Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lançamento de livro: "Filhos da Preta", de Luiz Mozzambani Neto

No mês de seu aniversário de 14 anos, o projeto O Autor na Praça receberá no próximo sábado, dia 18 de maio, o “escritor caipira” (como se auto intitula) Luiz Mozzambani Neto, em tarde de autógrafos do livro Filhos da Preta. O evento também contará com a participação especial da atriz e locutora de rádio Vânia Schwenke fazendo leituras de trechos do livro, que está sendo adaptado para o teatro por ela. O cartunista Junior Lopes participa do evento, realizando caricaturas.

Sobre Luiz Mozzambani Neto
É autor independente e pesquisador da cultura caipira. Nascido em 1965, na roça, conheceu a literatura através dos causos do pai e começou a praticar os primeiros contos ainda nos cadernos escolares. Aos vinte anos, se mudou para a cidade e passou a publicar nos jornais de Monte Alto. Publicou também na Internet, até que em 2004 participou da Antologia Web Azuis, sua estreia em livro impresso.  Em 2007, publicou o primeiro livro de contos, Embrulhos; em 2009, A cidade que matou a estrela; em 2010, Queima do Alho e, em 2012, Filhos da Preta, seu primeiro romance. Formado em Letras e pesquisador cultural autodidata, o caipira escritor concilia vivência, pesquisa e literatura em busca da essência do habitante da antiga Paulistânia que, segundo ele, ainda não foi devidamente transferida para a literatura brasileira. Filhos da Preta sintetiza seu trabalho como pesquisador e escritor, ao apresentar um enredo do realismo mágico baseado em pesquisas reais e legitimado pela vivência do autor.

Sobre o livro Filhos da Preta
Luiz Mozzambani Neto aborda o racismo através de dois irmãos gêmeos, um branco e um negro, que vivem no mesmo corpo. Sintetizando no enredo do livro a própria miscigenação do Brasil, os irmãos, além de dividirem o mesmo país, a mesma cidade, a mesma casa e até a mesma mãe, dividem também o mesmo corpo que, no universo ficcional da obra, muda de cor durante o sono. O Brasil é um país de brancos e negros, mas que vivem separados nos espaços, tanto físicos como sociais, e isso está representado no livro onde o corpo dos personagens principais é negro e branco, mas divididos no tempo. Enquanto o corpo está branco, o irmão negro está dormindo e sonhando com que o Branco está vivendo e quando o corpo fica negro é o Branco que passa a sonhar com que o Preto está fazendo. Desta forma, o racismo é tratado diretamente e descrito tal como se apresenta na sociedade numa trama envolvente que reúne sensualidade, violência, tensão, suspense, mas acima de tudo, muito sentimento.  O livro tem surpreendido pela simplicidade, beleza e força!
Filhos da Preta, Mozzambani Editorial, 220 págs., R$20,00. Saiba mais: https://www.facebook.com/filhosdapreta.

Serviço:
O Autor na Praça recebe Luiz Mozzambani Neto em tarde de autógrafos e leituras do livro Filhos da Preta
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Dia 18 de maio, sábado, a partir das 15h.
Informações: Edson Lima – (11) 3739-0208 / 95030-5577 - oanp@uol.com.br.
Realização: Edson Lima & Aapbc. Apoio: Max Design, Enlace-Media, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português.

Nenhum comentário: