Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Rogério Botter Maio Noneto, Lupa Santiago e Jazz Combo de Tatuí se apresentam em Campinas

O Movimento Grandes Bandas Grandes, que desde o início deste ano apresenta um time de craques instrumentistas na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, em Campinas, traz em agosto a estreia de Rogério Botter Maio Noneto e o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, que terá como convidado o guitarrista Lupa Santiago.  Trata-se de uma edição especial dedicada ao jazz combo, que se difere da big band por ter um formato menor e remeter aos tradicionais conjuntos de música de câmara.
Na busca por novas combinações sonoras e inspirado na formação do lendário disco Birth of the Cool (Miles Davis com Gil Evans Nonet), o contrabaixista Rogério Botter Maio faz a estreia do seu noneto, com releituras de composições de seus cinco CDs.
Nessa inusitada formação, suas composições, ora ritmicamente surpreendentes, ora intimistas, convidam o ouvinte a embarcar nesta viagem musical que é ao mesmo tempo sonora e reverberante.
Esta força rítmica de apelo brasileiríssimo inerente ao seu repertório (com frevo, baião, choro, samba) é a marca registrada da sua obra desse compositor e faz com que sua música cause impacto em shows na Europa, EUA e também Indonésia, onde já atuou em outras formações. O grupo é formado por sax alto (e flauta), sax barítono (e flauta), trompete, trombone, trompa, tuba, piano, baixo acústico e bateria.
Criada em 1992, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí reúne alunos e professores em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas e, ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos, que destacam de maneira marcante a cultura dos ritmos brasileiros. Fruto do trabalho marcado por propostas harmônicas e melódicas bastante arrojadas foi o primeiro CD do grupo, Rumo Norte, lançado em 1998, com obras de Paulo Flores. Com essas obras, o grupo recebeu diversos prêmios e tocou em grandes projetos de música instrumental. Com a peça Espírito da Coisa, foi premiada no Festival de Jazz Latino de Havana, em Cuba, em 2004, interpretada pelo legendário agrupamento de jazz latino Irakerê, de Chucho Valdez.
O convidado do grupo, o guitarrista Lupa Santiago, mestre pelo Boston Conservatory e Berklee College Of Music, tem onze CDs gravados, sendo Images, de 2001, indicado ao Grammy Latino. Atualmente, é coordenador pedagógico e vice-diretor da Faculdade e Conservatório Souza Lima (SP) e ministra workshops no Brasil, Estados Unidos e Europa. O guitarrista já se apresentou e gravou com artistas internacionais de jazz no Brasil e em turnês na Europa, América do Sul e Estados Unidos. A parceria entre o grupo do conservatório de Tatuí e o Guitarrista resultou na gravação de um disco que conta com composições de Lupa Santiago e arranjos do coordenador e diretor do grupo Paulo Flores – o resultado dessa parceria será apresentado neste show.

Serviço
Movimento Grandes Bandas Grandes - Edição especial dedicada a Jazz Combos
Lupa Santiago e Jazz Combo de Tatuí
Rogério Botter Maio Noneto
Onde: Concha Acústica da Lagoa do Taquaral - Campinas
Quando: 17/8
Horário: 16h
Entrada gratuita
Idealização: Tiago Gomes e Caco Píccoli
Produção: Tiago Gomes e Clavedefá Produções
Curadoria: Tiago Gomes
Realização: Prefeitura Municipal de Campinas - Secretaria de Cultura - Almanaque Café – Conservatório Dramático e Musical de Tatuí.

Nenhum comentário: