Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Entrega de credenciais a novos advogados e estagiários na OAB Indaiatuba

O estagiário Fábio Mazzoni Panzetti (de terno azul) com o advogado José 
Pascoal Canavesi Jr., Pamela Mendes Santana, com sua esposa Lenora 
Luany Crepaldi.
Aconteceu na noite de ontem, dia 30 de julho, na Casa do Advogado de Indaiatuba, a cerimônia de entrega das carteiras aos novos advogados e aos estagiários admitidos na Subsecção Indaiatuba da Ordem dos Advogados do Brasil.

Minha advogada, Lenora Thais Steffen Todt Panzetti, estava lá por duas razões: seu marido e meu amigo Fábio Mazzoni Panzetti foi um dos estagiários admitidos, juntamente com sua assessora Pamela Mendes Santana.

O evento contou com a presença do secretário-geral da Seccional Paulista da OAB, Caio Augusto Silva dos Santos, e da Diretoria da OAB local.

Aos novos causídicos e estagiários, desejo boa sorte e que possam lutar pela Justiça neste país tão carente dela.

Feijoada Solidária na Catedral do Chopp

Divulgação.
A Catedral do Chopp, em Campinas, realiza uma saborosa feijoada com intuito de beneficiar a Creche Menino Jesus de Praga no próximo dia 1 de agosto, das 12 às 15 horas. Os convites estão à venda por R$60 por pessoa e incluem buffet de feijoada completo. Além disso, terá o Grupo Casa Caiada, com o melhor do samba. Composto por Silo Sotil (voz e pandeiro), Gustavo Moscardini (voz e cavaquinho), Bruno Sotil (percussão), Guilherme Fidélis (violão sete cordas), Nenê (surdo e repique de anel) e Rogério Amaral (pandeiro), o grupo representa uma nova geração do samba e de sambistas da região metropolitana de Campinas, com arranjos peculiares e um repertório diferenciado  que inclui sambas de breque, sincopados e  sambas de própria autoria.

O dinheiro arrecadado no evento será utilizado nas obras e reformas do santuário da instituição, que irá passar por uma transformação interna e externa. A creche Menino Jesus de Praga atende em período integral crianças que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica e também proporciona atividades para as famílias. As receitas da entidade resultam de parcerias com órgãos públicos e privados e por meio de eventos sociais.

Serviço
Feijoada Solidária
Data: 1º de agosto, a partir das 12 horas
Endereço: Rua Coronel Francisco Coutinho, 299, Cambuí - Campinas
Valor: R$60 por pessoa.

AEAI promove 32ª Festa do Queijo e Vinho dia 22 de agosto


Forgotten Places (& Alone in the Dark): exposição abre temporada de arte na Base Casual

Divulgação.
Helena Lima recebe convidados especiais para o vernissage da exposição Forgotten Places (& Alone in the Dark), na Base Casual, em 12 de agosto, quarta-feira, às 20 horas.

A exposição, que teve concepção e projeto das curadoras Ligia Testa e Livia Doblas, reúne dois fotógrafos que não se conhecem, uma alemã e um brasileiro, mas que compartilham uma idiossincrasia: ambos saem em busca do inusitado que impacta. São 18 obras de fotografias fineart em montagem ​​diasec.

Paulo Altafin é um cavaleiro cervanteano em busca de belezas inesperadas, normalmente, “sozinho no escuro”. Notívago, ele procura árvores solitárias, ilumina-as, capta imagens e fabrica auroras boreais em pleno trópico. Altafin tem o olhar aguçado e atento, é eclético e busca a imagem esteticamente perfeita, coisa rara nessa sociedade saturada de imagens.

Gaby Ehringshausen registra imagens da Alemanha caídas no esquecimento: antigos palácios, edifícios, quartéis que perderam sua função e contam a história de tempos antigos. A atmosfera especial é captada com a phototechnique HDR. Várias fotos digitais com exposições diferentes são colocadas umas sobre as outras e somadas no computador para produzir uma única imagem. Luz e sombras são expostas separadamente. Assim, as cores naturais se fortalecem e a imagem ganha certo estado de espírito da luz. Para Gaby, os “lugares esquecidos” ainda são maravilhosos e cheios de vida.

A visitação estará aberta ao público de 13 de agosto a 17 de outubro, em horário comercial, na Base Casual, na Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 630, Nova Campinas, Campinas - SP, telefone (19) 3327-1661.

Jerry Batista no programa Arte-Papo da Fundação Ema Klabin

Águas verdes - Jerry Batista. 
A Fundação Ema Gordon Klabin promove todos os meses encontros com conceituados artistas contemporâneos pelo Programa Arte-Papo. No dia 15 de agosto, sábado, às 14h, o artista plástico Jerry Batista faz uma palestra gratuita onde apresentará uma mostra dos seus dezoito anos de carreira. O artista acredita no desenvolvimento do trabalho social, questionando o sistema e suas falhas. O encontro é uma ótima oportunidade para discutir e interpretar as obras direto com o autor.     

Jerry Batista
Nascido em 1981 em São Paulo, cresceu no bairro do Grajaú. Em 1995 iniciou sua carreira como grafiteiro. Atualmente, o artista plástico, especializado na linguagem do grafite, é arte-educador e ensina sobre a história do movimento e ações da arte urbana. Em seus trabalhos, usa materiais desde a tradicional tinta a óleo, látex, spray, madeiras, ferro e solda. Realizou exposições em grandes museus e galerias no Brasil, possui obras expostas no exterior (Alemanha, França) e intervenções nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.   

Serviço
Programa Arte Papo com o artista plástico Jerry Batista
Data: 15 de agosto, sábado
Horário: 14h  
Sem necessidade de inscrição
Local: Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP - 01446-020,   Fone:  (011) 3062-5245      http://emaklabin.org.br/

Desenvolvimento promove palestra com o tema ‘O vendedor empreendedor’

Foto: LinkedIn.
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, apoia no dia 13 de agosto às 8h30 no Centro de Convenções Aydil Bonachela a palestra O Vendedor Empreendedor em parceria com Tais Bonilha (foto). 

A palestra será ministrada por Taís Bonilha que é psicóloga, coach especialista em desenvolvimento pessoal e profissional, líder coach com formação pela Sociedade Brasileira de Coaching. O conteúdo abrange: Empreendedorismo, um modo de SER; Competências Empreendedoras; Empreendedorismo aplicado a Vendas; Coaching de Vendas; Autoavaliação de Competências e Planejando para o Sucesso.

Taís Bonilha
Psicóloga. Coach especialista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Líder Coach com formação pela Sociedade Brasileira de Coaching. Ampla experiência em desenvolver equipes corporativas em vendas e equipes esportivas. Possui certificação Internacional em: Certified Personal & Professional Coaching® e Certified Leader as Coach©. Certificações reconhecidas pelos seguintes órgãos Internacionais: Institute of Coaching Research (ICR), Association for Coaching (AC), Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC) e Institute Coaching Council (ICC). Foi pesquisadora bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nas áreas de Avaliação Psicológica, Psicologia do Esporte e Resiliência. Escritora na empresa Deseret Digital Media e colunista no site www.familia.com.br. Possui experiência profissional em gestão de pessoas, supervisão de equipes de vendas e atendimento ao cliente. Atua com treinamentos, wokshops e palestras. Empreendedora na empresa Taís Bonilha Coaching-Palestras-Treinamentos; Escritora no blog Oficina da Mulher Empreendedora.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no e-mail desenvolvimento@indaiatuba.sp.gov.br ou pelo telefone 3834-9360.

Acenbi promove concurso da canção japonesa neste domingo, dia 2

O cantor Pedro Mizutani será um dos participantes da categoria Star 
deste ano. Foto: Acenbi/Tao Conteúdo.
A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi), em parceria com a Prefeitura Municipal, promove no próximo domingo, dia 2 de agosto, das 8h às 20h, no Ciaei (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina), a 29ª edição do Concurso da Canção Japonesa (Karaokê). O evento tem entrada gratuita e reunirá mais de 250 competidores da cidade e de diversos municípios da região, como Campinas, Itu, Jundiaí, Piracicaba, Itatiba, Vinhedo, Ribeirão Preto, Guatapará e São Paulo.

Crianças e adultos se apresentarão em cerca de 30 categorias, sendo 24 cantores representantes da Acenbi. De acordo com o diretor do Departamento de Karaokê da entidade, Paulo Suenaga, os cantores que disputam a categoria Star são sempre as grandes atrações, entre eles Pedro Mizutani (Piracicaba), Akemi Okamoto (Piracicaba) e Nanko Hino (Jundiaí).  O Concurso da Canção Japonesa faz parte da programação cultural do mês de agosto de Indaiatuba e é considerado um dos mais importantes eventos da música japonesa no Estado de São Paulo. Informações: (19) 3834-2584.

Esporte Cidadão realiza inscrições no próximo dia 8, sábado

Foto: divulgação.
A Secretaria Municipal de Esportes realiza no próximo dia 8 de agosto, sábado, das 8h às 14h, as inscrições para as aulas gratuitas do projeto de caráter socioeducativo Esporte Cidadão. São oferecidas 20 diferentes modalidades esportivas como futebol, handebol, voleibol, atletismo, ginástica artística, bicicross e karatê, entre muitas outras opções, para crianças de 6 a 17 anos. As aulas acontecem duas vezes por semana, em horários pela manhã e à tarde e, para efetivar a adesão, basta o responsável comparecer ao núcleo da modalidade de interesse e apresentar RG, comprovante de endereço e preencher ficha de inscrição disponível no local. Atualmente, o programa atende a mais de 8300 alunos em 19 núcleos esportivos. Informações: (19) 3825-6270. Veja os núcleos e modalidades disponíveis no link http://www.indaiatuba.sp.gov.br/comunicacao/imprensa/noticias/22862/.

O Esporte Cidadão é um programa de esporte educacional desenvolvido pela Prefeitura de Indaiatuba com apoio de parceria público-privada coordenada pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e integrada pelas empresas patrocinadoras Toyota do Brasil, John Deere do Brasil e Ticket Serviços e as apoiadoras Mann+Hummel Brasil e Plastek do Brasil. Atende gratuitamente mais de 8300 alunos de 6 a 17 anos em 20 modalidades e 19 núcleos esportivos da cidade. As inscrições são abertas no início de cada semestre e a cada período é realizado um festival de todas as modalidades para estimular a cooperação entre os alunos e a aproximação com os familiares. Informações podem ser obtidas no telefone (19) 3825-6270.

Coworking Day Brasil 2015: escritórios compartilhados oferecem atividades gratuitas em comemoração aos 10 anos do conceito

O dia 9 de agosto de 2015 marcará 10 anos da criação do conceito de coworking, criado pelo americano Brad Neuberg. Como a data cai num domingo, todos os espaços comemorarão a data na sexta-feira, dia 7 de agosto, com atividades gratuitas a fim de comemorar e difundir o conceito que vem se propagando cada vez mais.

Quase 100 coworkings estão participando desta edição, um aumento de 40% em relação ao de 2014, sendo estes espalhados por mais de 16 Estados mais o DF – destaque para São Paulo com o maior número de participantes e para o crescimento da região NE, com 11 participantes. A grande novidade vem por conta da região Norte que por primeira vez aparece no evento com um coworking no Amazonas.

Segundo os realizadores do evento, “Este ano montamos uma estrutura mais completa para auxiliar os coworkings participantes e os interessados. Agora é só acessar nosso site, o www.coworkingday.com.br, escolher o espaço e pronto, você receberá uma confirmação do espaço no e-mail cadastrado na nossa página. Pelo que estamos vendo em conversas com outros eventos, o nosso é o maior do mundo”. Todos os participantes estão disponibilizando espaços gratuitos para trabalho no dia do evento, palestras sobre diversos assuntos e alguns colocarão food trucks nos seus espaços.

Para este ano, o próprio Brad Neuberg faz o convite para o Coworking Day Brasil através de um vídeo gravado debaixo do primeiro coworking do mundo, o Spiral Muse. Além disso, em uma foto ele segura um cartaz com a hashtag do evento (#coworkingdaybr), onde todos poderão acompanhar as publicações nas mídias sociais.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento: www.coworkingday.com.br.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Oficina gratuita de arte plástica expressiva e escrita criativa

A Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba está com inscrições abertas para a oficina gratuita Arte Plástica Expressiva e Escrita Criativa, ministrada por Mônica Kimura e Celso Falaschi. As aulas acontecerão sempre às quartas-feiras, com turmas às 17h (jovens de 13 a 17 anos) e às 19h (adultos), com início em 5 de agosto e término em dezembro. Para fazer a adesão, o interessado deve comparecer ao Centro de Convenções Aydil Bonachela (Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia) de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h (exceto feriados e pontos facultativos) e apresentar comprovante de endereço, cópia do RG e doar um pacote de fraldas geriátricas, que será revertido para as entidades atendidas pelo Funssol – Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba. As aulas acontecerão no Centro Cultural Wanderley Peres (Praça D. Pedro II, s/nº, no Centro) e as vagas são limitadas. Informações: (19) 3894-1867.

De acordo com os facilitadores, a oficina tem como objetivo oferecer condições para que os participantes vivenciem a aventura da arte e da literatura sem receio, podendo, ao final, desfrutar da satisfação de ser autor e ver sua obra eternizada, por meio da exposição de suas produções plásticas expressivas e publicação de um livro de poemas relacionados aos trabalhos executados. “Como a plástica expressiva não tem pré-requisitos, como a arte acadêmica, os participantes não precisam ter nenhum conhecimento ou vivência em artes plásticas. Também não há limites para atividade profissional, bastando que os participantes tenham um domínio mediano da escrita. Mas, ao final do projeto, conseguirão se enxergar como sujeitos capazes de transformar suas próprias vidas, pintando, modelando e escrevendo as cores da alma”, destaca Mônica Kimura. “É uma oficina que propõe o resgate de valores éticos e morais e, mais especificamente, de resgate da autoestima, reforço do autoconhecimento e domínio de algumas técnicas criativas, visando transposição do sujeito passivo, espectador, para o sujeito ativo – expositor/escritor”, diz.

Especificamente para adolescentes e estudantes de modo geral, a oficina de Arte Plástica e Escrita Criativa pode ser de grande valia, deixando-os mais preparados para os desafios em redação nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio, entre outros. “Sempre que se fala em artes plásticas e literatura para estudantes, é possível ouvi-los suspirar, gemer, debater-se internamente. Em cada sala de aula de 40 a 50 alunos, apenas dez por cento se interessam por artes e leitura. Destes, a metade é aficionada por gibis ou HQs. Só a outra metade gosta de ler livros. Isso se repete, com variações bem pequenas, em praticamente todas as etapas da educação, inclusive e principalmente, na educação superior, salvo talvez na Faculdade de Letras e nas de Direito, onde o estudante já ingressa sabendo que seus instrumentos de trabalho serão os livros. Deveria ser assim em todas as áreas, inclusive nas de Ciências Exatas e Biológicas, pois leitura e escrita permeiam todas as atividades do ser humano, sem exceção”, aponta Celso Falaschi. “A oficina ajuda a tornar as ideias mais claras e, consequentemente, com as técnicas a serem desenvolvidas nesse projeto, as redações dos participantes se tornarão mais elaboradas, gramaticalmente corretas e exploradas nas diferentes nuances dos temas propostos”, completa.

Facilitadores
Celso Luiz Falaschi é jornalista, com mestrado em Educação (Ensino Superior) e Doutorado em Psicologia (Criatividade) pela PUC-Campinas. É especialista em Arteterapia pela Faculdade Vicentina / Núcleo de Arte e Educação. Tem formação em Valores Humanos (Fundação Peirópolis), Cultura de Paz e Não Violência (Unipaz – SP) e Psiconeuroimunoendocrinologia (Instituto Paulista de Stress). Foi professor em cursos de graduação e pós-graduação na PUC-Campinas e Universidade Metodista de São Paulo. Atuou como consultor ad-hoc do Ministério da Educação no período 1999-2005. É conferencista nacional e internacional nas áreas de jornalismo literário, criatividade e arteterapia. Atua como arteterapeuta em Indaiatuba e Campinas e ministra aulas em cursos de pós-graduação da Faculdade Vicentina em Curitiba, São José dos Campos, Campinas, São Paulo e Belo Horizonte.

Mônica Kimura é jornalista e arteterapeuta em formação. Mais do que uma profissional da escrita, o que a encanta mesmo é o ato de desenvolver novas e inovadoras possibilidades de contar histórias. Dessa forma, a jornalista, especialista em Comunicação de Massa pela Universidade Soka do Japão e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, foi trilhando um caminho que hoje passa também pela docência. Professora apaixonada pela Educação como forma de forjar valores humanos e uma aficionada pelo jornalismo literário desde muito antes de conhecer o seu real significado. Quando cursou a disciplina Jornalismo Literário Avançado com o professor Edvaldo Pereira Lima, no mestrado da ECA/USP, descobriu enfim a real vocação dentro da profissão que decidiu abraçar para toda a vida. E a arteterapia só veio a complementar todas essas paixões.

O violoncelista Romain Garioud e o cravista Fernando Cordella se apresentam em Campinas no dia 6 de agosto

Crédito da foto: Edith Held.
A combinação inusitada e as ricas possibilidades sonoras do violoncelo e do cravo poderão ser apreciadas na apresentação do duo Romain Garioud (violoncelista francês - foto) e Fernando Cordella (cravista brasileiro), que acontece no dia 6 de agosto (quinta-feira), às 20h30, no SESC Campinas. O recital, uma parceria entre o SESC Campinas e Aliança Francesa de Campinas, faz parte das comemorações dos 130 anos de Aliança Francesa no Brasil. A entrada é gratuita.

Autores de obras brilhantes tanto no plano harmônico quanto na utilização dos dois instrumentos, os dois músicos, muito conhecidos em grandes palcos internacionais, dedicam todo o seu talento a explorar a liberdade e a fantasia, oferecendo um repertório composto de obras de Bach, Boccherini e Gregorutti.

O violoncelista Romain Garioud pertence à jovem e brilhante geração francesa de violoncelistas. Recebeu muitos prêmios internacionais, entre eles o 12º Concurso Internacional Tchaikovsky (Moscou), 7º Concurso Internacional Rostropovitch e Concurso Internacional de Vina del Mar (Chile), tendo sido premiado como violoncelista por unanimidade no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.

O cravista Fernando Cordella, diplomado em 2005 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é diretor artístico da Confraria Música Antiga StudioClio e da Sociedade Bach Porto Alegre, maestro e diretor artístico da Osinca – Orquestra Sinfônica de Carazinho. Cordella foi considerado melhor intérprete de música clássica, com o disco Cravos - de Frescobaldi a Mozart, no concurso Açorianos 2011, em Porto Alegre (RS).

Programa: Luz e Transcendência
J. S. BACH: Sonata em Sol minor BWV 1020 (original para violino) 
Fabrice GREGORUTTI: Criação mundial 2014  
L. BOCCHERINI: Sonata em La Major, n.6, g.4  
C. P. E. BACH: Sonata em Ré Major (original para viola da gamba)

Serviço
Recital – Duo Romain Garioud (violoncelo) e Fernando Cordella (cravo)
Quando: 6 de agosto (quinta-feira)
Horário: 20h30
Onde: SESC Campinas (Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim, Campinas) - Telefone (19) 3737-1500.

Indaiatuba ganha projeto inovador no cuidado com o diabetes

www.freeimages.com.
A Faculdade Max Planck firmou uma parceria com a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba para a implantação do projeto Diabetes no Controle, uma iniciativa inédita no município e que visa promover a saúde de pessoas com diabetes e prevenir as complicações relacionadas à doença de forma multidisciplinar.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que o diabetes está hoje entre os principais problemas de saúde pública do país e também do mundo, sendo que existem em torno de 346 milhões de diabéticos – divididos entre tipo 1, tipo 2 e gestacional – e que este número pode dobrar até 2030. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), ainda segundo a OMS, serão a principal causa morte no mundo e as responsáveis por 66% das doenças no planeta.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Cândida Acácia, a proposta é oferecer atendimento multiprofissional envolvendo as áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Farmácia, indo além do tratamento da doença e fazendo com que a pessoa que tenha diabetes entenda a patologia. “O papel da equipe de saúde é promover, através destas iniciativas educativas, ações que transmitam confiança aos participantes, para que se responsabilizem pessoalmente pelo tratamento da sua patologia, provocando uma mudança voluntária de comportamentos e o estabelecimento de metas como forma de melhorar pouco a pouco os resultados”, explica.

A proposta é estimular a reflexão dos diabéticos sobre a importância do autocuidado e do conhecimento de sua patologia na prevenção de complicações. O programa englobará ações como diagnóstico do estado nutricional dos participantes, assistência nutricional, orientações para uso e conservação adequada dos medicamentos, além de oferecer consulta de enfermagem e fisioterapia, de acordo com a necessidade do paciente. Nesta primeira etapa o Diabetes no Controle prevê o atendimento de 30 pessoas, que devem se inscrever previamente. Cada participante, antes de iniciar o grupo, será submetido a uma avaliação e, ao final de cada ciclo (que gira em torno de seis meses), passará por uma nova avaliação com a finalidade de avaliar o impacto do projeto em seu estado de saúde.

Os interessados em participar do projeto, que será oficialmente lançado no dia 10 de setembro, já podem inscrever-se na Interclínicas da Faculdade Max Planck pelo telefone (19) 3885-9901 ou na Associação, pelos telefones (19) 3834-7617 e 9946-26291, com o presidente Edivaldo Furtado Apolinário (Didi). Os atendimentos serão realizados na Interclínicas, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460, Jardim Pedroso, Indaiatuba.

Musical “Brincando com a Broadway” em Indaiatuba com sessão gratuita no dia 9 de agosto

A peça Brincando com a Broadway, que une comédia ao universo dos musicais, chega a Indaiatuba para única apresentação, no dia 9 de agosto, às 19h, no Ciaei, com entrada gratuita.

O espetáculo conta a história de Zirabér, uma faxineira do interior do Brasil que possui o sonho de se tornar uma cantora e, durante sua jornada de trabalho, limpando um teatro, encena situações imaginando como seria sua vida se ficasse famosa.  Além de contar com a interação performática entre artista e imagens projetadas ao fundo, a apresentação conta com músicas ao vivo que relembram os maiores sucessos da Broadway, como o tema de O Fantasma da Ópera e Grease e as mais conhecidas canções de Carmem Miranda, interpretadas pela cover oficial da Pequena Notável.

A entrada para o evento é gratuita, mas é preciso retirar antecipadamente um vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 23/07. O vale-ingresso também estará disponível na recepção do Ciaei e na Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba (Centro de Convenções Aydil Bonachela) a partir de 27/07. O projeto, viabilizado pela Lei de Incentivo Fiscal ProAC – São Paulo, tem patrocínio da Tuberfil, com apoio da Secretaria de Cultura de Indaiatuba e produção da D’Color Produções Culturais.

Sobre a Tuberfil
A Tuberfil é hoje um dos principais fabricantes de tubos de aço com costura do país. Sua história remonta a 1966, época em que atuava como uma revenda de tubos de aço, em São Caetano do Sul. Em 1988, passou a produzir seus próprios tubos, iniciando atividade industrial na cidade de Indaiatuba. Atualmente a empresa possui três unidades, sendo duas em Indaiatuba e uma na cidade de Salto/SP. A Tuberfil atua em diversos segmentos de mercado, como autopeças, moveleiro, usinagem, usinas sucroalcooleiras e estrutural, entre outros.

Sobre a D’color Produções Culturais
A D’color é uma produtora de eventos culturais de Campinas (SP) que assessora, planeja e executa projetos culturais para o desenvolvimento social, em parceria com instituições, produtoras e artistas dos mais diversos segmentos através de leis de incentivo. Com mais de cinco anos de atuação, já produziu dezenas de espetáculos de música e artes cênicas em diferentes regiões do país.

Serviço
Espetáculo Teatral Brincando com a Broadway
Data: 09/08/2015
Horário: 19h
Local: Ciaei - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jd. Regina – Indaiatuba/SP
Entrada gratuita
Retirada de vale-ingressos a partir do dia 23/07 pelo site http://www.dcolor.art.br/ingressos ou na recepção do Ciaei e na Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba (Centro de Convenções Aydil Bonachela) a partir do dia 27/07. Os vale-ingressos deverão ser trocados por ingressos a partir das 17h até às 18h45, no dia do evento, na bilheteria do local. Os vale-ingressos que não forem trocados serão invalidados e disponibilizados ao público em geral.
Realização: D’Color Produções Culturais - Tel. (19) 3256-4500.

Indaiatuba Clube promove noite da pizza do Dia dos Pais

Foto: Imprensa/IC.
O Indaiatuba Clube realiza no próximo dia 8 de agosto, a partir das 19h, a Noite da Pizza do Dia dos Pais. Para esse evento, que acontece no Espaço Órion, os ingressos são limitados e devem ser adquiridos diretamente na Secretaria Social do IC, Rua Oswaldo Cruz, 40. Informações sobre mesas podem ser obtida pelo telefone (19) 3834-2399 (Social).

Nessa festa os associados e convidados vão poder saborear a variedade de pizzas oferecidas pelo buffet Home Pizza. O valor do convite garante o direito a participar do buffet – as bebidas serão cobradas à parte.

Para animar essa noite, que antecede o Dia dos Pais, o público ira assistir ao show do grupo Rádio Comida, que se apresenta fazendo paródias de músicas famosas trocando partes das letras por alimentos. Ao todo, o grupo já possui cerca de 1000 canções adaptadas ao sugestivo menu de paródias que incluem músicas nacionais e internacionais.

Criado em 1998 pelo piracicabano Fernando Krudder, o Rádio Comida já passou por cidades de vários estados do Brasil e tem no currículo apresentações em programas das TVs Globo e Record com shows como o A volta ao mundo em 80 comidas. Antes do Rádio Comida e nos intervalos, a atração será o VJ Ronaldo Ambiel.

Indaiatuba está entre cidades convidadas a receber revezamento da tocha olímpica

Foto: Rio 2016 Divulgação/Alex Ferro.
Indaiatuba está entre as cerca de 300 cidades do Brasil inteiro convidadas pelo Comitê Organizador Rio 2016 a receber uma etapa do revezamento da Tocha Olímpica. A carta de intenções já foi assinada pelo prefeito Reinaldo Nogueira e prosseguirão nos próximos meses os preparativos para a efetiva assinatura do contrato.

De acordo com as informações divulgadas pelo comitê no começo de julho em Brasília por ocasião da apresentação oficial do símbolo maior dos Jogos Olímpicos, a jornada começará em maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias, percorrendo o país todo e envolvendo cerca de 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha e passando de um para o outro a Chama Olímpica, acesa originalmente na Grécia. Cada cidade envolvida no revezamento poderá indicar personalidades locais para a condução da Tocha Olímpica, mas qualquer cidadão de Indaiatuba, com exceção dos ocupantes ou candidatos a cargos oficiais eletivos, também pode se candidatar a ser um dos condutores, bastando se inscrever no site do evento ou de patrocinadores, que farão campanhas específicas para a seleção: www.rio2016.com/tochaolimpica , http://www.quemseatreve.com.br/rota-da-tocha-video e https://www.revezamentobra.com.br/ . O trajeto será finalizado em 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Maracanã, no Rio de Janeiro.

O desenho da Tocha Olímpica é assinado pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto. A agência foi escolhida após um processo nacional de seleção que reuniu 76 inscritos, submetidos a uma comissão julgadora multidisciplinar formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico. Produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa entre 1 kg e 1,5 kg e mede 63,5 cm de altura quando fechada e 69 cm quando aberta. Este movimento de “sobe e desce” acontece ao longo da malha triangular da textura da tocha que, dividida em três partes, alude aos valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito. Estes segmentos se separam e se projetam para cima no momento conhecido como “beijo das tochas”: quando uma passa à outra a chama Olímpica. Ao se abrirem, as três partes revelam a essência de brasilidade da tocha Rio 2016: diversidade, vibração e natureza, representados pelo mar, montanhas, o céu, o sol e as cores da bandeira do Brasil – símbolos para todo o conceito que sustenta o revezamento, representados pelo encontro do calor ancestral da Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro.

Outras informações: www.rio2016.com.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Encontro inédito da Sinfônica com Lenine encerra aniversário de Campinas

O aniversário de 241 anos de Campinas terá uma festa de encerramento com um grande presente: a Orquestra Sinfônica Municipal apresenta um concerto especial, gratuito, com o cantor Lenine, no dia 1º de agosto, sábado, às 18h, na Concha Acústica do Taquaral. A regência será do maestro titular Victor Hugo Toro. A entrada é gratuita.

Neste encontro inédito de Lenine e a Orquestra, o cantor e compositor pernambucano apresenta grandes sucessos da carreira, acompanhado pela Sinfônica de Campinas. Destaques como De onde vem a canção, Do it, Chão, Se não for amor, eu cegue, Tudo por acaso, Jack Soul Brasileiro, Que baque é esse, Paciência, O último pôr do sol, Leão do Norte e Miragem do porto, entre outras, serão interpretadas no palco.

Lenine já dividiu o palco com talentos da música erudita em encontros com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Sinfônica do Mato Grosso, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica do Recife e Orchestre National D'Ile-de-France. “A Orquestra mantém a tradição de promover a fusão da música popular com a de sinfônica. E Lenine é uma das vozes mais originais da atualidade”, comenta o diretor da Sinfônica de Campinas, Rodrigo Morte.

O cantor tem mais de 30 anos de carreira, dez discos lançados, dois projetos especiais e inúmeras participações em álbuns de outros artistas. Já teve suas canções gravadas por nomes como Elba Ramalho, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, O Rappa e Zélia Duncan, entre tantos outros. Produziu CDs de Maria Rita, Chico César, Pedro Luís, além de trilhas sonoras para novelas, seriados, filmes, espetáculos de teatro e dança, como os do renomado Grupo Corpo.

Lenine ganhou cinco prêmios Grammy Latino, dois da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), nove Prêmios da Música Brasileira. Já se apresentou em dezenas de países em turnês internacionais, além da participação nos maiores festivais de música do mundo, como o de Roskilde (Dinamarca), Womad, de Peter Gabriel (Inglaterra, Espanha e Ilhas Canárias), Festival de Montreal (Canadá) e Eurockéennes (França), entre outros.

Maestro Victor Hugo Toro
Nascido em Santiago do Chile, estudou regência orquestral e se formou pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Foi vencedor do II Concurso Internacional de Regência Orquestral (Prêmio Osesp). Toro é o diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e tem sido convidado a reger as mais importantes orquestras no Brasil e no exterior.

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas foi a primeira instituição do gênero a surgir em uma cidade brasileira fora de capital de Estado. Documentos de 1929 vieram à tona em outubro de 2014 e comprovam que a Sinfônica de Campinas foi criada, formalmente, em 6 de outubro daquele ano, como Associação Symphonica Campineira. Esses dados comprovam que a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é uma das mais antigas do País em atividade, se não a mais antiga. A OSMC tem como diretor administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como diretor artístico e regente titular, Victor Hugo Toro.

Apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Lenine
Data: 1º de agosto, sábado
Horário: 18h
Local: Concha Acústica do Taquaral (Parque Portugal) – Av. Heitor Penteado, s/nº, Taquaral, Campinas, SP
Entrada gratuita.

Cine Topázio Jaraguá tem pré-estreia exclusiva do filme “Magic Mike XXL” hoje

A Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba promove, na próxima quarta-feira, 29, às 21h50, uma sessão especial de pré-estreia do longa metragem Magic Mike XXL.

O lançamento é continuação do filme Magic Mike, de 2012, no qual Mike (Channing Tatum) é um experiente stripper que ensina a um jovem a arte de seduzir as mulheres em um palco, de forma a conseguir delas o máximo possível de benefícios. Agora, após um longo tempo em férias, ele reúne os amigos strippers em uma grande turnê de despedida, que promete muitas emoções aos espectadores.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente nas bilheterias da Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba ou online através deste link.

Serviço
Pré-estreia Magic Mike XXL
Local: Topázio Cinemas - Rua 15 de Novembro, 1200, Centro – Indaiatuba /SP
Data: 29/07/2015
Horário: 21h50.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Feijoada angaria fundos para quatro entidades assistenciais

Foto da edição passada. Crédito: divulgação.
A décima terceira edição da FeiGIOada Solidária do Giovannetti ocorre dia 29 de agosto, das 12h às 17h, na unidade Cambuí da rede de choperias, em Campinas. A ação terá a metade da renda dos convites vendidos doada para a Casa de Maria de Nazaré, Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa e Associação Beneficente Irmã Dulce (ABID), de Indaiatuba.

O primeiro lote dos convites já está à venda por R$130,00 (inteira) com direito à camiseta do evento, bufês de feijoada e sobremesas, open bar de chopes Brahma, batidas de cachaça, bebidas sem álcool, além de caipirinhas, caipiroskas e drinques especiais de vodca Stoli vanil e blueberry, servidos no bar externo montado especialmente para o evento. Crianças e jovens de 10 a 17 anos pagam meia entrada (R$65,00) sem direito à camiseta e às bebidas alcoólicas. Menores de 9 anos não pagam. A partir de 16 de agosto os preços passam para R$160,00 (inteira) e R$80,00 (10 até 17 anos).

Haverá música ao vivo com o Grupo Sem Tempo, degustação de gelatos de massa Diletto, desfile das camisetas mais luxuosas e originais da FeiGIOada e serviços gratuitos para as convidadas – penteados e maquiagens rápidos, design, coloração e depilação egípcia de sobrancelhas, realizados pelos profissionais do Camila Andrea  Beauty Center – e customização, assinada pela equipe da Ella Jeans. O endereço do Giovannetti Cambuí é Rua Padre Vieira, 1277, bairro Cambuí, em Campinas. Informações pelos telefones (19) 3233-6644  (Casa de Maria de Nazaré), (19) 99790-0049 (Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia), (19) 3834-8851 (ABID), (19) 99771-6735 (MAE Maria Rosa) e (19) 3232-6747 (Giovannetti Cambuí). 

Diversas empresas já confirmaram participação na 6ª Feira das Indústrias

Crédito: Arquivo Giuliano Miranda - SCS/PMI.
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, está recebendo as inscrições das empresas que desejam participar da 6ª edição da Feira das Indústrias & Negócios de Indaiatuba e Região, que irá acontecer nos dias 25, 26 e 27 de agosto, das 15h às 21h, no Pavilhão da Viber. A dinâmica do evento é de fomentar negócios entre expositores, movimentando assim a economia local e regional.

A feira será composta de empresas fabricantes e prestadores de serviços na área industrial, praça de alimentação e uma sala para palestras diversificadas e gratuitas. Para inscrições e mais informações, (19) 3834-9264 ou 3834-9360. O e-mail é desenvolvimento.assessor@indaiatuba.sp.gov.br.  As empresas já confirmadas são Grupo Kion; SEW Eurodrive; Daran Automação; Yanmar do Brasil; Machmetals; Metasil Abrasivos; Rekiman Empilhadeiras; Unexfort; Techron; Concceito Mix; Fsn Sinterizados; Globex; Dunex; Faz Group; Finita Vernizes; TK Brasil; Rodomago Transportes; Birô 2000; Isofluid; Bluston; BVS; Big Strong; Seriprint; Print Line; Shopstar; Maxlan; Glasshield; Inductotherm Group; VDA Lubrificantes; Argus; Fisiomag, Insetclean; Meco Brasil; Marca Brindes; Samont; Manitec; J.Feres; Action; Sethy; Renault; Mercedes Benz; Tel Tur; Ecobrisa e GTA, entre outras.

Cine Tablao exibe documentário musical espanhol sobre cultura flamenca

O Espaço Cultural Café Tablao, localizado em Campinas/SP, abre o segundo semestre do ano com várias atividades especiais e novas oportunidades para quem quer conhecer de perto o universo flamenco. No dia 1º acontece mais uma edição do Sábado Flamenco, que envolve programações diversificadas ao longo do ano. Desta vez, a convidada especial é a bailaora Ale Caires, que está de volta ao Brasil após uma longa temporada no Japão, Turquia e Espanha, atuando como professora flamenca.

No Sábado Flamenco, Ale Caires ministra curso com técnicas de correção corporal, pés e giros. Podem se inscrever pessoas de todas as idades, alunos ou não do Café Tablao. Finalizando a programação, a partir das 17h30, será exibido o documentário Triana Pura y Pura, durante o Cine Tablao. O ingresso pode ser adquirido na secretaria do Café Tablao, por R$5,00 e é aberto a qualquer interessado.

Conheça a história
Durante a década de 50, os ciganos que viviam desde o século XV no bairro de Triana, em Sevilha, foram expulsos da região, devido a razões econômicas e ficaram dispersos pela Andaluzia. Em 23 de fevereiro de 1983, mais de 20 anos depois de sua expulsão, várias famílias se reuniram em um teatro para reviver o flamenco puro de Triana. O encontro foi uma verdadeira festa flamenca, mas a gravação permaneceu inédita por 30 anos, dando origem ao documentário Triana pura y pura, lançado em 2013.

A bailaora Ale Caires será a mediadora do Cine Tablao, apresentando ao público a história e contando detalhes de sua experiência, já que morou no bairro durante o tempo em que viveu em Sevilha. “Na Espanha tive a oportunidade única de conviver e compartilhar momentos na casa da família flamenca mais tradicional do mundo, Los Farrucos e receber aulas particulares e regulares da matriarca Maestra Farruca Montoya”, relembra Ale Caires que, de volta a Campinas, passa a dar aulas pelo Café Tablao, onde começou sua carreira profissional, aos 17 anos.

Formada por grandes bailaores e maestros do flamenco espanhol, Ale Caires ministrou aulas e cursos por todo Brasil, até ser convidada a dar aulas fora do país. Em Fukuoka, no Japão, passou uma temporada de seis meses com inúmeras apresentações no Tablao Sancho Panza e ministrando workshops, cursos e aulas regulares no centro cultural Tiempoiberoamericano. Também integrou a Cia. Domingo Ortega, bailando como solista nos espetáculos Domingo Ortega Show, realizado no teatro JR kyushu Hall e Tablao Domingo Ortega.  Na Turquia, em uma temporada de 10 meses em Ancara, foi diretora artística da Peña Flamenko Ankara.  

Aulas abertas
Abrindo as aulas do segundo semestre, o Espaço Cultural Café Tablao também promove uma série de aulas abertas gratuitas, voltadas especialmente para pessoas que queiram conhecer o ambiente flamenco. “Apesar de muito rico e desafiador, o flamenco é acessível a pessoas de qualquer idade, homens ou mulheres, de qualquer tipo físico e não há necessidade de ter nenhuma experiência prévia com a dança. Vale a pena experimentar”, aconselha Karina Maganha, diretora artística do Café Tablao.

Há aulas para iniciantes as quartas e quintas à noite, e aos sábados, às 10h. A participação é gratuita, mas é necessário inscrever-se previamente pelo telefone (19) (19) 3294-1650 ou pelo e-mail contato@cafetablao.com.br.

Sabor Flamenco no Esquinica também é atração para agosto
Ainda em agosto, o Café Tablao participa da quarta edição do Sabor Flamenco, evento do restaurante Esquinica que alia a gastronomia espanhola com o ambiente típico flamenco, com música e dança. A noite espanhola especial terá as bailaoras Ale Caires e Marina Merheb, acompanhadas de som flamenco ao vivo, no dia 20 de agosto, às 20h. Os convites são limitados e já estão à venda, pelo telefone do Esquinica, (19) 3755-8027.

Serviço
Sábado Flamenco com Ale Caires
Data: 01/08/2015
Aula Técnica: Correção Corporal, Pés e Giros
Das 14h às 15h30 - Nível I
Das 15h30 às 17h30 – Nível II
Valor: R$30,00 (Alunos) R$40,00 (Não Alunos)
Inscrições (19) 3294-1650 – contato@cafetablao.com.br

Cine Tablao - Triana Pura y Pura
A partir das 17h30
Valor: R$5,00
Local: Café Tablao Campinas - Avenida Jesuíno Marcondes Machado, 1063, Campinas/SP

Aulas Gratuitas no Café Tablao:
Estudos Flamencos – Cante, coros, teoria, ritmo e palmas
Com: Helena de los Andes
Data: 31 de julho (6ªf) às 19h

Flamenco Básico - aulas experimentais gratuitas
Sábados: dias 01/08 e 08/08, às 10h
Quarta: dia 05/08, às 20h
Quinta: dia 06/08, às 20h

Sabor Flamenco – Uma noite especial em clima de dança flamenca
Data: 20/08/15  (5ªf), às 20h
Local: Esquinica - Av. José de Sousa Campos, 425, Campinas/SP
Preço: R$80,00 por pessoa
Convites: (19) 3755-8027.

Carros de corrida do início do século 20 estacionam no Parque Mall

Divulgação.
O Parque Mall recebe uma exposição de carros de corrida raros, das décadas de 1910 e 1920. Ao todo, são seis veículos antigos estacionados nas entradas e saídas do shopping e também na área de eventos, com visitação gratuita até o dia 16 de agosto. Quem passar pelo local poderá conferir os modelos e saber um pouco mais sobre os automóveis que são os precursores da Fórmula 1, quando as provas ainda eram disputadas em hipódromos com pista de terra batida ou nas estradas – disputas que tinham largadas em uma cidade e chegada em outra e até mesmo entre estados.

Os veículos expostos no Parque Mall fazem parte de uma coleção de carros antigos que foram garimpados e encontrados em péssimo estado. Os modelos, denominados Speedster – nome dado aos carros mais leves e aerodinâmicos, aliviados dos para-lamas, para-choques, estribos e capotas, no início do século 20 –, passaram por anos de restaurações e adaptações para que pudessem ser apreciados pelo público.

Os Speedsters tinham capacidade para transportar até duas pessoas, já que o mecânico participava das corridas junto com o piloto, mas nenhum deles utilizava qualquer tipo de equipamento de segurança, o que tornava a aventura bastante arriscada. Além disso, os veículos eram equipados com dois estepes e uma caixa de ferramentas.

A exposição é uma verdadeira viagem no tempo e traz o início da paixão pelo automobilismo, automóveis e velocidade para os corredores do shopping. Os modelos que podem ser vistos pelos corredores do Parque Mall são Dodge Brother, 1923 Boat Tail (laranja); Ford, 1919 Speedster (amarelo); Chrysler, 1929, Speedster (branco); Ford, 1929, Speedster (azul); Oakland, 1917, Speedster (vermelho) e Essex, 1917 Speedster (verde).

Serviço
Exposição de Carros de Corrida Antigos
Horário: Todos os dias, das 8h às 22h
Endereço: Rua das Primaveras, 1050, Jardim Pau Preto – Praça de Eventos
Visitação e estacionamento gratuitos.

Congesa reúne equipe de obras na Sipat 2015

Divulgação.
No dia 27 de julho é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho. Aproveitando essa data, a Congesa tem realizado todos os anos nessa época a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), finalizando sempre com um dia cheio de atividades no qual são abordados os temas mais relevantes relacionados à saúde, à segurança e à sustentabilidade.

O evento de encerramento da Sipat foi realizado no dia 23 de julho, no SESI, onde os colaboradores, junto de suas famílias, assistiram a palestras e participaram de dinâmicas divertidas sobre bem-estar, segurança no trabalho e meio ambiente, com foco no consumo consciente da água.

A Congesa elaborou muitas atividades dentro e fora de sala. Uma delas foi o Trekking Seguro, que uniu a teoria com a prática, pois durante o percurso de obstáculos os colaboradores eram abordados com perguntas sobre o conteúdo visto, como forma de lembrar o que tinham acabado de aprender sobre cooperação, respeito e trabalho em equipe.  

Foi um dia diferente para os colaboradores e suas famílias, que tiveram workshops de artes, relaxamento em aparelhos de automassagem, participaram de sorteio de prêmios e ainda viram as crianças se divertirem no espaço exclusivo para elas. Além de participarem de toda a programação elaborada pela empresa, os familiares puderam conhecer de perto toda a estrutura de lazer que o SESI possui, uma vez que a Congesa disponibiliza a seus colaboradores e família o benefício de serem associados à entidade, podendo desfrutar de ótimos momentos juntos. 

Concurso de Karaokê reúne mais de 250 competidores no Ciaei neste domingo

O diretor do departamento de Karaokê, Paulo Suenaga: crianças e adultos 
em mais de 30 categorias. Crédito: Acenbi/Tao Conteúdo.
A 29ª edição do Concurso da Canção Japonesa (Karaokê) de Indaiatuba, que acontece no próximo domingo no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), reunirá mais de 250 competidores de diversas cidades da região. O evento, promovido pela Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, tem início às 8 horas da manhã e vai até as 8 da noite. A entrada é gratuita.

Participam da competição cantores de municípios como Campinas, Itu, Jundiaí, Piracicaba, Itatiba, Vinhedo, Ribeirão Preto, Guatapará e São Paulo, além de Indaiatuba. O total de 254 concorrentes (crianças e adultos) estão divididos em mais de 30 categorias. A Acenbi está representada por 24 cantores nessa edição.

De acordo com o diretor do Departamento de Karaokê da Acenbi, Paulo Suenaga, os cantores que disputam na categoria “star” são sempre as grandes atrações do evento. Nesse ano, apresentam-se nessa categoria Pedro Mizutani (Piracicaba), Akemi Okamoto (Piracicaba) e Nanko Hino (Jundiaí). O Concurso da Canção Japonesa faz parte da programação cultural do mês de agosto do município. Trata-se ainda de um dos mais importantes eventos da música japonesa no Estado de São Paulo.

Restaurante
Como acontece todos os anos, o Departamento de Senhoras da Acenbi é o responsável pela instalação do restaurante na entrada do Ciaei, onde são servidos pratos típicos da culinária japonesa.

Sobre a Acenbi
Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos. As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Veja mais detalhes no website da entidade: www.acenbi.org.br. Veja também fotos e outras informações na página da Acenbi no Facebook: https://www.facebook.com/acenbi.indaiatuba

segunda-feira, 27 de julho de 2015

4ª edição do Brotas Gourmet apresenta “Receitas Recheadas de Lembranças”

Divulgação.
A cidade de Brotas (SP) realiza de 13 a 15 de agosto a 4ª edição do festival Brotas Gourmet, que traz o tema Receitas Recheadas de Lembranças. O evento, que faz parte do calendário oficial da cidade desde 2012, é organizado pela Associação de Empresas do Turismo de Brotas e Região (Abrotur), em parceria com a Prefeitura de Brotas e Senac.

A gastronomia é feita pelo conjunto dos sentidos: a união entre visual, sabor e cheiro toca diretamente nossa memória afetiva. Seguindo este conceito, o Brotas Gourmet 2015 apresentará receitas recheadas de emoções remetendo a antigas histórias e belas recordações.  Todos os restaurantes participantes do 4º Brotas Gourmet estão recebendo consultoria do chef André Savoia, do Senac de Águas de São Pedro, em uma parceria que acontece desde a primeira edição do festival.

O Brotas Gourmet está em sua 4ª edição e a cada ano fortalece a imagem da Brotas como um destino turístico que oferece inúmeras possibilidades de entretenimento e gastronomia. Segundo a comissão organizadora, na primeira edição o festival atraiu público rotativo de 1500 pessoas e provocou um aumento de 25% na ocupação dos hotéis e de 29% na venda de atividades turísticas. Já em 2013, 4600 pessoas prestigiaram o festival, aumentando em 37% a ocupação dos hotéis.  Em 2014, o festival recebeu público rotativo de 6 mil pessoas e vendeu quase 8 mil pratos, com boa ocupação da hotelaria local, ultrapassando os índices do anos anteriores para o mesmo período.

Programação Musical
A programação musical também é uma atração à parte. Gabriel Sater realiza a abertura do evento na quinta-feira. Violonista, cantor e compositor, assim como seu pai, Almir Sater, vem conquistando fãs por todo o Brasil levando em seu repertório a cultura pantaneira com variedade de ritmos, mostrados também na novela Meu Pedacinho de Chão, exibida na Rede Globo. No segundo dia de evento, na sexta-feira, Rodrigo Zanc, cantor de Araraquara, interpreta canções de modas de viola, entre outros estilos. E fechando o evento, no sábado, o Grupo Sinhá, de Jaú, mostra o melhor do samba de raiz.

Onde ficar
Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta
Conhecido por abrigar a nascente “Areia que Canta”, um famoso ponto turístico de Brotas, o hotel estimula a interação com a natureza e o resgate das tradições culturais do interior, com estrutura de hospedagem completa e diversas opções de lazer. Além de vários circuitos de ecoturismo, como Circuito das Águas, Circuito das Frutas e Relaxamento, Circuito de bicicleta, Birdwatching – Observação de Pássaros e Cavalgada na Fazenda, o sítio turístico apresenta o Circuito Fazendinha, que permite a interação com os animais do campo, respeitando seu bem estar e o dia a dia da fazenda.

Tradição
O festival contará com duas tendas de bebidas e dezesseis tendas gastronômicas, com sanduíches, culinária japonesa e massas, como o Capeletti da Nonna (foto), do Restaurante Areia que Canta. “Os dias de capeletti reuniam a família para a refeição, mas, antes, todos ajudavam no preparo: mulheres, homens e crianças. Então, era uma verdadeira festa, que marcou e marca até hoje a história da nossa família”, comenta Eneida Farsoni Malagutti, nutricionista e chef do Restaurante Areia que Canta.

A receita do capeletti, que vem do norte da Itália, foi passada de geração em geração entre os membros da família Pinotti Farsoni. A massa leve e caseira é moldada individualmente e recheada com uma combinação de carne suína, bovina, linguiça suína, temperadas com uma mistura de ervas, especiarias, queijo, sal e pimenta. No Brotas Gourmet, o Capeletti da Nonna poderá ser saboreado ao pomodoro, com molho de tomate artesanal e parmesão, ou in brodo, com o capeletti cozido num caldo de galinha caipira, como uma sopa. Para manter a tradição familiar italiana, para o Brotas Gourmet a massa será feita e servida no dia, em edições limitadas.

Segundo Eneida Farsoni, a escolha do Capelleti da Nonna foi unânime entre a família, que tem origem italiana e se instalou na região no final do século XIX, inicialmente dedicada ao cultivo agrícola, de produtos como açúcar, café, feijão, arroz, milho e leite. A fazenda se mantém produtiva até hoje, mas desde 1994 abriu as portas para o turismo, com a criação do Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta, que abriga também o restaurante. “Manter a tradição da fazenda, os hábitos saudáveis da vida no campo e o contato com a natureza sempre foi uma marca do nosso hotel, por isso ficamos muito animados com o tema do Brotas Gourmet este ano, que era recuperar memórias afetivas através das receitas. Como uma típica família italiana, sempre nos reunimos em volta da mesa. Esperamos que as receitas que selecionamos a partir das nossas lembranças deixem também boas lembranças nos visitantes do festival”, comenta.

Serviço 
4º Festival de Gastronomia e Música - Brotas Gourmet 2015
Datas: 13 a 15 de agosto
Horário: 19h às 23h
Local: Centro Comunitário Urbano de Brotas - Rua Marechal Deodoro, 10 (em frente ao Parque dos Saltos) - Brotas/SP

Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta
Rodovia Paulo Nilo Romano, Km 124,5 - Brotas/SP
As diárias têm início às 17h e se encerram às 14h.
Taxas opcionais: 5% de serviço e R$2,00 (taxa de turismo) por dia
Informações: (14) 3653-1382 / areiaquecanta@areiaquecanta.com.br

“Mulheres Insanas”, com Grace Gianoukas, dia 1º de agosto em Salto

Crédito da foto: Caroline Brasil.
A comédia Mulheres Insanas, com Grace Gianoukas, será exibida no próximo dia 1º de agosto (sábado), às 20h30, na Sala Palma de Ouro, em Salto.

Sinopse
O espetáculo retrata com bom humor um pouco da filosofia e dos desejos de mulheres clássicas e contemporâneas. No elenco, as atrizes Tatiana Thomé (interpretando textos de Agnes Zuliani) e Grace Gianoukas, que também assina a direção.

Além de personagens inéditas, Mulheres Insanas leva ao palco algumas das inesquecíveis personagens femininas criadas ao longo dos 13 anos de sucesso do projeto Terça Insana, que revolucionou a cena paulistana e se tornou num divisor de águas no cenário da comédia no Brasil. Para esse espetáculo, Grace convidou o ator Darwin Demarch, que apresenta suas personagens femininas.

Conheça um pouco do universo das personagens que estão no espetáculo:
PQP – Professora aposentada que faz uma retrospectiva sobre o valor da mulher na sociedade desde os tempos da Inquisição até os dias de hoje. (Criação e interpretação de Grace Gianoukas)

Preguiça – Tudo que iniciamos, um dia, sempre termina: arrumações são desarrumadas, casamentos geralmente acabam, diplomas não garantem empregos, deliciosas refeições terminam no banheiro. Diante desta perspectiva, ela é feliz por não tomar nenhuma grande iniciativa. (Criação e interpretação de Grace Gianoukas)

Mulher Limão – Funcionária pública, mestre na arte de procrastinar, extremamente egoísta é expert na arte de dizer “não” e vem defender sua tese sobre o pessimismo produtivo. (Criação de Grace Gianoukas e Eliandro Ramos. Interpretação de Grace Gianoukas)

Funkeira – Personagem que vive à procura de namorado em manifestações, rebeliões da Febem e rolezinhos. (Criação e interpretação: Darwin Demarch)

Outra – Esta personagem encarna todas as mudanças de comportamento, de relacionamento social e afetivo e do novo posicionamento da mulher na sociedade moderna (Criação de Agnes Zuliani; interpretação de Tatiana Thomé)

Margarida – Varredora de rua que faz coleta seletiva resgatando e reciclando o patrimônio cultural (texto: Agnes Zuliani  - Interpretação: Tatiana Thomé).

A Terça Insana
Um show de humor? Uma peça de teatro? DVD de comédia? Vídeos do YouTube?  É tudo isso, porém é mais: a Terça Insana é um projeto que visa fomentar e amparar a produção original de humor contemporâneo.  O projeto tem sede em São Paulo, onde, desde 2001, a diretora Grace Gianoukas mantém uma central de criação teatral dedicada à comédia em constante atividade, buscando sempre novas ideias, novas formas e assuntos para fazer humor.

Ficha Técnica
Direção: Grace Gianoukas
Textos: Agnes Zuliani, Darwin Demarch e Grace Gianoukas
Elenco: Tatiana Thomé, Darwin Demarch e Grace Gianoukas
Recomendação: 14 anos
Duração: 90 minutos

Serviço
Data: 1º de agosto (sábado)      Horário: 20h30
Sala Palma de Ouro: R. Prudente de Moraes, 580 – Salto – SP
Informações: (11) 4602-8693 – www.teatrogt.com.br
Valores:
Inteira: R$60,00
Meia-Entrada: R$30,00
Bônus: R$30,00
Vendas:
Bilheteria do Teatro - (11) 4602-8693 (de terça à sexta das 14 às 19hs | Sábados, domingos e feriados: 2h antes do início do evento (somente quando houver espetáculo) - sem taxa de conveniência
Nobel Itú (Plaza Shopping Itú – Av: Dr. Ermelindo Maffel, 1199 – Jd Paraíso) – (11) 4013-1188 - com taxa de conveniência
Call Center: 0800-735 0550.

Exposição temporária do Museu Republicano de Itu permanece até final de setembro no Casarão

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI.
A exposição temporária do Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista da USP, contendo imagens sobre os grupos escolares do Estado de São Paulo, segue até final de setembro no Casarão Pau Preto.

O Museu Republicano “Convenção de Itu” é uma instituição cientifica, cultural e educacional, especializada no campo da história e da cultura material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

A exposição foi concebida pela equipe do Museu Republicano a partir do acervo de fotografias pertencentes à coleção Washington Luís, guardada no Museu Republicano “Convenção de Itu” da USP. Parte do rico material a ser exposto é composto por reproduções de fotografias de escolas públicas em várias localidades paulistas entre 1889 e 1930.

Juntamente com esta exposição temporária do Museu Republicano, a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba preparou a exposição Retratos escolares – Um breve histórico da educação em Indaiatuba, que apresenta a trajetória e a formação do ensino público escolar na cidade de Indaiatuba. As informações foram retiradas do acervo do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho” e passa por diferentes momentos da história do ensino público entre as décadas 1850 e 1950.

Ambas exposições serão lançadas dia 22 de julho de 2015, no Casarão Pau Preto, juntamente com o Projeto Memórias de Indaiatuba, que visa relatar a história de Indaiatuba pelo viés da oralidade, resgatando e compartilhando com a comunidade histórias sob diferentes pontos de vista. O primeiro bate papo terá como tema A história da Educação em Indaiatuba e contará com as participações da secretária de Educação, Rita de Cassia Trasferetti e a professora, funcionária da Secretaria de Educação e integrante do Conselho Administrativo da Fundação Pró-Memória Deize Clotildes Barnabé de Morais. A exposição estará aberta ao público gratuitamente no Museu Casarão Pau Preto e o bate papo e discussão ocorrerá às 19h30 no auditória da Tulha do Casarão. 

Serviço
Projeto Memórias de Indaiatuba e Exposições Espaços Escolares: reformas do ensino público na Primeira República, do Museu Republicano “Convenção de Itu” (USP) e Retratos escolares – Um breve histórico da educação em Indaiatuba
Data de abertura:  22 de julho de 2015
Horário: 19h30
Museu Municipal Casarão Pau Preto - Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto - Indaiatuba – São Paulo
Telefone: (19) 3875-8383.

Exposição “Turma do Gabi 40 Anos” segue rodando o Brasil

Foto: Gazy Andraus.
A exposição que comemora os 40 anos do nascimento da Turma do Gabi, criada pelo cartunista e escritor Moacir Torres, está sendo mostrada em várias cidades do Brasil até o fim do ano.

No começo do ano, a mostra aconteceu no Museu do Casarão Pau Preto e Shopping Jaraguá, em Indaiatuba (SP); no mês de julho, na Gibiteca de Santos (SP). Nos próximos meses, a exposição acontecerá na Gibiteca de Fortaleza, Agosto das Artes, em Indaiatuba (SP), Gibiteca Municipal de Santo André (SP), Gibiteca de Campo Grande (MS) e Gibiteca do Guarujá (SP).

A exposição contem 46 painéis que contam a trajetória da turminha, bem como dezenas de homenagens feitas por desenhistas renomados de todo o país. Participantes: Luke Ross (Santo André, SP), Mário Cau (Campinas, SP), Marcos Gratão (Araçatuba, SP), Nestablo Ramos (DF), Laudo Ferreira (São Paulo, SP), Xavier (Avaré, SP), Jorge Araújo (Rio Bonito, RJ), Marcelo Marão (Rio de Janeiro, RJ), Júlio Magá (São Paulo, SP), Márcio Meyer (Santa Cruz do Sul, RS), Paulo José (São Paulo, SP), Bira Dantas (Campinas, SP), Gustavo Machado (Londrina, PR), Manoel Dama (Aracaju, SE), Spacca (São Paulo, SP), Paulo Borges (Jundiaí, SP) Tenório (Indaiatuba,SP), Pat Menghi (Argentina), Jal (São Paulo, SP), Aluir Amâncio (São Paulo, SP), Mário Mastrotti (Santo André, SP) e muitos outros.

Serviço
Realização: Estúdio e Editora EMT