Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 31 de março de 2015

Funssol inicia hoje o projeto “Conhecendo a cidade na melhor idade”

Foto: arquivo SCS/PMI.
O Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Indaiatuba inicia hoje, terça-feira (31) o projeto Conhecendo a Cidade na Melhor Idade, que consiste em levar os 704 integrantes de 15 grupos da terceira idade de Indaiatuba para conhecerem obras de infraestrutura e áreas da cidade. Serão visitados a estação de tratamento de água da Vila Avaí, a nova represa de água do Mirim, a Marginal do Parque Ecológico, o Novo Distrito Industrial da Fábrica da John Deere e o Residencial Campo Bonito. O projeto do Funssol tem o apoio do SAAE e do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento, que cederá o profissional e ônibus. O cronograma prevê visitas até o dia 28 de abril.

A presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, explicou que este projeto foi um pedido do prefeito Reinaldo Nogueira. “As pessoas querem conhecer estas obras e assim terão uma oportunidade. Teremos responsáveis técnicos que darão as explicações durante as visitações e o percurso no ônibus. Muitos moram em bairros da zona norte e não conhecem o quanto Indaiatuba é grande e bem desenvolvida na região da Morada do Sol, o novo Distrito Industrial e o Residencial Campo Bonito, que tem cerca de três mil unidades, entre casas e apartamentos em fase final de construção em parceria com a Caixa, além do lotes urbanizados que terão toda infraestrutura”.

A programação começa no dia 31 de março com o Grupo Alegria de Vivar da Sol Sol e termina dia 28 de abril com o grupo Aparecida Galvão do Vale.

Márcia Novaes apresenta 27 obras na II Mostra Infiorescenza

Divulgação.
Na continuação da comemoração de 40 anos, envolvida com telas, tintas e pincéis, a artista visual e paisagista Márcia Novaes apresenta sua arte na II Mostra Infiorescenza, que traz 27 obras, em óleo sobre tela e gravuras.

As famosas flores dramáticas da artista – que vivencia a arte do paisagismo no dia a dia – são retratadas, agora, em preto e branco, escondendo mil matizes intermediários e, também, suas inflorescências multicoloridas estão misturadas às técnicas de transferência de papéis antigos, raspagens e um ou outro verso inspirado e solto na tela.

A mostra, com curadoria de Ligia Testa e Fabio Cerqueira, é uma realização da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp em parceria com o CIS-Guanabara e tem vernissage no dia 7 de abril, terça-feira, às 20h, na Estação Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas). A exposição estende-se até dia 28 e a entrada é livre.

Flamant encanta convidados com “walking lunch”

A diretora da Flamant no Brasil, Ann Vanden
Avenne
.
Inspirada pelo festival de chocolates belgas realizado neste mês em São Paulo, a Flamant, marca de móveis e decorações de origem belga instalada no Cambuí, em Campinas, realizou na última nesta sexta-feira, 27, um agradável walking lunch, com a degustação de chocolates daquele país.

Um seleto grupo de 100 convidados, entre arquitetos, decoradores, jornalistas e blogueiros, foi recebido na bela loja – única no país – pela diretora da marca do Brasil, Ann Vanden Avenne e sua equipe, para o descontraído almoço, que contou com os serviços do buffet Baracat. Destaque para as presenças do cônsul geral da Bélgica em São Paulo, Didier Vanderhasselt e também do cônsul honorário da Bélgica para a região de Campinas, Damien Grimmelprez.

O grand finale ficou por conta da degustação de chocolates belgas, parte deles feita artesanalmente, harmonizados com diferentes blends de café. O objetivo da confraternização, já em clima de Páscoa, foi conciliar o design e gastronomia em uma experiência cheia de sabor e aconchego.
O cônsul honorário da Bélgica para a região de Campinas, Damien
Grimmelprez
, com o cônsul geral da Bélgica em São Paulo, Didier
Vanderhasselt
.

A equipe da Flamant em Campinas celebra o sucesso do evento.
Fotos: divulgação.

Santa Costura de Todos os Panos lança coleção na Casa de Fazer dia 7

Chegando convite para evento no dia 7 de abril, terça-feira, às 19h, na Casa de Fazer (Av. Dona Maria Franco Salgado, 674, Jardim Atibaia, Campinas): será a noite de lançamento da coleção Outono/Inverno da Santa Costura de Todos os Panos, tendo como pano de fundo decoração da Lótus Arte Floral, comidinhas da Dom Divino e refreshments da Joy Refresco Natural, parceiros no evento, que terá ainda bate-papo sobre estilo e maquiagem com Cabidaria e Cris Gata Hair Make.

Cristóvão Bastos e Maurício Carrilho homenageiam mestres do samba e do choro no Almanaque dia 9 de abril

Divulgação.
Pianista, compositor e parceiro de Chico Buarque e Aldir Blanc, entre outros bambas da MPB e arranjador de primeira, o músico Cristóvão Bastos (foto) se apresenta ao lado do genial violonista Maurício Carrilho, em Campinas, no bar/restaurante Almanaque Café, para uma homenagem aos mestres do samba e do choro. O show acontece no dia 9 de abril (quinta-feira), às 21h. Os ingressos já podem ser adquiridos por R$30,00 (antecipados até o dia 8) e R$40,00 (no dia).

Clássicos de Pixinguinha, Ary Barroso e Paulinho estarão na pauta do show, além de canções autorais de Cristóvão e Maurício, já que ambos são considerados artistas de forte expressão nos dois gêneros.  

Cristóvão Bastos
Cristóvão chega em 2015 com 55 anos de carreira, tendo recebido diversos prêmios, entre eles oito Prêmios Sharp nos quesitos compositor, arranjador, instrumentista e melhor disco instrumental em produções como o CD Bons Encontros, em parceria com Marco Pereira e também através do trabalho que o consagrou como melhor arranjador de samba do Brasil: o CD Bebadosamba, de Paulinho da Viola.

Parceiro de grandes nomes como Chico Buarque — com quem compôs Todo Sentimento —, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Paulinho da Viola, Elton Medeiros e Abel Silva, Cristóvão também criou arranjos para discos e shows de Nana Caymmi, Edu Lobo, Fafá de Belém, Gal Costa, Paulinho da Viola e Simone.

Algumas de suas composições estão registradas nas vozes e instrumentos de nossos maiores intérpretes, como Zezé Gonzaga, Simone, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Verônica Sabino, os grupos Época de Ouro e Nó em Pingo D’água, Maria Creuza, Paulinho da Viola, Elizeth Cardoso, Emílio Santiago, Zé Nogueira, Mauro Senise e Marco Pereira, entre outros.

Com Aldir Blanc, compôs Resposta ao Tempo, tema de abertura da minissérie Hilda Furacão, da Rede Globo (1998), que alcançou grande sucesso e Suave Veneno, da novela Suave Veneno, Rede Globo (1999), ambas gravadas por Nana Caymmi.

Em 2008 recebeu o Prêmio Tim, como melhor arranjador com o disco Paulinho da Viola – Acústico MTv.

Em 2011, Cristóvão ganhou como melhor arranjador do CD Tantas Marés, de Edu Lobo, no Prêmio da Música Brasileira.

Maurício Carrilho
Desde sua estreia profissional em 1977, no disco Os Carioquinhas no Choro, do grupo Os Carioquinhas, Maurício Carrilho vem se dedicando à preservação da história da música brasileira. Sua atuação como violonista (de 6 e 7 cordas) e arranjador é muito conhecida do público, graças a seus numerosos trabalhos ao lado de ícones como Elizeth Cardoso, Chico Buarque, Francis Hime, Paulo Cesar Pinheiro e tantos outros. Além disso, é intensa sua atuação em grupos instrumentais como a Camerata Carioca, nos anos 70, que teve como mentor ninguém menos que Radamés Gnattali.

Maurício é filho e sobrinho de dois grandes flautistas e compositores, Álvaro e Altamiro Carrilho. Além da veia musical, teve aulas de violão desde a infância com os mestres Meira e Dino 7 Cordas.

Em 1985, lançou um disco independente ao lado do violonista João de Aquino em que mostrava algumas composições próprias. Esse LP, entretanto, não teve maior repercussão e hoje em dia é uma raridade. Nos anos seguintes, apenas pequenas “pílulas” de seu talento de compositor foram reveladas, gravadas por intérpretes como Nara Leão, Miúcha, Ithamara Koorax, Lisa Ono e Ana de Hollanda.

A atividade musical de Maurício continuou intensa, até que em 2000, tendo fundado um ano antes, ao lado de Luciana Rabello e João Carino, a Acari Records (primeira e única gravadora especializada em choro), lançou por esse selo seu primeiro CD solo, intitulado Maurício Carrilho.

Lançou em 2004 outro disco só de composições próprias, Sexteto + 2, ao lado do Sexteto Maurício Carrilho. Em 2007 veio Choro Ímpar, trabalho inovador só com composições feitas em compassos ímpares. Em 2005 impôs-se um desafio digno de poucos artistas: compor uma música por dia, durante um ano. Com muita disposição e disciplina, Maurício criou o Anuário do Choro, com centenas de choros, polcas, maxixes, valsas, schottischs etc. Em 2009, repetiu a dose, criando mais um anuário. Sua produção de compositor, só nos anos de 2005 e 2009, somou 810 músicas.

Maurício compôs, em 2004, sob encomenda, a primeira Suíte para Violão 7 Cordas e Orquestra Sinfônica da história, peça aclamada por público e crítica, que desde então vem sendo constantemente executado por orquestras no Brasil e no exterior, tendo como solista o violonista Yamandu Costa (que teve seu primeiro disco solo produzido por Maurício Carrilho).

Em 2009 teve seu Septeto Brasileiro gravado em DVD, interpretado por Daniel Guedes (violino), Hugo Pilger (violoncelo) e o célebre Quinteto Villa-Lobos.

Sempre preocupado com a difusão e disseminação da música brasileira, Maurício é fundador, coordenador e professor da Escola Portátil de Música, projeto de educação musical através da linguagem do choro, que começou como simples oficina em 2000 e, desde então, trilha um caminho de crescente sucesso.

É presidente do Instituto Casa do Choro, instituição responsável pela Escola Portátil e que tem como principal objetivo o registro e a preservação de acervos e da memória da música popular carioca, em especial o choro.

Serviço
Cristóvão Bastos e Maurício Carrilho - Homenagem aos Mestres do Samba e Choro
Quando: 9 de abril (quinta-feira)
Horário: 21h
Local: Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo, Campinas) – Telefone: (19) 3249-0014
Ingressos: R$30,00 (antecipados até o dia 8) e R$40,00 (no dia).

Banda União dos Artistas abre comemorações de 15 anos do Plaza Shopping Itu

uniaodosartistas.org.br.
O Plaza Shopping Itu comemora em abril seu aniversário de 15 anos e o clima de celebração vai invadir o calendário de eventos do shopping. Para contar um pouco mais da sua história e comemorar este novo marco, o Plaza preparou uma programação especial com eventos para todos os públicos. A agenda de aniversário tem início já no dia 1º de abril, com a apresentação da Banda União dos Artistas. O evento, que tem entrada gratuita, acontece às 19h30, na Praça de Eventos.  

O repertório escolhido tem ao todo dez obras e inclui ritmos como samba, pop, soul, paso doble e, como debutante, o Plaza também ganhará sua primeira valsa. “Escolhemos esta tradicional banda para valorizar os músicos locais, que já estiveram presentes em outras ações culturais. Convidamos a todos para abrir a programação de aniversário do shopping e entrar no clima de festa”, comenta o gerente de marketing do Plaza, Edgar Silveira.

Calendário de eventos
Para o mês de aniversário, o Plaza Shopping Itu preparou uma programação especial que remete à história do empreendimento e ao marco de chegada aos 15 anos. A agenda dos 15 anos inclui ainda apresentações de dança, teatro e circo, promoção, festival gastronômico e uma exposição temática. Confira o calendário de aniversário de 15 anos do empreendimento no site www.plazashoppingitu.com.br.

‘Abril Cultural’ movimentará comemorações do 66º aniversário de Vinhedo

Foto: Erick Leite.
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá ao longo do mês do aniversário da cidade uma intensa programação com atividades culturais. Batizado de Abril Cultural, o projeto terá exposições de artes, apresentações musicais, teatrais e de dança.

No dia em que Vinhedo completa 66 anos, 2 de abril, serão abertas duas exposições. No Memorial do Imigrante, a mostra Momentos de Vinhedo terá 19 trabalhos de pintura em óleo sobre tela que retratam a cidade. “São trabalhos artísticos feitos pelos alunos das Oficinas Culturais”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Wagner Pavarin.

Já no Salão de Artes do Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini, no Centro, ficarão expostas 20 obras que compõem o acervo artístico municipal, que tem a tutela da Secretaria de Cultura e Turismo. São obras adquiridas pelo governo municipal desde 1995, durante o Salão de Artes de Vinhedo, com obras de artistas de renome nacional de Curitiba, Salvador, Belo Horizonte e Recife. As duas mostras estarão abertas ao público gratuitamente até o dia 30 de abril.

No segundo final de semana do mês, o grande movimento será no Parque Municipal Jayme Ferragut, onde de 10 a 12 de abril acontecerá a 16ª Exposição Nacional de Orquídeas de Vinhedo. Além de apreciar a beleza das flores, os visitantes também poderão participar de cursos gratuitos sobre cultivo.

Quem for ao local no sábado e no domingo também poderá entrar no Ginásio Poliesportivo para visitar a 4ª Expogatos, que terá como atrações o Campeonato de Beleza Felina e exposição internacional de gatos de raça. O ingresso é um pacote de ração para gatos. A exposição é promovida pela Associação de Raça Maine Coon do Brasil (Amacoon), com o apoio da Prefeitura de Vinhedo e da Royal Canin do Brasil.

Na Praça Sant’Anna, no centro, os músicos do projeto Banda na Praça prometem colocar diferentes gerações para cantar e dançar no sábado, 11, das 11h ao meio dia.

Entre 14 e 24 de abril, o palco do Teatro Municipal receberá os alunos das Oficinas Culturais que farão apresentações de coral e violão, orquestra de cordas, teatro, dança e também do Quarteto de Cordas comandado pelo maestro Gessé Araújo. Elas serão nos dias 14, 16, 17, 22, 23 e 24 sempre às 19h30, com entrada gratuita.

Para valorizar a literatura, será promovida a Semana da Leitura entre os dias 15 e 23. A abertura oficial do evento será no dia 15, às 19h30, no Teatro Municipal, com apresentação da peça Antonio a tua tão necessária poesia, com Clarisse Abujamra. Nos outros dias haverá atividades como contação de história, declamação de poesias que acontecerão nas praças públicas, unidades de ensino e também no Teatro Municipal.

No dia 18, das 9h às 13h, nas Praças Sant’Anna, Aurora Sudário, na Capela e Geraldo Thomé, no Jardim Três Irmãos, haverá contação de histórias, livroeiro, varal de livros, doação de livros e microfone aberto para que cada pessoa possa declamar seu poema ou texto favorito, além das apresentações de fanfarra.

No terceiro e no quarto finais de semana acontece no Parque Municipal a 10ª edição da Festa do Milho, promovida pela Comunidade Nossa Senhora de Fátima, com apoio da Prefeitura. No local, o visitante encontrará à venda comidas e bebidas derivadas do milho. Entrada também é gratuita.

Também no último final de semana, Vinhedo promoverá a 1ª Mostra de Danças Urbanas, com as apresentações nos dias 25 e 26, das 10h às 20h, no palco do Centro de Convivência. A atração também é aberta ao público em geral. “Será um mês muito movimentado culturalmente com atrativos para todos os gostos. Não faltarão motivos para as pessoas saírem de casa e aproveitar”, finaliza Wagner Pavarin.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Prefeito assina concessão de área para Volacc e Rotary Club

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI.
O prefeito Reinaldo Nogueira assinou o contrato de concessão de área institucional para a Volacc (Voluntárias de Apoio no Combate ao Câncer) e para o Rotary Club de Indaiatuba. A assinatura aconteceu hoje (30) pela manhã. O documento de concessão administrativa de uso de área institucional tem prazo de 20 anos, podendo ser renovado por iguais períodos sucessivos. A Volacc recebeu uma área de 2.023,14 m² e o Rotary Clube de Indaiatuba, 2.027,08 m² na área institucional do Jardim Maison Du Parc.

Durante a assinatura, estavam presentes o presidente da Volacc, Sílvio Alexandre Soares de Oliveira; a fundadora da Volacc, Joana Joly e a presidente do Rotary, Maria Helena de Toledo Wegbecher.

Antes da assinatura dos documentos, o prefeito sugeriu aos presidentes do Rotary e Volacc que façam um projeto para um melhor aproveitamento para que os espaços tenham possam ter áreas de trabalhos e estacionamentos. O prefeito também destacou que o trabalho desenvolvido por ambos é nobre e visa dar uma melhor qualidade de vida aos envolvidos.

Maria Helena agradeceu, em nome dos membros da diretoria do Rotary Club de Indaiatuba e a todos utilizam os serviços, o espaço para a nova sede.

O presidente da Volacc agradeceu o prefeito e toda diretoria em nome de sua fundadora, que junto com as voluntárias sempre foram incansáveis. “Este é um momento histórico em que teremos a nossa sede e com certeza a concessão nos permitirá fazer um trabalho melhor e maior”

“Mistero Buffo” na Mostra de Teatro-Panorama Petrobras Distribuidora de Cultura com ingressos gratuitos

Foto: Carlos Gueller.
A temporada na cidade de Campinas da Mostra de Teatro-Panorama Petrobras Distribuidora de Cultura – uma parceria entre a Petrobras e o Ministério da Cultura – tem sequência nos dias 4 e 5 de abril, sábado, às 20h e domingo às 18h, com o espetáculo Mistero Buffo, da Cia. La Mínima, com direção de Neyde Veneziano, no Estação Cultura com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Campinas. As sessões terão entrada franca e tradutores para linguagem de sinais (libras) e áudio-descrição, em dias alternados.

Inspirada nos mistérios medievais e na narrativa dos jograis, a comédia apresenta uma visão crítica de temas atuais como a exploração do culto às celebridades e a ganância pelo dinheiro a partir do ponto de vista do povo.

O Mistero Buffo original, criado por Dario Fo no final de década de 1960, é uma antologia que reúne mais de 20 monólogos. Para esta encenação, foram escolhidos quatro deles (A Ressurreição de Lázaro, O Cego e o Paralítico, O Louco e a Morte e O Jogo do Louco aos Pés da Cruz), interpretados pela dupla de palhaços da La Mínima, considerada uma unidade indivisível e inseparável.  O espetáculo, fragmentado pela estética popular, apresenta, além dos episódios, um prólogo, dois entreatos e um final musical.

O elenco, formado por Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz, reveza-se em dezenas de personagens que perpassam diferentes quadros representando temas bíblicos recriados pela visão popular. A montagem adapta a teatralidade do autor italiano à linguagem circense dos palhaços, explorada pelos atores há mais de 20 anos. A fim de trazer o universo de Fo para o Brasil, foi feita uma transposição dos diferentes dialetos italianos explorados pelo autor às gírias da rua brasileira.

Ficha Técnica
Autor: Dario Fo
Concepção: La Mínima e Neyde Veneziano
Direção: Neyde Veneziano
Assistência de direção: André Carrico e Ioneis Lima
Tradução: Neyde Veneziano e André Carrico
Elenco: Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz
Iluminação: Wagner Freire
Cenografia: Domingos Montagner
Confecção de cenografia e arte: Maria Cecília Meyer
Figurino: Inês Sacay
Direção Musical / Música Originalmente Composta: Marcelo Pellegrini
Direção Mímica: Alvaro Assad
Direção de Produção e Administração: Luciana Lima
Produção Executiva: Cristiani Zonzini
Fotos: Carlos Gueller
Produtor Original: SESI-SP
Realização: La Mínima

Serviço
Mostra de Teatro-Panorama Petrobras Distribuidora de Cultura
Mistero Buffo
Data: 4 e 5/04                 
Local: Estação Cultura - Rua Mal. Floriano Peixoto, s/nº - Centro, Campinas
Horário: sábado 20h e domingo 18h
Direção: Neyde Veneziano
Elenco: Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz
Ingresso: gratuito
Classificação: 16 anos
Duração: 80 minutos.

Pro-Memória encerra amanhã (dia 31) inscrições para 14º Prêmio Nabor Pires Camargo

Foto de arquivo - PMI.
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Fundação Pró-Memória, encerra amanhã (31), as inscrições abertas para o 14º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista. Voltado à música popular brasileira, o prêmio visa divulgar as obras do clarinetista e compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo, além de estimular e revelar o talento de novos criadores e intérpretes. “Trata-se de um dos poucos concursos de música instrumental realizados no Brasil, sendo nacionalmente conhecido e divulgado”, comenta o superintendente da fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus.

Nesta edição, o prêmio volta a ser realizado em um dia e o prêmio para o melhor músico será de R$8.000,00; o segundo colocado receberá R$6.000,00; o terceiro, R$5.000,00 e o quarto receberá R$4.000,00 – do 6º ao 10º colocado, R$500,00.

Após uma triagem, serão selecionados os dez finalistas que concorrerão em audição pública a ser realizada no dia 24 de abril às 19h30, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A Fundação Pró-Memória oferecerá aos participantes e seus acompanhantes no dia da audição almoço, ajuda de custo e hospedagem.

O candidato deverá inscrever-se individualmente uma única vez com duas músicas – uma de Nabor Pires Camargo e outra de livre escolha, podendo ser autoral, e que tenha duração máxima de cinco minutos. As canções deverão ser gravadas em áudio, preferencialmente em CD e enviadas juntamente com seis cópias das partituras de cada música e a ficha de inscrição devidamente preenchida para o endereço Fundação Pró-Memória de Indaiatuba - 14º Prêmio Nabor Pires Camargo - Rua Oswaldo Cruz, 1015 - Cidade Nova - Indaiatuba, SP - CEP 13334-010. A ficha de inscrição e o regulamento completo do concurso estão disponíveis no site www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3835-3588 ou por e-mail: premionabor@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br.

Nabor Pires Camargo
Nabor Pires de Camargo era apaixonado pela música. Começou a estudar clarinete ainda na infância e logo foi admitido como clarinetista da banda infanto-juvenil regida pelo maestro José Lopes dos Reis, o "Dunga”. Aprofundou os estudos no Conservatório Dramático-Musical de São Paulo. Atuou em muitas bandas e orquestras como a Orquestra Sinfônica da Rádio Tupi e a Orquestra Sinfônica Musical de São Paulo. Em 1929 compôs o Hino Indaiatubano, oficializado em 1974. Foi escolhido "Melhor Clarinetista de 1930", prêmio concedido pela Gazeta Esportiva. Foi o primeiro ganhador da Medalha "João Tibiriçá Piratininga", honraria concedida a partir de 1984 aos cidadãos que prestaram relevantes serviços ao município de Indaiatuba.

Dessalinização e novas tecnologias em saneamento básico israelenses atraem mais de 70 gestores das Bacias PCJ a Indaiatuba

O superintendente do SAAE, Nilson Alcides Gaspar com o cônsul Boaz
Albaranes e o prefeito Reinaldo Nogueira
Foto: Eliandro Figueira.
Quando o Consórcio PCJ lançou a ideia de dessalinizar água no litoral paulista para incrementar as vazões do Sistema Cantareira, muitos viram com desconfiança a alternativa devido aos custos dessa tecnologia. No entanto, durante o evento promovido pela entidade em parceria a Missão Econômica de Israel em São Paulo, representantes e gestores de serviços de água, empresas e órgãos públicos, além de prefeitos da região, se mostraram bastante entusiasmados com as iniciativas apresentadas e os custos de implantação.
O diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Ricardo Ongaro, se interessou bastante pela tecnologia de membranas filtrantes para estações de reuso e, principalmente, com os valores convidativos para aplicação.

O cônsul Boaz Albaranes voltou a reiterar sobre a redução dos custos de dessalinização – hoje, a média está em US$0,50 por metro cúbico de água tratada ou R$1,50 pelo câmbio atual.
Para se ter ideia, o custo do tratamento de água convencional que temos hoje nas Bacias PCJ gira em torno de R$0,80. “Esse custo de tratamento ocorre quando os rios estão com altas vazões e, assim, com qualidade melhor da água, porque quando apresentam vazões baixas, como verificamos na estiagem de 2014, esse custo passa de R$1. Lembrando que a dessalinização pode ser barateada, dependendo da oscilação do câmbio”, comentou o presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira.

O vice-presidente da Autoridade Israelense de Água, Abraham Tenne, apresentou como funciona o sistema de gestão de recursos hídricos de Israel, destacando a educação ambiental feita desde o início da formação das crianças, a importância da água com a aplicação de tarifas reais, até como forma de sensibilização da questão hídrica, além do combate às perdas hídricas e a dessalinização. As perspectivas para Israel nos próximos anos são de que a população continue a aumentar, enquanto que a precipitação vai diminuir cerca de 10% e com essa abordagem ele fez uma afirmação que impactou a todos. “Não precisamos esperar pela chuva, pois, não dependemos dela”, disse Tenne.

Israel possui a maior usina de dessalinização por osmose do mundo e faz investimento nessa área há 15 anos. Essa tecnologia consiste na passagem de solvente por uma membrana semipermeável do meio mais diluído para o menos diluído. Esse solvente, que geralmente é a água, vai passando de modo espontâneo até que a altura da solução que está recebendo a água chegue num ponto que exerça uma pressão sobre a membrana, impedindo que o fluxo do solvente continue, ou seja, aplica-se uma pressão sobre a água do mar maior do que a sua pressão osmótica e, com isso, a água passa pela membrana semipermeável em direção ao outro recipiente contendo água pura.

A delegação israelense estabeleceu como próximo passo da parceria com o Consórcio PCJ, a organização de comitiva para o evento WATEC- Israel 2015, que acontecerá de 13 a 15 de outubro, em Tel Aviv. Segundo o cônsul Albaranes, essa seria uma oportunidade para os brasileiros conhecerem na prática as usinas de dessalinização e de reuso de Israel. O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, iniciou as tratativas para viabilizar a iniciativa no segundo semestre.

Mais informações sobre as parcerias internacionais na gestão da água que o Consórcio PCJ possui e está negociando, acesse o site www.agua.org.br.

Animal Print mescla clássicos com exuberância na nova coleção Jorge Bischoff

Divulgação.
A coleção Inverno 2015 da Jorge Bischoff se apresenta tão feminina quanto marcante e tem o DNA da grife ainda mais evidenciado por meio de produtos que mesclam texturas e cores e os clássicos animalier com novas combinações de prints. A versatilidade das estampas animais, que resiste às tendências, tem destaque na coleção A Love Supreme.

A cena animalier deste inverno é carregada de personalidade. Mescla de estampas com texturas do couro e do pelo. Boho-chic com apelo moderno e elegante. São inúmeras opções para brilhar em todos os tipos de ocasiões. E estas novidades você encontra na loja exclusiva Jorge Bischoff Iguatemi Campinas.

A estampa snake, que é hit da marca em todas as temporadas, desta vez ganha destaque em tons que vão do nude ao amarelo. O pelo e a textura avestruz também são destaques – uma beleza indescritível. Completam a cartela, a onça e o snake, prints característicos da grife. O couro com estampa snake vitral, no clássico duo preto e branco, ganha ares retrô e deixa qualquer produção requintada. A estampa de pelo jaguar é opção ideal para se destacar de forma sofisticada.

As novidades em sapatos, bolsas e acessórios da coleção Outono-Inverno estão na loja exclusiva Jorge Bischoff Iguatemi Campinas, localizada no 1º piso. O telefone é (19) 3381-1009.

Fábio Vaz dos Santos integra equipe de atletismo ADI/Secretaria Municipal de Esportes

Da esquerda para a direita, o diretor de Esportes Competitivos Rafael 
de Oliveira e Silva, o diretor da ADI, Orlando Viannao atleta 
Fábio Vaz dos Santos e o secretário municipal de Esportes, 
Humberto PanzettiFoto: divulgação.
A equipe de atletismo ADI/Secretaria Municipal de Esportes conta com o reforço de Fábio Vaz dos Santos, especialista em 110m com barreiras. Atualmente em segundo lugar no ranking nacional da modalidade e, assim, pré-qualificado para participar dos Jogos Panamericanos em julho, no Canadá, o atleta tem um amplo histórico de conquistas, sendo uma das principais a convocação para a Seleção Brasileira que disputou o Campeonato Ibero-americano em 2012, na Venezuela, onde garantiu o 8º lugar, sendo no mesmo ano recordista nos 60m com barreiras no New Ballance Collegiate Invitational, em Nova Iorque. Em 2014, trouxe também para Indaiatuba a medalha de ouro em sua categoria nos Jogos Abertos e ficou em 4º lugar no Troféu Brasil. “Contar com o suporte da ADI, que se soma ao apoio que já vinha recebendo da Secretaria Municipal de Esportes, é fundamental para buscar novas vitórias para a cidade nos próximos desafios”, destaca Fábio, que já enfrenta disputas nos próximos dias 27 e 29 em Buenos Aires, com o Grand Prix República Argentina e Grand Prix FAM e mantém no horizonte a ambição de chegar ao Campeonato Mundial, em agosto, na China.

Santos iniciou no atletismo em 1996, quando ainda muito jovem praticava natação no SESI e, pelas mãos do professor Ciro Teruo Kikuti, teve contato com a modalidade. Tomou gosto pela atividade e passou a se dedicar cada vez mais, participando de várias edições dos Jogos Regionais. “Era difícil conciliar o trabalho com os treinos, não era fácil levantar às 4h30 da manhã para ir para a academia, mas com determinação, fui conseguindo alcançar outras oportunidades”, diz o atleta. O empenho o levou longe, incluindo destinos nacionais como São Paulo ou Uberlândia e mesmo outros países, como Estados Unidos e Porto Rico, onde foi morar e estudar. De volta ao Brasil, em 2013, retomou as competições por Indaiatuba, assegurando novas conquistas para o município.  Para os que pretendem desenvolver uma trajetória de sucesso, seja em que modalidade for, recomenda muita persistência e força, já que em esportes individuais todo o resultado depende unicamente do atleta. “Ao contrário das modalidades em equipe, para quem compete sozinho a superação precisa ser diária, pois o resultado está diretamente ligado à sua dedicação, seu estado físico e psicológico e à capacidade de enfrentar as pressões do dia a dia. O começo é duro, mas quando se chega ao nível em que podemos realmente viver do esporte, com apoios como o da ADI e da Prefeitura Municipal, temos condições de desenvolver todo o nosso potencial”, conclui.

Jaraguá sedia exposição em comemoração aos 40 anos da ‘Turma do Gabi’

Divulgação.
Com aventuras recheadas de humor, fantasia e mensagens educativas, a Turma do Gabi celebra 40 anos educando e divertindo as crianças com uma exposição comemorativa com dezenas de desenhos no Shopping Jaraguá Indaiatuba.

Os painéis, montados na praça do centro de compras, mostram a retrospectiva de tudo o que foi criado, como capas de revistas e suplementos infantis e poderão ser visitados pelo público do dia 1º ao dia 28 de abril.

A Turma do Gabi, criada pelo cartunista e escritor Moacir Torres (foto), soma hoje mais de trinta personagens que alegram e divertem o público através de TV, suplementos infantis, revistas em quadrinhos, animações (Youtube), livros, e-books, produtos, internet e em muitas outras mídias.

A exposição, que conta a história da turminha, será realizada pelo Estúdio Moacir Torres e a pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e contará com desenhos dos cartunistas Luke Ross, Mário Cau, Marcos Gratão, Nestablo Ramos, Laudo Ferreira, Xavier, Jorge Araújo, Marcelo Marão, Júlio Magá, Márcio Meyer, Paulo José, Bira Dantas, Gustavo Machado, Manoel Dama, Verde, Spacca, Paulo Borges, Tenório, Pat Menghi e Jal, entre outros.

3ª edição do Cinematerna será na próxima quarta, 1º de abril

Divulgação.
A Topázio Cinemas e o Polo Shopping trazem a 3ª edição do projeto Cinematerna na próxima quarta-feira, dia 1º de abril, às 14h, com o filme Cinderela, que foi escolhido pelas mamães de Indaiatuba em enquete através do site www.cinematerna.org.br (para participar é só acessar o site e se cadastrar). Para esta sessão, a sala de cinema é especialmente adaptada para receber as mamães (e papais) com seus bebês, contando com diferenciais como:

- “estacionamento” para os carrinhos;
- luzes suavemente acesas;
- ar-condicionado e som reduzidos;
- trocadores dentro da sala;
- monitoras voluntárias para ajudar as mamães presentes.

Os ingressos para esta sessão são os de tabela do dia e na quarta-feira custam R$12,00 a inteira e R$6,00 a meia. Os bebês têm entrada franca. Demais espectadores também são bem-vindos (vovós, vovôs, tias, babás, amigos), cientes de que a sala é preparada da forma descrita acima.

A sessão Cinematerna acontece toda primeira quarta-feira do mês, às 14h00, no Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba. As mamães podem escolher o filme da próxima sessão: basta se cadastrar no site www.cinematerna.org.br e participar da enquete que é colocada no ar por volta de 10 dias antes da sessão.

Cinematerna tem o patrocínio nacional de Natura Mamãe e Bebê e Ri Happy Baby. Em Indaiatuba, o patrocínio é da Topázio Cinemas e do Polo Shopping Indaiatuba.

Serviço
Sessão Cinematerna
Onde: Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba
Filme: Cinderela - dublado - classificação livre
Dia: Quarta-feira, 1º de abril de 2015
Horário: 14h00
Ingressos: R$12,00 inteira e R$6,00 meia (bebês até 18 meses tem entrada franca)

sexta-feira, 27 de março de 2015

Encenação da Paixão de Cristo acontece nos dias 2 e 3 em três sessões

Foto: Arquivo Eliandro Figueira – SCS/PMI.
A Secretaria Municipal de Cultura apresenta a encenação da Paixão de Cristo, com sessões às 20h, no dia 2 de abril, quarta, e às 16h e 20h no dia 3, quinta, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Av. Engº Fábio Roberto Barnabé, 3665, no Jardim Regina). Com o tema Jesus veio para nos servir, em referência à Campanha da Fraternidade de 2015, o espetáculo tem direção de Gerê Canova e trará uma série de novidades ao público, incluindo cenografia renovada e um balé com as alunas das oficinas da Secretaria de Cultura que representará a criação do universo, em coreografia assinada pela professora Danielle Ianes.

Pelo terceiro ano consecutivo, Jesus será interpretado pelo ator Dartagnan Bertelli, proveniente de Indaiatuba e participante também das oficinas da Secretaria desde 2006. Ao todo, a montagem envolverá cerca de 100 participantes entre atores profissionais, alunos das oficinas de teatro e figurantes. A encenação da Paixão de Cristo é realizada na cidade desde 1998 e custeada com recursos próprios pela administração pública municipal. A entrada é gratuita e não é necessário retirar convites com antecedência, basta comparecer ao local. O acesso se dará por ordem de chegada até a máxima ocupação do teatro, que comporta 750 lugares por sessão. Informações: (19) 3894-1867.

Ficha Técnica – Paixão de Cristo 2015
Texto e direção - Gerê Canova
Figurinos - Zenaid Baroni
Iluminação - Bolão
Maquiagem - Bbthe
Edição de trilha - Pal G Studio
Música de abertura - composição - Gerson Lima
Coreografia - Danielle Ianes
Coral - Àurea Ambiel
Realização - Prefeitura Municipal de Indaiatuba
Produção - Secretaria Municipal de Cultura

Elenco
Jesus – Dartanham Bertelli
Eva – Mariana Bluntritt
Adão – Guilherme Rocha
Diabo – Tami Coelho/Welinton Sousa/Allan Santiago
Pedro – Anderson Forini
Judas – Nando Almeida
Escriba 1 – Guilherme Rocha 
Escriba 2 – Caio Aguiar
Escriba 3 - Allan Santiago
Nicodemos – Mario Moreira 
Zerha – Bruno Santana
Caifas –   Alexandre Lima
Mulher 1 – Gizelle Zaparoli
Cego – Victor Edvani
Jairo – Junior Mendonça
Adúltera – Ana Pantaroto
Herodes – Marcelo Cruz
Herodias – Marli Lopes
Salomé – Stefanie Vieira
João Batista – Paulo Feijão
Pilatos – Marcelo Defante
Maria – Lucimara Benedetti
Marta – Bbeth 
Maria Madalena – Sara Batista
Anjo 1 - Jenifer Mendes
Anjo 2 - Larrissa Mota.

Shopping Hortolândia reforça a campanha ‘Hora do Planeta’

Divulgação.
O Shopping Hortolândia reforça, neste sábado, dia 28, a campanha mundial Hora do Planeta, um ato simbólico promovido pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o meio ambiente apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

O coordenador de Marketing Guilherme Quinteiro explica que das 20h30 às 21h30 todos os dez letreiros da fachada do shopping serão desligados. “É uma maneira simbólica de expressar nossa preocupação com o meio ambiente e contribuir com esta importante campanha”, comenta. Esta será a primeira vez que o Shopping Hortolândia participa da Hora do Planeta.

Organizada mundialmente desde 2007, no Brasil esta será a 7ª edição da campanha, com o slogan #UseSeuPoder para reverter o aquecimento global. Em todos os países que aderirem à campanha, as pessoas são convidadas a apagar as luzes entre 20h30 e 21h30. No ano passado, cerca de 150 municípios brasileiros participaram da Hora do Planeta.

DUE: a experiência de viver em um lugar único

Divulgação.
Empreendimento que será entregue aos futuros moradores no final deste ano, o DUE está sendo construído com toda qualidade e cuidado para se transformar em mais um marco da Congesa em Indaiatuba. Com duas torres, Sole e Luce, o projeto encanta pela planta bem elaborada, pelo excelente padrão de acabamento e pelo lazer mais do que sofisticado. É um lugar único para quem tem como ideal viver com praticidade, conforto e bem-estar.

Localizado em uma região tradicional e conceituada na área central de Indaiatuba, próximo ao Parque Ecológico, o DUE conta com apartamentos de quatro dormitórios, com 128,86 m² e 3 vagas de garagem e de três dormitórios, com 96,16 m² e duas vagas de garagem. Por possuir plantas flexíveis, as unidades podem ter seu layout alterado de acordo com as necessidades e preferências dos proprietários: o apartamento de quatro dormitórios pode se transformar em três suítes com sala ampliada, a cozinha pode ser integrada à sala e ainda há kits de acabamento para o cliente escolher, o que torna o imóvel ainda mais personalizado. Foi projetado um hobby box para cada apartamento, onde se pode guardar equipamentos esportivos e outros utensílios, mais um diferencial que torna o imóvel ainda mais completo.

Por se tratar de um empreendimento de alto padrão, o DUE tem instalações especiais para colocação de ar condicionado em todos os quartos e sala, sistema de aquecimento de água a gás com previsão de recirculação e possibilidade de automação nas janelas. Além disso, os elevadores atendem a duas unidades cada um e possuem entrada de serviço independente, garantindo privacidade e praticidade aos moradores.  

Lazer sofisticado e completo
Morar no DUE será uma experiência única para quem busca bem-estar e tranquilidade. Extensa, agradável e sofisticada, sua área de lazer foi idealizada especialmente para esse perfil de condomínio, proporcionando aos futuros moradores espaços de total elegância e conforto para receber amigos e familiares. Os diversos ambientes serão entregues mobiliados e decorados pela Congesa com assinatura da arquiteta Cristiane Barnabé.

Para cada ocasião, o DUE reserva um espaço especial, incluindo lounge adulto com lareira e mesa de bilhar, terraço de festas, salão de festas com espaço gourmet e churrasqueira com forno de pizza, quadra poliesportiva, fitness center, sauna, piscina adulto com raia e piscina infantil, cinema e playground, entre outros. Além disso, para atender às necessidades dos moradores, o projeto contempla também vagas para visitantes, item que garante mais conforto e segurança ao condomínio.

Unidades abertas para visitas
Em mais uma ação de relacionamento e transparência com seus clientes e com o mercado, a Congesa preparou dois apartamentos modelo de quatro dormitórios para visitação. O objetivo é que durante a visita às unidades, os clientes e os interessados confiram de perto os detalhes desse empreendimento que é único em Indaiatuba e que já possam se sentir em casa.

Para quem deseja conhecer o DUE, os apartamentos modelo estão abertos para visita diariamente das 9 às 17 horas, horário em que haverá corretores no Plantão local. O endereço é Rua Pedro Gonçalves, 547. Vale a pena conferir.

Mais informações pelo telefone (19) 3835-4572 e pelo site www.congesa.com.br.

Funssol doa ovos de chocolate para entidades e projetos assistenciais

Fotos: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI.
O Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Indaiatuba realizou na quinta-feira (26), a entrega de 1412 ovos de chocolate para crianças atendidas por 12 entidades e projetos beneficentes da cidade. A entrega do material aconteceu na sede do Funssol, localizada no Paço Municipal.

A assistente social Ana Beatriz Viegas de Lara Campos, que representou a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, explicou que o fundo realiza entrega todos os anos próximo a Páscoa. “É uma maneira de fazer deste período um momento feliz para lembrar a Páscoa, data cristã tão importante para nós. Fazemos essa doação para as crianças assistidas pelas entidades que estão regulamentadas pelo Conselho da Criança e pelo Conselho Municipal de Assistência Social”. Os ovos de chocolate são distribuídos para crianças na faixa etária entre dois e 12 anos.

Em 2015 foram beneficiadas a APAE, Bolha de Sabão, Casa da Providência, Ciaspe, Cirva, Educandário Deus e a Natureza, Irmã Dulce ABID, Manaem, Nosso Lar Cantinho Feliz, Projeto Educando para a Vida, Projeto Gente Eficiente e Anaí.

Funssol recebe doação de camisa autografada por jogadores do Santos F.C.
A presidente do Funssol), Enides Nogueira Lopes Cruz, recebeu na quarta-feira (26), uma camisa autografada pelos jogadores do Santos Futebol Clube. A doação feita pelo professor e consultor empresarial Jefferson J. Vale. A camisa autografada reverterá em renda para o Funssol.

A presidente explicou que todos os objetos e materiais doados para o Funssol são bem vindos. “Nós vamos pedir uma avaliação do setor Jurídico da Prefeitura para saber qual é a forma legal de reverter este bem em dinheiro para usar em nossos projetos”. Enides lembrou que o Funssol desenvolve vários projetos que visam a geração de emprego e citou os cursos totalmente gratuitos de Patchwork, Corte e Costura e Padaria Artesanal (pães e bolos/doces e salgados), que atualmente beneficia cerca de 430 alunos.

O professor Jefferson J. Valle explicou que recebeu de presente duas camisas de Silvana Trevisan, que é assistente social do Santos F.C. e fez a doação para o Funssol.

Páscoa do Koringa oferecerá diversão gratuita para as crianças no Parque Mall

Na próxima quarta-feira, dia 1º de abril, o shopping Parque Mall realiza um evento voltado para as crianças celebrarem a Páscoa com muita animação. Será a Páscoa do Koringa, comandada pelo querido palhaço de Indaiatuba. Na data, serão resgatadas as brincadeiras e gincanas tradicionais infantis, como corrida do ovo na colher, dança das cadeiras, bambolê, brincadeira do morto-vivo e atividades de improviso como mímicas e truques. A diversão começará às 18 horas na praça de eventos, com participação gratuita e prêmios deliciosos. Todos os pais estão convidados a levarem seus filhos. O estacionamento também é gratuito.

O destaque da Páscoa do Koringa será uma super Caça aos Ovos, que estarão escondidos por todo o shopping. Os ovos são apenas de brincadeira, mas haverá vales brindes para as crianças. Outra brincadeira com diversão garantida é o corrida do ovo na colher, na qual os participantes devem atravessar de uma linha a outra segurando a colher com a boca, sobre a qual se equilibra um ovo de galinha. Vence quem chegar primeiro sem derrubar o ovo.

Na dança das cadeiras, o vencedor será o que conseguir sentar na última cadeira ao abaixar o som. Já na brincadeira do bambolê, vence quem conseguir bambolear por mais tempo. No jogo do “morto-vivo”, o palhaço Koringa dará a ordem para as crianças abaixarem e levantarem e ganha quem ficar por último sem errar.

No cardápio de atividades ainda estão imitações, competição de dança e canto, mímicas e truques de mágica, que são especialidades do Koringa. Cada brincadeira dura de 15 a 20 minutos e todas têm prêmios em chocolates do 1º ao 3º lugar e o objetivo de promover a interação saudável entre as crianças, valorizando atividades infantis tradicionais que ensinam a ganhar e perder, além de fazer os pequenos se movimentarem e gastarem muita energia. Tudo isso recheado com o clima de Páscoa, que encanta a todos.

Yogini em breve no Shopping Iguatemi Campinas

Foto de Karine Basilio, com a modelo Thayná Brito, também praticante 
de yoga, traduz com a beleza natural que faz o life style da Yogini. 
A marca feminina Yogini, conhecida por trazer o universo do yoga em suas peças casuais e de prática, chega ao Shopping Iguatemi Campinas, junto com a expansão em abril.

Em São Paulo, a Yogini está localizada em quatro grandes endereços: Morumbi Shopping, Shopping Villa-Lobos, Ibirapuera e Anália Franco. E em dezembro chegou ao Rio de Janeiro, no BarraShopping.

“Campinas está entre as maiores e melhores cidades do País. Combina com a nossa proposta de bem-estar, conforto e elegância”, diz Regina Zimmermann, praticante e idealizadora da Yogini, a primeira marca própria da Casa Bayard Esportes.

Projeto Campinas
Com o mesmo projeto da loja carioca, assinado pelo Escritório de Arte, de Gigi Barreto e Olivia Castelão, o projeto executivo da loja em Campinas está sendo coordenado por Marcelo Montoro, da Saraiva+Associados. Moderno, simples e elegante como o próprio estilo da marca, o projeto para o espaço de 47m²  mistura cimento com móveis em madeira Wengue, mantendo um clima natural, com iluminação pontual pelo escritório Acenda e paisagismo Cida Cuitat.

Sobre a Yogini
Com duas coleções completas, uma de prática/fitness e a outra, casual, a Yogini usa tecidos com fibras que respiram, como algodão, modal e bambu. Para o inverno, o veludo de seda atende a proposta do toque macio e lindo em qualquer ocasião. A grande maioria das peças é feita por processo manual, como os tingimentos que  dão os tons em tie-dye elegantes e degradês em diversos estilos. Modelagens mais soltas e confortáveis, sem abrir mão da sensualidade discreta, prometem agradar em cheio o público feminino e exigente que frequenta o Iguatemi Campinas. Coordenando a equipe de estilistas, uma campineira: a diretora de estilo Flavia Aranha. “A Yogini valoriza peças confortáveis, sem abrir mão de beleza e elegância, perfeita para uma mulher que busca isso no seu dia a dia”, diz.

Coleção Leela
A Yogini chega em Campinas com a coleção Leela, inspirada no conhecimento de Márcia De Luca, um dos maiores nomes quando o assunto é Yoga & Ayurveda – no Brasil e fora dele.

Página da Secretaria de Cultura no Facebook traz programação da cidade

Já está no ar no Facebook a página da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba. Ao acessar este endereço, a população conta com mais um canal de informação sobre a programação cultural da cidade, incluindo eventos, oficinas culturais, festivais, workshops, shows e todas as atividades gratuitas promovidas pela secretaria mensalmente no município, além de conferir novidades sobre o segmento e deixar seus comentários. Para receber regularmente as atualizações, basta o interessado clicar na opção “Seguir” ou “Curtir” no alto da página. Com a presença na rede social, a Secretaria de Cultura oferece mais uma alternativa aos munícipes, que podem conferir também todas as notícias divulgadas pela administração municipal no site www.indaiatuba.sp.gov.br.

'Walking lunch' de Páscoa na Flamant

Hoje, sexta-feira, 27, das 12h30 às 15h, a loja Flamant (Rua José Pires Neto, 376, no Cambuí, em Campinas) realizará um walking lunch, já em clima de Páscoa, que incluirá uma degustação de chocolates belgas para arquitetos e formadores de opinião, com a presença do cônsul geral da Bélgica em São Paulo, Didier Vanderhasselt e do cônsul honorário da Bélgica em Campinas, Damien Grimmelprez. Merci pelo convite.

Inauguração Associação Estância Tordilha

Crédito da foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI.
O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, participou no dia 7 da inauguração da Associação Estância Tordilha, localizada no Rancho Império, no bairro Recreio Campestre Internacional de Viracopos. A Prefeitura firmou convênio com a associação para o atendimento gratuito de crianças com necessidades especiais e carentes para a prática de Equoterapia.

Durante o evento, a idealizadora da Associação Estância Tordilha, Thais Perez, falou sobre sua experiência de vida, na qual abandonou o mundo corporativo para se dedicar às causas sociais. “Esse centro de Equoterapia é um sonho e mudou minha vida, me deu um novo objetivo, pois meu desejo é ajudar mais as pessoas do que ter um sucesso pessoal. Com esse trabalho consegui mais equilíbrio e tive total apoio da minha família. A nossa missão é melhorar a qualidade de vida dos participantes e ajudar na integração deles com a sociedade. Temos o foco em crianças carentes, que são apadrinhadas por empresários. Quero agradecer a Prefeitura pela parceria, na qual fará a triagem dos participantes”, disse Thais.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais.

O projeto tem como intuito promover e desenvolver a reabilitação das pessoas com necessidades especiais, buscando o aumento da capacidade e potencialidade física, psíquica, educativa e social, tendo em vista a versatilidade e docilidade do cavalo, que é utilizada como recurso terapêutico e como um instrumento de trabalho, com movimentos rítmicos precisos e tridimensionais. Em um ambiente facilitador, a equipe mobiliza o praticante a desenvolver as capacidades adaptativas das funções orgânicas e de interação social através de informações sensoriais. O cavalo é preparado antecipadamente pelo equitador, com os devidos materiais (manta ou sela, com ou sem estribo) dependendo do quadro clínico apresentado e assim definido pelas terapeutas.

Triagem
As pessoas interessadas devem procurar a coordenadora do projeto, Soledad Cristina Orives, na Secretaria de Desenvolvimento e iniciar o processo para participar da Equoterapia. A triagem é feita em parceria com a Secretaria da Família e do Bem Estar Social e Saúde. Inicialmente serão disponibilizadas 10 vagas para a Prefeitura com padrinhos para custeio. O candidato passa por avaliação socioeconômica e médica afirmando estar apto para Equoterapia. Para mais informações ligue (19) 3834-9271 ou escreva para o e-mail desenvolvimento02@indaiatuba.sp.gov.br.

CineClube Indaiatuba traz "Dois Dias, Uma Noite" dia 31

Divulgação.
Dia 31 de março é dia de Cineclube Indaiatuba, com sessão única às 19h20. O filme Dois Dias, Uma Noite estará em cartaz.

Sinopse: O filme acompanha Sandra (Marion Cotillard), que perde seu emprego e descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar a favor de sua saída. Querendo recuperar o trabalho, ela e o marido (Fabrizio Rongione) devem visitar seus antigos colegas e convencê-los a abrir mão de seus bônus para que o casal possa manter o seu emprego.

Gênero: Drama
Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Roteiro: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco: Alain Eloy, Anette Niro, Batiste Sornin, Catherine Salée, Christelle Delbrouck, Fabienne Sciascia, Fabrizio Rongione, Hassaba Halibi, Hicham Slaoui, Lara Persain, Marion Cotillard, Myriem Akeddiou, Philippe Jeusette, Pili Groyne, Rania Mellouli, Safia Gollas, Simon Caudry, Soufiane Jilal, Timur Magomedgadzhiev, Yohan Zimmer
Data: 31 de março 2015
Horário: 19h20
Ingresso único: R$8,00
Local: Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba
Endereço: Rua 15 de Novembro, 1200 (Centro)
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 95 minutos      
Legendado.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Artistas do Rio de Janeiro participam de tablao no Centro de Arte Flamenca

Divulgação.
Campinas será presenteada no domingo, dia 29 de março, com o flamenco “carioca” de quatro artistas do Rio de Janeiro que participam do tablao do Centro de Arte Flamenca  no restaurante Nosotros Gastronomia Ibérica y Tapas, no Cambuí, a partir das 20h. O tablao do CAF, que ocorre todo último domingo do mês, traz desta vez as bailaoras Eliane Carvalho e Maíra Pedroso, o cantaor Diego Zarcón e o guitarrista Allan Harbas, que formam um grupo no Studio Gesto, no Rio de Janeiro. As professoras do CAF Adelita Parra e Ana Paula Campoy acompanham os visitantes na noite flamenca.

“Seja em Campinas, seja no Rio ou qualquer outra cidade do Brasil, os artistas flamencos procuram interpretar o flamenco original, da Espanha. Mas é muito bom fazer esse intercâmbio e contemplar o trabalho dos colegas cariocas, que aliás, apresentam um excelente nível dessa arte aqui no País”, observa Lu Garcia, diretora do Centro de Arte Flamenca.

Sobre os artistas convidados
Eliane Carvalho
Preparadora corporal, coreógrafa, diretora e bailarina, Eliane Carvalho tem 20 anos de flamenco e circula entre Brasil e Espanha, onde estudou com mestres da dança. Está à frente da direção artística do Studio Gesto (RJ), um dos centros de referência da dança flamenca no Brasil, onde ministra formação em dança flamenca, além de dirigir e coreografar diversos espetáculos. É uma das fundadoras do Grupo Toca Madera, companhia de dança dirigida por Clara Kutner, na qual atua como coreógrafa e solista.

Maíra Pedroso
Professora, bailarina e coreógrafa, Maíra Pedroso mora atualmente no Rio de Janeiro, mas é de Campinas e começou o balé clássico aos 4 anos na Academia de Ballet Juliana Omatti. Ingressou no flamenco em 2003 pelo grupo de estudos flamencos da Unicamp. Atuou no grupo Soniquete e em 2006 mudou-se para a França, onde foi bailarina e professora de dança flamenca em Limoges e Paris. Em temporadas na Espanha, estudou com grandes nomes do flamenco. Atualmente, é professora e bailaora no Studio Gesto, do Rio de Janeiro.

Allan Harbas
Guitarrista flamenco desde 1999, estudou com Fabio Nin, Mara Lucia Ribeiro, Agustin Carbonel (El Bola), Fernando de la Rua and Rafael Moralez. Criou arranjos e temas para shows e criou e gravou uma das faixas do filme Meu nome não é Johnny. Ministrou aulas, curso e acompanhou bailes no Tiempo Iberoamericano de Cultura, em Fukuoka, Japão, em 2006, 2008 e 2009.
Integra espetáculos de grandes artistas flamencos em suas vindas ao Brasil, como Pol Vaquero, Inmaculada Ortega, Domingo Ortega, Rafaela Carrasco, Belén Fernandez, Alfonso Loza, Nino de los Reyes, David Paniagua, Carmen La Talegona (na minha opinião, the best atualmente) e Talegon de Cordoba.

Diego Zarcón
Cantor flamenco, iniciou seu caminho na arte com o balé clássico, em 1992. Iniciou seus estudos flamencos com Giselle Ferreira, fez aulas na Escuela de Danza Española com Alberto Turina e Mabel Martín na Casa de España do Rio de Janeiro e integrou o balé da Casa de España. Fez aulas de baile flamenco com importantes nomes espanhóis. Como cantaor, atua dentro e fora do Brasil. Em 2013 cantou no Tablado Andaluz (POA-RS) com a presença do maestro Paco de Lucia. É reconhecido e respeitado por artistas nacionais e internacionais por seu empenho de pesquisa e atualização do cante flamenco.

Serviço
Tablao do Centro de Arte Flamenca
Data: 29 de março, 19h
Local: Restaurante Nosotros Gastronomia Ibérica y Tapas, às 19h; com início do show às 20h
Endereço: Avenida Antônio Cezarino, 885, Cambuí – Campinas
Preços: R$30,00 (couvert) e R$30,00 (consumação mínima)
Informações: (19) 2511-0588 e (19) 3243-6019 e também www.centrodearteflamenca.com.

Páscoa no Le Triskell Bistrô

Gilles Mourier escreve contando sobre o menu especial de Páscoa criado pelos chefs de seu Le Triskell Bistrô, com toda expertise que lhes é peculiar, para oferecer às famílias um momento mais que especial no próximo dia 5 de abril.

Como sempre, um festival de sabores e prazeres (clique na imagem ao lado para ampliar o cardápio), com ingredientes sofisticados e o bom gosto que são a maior parte do corpo e da alma da alta gastronomia.

Para reservas, (19) 3934-6408 (a partir das 11h).

El Tambo participa de evento solidário da Adacamp

O Combo Mexicano do El Tambo.
No próximo dia 29 de março, domingo, acontece a 1ª edição do Adacamp Food Park - Gastronomia Solidária, evento promovido pela Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas (Adacamp) com o apoio do CRC&VB - Campinas e Região Convention Visitors Bureau e da Prefeitura Municipal de Campinas. O objetivo dessa iniciativa é arrecadar fundos para a expansão da instituição – que há mais de 25 anos oferece apoio a cerca de 200 crianças, jovens e adultos com autismo.

O bar e restaurante latino El Tambo irá participar com um food truck que irá servir delícias mexicanas como tacos, nachos e quesadillas com opões vegetarianas e ainda as bebidas margarita e mojito, além da tradicional sobremesa: mini churros.

Serão mais de 30 participantes, entre renomados chefs, donos de restaurantes e food trucks que estarão presentes no encontro gastronômico, proporcionando ao público a oportunidade de desfrutar de um cardápio diversificado. Em meio às opções que prometem agradar aos mais variados gostos, os visitantes poderão saborear as delícias apresentadas pelo Chef Antonello no quadro A Batalha dos Food Trucks, exibido pelo canal GNT e também os famosos hambúrgueres artesanais do Speed Joe Food Truck.

Sobre a Adacamp
A Adacamp (Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas) existe há 25 anos e oferece apoio a cerca de 200 crianças, jovens e adultos com autismo. O autismo é um transtorno de desenvolvimento do cérebro que afeta o funcionamento social e a capacidade de comunicação em graus diferentes de pessoa para pessoa. Na Adacamp são desenvolvidos programas de interação, inclusão escolar e também no mercado de trabalho para pessoas com o transtorno, além de oferecer uma rede de apoio a pais e familiares.

Serviço
El Tambo no evento da Adacamp - Food Park Gastronomia Solidária
Data: 29 de março, domingo
Horário: das 11 às 18 horas
Valores dos pratos: entre R$15 e R$30 (entrada é gratuita)
Local: sede da Adacamp, na Rua Pe. Francisco de Abreu Sampaio, 349, Parque Itália, Campinas/SP.

Grupo Os Geraldos oferece curso de formação de atores

Contemplado pela Lei Rouanet de Incentivo Fiscal, o grupo Os Geraldos oferece, em 2015, um curso inédito em Campinas, o Curso de Formação de Atores.

O curso, voltado a jovens e adultos, tem uma proposta de formação do ator diferenciada: oferece a formação para um ator-gestor, capaz de atingir qualidade na criação poética, mas também de produzir e gerir projetos com sustentabilidade financeira viável e articulação com a sociedade. É uma chance para artistas, como agentes culturais, criarem suas próprias oportunidades de trabalho.

São ao todo sete disciplinas – cinco obrigatórias e duas optativas –, além de um programa não obrigatório de estágio. Como finalização do curso, os próprios alunos produzirão, no CFPT Os Geraldos, um sarau aberto ao público em que serão apresentadas as cenas trabalhadas em aula. Assim, eles terão a oportunidade de praticar, de maneira integrada, os conhecimentos adquiridos em prol da produção de seu próprio “produto artístico”.

O curso terá início em 28/04/15 e será finalizado no dia 21/11/15. As aulas acontecerão às terças, quartas e quintas das 19h às 22 h. As mensalidades serão de R$130,00, valor abaixo do mercado  e as inscrições, realizadas através do e-mail cursososgeraldos@gmail.com, vão até dia 22/04/15. 

Sobre Os Geraldos
O grupo Os Geraldos têm trajetória de mais de 5 anos, com sede em Campinas e é composto por atores formados pela Unicamp, universidade com a qual os integrantes mantêm o vínculo com projetos de pesquisa nos âmbitos de mestrado e doutorado.

Seus espetáculos, com estética popular e a qualidade enraizada na pesquisa acadêmica, têm intensa circulação: já passaram por mais de 40 cidades, em nove estados brasileiros, além da premiação em festivais no Peru, Marrocos e Argentina.

A prática do ensino teatral é uma das frentes de trabalho do grupo desde 2009, quando, ainda em sua antiga sede, espaço cultural partilhado com outros grupos, foi aberta sua primeira turma do Curso Livre de Teatro. Em 2012, foi inaugurada sua nova sede, no bairro Nova Campinas: o Centro de Formação e Produção Teatral (CFPT) Os Geraldos, um casarão de 600 metros quadrados que conta com duas salas de trabalho prático, videoteca, biblioteca, laboratório de figurinos e salas de estudo teórico. O CFPT oferecerá o Curso de Formação de Atores, inédito na região, com menor custo do mercado e disciplinas variadas sobre a arte do ator-gestor.

Serviço
Carga horária: 312 horas
Período: Às terças, quartas e quintas das 19h às 22h
Última segunda-feira de cada mês das 19h às 22h (disciplina de gestão)
Duração: 7 meses - de 28 de abril a 19 de novembro de 2015
Mensalidade: R$130 por mês
Local: Centro de Formação e Produção Teatral Os Geraldos - Rua Augusto César de Andrade, 1603 - Nova Campinas, Campinas, SP
Contato: (19) 3327-1605 ou pelo e-mail cursososgeraldos@gmail.com
Inscrições até o dia 22/04
Mais informações: (19) 3327-1605 - www.osgeraldos.com.br.

Trabalhos acadêmicos serão discutidos na Fundação Ema Klabin

A arte africana presente na coleção da fundação é o tema do 
primeiro encontro
Além de ser um polo cultural, com shows musicais, exposições, cursos e palestras, a Fundação Ema Klabin abre agora suas portas para as universidades. Pelo programa Plataforma de Pesquisa, pesquisadores poderão discutir suas  teses  voltadas ao  universo museológico da fundação. 

A primeira convidada é a historiadora de arte Luciara Ribeiro, que apresentará a monografia Reflexões e considerações a respeito da formação e perfil da Coleção Africana da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin. A tese foi defendida na conclusão do curso de História da Arte pela Unifesp.

A pesquisa transita entre a antropologia e a história da arte. Numa primeira parte, busca contextualizar Ema Klabin no colecionismo privado em São Paulo. Na segunda parte, apresenta a relação entre o Modernismo nas artes e o pensamento primitivista evidente nas compras de Ema Klabin.  O evento terá a participação especial da historiadora social Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua.
 
Sobre as pesquisadoras
Luciara Ribeiro é graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Realizou intercambio acadêmico na Universidade de Salamanca, onde também foi curadora da exposição Atmosfera Impressa – grabados de Julia Salgueiro, no Centro de Estudios Brasileños. Foi bolsista da Fapesp no projeto de digitalização, organização, disponibilização na base de dados de material audiovisual e de pesquisa em Moçambique. Trabalha como arte-educadora.
 
Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua é historiadora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo.  É pesquisadora de Arte africana e História da África, membro da A CASA -  Arts Council of the African Studies Association e atualmente é doutoranda em História Social também pela Universidade de São Paulo. Em 2011 publicou o livro Homens de Ferro - Os ferreiros na África central no século XIX (Alameda / Fapesp).
 
Serviço
Plataforma de Pesquisa:  Arte das Áfricas na coleção da Fundação Ema Klabin
Palestrante: Luciara Ribeiro
Data: 28 março
Horário: 10h às 12 h 
Vagas: 30 vagas
Entrada franca
Inscrições pelo e-mailcursos@emaklabin.org.br, ou pelos telefones (11) 3062-5245 ou  3897-3232
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo http://emaklabin.org.br/.