Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Vacinação contra poliomielite prorrogada até dia 28

Indaiatuba prorrogará a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite até o próximo dia 28. Até ontem (dia 20), foram vacinadas 10759 crianças. Os números representam 87,4395% das 12305 crianças dentro da faixa etária em Indaiatuba. A meta é vacinar pelo menos 95% e para isso a Secretaria Municipal de Saúde conta com a colaboração dos pais para que levem seus filhos de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias até o dia 28 de junho em uma Unidades Básicas de Saúde (exceto Ambulatório da Mulher) e UBS 4. É obrigatório levar a carteirinha de vacinação para crianças até dois anos de idade.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada somente em uma etapa. No ano passado, todas as crianças até 5 anos incompletos participavam; este ano, o público-alvo da campanha são as crianças a partir dos 6 meses, que tomam a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas, uma vez que as menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a vacina injetável (VIP) nos postos.
Não existe tratamento para a poliomielite – somente a prevenção por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus e é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. A eficácia da imunização é de 90% a 95%, a vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à sua administração. Apenas em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada. Veja aqui os locais de vacinação.

Nenhum comentário: