Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Faculdades do Ceunsp discutem cibercrimes

stock.xchng
Analisar questões que envolvem as fraudes e violações de segurança em computadores pelas óticas da Comunicação, do Direito, da Informática e da Filosofia. Essa é a proposta da Mesa de Discussão sobre Cibercrime, que acontece na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 19h, no Teatro Escola “Professor Rubens Anganuzzi Filho", no campus V do Ceunsp, em Salto. Alunos e professores das faculdades de Direito, Informática e Comunicação, Artes e Design participam do encontro que, segundo os organizadores, será um momento de construção do conhecimento, já que  a partir dele será produzido um artigo científico.
Participam da Mesa a coordenadora da Faculdade de Informática, em Itu, Adriana Morais, a coordenadora do curso de Jornalismo, Roberta Steganha e o coordenador do curso de Direito, Laércio da Costa Veloso, entre outros professores das faculdades envolvidas. Como convidados, estarão presentes as advogadas Cristiane Nogueira e Jaqueline de Paula, o professor e engenheiro José Roberto Rebello, responsável técnico pela operação do Ittran (Instituto Tecnológico de Transporte) junto ao Inmetro/Denatran e o mestre em Comunicação e Cultura Christian Felipe Marques da Silva.
Entre os temas a serem debatidos estão questões que envolvem o cyberbullying, pedofilia e sexting, estelionato e chantagem, uso e compartilhamento de músicas, textos, vídeos, fotos e programas, vítimas do Facebook e de dispositivos móveis, spam, compras online, software livre, pirataria e vírus, entre outros. “Tratam-se de problemáticas recentes, mas que já fazem parte do nosso cotidiano e que demandam um olhar crítico e aprofundado por diferentes ângulos. Por isso buscamos a visão técnica da área de Informática, as questões legais abordadas pelo Direito, a Comunicação por ser uma das grandes utilizadoras da Internet e das facilidades do mundo virtual e também uma reflexão humanística, através da Filosofia”, explica a professora Adriana Morais.

Nenhum comentário: