Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Rugby de Indaiatuba disputa final da Copa SP em casa no sábado

Foto: Boanerges Gonçalves.
A equipe Indaiatuba Rugby Clube – Tornados, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, disputa no próximo sábado (dia 4), às 15h, a final da Copa SP 2014, campeonato paulista da segunda divisão, contra o Lechuza Rugby Clube, no Campo do Bela Vista. A entrada é franca. O vencedor garantirá uma vaga para a primeira divisão paulista 2015, enquanto o segundo colocado disputará a vaga contra a Poli Rugby (penúltimo colocado da primeira divisão).
"Ter a oportunidade de ingressar na primeira divisão paulista, para as duas equipes, será um marco”, comenta o atleta e presidente do Tornados Anderson Rosa Clark. “Lá estão cinco dos mais antigos times do Brasil, tradicionais e cheios de experiência. Tanto para o Tornados quanto para o Lechuza, é uma oportunidade de grande valor", completa. "Nós treinamos e lutamos arduamente para chegarmos até aqui”, diz o capitão do Tornados, Alcino Amato, artilheiro atual do campeonato com 11 tries. “Indaiatubanos, precisamos de vocês e de sua torcida. Avante Tornados, vamos repetir 2012, o ano em que fomos campeões. Conto com vocês”, ressalta.
Além da Secretaria Municipal de Esportes, o Indaiatuba Rugby Clube – Tornados conta também com o apoio do SESI Indaiatuba, Asa Alumínio, Grupo Marquinhos - Auto Escola Despachante e Corretora, Restaurante Moinho Bela Vista, Agência Expansive Web, Let's Eat Hamburgueria Indaiatuba e Grow Pharma e Suplemento Vit & Min.

Serviço
Campo do Bela Vista – Rodovia João Ceccon, s/nº – estrada sentido Elias Fausto, ao lado do restaurante Moinho Bela Vista.

‘Gato Negro’ chega ao Teatro do SESI Campinas

Foto: Maíra Soares.
O novo espetáculo do conjunto Gato Negro apresenta sexta, dia 3 de outubro, às 20 horas no Teatro do SESI Campinas Amoreiras o repertório que comporá seu segundo álbum, Amoroso, a ser lançado em 2014. Agora em formação de octeto (voz, piano, baixo, guitarra, cordas e percussões), o Gato Negro interpreta, além dos tangos de seu primeiro disco, boleros, chachachas, canções brasileiras e do jazz, como Frenesi, Sabor a Mi, Tea for Two e A mais bonita, de Chico Buarque.
O conjunto existe desde 2003 como duo e desde 2008 como banda. Em 2009 gravou o disco Tango, com versões contemporâneas para o gênero e em 2013 o grupo passou a incluir músicas de outros gêneros no repertório, como boleros, cha-cha-chas, jazz e canções brasileiras. O disco Amoroso, a ser gravado em 2014, é fruto desta nova pesquisa.

Ficha técnica
Voz - Natalia Mallo
Guitarra e Voz- Ramiro Murillo
Contrabaixo - Rui Barossi
Piano e Voz - Danilo Penteado
Percussão - Chico Santana

Serviço
Espetáculo Amoroso
Local: Teatro do SESI Campinas Amoreiras - Av. das Amoreiras 450, Pq. Itália
Data e horário: 3 de outubro, sexta, às 20h
Capacidade: 366 lugares, sendo 8 para cadeirantes
Gênero: música popular
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Informações: (19) 3772-4100
Entrada franca – os ingressos serão distribuídos na semana do espetáculo na Secretária Única do SESI Campinas Amoreiras às quartas e quintas, das 8h às 20h, e às sextas e sábados das 8h às 16h.
No dia do espetáculo, duas horas antes da sessão, os ingressos restantes serão distribuídos na entrada do teatro, sem a possibilidade de escolha de lugar.

FEAI lança Esfiha Amiga 2014

Foto: Rose Parra - CMI.
Aconteceu ontem, dia 29 de setembro, nas dependências do Plenário José Soliani (o ‘plenarinho’) da Câmara Municipal de Indaiatuba, o lançamento do Dia da Esfiha Amiga 2014. A ação social dos irmãos Hélio Rubens e João Hélio Batista de Oliveira e da equipe da Casa da Esfiha acontecerá no dia 29 de outubro, das 10 às 17h, quando toda a renda da venda de esfihas de carne será 100% revertida em prol das ONGs com apoio da FEAI - Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba, que posteriormente repassará o valor total desses recursos para as ONGs filiadas.
A comercialização antecipada será feita através de cupons específicos para o evento nas entidades credenciadas na FEAI. Os cupons foram elaborados na forma de kit, com 10 esfihas de carne, com preço fixado em R$17,50 com retirada nas próprias entidades e na FEAI. A Casa da Esfiha mobilizará, na data da operação, sua equipe de aproximadamente 100 funcionários, assim como toda sua estrutura de atendimento e cozinha, para o total sucesso da iniciativa. As entregas serão efetuadas em local indicado (programadas antecipadamente pelas entidades) para pedidos acima de 100 esfihas (10 kits).
Vários fornecedores da Casa da Esfiha estarão participando do projeto como colaboradores e patrocinadores.
As ONGs participantes são:
1.                  APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Indaiatuba;
2.                  ABID – Associação Beneficente Irmã Dulce;
3.                  Casa da Criança Jesus de Nazaré;
4.                  Casa da Fraternidade – Grupo Espírita Mensageiros da Paz;
5.                  Casa da Providência;
6.                  Comunidade Farol – Centro de Acolhimento ao Morador de Rua;
7.                  Cecal – Centro de Convivência Amor sem Limite;
8.                  Ciaspe- Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais;
9.                  Cirva – Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Autista;
10.              Casa da Mulher – Centro Espírita Pe. Zabeu Kaufmann;
11.              Campi – Círculo de Amigos do Menos Patrulheiro de Indaiatuba;
12.              Comfi – Comissão Organizadora Fraterno e Imediato;
13.              Creche Mãe Rainha;
14.              Dispensário Antônio F. Ozanam – Vicentinos;
15.              Educandário Deus e Natureza;
16.              Irpsi – Instituto de Reabilitação e Prevenção em Saúde Indaiá;
17.              Instituto Nova Vida;
18.              Manaem – Obras Sociais e Educacionais;
19.              Nosso Lar Benedita Rangel Nogueira;
20.              Organização Assistencial Bolha de Sabão;
21.              Sisni – Sociedade Interativa Sol Nascente de Indaiatuba;
22.              Volacc – Voluntários no Apoio ao Combate ao Câncer.

Flamant inaugura primeira loja no Brasil

Foto: divulgação.
A diretoria da Flamant Brasil promove no dia 8 de outubro, quarta-feira, o coquetel de inauguração da primeira loja da marca belga no país. Cerca de 150 convidados, entre arquitetos, decoradores e integrantes da comunidade belga, poderão conhecer em primeira mão o belo espaço instalado na Rua José Pires Neto, no Cambuí. A festa, com início marcado para as 19h30, contará com os serviços do buffet Casarão.
Com uma área de 400 metros quadrados, a concept store exibe, em diversos ambientes, os cobiçados itens da Flamant, que vão do piso ao lustre, com destaque para os móveis, além de uma área exclusiva para a venda de acessórios. Com mais de 30 anos de mercado, a Flamant, uma das marcas mais cobiçadas no mercado de luxo, está presente em cerca de 50 países e tem uma coleção de mais de 4 mil itens.

Frutas regionais nos pratos do Vila Paraíso para o Festival Sustentável

Foto: divulgação.
Desenvolver novos pratos de sabores marcantes, harmonizando o contraste do doce com o salgado e, ao mesmo tempo, aliar a eles a sustentabilidade através da cadeia produtiva local – estes fatores determinaram o cardápio criado pelo chef Ricardo Barreira que será apresentado na primeira edição do Festival Gastronômico e Sustentável de Primavera de Sousas e Joaquim Egídio. O evento acontecerá de 2 a 12 de outubro, com a participação de diversos estabelecimentos dos dois distritos de Campinas, que formam um dos principais pólos gastronômicos da região. No Vila Paraíso Restaurante (Rua Heitor Penteado 1716, em Joaquim Egídio), os pratos do festival, que tem como tema Flores e Frutas, poderão ser consumidos de quinta a sábado, somente no jantar, com um valor fixo de R$55,90, com direito a entrada, prato principal e sobremesa.
O Festival Gastronômico e Sustentável de Primavera será oficialmente aberto com o Adegas na Praça, nos dias 26, 27 e 28 de setembro. Este evento, marcado para a Praça Beira Rio, em Sousas, é uma parceria entre a Paróquia Sant'Ana, de Sousas, que comemora 120 anos da Pedra Fundamental e Adegas (Associação dos Dirigentes  dos Estabelecimentos de Gastronomia da Região), com apoio da Subprefeitura de Sousas e Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Campinas.
Para o Festival Gastronômico e Sustentável de Primavera, o Vila Paraíso servirá de entrada um prato composto de queijo Camembert empanado, geleia de laranja kinkam e maracujá, duas frutas de épocas, comercializadas no Ceasa Campinas, mas com sabores suaves e marcantes, que pode ser aproveitada durante o ano todo, sem perda de seu sabor.
O prato principal é um raviolli com massa caseira (foto) feita no próprio restaurante com figo, uma fruta típica da região de Valinhos e Vinhedo, com uma leve crosta de amêndoas laminadas. Segundo o chef Ricardo Barreira, neste prato foi obtido um equilíbrio perfeito entre o salgado, o doce e o azedo do figo. “É uma receita diferente, mas que vai surpreender as pessoas pelo paladar”, conta ele.
Já a sobremesa que será servida é uma pera cozida no vinho branco e sorvete de canela. “Escolhemos a pera por ser uma fruta simples, sem querer inventar. Serviremos ela inteira, tendo como proposta que o cliente possa cortá-la ser fazer força, com a própria colher”, afirma Barreira.
A palavra chave para as escolhas dos pratos, segundo o chef, foi a simplicidade: “Estamos convencidos de que a diferença entre os pratos servidos pelos restaurantes será o simples; simples na forma de apresentação e na forma de como degustá-lo, seja em Campinas, seja em qualquer parte do mundo”, completa.

Centro de Arte Flamenca participa da 18ª Semana Espanhola

O Centro de Arte Flamenca (CAF) participa da 18ª Semana Espanhola de Campinas, que recheia o período de 4 a 12 de outubro com atividades culturais variadas. A Semana Espanhola comemora o Dia da Hispanidade (12 de outubro), aniversário da chegada dos espanhóis na América há 518 anos e marco do início da imigração espanhola no continente.
O CAF entra em cena logo na abertura do evento, tendo a participação de professores e alunos surpreendendo o público com um flash mob flamenco no sábado, dia 4 de outubro, na Feira de Artesanato da praça do Centro de Convivência, no Cambuí. A aparição espontânea dos bailaores contará com ambientação de música e castanholas.
Professores e alunos do Centro de Arte Flamenca marcam presença também no Master Class Internacional de Flamenco, ministrada pelo bailaor espanhol Isaac de Los Reyes. O curso ocorre no dia 9 de outubro, quinta-feira, no Teatro Castro Mendes.  As aulas, gratuitas, são para iniciantes (18h), intermediários (19h) e avançados (20h) na dança. “Isaac vem de Madri especialmente para a Semana Espanhola de Campinas. É extremamente gratificante tê-lo em nosso meio, não só porque vê-lo atuar é um bálsamo para os amantes de flamenco, mas também porque podemos aprender um pouco mais do flamenco original”, argumenta Lu Garcia, diretora do Centro de Arte Flamenca e também diretora cultural da Casa de Espanha.
O CAF aparece mais uma vez na 18ª Semana Espanhola no espetáculo internacional de flamenco na noite de sexta-feira, dia 10 de outubro, às 21h, no Teatro Castro Mendes. Os professores da casa acompanham no palco o bailaor Isaac de Los Reyes, que promete ser a grande atração do período.
A 18ª Semana Espanhola de Campinas é uma realização conjunta da Casa de Espanha de Campinas, Consulado-Honorário de España em Campinas y Region e Associação Espanhola de Socorros Mútuos e conta com a parceria do Centro de Arte Flamenca.

Serviço:
18ª Semana Espanhola de Campinas
Período: 4 a 12 de outubro
Flash mob sevillanas
Apresentado pelo Centro de Arte Flamenca (CAF) e por outras escolas de flamenco de Campinas
Local: Feira de Artesanato – Praça Imprensa Fluminense, no Centro de Convivência, Cambuí
Data: 4 de outubro, às 11h30
Missa solene
Local: Igreja Santo Antonio
Endereço: Rua Dr. Adriano José de Barros 181, Ponte Preta (Avenida da Saudade), Campinas
Data: 5 de outubro, às 10h
Informações: (19) 3231-4251
Paella Valenciana
Local: Restaurante Bom Prato - Av. Dr. Moraes Sales 4 A, Centro
Data: 7 de outubro, a partir das 10h30
Preço: R$1,00
Espetáculo Internacional de Flamenco
Apresentação do bailaor espanhol Isaac de Los Reyes com professores do Centro de Arte Flamenca e de outras escolas de flamenco de Campinas
Local: Teatro Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial
Data: 10 de outubro, às 21h
Ingressos: R$50,00 (associados da Casa de Espanha); R$70,00 público em geral e R$35,00 (meia entrada)
Informações: (19) 3272-9359
Almoço Hispanidade
Paella Del Pepe
Data: 12 de outubro, a partir das 12h30
Local: salão social do Clube Fonte São Paulo, com pista de dança ao som da Banda Oviedo
Convites: R$55,00 (sócios-titulares da Casa da Espanha), R$75,00 (convidados) e R$35,00 crianças de 7 a 12 anos. Crianças de até 6 anos são isentas de pagamento). Bebidas à parte
Endereço: Rua José Paulino 2138, Centro
Informações: (19) 4141-6329
Observação: Os ingressos para o show internacional de flamenco e para o Almoço Hispanidade podem ser adquiridos no Pepe Del Rio, à Av. Marechal Carmona, 850, Vila São Jorge, no horário comercial; no Centro de Arte Flamenca, à Av. Heitor Penteado, 715, Taquaral, de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h e no Consulado Espanhol de Campinas, à Rua Duque de Caxias, 517, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h
Link para o Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=F_Mj0xyMQtQ.

Carlos Jereissati Filho novamente entre os talentos da indústria de moda mundial

Foto: divulgação.
Os editores do The Business of Fashion elegeram as 500 personalidades mais influentes da moda mundial no ano de 2014. Dentre os 19 talentos brasileiros destacados, Carlos Jereissati Filho, presidente da Iguatemi, é apresentado pela segunda vez consecutiva como um importante empresário do setor, proprietário do shopping mais tradicional do país e de diversos empreendimentos que têm moda em seu DNA.
Considerado indispensável aos envolvidos com o mundo da moda, o Brasil ocupa a sétima posição do ranking, que traz ainda brasileiros como Paulo Borges, Alexandre Herchcovitch, Constanza Pascolato, Oskar Metsavaht e Daniela Falcão.

Musical infantil “O Canto das Vitaminas” tem sessão gratuita dia 11 no Teatro Eleazar de Carvalho

Foto: divulgação.
Itu recebe no dia 11 de outubro, às 19h, o musical O Canto das Vitaminas, que tem como objetivo estimular o público infantil a adotar uma alimentação mais colorida e saudável. Para cativar as crianças, o espetáculo conta com músicas interpretadas ao vivo, além de um figurino muito colorido, com personagens animados, que abordam temas como amizade, amor verdadeiro e família.
A entrada para o musical é gratuita, mas é preciso retirar antecipadamente um vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 02/10. No dia do evento, os vale-ingressos deverão ser trocados na bilheteria do teatro, a partir das 17h. Os vales que não forem trocados até as 18h45 serão invalidados e disponibilizados ao público.
A apresentação faz parte de um projeto viabilizado através de Lei Rouanet com apoio do Ministério da Cultura, produção da D’color Produções Culturais e patrocínio da Emicol Eletro Eletrônica. Além da peça teatral, o projeto conta com um livro infanto-juvenil, acompanhado de um CD com a trilha sonora do espetáculo, que será distribuído para as crianças presentes.
O Canto das Vitaminas narra a história de Polyana, uma menina que não gosta de comer. Sua mãe a leva ao médico, um cientista criativo e divertido e, juntos, embarcam para uma aventura na terra dos legumes, frutas e verduras. É neste local, ao lado de personagens como a alface, beterraba, espinafre e a banana, que a menina e todo o público aprendem um pouco mais sobre a origem dos alimentos e sua importância para combater doenças e manter a saúde. Um espetáculo de encher os olhos e os ouvidos de todos os espectadores. O diretor musical, Fernando Zuben, explica que um dos trunfos da peça está justamente nas canções, com melodias elaboradas e ritmadas, que encantam públicos de todas as idades. “E fazer tudo isso ao vivo dá emoção e força diferentes; afinal, é a magia do teatro”, diz.

Serviço
Espetáculo Teatral O Canto das Vitaminas
Data: 11 de outubro de 2014
Horário: 19h
Local: Teatro Eleazar de Carvalho – Assatemec - Rua Cuiabá 61, Bairro Brasil – Itu
Entrada gratuita
Realização: D'color Produções Culturais - Tel. (19) 3256-4500 - www.dcolor.art.br.

No mês das crianças, mistério envolve arte na Fundação Ema Klabin

Foto: divulgação.
Um grande mistério assola a antiga casa de Ema Klabin e, para desvendá-lo, o setor educativo da Fundação Ema Klabin convida crianças, a partir do cinco anos, acompanhadas pelos pais.
Um divertido jogo promete instigar o espírito investigativo. Por meio de uma série de pistas espalhadas pelo acervo, os participantes deverão desvendar um enigma com a ajuda dos educadores e descobrir o final de uma história misteriosa evolvendo as peças da coleção de Ema Klabin.
“É uma maneira divertida de estimular que as crianças frequentem museus e apreciem a arte logo cedo”, lembra Fabiana Vanz, do setor educativo da casa-museu.
Aberta ao público há sete anos, o museu abriga um valioso acervo de mais de 1500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário e peças arqueológicas e decorativas. A casa-museu de 900 m² foi inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam, Alemanha.
Podem participar crianças a partir dos cinco anos, acompanhadas pelos pais. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail educativo@emaklabin.org.br.

Serviço:
Dia das crianças: Jogo educativo Enigma
Data 11/10
Horário: das 14h às 15h30
Idade: A partir dos 5 anos – acompanhado por um adulto
Vagas: 15
Entrada franca
Local: Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43 - Jardim Europa - São Paulo - Fone (11) 3062-5245   
http://emaklabin.org.br/.

Ampliação de Viracopos alavanca crescimento do entorno

Foto: divulgação.
O Aeroporto Internacional de Viracopos é uma importante alavanca para o desenvolvimento dos municípios vizinhos, como Campinas e Indaiatuba. A ampliação do terminal, projetado para se transformar futuramente no maior da América Latina e receber milhões de passageiros, abriu novos horizontes para estas cidades. Em Indaiatuba, por exemplo, estão sendo instaladas novas empresas e negócios, o que levou o município a ampliar seu Distrito Industrial e são oferecidos cursos profissionalizantes e superiores específicos para mão de obra aeroportuária.
Os alunos recém-formados no curso de Agente de Operações e Comissaria da FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) já tiveram seus currículos encaminhados à empresa responsável pelo abastecimento das aeronaves em Viracopos. "Esse é um serviço que vai crescer ainda mais com o início das novas operações de voos internacionais", declara o superintendente da FIEC, João Martini Neto.
A instalação de um dos maiores centros automatizados de distribuição dos Correios também retrata essa nova realidade. Localizado às margens da Rodovia Santos Dumont, o CD empregará aproximadamente 600 pessoas quando entrar em operação. Os Correios optaram por Indaiatuba para abrigar seu CD porque, além da proximidade com o Aeroporto facilitar o envio aéreo de correspondências e encomendas para o Brasil e o mundo, o município oferece alguns incentivos fiscais importantes.
Com 853 companhias de diversos segmentos instaladas em seu Distrito Industrial – 27 delas nos primeiros seis meses desse ano –, a cidade receberá em breve a 12ª fábrica da multinacional alemã Bosch, que já está em construção no Distrito Industrial Euro Parque, ao lado de outras grandes companhias como General Motors (GM) e John Deere. “Temos infraestrutura para atender ao crescimento e estamos nos preparando para os desafios do futuro", declara o secretário de Desenvolvimento, Renato Stochi.

Crescimento de comércio e serviços
O crescimento do Parque Industrial e a ampliação de Viracopos são dois fatores determinantes também para o desenvolvimento de vários outros setores da economia, como comércios, serviços e construção civil. Esse ano, de janeiro a junho, já foram instalados no município 331 novos estabelecimentos comerciais e 796 serviços. No total, são 6.731 empresas prestadoras de serviço e 4.528 comércios. Muitos desses novos empreendedores estão montando negócios que serão impactados com o crescimento do aeroporto, como empresas de logística e transportes.
Na construção civil, as empresas se preparam para suprir o déficit habitacional e hoteleiro e para abrir espaços para instalação de novos comércios e serviços. O Parque Mall, onde já funciona uma unidade do Poupatempo e onde serão implantados outros estabelecimentos importantes, o hotel Royal Palm Tower Indaiatuba e o Class, lançamento da Congesa, são empreendimentos que visam o crescimento da cidade. A localização do Class é favorável para quem precisa acessar a rodovia de carro ou faz uso de vans e ônibus fretados.
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Engenharia, Sandro Coral, a posição estratégica é um importante atrativo para novas empresas, prestadores de serviços e moradores para Indaiatuba. O ortopedista José Fábio Lana é um exemplo de empreendedor que já percebeu o potencial da cidade. Desde o início de março, deixou Campinas e concentrou seu atendimento apenas na nova clínica montada em Indaiatuba. "Tenho vários pacientes que vêm de Campinas, São Paulo, cidades da região e de outros estados. Muitos acham mais fácil a logística para cá, tanto para transporte terrestre quanto aéreo", afirma.
Pela posição privilegiada, excelentes índices de desenvolvimento e qualidade de vida, Indaiatuba continuará crescendo de forma planejada e gerando grandes oportunidades de negócios.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Imagem da semana

Tiago Carvalho | Frame Fotografia
"Só as crianças são felizes, porque sabem o que procuram e são capazes de se encantar com as coisas mais simples e torná-las mais belas."

Saint-Exupéry, em O Pequeno Príncipe.

Gu Siqueira & Offbeat lançam primeiro EP dia 1º no Almanaque

Foto: divulgação - Leonardo Lin.
O Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira 1240, em Barão Geraldo, Campinas) recebe no próximo dia 1º de outubro (quarta-feira) às 21 horas o evento de lançamento do EP de Gu Siqueira & Offbeat.
Imagine uma banda de São Paulo, em 2014, que, além de música eletrônica e rock, também toca ijexá, ritmo celebrado pelo Afoxé Filhos de Gandhi, samba-reggae e axé-music. É essa a proposta de Gu Siqueira & Offbeat, banda que tem ele próprio na voz, violão e guitarra e é integrada por Thiago Liguori (guitarras e samples), Gui Sanita (bateria), Fernando Sagawa (sax e flauta) e Alex Huszar (baixo). Estão juntos desde 2012 e lançam o primeiro EP, que pode ser baixado gratuitamente (www.gusiqueira.com.br). Uma das letras dá a dica: “Eu não vim de lá/ do Rio nem da Bahia/ conheço bem a primeira estação do metrô/ Jamelão só vi na televisão/ Menina do farol aqui vende drops/ Pai xangô gosta de chiclets/ Menino aprende a tocar tambor na escola/ Samba, rock, reggae, beat, nagô”.
Gu Siqueira: “Nossa banda tem as características da cidade, urbana, multi-facetada, plural. Apesar de não termos vivido o universo da música negra da forma mais intensa presente na Bahia e Rio de Janeiro, por exemplo, também nos apropriamos do balanço, do groove dela. Nossas influências são muitas; desde Letierres Leite, Fela Kuti e King Tubby, até Luiz Caldas e Daniela Mercury, construindo algo que conversa com a obra de Itamar Assumpção, Tom Zé e Curumin”.
As canções deste disco foram surgindo e sendo gravadas em estúdios diferentes, o que amplia o conceito de uma sonoridade múltipla. Entre os estúdios, o Ambulante Discos, o Síncopa, Estúdio Mario Porto e Vitrola Digital. A mixagem também foi feita por diferentes técnicos, entre eles Nelson Pintón, Mário Porto e Thiago Liguori, que também assina a produção musical do EP.
As letras, na maioria escritas por Gu, têm várias influências.  A vida passa como o ferro de passar flerta com poesia concreta e haicai. O que você quer escutar traz o ritmo ‘malemolente’ do afoxé e trata de questões do cotidiano de forma lírica. Homem hora e Meu carro e eu, com batidas mais rápidas, apresentam narrativas urbanas bem-humoradas. Nós busca a força da música africana e mistura guitarra distorcida e carnaval.
Em 2013, a música O que você quer escutar ganhou videoclipe produzido pela Cliparia e recebeu o prêmio de Melhor Videoclipe no Festival de Audiovisual de Belém (Pará).
Uma curiosidade: o nome da banda surgiu quando um amigo, assistindo a um ensaio do grupo, durante uma improvisação, comentou: “Que galera offbeat, hein!”Offbeat, na gíria musical, significa uma batida pouco comum, ao mesmo tempo em que faz referência ao uso de instrumentos eletrônicos. Nada mais apropriado.
Gu Siqueira começou a tocar violão e cantar na infância, por influência da família. Nasceu em Perdões (Minas Gerais), mas mudou-se ainda criança para o interior de São Paulo. Morou em São Carlos, onde formou-se pela USP em engenharia mecânica. Ainda no período da universidade montou a primeira banda. Participou de diversos festivais universitários de música e é um dos idealizadores do Bloco do Lulu (em Perdões), que faz um resgate do carnaval de rua. Resolvido a investir na carreira musical, mudou-se para Campinas em 2010, para estudar Canto Popular, na Unicamp. Conheceu os outros integrantes da Offbeat na faculdade.
O telefone do Almanaque é (19) 3249-0014.

GABRIEL inicia 16ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Foto: divulgação.
A GABRIEL ONG iniciou a 16ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos em Indaiatuba no Polo Shopping Indaiatuba, das 10h00 as 21h00 do dia 27 (sábado), levando ao público presente informações sobre como se tornar um doador de órgãos e também incentivando-os a se tornarem doadores de sangue e medula óssea. Toda a fachada do Polo Shopping Indaiatuba ficou iluminada de verde desde o início de setembro. A Família Rotária de Indaiatuba, através do Rotary Clube Indaiatuba, no Projeto “Sangue Cidadão” e Rotaract Clube Indaiatuba, com os alunos do 5º semestre de Publicidade e Propaganda no Ceunsp de Salto, espalhando laços verdes por toda a cidade para chamar a atenção da população sobre o significado do Setembro Verde.
Durante todo o evento, a população também pode usufruir do serviço de aferição de pressão e teste de glicemia, fruto da parceria com a Drogasil e de uma quick massage de 15 minutos feita pelos amigos da Serenidade do Toque, que oferece cursos profissionalizantes e atendimento de massagens por deficientes visuais.
A GABRIEL agradeceu a todos os envolvidos no sucesso da ação: o Polo Shopping Indaiatuba e seus funcionários, por oferecer toda a condição e estrutura para que o evento pudesse acontecer; o Rotary Clube Indaiatuba, parceiro no projeto “Sangue Cidadão” junto com o Laboratório Edna Jaguaribe; os amigos do Rotaract Clube de Indaiatuba, que não mediram esforços para se envolver em todo o evento e fizeram mais de 1.000 lacinhos verdes para serem espalhados pela cidade em parceria com os alunos de Publicidade e Marketing do Ceunsp de Salto; os amigos da Serenidade do Toque, que se deslocaram de São Paulo para abrilhantar a ação oferecendo a massagem feita pelos deficientes visuais; os amigos da Drogasil, que mais uma vez estiveram oferecendo serviços de prevenção em saúde a população; a todos amigos da imprensa escrita, falada e televisiva da cidade, que abriram um generoso espaço em suas mídias para lembrar a toda a população a importância desta causa; aos parceiros Unimed Campinas e Novartis Brasil, sempre presentes nas ações e projetos da ONG e a todos os seus amigos, voluntários e à equipe.

Mostra reúne cartazes históricos no SESI Campinas

Trem Azul, 1981
Música | Último espetáculo musical de Elis Regina 
dirigido por Fernando Faro
As dificuldades do pequeno palco e as colunas existentes 
na plateia exigiram a criação de esculturas com monitores 
na cabeça, uma modernidade que surgiu da precariedade 
do ambiente e acabou tornando o espetáculo mais futurista,
detalhe que o cartaz retrata. No início do ano seguinte, Elis
nos deixou. No final do texto de Fernando Faro que abria 
o espetáculo, a própria Elis dizia: Agora sou uma estrela.  
O SESI-SP leva a Campinas a exposição gratuita Cartazes Icônicos, do artista gráfico Elifas Andreato, conhecido pela criação de capas de discos, cenografias de espetáculos e cartazes de divulgação para artistas como Elis Regina, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Ruy Guerra, Gianfrancesco Guarnieri e Fernando Peixoto. Seus traços, presentes em memoráveis álbuns lançados por grandes artistas, permeiam a história da música popular brasileira entre o fim da década de 1960 e a de 1980.
A mostra, em cartaz no SESI Campinas Amoreiras de 29 de setembro a 25 de outubro, reúne cartazes históricos de eventos culturais, espetáculos teatrais da resistência ao regime militar e campanhas de conscientização social. Após passar por Campinas, a exposição segue para Rio Claro, de 7 de novembro a 7 de dezembro, e tem roteiro previsto para mais 40 municípios paulistas nos próximos cinco anos.
Além da sensibilidade característica de seu traço, Andreato – autor de mais de 700 capas de LPs, CDs e DVDs – é um designer que consegue em seus trabalhos um alto nível de integração visual com as propostas artísticas representadas. Pela forma engajada de expressar sua arte, tornou-se referência em ilustrações para diferentes linguagens, com trabalhos marcantes voltados à música, à literatura, ao teatro e à imprensa.
Nesta seleção organizada especialmente para percorrer as unidades do SESI-SP, destaque para o trabalho produzido em homenagem à cantora Elis Regina, em 1983 e o cartaz do espetáculo A Morte de um Caixeiro Viajante, de 1984, de Arthur Miller.
Outro ponto alto é o pôster da montagem Calabar, de 1980, de Chico Buarque e Ruy Guerra. “O texto foi proibido na primeira tentativa de montagem e, quando liberado, a canção Tatuagem, de Chico Buarque, serviu de inspiração para o desenho. Ao ver o cartaz, o diretor mudou o final da peça”, revela Andreato.
Essa e outras memórias poderão ser conhecidas pelos visitantes da exposição deste artista que criou consagradas capas de discos do país, retratou ícones da MPB, roteirizou, dirigiu e cenografou espetáculos, colecionando prêmios nacionais e internacionais e fez ilustrações para jornais, revistas e livros. Por tudo isso, conheceu muita gente e tem uma boa dose de histórias para contar por meio de sua arte e suas lembranças. 

Mais informações sobre o artista
O paranaense Elifas Andreato, 68 anos, deu início à sua carreira de artista gráfico e jornalista em 1967 como estagiário na Editora Abril. No ano seguinte, assumiu a diretoria de arte do núcleo de publicações femininas, além de ter participado da equipe de criação de inúmeras revistas e coleções, como Placar, Veja e História da Música Popular Brasileira
Nos anos de 1970 fundou órgãos da imprensa alternativa como Opinião, Argumento e Movimento. Nessa época, começou a atuar como programador visual para espetáculos teatrais que fizeram grande sucesso.
Destacou-se também como criador de capas de discos para os nomes mais conhecidos da MPB. Foram cerca de 700 peças, muitas delas antológicas e premiadas. O trabalho de capista continuou durante a década de 1980, com destaque para os LPs Ópera do Malandro e Almanaque e Vida, de Chico Buarque; Arca de Noé 1 e 2 e Um Pouco de Ilusão, de Vinicius de Moraes e Toquinho; Aquarela e Casa de Brinquedo, de Toquinho; Zumbido, Cantando e Chorando, Eu Canto Samba e Bebadosamba, de Paulinho da Viola, entre outras obras de nomes como Clara Nunes, Maria Bethânia, Clementina de Jesus e Rolando Boldrin, só para citar alguns. Entre os Prêmios Sharp de Música e os concedidos pela Associação dos Produtores de Discos, recebeu 24 prêmios pelas capas que criou.
Seu trabalho direcionou-se para a área editorial nos anos de 1990. Andreato foi responsável pelas históricas coleções MPB Compositores e História do Samba, lançadas pela Editora Globo. Sua participação foi decisiva no Projeto Memória, da Fundação Banco do Brasil, para o qual criou grandes exposições itinerantes sobre figuras como Monteiro Lobato, Rui Barbosa e Juscelino Kubitschek.    
Ao longo de sua trajetória, Andreato promoveu dezenas de mostras de sua obra nas principais cidades brasileiras. Atualmente é diretor editorial do Almanaque Brasil, publicação mensal que circula nos voos da companhia aérea TAM e responsável pelo programa televisivo de mesmo nome, exibido na TV Brasil e na TV Cultura.    
Em 2011, pelo conjunto de sua obra, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog, concedido a pessoas que se destacam na defesa de valores éticos e democráticos e na luta pelos direitos humanos.

Serviço
Exposição Cartazes Icônicos
Local: foyer do Teatro do SESI Campinas Amoreiras (Av. das Amoreiras 450, Parque Itália)
Período expositivo: de 29 de setembro a 25 de outubro - de terça a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, das 14h às 19h (exceto feriados)
Classificação indicativa: livre
Informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita.

Conheça os ambientes eleitos pelo público na Campinas Decor 2014

O encantador Terraço da Contemplação, da designer de interiores Caroline
Sautchuk
: pena que a foto não inclui a vista. Foto: divulgação.
O Home Cinema, na categoria arquitetura e decoração e a Piscina e Paisagismo, na categoria paisagismo, foram os ambientes que mais agradaram ao público durante a Campinas Decor 2014, realizada de 25 de abril a 15 de junho em um imponente casarão inspirado no filme E o Vento Levou..., localizado no Jardim das Paineiras. Os resultados foram divulgados oficialmente na quinta-feira, 25 de setembro, pela organização da mostra.
Os dois espaços lideram a lista de ambientes mais votados pelos visitantes da 19ª edição da mostra por meio de cupons que traziam a pergunta Qual o ambiente que você mais gostou?, nas duas categorias citadas. No total, foram computados os cinco mais votados entre os ambientes de arquitetura e decoração e os dois campeões na categoria paisagismo.
Na categoria arquitetura/decoração, que teve como campeão o Home Cinema, assinado pela arquiteta e urbanista Roseana Monteiro e pela designer de interiores Vani Mazoni, a segunda colocação ficou para o ambiente Espaço Gourmet, da designer de interiores Andrea Barroso.
O Loft EC, assinado pela arquiteta Elaine Carvalho, ficou em terceiro lugar, seguido pelo Terraço da Contemplação, projeto da designer de interiores Caroline Sautchuk. A quinta colocação é do ambiente Sala de Banho do Casal, da arquiteta e designer de interiores Roberta Kassouf.
Entre os ambientes de paisagismo, dos quais a Piscina e Paisagismo, assinada pela arquiteta e paisagista Sabine Morel foi o mais votado, o segundo lugar ficou para a Praça, espaço executado pela arquiteta e designer de interiores Debora Leonardi e pela paisagista Zucca Leonardi.

Reforma do Ginásio Municipal de Esportes deve ser concluída em outubro

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI.
A reforma do Ginásio Municipal de Esportes está chegando ao final. A empresa responsável pela obra trabalha para finalizar a pintura e os últimos detalhes do acabamento para a entrega do prédio, que está prevista para outubro. Os trabalhos foram iniciados em abril, com investimentos de R$2,4 milhões e prazo contratual de oito meses para a conclusão.
A reforma incluiu a ampliação das salas de ginástica e musculação e adequações na parte administrativa da Secretaria de Esportes. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, que é responsável pela fiscalização da obra, a área da sala de ginástica passou de 266,89 para 351,73 metros quadrados. Já a sala de musculação, que tinha área de 33,51 metros quadrados, ficou com 52,22 metros quadrados, o que possibilitou oferecer mais equipamentos aos alunos.
O secretário de Engenharia, Sandro de Almeida Lopes Coral, informou que paralelamente aos trabalhos internos, na parte externa do Ginásio foram feitos reparos para resolver os problemas de impermeabilização das lajes, a quadra ganhou nova cobertura, foi instalada uma caixa d’água nova e foram realizados serviços de pintura tanto na parte interna como na externa. “Também foram realizadas revisões gerais na parte elétrica e manutenção hidráulica de todo o prédio”, conclui Coral.

Creche Bento Quirino encerra comemorações do centenário com jantar no L'Alouette

Para encerrar o ano de seu centenário em grande estilo, a Creche Bento Quirino – Formação Socioeducacional, de Campinas, promove jantar no dia 23 de outubro, a partir das 19 horas, no restaurante L’Alouette. O evento, para 100 convidados, terá caráter comemorativo e benemerente, com renda destinada à instituição. A Creche Bento Quirino atende a 500 crianças com idade entre 2 e 14 anos e suas famílias, com o objetivo de minimizar as situações de vulnerabilidade e risco social às quais estão submetidas. Informações pelo telefone (19) 3231-2831.

Seprev comemora o Outubro Rosa

Foto: divulgação.
O Seprev, serviço de previdência e assistência social dos funcionários públicos municipais de Indaiatuba, participa novamente do Outubro Rosa, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce, já que quanto mais cedo diagnosticada a doença, que é a que vitima o maior número de mulheres no mundo, maiores são as chances de cura.
Entre as ações programadas pela autarquia para todos os segurados no decorrer do mês, haverá uma palestra com o tema Como Chegar bem aos 115 anos, que será realizada no dia 23 de outubro, às 15h, no auditório da Prefeitura, com o médico Alberto Silva, que ministra palestras com foco no relacionamento interpessoal e na qualidade de vida. A atividade contará ainda com a participação do médico especialista em ginecologia e obstetrícia Marcos Fernando de Oliveira Freitas.
Outra novidade é o Mama Móvel, caminhão equipado para a realização de mamografia que será instalado ao lado do Seprev e do Museu Ferroviário entre os dias 27 e 31 de outubro, das 8h às 18h. Para utilizar o serviço, é necessário agendamento prévio pelo e-mail valeria@seprev.com.br ou pelo telefone (19) 3825-4600, no ramal 4628.
Durante o mês de outubro, as seguradas também podem optar por realizar a mamografia pela rede credenciada e terão isenção de coparticipação. Para isso, é necessário ter entre 40 e 69 anos e não ter realizado o exame nos últimos 12 meses.
O Seprev, que este ano receberá novamente uma iluminação em cor de rosa, também enviará, durante todo o mês, mala direta para o público-alvo, dos 40 aos 69 anos, que não realiza mamografia há mais de um ano para alertar sobre a consulta e o exame.
O movimento denominado Outubro Rosa se iniciou em 1997 nos Estados Unidos e alcançou diversos países ao redor do planeta, motivando diversos povos na luta contra a doença, que, em função da gravidade, precisa ser abordada durante todo o ano. Anualmente são registrados no Brasil cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama, com aproximadamente 10 mil mortes. A principal causa dessas mortes é o diagnóstico tardio; assim, é de suma importância consultar regularmente o ginecologista e realizar todos os exames complementares conforme critério médico. Mais informações sobre o tema podem ser obtidas nos sites www.sbmastologia.com.br/index/index.php/entendendo e www.euamomeuspeitos.com.br.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pró-Memória recebe inscrições para oficinas de policromia e pintura em tela

Adicionar legenda
A Fundação Pró-Memória continua recebendo as inscrições para as oficinas de Policromia e Pintura em Tela. Os interessados podem preencher as fichas de inscrição no site da fundação, no Museu Casarão Pau Preto, localizado na Rua Pedro Gonçalves 477, no Jardim Pau Preto, ou pelo telefone 3875-8383. A atividade faz parte da 8ª Primavera de Museus e será ministrada pelos artistas da AMAP (Associação Marianense de Artistas Plásticos), Edney do Carmo e Geraldino Silva.
A 8ª Primavera de Museus em Indaiatuba teve início no último sábado (20) com a palestra do professor da USP e Diretor Técnico do Museu Paulista (Antigo Museu do Ipiranga) Dr. Paulo César Garcez Marins (na foto). A palestra tratou sobre as várias identidades possíveis de um povo ou uma cidade e a necessidade de sua relação com espaços públicos da memória, como Museus, Arquivos e Patrimônios Edificados.  

Indaiatuba na Primavera de Museus
Além da palestra de abertura, o Museu Municipal Casarão Pau Preto, custodiado pela Fundação Pró-Memória, participará nesta oitava edição da Primavera dos Museus com atividades ao longo de toda semana.

Programação
Dias 27 e 28/09: Oficinas de Policromia e Pintura em Tela – 9h às 12h e das 14h às 17h (vagas limitadas) – Local: Casarão Pau Preto.

Dia 27/09: Aula da Escola do Patrimônio – Gestão de Conservação Preventiva de Acervos Móveis, Objetos Históricos e Artísticos – Profª Rosaelena Scarpeline.


Veja a programação completa da 8ª Primavera de Museus através do link http://www.museus.gov.br/guia-de-programacao-da-8a-primavera-dos-museus-ja-esta-disponivel/

Congresso de Comunicação discute impacto da tecnologia no comportamento contemporâneo

Foto: www.freeimages.com.
A Faculdade de Comunicação, Artes e Design (FCAD) do Ceunsp promove entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro a terceira edição do Congresso de Comunicação da FCAD, tendo como tema principal Parabolicamará: O impacto da tecnologia no comportamento contemporâneo.
A coordenadora e professora Adriana Donadon, responsável pela organização do evento, informa que o objetivo principal do Congresso é proporcionar aos estudantes da FCAD, convidados e comunidade em geral a troca de informações através de debates, palestras e workshops.
O tema desta edição remete à música do cantor Gilberto Gil. Ainda que criada anos atrás, as estrofes do artista falam sobre um tema cada vez mais atual, as mudanças provocadas pela comunicação no nosso cotidiano, alterando a percepção das distâncias e do próprio tempo.
O Congresso trará ainda palestras com temas mais técnicos, como Fotografia e Impressão Fine Art, técnicas de apresentação de projetos e trilha sonora publicitaria, entre muitos outros, com o propósito de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, permitindo que compartilhem suas experiências acadêmicas e conecte-os com profissionais de diversas áreas.
Entre os participantes, estarão presentes o diretor colombiano Sebastian Wiedemann, que fará uma palestra sobre Cinema experimental na América Latina e Tiago Ornellas, fotógrafo com mais de 20 anos de experiência e que atua principalmente na produção de editoriais, catálogos de moda e publicidade.

O 3º Congresso de Comunicação da FCAD acontece no campus V do Ceunsp, em Salto e é aberto a todos os interessados. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site www.congressofcad.com.br.

Retrato na pintura Veneziana é tema de palestra na Fundação Ema Klabin

Adicionar legenda
A Fundação Ema Klabin, em parceria com o Departamento de história da Arte da Unifesp, realiza palestras mensais sobre história da arte, abertas ao público em geral.   No dia 27 de setembro, sábado, das 10h às 12h, o historiador Cássio Fernandes  ministrará a palestra  O retrato na pintura veneziana do Renascimento.
Cássio Fernandes, doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de pesquisa na Scuola Normale Superiore di Pisa ( Itália), é professor adjunto do Departamento de História da Arte da Unifesp, onde atua na área de História e Historiografia da Arte e da Cultura no Renascimento. Professor convidado no Mestrado (Master) em História da Arte, no Kunsthistor ischesInstitut (Instituto de História da Arte) da Universidade de Zurique (Suíça), em 2012. É organizador e tradutor para o português do livro O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento, de Jacob Burckhardt (Editora da Unicamp e Editora da Unifesp, 2012).

Serviço:
Palestra O retrato na pintura Veneziana do renascimento
Palestrante: Cássio Fernandes
Data: 27/09/2014
Horário: 10h às 12h
Vagas: 30 vagas
Entrada: franca
Inscrições pelo e-mail: cursos@emaklabin.org.br ou pelo telefone (11) 3062-5245
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo

Outubro Literário leva prosa e poesia às praças, centros culturais e até ônibus da cidade

O contador de histórias Zé Bocca é atração no festival dia 4 com Histórias do 
Meu Avô. Foto: divulgação.
A Secretaria Municipal de Cultura promove a partir do próximo dia 3 nova edição do festival Outubro Literário, iniciativa que celebra a literatura e tem como objetivo estimular o interesse de crianças e adultos pelo universo da leitura e da escrita. Este ano moradores e visitantes poderão conferir uma série de novidades, incluindo escritores praticando seu ofício ao vivo em plena praça pública, performances poéticas dentro de ônibus da cidade, intervenções artísticas com trechos de obras de William Shakespeare em locais públicos e palestras com convidados especiais, além de ações já tradicionais, como a Feira de Troca de Livros e o sarau Todas Palavras. Confira a programação completa no link http://www.indaiatuba.sp.gov.br/comunicacao/imprensa/noticias/21469/ e prestigie os eventos com a família e os amigos. A entrada é franca. Informações: (19) 3894-1867.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Orquestra de Indaiatuba realiza apresentação gratuita na câmara sábado

Foto: Arquivo Adriana Panzini – SCS/PMI.
A Orquestra de Indaiatuba realiza no próximo sábado (27), às 20h, na Câmara Municipal (Rua Humaitá, 1167 – Centro), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, um espetáculo com entrada gratuita. O repertório trará obras de Vivaldi, Elgar, Frederico II e Ernesto Nazareth, sob a regência do maestro Paulo de Paulo. O público poderá conferir ainda a performance do solista convidado Lucas Lira na flauta piccolo. Informações: (19) 3894-1867.

Sobre a Orquestra de Indaiatuba
A Orquestra de Indaiatuba foi criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura. Desde seu surgimento, tem possibilitado a muitos jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente é formada por 16 instrumentistas que são dirigidos pelo maestro Paulo de Paula.