Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Encontro de Vinhos promove novo evento em Campinas dia 4 de outubro na Estação Cultura

Sucesso absoluto de público, o Encontro de Vinhos, que reuniu cerca de 1200 visitantes no Expo Parque Dom Pedro no dia 25 de julho, organiza mais um evento com a participação de importadoras e restaurantes da cidade. A segunda edição do Encontro de Vinhos em 2015 será realizada na Estação Cultura, antiga estação ferroviária da cidade, tombada como Patrimônio Histórico e Cultural. A iniciativa é do Encontro de Vinhos junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas.

O objetivo do evento é oferecer várias opções de vinhos e comida de muita qualidade a preços acessíveis ao bolso do visitante. “A ideia é apresentarmos ao público de Campinas que bons vinhos e boa comida podem ser acessíveis a todos os bolsos, sem a necessidade de um ambiente sóbrio e intimista como em degustações fechadas ou restaurantes. Esperamos que, tanto o vinho quanto a comida sejam democratizados”, comenta Daniel Perches, organizador do evento.

O primeiro lote do ticket degustação já está sendo comercializado e pode ser adquirido antecipadamente pelo site www.encontrodevinhos.com.br/encontros/campinas/. Eles dão direito à degustação livre das centenas de vinhos que serão apresentados no evento. As comidas serão comercializadas à parte e diretamente com os restaurantes participantes durante o evento.

Dezenas de vinhos, importadoras e restaurantes participam desta segunda edição: Adolfo Lona, Barrica Negra, Casa Venturini, Excelência Vinhos, La Cristianini, MS Import, Winefit, Wine Lovers, Massimex, ITBR, Vinícola Aurora, Galeria dos Vinhos, Casa Venturini, Le Potager, PF Wineries, Bendito Vinho, Vinícola Góes, Família Cassone, Vinho&Ponto, Winefit, Projeto Sabores e Sabores, Le Potager, Madruga Pizzas, Bufalat, Serra das Antas Queijos, Moqueado e Montana Carnes serão alguns dos participantes.

Outra atração do evento é o resultado do Top 5, degustação realizada por um júri formado por sommeliers e formadores de opinião, que elege às cegas os melhores vinhos que serão apresentados no dia. A degustação acontece com alguns dias de antecedência e, durante o evento, o visitante pode degustar quem foram os vencedores. Segue lista completa dos eleitos:

Categoria Espumantes:
1º lugar - Aurora Extra Brut
2º lugar- Baladero Extra Brut
3º lugar - Prosecco Ca Di Rajo
4º lugar - Adolfo Lona Pas Dosé
5º lugar - Gran Cuvée Costaross

Categoria Brancos:
1 lugar - Turece Botas - Espanha
2º lugar - Irune - Chile
3º lugar - Aphros Loureiro - Portugal
4º lugar -  Cinco Tierras Torrontés - Argentina
5º lugar Boccabella Chardonnay - Argentina

Categoria Tintos:
1º lugar - Lucas - Chile
2º lugar - Lealtanza - Espanha
3º lugar - Claudio Mo da Cascina Carlot - Itália
4º lugar -  Primitivo de Puglia Mandorla - Itália
5º lugar - Facile - Brasil

No total, foram degustados 50 exemplares.

Sobre o Encontro de Vinhos Campinas
Quando: 4 de outubro
Horário: das 11h às 17h
Onde: Estação Cultura - Rua Francisco Teodoro, 1050, Campinas/SP
Ticket-degustação: R$90,00 e R$45,00 (meia)

Secretaria de Esportes promove II Encontro Esporte Cidadão

Foto: Divulgação.
A Secretaria de Esportes de Indaiatuba promove de 3 a 24 de outubro a 2ª edição do Encontro Esporte Cidadão. O evento visa estimular a competição saudável, reunindo as crianças e jovens de 6 a 17 anos inscritos no programa de caráter educacional da Prefeitura em partidas de basquete, voleibol, handebol, futsal e futebol, com entrada gratuita e a participação de pais e familiares. Haverá premiação em medalhas para os três primeiros colocados de cada modalidade e faixa etária.

“Esta é mais uma iniciativa que tem como objetivo reforçar junto às crianças e jovens os valores inerentes ao esporte, como o trabalho em equipe, a disciplina, a ética e a determinação”, comenta o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “O Esporte Cidadão tem a missão de contribuir para a formação do caráter do futuro cidadão, destacando também a inclusão social e a disseminação da prática esportiva para uma melhor qualidade de vida. Ao estimularmos também a competição saudável neste encontro, estamos agregando mais uma importante experiência a esta comunidade”, completa.

A primeira edição do encontro, realizada em abril deste ano, reuniu cerca de 2.300 participantes. Confira a programação completa abaixo. Informações: (19) 3825-6270.

Dia 3 de outubro – sábado
8h às 14h – Jogos de basquete, voleibol e handebol as Quadras I e II do Centro Esportivo do Trabalhador (Avenida Conceição, 1885 – Cidade Nova)

Dia 17 de outubro – sábado
8h às 14h – Jogos de futsal nas Quadras I e II do Centro Esportivo do Trabalhador

Dia 24 de outubro – sábado
8h às 16h – Jogos de futebol nos campos I e II do Centro Esportivo do Trabalhador

O Esporte Cidadão é um programa de esporte educacional desenvolvido pela Prefeitura de Indaiatuba com apoio de parceria público-privada coordenada pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e integrada pelas empresas patrocinadoras Toyota do Brasil, John Deere do Brasil e Ticket Serviços e as apoiadoras Mann+Hummel Brasil e Plastek do Brasil. Atende gratuitamente a mais de 8300 alunos de 6 a 17 anos em 23 modalidades e 19 núcleos esportivos da cidade. As inscrições são abertas no início de cada semestre e a cada período é realizado um festival de todas as modalidades para estimular a cooperação entre os alunos e a aproximação com os familiares. Informações podem ser obtidas no telefone (19) 3825-6270. 

Indaiatuba Clube realiza Festa do Dia das Crianças

Divulgação.
Com a intenção de oferecer aos associados mirins um dia com muita diversão, brincadeiras e festas, o Indaiatuba Clube realiza no próximo dia 12 de outubro a Festa do Dia das Crianças.

A partir das 10h, os pais e responsáveis poderão levar os seus filhos e filhas para se divertirem com uma série de atrações que o clube preparou para comemorar o dia. Além de toda estrutura que o IC já oferece, os meninos e meninas vão brincar com uma série de brinquedos, assistir shows de mágica e saborear guloseimas. Dentre as atrações, o Indaiatuba Clube vai oferecer brinquedos como o touro mecânico, futebol de sabão, tobogã hiperpula, pula-pula 3 em 1 e cama elástica. A diversão também irá acontecer no espaço entre o Parque Aquático e o restaurante, onde será feita uma apresentação de mágica. Os participantes também poderão saborear diversas guloseimas como pipoca, algodão doce e sorvetes. A participação dos associados é gratuita.

Indaiatuba sedia fase regional de vídeo e literatura do Mapa Cultural Paulista

Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Indaiatuba sediará a Fase Regional do Mapa Cultural Paulista para as categorias de Vídeo, no dia 16 de outubro e Literatura, no dia 17 de outubro, no Novo Centro Cultural Morada do Sol (Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924). Nas duas datas, a reunião com artistas e Comissão de Seleção acontece a às 19h e a exibição dos trabalhos e anúncio dos vencedores, às 20h. Na categoria Literatura, foram selecionados na Fase Municipal e concorrem na Fase Regional os escritores de Indaiatuba Robson Castro Viana (crônica), Jacimara Miranda (crônica), Marlene Naves Chiepe (crônica, conto e poesia), Ana Maria Azevedo Campos (conto e poesia) e Marcus Mazieri (poesia e conto). A entrada é gratuita. Informações (19) 3894-1867.

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – organização social de cultura que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação dos municípios em atividades culturais. Às secretarias municipais de cultura cabe promover a divulgação e o chamamento dos artistas para Fase Municipal, a realização da Fase Municipal, a conferência da documentação e o preenchimento da ficha de inscrição para a Fase Regional, o encaminhamento das obras e trabalhos, conforme orientações específicas da Abaçaí Cultura e Arte e, ainda, responsabilizar-se pelo transporte e alimentação dos artistas, grupos e obras para as atividades das Fases Regional e Estadual.

Na Fase Estadual, todos os selecionados na Fase Regional participarão de eventos específicos para cada expressão (apresentações, exposições, exibições) na cidade de São Paulo, de forma a ampliar o conhecimento das obras, dos artistas participantes e do programa. A partir desta fase será produzido o material de registro da edição, composto por antologia, catálogo, CD e DVD. Os classificados participarão da Mostra Estadual, a realizar-se na Capital – São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2016, em período a ser definido oportunamente. Em seguida, na Fase de Circulação, as produções artísticas que participarem da Fase Estadual circularão pelo Estado de São Paulo por meio de apresentações e produtos culturais que serão de responsabilidade da Abaçaí Cultura e Arte. As apresentações pelo interior do Estado poderão receber apoio e/ou patrocínio cultural.

Jorge Bischoff lança coleção 'Luminosité' dia 7

A Jorge Bischoff Iguatemi Campinas convidando para o lançamento da coleção-cápsula Luminosité, no próximo dia 7 de outubro às 19 horas.

Mixed lança coleção Alto Verão 2016

Divulgação.
A Mixed apresenta a coleção Al Mare, para o Alto Verão 2016, que aposta em cores quentes, porém com mood fresh para respirar e relaxar perante a beleza da estação.

Acompanhando a inspiração mexicana da última coleção de verão, na cartela de cores predominam os tons de Careyes como o pink e o azul pacífico. Mas o branco também marca presença de forma leve e chic para a temporada.

A estamparia apresenta muitas listras e inova com desenhos exclusivos que homenageiam o mar, como o sea-horse, tortuguitas e Careyes. Os shapes e modelagens apostam em modelos de vestidos fluidos, kaftans, frente única, bodies, regatas e shorts. Para completar, a marca investiu em tecidos naturais e orgânicos, como linho e algodão, que oferecem maior conforto e leveza às peças como pede a estação.

A coleção de Alto Verão 2016 chega às lojas dia 1º de outubro.

Mixed Campinas
Rua Maria Monteiro, 1539 – Cambuí
(19) 3294-0072

Mixed
@mixed_brazil
SAC: (11) 3047-1570

Bruna Vieira lança e autografa ‘Quando tudo começou’ na Livraria da Vila

Na próxima terça-feira, dia 6 de outubro, a escritora Bruna Vieira, autora do blog Depois dos Quinze, fará sessão de autógrafos do livro Quando tudo começou na Livraria da Vila do Galleria Shopping, das 16h às 19h.

Ilustrado por Lu Cafaggi, o livro mostra a vida da tímida Bruna. A menina tem uma lista secreta de sonhos e deseja explorar o mundo; porém, antes disso vai precisar enfrentar os primeiros dias na nova escola e encarar a timidez.

Sobre a autora
Bruna Vieira administra o blog Depois dos Quinze, que já recebeu cerca de 130 milhões de acessos desde que foi criado, em 2008. Em 2012, publicou seu primeiro livro e é colunista da revista Capricho.

Serviço
Lançamento: Quando tudo começou, de Bruna Vieira
Ilustrações: Lu Cafaggi
Ed. Autêntica
Haverá sessão de autógrafos com a autora
Livraria da Vila – Galleria Shopping – Rod. D. Pedro I, s/nº - Campinas/SP
Entrada grátis
Mais informações em www.livrariadavila.com.br.

Polo Shopping Indaiatuba sedia exposição 'Belezas da Natureza'

Foto de ​Alessandro de Paula Leite de Barros é uma das que serão 
expostas no Polo Shopping.
A partir desta quinta-feira (1), o Polo Shopping Indaiatuba sedia a exposição inédita Belezas da Natureza, com curadoria e fotos do grupo fotográfico homônimo. A proposta é mostrar como o meio está repleto de belos cenários que passam despercebidos na correria do cotidiano.

Entre aves de diversas espécies e outros animais, as 30 fotos em tamanho 40 cm x 60 cm contemplam também paisagens da região e interior do Estado de São Paulo. A mostra é composta por imagens de Alessandro de Paula Leite de Barros, Álvaro Scalet Júnior, Ananda Porto, Elizabete Nishimori, Pedro Fernandes e Roberto Wodewotzky, realizadas em 2015.

Alessandro Barros, fotógrafo há mais de 20 anos, é um dos fundadores do fotoclube Belezas da Natureza e o organizador da exposição, que ocorre até o dia 17 no Polo Shopping Indaiatuba. “Era um sonho antigo expor no Polo e agora, com o Belezas da Natureza, pretendemos repetir o evento nos próximos anos”, conta. A visitação é de graça e aberta ao público.

Serviço
Exposição fotográfica Belezas da Natureza
Data: 1 a 17 de outubro
Local: Polo Shopping Indaiatuba (Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba/SP)
Visitação gratuita.

'Vai que cola - O Filme' dia 7 no Cinematerna

Divulgação.
A 9ª edição do projeto Cinematerna em Indaiatuba acontece na próxima quarta-feira, dia 7 de outubro, as 14h00, no Topázio Cinemas do Polo Shopping. Em cartaz, Vai que cola - O Filme.

Para esta sessão, a sala de cinema é especialmente adaptada para receber as mamães (e papais) com seus bebês:
- “estacionamento” para os carrinhos;
- luzes suavemente acesas;
- ar-condicionado e som reduzidos;
- trocadores dentro da sala;
- monitoras voluntárias para ajudar as mamães presentes.

Os ingressos para esta sessão são os de tabela do dia e na quarta-feira custam R$13,00 a inteira e R$6,50 a meia. Os bebês têm entrada franca. Demais espectadores também são bem-vindos (vovós, vovôs, tias, babás e amigos), cientes de que a sala é preparada da forma descrita acima.

Sinopse: Após ser vítima em um golpe que tirou todo seu dinheiro, Valdomiro (Paulo Gustavo) se muda para a pensão da Dona Jô (Catarina Abdalla) no Méier, bairro localizado no subúrbio do Rio de Janeiro. Para sobreviver, ele passa a vender quentinhas pelas redondezas. A situação muda mais uma vez quando um ex-sócio consegue fazer com que Valdomiro recupere sua cobertura no Leblon, mas há um problema: como a pensão foi interditada pela Vigilância Sanitária, Dona Jô e os demais moradores se mudam para a casa de Valdomiro.
  
A sessão Cinematerna acontece toda primeira quarta-feira do mês, às 14h00, no Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba. As mães podem escolher o filme da próxima sessão –
basta se cadastrar no site www.cinematerna.org.br e participar da enquete que é colocada no ar por volta de 10 dias antes da sessão.

Serviço:
Sessão Cinematerna
Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba
Filme: Vai Que Cola - O Filme - nacional - classificação 12 anos
Dia: Quarta-feira, 7 de outubro de 2015
Horário: 14h00
Ingressos: R$13,00 inteira e R$6,50 meia (bebês até 18 meses têm entrada franca)
Cinematerna tem o patrocínio nacional de Natura Mamãe e Bebê e Ri Happy Baby.
Em Indaiatuba, o patrocínio é da Topázio Cinemas e do Polo Shopping Indaiatuba.

Parque Mall recebe 1° Encontro de Colecionadores de Miniaturas de Carros

Divulgação.
O Parque Mall receberá o 1° Encontro de Colecionadores de Miniaturas Diecast de Carros no dia 3 de outubro, das 10h às 20h, na Praça de Eventos. O evento contará com exposição de miniaturas de carros de diversas marcas e escalas e quem visitar também poderá comprar os carrinhos, além de outros objetos relacionados com o segmento dos colecionadores de miniaturas, como bonecos, naves e aviões, entre outros.

O encontro pretende reunir os melhores colecionadores da região e de todo o estado de São Paulo. A entrada é gratuita. A expectativa é que 16 expositores, entre colecionadores e vendedores, participem do encontro de colecionadores no Parque Mall.

O organizador do evento, Sílvio José Schiavon, que também é colecionador, acredita que a exposição será um sucesso por conta da receptividade que sentiu da população de Indaiatuba e pela excelente localização do shopping. “Estamos divulgando o encontro de colecionadores pela internet e já tivemos o contato de várias pessoas interessadas em conhecer. Confeccionamos 200 buttons que serão distribuídos para as primeiras 200 pessoas que visitarem a exposição e comprarem algo dos participantes”, afirma. De acordo com Schiavon, além dos expositores de carrinhos, outros como Jamil Saiur, vencedor de diversas competições de dioramas – modalidade que reproduz cenários em miniatura – estarão no encontro de colecionadores. “O Jamil já venceu competições nacionais e internacionais com os dioramas criados por ele e é um dos expositores mais esperado. A Enigma 3D também promete surpreender os visitantes com objetos, como miniaturas de naves do filme Star Wars, confeccionados em MDF”, comenta.

O que é Diecast
Na modalidade Diecast, os modelos de carrinhos em miniatura são produzidos em uma liga metálica chamada Zamac (zinco, alumínio, cobre e magnésio), através de um processo de fundição injetada, também conhecida como die casting. Para a produção das peças, a liga de metais líquida é injetada sob alta pressão dentro de moldes, o que permite replicar peças com boa exatidão geométrica. O processo é o mesmo utilizado para produção de peças de metais nos setores automobilístico, naval e aeronáutico, mas ao longo do tempo passou a ser aplicado também na reprodução de miniaturas e réplicas que ficaram conhecidas pelo termo Diecast.

Serviço
1° Encontro de Colecionadores de Miniaturas Diecast de Carros
Local: Praça de Eventos do Parque Mall, 1° piso
Data: Sábado, 3 de outubro, das 10h às 20h
Entrada e estacionamento gratuitos.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Almanaque terá tributo a John Coltrane e Miles Davis amanhã

O Brasa Jazz Trio. Foto: divulgação.
O Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo – Campinas/SP) terá na sua programação desta semana um show com o Brasa Jazz Trio em homenagem a Miles Davis e John Coltrane. A apresentação acontece amanhã, quarta-feira, 30, às 21 horas.

A espontaneidade e criatividade do jazz se juntam às melodias e ritmos quentes do Brasil e da américa latina – e formam o “braseiro” musical do Brasa Jazz Trio, trio instrumental são-carlense baseado no clássico conjunto piano/baixo/bateria. Murilo Barbosa (piano), Fabiano Nunes (baixo acústico) e Paulo Almeida (bateria) são músicos experientes na cena musical do interior de SP e juntam suas influências na busca de recriar um repertório de alto nível, fazendo uma homenagem aos grandes mestres do jazz e da música brasileira. Com uma interpretação vibrante de compositores do Brasil e do mundo do jazz, vão com naturalidade para territórios musicais distintos, passando de Miles Davis a Tom Jobim, Henry Mancini a Cartola e de John Coltrane a Moacir Santos, entre outros.

O Brasil e o jazz já estão em sintonia desde os anos 50 do século passado, quando a improvisação musical do estilo americano passou a fazer parte da estrutura das canções tocadas ao vivo pelos grupos brasileiros – a função era fazer dançar, fazer o corpo balançar com o suingue contagiante dos fraseados sincopados do samba e do jazz. A bossa nova é o marco histórico e principal resultado dessa fusão, enquanto o samba-jazz é a versão mais hard dessa nova musicalidade que surgia com músicos brasileiros cada vez mais ligados às novas sonoridades do jazz, que chegavam ao Brasil pelos LPs importados.

Com essa “ponte” jazzística ligando diferentes ritmos como o samba, o bolero, a bossa, o mambo, o Brasa Jazz Trio quer ligar as fortes musicalidades do Brasil, de Cuba e de Nova York – do passado e do presente – em busca de uma identidade musical contemporânea e agradável para ouvidos atentos às harmonias e melodias de ontem e de hoje. Nesse show, o Trio faz uma linda homenagem aos dois grandes mestres do jazz: John Coltrane e Miles Davis.

Quando os metódicos não têm o que fazer homenageia Milton Nascimento
Na quinta-feira, dia 1º, às 21 horas, sobe ao palco da casa o grupo Quando os metódicos não têm o que fazer. Metódico é alguém cujas ações seguem ou buscam uma ordem lógica, aquele que possui método, que é meticuloso, atento a detalhes. Um metódico gosta, por exemplo, de começar um release com definições, trechos de dicionário. Assim são os músicos da banda: seis amigos que se reúnem pelo prazer da música, em paralelo a outros trabalhos e até mesmo outras profissões. Fazem isso há algum tempo, sistematicamente.

A banda teve sua estreia em 15 de maio de 2015, com a proposta de fazer pequenas edições da obra de compositores da MPB, interpretando alguns de seus sucessos e também trazendo à tona algumas das canções menos conhecidas do grande público. Milton Nascimento, homenageado nesta apresentação, foi o primeiro compositor escolhido pela banda nessa metódica busca musical. No show Minerais, com duração de aproximadamente uma hora, o grupo passeia por alguns momentos da vasta trajetória de Milton. A busca por uma leitura própria, com interpretações e arranjos inéditos foi a maneira que os Metódicos encontraram de homenagear este que é um dos maiores criadores da música brasileira.

Clarinete: Douglas Lopes
Clarinetista formado pela Unicamp e integrante da Banda Sinfônica Municipal de Sumaré

Violão e Voz: Kha Machado
Compositor formado pela Unicamp e diretor da Rabeca Cultural

Piano e Teclados: Marcelo Spínola
Pianista formado pela Unicamp

Voz: Patrícia Marchiori
Grupo Serenata Brasileira

Bateria: Renato Hinz
Conservatório de Tatuí

Baixo Acústico: Walter Valentini
Baixista formado pela Unicamp, toca nas Orquestras Sinfônicas de Campinas e da Unicamp.

O couvert artístico para ambas as apresentações será de R$20 e o telefone do Almanaque é
(19) 3249-0014.

Indaiatuba é campeã no Paulista de Peteca

Divulgação.
A equipe de peteca de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, garantiu o título de campeã no Campeonato Paulista após a última etapa disputada nos dias 26 e 27 de setembro em Franca.

Garantiram o 1º lugar na competição as duplas Alessandro Abano e Paulo Henrique Lima, na categoria Mirim, Pedro Henrique Alves e Alexandre de Souza, na categoria Infantil B e Kevin Scachetti e João Carlos Buranelli, na categoria Juvenil. Também subiram no pódio os atletas Rodrigo Silva e Gabriel Ribeiro, com o vice-campeonato na categoria Infantil A e, com o 3º lugar, as duplas Vitor Sterniger e Igor Ribeiro na categoria Mirim, Rodrigo Tavares e Vinícius Rezende Sá, na categoria Master e Marcos Gomes de Oliveira e Fabrício Rodrigo e Márcia Gonçalves e Cleni de Oliveira, ambas na categoria Sênior.

O grupo assegurou ainda ao município o 3º lugar por equipes. Em vista dos resultados, estão classificadas para disputar o Campeonato Brasileiro nos dias 13 a 15 de novembro em Uberlândia as duplas Alessandro Abano e Paulo Henrique Lima, Pedro Henrique Alves e Alexandre de Souza e Kevin Scachetti e João Carlos Buranelli. A coordenação é do técnico Marcos Gomes de Oliveira.

Nos resultados da última etapa do Paulista, a equipe indaiatubana ficou em 1º lugar nas categorias Infantil com Pedro Henrique Alves e Alexandre de Souza e Juvenil com Kevin Scachetti e João Carlos Buranelli, além do 2º lugar de Alessandro Abano e Paulo Henrique Lima na categoria Mirim. 

Natação PCD de Indaiatuba bate recordes no Global Games

Foto: Divulgação. 
A equipe de natação PCD ADI/Secretaria Municipal de Esportes alcançou novas conquistas para o município, desta vez com a participação do atleta Felipe Caltran no Global Games, evento promovido pela INAS – International Federation for Sport for Athletes with an Intellectual Impairment de 20 a 25 de setembro em Guayaquil, no Equador.

O nadador de Indaiatuba conquistou cinco medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, além de bater sete recordes brasileiros – quatro individuais e três em revezamentos – e um recorde mundial nos 50m livre. “Mesmo sendo um evento desgastante, onde foi suprimido um dia de descanso programado por problemas da organização, Felipe volta mais estruturado fisicamente e vai se tornando um atleta maduro, capaz, em um futuro próximo, de trazer grandes alegrias no programa paraolímpico”, comenta o técnico Antônio Luiz Cândido. “No programa adotado pelo Comitê Paralímpico, os atletas com deficiência intelectual tiveram provas restritas. Para Felipe garantir uma vaga, precisa melhorar suas marcas nas provas de 200m livre, onde hoje é o 12º no ranking mundial e nos 200m medley, onde é o 19º. Continuamos com os treinos focados no objetivo de conquistar uma vaga nos Jogos Paralímpicos de 2016”, finaliza. Confira os resultados completos:

Global Games – Felipe Caltran
200m livre – recorde brasileiro com 2’02”49, 12º tempo no ranking mundial e 4º lugar na final
400m medley – recorde brasileiro com 5’02”77, 2º tempo no ranking mundial e medalha de prata
200m borboleta – recorde brasileiro com 2’23”82, 2º tempo no ranking mundial e medalha de ouro
200m medley – 29º tempo no ranking mundial (2’23”39) e 7º lugar na prova
100m livre – recorde brasileiro com 56”87, 9º tempo no ranking mundial e medalha de bronze no Revezamento 4x100m livre
50m livre – medalha de prata no Revezamento 4 x 50m medley e medalha de ouro com 5x50m livre, com recorde mundial.

Bicicross de Indaiatuba é campeão da Copa Regional antes da final

A atleta Eduarda Sampaio, bi-campeã da categoria Feminino 11/12 anos, 
no pódio. Foto: Brasil BMX – Gabriel Querichelli.
A equipe de bicicross ADI/Secretaria Municipal de Esportes/ACBI já conquistou o título de campeã da Copa Regional antes mesmo da final. O feito foi conquistado pela atleta Eduarda Sampaio, que, com o 1º lugar no Feminino 11/12 anos na 2ª etapa da competição, disputada no último dia 27 em Cosmópolis, assegurou o bicampeonato em sua categoria.

O município ainda subiu ao pódio mais nove vezes ao longo do evento, que contou com a participação de 15 pilotos defendendo a cidade. Indaiatuba ocupa também a 4ª colocação no ranking por cidades e 3º lugar no ranking por equipes. A coordenação é do técnico Jonas Pereira. Confira abaixo os resultados completos do grupo no link http://www.indaiatuba.sp.gov.br/comunicacao/imprensa/noticias/23176/.

O próximo desafio dos pilotos acontece em Paulínia, no dia 25 de outubro, com a 7ª etapa do Campeonato Paulista de BMX. Além da Secretaria Municipal de Esportes, a equipe conta com o patrocínio da Polar Ar Condicionado Automotivo, Lubeka Equipamentos para Respiração, Fast-Fer Ferramentas, THS Racing, IMS Racewear e Primmer Multimarcas. 

Centro de Convenções recebe exposição Photos Graphein

Foto: Alex Flávio Guimarães. 
Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, será inaugurada nesta terça, dia 29, às 19h30, a exposição Photos Graphein, no Centro de Convenções Aydil Bonachela (Rua das Primaveras, 210 – Jardim Primavera). A mostra traz as imagens produzidas pelos participantes do workshop gratuito Narrativas Visuais e Linguagem Autoral, ministrado pela artista Iara Rolim em Indaiatuba em julho como parte do programa Oficina Cultural Carlos Gomes, unidade do projeto Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pelo Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. A entrada é gratuita e a exposição poderá ser visitada até o final de outubro, sempre de segunda a sexta das 8 h às 12 h e das 13 h às 17 h. Informações: (19) 3894-1867.

Integrando a programação de workshops gratuitos oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura, a oficina Narrativas Visuais e Linguagem Autoral teve como intuito o desenvolvimento da linguagem pessoal dos alunos a partir da reflexão sobre questões fundamentais para a análise de imagens, a compreensão dos processos de estruturação das mesmas e o entendimento mais amplo de seus códigos, assim como da objetivação destes processos na prática de elaboração de narrativas visuais na forma de ensaio fotográfico para exposição. As fotos expostas são de autoria de Alex Flávio Guimarães, Caroline G. M. C. Carvalho, Diogo Pescatori Fujiwara, Júlia Antunes Piraíno, Lucas Danilo Alves Silva, Rafael Ré Baptista da Silva, Rafaela Giacomeli, Vicente Raimundo de Mendonça e Iara Rolim.

Iara Rolim é formada em Antropologia pela Unicamp, onde começou a fotografar. Fez mestrado, nesta mesma instituição, sobre o fotógrafo francês Pierre Verger. Concluiu doutorado em Sociologia na USP, com estágio em Paris na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Ehess), tendo desenvolvido uma pesquisa sobre o início da carreira de Pierre Verger na França e a sua relação com a vanguarda artística dos anos 30. Possui experiência no ensino de antropologia, fotografia e história da arte. 

1º Encontro Cultural Literário de Indaiatuba

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba realiza nos dias 17 e 18 de outubro o 1º Encontro Cultural Literário de Indaiatuba.  O evento, que acontecerá no Casarão Pau Preto, visa à interação da comunidade de todas as faixas etárias com o universo literário e cultural, trazendo, além de literatura, outras expressões, como dança, música, teatro, oficinas e discussões, entre outros. “Assim buscamos promover a valorização do livro e da leitura no imaginário popular, além do contato e do conhecimento das mais diversas expressões culturais”, comenta o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. Com uma programação diversificada nos dois dias, o Encontro trará também uma feira de livros que ocorrerá durante todo o evento disponibilizando diversos títulos e gêneros literários para a comunidade. A programação completa pode ser conferida no site http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/encontro-cultural-literario/.

Serviço
Período: 17 e 18 de outubro de 2015
Horário de visitação: 9 h às 17 h
Local: Museu Municipal Casarão Pau Preto - Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto.

Parceria Pró-Memória e Unicamp oferece curso sobre atividades educacionais no ambiente rural

Foto: Arquivo – 28/06/14 – Divulgação.
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e a Unicamp estão recebendo inscrições para mais um curso gratuito do projeto Escolas do Patrimônio. O tema será: Atividades educacionais no Ambiente Rural, com a professora doutoranda Livia Lima. A atividade é aberta a todos os interessados que tenham completado o ensino médio. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site da Fundação – www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br – ou por meio do telefone (19) 3975-8383. 

O objetivo central da oficina é proporcionar aos docentes conhecimentos atualizados sobre Educação e os âmbitos da educação no ambiente rural, como a educação não formal, a educação patrimonial e o turismo. Haverá trabalho em campo para aplicação das atividades educacionais não formais no ambiente rural. As aulas ocorrerão nos dias 3 e 24 de outubro, das 9h às 12 e das 14h às 17h, no Museu Casarão Pau Preto, localizado na rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto.

Escolas do Patrimônio
O programa, implantado em junho do ano passado, já atendeu mais de mil interessados, entre educadores, profissionais liberais, servidores públicos e demais interessados. A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, em parceria com o Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, busca, por meio do projeto de extensão, atender à demanda da comunidade nas diversas áreas do saber relacionadas à história, memória, patrimônio histórico, cultural e ambiental.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Wise Hotel, da Congesa/Travel Inn: novo modelo de negócio movimenta o mercado imobiliário

Imagem do lobby do Wise Hotel. 
A tradução para o português da palavra wise é sábio, aquele que tem conhecimentos profundos sobre determinado assunto. Seguindo esse conceito, a Congesa, construtora e incorporadora com 22 anos de história e referência no segmento imobiliário em Indaiatuba, inova mais uma vez ao projetar em parceria com a Rede Travel Inn o Wise Hotel, uma oportunidade de investimento no formato de condo-hotel.

A união da inteligência em desenvolvimento imobiliário da Congesa com a expertise em administração hoteleira da Travel Inn resultou em um hotel na medida exata para atender à demanda já existente e crescente do turismo de negócios em Indaiatuba, favorecida e alavancada pela expansão do Distrito Industrial e pela proximidade com o Aeroporto Internacional de Viracopos.

É uma vocação natural da cidade transformar-se em opção de hospedagem para os passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional de Viracopos. A constatação é do secretário municipal de Desenvolvimento, Renato Stochi, que por 30 anos trabalhou na Fedex e que conhece bem o funcionamento do aeroporto.  

"Conversando com proprietários de hotéis aqui na cidade, sabemos que faltam leitos para a demanda existente hoje", diz o secretário. "E o aeroporto traz mais gente e negócios para cá, devido ao acesso fácil e rápido e à excelente infraestrutura urbana do município. Nesse aspecto, vemos que o empreendimento da Congesa veio em boa hora", acrescenta.

Com previsão de aumento no número de passageiros de 11,5% ao ano, Viracopos, que movimentou 6,125 milhões de pessoas nos sete primeiros meses desse ano, vai incrementar ainda mais a economia da Região Metropolitana de Campinas (RMC). “O momento é muito positivo para investirmos na hotelaria de Indaiatuba, uma vez que existe uma demanda já caracterizada”, pondera Adriana Mazzoni, presidente da Congesa.

Destaque por ser exemplo de desenvolvimento e com um crescimento populacional médio de 2,96% ao ano, Indaiatuba tem hoje 900 indústrias, 25 delas instaladas entre janeiro e junho de 2015. "De agosto a dezembro, teremos a inauguração de mais dez empresas, que irão gerar mil vagas de emprego direto", explica o secretário Stochi, ressaltando que o índice de desemprego da População Economicamente Ativa (PEA) local é de 0,9 negativo.  

Apesar dos problemas econômicos do País, as grandes indústrias da cidade não demitiram. Ao contrário, aumentaram as exportações e hoje a cidade ocupa a terceira colocação na RMC nesse quesito. De julho para agosto, as exportações cresceram 8%. "Temos boas perspectivas, porque nossa cidade é muito bem planejada e oferece excelente infraestrutura urbana, mão de obra qualificada, mobilidade e qualidade de vida. É o que as empresas buscam. Elas não vão para onde não tem isso", finaliza o secretário.

Além dos hóspedes corporativos, Indaiatuba também tem forte demanda nos finais de semana devido a eventos esportivos e culturais, como a Faici e os campeonatos de polo, ciclismo, motocross e luta de braço, entre outros. A cidade inclusive está confirmada para receber o revezamento da Tocha Olímpica, em agosto de 2016, nas vésperas da abertura dos Jogos do Rio, o que reforça seu engajamento com os grandes acontecimentos do País.

Bom momento
A chegada de novas empresas significa não só mais empregos, mas mais pessoas, mais moradias e aumento da procura por leitos de hotel. Hoje, a média anual de ocupação na cidade é de 75%. Nesse sentido, o Wise Hotel vem para preencher esta lacuna. A pesquisa de viabilidade econômica constatou existir uma deficiência em empreendimentos voltados ao turismo corporativo em Indaiatuba. Ou seja, um hotel com tarifa econômica, confortável e com excelente localização.

“Nosso principal argumento para atrair investidores, além do alto potencial do município, é a inteligência do projeto e o plano da operação hoteleira que garantirá a rentabilidade ao negócio”, considera Manuel Gama, presidente da Results, empresa detentora da marca Travel Inn, que tem grande experiência no segmento de hotéis votados para o público executivo na categoria econômica.

Com 216 apartamentos e uma infraestrutura com estações de trabalho, sala de reuniões, serviço de conveniência 24 horas, restaurante e fitness, o Wise Hotel será construído no Bairro Cidade Nova, na Rua Pará, 1000, a uma quadra da Avenida Conceição, umas das principais da cidade. A localização é estratégica para quem acessa a Rodovia Santos Dumont sentido Aeroporto de Viracopos ou Distrito Industrial. Além da mobilidade, a conveniência existente nas proximidades proporcionará tranquilidade e praticidade para os hóspedes buscarem os mais diversos serviços em seu entorno, como restaurantes, pizzarias, supermercados, farmácias e cafés, entre outros.

O Wise Hotel é um condo-hotel – empreendimento imobiliário com operação hoteleira – que se apresenta como uma oportunidade para a diversificação de investimentos nesse cenário promissor que Indaiatuba vive diante do crescimento do Distrito Industrial e da expansão de Viracopos. 

Mais informações
No site www.wisehotel.com.br, é possível saber mais sobre o empreendimento. Para conhecer o projeto e a maquete do Wise Hotel, visite a Central de Vendas Congesa - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 1357, Parque Ecológico - Indaiatuba/SP. Telefone: (19) 3835-4572.

Fundação Ema Klabin apresenta o grupo Coral Juvenil do Guri

Foto: Roberta Borges. 
O programa Tardes Musicais da Fundação Ema Klabin apresenta o grupo Coral Juvenil do Guri,  sob a regência de Mara Campos, no sábado, 3 de outubro às 16h30, com entrada franca. No repertório, canções com arranjos próprios e composições de autores consagrados da música popular como Dorival Caymmi e Jorge Ben Jor.

O grupo composto por adolescentes de 12 a 18 anos teve sua primeira formação em 2009 e desde então já se apresentou em importantes teatros, como Sala São Paulo, Tucarena e MASP, participou do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, protagonizou o Especial de Fim de Ano da TV Cultura e gravou o CD Cantos Novos, que reuniu composições encomendadas especialmente para o grupo.   

Mara Campos
Professora de Regência e Canto Coral da Faculdade de Música Cantareira (SP) e regente titular do Coro da Camerata Antiqua (PR). Dirigiu o Coral da USP, o Coral da Aliança Francesa (SP), os Coros da Escola Municipal de Música (SP) e o Coral Paulistano do Theatro Municipal (SP). Foi convidada a ministrar oficinas de regência e canto coral do Corearte - Barcelona. É regente convidada do Coro Juvenil do Programa Guri Santa Marcelina para as temporadas de 2014 e 2015.    

Serviço
Programa Tardes Musicais - Grupo Coral Juvenil do Guri
Data: 3 de outubro
Horário:  16h30
Entrada franca
Livre
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo/SP
Fones: (11) 3062-5245    3897-3232

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Salto promove Parada Artesanal Turística 2015

Salto recebe de 16 a 25 de outubro a Parada Artesanal Turística.

O evento, que acontece no Galeria Shopping Salto, tem como objetivo capacitar artesãos e artistas; descobrir novos talentos; dar ao artesão condições de se profissionalizar, descobrir e conhecer novas técnicas; proporcionar condições de melhoria dos trabalhos produzidos; proporcionar noções de empreendedorismo; capacitar professores e arte educadores da área artística; treinar oficineiros que trabalham com ações sociais; valorizar trabalhos de artistas e artesãos e fomentar o turismo e o comércio local.

Entre suas atrações, exposição e venda de trabalhos artísticos e artesanais; demonstrações de técnicas; workshops específicos; oficinas de treinamento; palestra sobre empreendedorismo artesanal; desafio de pintura de desenho artístico; concurso de criação de produto que sirva de souvenirs para turistas; rodada de empada frita, tradicional 'quitute' e bem cultural da cidade de Salto e city-tour para turistas nos principais pontos turísticos da cidade.

O evento será aberto a profissionais da área artística de toda a região e ao público em geral que queira participar do evento. Para os workshops específicos, o evento contará com arte-educadores, representantes de indústrias do ramo artesanal e artístico, ensinando em oficinas e workshops as técnicas diversificadas.

As inscrições estão abertas, estendendo-se até 5 de outubro, na loja Spazio Dell’Arte, na Rua José Revel, 349 - Centro – Salto/SP, telefone (11) 4021-2999 / celular (11) 94738 9953, com Valéria Malimpensa. Pelo Facebook (inbox): Valéria M. Malimpensa.

Prime Italian promove jantar beneficente em parceria com CPTI no dia 5 de outubro

O Prime Italian e o Centro Promocional Tia Ileide (CPTI) realizam sua primeira parceria em prol das crianças e adolescentes atendidos pela instituição, localizada em Campinas. O restaurante, que fica na Rua Coronel Quirino, 999, no Cambuí, promove um jantar beneficente na segunda-feira, 5 de outubro, das 18h às 23h. Mais de 50% da renda arrecadada será destinada para a manutenção das atividades socioeducativas e familiares realizadas pelo CPTI.

O presidente do CPTI, Rodrigo Teixeira, destaca a importância da ação e ressalta que momentos como esses podem ser decisivos para crianças e adolescentes de comunidades carentes. “Parabenizo e agradeço o Prime Italian por sua iniciativa, que oportuniza reunir pessoas de bem para um momento descontraído e gostoso e que tem como premissa uma questão valiosa, ajudar a construir um mundo mais justo para crianças e adolescentes de nossa cidade”, avalia Rodrigo.

Os convites, que custam R$85,00 e já estão disponíveis para venda no Restaurante Prime Italian e no Centro Promocional Tia Ileide (CPTI). O cardápio inclui buffet de saladas, frios e antepastos acompanhados de massas e carnes, assim como opção vegetariana, sobremesa verrine, água, refrigerante e chá gelado.

Sobre o CPTI
O Centro Promocional Tia Ileide (CPTI), conveniado à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, (Fundação FEAC), é uma organização da sociedade civil (OSC), cuja causa social é garantir mecanismos concretos de inclusão social de crianças, adolescentes e famílias no distrito de Nova Aparecida, em Campinas/SP. Por meio de atividades educacionais, culturais, esportivas, recreativas e de lazer, realizadas em horário contrário ao da escola e de ações de fortalecimento da função protetiva da família, pautadas na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos integrantes do núcleo familiar, o CPTI busca o enfrentamento das vulnerabilidades e situações de risco pessoais e sociais.

O CPTI foi criado nos anos 1990, período em que Campinas atraía, por sua economia, muitos migrantes em busca de melhores condições. A entidade iniciou seu trabalho com o atendimento de crianças e, nos dias atuais, continua oferecendo serviços de convivência e fortalecimento de vínculos às crianças de seis a 14 anos, adolescentes de 15 a 24 anos e seus familiares e, também, serviços específicos de atendimento para famílias e comunidade, da região norte do município. Telefones: (19) 3781 8090 | (19) 7803 4441.

Saiba mais em: http://www.cpti.org.br/

Serviço:
Informações e venda de convites:
Restaurante Prime Italian
Rua Coronel Quirino, 999 – Cambuí – Campinas/SP
Contato: Adriana – (19) 3226-5934.

Centro Promocional Tia Ileide
Rua Vladimir Pinto, 37 – Chácara Boa Vista – Campinas/SP
Contato: Franciele ou Fabíola – (19) 3781-8093.

Colégio Escala recebe cartunista Moacir Torres

Foto: divulgação.
O cartunista e escritor Moacir Torres esteve, nos últimos dias 16 e 17, batendo um papo com alunos do Colégio Escala. No encontro, o artista contou e mostrou imagens da exposição Turma do Gabi 40 Anos, que está rodando o Brasil. Na ocasião, respondeu dezenas de perguntas dos alunos e professores da escola, bem como autografou dezenas de publicações de sua autoria.

Secretaria de Cultura de Indaiatuba abre inscrições para novas oficinas gratuitas

A construção de pinholes (câmera sem lentes) é tema de uma das oficinas 
gratuitas dirigidas a crianças. Foto: divulgação.
A Secretaria de Cultura de Indaiatuba abre no próximo dia 1º de outubro, no Centro de Convenções Aydil Bonachela, as inscrições para quatro novas oficinas culturais gratuitas: Edição e Publicação Autoral de Quadrinhos, ministrada por Delfin; Técnicas de Desenho Hiper Realista, por Walter Caldeira; Projeto Câmera Clara, que engloba oficina de pinhole (câmera sem lente) e exposição das fotografias realizadas no workshop, com o grupo Jatobá Cultural e Roteiro de Novelas, com Alessandro Marson. As vagas são limitadas e as adesões podem ser realizadas de segunda a sexta, das 8 h às 12 h e das 13 h às 17 h, seguindo as diretrizes e apresentação de documentação de cada oficina, conforme abaixo. Informações: (19) 3894-1867.

Oficinas culturais gratuitas com inscrições a partir do dia 1º de outubro:
Edição e Publicação Autoral de Quadrinhos (parte da programação do festival Outubro Literário) - Ministrada por Delfin
Vagas: 20
Data: 17 de outubro, sábado – 9 h às 17 h
Local da oficina: Novo Centro Cultural Jardim Morada do Sol
Local das inscrições: Centro de Convenções Aydil Bonachela
Documentação necessária: 1 cópia do RG, 1 cópia do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fraldas geriátricas
Público-alvo: autores, editores, professores, estudantes, profissionais do ramo editorial, agentes culturais e pessoas interessadas pelo universo literário. Idade mínima dos participantes: 14 anos
Sinopse: Oficina de Edição e Publicação Autoral de Quadrinhos visa habilitar o público para iniciar o processo de edição e publicação de quadrinhos. Serão estudados a história da publicação autoral no Brasil, sua importância cultural, as principais publicações autofinanciadas no Brasil e o ferramental necessário para a edição e a publicação de quadrinhos autorais no país. Delfin é hoje editor-chefe do portal de quadrinhos Terra Zero. Foi editor e colaborador da revista literária Paralelos e colunista de quadrinhos e livros da revista Rolling Stone e do jornal Correio Popular. Foi coordenador editorial da Aleph. Comanda hoje o Studio Del Rey de produção editorial, indicado ao Jabuti em 2011 e vencedor do prêmio Getty em 2012.

Técnicas de Desenho Hiper Realista - Ministrado por Walter Caldeira
Vagas: 15
Data: 18 de outubro, domingo – 8 h às 13 h
Local da oficina: Centro Cultural Wanderley Peres
Local das inscrições: Centro de Convenções Aydil Bonachela
Documentação necessária: 1 cópia do RG, 1 cópia do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fraldas geriátricas
Público-alvo: todos os interessados a partir de 15 anos. É necessário possuir um conhecimento médio de desenho, vontade de aprender e levar um desenho luz e sombra para a aula
Sinopse: serão trabalhadas práticas para desenhos hiper realistas, tais como luz e sombra; tipos de lápis, texturas dos papéis e degradé do grafite. Walter Caldeira, ilustrador e artista plástico, começou sua trajetória profissional no Colégio Santa Inês, como auxiliar de desenhista; lecionou em importantes entidades de ensino, entre elas: Escola Panamericana de Arte, curso de desenho artístico e aerografia. Vivência no ramo de design de embalagens, publicidade e ilustração, sendo responsável por ilustrações digitais em livros em editoras como Saraiva, FTD e Scipione, entre outras.

Projeto Câmera Clara – Oficina de pinhole e exposição de fotografias - Ministrado pelo grupo Jatobá Cultural
Vagas: 15
Datas: 20 e 27 de outubro e 3 de novembro, terças-feiras – 14 h às 18 h
Local da oficina: Centro de Convenções Aydil Bonachela
Local das inscrições: Centro de Convenções Aydil Bonachela
Documentação necessária: 1 cópia do RG do responsável, 1 cópia do RG ou certidão de nascimento da criança, 1 cópia do comprovante de residência do responsável e doação de 1 pacote de fraldas geriátricas
Público-alvo: crianças de 8 a 10 anos
Sinopse: Câmera Clara é um projeto de fotografia que valoriza o olhar da criança, de dentro para fora. Acostumados à tecnologia da infinidade de poses que a máquina digital pode proporcionar, essas crianças trabalharão a valorização do momento utilizando-se de uma quantidade limitada de filmes para capturar as imagens de seu interesse. A tecnologia empregada para apresentação do conceito do processo fotográfico é a câmera sem lente, chamada de pinhole. Com o uso dessa tecnologia, será possível apresentar para as crianças de forma simples e divertida como funciona este conceito. A oficina se divide em teoria, construção de câmera fotográfica, dinâmicas utilizando as máquinas construídas, discussão sobre as imagens produzidas, seleção de fotografias pelos próprios participantes e exposição para a comunidade local, valorizando assim o trabalho das crianças envolvidas neste projeto. Espera-se, ao final das oficinas, que os participantes tenham compreendido este conceito e, ainda, que o olhar crítico para a arte da fotografia tenha sido despertado nessas crianças. A Jatobá Cultural é uma empresa especializada em produções financiadas por leis de incentivo, principalmente ProAC-ICMS e Lei Rouanet e tem como principal objetivo difundir com maior qualidade e quantidade atividades culturais e artísticas. Possui sede em Campinas/SP e é atuante na capital e no interior de São Paulo. Reúne o sonho, a experiência e o conhecimento de 5 produtores culturais que trabalham com parcerias entre si realizando eventos e atividades culturais, como festivais e exposições desde 2009. As formações profissionais da equipe são diversificadas e isso disponibiliza mais recursos e amplia alternativas e soluções criativas.

Oficina de Roteiro de Novelas (parte da programação do festival Outubro Literário) - Ministrada por Alessandro Marson
Vagas: 30
Datas: 24 de outubro, sábado, das 14 h às 18 h e 25 de outubro, domingo, das 9 h às 13 h
Local da oficina: Ciaei – Sala Takashi Watanabe
Local das inscrições: Centro de Convenções Aydil Bonachela
Documentação necessária: 1 cópia do RG, 1 cópia do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fraldas geriátricas, além de apresentação de currículo resumido com vivências ou interesses na área
Público-alvo: autores, jornalistas, atores, redatores, comunicadores e interessados em geral
Sinopse: o objetivo é explicar para o público em geral os princípios básicos da profissão de roteirista – o que faz um profissional, quais são suas qualificações, qual a formação básica para se ingressar na profissão e quais as perspectivas de mercado. Alessandro Marson é jornalista formado pela PUC-Campinas. Participou da Oficina de Roteiristas da Globo e desde então tem atuado como roteirista de programas e telenovelas na TV Globo e TV Cultura. Fez parte do elenco de roteiristas de novelas de sucesso da Globo, como Avenida Brasil e Joia Rara e da nova novela das nove, A regra do Jogo, além de peças de teatro. Ministra oficinas de roteiro para novelas e preparação de atores e já recebeu o Emmy Awards como co-roteirista da melhor novela de televisão.

Serviço
Centro de Convenções Aydil Bonachela – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia
Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol
Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro II, s/nº – Centro
Ciaei – Sala Takashi Watanabe - Av. Engº Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Prefeitura de Indaiatuba divulga programação do 'Outubro Literário'

A ação Poesia em Trânsito, sucesso na edição 2014 do festival, volta este 
ano com artistas lendo trechos de obras para os usuários do transporte 
coletivo. Foto: Arquivo – Eliandro Figueira – SCS/PMI.
A Secretaria de Cultura de Indaiatuba promove mais uma edição do festival Outubro Literário, criado pela Prefeitura com o objetivo de fomentar o interesse de crianças, adultos e jovens pela leitura e escrita.

Ao longo de todo o mês serão mais de 20 eventos gratuitos para todos os estilos e faixas etárias, incluindo oficinas, shows musicais e peças de teatro baseados em grandes obras da literatura, contação de histórias, feiras de trocas de livros, debates, palestras e saraus. Com exceção das oficinas, cuja inscrição deve ser feita antecipadamente e com vagas limitadas, para o restante da programação é só comparecer com a família e os amigos e prestigiar.

A exemplo de outros festivais da Cultura como o Agosto das Artes e o Setembro em Dança, este ano o conteúdo do Outubro Literário partiu da comunidade artística. “Fizemos questão de inserir os artistas locais de maneira mais efetiva em todos os nossos projetos e com este não foi diferente”, diz a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. “Desde as primeiras reuniões abertas até a definição do grupo de trabalho e cronograma de atividades, as iniciativas foram todas coordenadas por eles, cabendo à secretaria o papel de orientação, apoio e suporte financeiro, dentro das nossas previsões orçamentárias. Acreditamos que ninguém melhor do que o artista para saber o que de mais relevante podemos levar ao público”, diz. Confira a agenda no link http://www.indaiatuba.sp.gov.br/comunicacao/imprensa/noticias/23157/e participe. Informações: (19) 3894-1867.

Mega plantio de árvores acontece dia 28/11 na barragem do Capivari-Mirim


“Quarta Charmosa” semana que vem no Polo Shopping Indaiatuba

Cena do filme Evereste. Foto: divulgação.
No dia 30, o Polo Shopping Indaiatuba e o Topázio Cinemas promovem mais uma edição da promoção Quarta Charmosa: exceto nas férias e feriados, as mulheres pagam um preço único especial em todas as sessões de cinema da última quarta-feira do mês. A promoção não é cumulativa com outros descontos ou benefícios já concedidos por lei ou pelo Topázio Cinemas. O valor do ingresso em qualquer horário é de R$5,00 para filmes convencionais e R$8,00 para filmes em 3D.

Para aproveitar o desconto, as meninas podem conferir, além dos filmes que já estão em cartaz, os dois lançamentos da semana: Hotel Transilvânia 2, animação disponível em 3D e convencional e a aventura Evereste, também em versões em 3D e convencional. As classificações indicativas podem sofrer alterações e estão disponíveis no site www.cinetopazio.com.br.

A Quarta Charmosa faz parte de uma série de atividades culturais promovidas pelo Polo Shopping Indaiatuba nas quartas-feiras. Além desse, o empreendimento conta com outros três projetos que se alternam nas quartas-feiras: o CineMaterna, sessão de cinema especial para mães com bebês de até 18 meses, a Quarta Show, que traz música ao vivo na Praça na segunda quarta-feira do mês e o Polo Teatro, na terceira semana, com teatro infantil gratuito.

Serviço
Quarta Charmosa
Cinema com preços especiais para mulheres
Data: 30 de setembro
Local: Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba (Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba/SP).

Colégio Renovação promove ‘Pedágio da Primavera’ hoje no Polo Shopping

Momento da chegada dos alunos na última edição do evento.
Foto: divulgação.
Para comemorar a chegada da primavera, ocorre hoje o Pedágio da Primavera, promovido pelo Colégio Renovação. Pela quarta vez consecutiva, cerca de 70 alunos, com faixa etária entre quatro e cinco anos, farão a distribuição de sementes aos clientes do Polo Shopping Indaiatuba.

A ação ocorre há 13 anos, desde que o Renovação foi instalado na cidade. “Realizamos o Pedágio da Primavera principalmente para engajar o público em relação ao meio ambiente”, explica Rita Glad, gerente administrativa do colégio. “Os alunos, que estão envolvidos com a questão ecológica na escola, se surpreendem com a receptividade das pessoas”, conta.

Duas turmas participam do evento, uma entre 10h e 11h e outra das 15h30 às 16h30. Ao todo, mil sementes de ipê serão doadas. Além da distribuição, as crianças, que serão acompanhadas de equipe pedagógica, farão uma apresentação musical com tema primaveril.

Serviço
Pedágio Primavera do Colégio Renovação
Data: 24 de setembro (quinta-feira)
Horário: das 10h00 às 11h00 e entre 15h30 e 16h30
Local: Polo Shopping Indaiatuba (Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba/SP).

Valinhos realiza 2º Festival Estudantil de Cinema de Animação amanhã

Treze desenhos animados serão exibidos no 2º Festival Estudantil de Cinema de Animação de Valinhos, no dia 25 de setembro de 2015, às 18h30, no Auditório da Câmara Municipal.

Os filmes foram produzidos em oficinas com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no período de abril a junho, abrangendo todas as escolas municipais da cidade. Onze curtas foram feitos por alunos e dois por professores. Com a participação de alunos do 7º ao 9º ano, as oficinas reuniram em cada escola cerca de 15 alunos, que participaram das atividades durante três dias. As oficinas foram coordenadas pela equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, em uma parceria com a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação do Município.

Tendo a história de Valinhos como ponto de partida, há curtas com temas bem diversos, como A Festa do Figo e Adoniran Barbosa, por exemplo. Todo o processo foi desenvolvido pelos participantes: da escolha do tema à elaboração do roteiro, passando pelo grafismo e até a música.  

As oficinas, que usaram as técnicas de sombra chinesa e desenho animado, foram comandadas pelo Núcleo de Animação de Campinas, fundado e dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi há 40 anos. A equipe de sombras chinesas tinha a coordenação de Wilson Lazaretti, com assistência de Filipe Miranda, Roberta Santana e Luciene Kunde. A equipe de Desenho Animado tinha a coordenação de Maurício Squarisi, com assistência de Beth Russo. A trilha sonora em todos os trabalhos teve o apoio de Eduardo Virgílio.  

Dirigido por Maurício Squarisi e Wilson Lazaretti, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas atua há 40 anos desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação.

No Núcleo, são desenvolvidas duas linhas de produção de filmes de animação: os filmes autorais, realizados individualmente pelos diretores e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Ao todo, o Núcleo já produziu cerca de 300 filmes, entre autorais e de oficinas, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país. Atualmente, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas mantém um banco de projetos voltados para as áreas de educação, ecologia e cidadania e segue trabalhando na captação de recursos, com patrocínios, leis de incentivos e concursos para realizá-los.

Ao completar 40 anos, o Núcleo comemora a conclusão de seus dois primeiros longas. História Antes de uma História, dirigido por Wilson Lazaretti, conta a história de Dr. K, um velho senhor que, no decorrer de uma de suas caminhadas, encontra pelo caminho vários objetos que o ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação. O filme, cuja produção durou 13 anos, foi exibido em algumas sessões especiais e deve ter lançamento oficial no Brasil ainda este ano, junto com Café, um dedo de Prosa, longa de Maurício Squarisi dedicado à história do café.

Núcleo participa de festival na Grécia
O fundador e diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti, viaja à Grécia para participar da oitava edição do festival internacional de animação AnimaSyrus, de 24 a 27 de setembro na Ilha de Siros.

O filme de Lazaretti é um dos sete longas que serão exibidos na competição. A exibição será no dia 25, no Pallas Cinema. Além do Brasil, há longas da Polônia, França e Moçambique, República Tcheca, Espanha e Hungria. Entre os curtas, o festival reúne filmes de 50 países, nas categorias profissional internacional e estudantil. O festival, gratuito e aberto ao público, também oferece cursos e workshops. Wilson Lazaretti vai comandar uma das sete atividades, com uma oficina de brinquedos óticos para crianças.

Serviço:
2º Festival Estudantil de Cinema de Animação de Valinhos
Data: 25 de setembro de 2015
Horário: 18h30
Local: Auditório da Câmara Municipal de Valinhos - Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Valinhos/SP
Para saber mais sobre o festival AnimaSyrus (em inglês): www.animasyros.gr
Teaser História Antes de Uma História: https://www.youtube.com/watch?v=7-aXEtwQmPU.