Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Projeto Ecobike completa primeiro aniversário

Sirlene Virgílio Bueno - SCS/PMI
O Projeto Ecobike completou um ano de funcionamento, na última quarta-feira (dia 17), com o registro de 25527 empréstimos de bicicletas e 10299 cadastros de usuários – os números se referem às três estações instaladas na cidade, sendo uma em frente à Prefeitura, outra em frente à sede da Guarda Municipal e a terceira na praça D. Pedro II. A Prefeitura deve inaugurar em agosto a quarta estação na Praça Renato Villanova, popularmente conhecida como Praça do Cato.
O projeto disponibiliza gratuitamente 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET. A novidade é que já está em fase de testes uma bicicleta com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças e também está em estudo a aquisição de algumas bicicletas duplas para disponibilizar à população cadastrada.
Este ano foi lançado o projeto Ecobike Educa, com o objetivo de oferecer a estudantes a partir do 4º ano uma atividade extracurricular voltada à educação ambiental e de trânsito, por meio de um passeio pela ciclovia do Parque Ecológico. No trajeto são desenvolvidas atividades voltadas aos temas.
O lançamento aconteceu na Semana do Meio Ambiente, quando o projeto reuniu mais de 800 estudantes das redes Municipal e Estadual que passearam pelo Parque Ecológico utilizando as bicicletas ecológicas, entre os dias 3 e 7 de junho.
O Projeto Ecobike Educa é voltado a todas as escolas, sejam municipais, estaduais ou particulares. Para participar, basta ligar na Secretaria de Urbanismo e agendar uma data. O telefone é 3801-8833.

Cadastro
Os usuários do projeto devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade. Para utilizar as bicicletas, os interessados podem fazer o cadastro pelo link disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – ou diretamente nas estações, onde também deve ser validado o cadastro mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.
O horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda à sexta-feira e das 8h às 12h e das 14h às 18h aos sábados, domingos e feriados.
Para a implantação do projeto, a Prefeitura contou com a parceria da Fundação Toyota, da Corpus Saneamento e Obras, da Compartibike e da Muzzicycles. A Prefeitura é responsável pela manutenção das bicicletas e também pela administração do projeto.

Nenhum comentário: