Rápida na gatilho, a Cantina Italiana Don Pasquale (av. Visconde de Indaiatuba 900) responde à minha pergunta quanto ao Dia da Pizza (10 de julho). Além de enviar um texto sobre as origens da redonda, haverá sabores especiais de pizza neste sábado. Segue o texto:
A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.
A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou à Europa trazido por Cristóvão Colombo e foi incorporado totalmente à receita. Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes.
À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Esposito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário