Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

"O Último Sarau" na 31ª Campanha de Popularização do Teatro de Campinas

Foto: Danilo Batista. 
O grupo Os Geraldos, de Campinas, apresenta o espetáculo O Último Sarau – uma peça de corpo presente na quarta-feira (3) às 21 h no Teatro Castro Mendes, como parte da programação da 31ª Campanha de Popularização de Teatro de Campinas. A comédia dramática, com direção de Roberto Mallet, reúne um grupo de artistas para realizar um sarau em homenagem a um artista falecido, deixando que se revelem, entre poemas e canções, as relações entre esses personagens.

O espetáculo evoca a memória de uma realidade cultural distinta da de grandes centros. A obra é marcada por uma produção artística menos sujeita a interferências estilísticas e transformações vanguardistas, refletindo, com mais ingenuidade e menos rebuscamento, as particularidades dessas comunidades, das quais é emblemático o sarau lítero-musical. “É um espetáculo com muita música e poesia, que nos traz de volta referências artísticas que, embora esquecidas, compõem nossa tradição cultural”, afirma Douglas Novais, ator e coordenador do grupo.

Compõem o elenco, além de Novais, Carolina Martins Delduque, Julia Cavalcanti Santos, Lucas Gonzaga, Maíra Coutinho Herissé, Marina Milito e Paula Mathenhauer Guerreiro. Roberto Mallet é quem assina a direção, a terceira dentro do repertório do grupo, que conta com essa parceria também em Números (2007) e no Números de Circo – um espetáculo para crianças (2011). Mallet é professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi professor da Universidade Regional de Blumenau (SC) e do Curso Livre de Formação de Atores do Teatro da Universidade Católica de São Paulo (TUCA). Atualmente é diretor e ator do Grupo Tempo, fundado em 1992, cuja poética é indissociável da sua pesquisa pedagógica e acadêmica.

Processo de criação
Durante o processo de criação, foram levadas à sala de trabalho obras da tradição poética ocidental – dentre as quais a de Camões, Cecília Meireles, Drummond, Olavo Bilac, Raimundo Correia, Bocage, Castro Alves, Manuel Bandeira e Mário Quintana –, cenas de textos dramáticos marcantes da história do teatro – de Nelson Rodrigues, Shakespeare, Anton Tchekhov, Aristófanes, Eurípedes –, da literatura – de Guimarães Rosa, Gustavo Corção e Leon Bloy – e do nosso legado musical brasileiro – de Angelino de Oliveira, Pena Branca, Carlos Galhardo e Nara Leão, entre outros. Embora nem todas essas referências estejam diretamente na cena, não deixam de compor a encenação, à medida que – tendo sido lembradas durante o processo – deixam sua marca na atmosfera do espetáculo.

Histórico
Os Geraldos já passaram por mais de 40 cidades em apresentações que percorreram nove estados brasileiros, além da participação e premiação em festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru, atingindo mais de 14 mil pessoas.

O primeiro trabalho do grupo foi o espetáculo Números (2007), criação dramatúrgica coletiva de esquetes com inspiração clownesca e direção de Roberto Mallet. Desde então, encanta e emociona os públicos que o recebem, tendo conquistado vários prêmios, como o de melhor espetáculo, no Festival de Teatro da Região Metropolitana de Campinas (2008), que foi o primeiro de que participou, e os de melhor espetáculo, melhor conjunto de atores e melhor figurino no 24º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), em 2011. Valendo-se de uma potência evidente do espetáculo, o grupo criou o Números para Crianças (2011), uma adaptação próxima à versão original que parte da atmosfera lúdica que lhe é característica para atingir diretamente o público infantil.

Em 2009, estreou seu segundo espetáculo: Hay Amor!, com direção coletiva, que trata da necessidade humana de não estar só, em uma criação dramatúrgica coletiva sobre a relação amorosa do homem que, por conviver com a instantaneidade do mundo virtual, vê-se imerso em um universo de laços a curto prazo e relacionamentos a distância. O espetáculo já conquistou, além da aclamação do público, importantes prêmios, como no 14º Festival International Du Théâtre Universitaire d’Agadir (Marrocos), em que recebeu o prêmio especial do júri e o prêmio máximo do festival, e no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (PR), que lhe rendeu seis prêmios, incluindo Melhor Texto Original e Melhor Espetáculo.

Em 2015, estreou seu quarto espetáculo: O Drama e outros contos de Anton Tchekhov; dessa vez, quem assina a direção é o ator do Théâtre de Soleil Arman Saribekyan. O espetáculo é constituído por quatro contos de Tchekhov – O Drama, O Criminoso, A Pamonha e A Corista –,cujas situações ambíguas revelam, em seus personagens, faces escondidas de nós mesmos.
O grupo também se dedica ao ensino teatral, realizando em sua sede em Campinas, desde 2015, o Curso de Formação Teatral, voltado a jovens e adultos, com uma proposta de formação do ator diferenciada: é o único que oferece a formação para um ator-gestor, capaz de atingir qualidade na criação poética, mas também de produzir e gerir projetos com sustentabilidade financeira viável e articulação com a sociedade.

Serviço
Espetáculo O Último Sarau – uma peça de corpo presente, na 31ª Campanha de Popularização do Teatro
Dia: 3 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 21 horas
Local: Teatro Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial
Entrada: R$15,00 – ingresso à venda na bilheteria do Teatro de terça a domingo, das 16 h às 21 h
Classificação: livre
Sinopse: A morte do diretor artístico do Grupo Arte & Vida, que por trinta anos promoveu saraus, peças e eventos culturais em uma pequena cidade, é ocasião para um último sarau com a sua presença. Poemas, canções e cenas que fizeram parte da história do grupo são apresentados em uma despedida alegre que, ao evocar memórias e afetos, conduz a uma reflexão sobre a vida, o amor e a arte.
Mais informações: comunicacaoosgeraldos@gmail.com / (19) 3327-1605.

Nenhum comentário: