Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 30 de junho de 2015

Cmdca recebe até 22 de julho inscrições de candidatos ao Conselho Tutelar de Indaiatuba

Divulgação.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Indaiatuba (Cmdca) informa que estão abertas as inscrições para pessoas interessadas em participar da eleição para ao cargo de conselheiro tutelar. As inscrições serão encerradas dia 21 de julho. Os membros do Conselho Tutelar local serão escolhidos mediante eleição, direta, secreta e facultativa, dia 4 de outubro de 2015, sendo que a posse dos eleitos e seus respectivos suplentes ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2016.

A assistente social e presidente do Cmdca Viviane Roberta Barnabé informou que os interessados em participar do pleito devem ficar atentos ao edital e todas as exigências que a função exige. Os interessados devem acessar o endereço http://www.indaiatuba.sp.gov.br/assistencia-social/conselhos/cmdca/eleicao-conselho-tutelar/ para obter todas as informações.

O candidato deve ser pessoa de reconhecida idoneidade moral; ter idade igual ou superior a 21 (vinte e um) anos; residir no município há mais de três anos; estar no gozo de seus direitos políticos; não ter sido condenado em ações criminais ou contravencionais; ter nível universitário e conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e não incidir em qualquer das hipóteses previstas no artigo 19 da Lei Municipal 2.659 de 12/12/1990 e suas alterações.

O preenchimento dos requisitos legais deve ser demonstrado no ato da candidatura. Não serão aceitas inscrições de conselheiros tutelares ou ex-conselheiros tutelares que tenham sido cassados, conforme Art. 53 parágrafo 4º Lei Municipal 2.659 de 12/12/1990 e suas alterações.

O candidato interessado deverá se submeter a uma prova escrita, na qual demonstrará seus conhecimentos sobre o ECA, devendo, para ser classificado e ficar habilitado a concorrer ao pleito, obter rendimentos de no mínimo 50% de acerto.

A data, local e horário da prova escrita serão comunicados ao próprio candidato posteriormente. Para realização da prova o candidato deverá apresentar o protocolo de inscrição e o documento de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH.  A homologação da candidatura será efetivada após a realização da prova escrita.

Os Conselheiros Tutelares eleitos serão nomeados para exercer o cargo de provimento, pelo Conselho Tutelar, no regime da Lei Municipal 1.402/75 e deverão cumprir, cada um deles uma jornada de trabalho mínima de 30 (trinta) horas semanais na sede do Conselho Tutelar, além de submeter-se aos turnos ou plantões, no local ou à distância, com vistas ao desempenho ininterrupto de sua missão de alta relevância pública.

Fora do expediente, na sede do Conselho Tutelar, os Conselheiros Tutelares atenderão casos emergenciais através de uma escala fixada pelo Conselho Tutelar, prestando orientações básicas para resolução do problema e encaminhando os interessados para atendimento no próximo dia útil.

Os Conselheiros Tutelares eleitos terão por padrão de vencimentos a Tabela da Lei Municipal n.º 11/10 e conforme informado através do oficio Semfabes nº 160/2015, o valor atualizado da remuneração mensal é de R$2.739,81 - Dois mil, setecentos e trinta e nove reais, oitenta e um centavos, (salário base R$1.433,75 + Verba de Representação R$1.132,66 + Vale Alimentação R$173,40).

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por 5 (cinco) membros escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos, sendo permitida uma recondução mediante novo processo em igualdade de escolha com os demais pretendentes.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

APAE Indaiatuba inaugura Casa Terapêutica na Unidade Pimenta

Crédito da foto: Rose Parra - ACS/CMI.
Com a presença de autoridades, imprensa, representantes dos patrocinadores e alunos da instituição, a APAE Indaiatuba inaugurou na manhã de hoje, 29 de junho, na unidade Pimenta, a Casa Terapêutica “Comendador Doutor Santoro Mirone”.

A Casa Terapêutica tem como objetivo principal oferecer treinamento aos alunos para que eles possam vivenciar atividade de vida prática (de vida autônoma) em um ambiente natural. “Nosso objetivo é treinar os nossos alunos para que se tornem cidadãos independentes e autônomos por meio de vivências diárias em treinamentos e Atividades Vida Prática”, disse a diretora pedagógica da APAE, Angela Maria Prandini. “Coisas simples e corriqueiras como arrumar uma cama, dobrar uma roupa, vestir um calçado etc. são atividades que a maioria de nós executa quase que inconscientemente, mas as pessoas com deficiência precisam receber treinamento para executá-las de modo a serem mais independentes”, conclui.

A casa consiste de um dormitório, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda e foi construída com patrocínio das empresas Banco Itaú e John Deere e também com doações de duas pessoas físicas.

“A Casa Terapêutica é um trabalho pedagógico-terapêutico que visa o desenvolvimento tanto de atividades da vida prática (atividades voltadas para o mercado de trabalho) como de vida diária (escovar dentes, pentear cabelos, tomar banho etc.), sendo estas últimas o foco inicial da APAE. Levamos em consideração o fato de que, com o envelhecimento dos cuidadores, é preciso desenvolver a autonomia dos alunos para que eles possam ajudá-los ou mesmo facilitar seu trabalho”, informa o fisioterapeuta e coordenador ambulatorial da APAE, André Luiz Guimarães.

6ª edição do Cinematerna será na próxima quarta, 1º de julho

Divulgação.
A 6ª edição do projeto Cinematerna acontece na próxima quarta-feira, dia 1º de julho, às 14h00, no Topázio Cinemas do Polo Shopping com o atual fenômeno de bilheteria Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros.

Para esta sessão, a sala de cinema é especialmente adaptada para receber as mamães (e papais) com seus bebês:
- “estacionamento” para os carrinhos;
- luzes suavemente acesas;
- ar-condicionado e som reduzidos;
- trocadores dentro da sala;
- monitoras voluntárias para ajudar as mamães presentes.

Os ingressos para esta sessão são os de tabela do dia e na quarta-feira custam R$12,00 a inteira e R$6,00 a meia. Os bebês têm entrada franca. Demais espectadores também são bem-vindos (vovós, vovôs, tias, babás, amigos), cientes de que a sala é preparada da forma descrita acima.

A sessão Cinematerna acontece toda primeira quarta-feira do mês, as 14h00, no Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba. As mães podem escolher o filme da próxima sessão Cinematerna: basta se cadastrar no site www.cinematerna.org.br e participar da enquete que é colocada no ar por volta de 10 dias antes da sessão.

Serviço
Sessão Cinematerna
Onde: Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba
Filme: Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros – dublado - classificação 12 anos
Dia: Quarta-feira, 1º de julho de 2015
Horário: 14h00
Ingressos: R$12,00 inteira e R$6,00 meia (bebês até 18 meses têm entrada franca)

Sinopse: O Jurassic Park, localizado na ilha Nublar, enfim está aberto ao público. Com isso, as pessoas podem conferir shows acrobáticos com dinossauros e até mesmo fazer passeios bem perto deles, já que agora estão domesticados. Entretanto, a equipe chefiada pela doutora Claire (Bryce Dallas Howard) passa a fazer experiências genéticas com estes seres, de forma a criar novas espécies. Uma delas logo adquire inteligência bem mais alta, logo se tornando uma grande ameaça para a existência humana.

Dia D da Gestante será no dia 4 de julho


Shopping Jaraguá Indaiatuba colabora com a Campanha do Agasalho

O Shopping Jaraguá Indaiatuba participa da Campanha do Agasalho 2015. A arrecadação é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e o shopping é um dos pontos de coleta para a doação.

Os interessados em colaborar podem levar cobertores e peças de vestuário em boas condições de uso para deixar na caixa de coleta localizada no balcão de atendimento, que estará à disposição da população do dia 26 de junho ao dia 15 de julho. As peças que forem arrecadadas durante a campanha serão encaminhadas às entidades assistenciais, hospitais, albergues da capital e de todos os municípios do Estado de São Paulo.

Serviço
Campanha do Agasalho
Local: balcão de atendimento do Shopping Jaraguá Indaiatuba - Rua 15 de Novembro, 1200, Centro
Data: de 26 de junho a 15 de julho
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h.

Teatro: "João e o pé de feijão" no Teatro Amil, no Shopping Dom Pedro

Crédito da foto: Lucas Trabachini.

HAOC comemora 82 anos

Divulgação.
O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) comemorou no sábado, dia 27 de junho, 82 anos de inauguração. O HAOC começou a ser construído em 10 de outubro de 1928, por iniciativa do casal Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Barros Camargo e foi inaugurado em 27 de junho de 1933, data em que Augusto completava 82 anos de idade.

Para relembrar um pouco da história do hospital, na última quinta-feira, dia 25, os funcionários assistiram à palestra Ações e Atitudes na Construção da História e Cotidiano do HAOC, ministrada pela historiadora Eliana Belo. Entre as personalidades de destaque envolvidas com o HAOC, a historiadora relembrou a participação do primeiro enfermeiro, Sebastião Pereira da Silva, que por 50 anos trabalhou no HAOC e o médico Dr. Jácomo Nazário, que embora não tenha sido efetivamente o primeiro médico do hospital, é considerado por muitos como se fosse, pois trabalhou no HAOC logo após a inauguração, quando fez sua residência médica e permaneceu por muitos anos.

Não poderiam faltar detalhes sobre o casal benemérito do hospital, Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Paula Leite Barros, que após o casamento adotou o sobrenome Barros Camargo. Como eles não podiam ter filhos, direcionaram parte dos bens para ações e obras beneficentes, sendo a construção de um hospital em Indaiatuba nos anos 1930 um ato vanguardista e uma iniciativa por zelar pela saúde da população da cidade. Já naquela época foi idealizada a Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do HAOC, que conta em seu conselho com descendentes das famílias de Augusto e Leonor, permitindo a continuidade do projeto do hospital filantrópico. 

Expansão do hospital  
Durante muitos anos a estrutura física do HAOC permaneceu a mesma de quando foi inaugurado. Porém, com o crescimento da cidade e a necessidade de oferecer um melhor atendimento à população, diversas obras de expansão começaram a ser executadas a partir de 1998: um Pronto Socorro; a construção dos Postos 1 e 2 (apartamentos); remanejamento do Pronto Socorro, que posteriormente foi transferido para um novo prédio, voltado para a avenida 9 de Dezembro; o prédio do Centro de Diagnósticos; a reforma de onde hoje funciona o Pronto Atendimento; o novo refeitório; a atual ampliação do Centro Cirúrgico e a já operante Hemodinâmica e em breve o novo Centro Obstétrico.

Recentemente foi anunciada a construção de um prédio de cinco pavimentos. O projeto consiste na ampliação do espaço físico e infraestrutura. O prédio de 7.500 metros quadrados será construído ao lado do Pronto Socorro. O pavimento térreo será dedicado ao Pronto Atendimento de pacientes com consultórios médicos e contará com uma ampla recepção. O primeiro andar será dedicado à internação de usuários de plano de saúde e particulares. São 30 quartos e 58 novos leitos. Já o segundo andar terá internação de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e assim como no primeiro andar, vai ter 30 quartos e 58 leitos. No terceiro andar funcionará uma nova UTI adulto com 28 novos leitos. E o quarto andar contará com uma nova maternidade, contemplada por 30 leitos distribuídos em 16 quartos.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Congesa promove debate sobre investimentos no mercado hoteleiro

Os debatedores da mesa redonda.
Investimentos no mercado hoteleiro: um panorama do potencial de Indaiatuba foi o tema do debate organizado pela Congesa no dia 18 de junho reunindo especialistas no assunto. Participaram da mesa Adriana Mazzoni e Athos Mazzoni, presidente e vice-presidente da Congesa; Manuel Gama, presidente da Rede Travel Inn; Paulo Ferreira Dias da Silva, analista de mercado de capitais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Milton Fontoura, diretor do Grupo de Estudos Urbanos (GEU) e o consultor financeiro Durval Pedroso.

Com moderação do economista e comentarista da rádio CBN Luiz Gustavo Medina, o Teco, o debate contou com a presença de autoridades, representantes de entidades de classe, convidados e imprensa e apresentou as perspectivas promissoras para o segmento hoteleiro de Indaiatuba, cuja população cresce 3,3% ao ano – contra 1,7% do Estado de São Paulo.  

Para a Congesa, o evento possibilitou discutir o potencial do mercado hoteleiro em Indaiatuba, pulverizando as informações e ampliando a visibilidade da cidade, além de apresentar a parceria estabelecida com a bandeira Travel Inn para a diversificação de seus negócios. "Estamos investindo nesse novo segmento porque identificamos, por meio de pesquisas, a necessidade de ampliação da oferta de unidades para o turismo de negócios no município", disse a presidente da empresa, Adriana Mazzoni.

Entre as características que fortalecem a demanda por viagens corporativas em Indaiatuba estão a expansão do Distrito Industrial, que conta com 870 indústrias e a localização estratégica, próxima ao Aeroporto Internacional de Viracopos e a uma malha viária que compreende as principais rodovias do Estado. Com taxa de ocupação de 76% e tarifa média acima de hotéis da mesma categoria até da Capital, o futuro é promissor para esse segmento.

Autoridades no assunto
Convidados, entre autoridades, representantes de entidades de classe e
imprensa participaram do evento. Fotos: divulgação.
A presença do representante da CVM no debate foi importante para esclarecer por que esse tipo de negócio necessita passar pela análise do órgão responsável por regular a oferta pública de condo-hotéis. "Existe uma série de documentos que são exigidos da construtora e incorporadora e da operadora. São eles que informam a regularidade do negócio e sua viabilidade financeira. Para a CVM, é necessário que os ofertantes apresentem todas as informações necessárias para a tomada de decisão do comprador", disse Paulo Ferreira.

O analista considerou muito válido esse tipo de encontro e comentou que foi uma oportunidade para conhecer de perto um produto que está em conformidade com as exigências da CVM. "Esse é um mercado novo, mas é importante que os empresários sérios façam tudo certo para que seja um bom negócio para todos: empreendedor, operador e investidor", finalizou Ferreira.

O presidente da Results (empresa que detém a marca Travel Inn), Manuel Gama, ponderou sobre a rentabilidade do investimento em condo-hotéis: "Com a experiência de 45 anos nesse mercado, digo que é preciso observar a localização do empreendimento, a taxa de ocupação hoteleira da cidade e os parceiros do negócio. Esse é o segredo."

No endereço www.congesa.com.br/novidade é possível se cadastrar para receber mais informações sobre o lançamento do Wise Hotel, novo empreendimento da Congesa em parceria com a Travel Inn.

Rafael Elfe & os Fantasmas do Porão se apresentam na Fundação Ema Klabin

Rafael Elfe traz uma mistura de rock, blues, folk e música caipira. 
Foto: Mayara Nardo. 
No próximo sábado, 27 de junho, às 16h30, Rafael Elfe & os Fantasmas do Porão se apresentam na Fundação Ema Klabin pelo programa Tardes Musicais, com entrada franca. 

O músico e compositor carioca radicado em São Paulo Rafael Elfe, que já dividiu o palco com grandes nomes do rock nacional, apresenta em seu repertório uma mescla de seu trabalho autoral e releituras de suas principais influências musicais, que passam pelo rock nacional, blues, a música brasileira de raiz e o folk tradicional.

Seu álbum Perro Negro foi lançado em 2013 e gravado de forma espontânea, através da captação de voz e violão por um microfone somente, o que resultou em um timbre singular e se tornou sua principal característica. A banda é formada por Rafael Elfe (violão, gaitas e viola caipira), André Odé (contrabaixo)  e Mateus Polatti (bateria e percussão). A apresentação de Rafael Elfe & os Fantasmas do Porão finaliza a programação musical da Fundação Ema Klabin no primeiro semestre. Os shows retornam no segundo semestre a partir do dia 8 de agosto, sempre aos sábados, com entrada franca.   

Visita ao acervo                               
Aberta ao público há oito anos, a Fundação Ema Klabin abriga um valioso acervo de mais de 1500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas. A casa de 900 m² foi inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam, Alemanha e tem um jardim assinado por Burle Marx. Antes do show, a partir das 14h é possível visitar o acervo da casa-museu e participar da Feira de Troca de Objetos. 

Serviço
Programa Tardes Musicais
27 de junho – Rafael Elfe & os Fantasmas do Porão
Horário: 16h30
Visita ao acervo, a partir das 14h
Entrada Franca
180 lugares
Para conhecer o trabalho do grupo: https://fantasmadoporao.wordpress.com/sobre-mim/  
Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo
Telefone: (11) 3062-5245
www.emaklabin.org.br.

Feira de livros e apresentação de oficinas sábado no Centro Cultural da Morada do Sol

Foto: Arquivo Eliandro Figueira – SCS/PMI.
A Secretaria Municipal de Cultura promove no próximo sábado, dia 27, das 9h às 12h, mais uma edição da Feira de Troca de Livros, desta vez no estacionamento do Novo Centro Cultural Morada do Sol (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924). Quem for renovar a estante sem gastar nadaterá ainda a oportunidade de conferir as apresentações dos alunos das oficinas culturais gratuitas da Cultura, incluindo exposição de trabalhos de artes plásticas, música (violão, piano digital e viola caipira) e dança (ballet e jazz), com direito a quadrilha, no auditório do núcleo. A entrada é franca. Informações: (19) 3894-1867.

Para participar, basta levar uma obra de literatura em bom estado e trocar por outra de seu interesse que esteja disponível no local. Não são trocados revistas, livros didáticos, religiosos, de receitas ou técnicos. O acervo de livros para a feira é formado, prioritariamente, por doações espontâneas e que podem ser efetivadas de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Centro Cultural Wanderley Peres, na Praça Dom Pedro II.

Voltadas à iniciação e aperfeiçoamento de crianças, jovens, adultos e idosos residentes em Indaiatuba, as oficinas gratuitas permanentes são oferecidas no Centro Cultural Wanderley Peres e Novo Centro Cultural Morada do Sol em vários dias da semana e horários, com inscrições sempre a cada início de semestre. Englobando em torno de 2.500 alunos, disponibilizam aulas de ballet infantil, ballet juvenil, coral masculino, coral terceira idade, desenho artístico, desenho infantil e juvenil, jazz infantil, jazz juvenil, pintura contemporânea, teatro adulto, teatro juvenil, viola caipira, violão iniciante, pintura em tecido e coral infantil.

FCAD é a melhor de SP no Intercom/Expocom Sudeste

Edição de 2016 do Intercom Sudeste será no campus V do Ceunsp, em
Salto. Foto: divulgação.
A Faculdade de Comunicação, Artes e Design (FCAD) do Ceunsp faturou nove prêmios no Intercom/Expocom Sudeste. A edição deste ano aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, com cerca de 2 mil participantes. O resultado da FCAD-Ceunsp foi o melhor entre as faculdades do Estado de São Paulo, atrás apenas da instituição-sede, que conquistou 14 prêmios.

Em terceiro lugar ficou a Universidade Federal de Ouro Preto, com quatro premiações. Em seguida, com três prêmios cada, ficaram ESPM, Mackenzie, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Viçosa, Claretiano e Centro Universitário de Volta Redonda. Ao todo, foram 67 prêmios distribuídos entre 24 instituições de ensino superior dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

“Levamos a premiação em Cinema na categoria Melhor Filme de Ficção, em Publicidade em Melhor Outdoor e em Relações Públicas como Melhor Agência Jr., além de outros seis prêmios. São prêmios para estudantes do interior de São Paulo, da nossa região, projetando os nossos talentos em nível nacional, já que em setembro irão concorrer no Rio de Janeiro na Expocom Nacional”, comenta o diretor da FCAD, professor Edson Cortez.

Ele destaca a importância do Intercom, que é o principal congresso acadêmico da área de Comunicação do País. “É uma grande possibilidade de trocar experiências e compartilhar as pesquisas e os projetos com as principais universidades brasileiras.”

A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é uma das atividades do Intercom (que no primeiro semestre de cada ano é realizado por região) e reúne os trabalhos acadêmicos dos estudantes de comunicação. Os vencedores se habilitam para a etapa nacional do maior congresso de comunicação da América Latina, que neste ano será entre os dias 4 e 7 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).

2016 em Salto
Durante o evento em Uberlândia foi oficializado que a edição de 2016 do Intercom Sudeste será no campus V do Ceunsp, em Salto. Os critérios para escolha da faculdade-sede passam pela capacidade de organização do evento, estrutura de salas e laboratórios, equipe docente e envolvimento de estudantes com o congresso. Também é levada em conta a infraestrutura da cidade e da região para hospedagem e alimentação.

Nos últimos quatro anos o Ceunsp aumentou seu envolvimento com o congresso, passando de um prêmio para a instituição mais premiada do Brasil em 2014. “Além disso, nos tornamos uma das maiores delegações, vivendo a Expocom com muita paixão e energia. Com isso, nosso relacionamento foi se estreitando e ousamos fazer a candidatura para ser a sede do evento. As negociações levaram dois anos e a escolha foi oficializada no último domingo”, comemora Cortez. “É um reconhecimento da comunidade acadêmica da qualidade e tradição do Ceunsp.”

Primeira edição do Campinas Food Truck será neste domingo na Estação Cultura

O Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRCVB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e a Associação de Gastronomia Sobre Rodas de Campinas e Região, promove neste domingo, dia 28 de junho, a primeira edição do Campinas Food Truck. Tendo como cenário a Estação Cultura, importante cartão postal da cidade, o evento reunirá o melhor da gastronomia de rua, além de atrações musicais e mostra e venda de artesanato.

Das 10h às 16h, os visitantes poderão desfrutar de diversas opções gastronômicas em food trucks, food bikes e tendas que comercializarão desde itens clássicos da gastronomia de rua, como hambúrgueres e hot dogs, a pratos famosos de restaurantes que também marcarão presença no local, além de doces e sorvetes com toque gourmet.   

Estão confirmadas as participações das operações Big Jack, Buffet Antonello, Buontalenti Picolé Gourmet, Caixote das Confissões, Cervejaria Landel, Cervejaria Sauber Beer, Clássicos Hot Dog Food Truck, Doce Magrela, Hunger Killer, Maria Panqueca, Outback Steakhouse, Pizzstop, Speedy Joe, Vivi Avila, Yakissoba do Chef e Yes Coxiña Food Truck.

Ao longo de todo o dia, serão realizadas apresentações musicais, coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura. Às 10h30 e às 16h, o som será comandado pelo DJ Digão, que mescla diversos ritmos e já teve o privilégio de tocar ao lado de artistas como Taylor McFerrin (USA), Mundo Livre S.A., Marcel Powell, Nando Reis, B. Negão, Gerson King Combo, Reginaldo 16 ton, Ieda Cruz, Sandália de Prata, Tulipa Ruiz e Cérebro Eletrônico, entre outros.

Visando incentivar a gastronomia local e a atração de visitantes para a cidade, o Campinas Food Truck terá caráter itinerante e deverá acontecer mensalmente, explorando os mais diversos pontos turísticos do município. “A cada edição, teremos um local e uma programação diferenciada, proporcionando sempre entretenimento de qualidade para as famílias e ajudando a divulgar não só a gastronomia e os diversos movimentos culturais de Campinas, mas também seus diversos cartões postais”, explica o presidente do CRCVB, Gilson Gomes de Oliveira.

O diretor de gastronomia da entidade, Carlos Américo Louredo, acrescenta que, após essa primeira edição, já estão sendo alinhavados encontros em locais como o Parque Ecológico Monsenhor Emilio José Salim, Pedreira do Chapadão, Cambuí e Kartódromo do Taquaral. “A intenção é promover seis edições ainda em 2015”, afirma. Ele conta ainda que, devido ao crescimento registrado nesse tipo de operação nos últimos meses, o CRCVB criou um segmento de food trucks dentro da entidade.  

A ação deste domingo funcionará ainda como um aquecimento para o Festival Gastronômico de Campinas, marcado para o período de 12 de julho a 16 de agosto. Em sua sétima edição, o evento, que será aberto com o já famoso Chefs na Praça, no domingo 12 de julho, terá sua abrangência ampliada e passará a se chamar Festival Gastronômico Internacional de Campinas e Região e terá a culinária latina como tema. Durante esse período, os restaurantes participantes oferecerão um menu completo criado especialmente para a ocasião, com entrada, prato principal e sobremesa, ao preço fechado de R$54,90. Serão realizadas ainda diversas ações paralelas, como um Fórum Gastronômico, que serão divulgadas em breve.  

Serviço
Campinas Food Truck – edição Estação Cultura
Quando: dia 28 de junho, domingo
Horário: das 10h às 16h
Onde: Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Centro, Campinas)
Realização: Campinas e Região Convention & Visitors Bureau e Prefeitura Municipal de Campinas
Patrocínio: Baden Baden
Entrada gratuita.

Tetê Pacetta assina suas écharpes de musseline de seda em evento no Paulo Penteado Über Stylist

Divulgação.
A artista Tetê Pacetta apresenta sua arte em novo suporte: echarpes de musseline de seda pura. A edição é limitada, numerada e assinada. E, como toda gravura, totalmente acompanhada pela artista durante a produção.

É arte de desfilar nas ruas. “Acredito que quanto mais se convive com a arte, melhor é o mundo, pois a estética encanta e o encantamento produz bom humor e bem-estar. Ainda, arte e design estão cada vez mais próximos: o design deixa de ser apenas funcional, mostrando-se contemplativo, enquanto a arte faz pensar e agir. O artista que pensa assim também sente prazer que as pessoas se vistam admirando a arte que, originalmente, ele projetou para ser contemplativa”, diz a produtora da mostra, Ligia Testa.

A tarde de autógrafos das echarpes pela artista acontece em 3 de julho, das 15 às 19, no Paulo Penteado Über Stylist, à Rua Viscondessa de Campinas, 232, na Nova Campinas.

Estudantes de Indaiatuba participam do Desafio Mundial 4x4 na Escola, em Londres

Foto: SCS/PMI.
A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura da Prefeitura de Indaiatuba, em parceria com a Land Rover, levou seis alunos de diferentes cursos técnicos para representar o Brasil na primeira final mundial do Desafio 4x4 na Escola.

A quarta-feira, dia 24, na sede da Jaguar Land Rover em Londres, foi o dia em que a equipe Unitec New Generation, composta pelos alunos Marcio de Souza Gonçalves Junior e Victor Nathan de Souza (curso técnico em Eletroeletrônica); Júlio Cesar Thomaz e Beatriz de Carvalho Amaral curso (Tecnologia da Informação); Vitor Francisco Marinho Bispo (Design de Interiores) e Bruna Tamy Hara (Logística), competiram com mais 13 países, em nome da FIEC, de Indaiatuba e representando o Brasil.

Desde o embarque, ocorrido no sábado (20), a ansiedade e expectativa tomaram conta da equipe. A finalidade era mostrar o trabalho realizado em apenas seis meses, que consistia em projetar e construir um modelo de controle remoto em escala de um veículo de tração nas quatro rodas para todos os terrenos e que deveria passar por obstáculos de superfície, em uma pista especialmente projetada para esta competição.

Focados e determinados a proporcionar uma boa exibição, o resultado não poderia ser mais positivo, no que se referiu ao desempenho do carro e ao tempo de trajeto a ser cumprido previsto no regulamento. Após a prova de percurso, as alunos passaram para outra etapa, onde tinham que rebocar um avião com seu carro em uma mini pista de aeroporto. Apresentação verbal, avaliação de portfólio, estande, entre várias outras tarefas executadas, foram contabilizadas para o resultado final do Mundial.

A equipe está sendo acompanhada pelos docentes Erika Guerra, Winston Salmi e pelo superintendente da FIEC, João Neto. “Especialmente hoje, sinto um orgulho imenso por poder estar aqui, vendo a euforia destes jovens e podendo compartilhar com eles essa emoção proporcionada por uma escola técnica pública de qualidade como é a FIEC. Parabéns Unitec New Generation. Vocês foram brilhantes”, comemora João.

Resultado Mundial do Desafio 4 x 4 na Escola
1º - Irlanda
2º - Inglaterra
3º - Austrália.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Indaiatuba terá Feira de Troca de Livros no sábado, 27

O Centro Cultural fica na Av. Fábio R. Barnabé, 5924, no Jardim Morada do Sol.

Tardes do Rock acontece neste domingo no Parque Ecológico de Indaiatuba

Banda Fast Falling é uma das atrações do Tardes do Rock neste 
domingo (28). Foto: divulgação.
A Secretaria de Cultura de Indaiatuba promove no próximo domingo, dia 28, a partir das 18h, na Concha Acústica do Parque Ecológico, mais uma edição do projeto mensal Tardes do Rock. Desta vez, sobem ao palco para apresentações, com entrada franca, as bandas Dose Letal e Fast Falling.

Criado pela Prefeitura Municipal, o projeto Tardes do Rock tem o objetivo de valorizar os grupos de rock da cidade e da região, oferecendo mais uma opção gratuita de lazer à população. Em caso de chuva, o evento será transferido para outra data. Para mais informações, (19) 3894-1867.

Dose Letal
Originária de Indaiatuba, a banda se define como uma “dose” do bom e velho rock’n’ roll, que marcou uma geração de atitude e devoção ao estilo. Traz como influência os estilos hard rock e heavy metal que marcou os anos 80 e início dos 90, além de referências de seus membros que vão do tradicional heavy nacional, com seus riffs setentistas de Sabbath e Zepellin, ao jeito cru e agressivo do punk e Motorhead no palco. Integram o grupo Brian (vocal), Rods (guitarra solo), Elvis (guitarra base), Diego Alcon (baixo) e Milesi (baterista).

Fast Falling
Formado em junho de 2012 em Indaiatuba, o Fast Falling conta com Fábio Dini no baixo e vocal, Leo Dias na guitarra e vocal e Vinicius Esteves na bateria e vocal. Inicialmente o intuito era apenas tocar covers do punk rock californiano da década de 90 e se divertir, mas o projeto deu tão certo que o trio começou a se aventurar nas composições próprias, mantendo o punk rock californiano como principal inspiração e influência. Em outubro de 2013, lançou em suas redes sociais o primeiro single, Já Não Importa Mais, produzido de maneira 100% independente pela própria banda em seus ensaios. Mantendo o esquema de produção 100% independente, dia 31/01/14 foi lançado o primeiro EP do trio, Caindo Rápido, Levantando Devagar, com 6 músicas próprias, mantendo a influência californiana, mas também mostrando seu jeito de fazer punk rock: simples, melódico, rápido e com letras hora reflexivas e poéticas, hora diretas e ácidas, todas em Português, e com grande participação de backing vocals.

Secretaria de cultura realiza novas reuniões abertas sobre festivais culturais

Foto: Adriana Panzini – SCS/PMI.
A Secretaria de Cultura de Indaiatuba realiza na próxima semana mais duas reuniões abertas a artistas de Indaiatuba e interessados, ambas no Centro de Convenções Aydil Bonachela (Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia), com o objetivo de debater ideias para os festivais culturais da cidade. No dia 2 de julho, às 9h serão discutidos possíveis projetos para o Setembro em Dança. Já no dia 3 de julho, também às 9h, com foco nas artes cênicas, será a vez do Novembro em Cena.

Os festivais anuais produzidos pela Secretaria de Cultura visam incentivar as diversas modalidades artísticas no município, estimulando o interesse da população, promovendo o intercâmbio artístico e cultural e relevando novos talentos. A idealização e elaboração da programação são definidas de forma compartilhada pelos artistas locais com apoio da secretaria. Nos últimos dias 12 e 19 já foram promovidos debates sobre o Agosto das Artes e o Outubro Literário, com organização de grupo de trabalho integrado pelos participantes e que examinará as propostas sugeridas para determinar posteriormente o cronograma final de atividades, conforme as diretrizes orçamentárias e a dimensão do público a ser atingido. Para mais informações, (19) 3894-1867. 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Prefeitura instala telhado ecológico no novo depósito em construção no Ciaei

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI.
O novo anexo em construção no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei) para abrigar o depósito do Departamento de Informática da Secretaria Municipal de Educação terá um telhado ecológico. Essa é a primeira obra da Prefeitura que receberá a cobertura de grama. A obra está em fase de acabamento e deve ser entregue em julho. O investimento na ampliação foi de R$495.996,50.

Pelo projeto da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, o depósito terá 275,31m² de área útil. Nessa semana, a construtora responsável pela obra dá andamento à instalação do telhado ecológico, que exige uma estrutura específica na cobertura do prédio. Segundo o secretário de Engenharia, Sandro de Almeida Lopes Coral, a proposta do telhado “verde” é reduzir o barulho dentro do imóvel e manter a temperatura constante, garantindo temperaturas mais agradáveis. A grama age como uma manta protetora e proporciona um ambiente interno mais aconchegante e termoacústico. “Vamos fazer esse prédio como teste para, quem sabe, estender a ideia a outros projetos nossos”, afirma o secretário. 

Xadrez de Indaiatuba sobe ao pódio no International Rating Tournament em Campinas

Foto: divulgação.
A equipe de xadrez de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, garantiu novas conquistas para o município no International Rating Tournament – Xadrez Regional/TCC, disputado nos últimos dias 20 e 21 em Campinas. Sob a coordenação do técnico Evans Fritsch, alcançaram o 2º lugar os atletas Fernando Borges, na categoria Absoluto; João Manoel, na categoria Veterano e Thiago Nogueira Durães, na categoria S21. Destaque ainda para os enxadristas indaiatubanos Gabriel Robert e Jean Galvão, com o 4º e 6º lugares, respectivamente, na categoria S21.

O evento teve a arbitragem do NA Moisés Correia Junior, direção de Joaquim Germano, Edison Franco, Valter Lopes e Paulo Rizzoli. O sistema e o tempo de reflexão foi clássico suíço em cinco rodadas, com 60+30s ou 1h30 (nocaute), valendo Rating CBX/FIDE – Clássico.

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas participa de festival em Moçambique

Um pedaço da África que fala português, com belas praias e belezas naturais, mas também uma conturbada história de guerra civil. Moçambique, país que se tornou independente de Portugal em 1975, é o próximo destino internacional da equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que desembarca na capital, Maputo, no começo de julho, para participar do Kugoma 2015, a 6ª edição do Fórum de Cinema de Curta-Metragem de Moçambique.

O festival tem a proposta de aproximar o cinema das populações, tornando acessíveis trabalhos cinematográficos que não estão disponíveis nas salas comerciais e nem no mercado de DVD nacional. A ideia é recriar o hábito de cinema no bairro, mesclando formatos de exibição tradicionais com salas de projeção ao ar livre nos bairros, contribuindo para a formação de um novo público.

Na programação do evento, no dia 6 de julho, haverá a exibição do longa-metragem brasileiro em formato de animação, Café, um dedo de prosa, do diretor Maurício Squarisi. O filme se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos apaixonados por café que vão até uma cafeteria e iniciam uma conversa cheia de informações sobre a bebida, cuja história passa pela África, Portugal e Brasil. “O filme já foi exibido num festival de animação em Lisboa e a recepção foi muito boa. Foi muito interessante ver como nossa história era conhecida pelos portugueses e vamos ver agora a recepção entre os africanos”, comenta o diretor, que visita pela primeira vez o país. Além da exibição de seu longa-metragem, Maurício vai a Moçambique, junto a Wilson Lazaretti e Filipe Miranda, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, para a 3ª Oficina de Cinema e Animação, na Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV). Os brasileiros irão comandar oficinas de desenho animado, sombra chinesa e brinquedos ópticos.

Wilson Lazaretti já esteve em Moçambique, no ano de 2014, no mesmo festival e trouxe boas recordações, especialmente das pessoas. “Embora a violência e pobreza sejam realmente visíveis, como é aqui no Brasil também, minha primeira experiência com oficinas por lá foi muito gratificante. Nossas histórias têm raízes comuns e estar lá pessoalmente foi emocionante para mim”, relembra.

Café, um dedo de Prosa
Café, um dedo de prosa, longa metragem em animação de Maurício Squarisi, conta de modo leve e bem humorado a história do café e mostra sua importância na história do Brasil. O filme, de 72 minutos, é resultado de cinco anos de trabalho e teve uma pré-estreia internacional em março, no Monstra – Festival de Animação de Lisboa, um dos mais importantes eventos da animação mundial. No Brasil, fez uma pré-estreia na cidade de Itu/SP e foi exibido em algumas sessões especiais. Com contrato com a Polifilmes, deve ter lançamento comercial no segundo semestre.  

A obra começou a ganhar vida em 2009, quando Squarisi conheceu o livro História do Café, que serviu de base e inspirou o roteiro. A autora, a historiadora Ana Luiza Martins, foi também a consultora e revisora histórica do filme. O enredo se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos, Wandi Doratiotto e Vera Holtz. Apaixonados pela bebida, eles se encontram em uma cafeteria e iniciam uma conversa agradável e recheada de informações históricas, mas apresentadas de forma leve, descontraída e bem humorada, que torna a obra acessível até mesmo para o público infantil.

Nascido em Campinas, cidade do interior de São Paulo onde o café teve papel relevante, Maurício Squarisi tem uma longa carreira no mundo da animação: são dezesseis filmes como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador. Ao lado de Wilson Lazaretti, é um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que já tem 40 anos de história e mais de 300 curtas no currículo, entre obras autorais e produzidas em oficinas de animação ministradas principalmente em escolas públicas.

Tablao do Centro de Arte Flamenca comemora aniversário de Lu Garcia e seus 25 anos de flamenco

O tablao do Centro de Arte Flamenca (CAF) de Campinas homenageia este mês a idealizadora desta atração cultural mensal e a criadora da escola: Lu Garcia, que há 25 anos vem divulgando e expandindo a arte flamenca na cidade e na região. A diretora do CAF – professora e bailaora – é a precursora do ensino exclusivo de flamenco em Campinas e volta a ser o centro das atenções no domingo, 28 de junho, dia do seu aniversário, na apresentação que ocorre todo último domingo do mês no restaurante Nosotros Gastronomia Ibérica y Tapas, no Cambuí, às 19h. Acompanham Lu Garcia no palco as bailaoras Adelita Parra, Ana Paula Campoy e Ana Cristina Marzagão, a cantaora Elsa Santos e o guitarrista Gabriel Soto.

Lu Garcia voltou a dar aulas de castanholas e de baile (dança) após um período de três anos longe das classes, mantendo-se diretora do Centro de Arte Flamenca, administrando professores, calendário de aulas e toda a programação sistemática de incentivo à arte que a escola promove ao longo dos anos. Inicialmente, a interrupção dos bailes se deu pelo rompimento do menisco do joelho esquerdo, que lhe causava dor e inchaço, limitando seus movimentos. A doença e a morte do seu pai em 2011, que entristeceram imensamente a profissional, prolongaram a ausência dos tablaos e das salas de aula. “Permaneci nos bastidores e também considero esse tempo como muito bom. Pude ajudar com mais afinco a equipe técnica envolvida na escola, nos eventos periódicos e nos espetáculos. Gostei de ficar fora dos palcos, mas agora estou voltando”, comemora Lu Garcia.

Sobre Lu Garcia e o Centro de Arte Flamenca
O Centro de Arte Flamenca (CAF) é a primeira escola de Campinas e da região a ministrar exclusivamente flamenco. A diretora Lu Garcia, descendente de espanhóis, abriu a escola há 18 anos e desde o início a proposta vai além de ensinar a dança. O objetivo do CAF é divulgar a cultura e a arte flamenca. Por isso, a escola promove mensalmente um tablao, no qual bailaores, cantaores e guitarristas se apresentam ao público, tudo regado a comida típica espanhola.

Em datas comemorativas na Espanha, o CAF sempre festeja com alunos e atrai visitantes para participar, como a Feria de Abril, tradicional em Sevilha. Outra ocasião que eleva a cultura espanhola na região é a Semana Espanhola de Campinas, que está inserida no calendário do município e é organizada pela Casa de Espanha e pelo Consulado Espanhol em Campinas. Lu Garcia, que também é diretora cultural da Casa de Espanha, desde sempre está à frente da organização da Semana, que normalmente traz para a cidade artistas espanhóis que se apresentam em grandes teatros da cidade, além de um grande almoço no qual é servida a tradicional paella e atrai descendentes espanhóis e simpatizantes da cultura espanhola na região.

Lu Garcia dança desde os 9 anos e em 2015 completa 25 anos de carreira no flamenco. Começou com balé clássico ainda menina e, na juventude, mudou-se para Madri, onde morou por mais de um ano e se encantou com o flamenco. Desde então, passou de bailarina a bailaora e ao voltar para Campinas lecionou o flamenco original da Espanha em escolas de dança e depois de sete anos abriu o Centro de Arte Flamenca, escola exclusiva de flamenco, onde está até hoje como diretora e professora.

Serviço
Tablao do Centro de Arte Flamenca
Data: 28 de junho, 19h
Local: Restaurante Nosotros Gastronomia Ibérica y Tapas, às 19h; com início do show às 20h
Endereço: Avenida Antônio Cezarino, 885, Cambuí – Campinas
Preços: R$30,00 (couvert) e R$30,00 (consumação mínima)
Informações: (19) 2511-0588 e (19) 3243-6019 e também lugarcia@centrodarteflamenca.com.br.

Troca de objetos e afetos na Fundação Ema Klabin

Feira de trocas acontece no lindo jardim da casa-museu, que leva a 
assinatura de Burle Marx. Foto: divulgação.
No dia 27 de junho, das 14 às 16h30, a Fundação Ema Klabin promove a quinta edição da Feira de Trocas.  O projeto Miudezas convida o visitante a trocar pequenos objetos de afeto que queiram compartilhar com outros participantes. Haverá também atividades poéticas propostas pelo setor educativo.

“A escolha de qual miudeza será trocada é livre; pode ser um brinquedo, uma pedra, um livro, um poema.  O objeto apenas precisa ter um significado, uma história afetuosa a ser partilhada”, explica a educadora da Fundação Ema Klabin, Paloma Durante. Muitos objetos já estão na Fundação Ema Klabin esperando por um novo dono e com uma história para compartilhar. É possível encontrar peças inusitadas como um metrônomo, um talher de escoteiro, colares, brinquedos e outras miudezas. 

Visita ao acervo e show
Durante a feira de trocas, a casa-museu estará aberta para visitação.  A Fundação Ema Klabin abriga um valioso acervo de mais de 1500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall, do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas. Após a feira, às 16h30, o público pode conferir, também com entrada franca, o show com o grupo Rafael Elfe & Os Fantasmas do Porão.

Serviço
Feira de Troca: Projeto Miudezas
Data: 27 de junho
Horário: das 14 às 16h30
Indicação: A partir dos 7 anos
Entrada franca
Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo

Clube 9 de Julho oferece 'Colônia de Férias'

Divulgação.
O Clube 9 de Julho, em Indaiatuba, começa os preparativos para a Colônia de Férias que acontece entre os dias 13 e 24 do próximo mês. No ano passado, as atividades reuniram cerca de 550 pessoas, entre associados e convidados com idades entre 4 e 15 anos. A expectativa é de que nesta edição o clube receba em torno de 600 participantes durante a programação, que ocorre das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Sucesso de público, a organização da colônia, que chega a sua 12ª edição, novamente ficará a cargo da Passo a Passo Consulting, que manterá na programação brincadeiras que são sucesso, como Tropa de Elite, que simula um treinamento militar e reúne atividades com diversos obstáculos no percurso; brinquedos infláveis e caça ao tesouro, entre outras, que devem entreter o público até o final do evento. Este ano, não haverá atividades externas.

Todo o cronograma do evento será dividido em grupos de acordo com a faixa etária: 4 a 6 anos, 7 a 9 anos, 10 a 12 anos e 13 a 15 anos, nos quais as crianças e adolescentes são identificados por abadás com cores diferentes. 

Para convidados, a adesão do pacote semanal que dá acesso a toda programação custa R$176 na primeira semana, entre os dias 13 e 17 de julho. Há ainda o desconto progressivo de acordo com o número de filhos, já que o segundo paga o valor de R$160 e o terceiro, R$138. Já na segunda semana, que acontece de 20 a 24 de julho, o valor é de R$140 para o primeiro filho, R$128 para o segundo e R$110 para o terceiro. Os convidados que fecharem as duas semanas têm desconto, ficando R$275 para o primeiro filho, R$253 o segundo e R$237 o terceiro. O valor do abadá é R$40 para todos. Para quem optar por não aderir ao pacote, a diária individual pode ser adquirida pelo valor de R$60 reais, além do abadá, que deve ser pago à parte e custa R$40. Associados pagam apenas o abadá.

O Clube 9 de Julho fica na Avenida Presidente Vargas, 2000, Indaiatuba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3875-9833 ou no site www.clube9.com.br

Alunos de Educação Física apresentam espetáculo circense na ABID

Crédito da foto: Gregory Rocha.
Os estudantes de duas salas de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Max Planck apresentaram na quinta e sexta-feira, 18 e 19 de junho, dois espetáculos de arte circense na sede da Associação Beneficente Irmã Dulce (ABID), como parte da disciplina Prática Pedagógica I. O projeto está em sua sexta edição.

Os espetáculos apresentados foram O Circo pega fogo, na quinta-feira, 18, e Volta el mundo, na sexta-feira, 19. De acordo com o professor Maurício Athayde, gestor do projeto, a atividade busca resgatar e construir inteligências e habilidades pessoais, em busca de superação e autoconhecimento. “A arte circense consegue, na sua essência, promover enormes possibilidades pró ativas de desafios e superações que permitem tornar o estudante um profissional mais completo”, ressalta.

A ação contou com a participação de entidades beneficentes de Indaiatuba, bem como ONGs do município convidadas pela ABID para assistir aos espetáculos e teve como patrocinadores as empresas Vall Lanches, Disk Breja, Buteco 6:01, Gregory Rocha Fotografias, Donna Itália, Equipe L&B, Jaqueline Pimentel Makeup e Hair, Tiago Negrão Fotografias, BLG Espaço de Beleza, Mary Kay (Carla Ramos e Daiane Barros) e Craquenet, além de ter o apoio do Projeto Era uma Vez, de Elias Fausto.  

Projeto ‘Férias no Casarão’ oferece atividades para crianças

Divulgação.
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba realizará este ano o projeto Férias no Casarão, com uma semana de atividades, entre os dias 13 e 18 de julho, das 13h30 às 16h30, destinadas ao público infantil entre 7 e 11 anos. Serão desenvolvidas atividades com argila, pintura em tela e recorte e cole, entre outras. O foco é trabalhar com a criatividade das crianças e oferecer noções sobre o que é patrimônio, a memória e a preservação da história da cidade de Indaiatuba. Também haverá brincadeiras lúdicas na área externa do Casarão.

Para realizar as inscrições é preciso que um responsável, maior de 18 anos, vá até a recepção do Museu Casarão Pau Preto com cópia do seu documento, uma cópia do documento da criança (certidão de nascimento, identidade) e um comprovante de endereço. Pode ser feita uma inscrição prévia pelo telefone (19) 3875-8383, de segunda a sexta, das 9h às 16h – entretanto, a inscrição só será confirmada se o responsável trouxer a documentação exigida. 

Pró-Memória e Unicamp abrem inscrições para oficinas da Escola do Patrimônio

Foto: divulgação.
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e a Unicamp já estão recebendo as inscrições para a terceira oficina gratuita do projeto Escolas do Patrimônio. Os interessados podem acessar o site da Fundação Pró-Memória, telefonar para (19) 3875-8383 ou dirigir-se ao Casarão Pau Preto, localizado na Rua Pedro Gonçalves, 477, no Jardim Pau Preto. O projeto, que teve início em Indaiatuba no segundo semestre de 2014, agora terá os temas direcionados para a área de educação. A próxima atividade é Educação, Patrimônio e Meio Ambiente, ministrada pelo professor doutorando André Graziano (Faculdade de Educação da Unicamp).

O objetivo central da oficina é apresentar conceitos básicos e históricos sobre o nascimento dos jardins e do paisagismo, com ênfase especial em sua formação, evolução formal e características, visando aplicações educacionais no ensino fundamental e médio. Deve-se buscar dar abertura à discussão de aspectos urbanísticos e que permitam uma compreensão dos conceitos de espaço e paisagem urbanos, bem como de projeto urbano e paisagismo. Buscar-se-á utilizar definições relativas ao espaço urbano, à paisagem e aos espaços livres de edificação, além de tópicos da história do paisagismo nacional e internacional, até a contemporaneidade, com ênfase no papel dos jardins botânicos como mantenedores de patrimônio sociocultural e de biodiversidade da humanidade. Haverá atividades práticas de visitas e estudos do meio para o Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa, para parques urbanos, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em São Paulo e no Parque Linear de Indaiatuba.

Datas: 27 de junho de 2015 - 4 de julho de 2015 - 1 e 8 de agosto de 2015
Horário: 9h às 12h – 14h às 17h
Local: Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto – Indaiatuba/SP (Casarão Pau Preto).

Indaiatuba se prepara para disputar 59ª edição dos Jogos Regionais

Equipe de natação foi campeã nos Jogos Regionais em 2014 no masculino 
e no feminino. Foto: Arquivo Eliandro Figueira – SCS/PMI.
A delegação de Indaiatuba, integrada por cerca de 330 participantes entre atletas, comissão técnica e organizadores, se prepara para a disputa da 59ª edição dos Jogos Regionais. Este ano, a competição acontece de 1 a 11 de julho, com partidas em São José do Rio Pardo e Mococa, reunindo em torno de nove mil atletas de 50 cidades.

O município competirá pelo pódio na 1ª divisão em 18 modalidades: atletismo (masculino e feminino), atletismo PCD (masculino), bocha (masculino), ciclismo (masculino e feminino), futebol (masculino), futsal (masculino e feminino), ginástica artística (masculino e feminino), ginástica rítmica (feminino), handebol (masculino e feminino), judô (masculino), karatê (masculino e feminino), malha (masculino), natação (masculino e feminino), natação PCD (masculino e feminino), taekwondo (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino), vôlei de praia (masculino) e xadrez (masculino e feminino). A delegação, chefiada novamente pelo coordenador de Esporte Competitivo, Rafael de Oliveira e Silva, ficará alojada na escola EE João Gabriel Ribeiro, em São José do Rio Pardo.

“Nossa expectativa é manter o nível dos resultados que temos obtido nos últimos anos, quando competimos apenas com os atletas da casa e conseguimos um desempenho surpreendente”, destaca o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Em 2014 a cidade igualou inclusive uma marca de 1994, quando sediamos os jogos, terminando em segundo lugar no quadro de medalhas. Em um ano difícil, com a crise econômica, muito contingenciamento de verbas e cidades da região abrindo mão de participar, temos orgulho de conseguir manter, com muito planejamento, o mesmo patamar de presença e qualidade em mais esta edição dos Jogos Regionais. Vamos para a briga”, completa.

Programação prévia das modalidades (sujeita a alterações)
Atletismo – 7 a 9 de julho
Bocha – 5 a 11 de julho
Ciclismo – 3 a 7 de julho
Futebol – 5 a 11 de julho
Futsal – 2 a 8 de julho
Ginástica Artística – 4 e 5 de julho
Ginástica Rítmica – 4 de julho
Handebol – 5 a 11 de julho
Judô – 4 e 5 de julho
Karatê – 7 e 8 de julho
Malha – 2 a 8 de julho
Natação – 3 a 5 de julho
Taekwondo – 9 de julho
Tênis de mesa – 6 a 10 de julho
Vôlei de praia – 7 a 10 de julho
Xadrez – 7 a 10 de julho

Outras informações podem ser obtidas no site oficial dos 59º Jogos Regionais no endereço http://www.jogosregionaisriopardo2015.com.br.

GABRIEL promove sua 1ª Feijoada Solidária Musical

No próximo dia 5 de julho, a OSC GABRIEL receberá colaboradores e amigos para a 1ª Feijoada Solidária Musical.

O evento acontecerá no Salão Andaluz do Clube Hípica Indaiatuba a partir das 12h e faz parte das comemorações para festejar os 15 anos de um trabalho ininterrupto voltado à sensibilização e incentivo da doação de órgãos e tecidos e prevenção de malformações congênitas. A feijoada será preparada pelo Bannwart Buffet e a programação musical ficará à cargo da cantora Letícia Nicolielo, que iniciará o evento acompanhada de seus músicos; na sequência, a apresentação do grupo Serjão e Nó na Madeira, finalizando com a participação do Grupo Um Auê.

Além da feijoada, os participantes poderão apreciar os doces da Atelier Tayo, os morangos com cobertura de chocolate do Lima Branco e caipirinha preparada pelos companheiros do Rotaract Club Indaiatuba. No decorrer da festa haverá sorteio de brindes.

A OSC GABRIEL é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 29 de setembro de 2000 atuando inicialmente em dois segmentos da saúde: incentivo à doação de órgãos e tecidos e na prevenção de malformações congênitas. No decorrer dos anos, incorporou novos projetos de prevenção em saúde, defesa de direitos e cidadania, sempre voltados à preservação da vida. Atualmente possui 9 projetos em andamento e o valor arrecadado com o evento será totalmente revertido para a sustentabilidade da organização.

São parceiros no evento Marquinhos Tintas, Escola de Futebol Oficial do Cruzeiro, Gerdel Studio de Beleza, Center Panos Supermercado do Artesanato, Vitorello, Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Bannwart Buffet, Pitstop Chopp, Rotaract Club Indaiatuba, Supermercados GoodBom e Vita Migliore Residence Hospital.

1ª Feijoada Solidária Musical da GABRIEL
Dia 5 de julho a partir das 12h – Salão Andaluz do Clube Hípica – Rodovia Santos Dumont Km 58 (próximo à Plastek)
Valor do ingresso: R$40,00 – poderá ser adquirido pelo telefone (19) 3801-2047 ou WhatsApp (19) 9 9808-0037. Crianças até 7 anos não pagam e entre 8 e 12 anos pagam meia entrada. Bebidas e doces serão cobradas à parte.
Mais informações: https://www.facebook.com/OngGABRIEL2012.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Flamenco de Córdoba: bailaor Angel Reyes se apresenta em Campinas e Sorocaba

Divulgação.
Apesar dos 22 anos, o bailaor espanhol Angel Reyes já é um veterano na arte do baile flamenco. No palco, sua energia e maturidade impressionam. A primeira visita ao Brasil foi em 2014, a convite de Karina Maganha, diretora artística do Café Tablao, de Campinas. A apresentação foi tão elogiada que ele está de volta, para apresentação e realização de workshops em Campinas e Sorocaba. O show está marcado para dia 2 de julho, no Almanaque Café, em Campinas. Os cursos, direcionados aos praticantes do flamenco, serão realizados de 26 a 28 de junho em Campinas e 3 e 4 de julho, em Sorocaba.

Nascido em 1993 na cidade de Córdoba, na Espanha, Angel Reyes é representante do puro flamenco de raiz espanhola. Iniciou na dança aos três anos. Aos nove, começou sua formação básica, e depois profissional, no Conservatório de Dança "Luis del Rio", em sua cidade natal. Além da formação em baile flamenco, é formado em dança clássica e dança espanhola. Ganhou vários prêmios ao longo da carreira – o primeiro, aos seis anos de idade. Em 2002, conquistou o primeiro prêmio nacional para Sevillanas Villa de la Carlota, na Espanha. Quando não está em viagens profissionais, apresenta-se com regularidade em sua cidade natal, nas famosas e tradicionais cuevas flamencas, que representam um dos principais ambientes de origem da dança flamenca. As cuevas eram um tipo de gruta, verdadeiras casas escavadas nas rochas, que serviam de moradia para povos ciganos da região. Hoje, várias foram preservadas e transformadas em restaurantes e tablados flamencos.

Promover um intercâmbio cultural intenso entre Brasil e Espanha, berço do flamenco, é uma tradição do Espaço Cultural Café Tablao desde sua fundação, há 12 anos em Campinas. Além de trazer pela segunda vez o bailaor Angel Reyes ao Brasil, o Café Tablao já abrigou apresentações de grandes nomes internacionais da dança flamenca, como Fábio Rodriguez, Alfonso Losa e Pol Vaquero. Primeiro tablado do estado de São Paulo, consolidou-se como um espaço de referência para pesquisa e difusão do bailar flamenco, com todas as suas raízes e tradições. Sua diretora artística, Karina Maganha, é graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e dedica-se exclusivamente à cultura espanhola e ao flamenco há mais de 20 anos. “Estive na Espanha no primeiro semestre de 2014 para acompanhar diversos shows e espetáculos flamencos e Angel me chamou a atenção por sua maturidade artística, com um carisma e uma presença de palco impressionantes”, comenta a bailaora.

Em parceria com o Espaço Cultural Café Tablao, o Almanaque Café em Barão Geraldo recebe o bailaor internacional no dia 2 de julho (quinta-feira),  às 21h. O Almanaque Café fica na Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Os ingressos já podem ser adquiridos antecipadamente no Espaço Cultural Café Tablao.

A apresentação de Angel conta com a participação das bailaoras Karina Maganha e Lila Cesarino, atual diretora do Corpo de Baile do Café Tablao.  Eles serão acompanhados pelos músicos Helena de Los Andes (cante), Ulisses Ruedas (carrón), Sarah Selles (flauta) e as guitarras flamencas de Fernando de Marília, Denis Sartorato e João la Fúria.

Em Campinas, Angel Reyes ministra os cursos nos níveis I (básico) e II (intermediário), nos dias 26, 27 e 28 de junho no Café Tablao. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (19) 3294.1650 ou e-mail contato@cafetablao.com.br.

Em Sorocaba, os cursos serão realizados nos dias 3 e 4 de julho, na Sala Tablado Flamenco. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (15) 4141-1838 e (15) 99788-8898 ou pelo e-mail thalmadilelli@yahoo.com.br.

Flamenco Internacional com Angel Reyes no Almanaque Café
Dia: 02/07 – Quinta-feira
Horário: 21h
Local: Almanaque Café
Endereço: Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo/ Campinas
Informações: (19) 3249-0014
Ingressos: R$60,00 - à venda na secretaria do Café Tablao, em Campinas (www.cafetablao.com.br)

Workshops
Campinas
Dias 26,27 e 28/06/2015
Local: Café Tablao
Avenida Jesuíno Marcondes Machado, 1063 – Nova Campinas/ Campinas
Informações: (19) 3294-1650 / contato@cafetablao.com.br

Sorocaba
Dias 03 e 04/07/2015
Local: Workshop Sala Tablado Flamenco
Avenida Mário Campolim, 699/701, Campolim - Sorocaba
Informações: (15) 4141-1838 – (15) 99788-8898 / thalmadilelli@yahoo.com.br.