Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Começam obras do Canil Municipal

O local onde funcionava o Matadouro Municipal, no Recreio Campestre Jóia, está sendo reformado para abrigar o Canil Municipal. A obra está sendo executada pela Secretaria de Obras e Vias Públicas e foi iniciada no último sábado. A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente será responsável pelo canil, que também poderá abrigar gatos. A ideia é que sejam firmadas parcerias com entidades que cuidam de animais. A expectativa é de que as obras durem pelo menos um mês e o órgão entre em funcionamento em dois meses.
O espaço terá capacidade para abrigar 80 cachorros. “Também haverá um gatil e se houver necessidade, no futuro, poderemos ampliar. Contaremos com uma sala de cirurgia, além dos equipamentos e materiais necessários para o funcionamento adequado do canil”, explica o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente Nilson Alcides Gaspar, que antecipou que deve agendar para breve uma reunião com duas entidades que atuam junto a animais abandonados, a União Protetora dos Animais de Rua (Upar) e a Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai). “A Upar pega os cachorros abandonados, cuida e depois tenta doar. Será um trabalho parecido. Os cachorros serão castrados e cuidados. Depois vamos tentar achar quem queira adotar”, comenta. “Também vamos conversar com a Aprai para intensificar o Projeto Mascote nos bairros e vamos trabalhar com cirurgias no canil. Vamos estudar se esse trabalho será gratuito ou se será cobrada alguma taxa”, explica.
É importante salientar que serão recolhidos somente animais abandonados. “O canil não será um local onde as pessoas podem deixar seus cachorros quando ‘enjoarem’ deles. Teremos um trabalho preventivo para reduzir a população de cães, será um controle de zoonoses”, salienta Gaspar.
Foto: Eliandro Figueira.

Nenhum comentário: