| Sirlene Virgílio Bueno - SCS/PMI |
O Projeto Ecobike completou um ano de funcionamento, na última quarta-feira
(dia 17), com o registro de 25527 empréstimos de bicicletas e 10299
cadastros de usuários – os números se referem às três estações instaladas na
cidade, sendo uma em frente à Prefeitura, outra em frente à sede da Guarda
Municipal e a terceira na praça D. Pedro II. A Prefeitura deve inaugurar em
agosto a quarta estação na Praça Renato Villanova, popularmente conhecida como
Praça do Cato.
O projeto disponibiliza
gratuitamente 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com
garrafas PET. A novidade é que já está em fase de testes uma bicicleta com
cadeirinha acoplada para o transporte de crianças e também está em estudo a
aquisição de algumas bicicletas duplas para disponibilizar à população
cadastrada.
Este ano foi lançado o projeto Ecobike Educa, com o objetivo de
oferecer a estudantes a partir do 4º ano uma atividade extracurricular voltada
à educação ambiental e de trânsito, por meio de um passeio pela ciclovia do
Parque Ecológico. No trajeto são desenvolvidas atividades voltadas aos temas.
O lançamento aconteceu na Semana do
Meio Ambiente, quando o projeto reuniu mais de 800 estudantes das redes
Municipal e Estadual que passearam pelo Parque Ecológico utilizando as bicicletas
ecológicas, entre os dias 3 e 7 de junho.
O Projeto Ecobike Educa é voltado a
todas as escolas, sejam municipais, estaduais ou particulares. Para participar,
basta ligar na Secretaria de Urbanismo e agendar uma data. O telefone é
3801-8833.
Cadastro
Os usuários do projeto devem ser
pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de
idade. Para utilizar as bicicletas, os interessados podem fazer o cadastro pelo
link disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br
– ou diretamente nas estações, onde também deve ser validado o cadastro
mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento
com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para
menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser
renovado e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.
O horário de funcionamento é das 8h às
17h de segunda à sexta-feira e das 8h às 12h e das 14h às 18h aos sábados,
domingos e feriados.
Para a implantação do projeto, a
Prefeitura contou com a parceria da Fundação Toyota, da Corpus Saneamento e
Obras, da Compartibike e da Muzzicycles. A Prefeitura é responsável pela
manutenção das bicicletas e também pela administração do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário