O Colégio Rio Branco (r. Cecília Ferez Zogbi s/nº, em Barão Geraldo, em Campinas) promove dia 17 de setembro (sábado) das 11h às 17h sua 2ª Festa Alemã. Mais uma vez o público poderá curtir as comidas tradicionais alemãs como eisbein, acompanhado de chope importado da Alemanha, danças típicas, apresentações folclóricas e diversas atrações para as crianças. O evento pretende resgatar a cultura e os costumes alemães que fazem parte da história do colégio, que completará 150 anos de história. O principal personagem dessa história é o fundador da escola Anton Exel. Cidadão bastante ativo em Campinas, Exel exerceu o cargo de vereador na cidade e, durante o terrível surto de febre amarela, entre 1890 e 1897, prestou grandes serviços humanitários à população. Um dos filhos de Exel foi diretor da Escola Bento Quirino e seu neto estudou na Escola Rio Branco. A ata de Fundação da Sociedade Alemã de Campinas está nos arquivos do Colégio Rio Branco, devidamente preservada.
Outro grande destaque é o professor Carlos Zink. Em todos os lugares do Rio Branco há sempre algo que aponte o seu nome. Seu pai foi professor na Escola Alemã, que funcionava na Rua Visconde do Rio Branco e fundou a Nova Escola Alemã, com sede na Rua José de Alencar. Ambas as escolas seriam unificadas por seu filho Carlos, em 1931, sob o único nome de Deutsche Schule (Escola Alemã), funcionando exclusivamente na Rua Visconde do Rio Branco e que teria o nome modificado para Escola Rio Branco após a 2ª Guerra Mundial. Está inscrito no Livro do Mérito da Cidade em referência ao prestígio que tinha na sociedade campineira. Há uma escola, um parque infantil e uma rua que levam o nome de Carlos Cristovão Zink, homenageando aquele que durante muitos anos determinou os rumos do colégio.
Os convites para o evento estão sendo vendidos na Secretaria do colégio. Para mais informações, o telefone é (19) 3303-1250.
Nenhum comentário:
Postar um comentário