Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 21 de maio de 2007

A Nova TV Sol

Uma boa surpresa a programação da Nova TV Sol, que acaba de ir ao ar. Inacreditável a performance do entrevistador Alex Mattiuzzo na condução do programa de entrevistas Bate Papo, que estreou com o fotógrafo Antonio da Cunha Penna na berlinda. O rapaz parece nascido no meio, de tão à vontade. Ao contrário, aliás, do desempenho do Penna que, ainda que extremamente lúcido e coerente 99% do tempo, escorregou ao criticar a cobrança de ingressos no Maio Musical para desdizer-se em seguida, quando, ao lamentar a cobrança de kits como ingresso para eventos da programação, sugeriu que se cobrasse por eles. Qual a diferença? Essas coisas acontecem até com meu amigo Penna, sempre comunicativo, desenvolto e alegre. Mesmo casmurro, porém, não deixou de ser uma excelente primeira entrevista. Consigo imaginar poucas outras pessoas à altura.
O padrão técnico me pareceu bastante adequado para uma TV dessa envergadura e não ficou aquém do até então existente. O que achei sofrível, para dizer o máximo, de tudo o que vi, foi a direção musical, brega e previsível, se é que houve.
No mais (nem dá para falar muito, pois só assisti a dois programas até agora), um aparente excesso de publicidade oficial, mas, consideradas as características tanto da emissora quanto da cidade e do atual contexto político e econômico, é natural que o governo municipal seja mesmo o maior anunciante.
A questão da imparcialidade tem sido bastante ressaltada. Como diria o Almir Reis, "é, pode ser". Mas ainda não encontrei, na minha limitada experiência de vida, uma empresa de comunicação que fosse imune a toda e qualquer espécie de influência da parte do dono, principalmente sendo este dono uma pessoa ou família, em vez de uma sociedade. Mas vamos aguardar.
Tudo somado, a TV andou para a frente e, com isso, a cidade suspira aliviada. Ajustes sempre são necessários, mas é isso que importa.

Nenhum comentário: