Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 15 de maio de 2013

SESI Amoreiras Campinas apresenta “O Pato, A Morte e A Tulipa”

A morte é algo natural da vida: mais que isso, é consequência dela. No entanto, este tema ainda é um tabu nas histórias infantis: pouquíssimas vezes é tratado de forma séria, levando a uma reflexão necessária. É buscando desmistificar este assunto para as crianças que a Cia. de Feitos concebeu a peça O Pato, a Morte e a Tulipa, adaptação do livro homônimo do alemão Wolf Erlbruch. O espetáculo, que integra a temporada 2013 do projeto Viagem Teatral, estará na cidade nos dias 17 de maio, sexta, às 15h, e 18 de maio, sábado, às 16h, com entrada gratuita em todas as sessões.
Um dia, o pato descobre que a morte o está seguindo. Leva um susto, mas logo vê seu sorriso amigo e, aos poucos, aceita sua companhia. A morte, ao conhecer o pato, encanta-se por ele e perde a noção do tempo, desfrutando um pouco mais daquela vida tão boa e divertida. Quem poderia imaginar!
A montagem, além de muito sensível, também é plasticamente bela: por meio de projeções coloridas e jogos de luz e sombra, um retroprojetor no fundo do cenário apresenta os vários ambientes e devaneios do pato sobre a hora da partida. Também traz pinceladas de tinta, jatos d’água, papéis picados e recortes de jornais, explorando possibilidades imagéticas que complementam a encenação.
Com beleza, sutileza e bom humor, a peça não trata da morte apenas como o fim da vida, mas como parte dela. De forma poética, evidencia como o tema está presente no imaginário infantil e não busca oferecer respostas prontas, mas promover a reflexão sobre o tema. Mostra a questão com suavidade e desmistifica seu caráter negativo, tratando de um tema tão delicado de forma simples e divertida, mas muito bela e cuidadosa.
A peça ganhou o Troféu Pecinha É a Vovozinha pelo Melhor Início de Espetáculo de 2011 (Coluna de Dib Carneiro Netto na revista Crescer), e foi indicada ao Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem 2011, na categoria especial, pelo uso de imagens em retroprojetor associadas à dramaturgia, e ao Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2011, na categoria Melhor Espetáculo Infanto-juvenil de 2011.

Ficha Técnica
Adaptação: Cia. de Feitos e Carlos Canhameiro
Direção: Carlos Canhameiro
Elenco: Artur Kon, Denise Cruz, Giscard Luccas e Leandro Ivo
Preparação Corporal: Karina Moraes
Cenário e Figurinos: Márcio Tadeu
Adereços: Cia de Feitos, Luna Vicente, Fulvia Marchezi e Marcela Donatto
Iluminação: Daniel Gonzalez
Arte Gráfica: Leandro Ivo
Assessoria de Imprensa: Giscard Luccas
Produção: Fulano’s Produções Artísticas, Rodrigo Palmieri e Leandro Ivo

SERVIÇO
O Pato, a Morte e a Tulipa
Local: Teatro do SESI Campinas – Av. das Amoreiras 450, Parque Itália
Datas e horários: 17 de maio, sexta, às 15h, e 18 de maio, sábado, às 16h
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: livre
Tema: morte
Conteúdo: projeção, sombras e jogos cômicos
Gênero: épico
Modalidade : infantil
Informações: (19) 3772-4100.
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.

Nenhum comentário: