Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Artzzi recebe profissionais da Campinas Decor em happy hour

Foto: Guilherme Gongra.
Na noite desta quinta-feira 28 de maio, Susi e Luis Dal Molin, da empresa campineira Artzzi, armaram happy hour para comemorar o sucesso da Campinas Decor 2015. A Artzzi marca presença em 31 ambientes da mostra e reuniu profissionais e imprensa no terraço de sua loja na Avenida Moraes Sales para brindar. Comes e bebes do We Cook Buffet e Taxi Beer tornaram a noite ainda mais deliciosa e animada.

Diogo Portugal apresenta em Paulínia seu novo stand-up “Partiu Portugal”

Divulgação.
Diogo Portugal apresenta em seu mais novo stand-up comedy Partiu Portugal, onde o humorista inova e testa piadas com o público, jogando no lixo ainda no palco aquelas que não funcionam, ou seja, que não fazem a plateia rir. “É uma ótima forma de criar novas piadas com maior frequência, pois piada manjada acaba perdendo a graça”, explica Portugal. O espetáculo terá apresentação única hoje, sexta, dia 29, às 21h, no Theatro Municipal de Paulínia (Av. José Lozano Araújo, 1551 - Parque Brasil 500).

O espetáculo traz observações do comediante sobre vários temas como relacionamento, religiosidade e paternidade, entre outros. E uma novidade é um set de One liner – piadas curtas sobre assuntos cotidianos. Além disso, Diogo procura sempre adicionar toques regionais ao texto do stand up. “Acredito que desta forma, a plateia sinta ainda mais que é parte espetáculo”, conta Diogo.

Sobre Diogo Portugal
Humorista versátil, ele vai do stand-up comedy  – a chamada comédia de cara limpa, sem figurinos ou personagens – aos tradicionais esquetes, encarnando os tipos mais hilários e diferentes, além de criar, interpretar e dirigir seus espetáculos. Finalista do primeiro Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro ao lado da comediante Claudia Rodrigues, também participou do concurso de humoristas do Fantástico em 2005. Sucesso na Internet, é um dos humoristas mais vistos na web, com mais de 20 milhões de acesso no Youtube.

Para outras informações, (19) 3933-2140.

Superprodução musical infantil estreia no feriado em Campinas

Crédito da foto: Andréa Rego Barros.
Sucesso entre o público infantil de Pernambuco, a cantora e contadora de histórias Carol Levy estreia em Campinas, de 4 a 7 de junho, o musical Carol Levy Canta Bicho. O espetáculo infantil é baseado em seu programa de TV Contarolando com Carol Levy, transmitido pela Rede Globo PE.

Com duração de 80 minutos e a participação ao vivo de quatro instrumentistas, Carol prende a atenção dos pequenos espectadores com histórias exclusivas, contadas de forma inovadora. A obra Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, contada pela apresentadora desde o início de sua carreira, é um dos destaques do espetáculo. Como apoio à narrativa, dois atores/bailarinos dão o suporte, ora fazendo as vezes de uma ponte, ora de uma montanha ou o que preciso for para que a história ganhe vida de forma lúdica e bela.

Assinado por Luciano Pontes, também diretor do espetáculo, o cenário cria uma atmosfera aconchegante e mágica. Para a turnê, Carol fará um mix de sucessos do DVD Contarola (Netflix), de músicas do programa Contarolando e das novidades do disco Carol Levy Canta Bicho.

Com auxílio da trilha sonora especialmente criada para esta turnê, Carol estabelece interação constante com as crianças. A voz doce e firme da cantora aparece aqui junto aos arranjos criados por Carlinhos Borges – diretor musical do espetáculo – e executados por um contrabaixo, uma flauta transversa, uma bateria e um teclado, para apresentar um universo musical de alta qualidade às crianças. “O público infantil é o mais exigente e sincero que existe. Eles têm que participar com a gente e é onde entra a criatividade de quem lida com esses pequenos grandes espectadores. Podemos usar uma flor, um balão ou o nosso próprio corpo, desde que esteja de acordo com o propósito daquela canção ou narrativa, passando a mensagem da forma correta para eles”, explica Carol Levy.

Serviço
Musical Carol Levy Canta Bicho em Campinas
De 4 a 7 de junho (feriado de Corpus Christi), quinta-feira a domingo, às 16h
Local: Teatro Brasil Kirin 3º piso do Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina
Telefone: (19) 3294-3166
Duração: 80 minutos
Classificação: livre.

Ginástica de trampolim de Indaiatuba conquista medalhas de bronze no brasileiro

Foto: divulgação. 
A equipe feminina de ginástica de trampolim de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, garantiu oito medalhas de bronze para a cidade no Campeonato Brasileiro, disputado de 19 a 24 de maio em Goiânia. Na categoria infantil, Luana Wulk Paronetti, Isa Marina Moraes e Sabrina Grillo Vecchi conquistaram duas medalhas cada uma nos aparelhos Duplo Mini Trampolim e Trampolim, mesma premiação de Julia Bernhard e Julia Cezário do Vale na categoria Pré-Infantil por participação. O grupo ficou também em 3º lugar por equipe. A coordenação é do técnico Cláudio Urbini. “As meninas estão de parabéns pelo empenho e dedicação”, destaca Urbini. “Foi um resultado inédito da equipe no Brasileiro, que é uma competição de alto nível técnico; foi uma premiação merecida”, completa. O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica e reuniu 169 atletas de todo o país.

Clube 9 de Julho sedia festival feminino de vôlei de quadra

Divulgação.
O Clube 9 de Julho (Indaiatuba) realiza, neste domingo, 31, a partir das 8h30, a 2ª edição do Festival de Vôlei de Quadra de Quartetos Femininos, que acontece na Arena Poliesportiva.

O evento, que tem por finalidade incentivar a prática do esporte e promover a integração de associados do clube, oferece aos participantes uma alternativa para garantir o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida por meio do esporte.

Além do anfitrião, participam também Indaiatuba Clube, Esporte Clube Primavera, Unilever e Secretaria de Esportes da Prefeitura de Indaiatuba. O Clube 9 de Julho fica na Avenida Presidente Vargas, 2000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3875-9833 ou no site www.clube9.com.br

Estado aponta que Virada Cultural em Indaiatuba reuniu cerca de 45 mil pessoas

Crédito da foto: Giuliano Miranda.
A Secretaria de Estado da Cultura divulgou nesta quarta (27) que um público de cerca de 45 mil pessoas prestigiou a realização da Virada Cultural Paulista em Indaiatuba, no último final de semana.

De acordo com a secretaria, a estimativa corresponde ao total de atendimentos realizados ao longo do evento, com a soma do público presente em cada atração. Os dados foram coletados pelos representantes da Secretaria de Estado e cruzados com informações oferecidas pelas equipes das Prefeituras participantes, além dos registros fotográficos da plateia durante as apresentações. Nas atividades realizadas em palcos internos, a contagem foi feita a partir do número de ingressos distribuídos ou lotação do local.

Foi a oitava vez consecutiva que o município sediou a Virada Cultural Paulista, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, com mais de 20 atrações gratuitas na programação e a participação de cerca de 150 artistas locais. 

Centro de Arte Flamenca traz convidados especiais para tablao de maio

Foto: divulgação.
O Centro de Arte Flamenca (CAF) traz para o tablao de maio no palco do restaurante Nosotros gastronomia Ibérica y Tapas, no Cambuí, a bailaora Lila Cesarino, o guitarrista Denis Sartorato e a cantaora Helena de los Andes (foto), que vão se apresentar com as professoras do CAF Adelita Parra, Ana Paula Campoy e Ana Cristina Marzagão. O evento, que ocorre todo último domingo do mês, tem por objetivo promover uma alternativa de encontro dos amantes da cultura espanhola, que no restaurante ouvem músicas flamencas, curtem a dança e se deliciam com a gastronomia típica daquele país.

“Espanhóis e descendentes de espanhóis, ou simplesmente quem gosta da arte espanhola, não deixam esse programa mensal esvaziar. Ao contrário, está sempre chegando gente nova trazida pelos habitués desse evento que já se tornou um ritual”, observa Lu Garcia, diretora do Centro de Arte Flamenca.

Serviço
Tablao do Centro de Arte Flamenca
Data: 31 de maio, 19h - início do show às 20h
Local: Restaurante Nosotros Gastronomia Ibérica y Tapas - Avenida Antônio Cezarino, 885, Cambuí – Campinas
Preços: R$30,00 (couvert) e R$30,00 (consumação mínima)
Informações: (19) 2511-0588 e (19) 3243-6019 e também lugarcia@centrodarteflamenca.com.br.

Concerto “Cinepiano Tony Berchmans” será apresentado no Teatro Castro Mendes

Crédito da foto: Alex Brasil.
O projeto Cinepiano Tony Berchmans chega pela primeira vez ao palco do Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas, no sábado, dia 6 de junho, às 21h. O espetáculo audiovisual traz clássicos do cinema mudo  acompanhados ao piano ao vivo pelo músico Tony Berchmans. Na apresentação em Campinas, o pianista acompanhará o filme O Circo, de Charles Chaplin, projetado em um telão em cópia exclusiva em película 16mm.

Raro espetáculo audiovisual, o Cinepiano Tony Berchmans é um tributo à época em que as projeções dos filmes mudos eram acompanhadas por músicos que improvisavam a trilha ao vivo. "Na ausência dos diálogos e dos efeitos sonoros, a música era fundamental para enriquecer a narrativa dos filmes e muitas vezes até para dar sentido às cenas", conta Berchmans, que vem se apresentando com seu Cinepiano desde 2010, em inúmeras instituições culturais no Brasil e na Europa.

Sobre o Cinepiano
O cinema mudo na verdade nunca foi totalmente mudo. Quase sempre as projeções cinematográficas deste período eram acompanhadas por música executada ao vivo. Da figura histórica do pianista improvisador até grandes orquestras sinfônicas, o espetáculo da sétima arte se desenvolveu na companhia da trilha sonora interpretada ao vivo. Impressionante exercício de improvisação e sincronismo, o acompanhamento musical de filmes em tempo real é uma experiência audiovisual única.

A música narra as cenas com precisão e, na falta dos diálogos e sons, ela ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Além de óbvias habilidades técnicas, o músico do cinema mudo precisava contar com um enorme vocabulário de ferramentas de interpretação, em um veloz ritual de criatividade, técnica e sensibilidade.

Criado em 2010 pelo compositor, produtor musical e pianista Tony Berchmans, o Cinepiano é um tributo a esta desconhecida faceta do cinema mudo. Acompanhando marcantes filmes de mestres do cinema da época, o pianista improvisa a trilha sonora musical ao piano, utilizando temas de sua composição inspirados nos estilos da época, como ragtime e jazz tradicional, com alguns excertos de temas clássicos, sempre em sincronismo com a ação e com os momentos emocionais do filme.

Mais sobre Tony Berchmans
Tony Berchmans Canto é autor do livro A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. Pianista, compositor, produtor musical e especialista no estudo da música de cinema, desde 1992 trabalha no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, TV, cinema e internet em centenas de projetos.

Foi curador do Música em Cena –1º Encontro Internacional de Música de Cinema, realizado em maio de 2007 no Rio de Janeiro, evento inédito que trouxe ao Brasil lendas da música de cinema, como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla, entre dezenas de outros.

Frequentemente participa de festivais e concertos de música de cinema nos EUA, Espanha, Bélgica e Brasil, profere palestras e ministra cursos e oficinas em instituições como PUC/SP, ESPM, FAAP, Anhembi-Morumbi, MIS-SP e SESC, e escreve sobre trilhas sonoras e sound design. Também sobre o tema, produziu e apresentou o programa Cena Sonora, na rádio FAAP/SP.

O projeto Cinepiano Tony Berchmans foi iniciado em 2010.

Serviço
Cinepiano - Tony Berchmans
Data: sábado, 6 de junho
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes - Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial – Campinas – telefone: (19) 3272-9359
Horário: 21h
Ingressos: R$30 (inteira); R$15 (meia)
Horário de funcionamento da bilheteria: de terça-feira a domingo, das 16h às 21h
Classificação Livre

quinta-feira, 28 de maio de 2015

“Não olhe pra trás” no Cinematerna da próxima quarta

A 5ª edição do projeto Cinematerna acontece na próxima quarta-feira, dia 3 de junho, às 14h00, no Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba com o filme Não olhe para trás, estrelado por Al Pacino e Anette Bening.

Para esta sessão, a sala de cinema é especialmente adaptada para receber as mamães (e papais) com seus bebês, oferecendo:
- “estacionamento” para os carrinhos;
- luzes suavemente acesas;
- ar-condicionado e som reduzidos;
- trocadores dentro da sala;
- monitoras voluntárias para ajudar as mamães presentes.

Os ingressos para esta sessão são os de tabela do dia e na quarta-feira custam R$12,00 a inteira e R$6,00 a meia. Os bebês têm entrada franca. Demais espectadores também são bem-vindos (vovós, vovôs, tias, babás, amigos), cientes que a sala é preparada da forma descrita acima.

Sinopse: Danny Collins (Al Pacino) é um músico muito popular que vive há mais de 30 anos sem compor uma música sequer, apenas reprisando os seus maiores sucessos. Cansado da rotina de drogas e excessos, ele descobre uma carta que John Lennon escreveu para ele há décadas, mas que nunca tinha chegado às suas mãos. Inspirado pelas palavras do músico, Danny decide interromper a carreira e tentar reatar com o filho já adulto, que ele nunca conheceu.

Serviço
Sessão “Cinematerna”
Onde: Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba
Filme:  Não olhe para trás – legendado - classificação 14 anos
Dia:  Quarta-feira, 3 de junho de 2015
Horário:  14h00
Ingressos:  R$12,00 inteira e R$6,00 meia (bebês até 18 meses tem entrada franca)
A sessão Cinematerna acontece toda primeira quarta-feira do mês, às 14h00, no Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba.
As mães podem escolher o filme da próxima sessão – basta se cadastrar no site www.cinematerna.org.br e participar da enquete que é colocada no ar por volta de 10 dias antes da sessão.

Feijoada do Rosa 2015 agita Campinas dia 27 de junho

Foto: divulgação.
A 17ª edição da Feijoada do Rosa acontecerá no próximo dia 27 de junho na Fazenda Santa Margarida, em Sousas. E como acontece em todos os anos, a deliciosa feijoada preparada pela equipe do SeoRosa vem acompanhada de muita curtição, ótimos drinques, alto astral e música de primeira. 

Para comandar as pistas, o line up está especial. Além do DJ Renato Naya – habitué dos eventos do SeoRosa e de outras festas top pelo Brasil – a presença do DJ Emiliano Beyruthe também está confirmada. Ele é conhecido por comandar as pistas dos melhores eventos de São Paulo e do réveillon de Trancoso, o mais charmoso do Brasil.

Os convites do primeiro lote já estão se esgotando, mas ainda estão disponíveis através do aplicativo SemHora e também presencialmente, na unidade do SeoRosa Cambuí em Campinas.

Feijoada do Rosa 2015
Local: Fazenda Santa Margarida - R. Rubens Gomes Balsas, 311 - Distrito de Joaquim Egídio - Campinas/SP
Data: 27/06/2015
Horário: das 14h00 às 00h00
#vivaseomomento #feijoadadorosa2015.

Atrações gratuitas do Maio Musical seguem até o próximo domingo

Coral Campinas é atração com concerto de música barroca no domingo. 
Foto: divulgação.
O 23º Maio Musical encerra as atividades esta semana com espetáculos que mesclam MPB e música barroca, além de cinema a preços populares. Com exceção do show da cantora Maria Rita, no dia 30, cujos convites (trocados por pacotes de fraldas geriátricas) já estão esgotados, os demais espetáculos têm entrada livre. Informações: (19) 3894-1867.

23º Maio Musical – Secretaria Municipal de Cultura
Dia 28 de maio, quinta-feira – 20h – Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Entrada gratuita
Show Goiabada com Queijo, Um Dueto Mineiro – Nau Martins & Caroline Artêmis – Arranjos: Swami Jr.

Nau Martins e Caroline Artêmis têm em comum a mineirice, além de trilharem os caminhos da música juntos desde a participação no coral Madrigal Cantátimo, na Banda Trilha e vários shows como Música Étnica, entre outras apresentações nas várias edições do Maio Musical. O clima intimista do dueto é reforçado pela escolha do repertório, primando por celebrar o encontro de grandes intérpretes da MPB, além de composições próprias.

Dia 29 de maio, sexta-feira – 20h – Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Entrada gratuita
Sonia Di Morais no show Dela – Produção Musical: Sonia Di Morais e Swami Jr. – Arranjos: Swami Jr.

Sonia Di Morais volta ao palco do Maio Musical após 9 anos sem se apresentar como cantora solo. Os últimos anos foram dedicados à regência e ao grupo Mulheres em Acordes, do qual participa desde a formação. É maestrina, compositora, cantora e arranjadora, formada em música pela FAAM/SP e pós graduanda em Canção Popular pela FASM/SP. Toda essa experiência musical adquirida em tantos anos de trabalho está inserida nesse show, que terá releituras de canções da música brasileira, canções autorais e parcerias. Este projeto retrata o atual momento de Sonia Di Morais e seu canto, na forma mais pura e intensa e é o que deseja dividir com o público presente.

Dia 30 de maio, sábado – 20h – Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Ingressos esgotados
Show Coração A Batucar, com Maria Rita

Sete anos depois de Samba Meu, Maria Rita lança Coração a Batucar, sua segunda incursão pelo mais brasileiro dos gêneros musicais. Liderada por Davi Moraes (guitarra), a banda que a acompanhou em estúdio também vai para o palco e conta ainda com Alberto Continentino (baixo), Rannieri de Oliveira (piano) e Wallace Santos (bateria).

Dia 31 de maio, domingo – 20h – Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária – Entrada gratuita
Concerto de Música Barroca – Co.Ca (Coral Campinas), Orquestra de Câmara e Solistas. Músicas de Bach, Vivaldi, Händel, Purcell, Pe. José Maurício. Regente: Rafael Garbuio.

O Coral Campinas foi fundado em 1984. Desde sua fundação o coro é formado pelos mais variados membros da sociedade de Campinas, tendo como principal objetivo divulgar o repertório coral. Ao longo de seus 30 anos, o Co.Ca se apresentou por diversas cidades, destacando sua atuação junto à Orquestra Sinfônica de Campinas, onde participou da montagem de várias óperas. Durante esse tempo foi regido por diversos maestros, entre eles Eduardo Ostegren e Carlos Fiorini. A formação atual, sob a regência de Rafael Garbuio, faz um trabalho especializado em música sacra e tem-se apresentado em diversos locais da cidade de Campinas e região.

Programação Topázio Cinemas - Ingresso único a R$5,00 por sessão, com valor integral revertido para o Fundo Municipal de Cultura
Dia 25 de maio, segunda-feira - 15h30 e 19h - Polo Shopping Indaiatuba
Dominguinhos - Classificação 10 anos – 84 minutos – Nacional
Sinopse: Um retrato do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos (1941 - 2013), discípulo de Luiz Gonzaga e autor de sucessos como Eu Só Quero um Xodó, Gostoso Demais, De Volta Pro Aconchego e Lamento Sertanejo. Sua obra revive em imagens de arquivo, derramando uma história que se multiplica em sons, versos e beleza.

Serviço
Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária - Rua Padre Vicente Rizzo, 694 – Centro
Polo Shopping - Alameda Filtros Mann, 670 - Jardim Tropical
Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina. 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Bárbara Chambon e Caroline Heldes realizam exposição na Estação Guanabara

A Estação Guanabara (Rua Frei Manoel da Ressurreição, 813 - Jardim Guanabara, Campinas) receberá no mês de junho duas exposições simultaneamente. Em uma das salas, a artista Bárbara Chambon apresenta Campo e Figura: experiências fotográficas, que nasce de uma pesquisa teórica aliada à produção prática pessoal sobre os métodos de impressão fotográfica do século XIX, partindo da história dos processos até chegar à sua reprodução em ateliê.

Na outra sala, a exposição coletiva _ _ _ _, sob curadoria de Caroline Heldes, reúne os artistas e alunos do Instituto de Artes da Unicamp André Aiello, Allan Yzumizawa, Lucas Melo e Tiago Bassani em uma perseguição poética aonde o desenho, em suas múltiplas formas de se dar, busca fixar o imaterial, do poder do gesto, dos ecos, do rastro do que foi e do que ainda está por vir. Esse encontro tem como objetivo apresentar os diferentes discursos do desenho emancipado, que conquistou um território próprio que nos convida a trilhar por essas impermanências.

Ambas as exposições são uma realização da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp em parceria com o CIS-Guanabara. As mostras poderão ser visitadas de 3 a 30 de junho e a abertura, como de costume, será na primeira terça-feira do mês, dia 2, às 20h. A entrada é gratuita.

Abertas inscrições de filmes para a 9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas

Crédito da foto: Guilherme Galembeck.
A 9ª edição da Mostra Curta Audiovisual de Campinas abriu inscrições de filmes a partir de segunda-feira, dia 25 de maio. O prazo segue até 5 de julho e a participação é gratuita. O evento será realizado em Campinas de 22 a 31 de outubro, em diversos espaços da cidade.

Podem ser inscritos curtas-metragens nacionais realizados em qualquer forma de captação, com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de janeiro de 2013 e não exibidos nas edições anteriores da mostra. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.mostracurta.art.br, que também traz o regulamento completo.

Mais sobre a Mostra Curta Audiovisual de Campinas
Realizada em Campinas desde 2006 por produtores culturais independentes da cidade, a Mostra Curta Audiovisual de Campinas chega à 9ª edição em 2015 (em 2012 o evento não foi realizado). Pela primeira vez contará com apoios do Fundo de Investimento a Cultura de Campinas (FICC) e do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).

Toda a programação é gratuita e voltada à exibição de conteúdo, divulgação e formação de público para filmes no formato curta-metragem. Durante dez dias (de 22 a 31 de outubro), estão previstas exibições de filmes em praças públicas e espaços culturais de Campinas, com sessões especiais, como a infantil Mostrinha, as sessões com recursos de acessibilidade (áudio-descrição) e também aquelas com convidados especiais. Cada sessão é batizada com o nome de algum antigo cinema de rua de Campinas e, com exceção de algumas sessões especiais, elas são montadas prezando pela multiplicidade de gêneros, linguagens e durações.

Não há nenhuma restrição de gênero ou temática, oferecendo ao público da cidade um panorama diversificado da produção audiovisual recente de todo o território nacional e também da América do Sul, já que nesta edição haverá duas sessões especiais com filmes convidados do Mercosul. Além das exibições de filmes, a mostra promove palestras, debates e oficinas que buscam a capacitação dos participantes, aproximando o público das técnicas de produção, desmistificando os processos de realização e oferecendo preparação para o mercado profissional.

Para Mariana Maurer, diretora geral do evento, o principal objetivo dessa edição da mostra é expandir os locais das exibições e das oficinas de capacitação. “Nós pretendemos descentralizar o evento, ou seja, levá-lo também para bairros mais periféricos da cidade, atingindo e formando novos públicos”, afirma. “A mostra efetiva o contato da população com a cinematografia nacional e estimula a produção local. Dentro da grade temos espaços exclusivos para conteúdos regionais, o que intensifica nosso objetivo de fomento e promove um intercâmbio entre profissionais de todo país”, complementa a diretora. Além disso, nesta edição haverá mais uma parceria com a Academia Internacional de Cinema, que realizará workshops durante a Mostra.

A diretora ainda destaca o vínculo com importantes parceiros, instituições referência em produção cultural que potencializam o objetivo de fomento à produção regional, tais como o SESC Campinas, a Lokomotiv Studio, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e a Galleria Sede, entre outros.

Serviço
9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas
Inscrições: de 25 de maio a 5 de julho
Participação: gratuita
Mais informações e inscrições: www.mostracurta.art.br

“Quarta Charmosa” oferece ingressos de cinema com preços especiais para mulheres

Lázaro Ramos e Alinne Moraes estreiam o longa O Vendedor de 
Passados. Foto: divulgação.
O Polo Shopping Indaiatuba e o Topázio Cinemas promovem no dia 27 de maio a promoção Quarta Charmosa. Na última quarta-feira do mês, exceto nas férias e feriados, as mulheres pagam um preço único especial em todas as sessões de cinema. O valor do ingresso em qualquer horário é de R$5,00 para filmes convencionais e R$8,00 para filmes em 3D. A promoção não é cumulativa com outros descontos ou benefícios já concedidos por lei ou pelo Topázio Cinemas.

O terror Poltergeist - O Fenômeno (classificação etária de 14 anos) e o suspense brasileiro O Vendedor de Passados (classificação etária de 12 anos) são os destaques da semana.

A Quarta Charmosa faz parte de uma série de atividades culturais promovidas pelo Polo Shopping Indaiatuba nas quartas-feiras. Além desse, o empreendimento conta com outros três projetos que se alternam nas quartas-feiras: o CineMaterna, sessão de cinema especial para mães com bebês de até 18 meses, a Quarta Show, que traz música ao vivo na Praça na segunda quarta-feira do mês e o Polo Teatro, na terceira semana, com teatro infantil gratuito. 

terça-feira, 26 de maio de 2015

Brancotinto e Bastião promovem apresentação da Feira de Vinhos

Gustavo Borges, Pedro Haddad, Josi Pieri, Fernando Penteado e José
Renato Martinelli
.
A Brancotinto recebeu a imprensa na noite de ontem para a apresentação da Feira de Vinhos que promoverá em junho em conjunto com o Restaurante Bastião. Também estiveram presentes representantes de algumas das importadoras, como Gustavo Borges, da Qualimport, De Vino, World Wine e Freixenet, e José Renato Martinelli, da Winebrands, e os sócios Pedro Haddad e Fernando Putz Penteado, do Bastião.

As importadoras trarão mais de 50 rótulos para serem degustados, entre os quais, vários top de linha. Poderão ser degustados tanto vinhos do Novo Mundo, como Argentina, Chile e Estados Unidos, como da Europa, especialmente Portugal, Espanha, França e Itália.

A Feira de Vinhos acontecerá no Bastião, no dia 25 de junho das 18h às 22h, com ingressos a R$100,00 (antecipado) e R$120,00 (na hora). Com a compra do ingresso, cada participante vai ganhar uma taça Bordeaux exclusiva do evento e R$30,00 em crédito para a compra de vinhos da feira. A degustação será harmonizada com buffet de pães, frios e queijos. As inscrições antecipadas podem ser feitas no site www.feiradevinhos.net ou na loja Brancotinto.

Indaiatuba recebe certificado de destaque ambiental

Foto: Arquivo.
A Prefeitura de Indaiatuba recebeu o Selo Verde 2014, um certificado de destaque ambiental do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O objetivo é incentivar e premiar empresas e instituições sustentáveis que, comprometidas com a qualidade de vida na comunidade, garantem um Meio Ambiente Saudável e participam de uma forma atuante e responsável em projetos ambientais.

Para a escolha dos premiados, os organizadores realizam uma pesquisa junto a órgãos ambientais tais como Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), Secretarias Estaduais e Municipais do Meio Ambiente, entre outros. Entre os critérios avaliados estavam o respeito à legislação ambiental e iniciativas próprias que estimulem a preservação do meio ambiente.

Sinfônica de Campinas apresenta concertos gratuitos em igrejas

www.osmc.com.br.
Neste fim de semana, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) se apresenta, gratuitamente, em duas igrejas da cidade. Na sexta-feira, 29 de maio, às 20h, os músicos estarão na na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Proença e no sábado, 30 de maio, também às 20h, na Basílica do Carmo.

Nas duas ocasiões, a regência será do maestro convidado Luiz Gustavo Petri, titular da Orquestra Sinfônica de Santos. Petri é um dos maiores nomes da regência no Brasil. Criou e é o regente titular da Sinfônica de Santos desde 1994, sendo responsável pela visível ascensão e atuação social da orquestra na região.

Os dois concertos terão participação de solistas da própria Sinfônica de Campinas. Mário Marques estará na clarineta, Francisco Amstalden no fagote e Cláudia Alvarenga de Carvalho, na flauta.

Serão apresentadas as obras Adagio para Cordas, de Alberto Nepomuceno, Duett Concertino, TrV 293, de Richard Strauss, Suíte Orquestral nº 2, Si menor, MWV 1067, de Johann Sebastian Bach e 5 Miniaturas Brasileiras, de Edmundo Villani-Cortes.

Maestro e solistas
Luiz Gustavo Petri – O maestro já esteve à frente das mais importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica Brasileira e Filarmônica de Manaus, entre outras. É um dos responsáveis pela difusão da música erudita na Baixada Santista por meio de projetos educativos e de formação de público voltados para crianças.

Francisco José Amstalden – Seu instrumento é o fagote. Ingressou em 1984 na OSMC, na qual atua como chefe de naipe. É formado em Música pela Unicamp. Estudou na Escola de Música de Piracicaba. Teve aulas com os professores Noel Devos e Sidney Rosenbery (EUA).

Mário Marques – Clarinetista e claronista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e integrante do quinteto de clarinetas Madeira de Vento. Com esse grupo gravou os CDs Chovendo Canivetes (2002) e Assanhado (2009), além de participar de festivais internacionais de clarineta em Atlanta (EUA), Vancouver (Canadá), Naning (China) e Assis (Itália).

Cláudia Alvarenga Carvalho – Nascida nos Estados Unidos, é formada em Música pelo Conservatório Musical Carlos Gomes e especializada em Flauta Transversal pela Unicamp. Foi professora de flauta. Recebeu o primeiro prêmio nos IX e X Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, em Piracicaba. Atuou em diversas orquestras. Atualmente é primeira flauta da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e flautista do TrioA1Campinas.

Apresentações em bairros - O ciclo de apresentações em diversos bairros, igrejas e praças da cidade de Campinas já está consolidado e tem como objetivo aproximar o público da Orquestra.

Sinfônica
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas tem como diretor administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como diretor artístico e regente titular, o maestro Victor Hugo Toro. Mantida pela Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria de Cultura, a Sinfônica de Campinas foi uma das primeiras instituições do gênero no Brasil.

Programa
A. Nepomuceno – Adagio para cordas (1864 - 1920)
R. Strauss - Duett-Concertino, TrV 293 (1864 - 1949)
J.S. Bach - Suíte de Orquestra Nº 2 (1685 - 1750)
E. Villani – Cortes: 5 Miniaturas Brasileiras (1930)

Concertos nas igrejas
Data: 29 de maio, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida - Rua Arlindo Joaquim De Lemos, 1100, Proença
Entrada aberta ao público

Data: 30 de maio, sábado
Horário: 20h
Local: Basílica do Carmo - Praça Bento Quirino, s/nº, Centro
Entrada aberta ao público.

Cineclube Indaiatuba exibe '14 estações de Maria' hoje

O Cineclube Indaiatuba apresenta hoje, 26/05, o filme 14 Estações de Maria, com sessão única às 19h30.

Sinopse: Maria (Lea Van Acken) se encontra dividida entre dois mundos: na escola, a menina de 14 anos tem todos os interesses típicos de uma adolescente de sua idade, mas quando está em casa com a família, ela precisa seguir com rigidez os tradicionais ensinamentos católicos. Preocupada em agradar a todos, a menina logo se vê em meio ao fogo cruzado: como conciliar seus sentimentos por um colega de classe com seus votos de pureza em nome de Deus?  

Gênero: Drama
Direção: Dietrich Brüggemann
Roteiro: Anna Brüggemann, Dietrich Brüggemann
Elenco: Anna Brüggemann, Birge Schade, Florian Stetter, Franziska Weisz, Georg Wesch, Hanns Zischler, Lea van Acken, Lucie Aron, Michael Kamp, Moritz Knapp, Ramin Yazdani, Sven Taddicken
Data: 26 de maio 2015
Horário: 19h30
Ingresso único: R$8,00
Local: Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba - Rua 15 de Novembro, 1200 (Centro)
Gênero: Drama              Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 107 minutos       Legendado.

Classificados da Fase Municipal do Mapa Cultural serão conhecidos no dia 29

Grupo Anankê é um dos concorrentes na modalidade Teatro. 
Foto: Adriana Panzini – SCS/PMI.
A Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba anuncia na próxima sexta-feira, dia 29 de maio, os classificados da Fase Municipal do Mapa Cultural 2015/2016 da Secretaria de Estado da Cultura, que passarão à Fase Regional da competição. Ao longo de toda esta semana serão avaliados por jurados da região e do Estado os 22 trabalhos inscritos para concorrer por Indaiatuba nas modalidades teatro, artes visuais e literatura.  As apresentações das peças e exposições são abertas ao público e têm entrada franca. Confira abaixo a programação. Informações: (19) 3894-1867.

Modalidade teatro – concorrentes
Grupo de teatro Fântaso – dia 25 de maio às 20h – Sala Acrísio de Camargo
Fleuma – dia 26 de maio às 20h – Sala Acrísio de Camargo
Grupo de Teatro Estrada – dia 27 de maio às 20h – Sala Acrísio de Camargo
Grupo Anankê – dia 28 de maio às 20h – Novo Centro Cultural Morada do Sol

Modalidade Artes Visuais - Exposição de 28 de maio a 3 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h – Centro de Convenções Aydil Bonachela

Fotografia – concorrentes
André da Silva Vieira
Anna Lopes Pellizari
Erondina de Aquino Silva
Julio Hirai
Vagner Luis Fracchia
Artes plásticas – concorrentes
Coletivo Áscua
Darcy Batista da Silva
Lawrence Last
Márcio Eda

Literatura – trabalhos em avaliação com jurados
Crônica – concorrentes
Jacimara Miranda
Marlene Naves Chiepe
Robson Castro Viana

Conto – concorrentes
Ana Maria Azevedo Campos
Marcus Mazieri
Maria do Céu Lopes Heinrich
Marlene Naves Chiepe

Poesia – concorrentes
Ana Maria Azevedo Campos
Marcus Mazieri
Marlene Naves Chiepe

Dança – apenas um inscrito, será avaliado pela comissão de jurados de Valinhos
Grupo de Dança da Secretaria Municipal de Cultura

Música – apenas um inscrito, será avaliado por comissão de jurados regional e estadual
Instrumental
Lincoln Soares

Iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que tem como objetivo fomentar as produções culturais do interior, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mapa Cultural seleciona artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem (Fase Municipal), depois na região em que estão inseridos (Fase Regional) e, ao final, na fase estadual, quando se apresentam na capital paulista. A organização é da Abaçaí Cultura e Arte.

Serviço
Centro de Convenções Aydil Bonachela – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia
Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol

Sala Acrísio de Camargo - Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina.

Vinhedo em Cena está com as inscrições abertas

A Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo informa que estão abertas as inscrições para a mostra teatral Vinhedo em Cena, destinada a grupos, companhias e produções teatrais de espetáculos adultos.

As inscrições vão até o dia 17 de junho e podem ser feitas pessoalmente no Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini, na Rua Monteiro de Barros, 101, das 8h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira. As inscrições também podem ser feitas pelo Correio – o CEP de Vinhedo é 13280-000 –, desde que postadas até 13 de junho, ou ainda pelo e-mail secitur@vinhedo.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3876-1333, 3876-4182 ou 3876-5393.

Cada grupo ou companhia pode inscrever somente um espetáculo adulto. O material de cada trabalho deve ser enviado em duas vias do texto, duas sinopses do espetáculo, dois cartazes para divulgação (se tiver); autorização para encenação (ECAD e SBAT), autorização junto à Vara da Infância e Juventude (caso tenha menores), release do espetáculo, currículo do grupo e da direção, seis fotos impressas de cena em alta resolução, DVD com gravação na íntegra do espetáculo (não é obrigatório o uso do figurino durante a gravação).

A mostra teatral Vinhedo em Cena será realizada de 13 a 19 de julho, às 20h00, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, em Vinhedo. 

No site da Prefeitura de Vinhedo – www.vinhedo.sp.gov.br, na página da Secretaria de Cultura e Turismo, estão todas as informações ligadas a organização do evento, condições técnicas do teatro, obrigações dos participantes, documentos que deverão ser preenchidos pelos participantes, autorização para participação de menor, autorização para uso de imagem, bem como os dispositivos de áudio, luz e vídeo disponíveis no teatro municipal de Vinhedo. 

Cia. Domínio Público e GRUPU se apresentam no SESC Campinas

Texturas sonoras e diferentes movimentos provocam uma experiência estética sedutora em Persephassa, espetáculo que inaugura a parceria entre a Cia. Domínio Público – grupo de pesquisa e criação em dança contemporânea – e o GRUPU (Grupo de Percussão da Unicamp). A produção será apresentada no SESC Campinas na próxima quinta-feira (28/5), às 21h, com entrada gratuita.  A direção cênica é de Holly Cavrell e a musical, de Fernando Hashimoto.

Inspirado na obra monumental para sexteto de percussão de compositor grego Iannis Xenakis (1922-2001), o espetáculo é apresentado em formato não convencional: os músicos se dispõem em círculo ao redor da plateia e os bailarinos dividem o espaço central com os espectadores. Persephassa levanta, assim, uma reflexão sobre os limites entre palco e plateia, artista e espectador, onde o artista e o espectador estão presentes na ação cênica.

Persephassa é uma obra monumental da música do século XX, concebida em 1969 pelo arquiteto e compositor Iannis Xenakis, no formato de sexteto de percussão. A composição é um dos primeiros trabalhos musicais a utilizar a disposição espacial dos instrumentistas como um elemento composicional da obra. Com a intenção de criar uma apreciação musical não convencional, o compositor dispõe os músicos em círculo ao redor da plateia. Inspirado no mito grego de Perséfone, a obra contempla uma relação muito forte com ciclos: desde a disposição espacial dos instrumentos à dramaturgia da composição musical.

A Cia. Domínio Público também se inspirou no mito, nos ciclos e nos fortes estímulos sonoros para desenvolver uma dramaturgia corporal permeada pela relação metafórica dos elementos naturais (terra, água, fogo e ar) com as qualidades do movimento, por jogos cênicos e improvisações. A percepção sonora provocada pela disposição espacial, somados à pesquisa da dança em diálogo direto com o espectador que a Cia. Domínio Público vem realizando em seus espetáculos mais recentes criam um fluxo estimulante de ações e reações, num jogo em que a plateia torna-se também um elemento composicional do espetáculo. Persephassa provoca uma experiência estética em um ambiente instigante permeado pela reverberação de sons e movimentos que propõe questionamentos sobre os limites entre palco e plateia, artista e espectador.

Ficha Técnica
Criação: Cia. Domínio Público e GRUPU
Direção Cênica: Holly Cavrell
Direção Musical: Fernando Hashimoto
Bailarinos: Gustavo Valezi, Leandro Rivieri, Maitê Lacerda, Paula D’ Ajello, Sara Mazon e Talita Florêncio
Músicos: Anna Layza, Fernanda Zucchi, Fernando Hashimoto, Isadora Conte, Otavio Antoniacci Neto, Rodolfo Arilho
Produção Executiva: Margarida Sequeira Duarte
Design Gráfico: Julio Giacomelli
Fotos e Vídeos: Coronel Mostarda

Serviço
Espetáculo Persephassa
Cia. Domínio Público e GRUPU (Grupo de Percussão da Unicamp)
Quando: 28 de maio (quinta-feira)
Horário: 21h
Local: SESC Campinas – Teatro de Arena (Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas) Telefone (19) 3737-1500
Entrada gratuita
Duração: 30 minutos. 

Campanha de vacinação contra a gripe prorrogada até 3 junho

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI.
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) foi prorrogada até o dia 3 de junho por determinação da Secretaria de Estado da Saúde. A vacina é encontrada em todas as Unidades de Saúde. Indaiatuba ministrou, até dia 21 de maio, 18015 doses da vacina – um total 43,52% da população estimada. Foram vacinadas 4247 crianças, 824 trabalhadores de saúde, 724 gestantes, 178 mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias (puérperas) e 12042 idosos. A campanha tem como objetivo vacinar idosos, crianças, gestantes, mulheres pós-parto e profissionais de saúde, entre outros, contra a gripe. Na rede municipal a aplicação é gratuita.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. A doença pode levar a complicações graves e à morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral. A principal ação para prevenir esta doença é a vacinação.

Indaiatuba tem uma população estimada para ser vacinada de 49086 pessoas e tem que vacinar 80% desta população. São 21709 idosos maiores de 60 anos, 4624 trabalhadores de saúde, 2234 gestantes em qualquer fase gestacional, 367 mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, 4467 crianças de seis meses a menores de dois anos, 7994 crianças de 2 a 4 anos e 7691 pessoas com doenças crônicas como diabetes e problemas renais, além de transplantados, mediante a apresentação de documento médico. 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Mix Cultural aproxima obras e artistas do público no SESI Campinas

Na última semana de maio, de 26 a 29 de maio, o SESI Campinas-Amoreiras recebe o SESI-SP Mix Cultural: Conversas Criativas sobre Literatura, Artes Visuais e Audiovisual, projeto que acontece simultaneamente em outras 12 unidades do SESI-SP. Uma série de atividades gratuitas será oferecida com o objetivo de promover o contato do público com artistas conceituados pelo trabalho que desenvolvem em literatura.

A programação começa com a realização de uma Oficina Literária ministrada por Thaís Linhares nos dias 26 e 27 de maio, das 19h às 22h. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a literatura de cordel e os seus desdobramentos, estimulando sua criatividade de forma alinhada entre texto e grafismo. Também será apresentada uma prima da xilogravura por meio do princípio ecologicamente correto de uso de materiais da terra. Formada pelo Senai-AG e pela UFRJ, Linhares tem mais de uma centena de obras publicadas como ilustradora e mais algumas como escritora. Foi selecionada para o Catálogo Ibero-americano de ilustradores e finalista do Prêmio Monteiro Lobato do SESC em 2013. As vagas são limitadas.

O público também poderá participar do encontro Diálogos Cinematográficos, no dia 28, às 20h, com Marcelo Machado, cineasta do filme O Sarau: Uma Usina de Sonhos em Dois Córregos, que será exibido na unidade antes do bate-papo. O filme narra o papel transformador da poesia no cotidiano dos habitantes da cidade de Dois Córregos. Nesta cidade do interior de São Paulo, a ONG Usina de Sonhos estimula o gosto e o interesse pela arte, especialmente em relação à poesia e à literatura. Machado foi o criador da produtora Olhar Eletrônico, conhecida pelo pioneirismo e pelo caráter experimental de suas produções em vídeo. Depois de uma vasta experiência com emissoras de TV, assumiu o Departamento de Rádio e Televisão da agência de publicidade DPZ. Desde 2005, tem se dedicado à produção de documentários de longa duração, como Oscar Niemeyer, o arquiteto da invenção e Tropicália.

Fechando a semana, os participantes poderão ainda participar do bate-papo com o ilustrador e cordelista João Gomes de Sá durante o Encontro Literário, dia 29, às 19h30. Formado em letras pela Universidade Federal de Alagoas, Gomes de Sá é professor, cordelista e escritor, com linha literária voltada às manifestações culturais do povo nordestino. Em parceria com outros cordelistas idealizou a Caravana do Cordel e a Biblioteca Ambulante, que já estiveram em diversas regiões do País com o intuito de despertar nos jovens estudantes o gosto pela literatura de cordel.

Agenda
Oficina Literária: O Cordel da Batata (vagas esgotadas)
Com Thaís Linhares
26 e 27 de maio – terça e quarta – 19h às 22h
Classificação: a partir dos 12 anos
Duração: 6 horas

Diálogos Cinematográficos - O Sarau: Uma Usina de Sonhos em Dois Córregos
Com Marcelo Machado
28 de maio – quinta – 20h
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos

Encontro Literário: Bate-papo com o ilustrador e cordelista
Com João Gomes de Sá
29 de maio – sexta – 19h30
Classificação: a partir dos 12 anos
Duração: 90 minutos

A agenda completa da programação do SESI-SP Mix Cultural nas demais cidades do interior e Grande São Paulo pode ser conferida em: www.sesisp.org.br/cultura.

Serviço
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas/SP
Data: de 26 a 29 de maio 
Informações: (19) 3772-4100 | E-mail: caccampinas1@sesisp.org.br.

Acenbi promove 11ª Festa do Sukiyaki sábado na sede social

Abel Duërë na Virada Cultural de Campinas

Divulgação.
Natural de Angola, Abel Duërë chega ao Brasil estreando sua carreira de cantor no Cassino do Chacrinha. Com raízes e alma africana, as canções são tocadas numa linguagem pop-rock, ingredientes de seu primeiro álbum, Crioulinha, indicado para o Prêmio Sharp na categoria de cantor revelação. Desde então, vem construindo importantes parcerias no cenário nacional e internacional com Alcione, Zezé Motta, Tânia Alves, Mauricio Mattar e outros. A projeção do artista vem crescendo desde então, com inserções em programas da TV Globo, com a conquista de 7 Troféus Caymmi e o desenvolvimento de projetos humanitários em sua terra natal e no Complexo da Maré através do Projeto Oficina de Percussão da Maré.

Toda essa trajetória de realizações chega a Campinas, num projeto semelhante ao da Maré – “A princípio no bairro de São Domingos”, afirma Abel. Estreando uma turnê de shows na região, no próximo final de semana a Virada Cultural em Campinas receberá uma nova fase: a de Abel DOmbaka. Acompanhado de músicos locais, jovens e muito talentosos, o show Partido Negro carrega uma importante harmonia musical. Com direção musical do guitarrista Gabriel Adorno, rítmica de Elthon Dias e Ruan Spíndola, teclados de Erik Oliveira, baixos de Peu Abrantes e vocais de Débora Liz e Tatiara Firmiano, o show deste domingo (31) contará ainda com participações especiais do swingueiro Sergio Zolla, angolano que trará a dikanza, instrumento de percussão típico de sua terra natal e da cantora Andréia Preta, dando uma força ao vocal.

Serviço
Data: 31 de maio
Horário: 21h
Local: Estação Cultura - Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Campinas
Entrada: Gratuita.

Carlos Kbelo leva músicas regionais sábado ao Jaraguá Conceição

Divulgação.
A agenda de maio do projeto cultural Jaraguá Music encerra sua programação com a apresentação de Carlos Kbelo, no próximo sábado (30). O show, que possui entrada gratuita, começa às 12h na praça de alimentação do Shopping Jaraguá Conceição, com muita música brasileira.

O cantor, de São José dos Campos, compôs sua primeira canção em 1983. Em 2000 gravou o CD autoral Percuteria e Sete Cordas em parceria com o percussionista Jimmy, com quem já trabalha desde 1997. Suas canções foram premiadas em vários festivais pelo país.  

Serviço
Projeto cultural Jaraguá Music
Local: praça de alimentação do Shopping Jaraguá - Rua Conceição, 233, Centro – Campinas
Data: 30 de maio
Horário: das 12h às 15h
Evento gratuito.

Espetáculo “Mogli, o Menino Lobo” acontece no Shopping Spazio Ouro Verde

Divulgação.
A envolvente história de carinho, amor e amizade de Mogli, o Menino Lobo proporcionará ao público do Shopping Spazio Ouro Verde momentos de alegria e emoção. O espetáculo do próximo sábado (30), conta com figurinos detalhados e fiéis ao clássico, além de um cenário que reproduz uma floresta perfeita, que promete encantar a todos.

Mogli, o Menino Lobo é a aventura de Mogli, um bebê que, após sofrer um acidente de barco com os pais, é encontrado pela Pantera Baghera e criado junto a uma ninhada de lobos. O "filhote de homem" cresce e encontra os perigos da floresta com a cobra Kasssca e com o tigre Bengala, Jângal Khan e também conhece um amigo, Balú, um urso bonachão e alegre que ensina as leis da selva e alegrias de viver solto em uma floresta exuberante.

​A história encenada pela Companhia Arte & Manhas pode ser conferida no 2º piso do Shopping Spazio Ouro Verde e promete levar as crianças a imaginarem que estão vivenciando a própria história. A atração é gratuita e tem início às 16h.

Serviço
Espetáculo – Mogli, o Menino Lobo
Local: 2º piso
Av. Ruy Rodrigues, 3900 – Parque Universitário – Campinas
Data: 30/05 (sábado)
Horário: 16h
Evento gratuito.

Semana do Meio Ambiente terá teatro de bonecos em escolas de Santa Bárbara

Divulgação.
Para comemorar a Semana do Meio Ambiente em Santa Bárbara d’Oeste, quatro escolas da cidade vão receber o espetáculo infantil Coração Verde entre os dias 8 e 10 de junho. As apresentações fazem parte do projeto cultural Bonecos Itinerantes de Repertório, viabilizado através da lei de incentivo fiscal ProAC, com patrocínio da empresa Beraca Sabará Químicos e Ingredientes S/A e produção da D’Color Produções Culturais, de Campinas. O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Centro de Controle de Zoonoses.

O espetáculo ocorre em um caminhão cujo baú vira um palco de teatro. Coração Verde é uma peça interativa, alegre e recheada de canções que resgatam a cultura popular do Brasil. O meio ambiente é o foco central da história e, por isso mesmo, são usados bonecos feitos com papel machê, materiais recicláveis e sucatas.

Desmatamento, tráfico de animais, contaminação da água, poluição da natureza – diante de tanto mal causado pelo homem, os personagens percebem que o Planeta Terra pede socorro e se manifestam contra esse estado de abandono. Juntos, o rato, o gambá, a plantinha Camomila, a minhoca Nhoca, o macaco Bugio, os índios e as crianças Nestor, Júlia e João, sensibilizados, se unem para ajudar a saúde do planeta propondo ações coletivas em um mutirão às margens do rio Naturê. Assim, o nosso ‘Coração Verde’ começa a pulsar mais forte mostrando que, com ações conjuntas, fica mais fácil conservar e cuidar da natureza.

Grupo Grumaluc
À frente da peça está o Grupo Grumaluc. Dedicado ao teatro de bonecos, foi fundado em 1994, na cidade de Salvador/ Bahia. Tudo começou por acaso, pelo amor à arte e pelo encantamento que o boneco transmitia às suas duas integrantes fundadoras: Márcia Marchette e Teca Rios. O grupo escreve seus próprios textos, monta trilhas inéditas para os espetáculos e, desde o ano 2000, atua em Campinas e interior do estado de São Paulo com projetos infantis elaborados para a arte-educação, com temas sobre a conservação do meio ambiente.

Sobre a D’Color Produções Culturais
Empresa de Campinas (SP) focada em assessoria, planejamento e execução de projetos culturais em parceria com diversos segmentos através de leis de incentivo. Possui a missão de fomentar a cultura no Brasil e disseminá-la para o maior número de pessoas.

Serviço
Projeto Bonecos Itinerantes de Repertório em Santa Bárbara D’Oeste
Espetáculo Coração Verde, com Grupo Grumaluc
Duração do espetáculo: 35 min / Censura: Livre
Realização: D’Color Produções Culturais – Telefone: (19) 3256-4500  -  www.dcolor.art.br

Programação
Data: 08/06
Horário: 09h30
Local: CIEP Leonel Brizola
Endereço: Rua Guaianazes, 875 - Santa Rita de Cássia

Data: 08/06
Horário: 14h
Local: CIEP Profª Therezinha de C. Pacheco Sbravatti
Endereço: Rua Grécia, 506 - Jardim Europa

Data: 09/06
Horário: 09h e 15h
Local: EMEFEI Maria Augusta Bilia
Endereço: A. Amizade, 3400 - Pq. Planalto

Data: 10/06
Horário: 09h e 14h
Local: ADI Dr. Euvaldo de Queiroz Dias
Endereço: Rua Goiânia, 1062 - Jd. Esmeraldo.

Calçados para noivas Jorge Bischoff: luxo e poder diante do altar

Divulgação.
A griffe Jorge Bischoff apresenta para o mês das noivas sapatos que elevam o tão sonhado “dia do sim” ao luxo supremo. A consagrada Coleção Noivas transita por uma cartela de cores clássica e ao mesmo tempo imponente.

O tom branco com acabamento acetinado, nudes e metalizados são aplicados a modelos de scarpins, sandálias e peep-toes. Detalhes luxuosos adornam algumas peças, que levam pedrarias no salto ou em detalhes na plataforma.

Além de modelos desta linha especial, a loja exclusiva Jorge Bischoff Iguatemi Campinas tem peças da Coleção Outono Inverno 2015 que são perfeitas para o grande dia. Entre as opções, as sapatilhas e as sandálias de salto mais baixo são ideais para noivas que buscam charme e preferem modelos mais confortáveis.

SOBRE A JORGE BISCHOFF – Parte do Bischoff Creative Group, a griffe Jorge Bischoff, assinada pelo designer que lhe dá nome, tem na elegância e na exclusividade seus diferenciais. Com lojas exclusivas nos principais endereços de moda, está presente em todo o Brasil e em mais de 40 países. Em Campinas, a loja exclusiva Jorge Bischoff está no Shopping Iguatemi, 1º piso. Veja mais em http://www.jorgebischoff.com.br/.

Congesa promove campanha do agasalho em prol de entidades de Indaiatuba

O inverno ainda não chegou, mas a temperatura do outono já pede o uso de roupas de frio. Pensando em quem mais precisa nessa época do ano, a Congesa realiza durante o mês de maio a Campanha do Agasalho para arrecadação de roupas, acessórios, calçados e cobertores que serão destinados ao Lar de Velhos & Espaço Dia Emmanuel e à ONG Bolha de Sabão.

Para quem quiser colaborar com a campanha, a entrega das doações pode ser feita na Central de Vendas Congesa, no Parque Ecológico. As entidades solicitam que as peças estejam limpas e em condições de uso. São aceitos qualquer tipo de cobertores, acessórios como luvas, toucas, cachecóis e meias, além de roupas e calçados em geral.

O Lar de Velhos & Espaço Dia Emmanuel atende 100 idosos, sendo 70 moradores e 30 que passam o dia na entidade por meio do Espaço Dia. Já a ONG Bolha de Sabão, que receberá as peças infantis, atende atualmente 53 crianças entre 6 e 15 anos em situação de vulnerabilidade e risco social com ações socioeducativas.  

Com essa campanha, a Congesa espera contribuir para um inverno mais quentinho e aconchegante tanto dos idosos quanto das crianças destas entidades. A ajuda dos colaboradores e da comunidade é essencial para o sucesso dessa ação.

Local para entregar as doações: Central de Vendas Congesa - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 1357, Parque Ecológico - diariamente das 9 às 19 horas.

Júlio Rocha apresenta 'Tudo por Elas' sábado em Salto

Crédito da foto: Diego Soares.
O espetáculo Tudo por Ela é uma comédia que traz aos palcos Eddie Cosby, um grande astro do entretenimento, interpretado pelo ator Júlio Rocha. Escrito por Mara Carvalho e dirigido por Patricia Vilela, a comédia expõe o lado frágil e engraçado do personagem após o término de seu namoro, momentos antes de subir ao palco para mais um espetáculo. “Com senso de humor, Tudo Por Ela retrata a fragilidade de um popstar na iminência de perder seu grande amor”, comenta Julio Rocha.

Em curta temporada em Salto (SP), com apresentação única dia 30 de maio na Sala Palma de Ouro. Mais informações pelo telefone (11) 4602-8693 ou pelo site www.teatrogt.com.br.

Sinopse: Eddie Cosby é um popstar reconhecido pela autenticidade, irreverência e estilo. Está sempre criando novos conceitos na arte; desta vez está eufórico, ansioso, para lançar ao público um novo single de hip hop.

A caminho do teatro, ele recebe uma ligação que muda todo o rumo daquela noite. A namorada Lika termina o namoro por telefone sem motivo aparente. Ao entrar em cena, não consegue disfarçar sua indignação. A pinta de durão coloca toda comicidade no personagem, que fragilizado, tenta se convencer do fim.

O espetáculo conta com duas músicas de hip hop que foram escritas por Júlio com parceria do diretor musical DuckJay, que faz parceria nas letras e é responsável pela direção musical. O espetáculo conta também com preparação corporal de Ds Fuel. A cada cidade por onde o espetáculo se apresenta, um grupo de hip hop é convidado para participar do espetáculo, dando uma interatividade para espetáculo e promovendo a arte hip hop.

O ator Júlio Rocha acumula mais de sete novelas, diversas participações em séries, filmes e peças de teatro.  Sua última aparição na televisão foi marcante no papel do médico Dr. Jacques na novela Amor à Vida, da Rede Globo.  Ele também esteve presente nas novelas BangBang; Pé na Jaca; Duas Caras; Paraíso Tropical e Caras e Bocas, todas da Rede Globo. No teatro, viajou o Brasil com a comédia Quem Ri Por Último, Ri Melhor, com direção de Cininha de Paula, ao lado de Danielle Winits.

Ficha técnica
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Texto: Mara Carvalho
Direção: Patrícia Vilela
Elenco: Júlio Rocha
Direção Musical: Duckjay
Direção de Produção: Thonny Piassa
Preparação Corporal e Movimento: Ds Fuel
Produção Executiva: Graça Mota, Douglas Nascimento
Assistente de Produção: Bete Nogueira
Figurino e Adereços: Júlio Rocha
Iluminação, Sonoplastia: Maristela Mota
Operação Som e Luz:  Maristela Mota
Fotos: Gustavo Arrais
Designer: Revolue
Assessoria de Imprensa: Fernando Trovatti
Realização: Júlio Rocha / TeatroGT

Serviço
Salto – 30 de maio
Horário: Sábado – 21h
Sala Palma de Ouro – R. Prudente de Moraes, 580
Informações: (11) 4602-8693 – www.teatrogt.com.br.