Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Música nas Veias

Este livro reúne oito textos inéditos do crítico, radialista, historiador e musicólogo Zuza Homem de Mello, e mais de 120 imagens especialmente selecionadas pelo autor. Trazendo ensaios e memórias sobre o jazz e a música brasileira, a obra constitui-se em uma espécie de autobiografia de Zuza e de sua geração —o garoto fascinado pela Era do Rádio e por suas estrelas, como Jacob do Bandolim; o contrabaixista que tocava nos clubes noturnos paulistanos da década de 50; o jovem que namorava ao som de April Stevens e Julie London, e dançava com o swing das grandes orquestras; o estudante de música nos Estados Unidos, que se extasiava com os astros da fase áurea do jazz em Nova York entre 1957 e 1958, de Billie Holiday a Thelonious Monk; o técnico de som e booker da TV Record nos anos 60, testemunha dos bastidores dos shows internacionais da então emissora de maior sucesso no país; o apresentador que comandou por onze anos um dos programas mais queridos do rádio brasileiro, o "Programa do Zuza", na Jovem Pan. Com um texto saboroso, e de alguém que realmente entende do assunto, este livro é uma referência obrigatória para todos aqueles interessados em música —afinal, não é à toa que seu autor foi chamado de "o homem que tem música nas veias".
Como diz Rodrigo Naves, no texto de orelha do volume: "A grandeza de um texto sobre arte, a sua prova dos nove, pode ser verificada por um critério simples: a vontade de, terminada a leitura, cair de boca nas músicas que o autor analisou, nos intérpretes em que se deteve, nas vozes que resgatou. Confesso que fui tomado por uma espécie de síndrome de abstinência, que apenas a 'voz de alcova' de Peggy Lee cantando Fever pôde conter. Culpa do Zuza. Sorte nossa".
Música nas Veias será lançado em São Paulo, no dia 11; em Ouro Preto, durante o Festival de Jazz da cidade, e em Campinas no dia 26, no Restaurante Bellini do Hotel Vitória, sempre em setembro.

Nenhum comentário: