Passageiros do Expresso Turístico do Circuito das Frutas recepcionados em Jundiaí por funcionários do departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento de Indaiatuba. O Expresso Turístico é formado por uma locomotiva a diesel da CPTM (Alco RS-3, de 1952) e dois carros de passageiros de aço inoxidável Budd- Mafersa, fabricados no Brasil nos anos 60. Os vagões foram cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e restaurados nas oficinas da CPTM. Ao todo são 174 poltronas que acomodam confortavelmente os turistas. Cada vagão conta com um agente de trem e monitores. A viagem até Jundiaí segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway Co., empresa de capital inglês. Foi a primeira ferrovia de São Paulo e ligava Santos a Jundiaí, transportando principalmente o café produzido na região até o porto de Santos. Atualmente denominada Linha 7-Rubi, ainda conta com estações construídas pela São Paulo Railway Co., facilmente identificadas pela arquitetura em estilo inglês, como Perus, Caieiras e Jaraguá, entre outras, incluindo a própria Estação da Luz, onde se inicia o passeio. A cada final de semana, uma cidade é responsável pela recepção dos turistas na estação ferroviária de Jundiaí, independentemente de onde será o roteiro e 'vende seu peixe' turístico (dia 4 de julho é a vez de Indaiatuba novamente). O expresso sai de São Paulo aos sábados, às 8h30 na Plataforma 4 da Estação da Luz. As passagens são vendidas por R$ 28 (ida e volta).
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