Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Antônio Abujamra apresenta “A Voz do Provocador” no SESI Campinas

A Voz do Provocador, de Antônio Abujamra, chega pela primeira vez ao Teatro SESI Amoreiras no dia 13 de junho (quinta), às 20h. O monólogo, criado, dirigido e protagonizado por Antônio Abujamra, utiliza a comédia, a tragédia e o humor corrosivo para compreender o que representa ser brasileiro.
Trata-se de um dos projetos mais pessoais de Abujamra, com o qual ele segue demonstrando que a vida deve ser provocada a todo instante. Segundo o diretor, a peça é uma espécie de aula-espetáculo, uma forma de o espectador movimentar sua cabeça, suas ideias e, assim, produzir mudanças.
Abujamra abre o espetáculo declamando os poemas Ode Marítima e Tabacaria, de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa (1888-1935). As obras do poeta português ilustram a inconformidade e a perplexidade de quem pensa além das palavras e dos gestos, trazendo à tona a descrença em relação ao ser humano e suas contradições.
Embora reúna uma série de citações de outros artistas e pensadores, alguns desconhecidos, a escolha inteligente dos textos reflete a visão de mundo de Abujamra. “O teatro é um ato de amor” e “O teatro é a arte da utopia” são fragmentos que dão uma ideia do que o ator pensa sobre seu ofício.

Sobre Antônio Abujamra
Paulista de Ourinhos, Antônio Abujamra, 81 anos, é formado em Filosofia pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Aclamado diretor e ator com marcante atuação no teatro, cinema e televisão, começou sua carreira como crítico teatral, realizador e ator no chamado teatro universitário, montando Tennessee Williams (1911-1983), Eugène Ionesco (1909-1994) e Georg Büchner (1813-1837). Um dos pioneiros a incorporar ao teatro brasileiro os princípios e métodos teatrais de Bertolt Brecht (1898-1956), Roger Planchon (1931-2009) e de outros expoentes das artes cênicas, Abujamra foi um dos principais incentivadores da revolução cênica dos anos de 1960 e 1970.
Em 1991, recebeu o Prêmio Molière e, em 1998, ganhou o Prêmio Shell de melhor direção. É ganhador também dos prêmios Apetesp de Teatro; Kikito do Festival de Cinema de Gramado e Lifetime Achievement Award, conquistado no XI Internacional Hispanic Theater Festival, em Miami (Flórida), pelo conjunto de sua obra. Em 2003, no Teatro do SESI-SP, Abujamra adaptou, dirigiu e atuou em Mephistopheles, de Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832) e, em 2005, encenou Aquele Que Leva Bofetadas, de Leonid Nicolaevitch Andreiev (1871-1919). Desde 2000 comanda o programa Provocações, na TV Cultura.

Ficha técnica
Texto, concepção e atuação: Antônio Abujamra
Coordenação artística e técnica: Pedro Paulo Zupo
Apoio técnico: Marcio Zunhiga Dias

SERVIÇO
Espetáculo: A Voz do Provocador, com Antônio Abujamra
Local: Teatro do SESI Amoreiras – Campinas – Av. das Amoreiras 450 – Pq. Itália
Datas e horários: 13/06 – quinta, às 20h
Capacidade: 366 e 8 para cadeirante
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1h antes do início da apresentação.

Nenhum comentário: