Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 16 de maio de 2013

'Histórias para Inclusão' transferido para o Paço Municipal

Devido à grande procura, o ciclo de palestras em comemoração pelo primeiro ano de existência do projeto Histórias para Inclusão, que aconteceria dias 20 e 21 no Centro de Convenções Aydil Bonachela (ver postagem original), foi transferido para o anfiteatro do Paço Municipal e terá início às 19 horas.
O ciclo de palestras interdisciplinares contará com a participação de quatro profissionais, sendo que serão realizadas duas palestras por dia. Na segunda-feira, dia 20, os palestrantes convidados serão a fonoaudióloga Selma Domingues El Hage, que abordará o tema Interfaces da reabilitação e educação especial  e a professora Rosa Virgínia Wanderley Diniz, que é coordenadora do projeto com a APAE e falará sobre Cidadania e inclusão social da pessoa com deficiência; na terça-feira, dia 21, os temas abordados serão Deficiência Intelectual: Práticas e Desenvolvimento, com o educador físico Paulo Longano Mesquita de Oliveira e Direitos da pessoa com deficiência, com o advogado Augusto Sérgio Cruz de Toledo. Nos dois dias, o evento terá início às 19h30.
Iniciado em maio de 2012, o Histórias para Inclusão desenvolve sensibilidades pedagógicas e educacionais nos alunos do curso a partir da prática de ‘contação’ de histórias para crianças portadoras de necessidades especiais. A atividade ocorre no espaço destinado à espera das mães e crianças/pacientes no ambulatório da APAE Indaiatuba e, para realizá-la, os alunos de Pedagogia utilizam-se da biblioteca infantil existente e lá contam histórias e interagem ludicamente com as crianças. “Com esse projeto, buscamos fomentar práticas que favoreçam a inclusão de crianças com necessidades especiais e preparar o aluno de Pedagogia para o contato com as diversas peculiaridades das crianças portadoras de deficiências, desmistificando a área de educação especial, além de desenvolver as habilidades de ‘contação’ de histórias”, lembra a professora responsável Rosa Virgínia Diniz.

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