Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 11 de junho de 2013

Indaiatuba terá equipe composta apenas por atletas locais nos Jogos Regionais

Arquivo Adriana Panzini – SCS/PMI
Indaiatuba competirá nos Jogos Regionais 2013 com delegação composta exclusivamente por atletas que treinam no município, contando com cerca de 300 participantes em 33 equipes e 20 modalidades esportivas, segundo a Secretaria Municipal de Esportes. A disputa da 4ª Região Esportiva, à qual a cidade pertence, está agendada para 3 a 13 de julho em Itatiba.
A decisão de privilegiar os atletas locais vai ao encontro dos objetivos e do trabalho atual da pasta. “Nosso foco hoje é o esporte educacional, com a formação da base e a promoção dos valores que a prática esportiva confere”, explica o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Não faria nenhum sentido investirmos na formação dos atletas de Indaiatuba ao longo de todo ano e, em um momento importante, de celebração, como são os Jogos Regionais, gastarmos mais dinheiro e contratarmos atletas profissionais de outras cidades para defender o município apenas para garantir medalha, sem dar chance ao nosso pessoal. Sabemos que isso pode ter impacto nos resultados em termos de número de medalhas, mas vamos arriscar porque acreditamos que nossa visão de longo prazo é muito mais relevante do que o resultado pontual de uma competição”, destaca.

Mudanças na competição
Panzetti explica que, independente da opção de levar aos Jogos Regionais apenas atletas locais, outras alterações ocorridas na competição deste ano podem alterar o quadro geral de medalhas para Indaiatuba e outras cidades participantes. “Os organizadores extinguiram a categoria Sub 21 dos esportes coletivos, o que por si só já diminui a quantidade total das medalhas”, diz o secretário. “Em complemento, até o ano passado, o atleta que disputasse por uma agremiação ou município criava um vínculo anual. Nas novas regras, o vínculo só existe em eventos promovidos pela Secretaria de Estados dos Esportes, Lazer e Juventude. Nos demais, como nos Jogos Regionais, a contratação por outras entidades está liberada e isso já está sendo feito em larga escala por cidades que têm como foco gastar sua verba montando equipes profissionais que não têm vínculos com o município. Isso certamente vai alterar o quadro de medalhas e pode diminuir nosso resultado, mas queremos fazer o esporte para o cidadão indaiatubano. Cada resultado positivo conquistado por nossa cidade terá o mérito de ter sido obtido com o esforço da nossa gente, o que certamente nos traz muitos outros benefícios permanentes”, completa.
Indaiatuba competirá este ano nas modalidades atletismo (masculino/feminino), atletismo PCD (masculino/feminino), bocha (masculino), capoeira (masculino/feminino), ciclismo (masculino/feminino), damas, futebol (masculino), futsal (masculino/feminino), ginástica artística (feminino), handebol (masculino/feminino), judô (masculino/feminino), caratê (masculino/feminino), malha (masculino), natação (masculino/feminino), natação PCD (masculino/feminino), tênis (masculino/feminino), tênis de mesa (masculino), voleibol (masculino/feminino), vôlei de praia (masculino) e xadrez (masculino/feminino).
A 4ª Região Esportiva, que tem como sede a Delegacia de Esportes de Campinas, reúne na 1ª Divisão as cidades de Indaiatuba, Americana, Campinas, Rio Claro, Limeira, Hortolândia, Itapira, Paulínia, Bragança Paulista e Itatiba.

Nenhum comentário: