Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 6 de maio de 2014

Desenvolvimento promove palestra sobre Projeto Peiex junto com a Fundação Vanzolini

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento promove no dia 22 de maio a partir das 8h30 no Auditório da Prefeitura a palestra de apresentação do Projeto Peiex (Projeto Extensão Industrial Exportadora da ApexBrasil) com o objetivo de incentivar o pequeno e médio empreendedor a pratica da exportação.
Os principais assuntos tratados serão: como participar do projeto, quais as etapas, como funciona e resultados. O projeto busca melhorar a competitividade das empresas por meio de capacitações. Podem participar indústrias de qualquer porte ou prestadoras de serviço, com produtos potenciais exportadores ou a população em geral que queira mais conhecimento na área (não é necessário querer exportar). Para participar basta realizar a inscrição pelo e-mail desenvolvimento@indaiatuba.sp.gov.br.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, a expectativa é da participação de aproximadamente 200 empresas. A ideia é que um percentual dos participantes se interesse e faça a adesão ao projeto.
O Projeto Peiex tem por objetivo incrementar a competitividade da empresa e prepará-la para o mercado externo. Trata-se de um projeto gratuito, financiado pela ApexBrasil e no Estado de São Paulo operado pela Fundação Vanzolini. Este projeto é realizado em 13 estados e no Distrito Federal; são 33 Núcleos Operacionais, sendo que os Núcleos do Estado de São Paulo são Grande São Paulo, Grande Ribeirão Preto e Grande Campinas.
A ApexBrasil realiza convênios com instituições de ensino ou institutos de pesquisa tecnológica para executar este projeto – aqui no caso a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, ligada à Engenharia de Produção da USP.
O projeto é dividido em três fases, sendo uma primeira de apresentação/explicação; a segunda é a fase de diagnóstico e a terceira, priorização e implantação de melhorias priorizadas. As áreas de avaliação das empresas são: Administração Estratégica, Capital Humano, Finanças e Custos, Vendas e Marketing, Produto e Manufatura e eventualmente, quando existe, a área de Comercio Exterior. Todo o trabalho é realizado por profissional com nível superior (na maioria dos casos, pós graduação), experiência empresarial e em consultoria. A metodologia utilizada foi preparada e é constantemente atualizada pela equipe do Peiex da Apex Brasil.

Nenhum comentário: