Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Pró-Memória lança nova fase do projeto Mais Leitura

http://www.sxc.hu/
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba lança a nova fase do projeto Mais Leitura, agora voltado à Educação Patrimonial, que é um processo educativo com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância do patrimônio material e imaterial para construção da cidadania. Segundo o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, essa troca de conhecimentos entre o indivíduo e a sua sociedade é importante para a comunidade entender que todos são sujeitos históricos. “Assim todos podem contribuir para construir uma sociedade mais justa”, comenta.
Os livros disponibilizados no Projeto Mais Leitura possuem informações que poderão reavivar a memória dos que viveram a época e também informar os mais novos sobre aspectos históricos que contribuíram para transformar a Indaiatuba que conhecemos hoje. Os leitores podem observar as várias formas de se contar a História, seja através da escrita e/ou das imagens. “A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba convida todos a participarem deste projeto e é relevante salientar a necessidade de ler e entregar os livros, exercendo a solidariedade do compartilhamento do conhecimento. Assim outros terão a oportunidade de conhecer mais sobre a História de Indaiatuba e seus personagens”, acredita.
O projeto será ampliado, a partir do ano letivo de 2014, para as escolas do ensino fundamental e médio, com o projeto A Biblioteca vai à escola.
O projeto Mais Leitura nasceu em 2010 com o objetivo de incentivar a leitura. O projeto é baseado no princípio do ‘livro livre’, que permite que qualquer pessoa leve um livro emprestado sem que haja necessidade de efetuar nenhum cadastro e devolva em algum espaço público onde estão afixados estandes do projeto.
Os sete títulos que estão à disposição nos pontos de distribuição possuem pontos comuns: todos são produzidos pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, são escritos por cronistas e historiadores e relatam particularidades da história indaiatubana. Confira os títulos disponíveis:

1.    O Crime do Poço – Uma Tragédia Indaiatubana. Autora: Eliana Belo Silva.
2.    Reminiscências de Indaiatuba. Autor: Antônio Zoppi.
3.    O Ofício de Compartilhar Histórias. Autora: Ana Lígia Scachetti.
4.    Cronologia Indaiatubana. Autor: Nilson Cardoso de Carvalho.
5.    A Paróquia de Nossa Senhora da Candelária de Indaiatuba - 1832–2000. Autor: Nilson Cardoso de Carvalho.
6.    Um Olhar sobre Indaiatuba. Vários Autores.
7.    Um Olhar Infantil sobre Indaiatuba. Vários Autores.

Pontos do Projeto Mais Leitura:
1.    Shopping Ponto Azul - Rua Ademar de Barros 2 - Centro
2.    Terminal Rodoviário - Praça Rotary (Av. Presidente Vargas)
3.    Prefeitura - Av. Engº Fábio Barnabé 2800
4.    Posto de Saúde IX - Rua São Carlos 585
5.    Pronto Socorro HAOC - Avenida 9 de Dezembro
6.    Hospital Dia - Av. Visconde de Indaiatuba 199.
Informações: Biblioteca Pública Rui Barbosa - Rua Osvaldo Cruz 1015, Cidade Nova, telefone 3834-6319.

Nenhum comentário: