Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Atelier Vivaz abriga exposição 'O Eterno Feminino'


Atletas de Indaiatuba embarcam hoje para disputa dos Jogos Abertos

A delegação que defenderá Indaiatuba na 79ª edição dos Jogos Abertos do Interior embarca a partir do próximo dia 30 para Barretos, sede do evento em 2015. 

Chefiada pelo coordenador de Esporte Competitivo da Secretaria de Esportes, Rafael de Oliveira e Silva, a delegação conta com cerca de 230 integrantes, entre atletas, comissão técnica e equipe de apoio para a disputa de 19 modalidades: atletismo masculino, atletismo PCD masculino, bocha, ciclismo masculino, ciclismo feminino, futebol masculino, futsal masculino, ginástica artística masculina, ginástica artística feminina, karatê masculino, karatê feminino, natação masculina, natação feminina, natação PCD masculina, natação PCD feminina, taekwondo masculino, taekwondo feminino, tênis de mesa masculino e xadrez feminino.

O grupo estará alojado na E.E. Luísa P. Borges, situada no bairro Baroni. A expectativa, segundo o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti, é de que o município supere o histórico de conquistas. “Tivemos um ano excelente no esporte competitivo, com conquistas importantes em muitas modalidades como natação, karatê e ciclismo, entre outras e nossas equipes estão muito bem preparadas; então esperamos resultados ainda melhores dos nossos atletas. Dedicação e empenho não faltam, lembrando que são todos esportistas de Indaiatuba, a prata da casa, o que confere ainda mais valor a cada vitória”, completa o secretário. Veja abaixo a programação divulgada pela organização nas modalidades em que a cidade participa. O encerramento acontece no dia 12 de dezembro.

Atletismo – 04 a 06/12
Bocha – 01 a 04/12
Ciclismo – 01 a 05/12
Futebol – 01 a 05/12
Futsal – 01 a 05/12
Ginástica artística – 04 e 05/12
Karatê – 04 e 05/12
Natação – 01 a 03/12 e 07 a 09/12
Taekwondo – 01/12
Tênis de mesa – 02 a 05/12
Xadrez – 01 a 05/12

Outras informações sobre a competição e os boletins com os resultados podem ser consultados no site www.jogosabertosbarretos2015.com.br

Jaraguá realiza campanha de doação de brinquedos

Free Images.
O Shopping Jaraguá Indaiatuba promove a campanha Natal Solidário para arrecadar brinquedos novos e usados que serão doados à Casa da Providência. Até o dia 13 de dezembro, o shopping terá um espaço reservado para a coleta de brinquedos no balcão de atendimento e os presentes levarão alegria para as crianças assistidas pela entidade.

A instituição atua em Indaiatuba há mais de 20 anos e oferece abrigo a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. A casa presta serviços gratuitos que visam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, promovendo atividades socioeducativas, ações de socialização e de sensibilização em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, além de proporcionar creche em período integral.

Serviço
Natal Solidário: doação de brinquedos novos e usados à Casa da Providência
Data: 27 de novembro até 13 de dezembro
Horário: de segunda a sábado das 10h às 22 h e aos domingos das 11 h às 22 h
Local: Balcão de Atendimento do Shopping Jaraguá Indaiatuba - Rua 15 de Novembro, 1200, Centro – Indaiatuba.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Karatê de Indaiatuba conquista 22 medalhas no Campeonato Brasileiro Interestilos

O técnico Levi Felix Pereira e o atleta Israel Piedade, medalha de ouro na 
modalidade Kata Adulto. Foto: divulgação.
A equipe de karatê de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, garantiu o total de 22 medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e 13 de bronze, para a cidade no Campeonato Brasileiro Interestilos, realizado de 13 a 15 de novembro na cidade no Ginásio Municipal de Esportes.

Foi a primeira vez que o município sediou o evento, organizado pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilos – CBKI e que reuniu mais de mil atletas de 24 federações de todo o país. “A competição contou com grandes nomes do karatê brasileiro e mundial e nossos atletas tiveram uma excelente participação ao confrontar estes lutadores de alto nível, em uma confederação diferente da que estão habituados e com regras mais dinâmicas e tempo de luta corrido. Todos estão de parabéns”, destacou o técnico Levi Felix Pereira. “Gostaria de agradecer a confiança do secretário Humberto Panzetti e do coordenador Rafael de Oliveira e Silva em nossa atuação e também pelo trabalho que vêm fazendo no esporte de nossa cidade, nos proporcionando uma estrutura ótima para treinamento. Agora, nos preparamos para os desafios dos Jogos Abertos”, completa. Confira abaixo os resultados completos:

Audrey Fais – medalha de ouro na modalidade Luta Individual
Débora Bernardo, Audrey, Vanessa e Fabiane – medalha de ouro na Luta Por Equipes
Eduardo Gregório – medalha de ouro na Luta 9 e 10 anos e medalha de bronze modalidade Kata 9 e 10 anos
Giuliani Andreotti – medalha de ouro na modalidade Kata e medalha de prata na Luta 11 e 12 anos até Faixa Preta
Israel Piedade – medalha de ouro na modalidade Kata Adulto até Faixa Amarela
Jonas Bettiol – medalha de ouro na modalidade Kata Adulto até Faixa Roxa
Luciano Aparecido de Jesus – medalha de prata na Luta Categoria Master acima de 36 anos
Agenor Ferreira de Campos Junior – medalha de bronze na Luta 11 e 12 anos até Faixa Amarela
Ariadne Feitosa da Silva – medalha de bronze na Categoria 7 e 8 anos Todas as Faixas
Biatriz Mobrizi – medalha de bronze na Categoria 7 e 8 anos Todas as Faixas
Edilson Bispo dos Reis – medalha de bronze na Categoria Master B Faixa Preta
Eduarda Cristina Freitas – medalha de prata na modalidade Kata 9 e 10 anos até Faixa Preta
Everton dos Santos – medalha de bronze na Categoria Luta 18 a 35 anos até Faixa Preta
Fabiane Cristina Bilche – medalha de bronze na modalidade Kata e medalha de bronze na categoria Absoluto Feminino
Isabelle Bilche – medalha de bronze na Categoria Luta 9 e 10 anos até Faixa Preta
Kelley Cristina Merenciano – medalha de bronze na categoria Adulto até Faixa Preta
Murilo Henrique L. da Silva – medalha de bronze na Categoria 9 e 10 anos até Faixa Laranja
Raul Oliveira – medalha de bronze na Categoria 9 e 10 anos até Faixa Laranja
Vanessa Cristina Amorim – medalha de bronze na Categoria 18 a 35 anos até Faixa Roxa.

Handebol feminino de Indaiatuba é campeão da Liga Estadual

Foto: divulgação.
A equipe de handebol feminino IHC/Secretaria Municipal de Esportes sagrou-se campeã no torneio da Liga de Handebol do Estado de São Paulo – Lhesp, ao vencer por 28 a 24 o time de Limeira, na partida final disputada no último dia 15 em Campinas. “O jogo foi muito disputado até o final do segundo tempo e foi assim até os 10 minutos finais, quando abrimos o placar por quatro gols e conseguimos manter a liderança até o fim, com a vitória e a medalha de ouro tão esperada”, comenta a técnica Kátia Cardoso.

Integraram a equipe na final as atletas Helen, Nicoli, Jessica, Andressa, Ariane, Ciria, Gislaine, Maria, Loreta, Rubia e Carla. Já a equipe masculina, também sob supervisão de Kátia, garantiu o 4º lugar no campeonato da Lhesp após perder por apenas um ponto de diferença a partida para Atibaia, em jogos realizado no último dia 14 em Piracicaba, com placar final de 27 a 28. Defendem o município os atletas Felipe, Paulo, Henrique, Willian Oliveira, Alcides, Jonathan, Giuliano, Claiton, Juan, Vinicius, Willian, Diogo, Lucas Oliveira, Lucas Araújo, Lucas Cocato e Lawrence.

As equipes de handebol IHC/Secretaria Municipal de Esportes contam com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lanchão & Cia, Faculdade Max Planck, Miranda Supermercados, Isbet, Posto Kennedy Ipiranga, Pecht & Piovesan Contabilidade e Júnior Materiais para Construção. 

Natação de Indaiatuba vence no Campeonato Paulista Juvenil em Jaboticabal

O atleta Gabriel Bandeira recebe medalha de prata no pódio. 
Foto: divulgação.
A equipe de natação principal ADI/Secretaria Municipal de Esportes subiu ao pódio no Campeonato Paulista Juvenil, realizado em Jaboticabal de 13 a 15 de novembro. O atleta Gabriel Bandeira conquistou a medalha de prata nos 1.500 m livre, a medalha de prata nos 200 m livre e a medalha de bronze nos 200 m borboleta. Com estes resultados, a cidade garantiu ainda a posição de 5ª melhor equipe na categoria Juvenil 2 no Estado de São Paulo. Também defendeu o município na competição a atleta Giovanna Finardi, sob a coordenação do técnico Ricardo Watanabe.

As equipes de natação ADI/Secretaria Municipal de Esportes têm o apoio de Zé Ferreira Restaurante e G7 Cross Training Centro de Fitness.

Atleta de Indaiatuba é campeã sul-americana de softbol

A atleta Julia Emi Ivano. Foto: álbum de família.
A Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) tem agora uma campeã sul-americana em seu Departamento de Beisebol e Softbol. Essa honraria inédita foi conquistada pela atleta Julia Emi Ivano, de 15 anos.

Julia integrou a Seleção Brasileira de Softbol, campeã do Sul-Americano Sub-15 realizado em outubro em Chincha, no Peru. Ela foi uma das 17 selecionadas após disputar uma seletiva com outras 44 jogadoras em Arujá (SP).

A atleta joga softbol na Acenbi desde os 7 anos, incentivada por sua irmã mais velha, que também é jogadora. Ela define o softbol como um esporte diferente, que proporciona um bom preparo físico. “O softbol ajuda a ter um raciocínio rápido e ainda permite trabalhar melhor o lado emocional”, complementa a atleta. Julia destaca ainda a importância da amizade que conquistou no meio esportivo. “Fazemos amizades na equipe e em equipes de outras cidades que cultivamos para a vida toda”.

Seleção Brasileira
A Acenbi tornou-se conhecida no beisebol nacional nos últimos anos por fornecer regularmente atletas à Seleção Brasileira. Seus jogadores têm sido convocados todos os anos para defender o Brasil no exterior. Este ano, foram convocados 15 jogadores de diferentes categorias para participar de diversas competições internacionais. Além disso, foram selecionados também três treinadores para integrarem a comissão técnica das seleções.

Sobre a Acenbi
Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gueitebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos. As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br. Veja também fotos e outras informações na página da Acenbi no Facebook: https://www.facebook.com/acenbi.indaiatuba.  

Prefeitura informa os feriados e pontos facultativos em Indaiatuba em 2016

Foto: Arquivo – Eliandro Figueira – SCS/PMI.
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Geral do Município, oficializou os feriados e pontos facultativos de 2016 na cidade. O Decreto nº 12.596, de 4 de novembro de 2015, estabelece que serão pontos facultativos nas repartições públicas da Administração Direta, bem como das autarquias e fundações, os dias 1º de fevereiro (segunda-feira), 8 de fevereiro (segunda-feira), 9 de fevereiro (terça-feira), 22 de abril (sexta-feira), 27 de maio (sexta-feira), 28 de outubro (sexta-feira), 14 de novembro (segunda-feira) e 26 a 30 de dezembro de 2016. Setores e serviços considerados essenciais ao atendimento da população devem estabelecer regime de plantão ou escala de revezamento. Já o Decreto nº 12.597, também de 4 de novembro de 2015, determina os feriados civis no município, a saber:

Feriados declarados em Lei Federal: 1º de janeiro (sexta-feira – Confraternização Universal), 21 de abril (quinta-feira – Tiradentes), 1º de maio (domingo – Dia do Trabalho), 7 de setembro (quarta-feira – Independência do Brasil), 12 de outubro (quarta-feira – Dia da Padroeira do Brasil), 2 de novembro (quarta-feira – Finados), 15 de novembro (terça-feira – Proclamação da República) e 25 de dezembro (domingo – Natal);

Feriados fixados em Lei Estadual – 9 de julho (sábado – Revolução Constitucionalista de 1932) e

Feriados municipais, que são os dias de guarda, de acordo com a tradição local, na forma do art. 2º da Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, e declarados de acordo com o art. 2º da Lei Municipal nº 3.045, de 20 de outubro de 1993 – 2 de fevereiro (terça-feira – Dia da Padroeira do Município), 25 de março (sexta-feira – Paixão de Cristo) e 26 de maio (quinta-feira - Corpus Christi).

O Decreto nº 12.597 também estipula que não será considerado feriado, no exercício de 2016, o dia 9 de dezembro (aniversário do município), por força do disposto no inciso II, e alínea “b” do parágrafo único, ambos do art. 2º da Lei Municipal nº 3.045, de 20 de outubro de 1993. 

Sinfônica da Unicamp lembra os 100 anos de Scriabin, o compositor dos sons e das cores

O tenor Gustavo Caires, um dos solistas da
apresentação. Fotos: divulgação.
Personalidade excêntrica, que aliou o misticismo à composição, o compositor russo Alexander Scriabin (1872-1915), recorrente na programação musical deste ano pelo centenário de morte, encerra a temporada 2015 da Orquestra Sinfônica da Unicamp com dois concertos em Campinas. O primeiro acontece no dia 2 (quarta-feira), no Teatro Castro Mendes e o segundo, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Unicamp). Sob a regência de Cinthia Alireti, as apresentações, que integram a programação dos 50 anos da Unicamp, terão os solistas Susana Boccato (soprano) e Gustavo Caires (tenor), além do Coral Unicamp “Zíper na Boca” e do Coro Contemporâneo de Campinas.

Completada, publicada e estreada em 1900, a Sinfonia nº 1 se desenvolve em seis movimentos que se entrelaçam, “desenham figuras que plainam, ou levitam, como era a obsessão de Scriabin”, analisa a regente. A obra termina com uma homenagem à divindade da arte, em texto escrito pelo próprio compositor para solo de mezzo soprano e tenor, culminando em um curto movimento coral.

Cinthia Alireti afirma, ainda, que as obras de Scriabin, escritas na virada do século 19 para o século 20, se tornaram muito populares não somente durante sua trajetória, como também no movimento hippie dos anos 1960. “Estranho interesse se dá não somente ao fato do compositor estar completamente absorvido por ideias e práticas místicas, mas também por se considerar um sinesteta, dizendo possuir a sensibilidade para enxergar cores enquanto escutava determinados sons.”

Os solistas
A soprano Susana Bocatto.
Susana Boccato, soprano graduanda em canto lírico pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, sob a orientação de Angelo Fernandes. Já atuou em diversos coros, tais como a Camerata Anima Antiqua, Coro Popular da Unicamp e o Coro do Departamento de Música da Unicamp. Integra atualmente o Coro Contemporâneo de Campinas, do qual participa como coralista e solista. Participou de diversos festivais, dentre eles, Festival Internacional "La Musica Lírica", na Itália, onde estudou com Kathryn Hartgrove, Festival Internacional de Ópera das Américas - FIO Americas e a Oficina de Música de Curitiba com a soprano Eiko Senda. Na Argentina recebeu aulas de Monica Phillibert e na Inglaterra, de Carlos Aransay. Já integrou a montagem das óperas La Bohème (Puccini), O Barbeiro de Sevilha (Rossini), A Flauta Mágica (Mozart), A Viúva Alegre (Lehar), As Bodas de Fígaro (Mozart), A Clemência de Tito (Mozart), Dido e Aeneas (Purcell) Don Giovanni (Mozart).

Gustavo Caires iniciou os estudos musicais no teclado aos nove anos. Ingressou em 2009 na Unicamp, onde estuda regência sob a orientação de Carlos Fiorini e canto com Angelo Fernandes. Participou do Festival Internacional de Ópera no coro das óperas La Cenerentola, de Rossini e Os Contos de Hoffman, de Offenbach, ambas sob regência de Michael Borowitz. Também fez parte das montagens das óperas A Flauta Mágica, As Bodas de Fígaro e Don Giovanni,  de Mozart, realizadas pela classe de Opera Studio da Unicamp.

Em 2015 interpretou o personagem Tony do musical West Side Story, de Bernstein, com a Banda Sinfônica de Limeira e foi solista do Requiem, de Mozart. Trabalha também ainda como tecladista, regente do Coral Sintonia em Valinhos e preparador vocal no Coro da Arquidiocese de Campinas.

Programa
Alexander Scriabin – Sinfonia nº 1 Op. 26 em Mi Maior

Serviço
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Cinthia Alireti, regência
Solistas:
Susana Boccato, soprano
Gustavo Caires, tenor
Coral Unicamp “Ziper na Boca” (regência Vivian Nogueira)
Coro Contemporâneo de Campinas (regência Angelo Fernades)
Quando:
2 de dezembro (quarta-feira), 20 h – Teatro Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial, Campinas. Telefone: (19) 3272-9359
Ingressos: R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia entrada) e R$5,00 (comunidade Unicamp)
3 de dezembro (quinta-feira), 19 h – Auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (Unicamp) – Entrada gratuita.

Exposição de Facundo de Zuvíria e 'Intervenções IX Macaparana' no Museu Lasar Segall

Sinfônica de Campinas apresenta o 13º programa da temporada oficial

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta o 13º programa oficial da temporada 2015. Os concertos serão neste sábado e domingo, 28 e 29 de novembro, às 20 h e às 11 h, respectivamente, no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”. A regência será do maestro convidado Carlos Eduardo Moreno, titular da Orquestra Experimental de Repertório, de São Paulo e terá como convidado o clarinetista Guilherme Macabelli.

Serão apresentadas as obras Abertura Coriolano, Op. 62, de Ludwing van Beethoven; Concerto para Clarineta nº1 em Fá menor, Op. 73, de Carl Maria von Weber e Sinfonia nº 1 em Dó Maior, Op. 21, também de Beethoven.

Segundo a historiadora Lenita Nogueira, a Abertura Coriolano, de Beethoven, é formada por dois temas. No primeiro, descreve o caráter rebelde de Coriolano e o segundo tem a ver com a mãe, Volumnia (alguns pesquisadores dizem ser a esposa), que implora para que ele não ataque Roma.

Weber era considerado um dos compositores mais importantes de seu tempo e foi um dos pioneiros do movimento romântico. Ele escreveu dois concertos para clarineta encomendados pelo Rei Maximiliano I, da Bavária e dedicados ao clarinetista Heinrich Bärmann, da Orquestra de Munique.

A Sinfonia nº 1 de Beethoven, explica Lenita, estreou no mesmo concerto em que foi apresentada Concerto nº 1 para Piano e Orquestra, no dia 2 de abril de 1800. A composição foi dedicada a um antigo patrão de Beethoven e traz características do período clássico.

Regente convidado
Carlos Eduardo Moreno é regente titular e diretor artístico da Orquestra Experimental de Repertório, de São Paulo. Foi regente titular da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra Sinfônica de Santo André e atuou como violinista na Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense. Regeu pela primeira vez uma orquestra aos 15 anos. Em 2003 recebeu o Prêmio Carlos Gomes e, em 2006, com a Orquestra Sinfônica da USP, recebeu o 11º Prêmio Carlos Gomes na categoria Melhor Orquestra Sinfônica. Dedica-se atualmente a pesquisa e projeto de execução de todas as obras sinfônicas do compositor Almeida Prado.

Clarinetista convidado
Guilherme Macabelli é clarinetista, de Leme, São Paulo. Formado em Clarinete pela Unicamp, atua como clarinetista da Orquestra Experimental de Repertório, Banda Lyra de Diadema e Orquestra de Sopros de Araras. Já se apresentou com a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Orquestra de Câmara da USP. Como músico convidado participou das Orquestras Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica de Sorocaba, Sinfônica de Limeira, entre outros grupos. Em 2015 ganhou o concurso “Jovens Solistas” da Orquestra Experimental de Repertório e participou de importantes festivais.

Programa
L. V. Beethoven
Abertura Coriolano, Op. 62
C. M. von Weber (1786-1826)
Concerto para Clarinete Nº 1 em fá menor, Op. 73
L.V. Beethoven (1770-1827)
Sinfonia Nº 1 em Dó Maior, op. 2

Regente: Carlos Moreno
Solista: Guilherme Macabelli,  (Clarinete, Brasil)

autores e obras

13º Concerto oficial da temporada 2015
Data: 28 e 29 de novembro, sábado e domingo
Horário: 20 h e 11 h, respectivamente
Local: Teatro Municipal “José de Castro Mendes” - Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial, Campinas/SP
Ingressos: R$30,00 (inteira), R$15,00 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos), R$10,00 (professores das redes municipal e estadual de ensino e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida) e R$5,00 (estudantes da rede municipal e estadual de ensino). Ingressos à venda na bilheteria do teatro a partir da quarta-feira que antecede a apresentação, das 16 h às 21 h
Informações: (19) 3272-9359.

12º Festival “Curta Cenas” Sumaré anuncia vencedores

Foto: Sônia/Maycon Soldan.
O 12° Festival “Curta Cenas”, realizado de 19 a 22 de novembro no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, em Sumaré/SP, reuniu 14 grupos na mostra competitiva de teatro, que abrange todo o país. O espetáculo Sônia, do Teatro JN, de São Vicente/SP, foi a cena premiada desta edição contando a história de uma adolescente de 15 anos que mesmo morta monta o quebra-cabeça de suas memórias e reconstrói os acontecimentos de sua vida.

Entre os vencedores de outras categorias estão: Igor Ferreira, como melhor direção de Sônia (São Vicente/SP); Bruno Donaz, melhor ator, por O sonho de uma flauta (Rio de Janeiro/RJ) e Luísa Pinti, melhor atriz, por Teresa Peneira (Uberaba/MG). Os grupos vencedores receberam troféu, certificado e premiação em dinheiro de acordo com a categoria. Além das mostras competitivas, o evento reservou um circuito multiartístico para o público que passou pelo local durante os quatro dias. Entre as performances, espetáculos de rua, intervenções com bboys e grafiteiros, exposição itinerante de obras em óleo sobre tela, apresentações teatrais de grupos e artista solo, debates, workshops e uma homenagem ao artista expoente de Sumaré/SP e idealizador do Festival de Peças Curtas da cidade, Moíses Allon. As produções da mostra competitiva foram avaliadas por um júri de formação especializada na área de interpretação teatral composto por Ricardo Miranda, Maria Clara e César Póvero.

Segundo o coordenador do festival e gerente municipal de Cultura, Diego Trevisan, as diferentes expressões do “Cenas Curtas” deram outros tons e matizes à cidade. “Além de trazer espetáculos curtos, que é o mote do projeto, contemplamos vários segmentos artísticos, com performances, workshops, atrações de dança e música, levados em vários espaços da cidade. Na verdade, colorimos a cidade”, destaca. “Fizemos com que o festival – o maior do país em sua temática – servisse, mais uma vez, de vitrine para os grupos teatrais. Acredito que, além das premiações em dinheiro, dos workshops e do intercâmbio cultural, esta foi uma ótima oportunidade para divulgar o nome dos grupos”, conclui Trevisan.

O 12° Festival “Curta Cenas” foi promovido pela Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer. Conta com os apoiadores Uniesp, GoodBom, Panificadora Versailles, Fildi Hotel, Jaguary Hotel, Restaurante da Lena, Titu’s Bar e Choppodromo.

Premiações
Melhor Espetáculo
Indicados: Teresa Peneira, de Luísa Pinti (Uberaba/MG); Entra no meu sonho, do Coletivo Nós Palhaço (São Paulo/SP), Depois das Máquinas, do Projeto Desafeto (Maringá/PR); Claro, do Grupo Vira Lata (Belo Horizonte/MG) e Sônia, do Teatro JN (São Vicente/SP)
1º lugar: Sônia
2º lugar: Depois das Máquinas
3º lugar: Claro

Melhor Direção
Indicados: Marco Mazieri, por Entra no meu sonho (São Paulo/SP); Igor Ferreira, por Sônia (São Vicente/SP) e Projeto Desafeto, por Depois das Máquinas (Maringá/PR)
Vencedor: Igor Ferreira

Melhor Ator
Indicados: Gabriel Augusto, por Entra no meu sonho (São Paulo/SP); Bruno França, por E_Terno (Nilópolis/RJ); Luan Vieira, por Claro (Belo Horizonte/MG) e Bruno Donaz, por O sonho de uma flauta (Rio de Janeiro/RJ)
Vencedor: Bruno Donaz

Melhor Atriz
Indicadas: Patrícia Oliveira, por Um dedinho de amor (Rio de Janeiro/RJ); Tábata Lori, por Se...Só Sônia (Ouro Preto/MG) e Luísa Pinti, por Teresa Peneira (Uberaba/MG)
Vencedora: Luísa Pinti

Prêmios Especiais em dinheiro
Composição Cênica-Musical: Gargarejo Cia. Teatral, por Bertoleza (Campinas/SP)
Concepção de Cena: Coletivo Nós, Palhaços!, por Entra no meu sonho (São Paulo/SP)

Prêmio Especial
Técnica: Projeto Desafeto, por Depois das Máquinas (Maringá/PR)

Prêmios Troféus
Pesquisa em Corporalidade Cênica: Entre Corpos Companhia de Teatro, por O Ritual (Rio de Janeiro/RJ)

Melhor Caracterização
Bruno Cavalcante, da Cia. O Que Será de Nós?!, por Adondedormem (São José do Rio Preto/SP)

Melhor Coreografia
Cia. Teatro Vivo, por Maria Madalena (Rio de Janeiro/RJ)

Melhor Dramaturgia
Luísa Pinti, por Teresa Peneira (Uberaba/MG)

Atriz Revelação
Luana Costa, por Bertoleza (Campinas/SP)

Serviço
12° Festival “Curta Cenas” Sumaré

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

IBGE realiza Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios em Indaiatuba

Foto: Giuliano Miranda - SCS/PMI.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE comunica que em dezembro estará com uma equipe em Indaiatuba para realizar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2015. A pesquisa consiste na entrevista de determinados domicílios selecionados previamente por um sistema de amostragem. Os entrevistadores estarão devidamente identificados com crachá.

Em 2015, além dos temas básicos que incluem características gerais do domicílio e da população, como educação, trabalho, rendimento, migração, fecundidade e nupcialidade, serão levantadas informações específicas como primeira infância, satisfação no trabalho, esporte e atividade física. É importante ressaltar que todas as informações são estritamente confidenciais e só podem ser utilizadas para fins estatísticos, sem qualquer identificação pessoal, conforme a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968, que garante o sigilo das informações individuais prestadas.

Conforme informou a coordenação da agência do IBGE de Itu, que é responsável pelas pesquisas nos municípios da região, incluindo Indaiatuba, ao responder corretamente as perguntas do pesquisador, o cidadão contribuirá para a construção de uma base de informações necessárias para que o Instituto possa mostrar o que realmente está acontecendo no país. O levantamento dessas estatísticas tem o objetivo de atender múltiplos propósitos e constitui um importante instrumento para formulação, validação e avaliação de políticas orientadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria de condições de vida do Brasil. Os organizadores da pesquisa lembram, também, que a prestação dessas informações é de caráter obrigatório, conforme o art. 5º, inciso II, da Constituição Federal de 1988 c/c arts. da Lei nº 5.878/73.

Em caso de dúvidas, os telefones da Agência do IBGE de Itu são (11) 4022-1392 e 4023-7433 e o e-mail, agitu@ibge.gov.br. Mais informações também podem ser obtidas no site do Instituto - www.ibge.gov.br – o telefone é 0800-7218181. 

Abertas as inscrições para 21ª corrida Cidade de Indaiatuba

Foto: Arquivo – Eliandro Figueira – SCS/PMI.
A Secretaria Municipal de Esportes informa que já estão abertas as inscrições para a 21ª Corrida Cidade de Indaiatuba. O evento, que homenageia os 185 anos do município, acontece no dia 13 de dezembro, a partir das 8 h, com largada em frente à Prefeitura Municipal, nas modalidades corrida de 10 km e 5 km e caminhada de 5 km.

As adesões devem ser feitas exclusivamente pelo site indicado pela Federação Paulista de Atletismo até o próximo dia 9 ou até o término das vagas, que são de 700 participantes para a corrida de 10 km, 1.000 para a corrida de 5 km e 300 para a caminhada de 5 km. A taxa de inscrição é de R$35,00 para qualquer categoria e deve ser paga com geração de boleto no próprio site, com desconto de 50% para pessoas acima de 60 anos. Para este ano houve um incremento na Corrida com a criação de pelotão de elite e a inclusão da prova nos calendários da Federação Paulista de Atletismo e Confederação Brasileira de Atletismo, além dos melhores classificados estarem, de acordo com o tempo realizado na prova, passando a compor o ranking da Federação no Estado de São Paulo. Os kits, compostos por gym bag (sacola), camiseta e chip de cronometragem, serão entregues nos dias 11 e 12 de dezembro, das 9 h às 16 h, no Ginásio Municipal de Esportes. Também haverá entrega de medalha de participação no final da prova. A Corrida tem realização da Federação Paulista de Atletismo (FPA) com suporte da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Informações: (19) 3825-6270.

“Gostaria de convidar a toda a população, incluindo aqueles que não pretendem participar diretamente da prova, a comparecer e prestigiar a Corrida da Cidade, que é um evento tradicional e sempre uma grande diversão para toda a família”, diz o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Este ano temos uma novidade, que é a realização da prova pela Federação Paulista de Atletismo, o que sem dúvida eleva o nível de profissionalismo da competição, que cresce a cada ano. E por uma demanda de participantes que recebem a partir deste ano um evento de maior qualidade, haverá cobrança de uma taxa de inscrição destinada a cobrir parte das despesas do evento, sendo as demais despesas e premiação aos melhores classificados custeados por patrocinadores, o que ajudará a garantir que os inscritos realmente tenham interesse em participar, pois há alguns anos, temos recebido reclamações da população de que muitos participantes têm se inscrito na prova apenas para ter acesso ao kit e, no dia da corrida, não aparecem, ocupando o lugar de outras pessoas que gostariam efetivamente de correr e não têm a oportunidade, já que a procura pelas vagas é muito grande”, comenta.

Serviço
Prefeitura Municipal - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2.800 – Jardim Esplanada II
Ginásio Municipal de Esportes - Av. Visconde de Indaiatuba, 1250 – Jardim América.

Concerto de Natal do Indaiatuba Clube terá coral e orquestra do Bradesco

O Coral da Fundação Bradesco será uma das atrações do Concerto de Natal 
do Indaiatuba Clube. Foto: Imprensa – IC/Reprodução.
O Indaiatuba Clube será palco de um grande evento de música no dia 13 de dezembro: pela primeira vez, o Coral e a Orquestra da Fundação Bradesco vão se apresentar juntos fora da sede do grupo em São Paulo, inaugurando o Concerto de Natal do clube.

Com a participação do Coral do IC, formado por associados, o evento será num domingo e começa às 20 h. Para participar, os convidados e associados devem trocar o convite por um litro de leite longa vida até o dia 12 de dezembro. A troca ocorre somente na Secretaria Social do IC entre segunda e sexta-feira, das 8 h às 16h30 e aos sábados, entre 8 h e 11 h.

Esse evento integra as festividades do Natal 2015 do Indaiatuba Clube, que começaram no dia 20 de novembro com o Acendimento das Luzes de Natal, quando os associados e convidados assistiram a uma apresentação do Coral do IC e foram apresentados à decoração natalina que coloca o clube no clima natalino todos os anos.

Já no dia 6 de dezembro será a vez das crianças se divertirem com a Chegada do Papai Noel. Neste dia, além das brincadeiras e diversas atrações oferecidas pelo Clube, as crianças também receberão o “bom velhinho”, que irá distribuir brindes.

Formado por 100 alunos da Fundação, o Coral do Bradesco vem há 10 anos se apresentando em diversos eventos. Assim como o Coral do IC, o do Bradesco também conta com a regência da maestrina Sônia Di Morais.

A qualidade do trabalho realizado ao longo dessa década fez com que o Coral do Bradesco se apresentasse em grandes eventos como o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Neste ano, o grupo abriu o evento, com a apresentação de 10 músicas do vasto acervo brasileiro. A apresentação, ao ar livre, aconteceu na Praça do Capivari.

Com repertório da música brasileira o Coral da Fundação já gravou dois CDs.

Iniciada em 2011, a Orquestra da Fundação Bradesco é formada por 43 alunos do Jardim Conceição, em São Paulo, que tem entre 11 e 18 anos. A orquestra é formada por 15 violinos I, 12 violinos II, 8 violas e 8 violoncellos e em  junho deste ano fez sua primeira apresentação com o Coral da Fundação Bradesco, no projeto Café com Música,  que consiste em um ensaio aberto na Cidade de Deus e uma apresentação na escola do Jardim Conceição.

Composto por associados, o Coral do IC é uma criação da Secretaria de Cultura e Artes e realiza ensaios todas as segundas-feiras, a partir das 19 h, no Espaço Órion. Para participar não é necessário saber cantar e as inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria de Esportes.

Atleta de natação de Indaiatuba é campeão brasileiro de triathlon

Foto: Divulgação.
O atleta da equipe de natação ADI/Secretaria Municipal de Esportes, Miguel Lopes Hidalgo, sagrou-se campeão na categoria Geral no Campeonato Brasileiro Infantil e Infanto-Juvenil de Triathlon, realizado no último dia 15 na cidade de Caiobá, no Paraná. Competindo com 150 atletas de todos os estados do país, Hidalgo alcançou o tempo total de 54:05 na prova, garantindo não só o 1º lugar como também a classificação para o Campeonato Panamericano Juvenil, que acontece no próximo ano nos Estados Unidos. A coordenação é do técnico Cristian Soldano. 

11ª edição do Cinematerna será na próxima quarta, 2 de dezembro

A 11ª edição do projeto Cinematerna em Indaiatuba acontece na próxima quarta-feira, dia 2 de dezembro, as 14h00, no Topázio Cinemas do Polo Shopping e o filme escolhido pelas mamães através de enquete no site foi Jogos Vorazes: A Esperança - O Final, na versão 2D dublada.

Para esta sessão, a sala de cinema é especialmente adaptada para receber as mamães (e papais) com seus bebês:
- “estacionamento” para os carrinhos;
- luzes suavemente acesas;
- ar-condicionado e som reduzidos;
- trocadores dentro da sala;
- monitoras voluntárias para ajudar as mães presentes.

Os ingressos para esta sessão são os de tabela do dia e na quarta-feira custam R$13,00 a inteira e R$6,50 a meia. Os bebês tem entrada franca. Demais espectadores também são bem-vindos (vovós, vovôs, tias, babás, amigos), desde que estejam cientes de que a sala é preparada da forma descrita acima.

Serviço:
Sessão Cinematerna
Onde: Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba
Filme:  Jogos Vorazes: A Esperança – O Final - 2D Dublado - classificação 12 anos
Dia:  Quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
Horário:  14h00
Ingressos:  R$13,00 inteira e R$6,50 meia (bebês até 18 meses tem entrada franca)

Sinopse: Com a nação de Panem vivendo a guerra em grande escala, Katniss confronta o Presidente Snow nesse último episódio. Com a ajuda de seus melhores amigos – Gale, Finnick e Peeta – Katniss parte em uma missão com o grupo do Distrito 13, enquanto arriscam suas vidas para libertar os cidadãos de Panem e planejar a tentativa de assassinato do Presidente Snow, que está cada vez mais obcecado em destruí-la. As armadilhas mortais, inimigos e escolhas morais que aguardam por Katniss vão desafiá-la mais do que qualquer arena que ela tenha enfrentado nos Jogos Vorazes. Com Jennifer Lawrence, Liam Hemsworth e Donald Sutherland.

Empresas de Indaiatuba já podem se cadastrar para Catálogo das Indústrias 2016

Crédito: Laís Fernandes SCS/PMI.
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, informa que o cadastro para empresas interessadas em serem divulgadas no Catálogo das Indústrias 2016 está aberto. Basta acessar este link  e preencher os campos solicitados. A inscrição e inserção são gratuitas seguirão até dia 12 de fevereiro de 2016.

O objetivo deste produto é facilitar a comunicação com as empresas locais e fornecer à população um material concreto sobre o parque industrial do município. A Secretaria informa que a inscrição da empresa em 2015 não garante a inserção no catálogo 2016 – é necessário realizar um novo cadastramento com os dados atualizados. Para outras informações o número de telefone é (19) 3834-9360. 

Projeto "Semeando Cultura" apresenta espetáculo "A Criação do Mundo" no dia 5 de dezembro

Divulgação.
No sábado, 5 de dezembro, das 9 h às 12 h, a EMEB “Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro”, em Indaiatuba, vai se transformar num verdadeiro palco. Ao longo de todo o ano, a escola sediou oficinas de capoeira, música e dança dentro do projeto Semeando Cultura, patrocinado pela Fundação John Deere através da Lei Rouanet de Apoio à Cultura. Encerrando as atividades de 2015, os alunos mostram no espetáculo A criação do mundo todo o conteúdo aprendido, experimentando a sensação de se apresentar em público.  

O evento, que é aberto à comunidade, com entrada gratuita, tem início às 9 h, com abertura da exposição Empreendedorismo, pelo Sebrae. A partir das 10 h, o espetáculo A Criação do Mundo representa as diferentes etapas da criação do universo através de números de capoeira, dança, música e encenações.  

O projeto acontece também nas cidades de Horizontina (RS) e Catalão (GO), além de Indaiatuba. O objetivo da iniciativa é proporcionar a crianças e jovens de baixa renda, matriculados nas escolas da rede pública de Ensino Fundamental, o acesso à arte e à cultura como forma de inclusão social, através de oficinas de dança e música, também envolvendo a família e a comunidade. Em Indaiatuba, a produção cultural é das empresas D’color Produções Culturais e Villa 7.

Sobre a Fundação John Deere
Instituição criada no final de 2003, a Fundação John Deere tem o objetivo de direcionar o gerenciamento das ações da empresa no campo social. Com o lema Plantando responsabilidade social, colhendo cidadania, gerencia diversos programas focados em educação, meio ambiente, melhoria das comunidades e combate à fome.  

Serviço
Projeto Semeando Cultura em Indaiatuba - Viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura pela Lei Rouanet
Espetáculo A Criação do Mundo
Data: 05/12
Horário: 9 h às 12 h
Local: Emeb “Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro” - Rua Antonio Mazetto Filho, 245, Bairro Tombadouro
Entrada franca.

Teatro Nósmesmos tem samba e comédia nesta semana

Nesta semana, o Teatro Nósmesmos, de Itu, traz duas opções de atrações: samba e comédia. Além da última apresentação da série Quinta Musical, que terá o show Não Deixe o Samba Morrer, garantindo Pixinguinha, Noel Rosa e grandes clássicos em uma roupagem repleta de atitude, o espaço traz o melhor do stand-up comedy com o show de João Valio. O valor dos ingressos é de R$20 para todos.

Hoje, quinta-feira, Élida Marques e Os Boêmios de Itu garantem grandes clássicos do mais brasileiro dos ritmos: o samba. Adoniran Barbosa, Pixinguinha, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho são alguns dos homenageados pela apresentação, que também contará com recitação de poesias. A banda começa a tocar às 20 h.

Nos dias 27, 28 e 29, o humorista João Valio arranca risos do público com seu show de stand up que traz ao palco sua ironia e seu jeito irreverente. O humorista já atuou como roteirista no Mundo Canibal TV e escreve para o canal Na Sarjeta, já se apresentou nas principais emissoras de TV do país. Suas apresentações serão às 20h30 na sexta e no sábado e às 19 h no domingo.

Serviço:
Quinta Musical: Élida Marques e os Boêmios de Itu
Data: 26 de novembro
Horário: 20h30

Stand-up: João Valio
Datas: 27, 28 e 29 de novembro
Horário: 20h30 (sexta e sábado) e 19 h (domingo)
Teatro Nósmesmos – Avenida Prudente de Moraes, 210 – Sala 304 – Vila Nova – Itu/SP
Ingressos: Durante o mês de novembro, todos pagam o valor da meia-entrada: R$20,00.
Contato: (11) 99525-6899.

Centro de Arte Flamenca promove no domingo último tablao de 2015

Divulgação.
O Centro de Arte Flamenca se despede da sequência de tablaos mensais de 2015 com apresentação no domingo, dia 29 de novembro, no restaurante Nosotros Gastronomia Ibérica y Tapas, no Cambuí. Entram em cena profissionais e alunos juntos, embalados por Denis Sartorato na guitarra e por Helena de Los Andes no cante.   
Depois de 11 meses de encontros marcados entre músicos, bailaores flamencos e amantes da cultura espanhola todo último domingo de cada mês no restaurante Nosotros, o tablao do CAF dá uma trégua e retorna em 2016 de fôlego e atividades renovados. “Encerramos os tablaos de 2015 satisfeitos pela contribuição para a perpetuação da cultura espanhola no País, pela divulgação do flamenco e pelos momentos de prazer proporcionados a quem ama essa dança”, enfatiza Lu Garcia, diretora do Centro de Arte Flamenca, que se apresenta no dia 29 junto com as bailaoras Adelita Parra e Ana Marzagão.

Serviço:
Tablao do Centro de Arte Flamenca
Data: 29 de novembro, 19 h
Local: Restaurante Nosotros Gastronomia Ibérica y Tapas, às 19 h; com início do show às 20 h
Endereço: Rua Antônio Cezarino, 885, Cambuí – Campinas/SP
Preços: R$30,00 (couvert) e R$30,00 (consumação mínima)
Informações: (19) 2511-0588 e (19) 3243-6019 e também lugarcia@centrodarteflamenca.com.br.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Pró-Memória faz campanha de recolhimento de documentos e objetos sobre a história de Indaiatuba

Foto: Giuliano Miranda – SCS/PMI.
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, lançou uma campanha de recolhimento de documentos e objetos sobre a história de Indaiatuba. O objetivo é contribuir ainda mais para o entendimento da história da cidade e da participação dos mais diversificados grupos na compreensão de sua formação histórica e cultural. “Assim, o recolhimento de objetos e documentos visa abarcar impreterivelmente as seguintes linhas: história da contribuição afro-descendente em Indaiatuba; história da contribuição Indígena em Indaiatuba e história da contribuição dos migrantes e imigrantes em Indaiatuba”, comenta o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. As doações poderão ser feitas por qualquer cidadão até o dia 31 de agosto de 2016, de acordo com o regulamento que se encontra no site da Fundação Pró Memória de Indaiatuba: www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br

Concerto gratuito com maestro João Carlos Martins dia 30 no Largo do Rosário, em Campinas

Crédito da foto: Fernando Mucci.
O maestro João Carlos Martins se apresenta com sua Camerata Bachiana em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto no Largo do Rosário, centro de Campinas, durante a festa de inauguração parcial das obras de revitalização da Avenida Francisco Glicério, na segunda-feira 30/11, às 20 h. Durante o concerto, o público acompanha um grande show com projeções de vídeos de alto impacto visual pelos prédios da região.

O evento marca também o lançamento oficial do Instituto CPFL, que em 2015 passou a englobar as ações de seu programa cultural, a CPFL Cultura, e atividades esportivas de responsabilidade social e qualidade de vida incentivadas pela companhia.

“A união entre a música erudita e o que há de mais atual nas ferramentas tecnológicas e audiovisuais contemporâneas é uma marca da CPFL Cultura em mais de 10 anos de atuação. Este concerto, acompanhado de uma incrível projeção de imagens pelos prédios da região, é um exemplo de nosso compromisso de levar ao público uma programação gratuita, de qualidade, mas sobretudo original. Essa vocação sempre nos pautou e será cada vez mais presente nesta nova fase da programação, renovada com uma nova estrutura, uma nova marca, mas com o compromisso de sempre com a qualidade e a inovação”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.

O concerto de João Carlos Martins e Camerata Bachiana integra o projeto Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Heitor Villa-Lobos, viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (lei do ProAC/ ICMS – SP), com patrocínio da CPFL Energia, dentro do Circuito CPFL de Arte e Cultura. A produção é da empresa campineira D’Color Produções Culturais com apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura.

Durante a apresentação, o público presente poderá acompanhar um verdadeiro show de arte, com efeitos surpreendentes que transformarão os prédios da região em telas de alto impacto visual. O “vídeo guerrilha” é uma intervenção urbana que estimula a produção artística na arquitetura e no espaço público das cidades, projetando em grandes formatos obras de diferentes autores.

Distribuição de livros
Além do espetáculo, serão distribuídos no evento mais de 6 mil exemplares dos livros infanto-juvenis Na roda com o Maestro - Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos. Os interessados devem acessar o site www.dcolor.art.br/ingressos, imprimir um vale-livro e realizar a troca gratuitamente numa tenda específica que será montada no Largo do Rosário no dia do evento.

Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana
O pianista e regente João Carlos Martins começou seus estudos de piano na infância. Aos 13 anos já iniciava sua carreira, que cinco anos depois decolou internacionalmente. Aos 20, estreou no famoso Carnegie Hall, em Nova York, em apresentações patrocinadas pela então primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.

O maestro passou por dois incidentes que poderiam ter posto fim à sua carreira musical. Aos 26 anos sofreu uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, que o manteve afastado dos palcos por sete anos. Quando retornou à carreira, gravou a obra completa de Bach. Em 1995 foi ferido num assalto na Bulgária e ficou com o lado direito do corpo paralisado. Vítima da síndrome de movimentos repetitivos, encerrou a carreira de pianista aos 63 anos, mas não deixou o universo da música. Estudou regência, fundou a Filarmônica Bachiana Jovem em 2006 e hoje é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP.

A Orquestra Bachiana Filarmônica apresentou-se pela primeira vez em 2004 na Sala São Paulo, em São Paulo/SP e, depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms e Tchaikovsky, apresentou-se nas mais importantes salas de concerto do Brasil e exterior. Em 2006, com objetivo de trabalhar na evolução musical de jovens musicistas, o maestro João Carlos Martins fundou a Orquestra Bachiana Jovem, que também buscava democratizar a música clássica com apresentações em espaços variados para pessoas que jamais tiveram acesso às salas de concerto. Em 2010, as duas orquestras se juntaram, formando a Bachiana Filarmônica SESI-SP, um grupo que reúne músicos profissionais, orientadores e jovens musicistas, que formam hoje uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do Brasil, sem abandonar os ideais que deram origem à Bachiana Filarmônica e à Bachiana Jovem.

O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, numa homenagem ao imortal maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor das célebres Bachianas Brasileiras, e a Johann Sebastian Bach. A Camerata Bachiana, parte da Fundação Bachiana Filarmônica, é formada por viola, cello, oboé, clarinete, fagote, flauta, percussão e dois violinos.

Sobre o Vídeo Guerrilha
O Video Guerrilha é um festival internacional de videoarte e megaprojeções que pretende transformar as ruas em galerias de arte a céu aberto projetando a obra de dezenas de artistas brasileiros e do mundo nos prédios das cidades.  O show audiovisual, que estimula a ocupação do espaço público através da arte e do acesso gratuito à cultura, é o primeiro evento do gênero patrocinado pela CPFL Energia. Para esta edição inicial, estudantes de design, arquitetura e artes visuais da região de Campinas foram estimulados a realizar trabalhos para serem projetados durante o evento. Além dessa participação mais especializada, a empresa ofereceu à Instituição Quero-Quero e aos filhos de seus colaboradores a oportunidade de elaborar desenhos e exibi-los durante a projeção.  

Projeto Gente Eficiente apresenta 'Hairspray'


Curtas produzidos em oficina de roteiro serão exibidos amanhã, 26

O cartunista Moacir Torres, na foto com alunos da oficina de roteiro, é tema 
de um dos curtas metragens. 
A Secretaria de Cultura de Indaiatuba promoverá a exibição gratuita de dois curtas metragens produzidos pelos alunos da oficina de roteiro ministrada por Marcos Otero de junho a outubro.

A sessão será iniciada às 18 h no Casarão Pau Preto e trará duas obras: a primeira, Acasos (15 minutos de duração), traz uma mulher jovem traumatizada por um relacionamento anterior, um homem cético com aversão a compromissos e uma cartomante. O acaso os une, mas não era bem o que o destino apresenta quando outra moça entra na história. O segundo curta é Doc sobre o cartunista Moacir Torres (20 minutos de duração), que aborda a vida, os trabalhos e o amor pelos desenhos do artista indaiatubano. Na sequência das sessões, o público poderá participar do Sarau Artístico Todas Palavras, que a Secretaria da Cultura realiza no mesmo local a partir das 19 h, também com entrada franca. Informações: (19) 3894-1867.

A oficina gratuita de roteiro e cinema possibilitou aos participantes conhecer na prática todo o processo de uma produção audiovisual, da ideia inicial à distribuição, abrindo uma oportunidade de identificação com uma nova carreira, que poderá ser consolidada com uma futura formação superior. Para aqueles que não têm uma pretensão profissional, forneceu também um amplo e rico material de aprendizado, proporcionando a vivência de uma realização cinematográfica. Marcos Otero recentemente foi certificado pelo Hollywood Institute, após curso com Dov Simens (professor de Quentin Tarantino) em Cinema Director & Line Producer, como Feature Film Producer. Com 17 anos de experiência em cinema independente, já realizou mais de 40 filmes entre curtas, documentário e o longa Catarina – A Lenda da Loira do Banheiro. Possui amplo conhecimento em direção cinematográfica, produção executiva e direção de produção. Roteirista e script-doctor em mais de 50 roteiros, é também CEO da Filmes no Interior Produtora, produtor na Instantâneo Entertainment, diretor da OPA Cultural e criador do projeto Cinema Aprendiz. 

Comdefi realiza conscientização em Indaiatuba no dia 3 de dezembro

Foto: arquivo SCS/PMI.
O Conselho Municipal para Assuntos das Pessoas com Deficiência (Comdefi), ligado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social de Indaiatuba, realizará dia 3 de dezembro, das 9 h às 12 h, ações de conscientização na Praça Prudente de Moraes, no Centro. O objetivo é lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992. A partir de então, a cada ano, no dia 3 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência.

A presidente do Comdefi, Silvana Maria Artoni Leal, explicou que essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos. “Neste dia, promoveremos ações para conscientizar a população sobre assunto de deficiência; será uma vivência com cadeira de rodas, muletas e venda. Também vamos falar sobre as vagas de trânsito”.

Silvana explicou que neste dia terá barracas na Praça para vendas de artesanato do Departamento de Reabilitação Física e Mental (Derefim) da Prefeitura, Ciaspe e Cirva. “Cada pessoa que topar participar da nossa vivência receberá um brinde”, informou. A empresa Sorvetão fez a doação de 120 picolés para os alunos e pacientes dos serviços presentes na praça. 

Lançamento de livro: 'Emoções do Caminho - O caminho de Santiago de Compostela'


'Food & Soul Festival' este fim de semana no Vali Park em Valinhos

Divulgação.
No próximo final de semana, dias 28 (sábado) e 29 (domingo), o Food & Soul – Food Truck Festival acontece no Vali Park em Valinhos/SP, reunindo gastronomia em food trucks, drinks e lojas itinerantes e muita música na programação.

Durante os dois dias de festival, os visitantes poderão saborear pratos variados oferecidos pelas onze opções bike e food trucks, com cardápios de pratos salgados, sobremesas e bebidas. Estão confirmados: coxinhas Yes Coxiña, sanduíches Autêntico Food Truck, hambúrgueres Blitz Food Truck, pratos Antonello Street Food, sobremesas Doce Magrela, cachorros-quentes Clássicos Hot Dog, crepes doces e salgados Clássicos Crepe, bar com Firoco Drinks, cervejas Beer on the Road, sanduíches Mr. J e paletas mexicanas Paleteria Gourmet.

Quatro lojas itinerantes vão oferecer produtos com preços especiais: Pat Marconite semijoias e pratas, Murú Pimentas Artesanais e suas pimentas cultivadas de maneira especial, Entrelinhas macramês e Roxane Vaisemberg acessórios místicos e artesanais. A presença do DJ Marcelo Fernandes, residente em casas noturnas renomadas da região, também está confirmada, além das apresentações musicais ao vivo de MPB e pop no melhor estilo voz e violão.

O evento tem entrada gratuita e é uma opção de lazer agradável para reunir toda a família e todas as faixas etárias. A organização do Food & Soul – Food Truck Festival ratifica que a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é proibida.

Serviço
Food & Soul – Food Truck Festival
28 e 29/11 - das 12 h às 22 h
Vali Park - Avenida Onze de Agosto, 2180, Vila Embaré – Valinhos/SP
Entrada gratuita.

Inspirada em 'O Menino do Dedo Verde', 'Achadouros da Infância' sai em busca da criança viva em cada adulto

A peça Achadouros de Infância, inspirada na obra O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon, estreia neste fim de semana (28/11) no CIS Guanabara (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp), com o jovem grupo de teatro Desatino do Astrolábio, dirigido por Miguel Atênsia, ator e professor do Conservatório Carlos Gomes. Em cartaz no CIS Guanabara por dois finais de semana (28 e 29/11; 5 e 6/12 – sábados às 20 h e domingos às 16 h) e apresentação única no Casarão dia 04/12 (sexta às 19 h).

Voltada para o público adulto e infantil (a partir de 7 anos), a montagem também inclui entre as referências do universo infantil a obra do poeta Manoel de Barros. O público será convidado a reencontrar sua própria infância como numa brincadeira de achadouro, com acompanhamento musical ao vivo e cenário colorido de flores e baús.

Jovens artistas
Achadouros de Infância é resultado do trabalho de cinco formandos do curso técnico profissionalizante de Arte Dramática do Conservatório Carlos Gomes que compõem o grupo Desatino do Astrolábio: Bruno Almeida, Juliana Eiras, Júlia Vilar, Letícia Ruiz e Priscila Matos. Para ingressar na vida profissional, decidiram revisitar a infância porque desejavam falar de “algo que refletisse o que faz a gente ser o que é”.

Em maio de 2015, sob direção de Miguel Atênsia, o grupo começou a montagem, incluindo adaptação do texto, cenário, figurinos, produção cultural, cartaz de divulgação e folheto do programa. Para completar o trabalho, convidaram outros artistas jovens, como o campineiro Ariel Grininger, responsável pela trilha sonora e o pernambucano Guilherme Moraes, que fez a aquarela que ilustra o cartaz da peça. Diretor e atores realizaram dois retiros em busca de maior contato com a natureza, em total isolamento na Vila Yamaguishi, em Jaguariúna, por acharem coerente com a obra que inspira a peça. 

Sinopse
Um grupo de crianças, no meio de uma brincadeira, convida todos a mergulhar no universo de Tistu – um menino que, depois de ser expulso da escola, é inserido em um novo sistema de educação criado pelo Sr. Papai e Dona Mamãe. Em sua primeira aula de jardinagem, Tistu descobre que possui um dom absolutamente único: onde coloca o polegar, brotam flores das mais belas e variadas. Acompanhado de seus professores Sr. Bigodes e Sr. Trovões e seu cachorro Ginástico, Tistu percorre a cidade de Mirapólvora e nos faz questionar as ideias preestabelecidas das pessoas grandes.

A distribuição de senhas acontece sempre 1 hora antes do início do espetáculo. Ingressos no chapéu. A montagem tem apoio da Sanasa, Almanaque Café e CIS Guanabara/Unicamp.

Programação
28/11 - sábado
20 h - CIS Guanabara
R. Mario Siqueira - Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)

29/11 - domingo
16 h - CIS Guanabara
R. Mario Siqueira - Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)

04/12 - sexta-feira
19 h - Centro Cultural Casarão
R. Maria Sampaio Reginato, s/nº, Terras do Barão (na altura do km 15 da Estrada da Rhodia, em frente ao bairro Vila Holândia)

05/12 - sábado
20 h - CIS Guanabara
R. Mario Siqueira - Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)

06/12 - domingo
16 h - CIS Guanabara
R. Mario Siqueira - Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)

Ficha Técnica
Direção: Miguel Atênsia
Elenco: Bruno Almeida, Juliana Eiras, Júlia Vilar, Letícia Ruiz, Priscila Matos
Trilha sonora: Ariel Grininger
Iluminação: Amadeu Tilli
Arte gráfica: Júlia Vilar
Ilustração Tistu: Guilherme Moraes
Agradecimentos: Ângela Nagai, Dirceu de Carvalho, Edson Ortolan, Rafael Leoni
Apoio: CIS Guanabara/Unicamp, Sanasa, Almanaque Café.
Mais informações:
- facebook  /desatinodoastrolabio
- telefone (19) 99112-4637 (Adriana).

Fernando de La Rua ministra workshop de guitarra flamenca na Fundação Ema Klabin

Fernando de La Rua atua  em Madri desde 2000.
Foto: Lisi Sfair.
Violão e Ponto, o Clube do Violão Solo, promove na Fundação Ema Klabin, de 11 a 13 de dezembro, o workshop Noções da Guitarra Flamenca, com o músico Fernando de La Rua. O workshop é indicado para músicos profissionais e estudantes de violão que buscam um primeiro contato com o universo do violão flamenco.

Ao longo do curso, que tem duração de nove horas, os participantes passarão por diversos temas ligados à guitarra flamenca, entre eles, a linguagem do violão flamenco, técnicas iniciais de mão direita e esquerda, ritmos flamencos, tendências e novos caminhos do estilo.

Para participar, não há necessidade de conhecimento prévio na prática flamenca, mas é necessário um nível mínimo no toque do violão. Há duas categorias de participação: alunos que realizam as atividades práticas e ouvintes.   

Sobre o professor:
Fernando de La Rua nasceu em Itapeva/SP e mora em Madri desde 2000. A ascendência espanhola influenciou de forma decisiva a personalidade e trabalho do músico, que iniciou seus estudos na música erudita, mas já em 1988 iniciou sua pesquisa na música flamenca com sua elevada técnica guitarrística característica, imensa variedade rítmica e sua peculiar harmonia que se baseia no modo frígio (influência do Hijazz Árabe). Fernando ainda enriquece seu trabalho com elementos harmônicos da música brasileira, criando temas originais em suas composições e para espetáculos com montagens coreográficas na Espanha e no Brasil. Como resultado, o músico atua com frequência nos principais palcos de toda a Europa, América e Ásia, destacando o Teatro do Concertgebouw (Amsterdam), Teatro Albéniz (Madrid), Teatro Español (Madrid), Joyce Theater (New York), Teatro Shinjuku (Tokio), Teatro Victoria (Singapura), Teatro Coliseo (el Escorial), Café de la Danse (Paris), Kennedy Center (Whashington DC) e ONU (New York). Atualmente, Fernando estuda na Faculdade de Flamenco Superior de Córdoba, referência mundial no estilo.

 Serviço: 
Workshop de Noções da Guitarra Flamenca com Fernando de La Rua
Datas: 11, 12 e 13 de dezembro de 2015
Horários: 11 (sexta-feira) 19h30-22h30, 12 (sábado) 15 h-18 h e 13 (domingo) 15 h-18 h
Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP
Investimento: Participantes: R$360 no dia ou R$300 antecipado. Ouvintes: R$200 no dia ou R$150 antecipado.
Informações e reservas: contato@violaoeponto.com.br ou (11) 99628-8030, com Fabyo Aoki.
Ouça: https://www.youtube.com/watch?v=SgCxTVz4MJg&feature=youtu.be.

Lançamento do site Arnaldo Pedroso d'Horta


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Palestra "Mapeamento cultural, uma experiência de interação entre teatro e academia" na Fundação Ema Klabin

Historiador falará sobre sua experiência em um 
importante projeto de gestão cultural em Coimbra, 
Portugal. Foto: divulgação.
A Fundação Ema Klabin promove no próximo dia 28 de novembro, às 10 h, a palestra Mapeamento cultural, uma experiência de interação entre teatro e academia, ministrada pelo bacharel em história e especialista em gestão cultural João Luís Veronezzi Pacheco.

O especialista apresentará um estudo de caso do projeto Artéria: O Centro em Movimento realizado em Coimbra, Portugal.  A palestra pretende discutir  a gerência cultural, seus personagens, saberes, diretrizes e formações. E a maneira de identificar os diversos atores sociais envolvidos e as diversas tramas culturais tecidas afins de empoderá-los através do Mapeamento Cultural.

Sobre o palestrante:
João Luís Veronezzi Pacheco é bacharel em história, especialista em Gestão de Bens Culturais pela FGV, desenvolve software de mapeamento cultural em conjunto com a Universidade de Coimbra.   

Serviço:
Palestra: Mapeamento cultural, uma experiência de interação entre teatro e academia
Data: 28 de novembro - sábado
Horário: 10 h
30 vagas
Entrada franca
Inscrições: cursos@emaklabin.org.br
Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP
Fone: (11) 3897-3232          http://emaklabin.org.br/