Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Oficina resgata brinquedos populares da cultura infantil

Reprodução
A oficina gratuita Inventor de Sonhos: Brinquedos e Brincadeiras, ministrada pela artista Natasha Faria, é um dos destaques da programação do festival Agosto das Artes, que a Secretaria Municipal de Cultura vem promovendo ao longo de todo mês. Ao longo desta semana, em três encontros, os participantes se dedicam a confeccionar brinquedos populares presentes na cultura infantil, muitas vezes esquecidos devido em função das dificuldades de acesso aos bens culturais oriundos dos mestres das tradições populares. As aulas acontecem até dia 30 na EMEB “Profª Maria José Ambiel Marachini" e incluem os alunos dos projetos Artesanato e Brincantes da escola.
Natasha Faria, nascida em São Paulo, trabalha em seu ateliê  há 13 anos, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, onde cria suas obras exclusivas, através da pesquisa da artista com a  técnica  milenar do papel machê, associada a outras diversas, como reciclagem de outros materiais e pinturas em tela. Seu universo artístico compõe um  rico cenário de bonecos, esculturas, objetos e pintura em tela, que leva o espectador a mergulhar em um universo lúdico, alegre, colorido e principalmente, ao retorno de nossas raízes culturais brasileiras. Natasha acredita que seu trabalho de divulgação do papel machê e suas possibilidades de transformação através da reciclagem fazem da arte um instrumento transformador em potencial, traduzindo realidades e colorindo a memória do povo. Transformar, criar, percorrer um caminho novo, descobrir que o velho vira novo,  acreditar no improvável. Aquilo que parecia inútil, antes descartável, submetido a lixo, se transforma nas mãos que reciclam”, destaca. “Sobretudo é preciso reciclar o nosso olhar e nas mãos concretizar este imaginário, transformar em poesia, encantar os olhos dos novos e velhos meninos. Esta é minha arte, impulsionada por um enorme desejo por transformação”, completa. Suas obras circulam por vários países e são acervos de vários colecionadores particulares.
O festival Agosto das Artes, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, celebra a arte em todas as suas expressões e oferece uma série de atividades gratuitas à população e aos visitantes durante todo o mês, incluindo na edição 2013 nove oficinas, exposições, intervenções, cinema e teatro.

Nenhum comentário: