![]() |
Daniel Cardoso |
Mirele Alexandra Antonio tem 18 anos e trabalha
como recepcionista; Maurício Ribeiro tem 41anos e é consultor imobiliário de
vendas; já Adalto Ângelo Rocha, de 59, é motorista. Cada um desses três
colaboradores da Congesa representa
uma geração diferente, classificadas de Y, X e baby boomer. São pessoas
que nasceram em épocas diferentes e com características distintas, mas que no
ambiente de trabalho convivem de forma harmoniosa, cada um respeitando o jeito
de ser e agir do outro. Como isso é possível? Além de aproveitar o que cada
profissional tem de melhor, as empresas também promovem a interação, a troca de
conhecimentos e de experiências entre eles.
A Congesa incentiva a capacitação de seus
profissionais e valoriza suas iniciativas e opiniões. “Percebemos que os profissionais da geração Y são mais disciplinados na
busca por uma boa formação, principalmente em áreas relacionadas à estratégia e
à inovação. Por estarem conectados desde muito jovens, eles têm mais agilidade
para encontrar as informações que necessitam e costumam realizar várias tarefas
ao mesmo tempo”, declara a diretora da Congesa, Adriana Mazzoni.
Nascida a partir dos anos 80, a geração Y foi a
primeira a conviver, desde os tempos da escola, com a tecnologia da informação.
A analista de marketing Nayara Joly representa muito bem esse perfil. “Nossa geração é multitarefas; enquanto eu
faço uma coisa, estou vendo outra e teclando no celular”, fala. A geração Y
é bastante valorizada por empresas que precisam de profissionais que trazem
novas ideias e sabem estruturar e organizar projetos.
Embora não tenha crescido em um ambiente tão
conectado, a geração X, que nasceu entre os anos 60 e 70, também está ligada à
tecnologia, mas normalmente precisa de orientação e treinamento formal para
assimilar coisas novas. O aspecto positivo dessa geração é a experiência por já
ter atravessado crises econômicas do país e um conhecimento mais abrangente, o
que resulta em uma visão mais ampla do mercado. “Temos vários profissionais da geração X; são pessoas que atuam muito
bem na implantação e supervisão de projetos”, afirma Adriana Mazzoni.
A geração baby boomer, na qual Adalto está
inserido, tem como característica a prioridade ao trabalho e lealdade à
empresa. Por ter nascido depois da 2a Guerra Mundial, enfrentou
momentos muito difíceis e adquiriu grande experiência. “Essa geração possui um perfil excelente devido ao conhecimento
adquirido ao longo dos anos, por isso também é fundamental para o crescimento
da Congesa. Temos vários consultores dessa geração mais madura”, finaliza
Adriana, ressaltando que a convivência entre os colaboradores da empresa é
muito saudável independentemente da geração a qual eles pertencem.
Clientes
Assim como os profissionais, os clientes da Congesa
também representam essas três gerações diferentes, além da superconectada
geração Z, nascida a partir dos anos 2000. Para atender às necessidades e ao
modo de viver de cada uma, a Congesa pensa em todos os detalhes ao lançar um
empreendimento. As novas tecnologias das salas de cinema dos condomínios, os
espaços como tecno lounge e todos os
recursos de automação oferecidos nas unidades são itens muito valorizados pelas
gerações Y. Já a geração X, que gosta de aproveitar o tempo em família e
costuma participar ativamente da sociedade, prefere itens como churrasqueira e
espaço gourmet, onde podem receber
amigos e familiares. “Quando recebemos um
novo cliente, levamos em conta esse perfil para destacar os diferenciais do
empreendimento que estamos oferecendo. São informações importantes para o
argumento de venda”, destaca o consultor Maurício Ribeiro.
Na foto, funcionários da Congesa participando de uma das atividades de integração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário