Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

Prefeitura lança programa Viver

O prefeito com o ator Marcos Frota, deputado Rogério 
Nogueira o empresário Baldomero Barbará Neto.
Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI
O prefeito Reinaldo Nogueira lançou na noite de quarta-feira (dia 19) no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) o Programa Viver (Valorizando o Indivíduo e a Vida em Recuperação). O objetivo da ação é prevenir e combater o uso de drogas no município, sendo que a prevenção e o risco vão receber os maiores esforços. O ator Marcos Frota, que é o garoto-propaganda da campanha, participou do lançamento junto com as demais autoridades municipais.
Após a apresentação do vídeo institucional do Programa Viver, compuseram a mesa o prefeito de Indaiatuba; o vice-prefeito, Dr. Antônio Carlos Pinheiro; o presidente da Câmara dos vereadores, Luiz Aberto Pereira ‘Cebolinha’; o deputado Estadual Rogério Nogueira; o secretário de Desenvolvimento e coordenador do Programa Viver, Renato Stochi; o ator Marcos Frota e o colaborador da Administração Municipal, Baldomero Barbará Neto.
Em continuidade ao evento, Baldomero Barbará Neto ressaltou as vertentes dos problemas causados pelas drogas. “A excelência do projeto nos dá a convicção que estamos no caminho correto. A droga não é só questão pública e sim de toda sociedade. O problema esta também nas cidades do interior e são interligadas com o crime. Acredito no projeto e na estrutura das ações da Prefeitura, o prefeito Reinaldo é o idealizador e está na frente do seu tempo com uma sociedade organizada que irá atender a luta contra a droga”, relata Barbará.
O ator Marcos Frota falou sobre o envolvimento com o Programa Viver: “É um prazer estar aqui nessa noite histórica. Quando comecei a falar o texto do vídeo, senti na equipe que estava no estúdio um respeito e todos fizeram o trabalho juntos, senti um verdadeiro acolhimento, uma equipe muito profissional e o resultado de um estudo foi brotando em mim; nessa hora não importa mais a aparência, mas o que você realmente sente em relação ao assunto. Emocionei-me, pois o recado da campanha está entregue. O símbolo da campanha deve ser a humildade, a sociedade brasileira questiona o poder público de todas as formas e temos que falar menos e fazer mais. Estamos sedentos por pessoas humildes que sabem que a política existe para servir ao outro. Hoje precisamos preparar a juventude para ocupar um espaço e conduzir o país esse é o dever de todos nós. A campanha desperta a cidadania e é capaz de iluminar outras ações, assim Indaiatuba será referência nacional no combate às drogas”, detalha Frota.

Programa Viver
O programa multidisciplinar organiza as iniciativas existentes na comunidade e as ações deixam de ser isoladas. Para essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.
Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.
O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.
A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário