar seus últimos livros no Bar Canto Madalena (r. Medeiros de Albuquerque 471, na Vila Madalena). Vai ser na noite do dia 10.

Caminhada Indaiandando

Será dia 15 a próxima caminhada do grupo Indaiandando. O grupo sairá do estacionamento do Parque Ecológico e irá até a colônia alemã no bairro Friburgo, começando às 8 da manhã. As inscrições custam R$10 e dão direito a água, banana, guia, carro de apoio e transporte de volta e podem ser feitas pelos telefones 19 9762-2460, com José Orlando Luciano e 9234-9323, com Andréa Alvarenga.

Pró-Memória, 15 anos

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba comemora 15 anos de existência dia 18 às 19h30 com o lançamento, no Casarão Cultural Pau Preto, do livro Cronologia Indaiatubana e com homenagens a Sylvia Teixeira Sannazzaro e Nilson Cardoso de Carvalho.

Banda Redonda

A mais antiga e tradicional banda carnavalesca da cidade de São Paulo nasceu com o nome de Bandalha (que lembrava um bloco de sujos de Santos, sua cidade natal) e foi criada em 1972, no auge da repressão militar, pelo dramaturgo e ator Plínio Marcos. Plínio gravava a novela Bandeira Dois no Rio de Janeiro e não aguentava mais as piadas e provocações dos cariocas, que diziam que "bloco de paulista é de concreto", "cordão de paulista é cordão de isolamento"; etc. Injuriado com as brincadeiras, chamou seu colega de teatro, Carlos Costa, o Carlão, que já era frequentador do mundo do samba paulista, mas ganhava a vida no teatro (foi bilheteiro, contra-regra e ator, atuou no teatro de Arena e também no cinema), e convidou para a vice-presidência da Banda Bandalha, da qual se autoproclamou presidente. Claro que a dupla viu na banda uma forma de se expressar num momento em que a censura calava o teatro, jornais e outras manifestações.
Em 1972 e 1973, a banda saiu da frente do Teatro de Arena e percorreu o centro; foi sucesso de cara, tendo no primeiro desfile como porta-estandarte a atriz Etty Fraser e mestre-sala o ator Tony Ramos; também contou com muitos outros participantes ilustres como a atriz Walderez de Barros, o dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, o ator John Herbert, Pepita e Lolita Rodrigues, os jornalistas Arley Pereira e José Ramos Tinhorão, o ator e artista plástico Luiz Carlos Parreira, além da turma da “Vagão” e redondeza, entre tantos outros atores, jornalistas e foliões. A banda durou dois anos —depois de brigas com a Prefeitura, Plínio se injuriou e falou que não tinha mais Bandalha, mas seus remanescentes, encabeçados por Carlão, formaram a Banda Redonda, que desfilou pela primeira vez em 74, agora tendo Carlos Costa como presidente e Plínio como vice. Com a inspiração do artista plástico Luis Carlos Parreira, a banda adotou a pomba como símbolo e as cores azul, ouro e branco. Atualmente, os desfiles da banda são acompanhados por cerca de 15 mil pessoas e já entraram no calendário oficial do carnaval de São Paulo. Além disso, ela é filiada à ABASP - Associação de Bandas de Carnaval de São Paulo.

A Banda Redonda homenageia todos os anos personalidades destacadas no meio cultural e artístico; este ano, lembra os 10 anos sem o dramaturgo e escritor Plínio Marcos, companheiro e seu fundador. Este ano a Redonda sai dia 16 de fevereiro às 19h, com concentração na frente do Teatro de Arena Eugênio Kusnet (r. Teodoro Baima 94). Dali, o desfile percorrerá a Rua da Consolação, Xavier de Toledo, Teatro Municipal, Conselheiro Crispiniano, avenida São João, Ipiranga, Praça da República, cruzando a São Luís e, voltando ao ponto de partida, o desfile da se encerra com algumas músicas do verdadeiro carnaval de rua. Para mais informações, Carlão (SPTuris), 11 2226-0651 ou Teatro de Arena, 11 3256-9463 (com Elias).

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Lançamento outono/inverno Lilla Ka

A Lilla Ka do shopping Iguatemi Campinas promove dia 17 às 18h30 o desfile de lançamento de sua coleção outono/inverno.

'Careca de Rir' em Itu

O ator Sidney Rodrigues estará neste sábado, dia 14, no Teatro Temec, em Itu, com o espetáculo Careca de Rir. Os ingressos estão à venda nas lojas Camarim e Hering no Shopping Plaza Itu e na loja Ouro & Prata, no centro de Salto. Mais informações pelo telefone (11) 9177-6928 ou via e-mail sidney.rodrigues@uol.com.br

Orientações sobre exercícios no Parque Ecológico

De hoje ao dia 20, as pessoas que frequentam o Parque Ecológico contarão com uma barraca, montada pela Secretaria de Esportes das 6h30 às 9h30 e das 18h30 às 21h no estacionamento do parque, com orientações sobre exercícios físicos e a forma correta de fazê-los. Diz o informativo da Assessoria de Comunicação da Prefeitura que até a massagem relaxante as pessoas terão direito. Só imagino a fila...

Noite do Forró na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba

Será na sede social da associação (av. Engº Fábio R. Barnabé 1799), na Marginal do Parque Ecológico.
[clique sobre a imagem para ampliá-la]