Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Etiqueta na Internet

Eu já havia escrito em algum lugar que o impacto da Internet sobre dezenas de aspectos da vida humana ainda está - e estará ainda por um bom tempo - longe de ser equacionado. Sobre um desses aspectos, já é possível se observar várias influências.
Se por um lado o advento da comunicação eletrônica passou a possibilitar uma aproximação entre pessoas geograficamente distantes, por outro, afastou pessoas relativamente muito mais próximas. Se por um lado você volta e meia recebe contato de pessoas que há muito não via nem sabia onde andava, por outro lado, amigos que costumavam aparecer e dar um abraço hoje em dia mandam um e-mail ou deixam um scrap no Orkut. Claro que há pessoas que conhecem um mínimo de etiqueta social (ainda que a etiqueta no mundo virtual tenha suas peculiaridades e também seja algo em processo de montagem e difusão) e não dão condolências ou cumprimentos em datas importantes como aniversários, batizados, etc., por e-mail. Mas estas são ainda uma pequena porcentagem - ínfima, pode-se dizer; até porque, como disse, a compilação desse código de conduta ainda é um processo em andamento.
O que se deve levar em consideração é que a Internet é, acima de tudo, um meio prático e eficiente para comunicação profissional. Já o contato social é regido por regras que, em resumo, dizem que quanto mais você investe em uma relação, inclusive e principalmente nos quesitos tempo e atenção, maior é a importância que você confere à outra pessoa. É simples assim.

Nenhum comentário: