Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cinema na Mesa exibe “Como Água para Chocolate”

Em abril, o longa escolhido para o Cinema na Mesa é o mexicano Como Água para Chocolate (1992). O evento, que une a sétima arte à gastronomia, acontece nesta quinta-feira (dia 4 de abril), às 20h30, no restaurante Estação Marupiara, localizado no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. Durante a apresentação, os participantes são surpreendidos com pratos elaborados pela chef Vivi Moraes e inspirados na história do filme. Desde sua primeira edição, o Cinema na Mesa conta com a participação do arquiteto e artista plástico Paulo de Tarso, um apaixonado por cinema que, antes do início da sessão, aponta detalhes interessantes e instigante para contextualizar a plateia.

Sobre o filme
O romance Como Água para Chocolate, escolhido para esta sexta edição do Cinema na Mesa, conta a história de Tita (Lumi Cavazos), uma menina que nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo em seguida, seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante por ter sua paternidade questionada. Com isso, Tita é vítima de uma tradição local que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer, Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio devido à tradição e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois assim poderá estar perto de Tita.

Sobre o Cinema na Mesa
Pioneiro em Campinas, o evento, que foi criado pela chef Vivi Moraes, tem a proposta de unir, sempre às primeiras quintas-feiras de cada mês, sabores da arte culinária à sensibilidade cinematográfica, durante um jantar servido à luz de velas com direito a menu completo (entrada, prato principal e sobremesa). A cada edição, um cardápio diferente, inspirado no filme, é servido durante a sessão para aguçar o paladar e levar o imaginário dos participantes para dentro da história. O filme O Tempero da Vida abriu o projeto Cinema na Mesa e trouxe uma completa viagem pela culinária contemporânea com pratos elaborados, principalmente com os três dos principais temperos retratados no filme: a pimenta, a canela e o sal. Na segunda edição, o filme Julie & Julia encantou a plateia com seu enredo engraçado. Desta vez, os pratos criados para o evento contemplavam a culinária francesa. Para fechar o ano com chave de ouro, o filme exibido em dezembro foi o alemão Simplesmente Martha, uma apetitosa mistura de comédia, romance e dos prazeres da arte culinária. Na primeira edição de 2013, realizada em fevereiro, o Cinema na Mesa apresentou o longa Comer, Rezar e Amar. A procura foi tão grande que foi preciso realizar uma sessão extra. No mês de março, o filme Vatel – Um banquete para o rei (que lamentavelmente não pude comparecer), estrelado por Gérard Depardieu e Uma Thurman, foi o escolhido para inspirar a chef da casa.

Serviço
Cinema na Mesa - Como Água para Chocolate
Quando: quinta-feira (dia 4 de abril)
Sessão cinema/Jantar temático: a partir das 20h30
Onde: restaurante Estação Marupiara (R. Manuel Saturnino do Amaral 29 – Joaquim Egídio – Campinas)
Valor por pessoa: R$60,00 (bebidas e taxas de serviços não inclusas)
Reservas por telefone: (19) 3298-6289 ou (19) 9243-1715.

Nenhum comentário: