Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Desfile de carnaval terá meio ambiente e proteção aos animais como tema deste ano

Foto: Arquivo SCS/PMI.
As duas escolas de samba que participarão do Desfile de Carnaval de Indaiatuba trarão no enredo deste ano os temas voltados ao meio ambiente e proteção dos animais. O Desfile será realizado domingo, dia 15 de fevereiro, a partir das 20h30, na Marginal Esquerda do Parque Ecológico, em frente ao Barco da Raia de Remo. O Carnaval das Marchinhas na Praça Prudente de Moraes e o show de axé, na Raia de Remo, também fazem parte da programação do Carnaval de Indaiatuba. Os dois eventos serão realizados no dia 16, a partir das 19h. Todas as atrações serão gratuitas.
A campeã do ano passado, a Acadêmicos do Sereno, entrará na avenida com cerca de 400 integrantes divididos em oito alas e a bateria, sob o som do samba enredo Preservar e proteger é a lição que o Sereno traz para você. O carro abre alas representará a Mãe Natureza, com elementos da flora brasileira. “Nossas baianas também estarão caracterizadas de mãe natureza”, explica o carnavalesco da escola Eder Farias. Durante o desfile da Sereno também serão apresentados ao público a ala da Riqueza Fauna e Flora, ala da Consciência com o carro Criador do Universo, ala da Declaração dos Direitos do Animais e muitas outras surpresas. Os ensaios da Acadêmicos do Sereno acontecem de segunda a sexta-feira, das 20h às 23h, sendo que de quarta a sexta, também são promovidas rodas de pagode e, na sexta, aulas de Zumba.
Já a Imperador de Santa Cruz levará cerca de 300 pessoas para o desfile deste ano, distribuídas em nove alas, incluindo bateria e a tradicional ala das baianas. Com o samba enredo Imperador é preservação, flora e fauna, samba de autoria de Reinaldo Freitas, a vice-presidente da escola Marcia Aparecida Luca dos Santos conta que a ecologia será abordada em diversas formas durante o desfile. “Falaremos de preservação dos animais abordando o uso da pele, das plumas como acessórios de luxo, do perigo do desmatamento que acaba não apenas com a flora, mas também com a fauna. Também mostrarão o problema da água, que é um tema bem atual, e a importância da reciclagem”, resume.
Os ensaios da Imperador acontecem de segunda a sexta-feira, das 20h às 23h, no barracão da escola, localizado na Rua Rosa Casagrande Schachetti, 150, no bairro Santa Cruz. Na noite de sexta-feira (30) será o lançamento do CD com o samba enredo e a apresentação do segundo casal de mestre sala e porta-bandeira.
O bloco Pastoral da Juventude mais uma vez abordará a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, cujo tema deste ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade e lema Eu vim para servir. O tema busca recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.
A coordenação e estrutura do evento está sob a responsabilidade das secretarias de Urbanismo e do Meio Ambiente e de Obras e Vias Públicas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Departamento de Turismo, e de Esportes.  Será montada a mesma estrutura do ano passado com arquibancadas, sistema de som, iluminação e praça de alimentação, que ficará sob a responsabilidade das escolas participantes. Como nos anos anteriores, não será permitido o comércio ambulante no entorno.
A população novamente ajudará a escolher a escola vencedora por meio de enquete no site da Prefeitura. Como foi feito em 2013 e 2014, assim que encerrarem as apresentações entrará no ar uma enquete no site www.indaiatuba.sp.gov.br - por meio do qual a população poderá votar na escola que achar que apresentou melhor desempenho na avenida.
A votação estará aberta até às 12h da Quarta-feira de Cinzas e o resultado será conhecido no mesmo dia. A primeira colocada levará o prêmio de R$35 mil; o segundo, R 25 mi; e o bloco R$8 mil.

Primeira edição da Casa Decor Indaiatuba retratará um espaço de veraneio do interior

As diretoras da Casa Decor Indaiatuba, Renata Fraia e Renata Jancowski.
Foto: divulgação.
Mais de dez jardins, área de piscina, spa, sala de jogos, home cinema e diversos ambientes propícios para o lazer, entretenimento, momentos de relaxamento e reuniões em família. Assim é o espaço localizado na Alameda José Amstalden, 74, Chácara Belvedere, escolhido para sediar a primeira edição da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo Casa Decor Indaiatuba. “Trata-se de uma típica casa de veraneio, muito procurada por aqueles que frequentam o interior em busca de qualidade de vida. Queremos retratar este lifestyle em nossa mostra, apresentando conforto e o bem-estar sem abrir mão da sofisticação”, revela Renata Fraia, empresária e diretora.        
A casa onde será realizada a mostra.
Com 5 mil m² de área total, o espaço será dividido em 42 ambientes internos e externos transformados pelo trabalho de arquitetos, decoradores e paisagistas, que serão inspirados pelo tema Cores e Sabores. “Nosso objetivo é ressaltar influência das cores na composição dos ambientes e trazer ousadia com novos materiais e um mix de estilos perfeitamente em harmonia. Aliado a isso, a cultura gastronômica deve ser evidenciada com toda a sua riqueza e diversidade, pois a cidade já possui uma força neste sentido”, comenta a arquiteta e diretora Renata Jancowski.
Josi Pieri, da Brancotinto: enogastronomia na mostra.
A Casa Decor Indaiatuba traz para a região o conceito de mostra boutique, apresentando, em uma versão mais exclusiva e intimista, toda a infraestrutura, luxo e suntuosidade dos grandes eventos deste setor. “O público poderá conferir as principais tendências que figuram nas mostras de decoração do Brasil e do mundo, com novidades em design, revestimento, louças e metais, automação, entre outros”, revela Renata Jancowski.
As coleguinhas queridas Tatiane Quadra, Vany Pavanelli e Cynthia Santos.
A mostra irá oferecer dois ambientes funcionais: uma Choperia Giovannetti e uma unidade do bistrô enogastronômico Brancotinto, que poderão ser frequentados pelos visitantes durante todo o período do evento. Estas marcas estão entre os patrocinadores juntamente com as empresas Roca, Eurotop, Eucafloor, Padovani Conceito, Green House, Scaravelli Saviolli, Imobb, Corpus, Sigma Six Comunicação, além do apoio da Prefeitura de Indaiatuba.
O publicitário e artista gráfico André Dias com o arquiteto Anderson Leite
(que saíram do evento diretamente para Bali), a designer de interiores Karina
Ferraz
e a arquiteta Valdenira Pereira no lançamento.
“Indaiatuba é uma cidade jovem, que apresenta uma infraestrutura que se destaca. A localização da cidade é privilegiada, próxima das principais rodovias do país e do aeroporto de Viracopos, que está passando por ampliação e deve se tornar um dos mais importantes do 
Brasil. Todos esses fatores atraem cada vez mais pessoas, profissionais e empresas para o município”, afirma Renata Jancowski. “Temos grande aceitação e interesse dos nossos parceiros pela localidade e nosso objetivo é ressaltar o trabalho de todos os envolvidos, valorizando o setor de arquitetura, decoração e paisagismo e formando uma importante rede de negócios e troca de conhecimento”, garante Renata Fraia.




quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Grupo Samaritano Campinas investe R$35 mi no Santa Ignês

Projeto da nova fachada.
O Hospital Samaritano Indaiatuba – Santa Ignês realizou na sexta-feira (23), no Vitoria Hotel, o seu evento de apresentação do planejamento estratégico de 2015. O diretor geral do grupo Samaritano Campinas, Dr. Ricardo de Caprio, esteve presente para receber a imprensa em uma entrevista coletiva. O evento seguiu para médicos e convidados com um jantar comemorativo e apresentação do músico Derico. 
O grupo Samaritano Campinas adquiriu há três anos o Hospital Santa Ignês de Indaiatuba e hoje, com uma nova gestão hospitalar e um investimento de aproximadamente 35 milhões de reais, a diretoria anuncia as reformas realizadas em diversas áreas. “Desde que adquirimos o Santa Ignês, com recursos próprios viemos transformando-o para atender às carências da população; sabemos que é difícil passarmos por uma reforma em funcionamento, mas estamos trabalhando para entregar um hospital à altura de Indaiatuba”, destaca Caprio. Hoje, a unidade já conta com 10 leitos na UTI adulto, 11 leitos, sendo seis pediátricos e cinco neo na UTI Neopediátrica, três salas de Cirurgia Geral, 11 leitos na Unidade Coronariana e Hemodinâmica, além da aquisição de equipamentos modernos e de tecnologia avançada. “Um dos destaques desse investimento é a instalação da UTI Neopediatrica, que com 11 leitos, sendo cinco destinados para recém-nascidos, contribui para diminuir a mortalidade infantil, uma carência do município”, conta o diretor.
Com previsão de entrega em janeiro de 2016, o projeto arquitetônico da unidade Indaiatuba inclui quatro andares, sendo que a parte térrea, que abrigará o Pronto Socorro, está prevista para ser entregue em quatro meses, com novas recepções (geral e obstétrica) e lanchonete; já o segundo pavimento tem previsão para setembro deste ano e o terceiro pavimento e finalização da obra, para o começo de 2016. “Nossa previsão é saltar de 212 atendimento/dia para 715”, disse Caprio.
Os leitos de internação saltarão de 55 para 90 – destes, 26 serão destinados à maternidade; o centro cirúrgico terá uma ampliação significativa, passando de três salas para sete; na UTI adulto o aumento será de 10 para 23 leitos, na além da implantação da tomografia no Pronto Socorro.    
Com um quadro clínico formado por cerca de 415 colaboradores, incluindo 187 médicos especializados atendendo em todas as áreas, o novo Hospital Samaritano – Santa Ignês, tem hoje 1.800 atendimento por mês no Pronto Socorro, sendo 80 casos registrados de acidentes/traumas, além de 30 exames de cateterismos e 15 angioplastias.
O hospital atende mais de 40 planos, “promovendo saúde com excelência, humanização no atendimento e modernidade de gestão, conforme o padrão Samaritano Campinas” acrescenta Caprio.

Unidade Coronariana
O médico Orlando Annicchino Jr. com Marcia de Caprio durante apresentação.
Um dos grandes investimentos do grupo é a unidade coronariana, que conta com 11 leitos, além dos equipamentos altamente modernos. A Sala Hemodinâmica Siemens Híbrida é adequada para a realização de exames de angioplastia, cateterismo cardíaco e cirurgias cardíacas. “Essa sala, com equipamentos específicos e eficazes, vem salvando muitas vidas. O município até então não tinha condições de atender, adequadamente, um paciente infartado, e hoje sim, diminuindo o risco de morte”, ressalta o diretor.

Grupo Samaritano Campinas
O grupo Samaritano esta há mais de 40 anos em Campinas, sendo referência em saúde e em tecnologia. Possui cinco modernos hospitais, altamente equipados, além de Campinas, instalados nas cidades de Hortolândia, com o hospital-maternidade, Paulínia, Americana e Indaiatuba.

Invasão urbana com ações artísticas em diversos pontos de Campinas anuncia o XI Feverestival

Pakitos Cuecacuela. Foto: Marcelo Costa.
O anúncio da chegada do XI Feverestival (Festival Internacional de Teatro de Campinas) será feito por uma invasão urbana realizada em 11 pontos da cidade no dia 30 (sexta-feira), a partir das 9h.
A invasão consiste em ações artísticas em terminais de ônibus, rodoviária e aeroporto, além de pontos especiais, que irão, poeticamente, ocupar a cidade com apresentações breves de mais de 70 artistas. As intervenções serão realizadas de hora em hora, das 9h às 18h.
"A invasão vai até as pessoas como um convite especial para que todos acompanhem a intensa programação de 31 de janeiro até 13 de fevereiro", destaca Cynthia Margareth, uma das organizadoras do Feverestival.
Participam da invasão urbana:
Quem com porcos se mistura, farelo come, Grupo VÃO (Campinas/SP);
Chá com cartas, Ramon Brant  (Belo Horizonte -MG);
Cortejo de Maracatu, Grupo Maracatucá (Campinas -SP) ;
A cena por aí, fotógrafo Arthur Amaral (Campinas - SP);
O que você está fazendo agora?, Núcleo Fuga (Campinas-SP);
Mascarada - Pequenos lazzi das Ruas, Grupo Ta Panta Rhei (Áustria e Brasil);
Poemas ao pé do ouvido, Moacir Ferraz/ Boa Cia (Campinas-SP);
Rastro, Ló Guimarães / Grupo Excaravelhas (Campinas/SP);
Guardanapos poéticos, troco um causo por um conto, Cia. Vacivu (São Paulo/SP);
De partida, Cia. Suno (Campinas/SP);
Decameron, Filhos da Imundície (Campinas/SP);
Posso dançar para você?, Domínio Público (Campinas e São Paulo/SP);
Pakitos CuecaCuela, Pambazos Bros (Uruguai e São Paulo/SP).

Invasão Urbana – Programação
Quando: 30/1 (sexta-feira)
Nos terminais de ônibus, a população poderá conferir a exposição A cena por aí, do fotógrafo Arthur Amaral (Campinas - SP)
09h - Mercado Municipal
Chá com cartas, Ramon Brant (Belo Horizonte -MG);

10h - RODOVIÁRIA
- Rastro (Ló Guimarães)
- De partida (Cia Suno)

11h - Largo das Andorinhas
Guardanapos poéticos, troco um causo por um conto, Cia. Vacivu (São Paulo/SP);

12h - TERMINAL BARÃO
- Pakitos Cuecacuela (foto - Pambazos Bros)

13h - Praça Durval Pattaro (Barão Geraldo)
- Pakitos Cuecacuela (Pambazos Bros)

14h - TERMINAL OURO VERDE
- Decameron (Filhos da Imundície)

15h - TERMINAL CENTRAL
O que você está fazendo agora? (Núcleo Fuga)

16h - TERMINAL PADRE ANCHIETA
- Mascarada (Andreas Simma e Adriana Salles)

17h – AEROPORTO VIRACOPOS
- Posso dançar pra você? (Domínio Público)
- Poemas ao pé do ouvido (Moacir Ferraz)

17h - Praça do Carmo
Quem com porcos se mistura, farelo come, Grupo VÃO (Campinas/SP);

18h – Lagoa do Taquaral - Portão 5
Cortejo de Maracatu, Grupo Maracatucá (Campinas/SP).

Empanadas e drinks de verão no Empório Ghattas

O Empório Ghattas (Av. Pres. Kennedy 1281, Indaiatuba) convidando para uma tarde especial de degustação de empanadas e drinks de verão no próximo dia 31.

Mixed faz coquetel para apresentar coleção Inverno 2015

A diretora criativa e fundadora da Mixed, Riccy Souza 
Aranha, ladeada pelas franqueadas da loja de Campinas, 
Lucia Walker e Mariana Junqueira.
As proprietárias da Mixed Campinas, Lucia Walker e Mariana Junqueira, recebem nesta quinta-feira, 29, clientes, blogueiras e jornalistas para o coquetel de lançamento da coleção Inverno 2015. A marca de roupas e acessórios femininos e kids trará todas as tendências para a próxima estação, mantendo a sofisticação e o conforto que lhes são característicos. A Mixed fica na Rua Maria Monteiro, 1539, no Cambuí.
Fundada por Riccy Trussardi Souza Aranha em 1988, a Mixed atua no segmento fashion de luxo, vestindo mulheres contemporâneas, sofisticadas e antenadas, em todos os seus momentos. Além de suas linhas Mixed Essencial, Mixed Jeans, Mixed Noite e Mixed Kids, investe nas bolsas da marca francesa Jamin Puech, vendidas com exclusividade na Mixed no Brasil, antes só disponíveis no mundo em endereços seletíssimos como Bergdorf Goodman e Harvey Nichols.  Recebeu ao longo desses anos várias indicações e prêmios como Veuve Clicquot Mulher de Negócios, All Shop, Melhor lojista Shopping Iguatemi e Empresária de Moda no XXI Crystal Fashion, entre outros. Em 2009, passou a fazer parte da Abest - Associação Brasileira de Estilistas, que tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Indaiatuba ganha livraria com mais de 7 mil títulos no Parque Mall

Divulgação.
A livraria Cia. dos Livros inaugurou uma unidade dentro do Parque Mall, no Jardim Pau Preto, próximo ao Parque Ecológico. A loja, com área de 100 metros quadrados, entrou em operação na quarta-feira (21) e dispõe de mais de 7 mil títulos, com mais de 12 mil livros de todas as áreas editoriais, técnicos e de literatura, para entrega imediata. Os apaixonados por ler já podem visitar o espaço, que funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h e, aos domingos, da 12h às 20h.
Além do estoque local, a Cia. dos Livros de Indaiatuba conta com um sistema de encomendas que possibilita a entrega em curto prazo de qualquer um dos mais de 180 mil títulos e de 800 mil livros, vindos diretamente de seu estoque central, localizado na cidade de Jandira (SP).
O gerente nacional de varejo da rede, Francisco Leme Garcez, conta que o maior diferencial das livrarias Cia. dos Livros é a grande disponibilização de títulos de livros técnicos e de literatura, possibilitada pela força de distribuição da BOOKPartners, empresa proprietária da marca e uma das maiores distribuidoras do País. “Outro grande diferencial é o fato que visamos atender completamente os nossos clientes em todos os livros que precisarem, tanto com o estoque local, em Indaiatuba, como através de rápida entrega em nosso sistema de encomendas”, diz. Segundo Garcez, Indaiatuba foi escolhida para receber uma unidade da livraria por ser uma cidade com forte crescimento econômico. O grupo analisou o alto desenvolvimento educacional e cultural da população local e flutuante, já que o município possui vários condomínios e casas de veraneio. “Há uma forte tendência de Indaiatuba ser o polo cultural de uma grande região, abrangendo várias cidades próximas, também com excelentes índices de crescimento nos últimos anos”, argumenta. “Julgamos que Indaiatuba é um local excelente para acolher uma operação tão diferenciada como é a livraria Cia. dos Livros.”
Sobre a escolha do Parque Mall para se estabelecer, Garcez comenta que a BOOKPartners tem ótimas expectativas de sucesso, pela excelente localização e o equipamento comercial. “O Mall reúne um mix de lojas e foi implantado em um projeto de grande beleza”, declara.

Serviço
Horário de funcionamento:
Segunda a sábado: das 9h às 21h
Domingos: das 12h às 20h
Endereço: Rua das Primaveras, 1050, Jardim Pau Preto
Site: www.ciadoslivros.com.br.

Abertas inscrições para 14º Prêmio Nabor Pires Camargo - Instrumentista

Foto: Arquivo - SCS/PMI.
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba já está com as inscrições abertas para o 14º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista. Voltado à música popular brasileira, o Prêmio visa divulgar as obras do clarinetista e compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo, além de estimular e revelar o talento de novos criadores e intérpretes. “Trata-se de um dos poucos concursos de música instrumental realizados no Brasil, sendo nacionalmente conhecido e divulgado”, comenta o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus.
Nesta edição o prêmio volta a ser realizado em um dia e o prêmio para o melhor músico será de R$8.000,00; o segundo colocado receberá R$6.000,00; o terceiro, R$5.000,00; o quarto receberá R$4.000,00 e, do 6º ao 10º colocados, R$500,00.
O período de inscrições segue até o dia 31 de março de 2015. Após uma triagem serão selecionados os dez finalistas que concorrerão em audição pública a ser realizada no dia 24 de abril às 19h30, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A Fundação Pró-Memória oferecerá aos participantes e seus acompanhantes almoço, ajuda de custo e hospedagem no dia da audição.
O candidato deverá inscrever-se individualmente uma única vez com duas músicas, uma de Nabor Pires Camargo e outra de livre escolha, podendo ser autoral e que tenha duração máxima de cinco minutos. As canções deverão ser gravadas em áudio, preferencialmente em CD e enviadas juntamente com seis cópias das partituras de cada música e a ficha de inscrição devidamente preenchida para o endereço ‘Fundação Pró-Memória de Indaiatuba - 14º Prêmio Nabor Pires Camargo - Rua Oswaldo Cruz, 1015 - Cidade Nova - Indaiatuba, SP - CEP: 13334-010’. A ficha de inscrição e o regulamento completo do concurso estão disponíveis no site www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3835-3588 ou por e-mail: premionabor@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br.

Conheça Nabor
Nabor Pires de Camargo era apaixonado pela música. Começou a estudar clarinete ainda na infância e logo foi admitido como clarinetista da banda infanto-juvenil regida pelo maestro José Lopes dos Reis, o "Dunga”. Aprofundou os estudos no Conservatório Dramático-Musical de São Paulo. Atuou em muitas bandas e orquestras como a Orquestra Sinfônica da Rádio Tupi e a Orquestra Sinfônica Musical de São Paulo. Em 1929 compôs o Hino Indaiatubano, oficializado em 1974. Foi escolhido "Melhor Clarinetista de 1930", prêmio concedido pela Gazeta Esportiva. Foi o primeiro ganhador da Medalha "João Tibiriçá Piratininga", honraria concedida a partir de 1984 aos cidadãos que prestaram relevantes serviços ao município de Indaiatuba.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Prefeitura apresenta instalações ampliadas do Centro de Zoonoses

Na foto, o vereador Antonio Sposito Jr., o prefeito Reinaldo Nogueira, o
presidente da Câmara, Luiz Alberto Pereira, o secretário municipal de
Urbanismo, José Carlos Selone e o vereador Massao Kanesaki.
Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI.
O prefeito Reinaldo Nogueira reuniu a imprensa na manhã de quarta-feira (21) para apresentar as novas instalações do Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses depois da obra de ampliação do prédio. O objetivo da obra foi melhorar os serviços e ampliar o atendimento que é realizado no local. Durante a apresentação, o prefeito e o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, anunciaram que também serão construídos mais dois gatis no local e uma área de recreação e de sol para filhotes.
Com a ampliação, o Centro de Reabilitação ganhou duas salas cirúrgicas para castração de cães e gatos, uma nova sala para pós-operatório e uma sala para esterilização de equipamentos. A parte do canil também foi reformada e o prédio todo passou por uma manutenção geral.
Durante a apresentação à imprensa, Reinaldo Nogueira lembrou que desde a inauguração, em abril de 2009, as melhorias nas instalações do Centro de Reabilitação não pararam. “Fizemos várias reformas, sempre com o objetivo de melhorar os serviços. Nosso trabalho vem sendo feito em parceria com o Conselho e as entidades protetoras de animais e essa união tem dado um bom resultado. Não temos que medir forças; temos que somar forças para conseguirmos nossos objetivos”, ressalta.
Além das cirurgias de castração que são oferecidas gratuitamente pelo município, o prefeito lembrou que desde fevereiro do ano passado o Centro começou a implantação de um chip de identificação em todos os animais atendidos. “Agora estamos estudando a possibilidade de também ampliarmos a chipagem para animais particulares, mediante a cobrança de uma taxa. Esse dinheiro seria revertido a um Fundo que seria administrado pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais”, comentou Reinaldo Nogueira.
O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, reforçou que essas melhorias do serviço resultaram do diálogo aberto pelo município com as entidades protetoras de animais. “Nos aproximamos desses grupos, ampliamos o relacionamento da administração pública com as entidades protetoras e, juntos, estamos buscando cada vez mais melhorias, sempre tendo o bem estar do animal como foco”, resume Selone.
O presidente do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais, Carlos Roberto Beggo, também participou da apresentação das novas instalações do Centro de Reabilitação e ressaltou que nunca o trabalho de proteção aos animais teve tanto apoio da administração pública.  

Melhorias
As novas salas cirúrgicas possibilitaram dobrar o número de cirurgias de castração que são realizadas no local. Antes da ampliação, eram realizadas diariamente 15 cirurgias e apenas um veterinário trabalhava no local. Hoje, são realizadas 30 castrações por dia, com dois veterinários.
A reforma e ampliação durou cerca de quatro meses e foi concluída no final de outubro de 2014. A obra foi executada por equipes da Secretaria de Obras e Vias Públicas e da própria Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, que é responsável pela administração do Centro. 
O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses foi inaugurado em abril de 2009 em um prédio localizado na Rua Safira, 120, no Distrito Industrial. O serviço mantido pelo Centro tem a proposta de recolher animais machucados que apresentam risco à população, filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes, prestar os cuidados necessários e encaminhar os animais para novos lares.
Poucos meses depois de inaugurado, também em 2009, o Centro iniciou o programa de castrações gratuitas de cães e gatos em parceria com as associações de proteção a animais, sendo que três delas permanecem até hoje: a Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai), União Protetora dos Animais de Rua de Indaiatuba (UPAR) e Grupo de Amigos em Prol dos Animais (GAPA).
Os procedimentos são realizados por veterinários e para ter acesso ao serviço as famílias passam por uma triagem, não podendo ter renda superior a dois salários mínimos. Além do agendamento da cirurgia no local, as entidades também fazem o cadastro de famílias interessadas e encaminham à Secretaria para o agendamento das castrações. A cada semana uma entidade é responsável por selecionar os animais que são encaminhados para a cirurgia. Em 2014 foram realizadas 2.380 castrações, sendo 758 gatas, 539 gatos, 774 cadelas e 309 cães.
Há dois anos, o Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses já havia passado por uma ampliação. Na ocasião foram construídas baias para animais em quarentena, novas baias para recreação e antiestresse e construção de um espaço para recreação e banho de sol voltado aos filhotes.

Congesa, 22 anos

Estúdio EMT e Pró-Memória realizam exposição “Turma do Gabi – 40 Anos” no Casarão

Divulgação.
Este ano faz 40 anos que o cartunista e escritor Moacir Torres começou a criar os primeiros personagens da Turma do Gabi, que hoje somam mais de trinta integrantes. A Turma do Gabi alegrou e continua divertindo milhares de crianças brasileiras com suas aventuras recheadas de humor, fantasia e mensagens educativas; são 40 anos circulando em TVs, suplementos infantis, revistas em quadrinhos, animações (YouTube), livros, e-books, produtos, Internet e em muitas outras mídias.
Para comemorar essa data tão importante, o Estúdio Moacir Torres e a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba realizarão uma exposição com dezenas de painéis com capas de revistas e suplementos infantis contando a história da turminha. Também farão parte da exposição comemorativa dezenas de desenhos feitos pelos desenhistas brasileiros e estrangeiros
Luke Ross (Santo André), Mário Cau (Campinas), Marcos Gratão (Araçatuba), Nestablo Ramos (DF), Laudo Ferreira (SP), Xavier (Avaré), Jorge Araújo (Rio Bonito – RJ), Marcelo Marão (RJ), Júlio Magá (SP), Márcio Meyer (Santa Cruz do Sul – RS), Paulo José (SP), Bira Dantas (Campinas), Gustavo Machado (Londrina – PR), Manoel Dama (Aracaju - SE), Verde (SP), Spacca (SP), Paulo Borges (Jundiaí – SP) Tenório (Indaiatuba-SP), Pat Menghi (Argentina), Jal (SP) e muitos outros.
A exposição acontecerá de 5 de fevereiro a 27 de março no Casarão Cultural Pau Preto.

Serviço:
Local: Casarão Cultural Pau Preto - Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba
Informações: (19) 3875-8383
Visite o site da Turma: www.turmadogabi.com.br.

Grupo (In)vento se apresenta quarta no Almanaque

Divulgação.
O Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira 1240, em Barão Geraldo, Campinas) recebe na quarta-feira, dia 28, às 21h, uma apresentação do grupo (In)vento.
O grupo é formado por Osmário Marinho (bateria e percussão), Ronaldo Marquetti (sax e flauta), Thiago Camargo (piano e acordeon) e Andrés Zuñiga (foto - contrabaixo elétrico, acústico e violino).
O quarteto explora diferentes nuances timbrísticas dentro do contexto da música instrumental, utilizando instrumentos alternativos à formação tradicional do universo jazzístico, como acordeon, percussão, violino, flautas, além da formação original de quarteto de jazz (saxofone, piano, contrabaixo acústico e bateria).
O repertório do grupo é composto por músicas autorais de seus integrantes e obras arranjadas de compositores consagrados e passeia por alguns dos principais ritmos da música brasileira, principalmente das regiões nordeste, sudeste e sul, como baião, xote, maracatu, samba, chula e guarânia.
A formação diferenciada dos músicos traz versatilidade e vivacidade ao grupo, que apresenta um trabalho essencialmente autoral e com personalidade própria, a partir do ineditismo das composições e arranjos concebidos exclusivamente para esta formação.
O couvert artístico será de R$20,00 e o telefone do Almanaque é (19) 3249-0014.

Topázio Cinemas começa venda antecipada de "Cinquenta Tons de Cinza"

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Casa Decor Indaiatuba realiza “open day” para apresentar o espaço da primeira edição

No dia 27 de janeiro, acontece o Sunset Open Day da Casa Decor Indaiatuba, com oferecimento da rede de choperias Giovannetti. No evento, as diretoras Renata Fraia e Renata Jancowski receberão convidados para conhecer a casa que abrigará a primeira edição da mostra e será transformada pelas mãos de arquitetos, decoradores e paisagistas.
Localizado na Alameda José Amstalden, 74, Chácara Belvedere, o espaço foi escolhido por se tratar de uma típica casa de veraneio, muito procurada por aqueles que frequentam o interior em busca de qualidade de vida, com grande valorização das áreas de lazer e entretenimento. Com 5 mil m² de área total, será dividido em 42 ambientes internos e externos, entre eles dois funcionais: uma Choperia Giovannetti e uma unidade do bistrô enogastronômico Brancotinto. Além destes patrocinadores, o evento já tem a confirmação de importantes empresas como Roca, Eurotop, Selecta, Eucafloor, Siemens, Padovani Conceito, Green House, Scaravelli Saviolli, Plataforma 5, Poli Design, Imobb e o apoio da Prefeitura de Indaiatuba.
Conceitualmente, a Casa Decor Indaiatuba será uma mostra boutique e reunirá toda a infraestrutura, luxo e suntuosidade dos grandes eventos deste setor, em uma versão mais exclusiva e intimista. “Nossa equipe e parceiros estão com uma grande expectativa com relação à cidade, pois trata-se de um local de destaque no interior paulista, que tem muito potencial para receber um evento como este”, revela Renata Fraia, diretora comercial.
Com mais de 226 mil habitantes, Indaiatuba possui uma localização estratégica e fica a apenas 9 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, que passa por ampliação e deverá se transformar no maior e mais moderno aeroporto da América Latina, capaz de receber 80 milhões de passageiros por ano. Além disso, tem fácil acesso a importantes rodovias como Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco, que ligam a cidade aos polos econômicos do estado de São Paulo. A cidade abriga ainda diversas empresas de grande porte concentradas principalmente em seu polo industrial e tem se destacado por realizar importantes investimentos em infraestrutura, planejamento urbano, cultura, lazer e nas áreas base da administração pública.
Esses fatores fazem com que Indaiatuba seja cada vez mais procurada por quem busca qualidade de vida, potencializando o crescimento dos segmentos de construção civil, arquitetura, decoração, paisagismo e imobiliário locais, com cada vez mais empreendimentos, condomínios e opções residenciais e comerciais para novos habitantes. “Queremos que a mostra traga inspiração para os visitantes, que poderão conferir novidades em design, decoração, revestimento, louças e metais, cores, automação e materiais que são tendência nas principais mostras de decoração do Brasil e do mundo”, revela Renata Marques Jancowski, arquiteta e diretora.
A primeira edição da Casa Decor Indaiatuba acontecerá de 31 de julho a 20 de setembro.

Vinhedo realiza a 54ª Festa da Uva e 6ª Festa do Vinho

Adega Família Baccetti: visita para degustar vinhos e suco de uva, além 
de conhecer o processo de produção de espumante. Foto: Erick Leite.
Durante os finais de semana de fevereiro em que acontecem a 54ª Festa da Uva e a 6ª Festa do Vinho de Vinhedo, os visitantes poderão conhecer o município de uma forma mais ampla. Com o apoio da Prefeitura Municipal, serão oferecidos através da Secretaria de Cultura e Turismo três roteiros turísticos para quem quiser visitar os atrativos do município, que é conhecido nacionalmente pela alta qualidade de vida que oferece a seus moradores e que integra o Circuito das Frutas.
Realizados pela empresa Nova Brasil, os três roteiros (Roteiro do Vinho e do Alambique, City Tour com Mosteiro de São Bento e City Tour com Portal do Cristo) terão duração de 1h30 cada, saindo do Parque Municipal Jayme Ferragut, recinto da principal festa da cidade. “O turismo vem ganhando força em Vinhedo, sobretudo pelos atrativos na área rural, onde é possível conhecer plantações de uva e outras frutas, ver de perto a produção de sucos e vinhos e provar delícias como geleias e quitutes que conquistam os visitantes. Vale aproveitar a oportunidade para fazer os passeios”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
Os ingressos para fazer os roteiros serão vendidos a preços entre R$15,00 e R$20,00 por pessoa, no estande do Receptivo Turístico, logo na entrada do Parque Municipal Jayme Ferragut. Mais informações podem ser obtidas com a Nova Brasil pelos telefones (19) 3232-9794 e 3235-2393.
Saiba mais sobre os roteiros:

1 - Roteiro do Vinho e do Alambique
Neste passeio repleto de aroma e sabor, o visitante terá o privilégio de conhecer processo de fabricação do vinho e da cachaça, além degustar os produtos artesanais confeccionados por uma adega e um alambique da cidade com tradição na produção artesanal de vinhos, sucos, cachaças e licores.

2 - City Tour com Mosteiro de São Bento
Este agradável roteiro permite ao visitante ter uma visão geral de Vinhedo, com passagem pelos principais pontos turísticos e parada no Mosteiro de São Bento, reconhecido por sua beleza e arquitetura. O local de peregrinação, localizado no alto de uma colina, atrai pessoas que buscam um ambiente de paz e silêncio. É possível adquirir os famosos medalhões de São Bento, além de artigos religiosos, velas artesanais, mel silvestre, pães e bolos produzidos pelos monges que lá residem.

3 - City Tour com Portal do Cristo
Passagem pelos principais pontos turísticos do município, incluindo a Igreja Matriz de Sant´Ana e o Portal do Cristo. A primeira Festa da Uva foi realizada na Praça de Sant’Anna e contou com a iniciativa dos agricultores e do Monsenhor Favorino, padre da época. No Portal do Cristo é possível conhecer curiosidades sobre a vida do Monsenhor Favorino e apreciar a belíssima vista do município de Vinhedo. A magia do por do Sol fica por conta da natureza. Aos domingos, há feira de artesanato com artesãos vinhedenses e da região.

Grupo de Teatro Anankê se apresenta sábado em Santa Bárbara

Divulgação.
A Casa de Joana, de Santa Bárbara d'Oeste, realiza, em parceria com a gestão do espaço CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), diversas atividades gratuitas nas áreas de dança, música, cinema e teatro – este último, conta, em sua programação, com uma apresentação do grupo de teatro Anankê, de Indaiatuba, neste sábado, 24, às 20h, com o espetáculo O Caixeiro da Taverna, de Martins Pena. A entrada será gratuita.
O texto, adaptado para os palcos, narra as peripécias do ambicioso e trapaceiro Manoel Pacheco, cujo maior sonho é se tornar sócio de sua ama Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele. A ambição desenfreada desse caixeiro o coloca em situações hilariantes, que certamente proporcionarão bons motivos para dar muitas risadas.
O dramaturgo romântico Martins Pena notabilizou-se por satirizar a sociedade brasileira do século 19. Suas obras constituem um retrato bem realista do Brasil daquela época e ainda guardam reflexões para os dias atuais. O Caixeiro da Taverna, de Martins Pena, tem a direção de Chicó Ferreira (da peça Porque os Homens Mentem) e Fernanda Vinagre como assistente de direção; figurino assinado por Rogério de Paula; cabelo de Sônia Eugênio e maquiagem de Priscila Alves. No elenco, André Almeida, Priscila Alves, Flávio Cardoso, Marli Lopes, Júnia Santana e Gisele Campos. O CEU Santa Bárbara está localizado no Planalto do Sol II. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3458 5868.

Sobre o Grupo Anankê
Celebrando seu primeiro ano de vida, o Grupo Anankê conta com integrantes experientes que atuam desde a década de 1990, individualmente, já tendo encenado inúmeros espetáculos e participado de diversos festivais, sendo que alguns de seus integrantes já foram premiados como Melhor Atriz, Melhor Cenário e melhor figurino, entre outros.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Feijão com Samba - 13º ano de sucesso

A premiada bateria do G.R.E.S. União da Ilha do Governador.
O presidente do IC, Marcos Poli, com o diretor da União da Ilha, Serginho
Carlos, da Império e o diretor social do IC, Marcel Del Hoyo
Fotos: Imprensa/IC.
O Indaiatuba Clube repetiu no último domingo o sucesso das doze edições anteriores do Feijão com Samba. Com ingressos esgotados, como sempre, o evento contou com as apresentações de Naninha de Todas as Vilas e da bateria da escola de samba União da Ilha, com destaque para as presenças de Ito Melodia, intérprete oficial e Estandarte de Ouro da escola; Bruna Bruno, rainha de bateria há mais tempo à frente de uma escola de samba, Mestre Ciça, un dos melhores mestres de bateria de escolas de samba do Rio de Janeiro e Marcinho e Cris Caldas, respectivamente Mestre-Sala e Porta Bandeira, Estandartes de Ouro Revelação 2014 e 2001.

Le Triskell terá primeiro Jantar Gastronômico de 2015 no dia 29

Gilles Mourier e equipe recebem no dia 29 de janeiro os aficionados da boa mesa para o primeiro Jantar Gastronômico do ano em seu Le Triskell Bistrô. Comme d'habitude, um festival de sabores e ponto de encontro de gente interessante e de bom gosto.

Miss Indaiatuba visita o CAPS-AD e a Central de Risco do Programa Viver

Na foto, a Miss Indaiatuba (terceira da direita para a esquerda) com
funcionários da Prefeitura e organizadores do concurso.
Foto: Laís Fernandes - SCS/PMI.
A Miss Indaiatuba, Ester Coutinho, visitou na tarde de segunda-feira (19) a Central de Risco do Programa Viver e o CAPS-AD (Centro Psicossocial Álcool e Drogas) da Prefeitura de Indaiatuba. A visita foi acompanhada pela diretora do Programa Viver, Kelly Pazini, pela assistente social Maria Cristina Coelho Dias, pela psicóloga e coordenadora do CAPS-AD, Rosângela Chiavegati Soqueti e pela enfermeira do CAPS-AD Marina de Melo Barbosa.
A ação fez parte do treinamento sobre o Programa Viver aplicado para a Miss Indaiatuba com o objetivo de apresentar as etapas de trabalho e metodologias para a integração das ações de combate ao uso de drogas. A Miss foi acompanhada dos produtores do concurso, Fernando Loggar e Fernando Estevam.
O CAPS-AD atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (acolhimento portas abertas); nos demais horários e finais de semana, os pacientes são encaminhados pelos serviços referenciados como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). O local possui uma equipe de médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacional, psicólogos, assistente social, administrativo e guardas civis. O Centro atende uma média de 500 pessoas por mês e possui cinco leitos masculinos e três femininos.
O programa multidisciplinar Viver de combate às drogas organiza as iniciativas existentes na comunidade e as ações deixam de ser isoladas. Para essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.
Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.
O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

Miss Indaiatuba
Em dezembro, a organização do concurso Miss Indaiatuba firmou parceria com a Prefeitura para envolver as candidatas, a atual e a futura Miss com as causas sociais do município. A capacitação foi a primeira ação dessa parceria.  O objetivo é transformar a Miss Indaiatuba em uma multiplicadora do Programa Viver, pois quando um jovem influencia outro, os resultados são mais efetivos.

Fortalecimento de parcerias é tônica de nova diretoria da Acenbi

O novo presidente da Acenbi, João Yamate, ao lado de seu antecessor, 
Akifiko Morita. Crédito: divulgação.
A manutenção das atividades que vêm sendo desenvolvidas pelas administrações anteriores é umas das prioridades da nova diretoria da Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi). “Vamos trabalhar para fortalecer ainda mais os nossos vínculos com a Prefeitura e empresas que apoiam o desenvolvimento de nossas ações”, explicou o novo presidente da entidade, João Yamate.
Os membros da nova diretoria foram empossados no último sábado (dia 17 de janeiro), durante a Assembleia Geral Ordinária realizada na sede social da Acenbi. A diretoria foi eleita para o biênio 2015-2016.
João Yamate, de 56 anos, é nissei (filho de imigrante japonês, ou seja, a segunda geração dos imigrantes japoneses), mora em Indaiatuba desde 1993 e atua na distribuição de produtos de limpeza.

Novidades
Yamate disse que a diretoria pretende buscar novas propostas e novas aberturas, seguindo as tendências da atualidade. “Esperamos agregar muitas novidades nos trabalhos já desenvolvidos pela Acenbi”.
Entre as novidades, está a possibilidade de firmar parcerias com entidades beneficentes do município nos principais eventos da Acenbi. “As entidades podem vender artesanato ou comida, por exemplo e angariar fundos”, cita o novo presidente da entidade.
“A nossa intenção é estender o nosso trabalho social e atingir mais pessoas necessitadas”, diz Yamate para explicar o auxílio que a Acenbi já faz presta no município. São destinados ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade) parte da arrecadação do bazar beneficente realizado todo ano pelo Departamento de Senhoras, assim como integralmente as doação de alimentos não perecíveis e material de limpeza e de higiene doados pelo público durante a Festa do Sushi e Nipo Fest (Festa do Chopp).

Sobre a Acenbi
Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba.
Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.
As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br.

CineClube Indaiatuba traz "Homens, Mulheres & Filhos"

Dia 27 de janeiro é dia de CineClube Indaiatuba, com sessão única às 19h40. Em cartaz, o filme Homens, Mulheres & Filhos.

Sinopse: Adultos, adolescentes e crianças amam, sofrem, se relacionam e compartilham tudo, sempre conectados. A internet é onipresente e, nesta grande rede em que o mundo se transformou, as ideias de sociedade e interação social ganham um novo significado. Algumas situações, como um casal que não tem intimidade; uma garota que quer ser uma anoréxica melhor e um adolescente que vive em num mundo de pornografia virtual fazem o expectador repensar a relações humanas. No elenco, Emma Thompson, Jennifer Garner, Adam Sandler e Ansel Elgort.
Gênero: drama
Direção: Jason Reitman
Elenco: Ansel Elgort, Jennifer Garner, Adam Sandler
Data: 27 de janeiro
Horário: 19h40
Ingresso único: R$8,00
Local: Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 119 minutos     
Legendado.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CRCVB inicia 2015 com diretoria reeleita e novidades

Reeleita em dezembro para o triênio 2015/2017, a diretoria do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau inicia o novo ano com um extenso projeto a ser cumprido; afinal, trata-se de uma marca histórica: o aniversário de 15 anos da entidade, que ao longo de sua trajetória tem trabalhado intensamente para o fortalecimento da Região Metropolitana de Campinas como importante polo de turismo – em especial o de negócios.
Sob o comando do presidente Gilson Gomes de Oliveira, compõem o time os executivos e empresários Mauro Schwartzmann, Eduardo Porto, Vanderlei Costa e Silva, Ricardo Lima, Carlos Américo Louredo, Haroldo Bretas, Francis Pedroso, Giovana Torres, Ricardo Leite de Moraes e Alain Jean Pierre Baldacci.
O grupo ingressa na nova etapa com a certeza de sucesso e de dever cumprido, após o 2014 repleto de realizações. Vale destacar o Festival Gastronômico, com a ampliação e reestruturação do Chefs na Praça e criação do Fórum de Gastronomia; o Painel Viracopos; a reformulação do site e a repaginação da revista da entidade, que ganhou novo formato. Tudo isso contribuiu para o aumento da visibilidade da entidade e atração de 64 novos associados no último ano.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Secretaria de Cultura abre inscrições para oficinas gratuitas no próximo dia 31

Foto: Arquivo Adriana Panzini – SCS/PMI.
A Secretaria Municipal de Cultura inicia no próximo dia 31 de janeiro, das 8h às 13h, no Centro de Convenções Aydil Bonachela (Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia), as inscrições para as oficinas culturais gratuitas permanentes. São 14 modalidades artísticas à escolha, com opções para crianças, jovens e adultos, como ballet, coral, desenho, pintura em tela e tecido, teatro e violão, entre outros, em aulas ministradas no Centro Cultural Wanderley Peres e no Centro Cultural Jardim Morada do Sol. Para se inscrever é preciso apresentar uma foto 3x4 recente, cópia do RG, cópia do comprovante de endereço e doar uma lata de leite em pó de 400g, que será revertida para as entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol). A partir do dia 3 de fevereiro, as possíveis vagas remanescentes devem ser consultadas diretamente no centro cultural de interesse, de segunda a sexta das 8h às 17h. Informações: (19) 3894-1867.

Oficinas culturais gratuitas

Centro Cultural Wanderley Peres (Praça Dom Pedro, s/nº – Centro – Tel: 3825-2056)
Violão (manhã, tarde e noite/iniciante e avançado)
Artes infantil (manhã e tarde)
Coral (tarde e noite/ feminino, masculino e 3ª idade)
Viola caipira (tarde e noite/ iniciante e avançado)
Pintura contemporânea (noite)
Desenho artístico (manhã)
Desenho e criatividade (tarde)
Teatro (manhã e noite/ infantil, juvenil, adulto e 3ª idade)
Desenho infantil (manhã e tarde/ infantil e juvenil)
Jazz (manhã e tarde/ infantil 7 a 11 anos e juvenil 12 a 16 anos)
Ballet (manhã e tarde/ iniciante e avançado)

Centro Cultural da Morada do Sol (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol – Tel: 3936-2584)
Violão (manhã e tarde/iniciante e avançado)
Jazz (manhã, tarde e noite/infantil 8 a 11 anos, juvenil 12 a 16 anos e adulto)
Pintura em tecido (manhã e tarde)
Coral infantil (manhã)
Viola caipira (manhã e tarde)
Pintura em tela (manhã e tarde)
Teatro (manhã e tarde/infantil, juvenil e adulto)
Desenho artístico (manhã e tarde/infantil 7 a 10 anos e juvenil 11 a 14 anos)
Piano eletrônico (manhã, tarde e noite/ infantil 10 a 14 anos, juvenil 15 a 17 anos e adulto acima de 18 anos)
Ballet (manhã e tarde/ iniciante a avançado).

Programação especial marca os 5 anos do Almanaque

Divulgação
Com uma programação musical especial, o bar/restaurante Almanaque Café festeja seus cinco anos em atividade. De 21 a 25 próximo, o palco da casa recebe o grupo Boca Livre, Taïs Reganelli, Los Vitrolas, Edgard Piccoli (foto), The Somethings Acoustic Beatles Band e o DJ Xuxa.
Situado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, o Almanaque Café tornou-se um conceituado polo aglutinador de projetos artísticos de excelência. Traz o conceito dos antigos almanaques – publicações que reúnem em um único espaço o entretenimento, a cultura, a diversidade de informações e divertimento, oferecendo ao público uma opção inédita de variedade de serviços gastronômicos, de cultura e lazer. Foi eleito pela revista Veja Comer & Beber 2013 o melhor lugar para ouvir boa música ao vivo e melhor cozinha de bar.
Do jazz ao samba, a casa traz de bandeja um cardápio eclético, sempre pautado pela qualidade musical. Grandes nomes já se apresentaram, como João Bosco, Ed Motta, Joyce Moreno, Lenny Andrade, Dori Caymmi, Os Cariocas, Duofel, Wanda Sá, Rosa Passos, Ná Ozzetti e Fado ao Centro, entre outros.  Além dos artistas mais conhecidos, a casa também privilegia a nova geração, como Taïs Reganelli, Fernanda Dias, e ainda instrumentistas e grupos de ponta, como Sidmar Vieira, Paulo Gazella, Quarteto de Cordas Vocais e Casa Caiada, para citar alguns.  

Programação musical – Aniversário de 5 anos
Dia 21 (quarta-feira), 21h
Boca Livre
Ingressos: antecipado até a véspera, R$80,00; no dia, R$100,00
O grupo, fundado em 1978, traz a Campinas o repertório do CD Amizade para celebrar mais de três décadas de parceria musical, com um repertório renovado a partir de refinadíssimo garimpo realizado por Maurício Maestro (contrabaixo, violão e vocal), Zé Renato (vocal e violão), David Tygel (viola e vocal) e Lourenço Baeta (flautas, violão e vocal). Divisor de águas no universo dos grupos vocais brasileiros, o Boca Livre trabalha seu abençoado uníssono e os engenhosos arranjos que fãs e ouvidos mais atentos reconhecem imediatamente.  

Dia 22 quinta-feira, 21h           
Taïs Reganelli
Couvert Artístico R$20,00
Taïs Reganelli brinda o público do Almanaque com uma noite especial. Acompanhada dos músicos Henrique Torres, Babi Bergamini e Andrés Zúñiga, a cantora compartilha as melhores memórias de seus mais de 15 anos de carreira. Os músicos já são de casa e neste repertório atendem ao pedido da noite: apenas os compositores preferidos, seus melhores arranjos e, é claro, as autorais mais pedidas.
No repertório estão Caetano Veloso, Chico Buarque e Milton Nascimento, com pinceladas de Beatles, Jorge Drexler, Chet Baket e Jacques Brell, entre outros grandes nomes da música internacional e da canção popular brasileira.

Dia 23( sexta) , 22h             
Los Vitrolas
Participação especial de Edgard Piccoli
Vintage Rock & Pop
Couvert Artístico: R$15,00

Dia 24 (sábado), 22h                  
The Somethings Acoustic Beatles Band
Quarteto com versões acústicas e arranjos vocais do repertório dos Beatles.
Couvert Artístico: R$15,00

Dia 25 domingo, 19h                 
Domingo É pra Dançar
DJ Xuxa
Noite de zouk especial                           
Couvert Artístico: R$15,00      

Almanaque Café - Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo, Campinas Telefone (19) 3249-0014.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Sábado tem Corruptos no Vinil


Com ingressos esgotados, Indaiatuba Clube realiza 13º Feijão com Samba no domingo

O público que lotou a última edição. Foto: divulgação.
Estão esgotados os ingressos para a décima terceira edição do Feijão Com Samba, festa pré-carnaval realizada pela Indaiatuba Clube que acontece nesse domingo, dia 18 de janeiro de 2015, a partir das 12h.
Os últimos convites para a festa que abre a temporada de eventos do IC foram vendidos no final da tarde de terça-feira, dia 13 de janeiro, o que mostra o sucesso do evento junto ao público e consolida o Feijão Com Samba como um dos eventos sociais de maior destaque da região. Toda essa grande busca por ingressos se justifica pelas grandes atrações que vão se apresentar no evento desse ano.
Uma das principais escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, a União da Ilha vai se apresentar no Salão Social do IC como uma das melhores escolas do carnaval carioca de 2014, ficando com a quarta colocação e detentora de dois títulos do tradicional prêmio Estandarte de Ouro oferecido pelo jornal O Globo.
Além da escola, o palco do Indaiatuba Clube também vai receber o cantor Naninha, uma das principais atrações do samba da cidade de São Paulo, onde se apresenta há muitos anos nas melhores casas de show e bares da capital paulista.
Para deixar o Feijão com Samba ainda melhor, a Diretoria do IC também vai apresentar aos associados e convidados o sambista Ito Melodia, tradicional intérprete de samba-enredo do Rio de Janeiro.
Junto a todas essas atrações, o IC vai oferecer a feijoada do Restaurante e Buffet Verona, marca registrada da festa que abre os eventos sociais do clube todos os anos.

Atrações
Empunhando os dois troféus do Estandarte de Ouro e a quarta posição do maior carnaval do mundo, a União da Ilha do Governador vai levar ao palco do Salão Social do IC os sambas que marcaram época, as músicas que agitaram a Marques do Sapucaí e o samba-enredo do desfile de 2015, que terá como tema o samba Beleza Pura?. Junto a isso o IC será tomado por 45 integrantes da escola, sendo 23 percursionistas, 10 passistas, quatro passistas masculinos, duas baianas, um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, uma rainha de bateria, um cavaco, um intérprete e um integrante da harmonia.
Para abrilhantar a apresentação da escola, o sambista Ito Melodia irá puxar os grandes sambas do Brasil.
Com participações e aberturas de shows de grandes nomes como Jorge Aragão, Almir Guineto, Alindo Cruz e Sombrinha, Leci Brandão e Demônios da Garoa, Naninha vai trazer para dentro do Indaiatuba Clube a interpretação dos maiores sucessos do samba de raiz e do pagode brasileiro, dentre elas algumas composições integram alguns de seus CDs.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Grilli Cortes Especiais ou O paraíso das carnes

Foto: Tânia d'Ávila.
Hoje matei a saudade da amiga de trapalhadas Tânia d'Ávila com um almoço no Bastião seguido de uma visita à Grilli Cortes Especias (Av. Pres. Kennedy 1699) - e ainda bem que a ordem foi essa, pois caso contrário eu teria enlouquecido, já que havia cometido a insanidade de ter faltado a uma degustação, há cerca de um mês, a convite do proprietário André Gomes (à esquerda comigo na foto).
A casa, representante, entre outras marcas estreladas, da Intermezzo, VPJ e Cowpig, é recheada dos melhores cortes de carnes nobres, com direito inclusive aos da raça japonesa Wagyo, além de cortes de búfalo, javali, coelho e queixada e outras iguarias como geleias e condimentos importados e acessórios para churrasco, como um carvão especial que não solta fumaça, ideal para apartamentos. Outro atrativo é a seleção de vinhos do Grilli, que não é imensa, mas possui os rótulos certos para uma loja que não é dedicada ao segmento.
Para mais informações, a fan page da Grilli é www.facebook.com/grilliboutique e o telefone, 3834-1167.

Polo Shopping Indaiatuba apresenta “Os Três Porquinhos” no dia 21

Divulgação.
O Polo Shopping Indaiatuba traz para Indaiatuba e região a peça de teatro Os Três Porquinhos, da cia Arte & Manhas, na próxima quarta-feira (21/1). Serão duas sessões - às 18h30 e às 20h30. Na atração, que é gratuita e uma ótima opção de atividade para as férias escolares, são destaques a interação com a plateia, trilha sonora especial e cenários artesanais.
O espetáculo narra a história de três porquinhos que, em um belo dia, receberam da mamãe algumas valiosas moedas para comprar materiais e construir a própria casa de cada um. Os três irmãos ficaram felizes, pois, a partir de então, todos teriam um cantinho para chamar de seu. Mas eis que na hora da construção, alguns materiais não vieram e foi aí que começou a confusão.
A peça será encenada no lounge em frente à loja Carmen Steffens, no Polo Shopping Indaiatuba e tem entrada gratuita.

XI Feverestival abre inscrições para as oficinas artísticas no dia 21

O XI Feverestival (Festival Internacional de Teatro de Campinas), que acontece de 30 de janeiro a 13 de fevereiro, recebe, a partir do próximo dia 21, inscrições para quatro oficinas artísticas pelo site www.feverestival.com.br. A seleção é por ordem de inscrição e cada interessado poderá se inscrever em apenas um curso. As atividades serão realizadas na Estação Guanabara e no SESC Campinas.
A seguir, informações sobre as oficinas.

Microdireções: Dirigindo e pensando a direção teatral
Quando: 6 e 7/02, 9h às 13h
Onde: Estação Guanabara (Rua Frei Manoel da Ressurreição, 813 - Jardim Guanabara, Campinas)
A oficina tem como foco a direção cênica. O trabalho terá como partida a elaboração de pequenas cenas teatrais pelos ministrantes, desenvolvendo um estudo acerca da encenação, das dinâmicas de trabalho criativo, condução de processos e condução de atores. A partir de textos sugeridos e poemas, os participantes serão orientados nos seus procedimentos de criação. Essa oficina aceita inscrição de ouvintes interessados em atuar nos exercícios cênicos elaborados ao longo do processo.
Ministrante: Georgette Fadel
Carga horária: 8h
Quantidade de vagas: 20
Público alvo: diretores, atores e performers
Valor das inscrições: R$40,00 com kit do Feverestival

Dramaturgia corporal - Companhia Solas de Vento
Quando: 9 a 12/02, 14h às 18h
Onde: Estação Guanabara (Rua Frei Manoel da Ressurreição, 813 - Jardim Guanabara, Campinas)
Tendo como base uma formação diversificada, os atores criadores da companhia Solas de Vento desenvolveram uma pesquisa de linguagem teatral não verbal aliando dança e técnicas circenses. Essa oficina será organizada em torno de quatro eixos: Trabalho em dupla (dinâmica de dois corpos); O corpo em suspensão; Ações e Gestos (coreografia do real) e O objeto como ferramenta de criação.
Ministrante: Ricardo Rodrigues
Carga horária: 16h
Quantidade de vagas: 20
Público alvo: atores, performers, circenses e bailarinos.
Valor das inscrições: R$40,00 com kit do Feverestival

Dança e Mimese corpórea - Núcleo Fuga!
Quando: 13/02, 9h às 13h
Onde: SESC Campinas (Rua Dom José I, 270 - Bonfim, Campinas)
Partindo do relacionamento prático entre o Processo dos Vetores da Técnica Klauss Vianna de dança e a Mimese corpórea do Lume Teatro, relacionada à prática da dança, essa oficina pretende oferecer uma vivência pautada no exercício da técnica e criação em dança exploradas de forma conjunta. Serão oferecidas as ferramentas que a bailarina Ana Clara Amaral encontra para criação em dança a partir da auto-observação e observação do outro de forma atenta e sensível, desencadeando a criação da dança como um diálogo entre a materialidade do corpo e a materialidade de imagens fotográficas.
Será requisitado aos participantes que levem à oficina ao menos três imagens fotográficas para a realização da observação.
Ministrante: Ana Clara
Carga horária: 4h
Quantidade de vagas: 20
Público alvo: Bailarinos, atores, fotógrafos e interessados em explorar o movimento de forma criativa.
Valor das inscrições: R$40,00 com kit do Feverestival

Vocis Motus - A voz falada e a voz cantada (viver "fisicamente o som”)
Quando: 9 a 12/02, 9h às 13h
Onde: SESC Campinas (Rua Dom José I, 270 - Bonfim, Campinas)
O curso oferece um intenso percurso explorando a voz, usando o trabalho “fisico” com a música e o texto como elementos fundamentais. Procura-se desenvolver musicalidade e escuta no trabalho, individualmente e em grupo com a voz falada e cantada, através de exercícios de respiração e "musculação" da voz; preparação física; sonoridade, ressonadores e consonadores; a extensão da voz, as qualidades de voz, o colocamento e a definição do som; estimulação física: o corpo - memória e suas vozes; a improvisação vocal; a canção e o texto como meios de exploração vocal; o texto como ação (desmontagem e remontagem do texto); o texto e o desenvolvimento de uma estrutura musical; a improvisação do movimento e da voz, a escuta física; a música externa como estímulo para o trabalho com a voz; a pesquisa sobre os ecos físicos e vocais, posições e ações; sequências individuais e grupais do movimento e a voz; sequências individuais e grupais das ações e a voz cantada e falada.
Ministrante: Sabine Uitz
Carga horária: 16h
Quantidade de vagas: 20
Público alvo: atores, performers, bailarinos e cantores.
Pré-requisito: cada participante deve trazer uma canção e um texto (mínimo oito linhas) perfeitamente decorados. Pode ser um texto teatral ou não, o importante é que não seja escolhido de modo superficial, mas que corresponda a um interesse pessoal.
Valor das inscrições: Taxa de R$40,00 com kit do Feverestival.

Brincadeiras populares na programação infantil da Casa de Fazer

Foto: Casa de Fazer/divulgação.
Até dia 23 de janeiro (sexta-feira), a Casa de Fazer, espaço para eventos localizado em meio à natureza, no distrito de Sousas, em Campinas, oferece atividades lúdicas e criativas para as crianças e workshops com variados temas para os adultos. As inscrições devem ser realizadas pelo site. As vagas são limitadas. Descontos na inscrição para dois ou mais workshops e atividades infantis.
Na programação infantil, brincadeiras como banho de balde, bolha de sabão gigante, cama de gato, bambolê, cama elástica e perna de pau, além das populares como pega-pega, gato mia, esconde e roda-roda. As atividades para as crianças, coordenadas por Verena Hauschild (Loja Ninho), são destinadas a crianças de 18 meses a dez anos. Crianças até quatro anos devem estar acompanhadas pelos pais. Para os pequenos haverá também um completo piquenique preparado com alimentos naturais e orgânicos.
Com o conceito do living food, o cardápio do café bistrô Tupi foi elaborado com diversas opções orgânicas, veganas, sem glúten, sem açúcar e outros aditivos. Entre os pratos, cremes doces (manga, abacate com cacau, creme de coco, banana com papaia, maracujá etc.), tortas doces (manga com coco, cheesecake de goiaba, brownie, torta de morango/uva etc.), docinhos naturais, tortas salgadas, quiches, pães (sanduíches, torradas, bruschetta etc.), pão de queijo, tapioca, pipoca, sorvete 100% fruta, vitaminas, sucos, chás coloridos, frutas e compotas doces e salgadas.

Programação da Casa de Fazer para adultos
Com temas variados, a Casa de Fazer também oferece até dia 23 de janeiro workshops que abordam desde empreendedorismo até organização residencial.

Workshops: datas e temas
15/01 (quinta-feira) – das 13h30 às 17h30
Organização de closet e guarda-roupas, ministrado pela personal organizer Regiane Deppe, ensinará a otimizar o espaço disponível, tornando-o agradável, prático de manter e funcional.

16/01 (sexta-feira) – das 13h30 às 17h30 ou 17/01 (sábado) – das 14h às 18h
Como valorizar seu estilo pessoal em 2015, ministrado pela consultora de imagem e estilo Claudia Bortolleto e pela diretora independente de vendas da Mary Kay Cláudia Kdouk, despertará as participantes para a reflexão, identificação e valorização de seu estilo pessoal, oferecendo informações e dicas sobre maquiagem para o dia-a-dia e coordenação de looks.

17/01 (sábado) – das 09h às 13h
Empreendendo com essência e estilo: a sua marca é você, ministrado pela consultora de imagem e estilo Claudia Bortolleto e pela Life & Professional Coach e consultora em gestão de mudança Daniela Kugelmeier, o workshop tem o intuito de despertar para a importância da imagem pessoal no fortalecimento da marca do próprio negócio e perfil profissional, transmitindo confiança e mostrando o seu diferencial.

20/01 (terça-feira) – das 8h30 às 12h30
Planejamento Financeiro em 2015, ministrado pela consultora de finanças e controladoria Marina Dall’Aneze, o workshop abordará os principais pontos que impactam o movimento financeiro, além de dicas e ideias para realizar um Orçamento e Controle Financeiro Pessoal ou Empresarial.

21/01 (quarta-feira) – das 8h30 às 12h30
Organização de Quartos Infantis/Brinquedoteca, ministrado pela personal organizer Regiane Deppe, o workshop ensinará a otimizar o espaço disponível tornando-o agradável, prático e funcional.

 22/01 (quinta-feira) – das 13h30 às 17h30
Auto coaching e gestão de mudanças, ministrado pela psicóloga, coach e consultora de desenvolvimento humano Jéssica Lima, o workshop apresentará fundamentos, técnicas e ferramentas de coaching a serem aplicadas em várias áreas da vida com o intuito de aumentar a capacidade de promover mudanças e produzir resultados sustentáveis na vida pessoal e profissional.

23/01 (sexta-feira) – das 13h30 às 17h30
Marketing Pessoal e networking eficaz, ministrado pela consultora de imagem e estilo Claudia Bortolleto, pela psicóloga, coach e consultora de desenvolvimento humano Jéssica Lima e pela psicopedagoga e consultora de desenvolvimento humano Andrea Sallan, o workshop apresentará fundamentos, técnicas e ferramentas que visam contribuir melhorar a imagem e o marketing pessoal, como também, a rede de relacionamentos.

Sobre as consultoras
Andrea Sallan
Pedagoga, Practicioner em PNL, Pós-graduada em Psicopedagogia, Educação Motora e em Marketing Organizacional pela Unicamp. Possui experiência em Treinamentos Comportamentais, Coordenação Pedagógica, Gestão e Administração Escolar, Marketing e organização de eventos.

Claudia Bortolleto
Apaixonada por moda, estilo, imagem pessoal, comunicação e comportamento, especializou-se como Consultora de Imagem pela Ecole Supèrieure de Relooking e como Consultora de Estilo na Escola São Paulo com a renomada consultora de imagem Silvana Bianchini. Tem buscado oferecer seus conhecimentos e suas habilidades pessoais para auxiliar as pessoas a descobrirem e aprimorarem a sua verdadeira imagem pessoal e adequá-la ao ambiente profissional. É Administradora de empresas (PUC-Campinas), com experiência no mercado corporativo em empresas de grande porte (Unilever, Promon, Eaton, Nortel Networks e CPFL), nas áreas de Treinamento & Desenvolvimento, Relacionamento com clientes e prestadores de serviços.

Claudia Kdouk
Formação em Administração de empresas, pós- graduada em Gestão de Pessoas  e pós-Graduada em Dinâmica dos Grupos.  Atualmente é Diretora Independente de vendas da multinacional Mary Kay Cosméticos.  Atua com treinamentos e desenvolvimento de equipes de vendas e liderança. Realiza trabalhos como make-up artist.

Daniela Kugelmeier
Sempre se interessou por pessoas, pois é fascinada pela singularidade, pela riqueza interna e pelo potencial de cada ser humano. Essa afinidade a levou agregar conhecimentos sobre o comportamento humano por meio de cursos de PNL, Neurolinguística e áreas afins, além da formação em Professional & Self Coaching pelo IBC (internacionalmente certificado pelas IAC, ECA, BCI e GCC). É Relações Públicas (PUC-Campinas), Especialista em Marketing (INPG) e certificada em Gestão da Mudança (HCMBOK). Boa parte da sua carreira profissional foi dedicada a atividades ligadas ao engajamento do público interno em diferentes organizações (varejo, multinacional e hotelaria). É voluntária no Projeto Viver Educando e vem proporcionando maior realização pessoal e profissional a seus coachees.

Jéssica Lima
Psicóloga Organizacional, Coach (certificada pela ICC – International Coaching Community) e Pós-graduada como Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações. Possui experiência generalista em Recursos Humanos, Coaching, Treinamentos Comportamentais e Consultoria de Desenvolvimento Humano para profissionais e empresas.

Marina Dall’Aneze
Administradora de Empresas, Pós Graduada em Controladoria pela FGV e é Conselheira Administrativa certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atuou na área financeira de várias empresas de Economia Real como C&A, Ultragaz e H.P. Há cinco anos decidiu dedicar-se à consultoria nas áreas de controladoria e finanças com foco no empreendedorismo e na sustentabilidade financeira e emocional.

Regiane Deppe
Membro da National Association of Professional Organizers (NAPO) dos Estados Unidos, e associada pioneira da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP Brasil). Regiane é Administradora de Empresas, pós-graduada em Comércio Eletrônico pela FGV e especialista em Gerência de Projetos. Após vários anos de carreira como gerente de uma consolidada multinacional, a principal sócio fundadora da Organare viu em seu novo negócio a oportunidade de unir seus planos pessoais – ela é mãe da pequena Luiza e uma esposa dedicada -, com uma antiga paixão pela arte da organização e um sonhado projeto de empreendedorismo. Na bagagem profissional, Regiane ainda acumula experiência internacional em relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores, além da participação em treinamentos, inclusive como instrutora.

Sobre a Casa de Fazer
Fazer é um verbo que aceita tudo. E esta é a ideia desta antiga casa de fazenda. Localizada em meio à natureza, as margens do rio Atibaia, no distrito de Sousas, a aproximadamente 10km de Campinas/SP, a Casa de Fazer é um espaço ideal para momentos especiais, como bazares, exposições, casamentos, aniversários, confraternizações de empresas, além de abrigar uma sala equipada para desenvolvimento de cursos e workshops.

Serviço
Workshops e Atividades Infantis – Janeiro 2015
Período: até 23 de janeiro (sexta-feira)
Onde: Casa de Fazer
Endereço: Avenida Dona Maria Franco Salgado, 674 – Jardim Atibaia (Sousas) – Campinas, SP
Valor do investimento: R$180,00 cada workshop e R$70,00 cada período de atividade infantil com duração de quatro horas (ou R$20,00/hora)
Formas de pagamento: boleto, cartão de crédito (opções de parcelamento) e débito online
Descontos: acima de dois workshops e atividades infantis.
Inscrições e mais informações: http://www.sympla.com.br/CASADEFAZER  oi@casadefazer.com.br ou (19) 99301-4971.