Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Lousa interativa no CCBEU

Não bastasse a excelência do seu ensino (à unidade de Santos devo o que sei da língua), o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos acaba de implantar em todas as suas unidades a lousa interativa.
A lousa interativa é composta por uma barra portátil de aproximadamente 50 cm, um data show, notebook e uma caneta interativa que possibilita o controle de toda área de trabalho; o quadro (tal qual uma tela de computador) integra vários recursos tecnológicos, textos e imagens que podem ser estáticas ou em movimento, extraídos de softwares, conteúdos da Web, DVD, com ou sem efeitos sonoros. A interação é feita com o uso de canetas coloridas, sem tinta, próprias para escrita sobre a superfície da tela, que funcionam como um mouse. As possibilidades são muitas, desde criar desenhos, puxar e modificar textos, projetar e trabalhar imagens, fazer palavras cruzadas, usar personagens e inúmeras e divertidas variações em sintonia com o universo digital já utilizado pela maior parte dos alunos em seu processo de aprendizagem.
O professor pode controlar apresentações de PowerPoint, documentos de Word diretamente do quadro e pode navegar por sites da Internet na busca de conteúdo que possa enriquecer a apresentação.
A ferramenta permite a captação de tudo o que é escrito ou desenhado em um quadro branco comum, em cores e em tempo real. Todo o conteúdo acrescentado ao longo da aula pode ser transmitido diretamente para o microcomputador. O equipamento pode ainda revisar, imprimir, compartilhar, exportar para o formato HTML ou mesmo incluir as anotações para outro aplicativo Windows.
Pena que na minha época não tinha.

Nenhum comentário: