Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 31 de março de 2014

Joe & Leo’s lança ‘FeiJOEada’ e terá como convidado Monarco, da Velha Guarda da Portela

Arte: Viviane Vieira
Reunir famílias e amigos para um convívio de um dia inteiro em torno de uma dupla que tanto sucesso faz nas quadras das escolas de samba do Rio de Janeiro: feijoada e o mais tradicional e original roda de samba de raiz: é com esta proposta de unir gastronomia e música que o Joe & Leo’s Family Restaurant de Campinas lança o projeto FeiJOEada, que acontecerá no dia 26 de abril. E para garantir o ar de nostalgia e ambiente familiar logo nesta primeira edição, que será anual, a casa trará ninguém menos que Hildemar Diniz, o Monarco, um dos músicos e compositores da Velha Guarda da Portela, escola com maior número de títulos no Carnaval do Rio de Janeiro.
Para garantir que a proposta de que o ar carioca realmente tome conta do projeto, a direção da casa decidiu promover este projeto em um local diferenciado, amplo e cercado de muito verde, escolhendo o Hotel Solar das Andorinhas, a apenas dez minutos do Centro de Campinas, que abraçou a ideia como uma das parcerias. “Queremos sair do tradicional, de feijoadas realizadas dentro de um restaurante, oferecendo uma oportunidade única para reunir famílias e amigos em um ambiente descontraído, como acontece no Rio de Janeiro”, explica o carioca Carlos Américo Louredo, diretor da unidade Campinas do Joe & Leo’s, uma hamburgueria com origem na cidade do berço do samba.
Para o lançamento desse novo projeto, com número limitado de 180 convites e acontecerá apenas uma vez por ano, o convidado para preparar a feijoada foi o chef Antonello, um dos mais respeitados profissionais da área da região de Campinas. É ele quem vai preparar o cardápio do evento, composto por duas saladas, uma feijoada completa com sete ingredientes, mais duas sobremesas.
E para embalar o almoço dos presentes, o menu musical não poderia ser outro: a tradicional roda de samba, um dos maiores sucessos da Cidade Maravilhosa. “O Monarco é um patrimônio da história do samba brasileiro e um dos remanescentes da Velha Guarda da Portela, criada em 1070 e que traduz fielmente o clima que queremos imprimir neste novo projeto para os moradores da região”, afirma Louredo.
Segundo o instrumentista Paulão Sete Cordas, o compositor e cantor Monarco tem uma voz marcante e com identidade como poucos, junto a Clementina de Jesus e Xangô da Mangueira, além de fazer parte da história da Velha Guarda da Portela. Pelas suas mãos nasceram grandes nomes da música brasileira, entre eles Zeca Pagodinho. Monarco tornou-se mais conhecido quando alguns cantores passaram a escolher músicas de seu repertório para integrar seus álbuns, em especial três deles: Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.

André Marques e seu sexteto em apresentação única no Almanaque Café

Considerado um dos mais craques músicos da sua geração, o pianista André Marques se apresenta no bar/restaurante Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira 1240, Barão Geraldo – Campinas) na próxima quarta-feira (dia 2 de abril). Acompanhado por Marcel Bottaro (contrabaixo), Fúlvio Moraes (bateria), Guilherme Fanti (guitarra), Diego Garbin (trompete) e Fábio Oliva (trombone), André lança o CD Sexteto com composições de sua autoria (exceto Desvairada, de Garoto e Oriente, de Gilberto Gil, arranjadas pelo músico).
Desde o início de sua carreira profissional, em 1994, André Marques é um guardião da identidade da música brasileira. Através de trabalhos com Hermeto Pascoal (pianista de seu grupo há 20 anos), Trio Curupira e Vintena Brasileira, o músico fez uma grande pesquisa por todas as regiões do Brasil e começou a criar a sua música a partir dos ritmos brasileiros.
Na sua música ferve o caldeirão com a diversidade de estilos, com catira, frevo, ciranda, toada, baião, jongo, chamamé, maracatu, maxixe, caboclinho, bumba-meu-boi, xaxado, samba, congada, reisado, guarânia e chacarera, entre outros.
Esse trabalho com a formação de sexteto é o seu novo projeto solo, continuação de outros dois projetos, o de piano solo e o de quarteto. Com esse novo trabalho, André já tocou por todo o estado de São Paulo e também na Argentina, Uruguai e em Curitiba, durante a Oficina de Música, além de ter um CD gravado e estar se preparando para o segundo.
Com o sexteto, André quer levar ao público, através de sons consequentes da nossa pluralidade cultural herdada, uma música original, que só o Brasil possui.
Nascido em São Paulo e residente na cidade de Sorocaba desde 2002, André Marques
iniciou-se na música aos 11 anos (1986), estudando piano erudito, passando depois para o piano popular no Conservatório Wilson Cúria e posteriormente, no CLAM, com Amilton Godoy (pianista do Zimbo Trio).
Começou profissionalmente em 1992, em gravações de jingles para publicidade, além de participar de vários festivais, ao lado de Natan Marques, seu pai, dentre eles o festival de Avaré de 1993, de onde saíram vencedores com uma música de Natan (Meninos).
Em janeiro de 1994 ingressou no grupo de Hermeto Pascoal, com quem já excursionou por todo o Brasil, Europa, EUA, Japão, África do Sul, México, Caribe, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai e com quem toca até hoje, participando de grandes festivais de música e tendo sua atuação comentada em jornais como The New York Times (EUA) e The Guardian (Inglaterra). Em 2002, gravou seu primeiro CD como integrante do grupo de Hermeto, o CD Mundo Verde Esperança, com o qual ganhou, juntamente com os outros músicos do grupo, o prêmio TIM (antigo Prêmio Sharp) de melhor grupo musical do ano, além de uma indicação para o Grammy.
Em 1996, ao lado de Ricardo Zohyo e Cleber Almeida, formou o Trio Curupira, trio de música instrumental brasileira, hoje com Fábio Gouvêa no lugar de Zohyo e reconhecido em todo Brasil, com três CDs gravados, shows pelo Brasil, Argentina e Europa, tendo como destaque o Buenos Aires jazz y otras musicas em 2007, Festival Tribulaciones de Buenos Aires em 1998, o Free Jazz Festival (São Paulo e Rio de Janeiro) de 2001 e o Rock in Rio edição Lisboa em 2004. O seu terceiro CD Pés no Brasil, cabeça no mundo também foi lançado na Argentina, pelo selo MDR Records, lançamento que foi marcado em 2008 por uma turnê em 12 cidades, com muita repercussão da imprensa local e obteve uma indicação para o Grammy Latino desse mesmo ano e para o Prêmio de Música Brasileira de 2009 (antigo Prêmio TIM). O Trio Curupira também participou de vários programas de TV, como Metrópolis e Mosaicos (TV Cultura), Instrumental SESC Brasil (SESC TV), Ao vivo no Clube do Choro (TV Senado) e Programa do Jô (Rede Globo).
Em 2004 teve a sua música Serpente, gravada no CD Revoada, do saxofonista Vinícius Dorin, CD que também teve sua participação como músico em 3 faixas.
Em novembro de 2006, participou de um importante projeto realizado na cidade de São Paulo, o projeto Obra Viva – Homenagem a Tom Jobim, convidado pelo SESC Pompéia, onde fez a direção musical e todos os arranjos que tiveram como intérpretes Danilo Caymmi, Rosa Passos, Elza Soares, Thalma de Freitas e Max de Castro.
Em julho de 2009, foi o diretor musical e arranjador do projeto Trilhando, também no SESC Pompéia, projeto que teve como repertório músicas dos filmes de Carlos Reichenbach, todas arranjadas por André e que teve as participações de Nelson Ayres, Simoninha, Fafá de Belém e Gabriel Levy. Em 2010 foi convidado para uma participação como solista da Orquestra a Base de Cordas de Curitiba, onde também fez arranjos para 4 músicas de sua autoria.
Atua como professor desde 1995 e hoje leciona no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí-SP e na Faculdade Internacional Souza Lima e Berklee, em São Paulo – SP, além de dar oficinas musicais por todo o Brasil (São Paulo-SESC Vila Mariana, Curitiba, Ouro Preto, Itajaí, Jericoacoara, Joinville, Tatuí, Bauru, Botucatu e S. José do Rio Preto, entre outras).  De uma dessas oficinas nasceu a Vintena Brasileira, uma pequena orquestra de 23 músicos que se prepara para o lançamento de seu segundo CD e teve duas turnês pelo interior de São Paulo, patrocinadas pela Petrobrás (2006) e Cacau Show (2010). Também lançou em 2008 seu primeiro CD de piano solo, intitulado SOLO, com shows pelo Brasil e Argentina.
André Marques, além de todos esses trabalhos, também teve participações ao lado de grandes nomes da música como Hermeto Pascoal, Vinícius Dorin, Márcio Bahia, Itiberê Zwarg, Fábio Pascoal, Ari Hoenig, Natan Marques, Arismar do Espírito Santo, Jane Duboc, Luciana Souza, Roberto Sion, Gabriel Grossi, Daniel Santiago, Thiago do Espírito Santo, Ithamara Koorax, Arrigo Barnabé, Danilo Caymmi, Yamandú Costa, Izabel Padovani, Dominguinhos, Kiko Freitas, Marcos Lobo, Elza Soares, Renato Teixeira, Nenê, Célio Barros, Mestre Salustiano e Hamilton de Holanda, entre outros.
Ao lado do grupo de Hermeto Pascoal, participou em jam sessions com Steve Coleman, Gilberto Gil, Nana Vasconcelos, Jair Rodrigues, Heraldo do Monte, Carlos Malta e Luis Salinas, entre outros.

Repertório
Jongolê (jongo)
Forrozinho nº2 (baião)
Chamamé para Arlindo (chamamé)
Desperta e voa (choro)
Desvairada (valsa-choro)
E tudo começou no cururu (cururu)
Frevo da garoa/Frevo da tempestade (frevos)
Santa Tereza (música livre)
Chacarerita (chacarera)
Tarde na pracinha (quadrilha)
Oriente (música livre).

Informações: (19) 3249-0014. 

Natação paradesportiva garante pódios na Copa Limeira

Cecília Kethlen e Lucas Lamente vão disputar o 
sulamericano.
Foto: Divulgação.
A equipe de natação paradesportiva de Indaiatuba ADI/Secretaria Municipal de Esportes conquistou pódios e melhorou suas marcas na Copa Limeira Clube de Natação, realizada no último dia 22 em Limeira. Mesmo competindo com atletas da natação convencional, os representantes do município marcaram presença entre os primeiros colocados e melhoraram suas marcas pessoais. Evaldo Santana ficou em 2º lugar nos 200m medley e em 3º lugar nos 200m borboleta. Rafaela Barce assegurou o 1º lugar nos 200m medley, nos 50m livre e nos 200m borboleta. Gustavo Santos obteve o 3º lugar nos 200m medley. Já Alef Fernandes ficou em 2º lugar nos 200m borboleta.

Natação de Indaiatuba no Chile
Dois integrantes da equipe de natação paradesportiva ADI/Secretaria Municipal de Esportes se classificaram para disputar o Campeonato Sulamericano em Santiago, no Chile, a partir do próximo dia 28. Lucas Lamente é campeão mundial júnior e campeão panamericano, compondo também a seleção brasileira de natação paradesportiva. E Cecília Kethlen é campeã panamericana e recordista brasileira na prova dos 50m livre, integrando também a seleção brasileira. “Já tivemos atletas participando de mundiais, panamericanos e até olimpíadas, mas esta é a primeira vez que competimos em um sulamericano”, conta o técnico Antônio Luiz Cândido. “Estamos treinando desde janeiro e Lucas tem grandes chances de ouro nos 200m medley, assim como Cecília nos 100m livre, mas nosso foco está também na preparação para o Pan Pacific, em agosto”, completa. Além dos 200m medley, Lucas nadará também nas categorias 100m costas, 100m peito e 400m livre. Cecília briga também pelas primeiras posições nas categorias 100m costas, 100m borboleta e 400m livre.

Natação principal no Torneio Marcelo Biazzoto
Oito atletas da equipe de natação da categoria principal ADI/Secretaria Municipal de Esportes representaram o município no último dia 22 no Torneio Marcelo Biazzoto, em São Caetano, competindo com um total de 350 concorrentes de 16 entidades federadas. Segundo o técnico Cristian Soldano, os nadadores tiveram boa participação nas provas, mas sentiram um pouco o ritmo forte do treinamento que vêm sendo desenvolvido. “As atividades preparatórias estão sendo puxadas todos os dias na piscina do Centro Esportivo do Trabalhador, além do trabalho de musculação, condicionamento físico e pilates. Nosso objetivo é desempenhar o melhor possível nas competições nacionais, como o Troféu Maria Lenk e o Campeonato Brasileiro”, diz. No próximo dia 29, o grupo compete novamente no Torneio Regional Infantil a Sênior em Piracicaba.

Meio ambiente será tema de revista em quadrinhos

O cartunista Moacir Torres, criador de vários personagens infantis de A Turma do Gabi, conseguiu aprovação do Ministério da Cultura para uso da Lei Rouanet na elaboração da revista em quadrinho Papo Amarelo. A OPA Cultural, agência de elaboração de projetos artísticos, do produtor cultural Marcos Otero, foi a responsável por desenvolver o projeto, estando à frente de sua execução.
A Lei Rouanet permite que empresas interessadas em patrocinar usem parte do seu Imposto de Renda para incentivar a cultura. O projeto foi aprovado no artigo 26; o patrocinador pode deduzir 30% do imposto se Pessoa Jurídica e no caso de Pessoa Física, 60%. A empresa ainda pode abater o imposto como despesa operacional. “Além de retorno institucional e outros benefícios do produto cultural", explica Marcos Otero.
Papo Amarelo é um herói que tem a missão de ajudar a salvar animais de traficantes, proteger a floresta e fauna nacional, além da população ribeirinha que vive da pesca e recursos da natureza.
"Elaboramos esse projeto com o objetivo de demonstrar às crianças e adolescentes como nossas atitudes podem influenciar no meio ambiente em que vivemos, assim como as simples atitudes diárias podem se tornar soluções a curto e longo prazo para a melhoria e conservação do meio ambiente", conclui Moacir.
O projeto, que está previsto para acontecer em 2014, também conta com o ilustrador Léo Tatarana e outros profissionais que devem integrar a equipe assim que os recursos forem captados. A distribuição principal será em escolas da Rede Pública de Indaiatuba.
Para conhecer mais sobre o personagem visite o blog papo-amarelo.blogspot.com.
Saiba mais como patrocinar: www.opacultural.com ou entre em contato com a OPA Cultural: (19) 3935-4816.

Indaiatuba sedia Copa Brasil de Supino no dia 6 com entrada franca

Divulgação
Indaiatuba receberá no próximo dia 6 de abril, domingo, a partir das 10h, a Copa Brasil Supino 2014, no Clube 9 de Julho. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes em parceria com a Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos, reunirá cerca de 80 atletas de estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, nas categorias Sub-junior, Junior, Open, Masters I, II, III e IV, Raw, Novos e Especial feminino e masculino.
Os vencedores receberão troféus e medalhas, com premiação também da melhor equipe por estado e por categoria para Raw, Open e Novos. A competição tem ainda o apoio da Federação Paulista de Powerlift, IPF, TSX e Clube 9 de Julho. A entrada é franca. Informações: (19) 3825-6270.
A equipe de supino de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, vem se destacando em campeonatos nacionais e internacionais. No Campeonato Brasileiro no ano passado, o município conquistou nove medalhas e garantiu o 3º lugar no ranking por equipes. Já no Campeonato Sulamericano, que conta com a participação de atletas indaiatubanos classificados nas seletivas consecutivamente desde 2007, o grupo garantiu cinco medalhas de ouro e quatro de prata na edição de 2013, com quatro competidores locais integrando a seleção brasileira da modalidade. A coordenação é da atleta e técnica Cristina Toledo.
O supino é uma modalidade de levantamento de peso que exige grande resistência e força. É praticada com o atleta deitado para cima no equipamento e abaixando uma barra de pesos até perto do peito (90º), empurrando depois para cima até que os braços estejam esticados. As suas variações são o supino plano (ou reto, também chamado de supino 180º), supino inclinado (45º) e supino declinado (120º).

4ª edição da Festa das Frutas de 25 a 27 de abril na Viber

Arquivo Eliandro Figueira - SCS/PMI.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e o Sindicato Rural realizam de 25 a 27 de abril a 4ª edição da Festa das Frutas e Hortaliças no Pavilhão da Viber. O evento terá entrada gratuita e contará com 65 estandes, entre frutas, hortaliças e artesanatos. O público poderá conferir também atrações de música e dança além de conhecer a fazendinha com exposição de pequenos animais.
O objetivo é mostrar à população de Indaiatuba os produtos produzidos na zona rural da cidade. Na sexta-feira (dia 26) a festa terá início às 19h com a abertura oficial e seguirá até às 22h; no sábado, a exposição será das 10h às 22h e, no domingo, a festa estará aberta das 10h às 17h com almoço beneficente em prol da FEAI (Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba).
O evento é patrocinado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e conta com apoio da Aciai (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Indaiatuba); Max Planck; Circuito das Frutas; Faesp (federação da Agricultura do Estado de São Paulo); Sebrae e Senar São Paulo (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Programação
Dia 25 (sexta-feira) das 19h às 22h
Abertura Oficial
Espetáculo de Dança
Exposição e Venda de Produtos

Dia 26 (sábado) das 10h às 22h
Exposição e venda de produtos
Espetáculo de Dança

Dia 27 (domingo) das 10h às 17h
Exposição e venda de produtos
Almoço Beneficente em prol da FEAI

Local: Pavilhão da Viber – Avenida Almirante Tamandaré s/nº – Cidade Nova
Entrada Gratuita.

Páscoa na A Real


Indaiatuba traz medalha de ouro do Circuito Nacional de Tênis de Mesa Paralímpico

Divulgação
A equipe de tênis de mesa de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, garantiu medalha de ouro na etapa do Circuito Nacional de Tênis de Mesa Paralímpico, realizado entre os dias 20 e 23 em Manaus. Na partida final da classe 9, o atleta e técnico Guilherme Ifanger venceu o competidor de Jacareí Edmilson Pinheiro pelo placar de três sets a um. Já João Fernando Nascimento foi o campeão na classe 8. De acordo com Ifanger, a cidade ficou com uma das melhores posições da competição, levando ainda o Troféu Eficiência. Participaram da prova mais de 10 clubes de sete estados diferentes.

Troca de objetos e afetos na Fundação Ema Klabin

Divulgação
No dia 12 de abril, das 14 às 16h30, a Fundação Ema Klabin (Rua Portugal 43, Jardim Europa, São Paulo) promove sua primeira Feira de Trocas. O projeto Miudezas convida o visitante a trocar pequenos objetos de afeto que queiram compartilhar com outros participantes. “A escolha de qual miudeza será trocada é livre; pode ser um livro, um brinquedo, uma pedra, um poema. O objeto apenas precisa ter um significado, uma história afetuosa a ser partilhada”, explica a educadora da Fundação Ema Klabin, Paloma Durante.
Durante a Feira de trocas, a Casa Museu estará aberta para visitação.  A Fundação Ema Klabin abriga um valioso acervo de 1545 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall, do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas.
Após a feira, às 16h30, o público pode conferir, também com entrada franca, o show com o grupo Flores Sertanejas A Música Caipira do Sudeste e Centro-Oeste Paulista.
Mais informações: http://emaklabin.org.br/.

Xadrez de Indaiatuba é campeão em etapa do Circuito Solidário

Divulgação
A equipe de xadrez de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, conquistou a vitória em duas categorias na 20ª etapa do Circuito Solidário de Xadrez, realizada no último dia 23 em Valinhos. Integrado por alunos da E.E. Annunziatta, sob a coordenação do técnico Evans Fritsch, o grupo, com 28 jogadores, trouxe para a cidade o troféu de Maior Delegação e sete medalhas. Entre os destaques, Guilherme Mota ficou com o 1º lugar na categoria S12 (6/6 pontos), mesma posição garantida por Kauana Teixeira na categoria S16F (5/6 pontos).

Acenbi promove 24ª Festa do Chopp no dia 12

Pedro Watanabe - Acenbi
A Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba) promove no próximo dia 12 de abril a 24ª Festa do Chopp – Nipofest no Pavilhão da Viber, das 17h às 0h, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes. O já tradicional evento faz parte do calendário de Indaiatuba e oferece uma série de atrações para moradores e visitantes, incluindo pratos típicos japoneses, concurso de chopp de metro, área de lazer para crianças, sorteio de brindes e muito chopp com a qualidade Brahma.
Os convites já estão à venda e custam R$45,00 (antecipado) e R$55,00 (no dia) para o casal, com direito a duas canecas temáticas, dois espetos, três chopps ou três refrigerantes. Crianças até 12 anos não pagam. Toda a arrecadação obtida será revertida para as atividades do Departamento de Beisebol e Softbol, que hoje conta com cerca de 150 atletas no total e que também tem o apoio da Prefeitura Municipal. Quem quiser fazer uma boa ação mesmo na hora da diversão, pode doar na entrada um produto de limpeza ou higiene pessoal que será revertido para as entidades assistenciais atendidas pelo Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba). Informações (19) 3834-2584.
A 24ª Festa do Chopp – Nipofest tem o patrocínio da Toyota, Jacitara, Yanmar, Hitachi, Daisho, Nakayoshi, Catho, Quickly Travel, Spartan, Marquinhos Tintas, Kaeru e Uchôa, e o apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Rádio Jornal e Tao Conteúdo.

Pontos de venda de ingressos antecipados:
Daisho (Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, 979 – Itaici)
Kanesaki Car Service (Av. Visconde de Indaiatuba, 846 - Vila Castelo Branco)
Marquinhos Tintas (Avenida Conceição, 1198 e 1178 – Vila Maria Helena)
Nakayoshi (Rua Humaitá, 1099 – Centro)
Nipon (Rua Pedro de Toledo,  1062 – Centro)
Perfumaria Origami (Rua Cerqueira Cesar, 944 – Centro).

Indaiatuba - boas perspectivas para o mercado imobiliário

Eliandro Figueira
A qualidade de vida, os índices de desenvolvimento e de geração de empregos somados ao cenário de oportunidades que está surgindo em toda a Região Metropolitana de Campinas com a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos colocam Indaiatuba como um dos municípios mais procurados por quem busca novos desafios profissionais ou um lugar tranquilo para viver. Todo este contexto traz boas perspectivas para o mercado imobiliário local, cujos preços dos imóveis de mesmo padrão são em média 20% menores em relação às grandes cidades.
De acordo com o economista Durval Pedroso, que atua na região e acompanha o mercado imobiliário em todo o País, os preços dos imóveis em Indaiatuba não tiveram o mesmo crescimento comparado com outras cidades, como Campinas e São Paulo. “As diretrizes municipais, que favorecem o crescimento ordenado, aliadas à localização estratégica da cidade garantem margem para boa valorização dos imóveis”, analisa.
Indaiatuba apareceu recentemente como a oitava colocada em oferta de emprego bom (com salários de R$5 mil ou mais) por um ranking elaborado pela revista Veja com base nos registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego do ano de 2013. O município foi o único do Estado de São Paulo nesta lista e, além do bom desempenho do ano passado, foi levada em conta a perspectiva do ritmo de contratação ser mantido em 2014.
O que contribui para a oferta de bons empregos é a instalação de empresas de grande porte na cidade, que a escolhem pela excelente infraestrutura e localização estratégica – situada entre as duas maiores economias do Estado (São Paulo e Campinas), próxima ao Aeroporto Internacional de Viracopos e a uma grande malha viária, além dos incentivos fiscais oferecidos pelo poder público. Na última década, o número de indústrias passou de 353 para 844, com destaque para grandes multinacionais, como Unilever, Toyota e, recentemente, a John Deere, que transferiu seu escritório regional para a América Latina de Porto Alegre (RS) para Indaiatuba.
Por conta de sua forte atividade econômica, Indaiatuba também é o município da RMC com a menor taxa de desemprego. Em 2013, o percentual da População Economicamente Ativa que não tinha ocupação foi de 2,17% – vale destacar que a RMC, que tem o quarto menor índice do País, tem uma taxa de 5,34%, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego.
Do ponto de vista da qualidade de vida, a cidade torna-se atraente por ter uma urbanização controlada, espaços públicos bem planejados, zoneamento para empreendimentos comerciais e de serviços, áreas verdes, tráfego urbano planejado e revisado constantemente, planejamento de segurança pública com baixos índices de violência e custo de vida reduzido em relação a grandes centros urbanos. 

Grupo Metallumfonia se apresenta em Campinas com repertório do novo CD

Divulgação
O grupo Metallumfonia, de Campinas, faz uma apresentação gratuita no Espaço Cultural Maria Monteiro (Av. Cardeal Dom Agnello Rossi s/nº, na Vila Padre Anchieta), em Campinas, na quinta-feira, dia 3 de abril, às 20h, dentro da programação do projeto Música em Cena.
O repertório do show será composto pelas músicas do primeiro CD Metallumfonia, lançado em novembro de 2013 pelo selo Kalamata.  Para o álbum foram selecionadas obras escritas por compositores paulistas, como José Carlos Amaral Vieira (Suíte para Metais), Osvaldo Lacerda (Quinteto Concertante), Zilmar Ziller Marcos (Une Petite Tristesse) e Carlos Gomes (O Guarani). A escolha é fruto de uma das maiores motivações do grupo: a pesquisa da música brasileira para metais. A opção em realizar uma adaptação da protofonia de O Guarani para o quinteto de metais no CD baseia-se em dois argumentos: o primeiro, o de fazer uma homenagem ao compositor brasileiro e à cidade de Campinas; o segundo, por se tratar de um desafio interpretativo, dada a dificuldade técnica da obra, que teve adaptação realizada pelos integrantes do próprio grupo.

Sobre o Metallumfonia
O gosto pela música de câmara e o interesse em mostrar os instrumentos de metais atuando como solistas reuniu os músicos Paulo Ronqui, Jefferson Anastácio, Isaac Emerick, Robson de Nadai e Fransoel de Carli, que atuam na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica da Unicamp. O grupo foi fundado em 2004.
O repertório do grupo enfatiza a música de boa qualidade, seja ela de compositores brasileiros ou estrangeiros, do renascimento ao contemporâneo, já que a música transcende o tempo e as nações. Com a proposta de homogeneidade nos aspectos técnicos e interpretativos, os experientes músicos realizam concertos temáticos, didáticos e workshops. Por meio dessa prática, além do fomento da interpretação de obras escritas para essa formação instrumental, é uma referência para comunidade de estudantes de música de todo o Brasil.
O nome Metallumfonia é a junção de duas palavras - metallum, do Latim (‘metal’) e fonia, que vem do Grego fonus e significa (‘o som das vozes’). Para os músicos, a formação do grupo é mais do que uma prática de música de câmara ou a continuidade dos trabalhos orquestrais, mas uma oportunidade de levar até as pessoas o som peculiar dos metais.
A realização do show é da Direção Cultura e da Kalamata, apoio da Secretaria de Cultura de Campinas e do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS , com patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri.
Para mais informações, http://www.direcaocultura.com.br.

Tributo a Janis Joplin domingo na Pousada do Bosque

No próximo domingo às 12 horas, a Pousada do Bosque, em Campinas, promove um Tributo a Janis Joplin com a cantora Rosana Bittencourt.
Além dos trinados de Rosana, o show contará com Alberto Ferreira no piano, com a bailaora Giovana dançando Janis e ainda com as canjas de Helena de los Andes e do compositor manauara Antonio Pereira, que trará composições típicas da região do Amazonas.
Para mais informações, (19) 3289-0991.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Almanaque Café traz a Campinas a atriz e cantora portuguesa Maria de Medeiros

Divulgação
A atriz, cineasta e cantora portuguesa Maria de Medeiros (conhecida do grande público por sua atuação no filme Pulp Fiction, de Quentin Tarantino) apresenta seu novo álbum Pássaros Eternos em Campinas, no bar/restaurante Almanaque Café no dia 10 de abril (quinta-feira). 
A artista será acompanhada pela banda formada por Iuri Salvagnini (piano), Marcelo Filizola (bateria), Nadinho Feliciano (baixo), Jefferson Feliciano (violão e guitarra) e pelo percussionista que viveu em Campinas e hoje está radicado na França Edmundo Carneiro.
Maria de Medeiros circula com a mesma desenvoltura pela cena artística da Europa, Estados Unidos e no Brasil. Em 2007, lançou A Little More Blue, com repertório voltado à obra de músicos brasileiros, incluindo Chico Buarque, Caetano Veloso, Ivan Lins e Dolores Duran. Em 2010, lançou seu segundo álbum Penínsulas & Continentes.
Neste novo trabalho, Pássaros Eternos, Maria compôs e escreveu pela primeira vez a quase totalidade das canções.  “Nada a meus olhos é menos eterno que um passarinho, acrobata milagroso dos ares, pequeno ser vulnerável e trêmulo quando apanhado por mãos humanas. Gostei de associar palavras tão opostas.  São momentos musicais, breves olhares à nossa cotidiana e misteriosa realidade,” revela a artista.
Considerada a melhor atriz portuguesa de cinema da sua geração, foi nomeada Artista da Unesco para a Paz. Passou a infância na Áustria, regressando a Portugal após a Revolução dos Cravos. Depois da juventude em Lisboa, onde estudou no Lyceé Français Charles Lepierre, instalou-se em Paris. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Sorbonne - Paris IV, frequentando a École Nationale Superieure des Arts et Techniques du Théatre e o Conservatoire National d’Art de Paris, onde se formou como atriz. 
Iniciou a sua filmografia com o longa-metragem Silvestre, filme de João César Monteiro (1982), tendo consolidado a sua atividade com Henry e June (1990), de Philip Kaufman e Pulp Fiction, de Quentin Tarantino (1994). Destacam-se ainda as suas interpretações Três Irmãos, de Teresa Villaverd (1994), que lhe valeu os prêmios de melhor atriz no Festival de Veneza e Festival de Cancun; Adão e Eva, de Joaquim Leitão (1995), que lhe deu um Globo de Ouro na categoria de melhor atriz e O Xangô de Baker Street, de Miguel Faria Jr.

Serviço
Maria de Medeiros com o show Pássaros Eternos
Quando: 10/4 (quinta-feira)
Horário: 21h
Local: Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira 1240 - Barão Geraldo, Campinas). Telefone: (19) 3249-0014.

Programação 27 de março a 2 de abril Topázio Cinemas Indaiatuba


DJ Carla Lamarca se apresenta no "Inspire Galleria"

Divulgação
A terceira edição da semana de moda Inspire Galleria, que acontecerá no Galleria Shopping de 27 a 30 de março (de hoje a domingo), vai contar com uma
participação pra lá de especial na noite de sexta-feira, dia 28, durante e após o desfile das 20h, que apresentará a coleção Outono -Inverno das marcas John John e A. Brand: a apresentadora e DJ Carla Lamarca, que integra o trio de DJs The Kit Kats, comandará o som da apresentação com a promessa de muita música boa. Terminado o desfile, o som continuará, convidando os presentes para uma animada "balada" em pleno mall.
Abrindo o calendário de eventos de moda em Campinas e região, o Galleria Shopping realiza a terceira edição do evento Inspire Galleria. De 27 a 30 de março, quinta a domingo, convidados e clientes que estiverem no empreendimento poderão conferir a coleção Outono-Inverno das marcas/lojas Espaço Rio, Camila Klein, MOB, Alcaçuz, SACADA, Farm, Richards (masculino e infantil), Brooksfield, Brooksfield Donna, Animale, Shoulder, John John, A. Brand, Banana Mesclada, Baby Cottons, Salinas Kids, PUC, Green e Petit Bateau. Os desfiles, que contam com a organização da consultora de imagem Ana Cury e produção de maquiagem e cabelos a cargo do beauty artist Celso Kamura, do C.Kamura, acontecerão nos corredores da expansão, em três horários por dia.
Carla Lamarca fez sua estreia nos palcos em 2012, quando estreou Bruta Flor do Querer, no espaço Viga, em Pinheiros. Revelada para o grande público aos 22 anos, ao vencer um concurso de VJs na MTV Brasil, iniciou sua carreira artística atuando em meio a uma de suas grandes paixões: a música. Na emissora, esteve à frente dos programas Disk MTV e o Jornal da MTV, entrevistou bandas como Oasis, New Order e Fraz Ferdinand e cantores como Ricky Martin. Cobriu as semanas de moda (São Paulo Fashion Week e Fashion Rio) pelo GNT e se destacou por seu conhecimento do tema e pelas entrevistas precisas. A carreira de Carla também se estendeu para a Europa, onde trabalhou cuidando do marketing de bandas de metal e rock alternativo em uma gravadora francesa, além de ter sido editora de conteúdo do iTunes. De volta ao Brasil, foi para a Fashion TV, onde apresentou o FTV MAG, falando sobre moda, um dos seus assuntos preferidos, além da música. Na dramaturgia, Carla interpretou Paris Hilton no remake da novela Ti-ti-ti, da Rede Globo, também viveu Célia, na novela Insensato Coração. Também atuou em O Brado Retumbante, minissérie global de muito sucesso. Nela, Carla viveu uma jornalista bastante polêmica. De ascendência húngara, Carla é apaixonada por moda. Publicitária de formação e ex-aluna das escolas de teatro Fátima Toledo e Wolf Maya, cursou a Escola Superior de Artes Célia Helena. Por onde passa, deixa sua marca e conquista cada vez mais fãs e admiradores. Sem dúvida, a loira de traços marcantes é uma das personalidades mais versáteis da televisão brasileira.

Festa de aniversário da Elis na praça que leva seu nome, no Butantã

O Butantã tem o privilégio e o orgulho de contar com uma praça que leva o nome da maior cantora do Brasil, Elis Regina. No próximo domingo, dia 30, o Coletivo Pimentinha e O Autor na Praça trarão ao Butantã o evento em homenagem à cantora, que completaria 69 anos no último dia 17. A festa, que acontecerá na própria Praça Elis Regina, contará com atrações à tarde e à noite, entre apresentações de músicas, circo, teatro, dança e poesia, além de atividades para crianças e contação de histórias. Em tributo, uma jam session e as cantoras Marta Corrêa e Érica Mello preparam um repertório voltado às canções da intérprete. Para completar, discotecagem e atividades ao ar livre, como exposições e oficinas, vão agitar o dia. Na ocasião também será lançada a campanha para renomear o lugar onde fica o conjunto habitacional (junto à praça), que tem o nome oficial de Conjunto Residencial do Butantã, para ‘Jardim Elis Regina’.

Programação:
Apresentações musicais: Érica Mello, Lira Swingueira, jam session com Chaiss na Mala, Cabaré 3 Vinténs e Araticum, Marta Corrêa, Forró do Assaré, Ideologia Fatal + Manos Urbanos + Edsão (Rap), Clóvis Ribeiro, Édria Barbieri, Ayrton Mugnaini, Karla Sabah
Outras apresentações: Grupo Cupuaçu (dança), Contação de Histórias, Discotecagem (Molocomosga), Circo Teatro Cultural
Outras atividades (fora do palco): Oficina Musical, Exposição de fotos e de discos de vinil da Elis Regina, Slackline, Jogos do Mundo, Oficina de Acrobacias

Serviço:
Dia 30/03/2014, domingo
Das 14 às 21h
Praça Elis Regina (altura do 1650 da Av. Corifeu de Azevedo Marques), no Butantã, em São Paulo
Evento gratuito.

Royal Palm Hotels & Resorts anuncia hotel em Indaiatuba

Os diretores do Royal Palm Tower Indaiatuba, Antonio e
Armindo Dias, com o prefeito Reinaldo Nogueira durante
a coletiva.

Odair Gonçalves - SCS/PMI
O prefeito Reinaldo Nogueira participou na manhã de ontem (dia 26) de uma coletiva no The Royal Palm Plaza Hotel, em Campinas, em que o grupo Royal Palm Hotels & Resorts anunciou a construção do Royal Palm Tower Indaiatuba, que comportará 190 apartamentos, sendo dez suítes.
Segundo o diretor executivo da Royal Palm Hotels & Resorts, Antonio Dias, o empreendimento contará com a parceria da Cariba Empreendimentos e em sua estrutura contará também com um centro de convenções de 500 m². O empreendimento também abrigará um restaurante no térreo com capacidade para 160 pessoas, além de piscina, sauna e fitness center.
Sobre o investimento, Dias explicou que a Cariba e o Royal Palm Plaza serão os dois maiores investidores individuais do empreendimento. No entanto, ele será aberto para vendas no sistema de condo hotel. “Tanto a incorporadora como a operadora permanecem com os seus investimentos, isso mostra o quanto acreditamos neste projeto”, finalizou.
O prefeito Reinaldo Nogueira ressaltou o atual panorama do município: “Indaiatuba é uma das principais cidades do Estado de São Paulo com excelente qualidade de vida, com uma infraestrutura que atende a todos que vivem ou aqui chegam. Somos ainda o segundo maior exportador da Região Metropolitana de Campinas, um dos municípios que mais empregam nesta região e, acima de tudo, um grande centro de formação de mão de obra”, resumiu.
Segundo Nogueira, a construção do novo hotel vem para diminuir o déficit que Indaiatuba tem na rede hoteleira. Atualmente a cidade oferece cerca de 550 quartos. “Esse investimento é bem vindo, pois vai gerar mais empregos, renda e riqueza para nossa cidade além de aumentar a oferta de quartos para a demanda crescente que temos”, finalizou.

Fundação Ema Klabin e Unifesp promovem palestras gratuitas sobre arte

Taunay, N. A., Paisagem com pastores, Fundação Cultural Ema Klabin.
A Fundação Ema Klabin, em parceria com o Departamento de história da Arte da Unifesp, realiza palestras mensais sobre arte abertas ao público em geral. No dia 29 de março, a historiadora Elaine Dias fala sobre A pintura de paisagem dos Taunay no Brasil. Durante o encontro, pretende-se analisar a pintura de paisagem do pintor Nicolas-Antoine Taunay na França e no Brasil e a herança pictórica deixada a seu filho Félix-Émile.
Em abril, o pesquisador André Tavares ministrará a palestra Obras Italianas na coleção de Ema Klabin: o século XVIII. O encontro trará uma visão sobre a história das artes na península itálica no século XVIII e seus antecedentes seiscentistas. O debate entre realismo e beleza ideal a partir dos argumentos desenvolvidos por Bellori e Poussin e o desenvolvimento da ideia de classicismo entre os séculos XVII e XVIII serão abordados.
Após a apresentação, os participantes farão uma visita temática ao acervo da Fundação Ema Klabin, que possui mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial.
Elaine Dias é historiadora da arte, doutora em História pela Unicamp e professora do Departamento de História da Arte da Unifesp. É autora de Paisagem e Academia – Félix-Émile Taunay e o Brasil (Editora da Unicamp, 2009),  Almeida Júnior e Pedro Américo, ambos pela Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros (2013).
André Tavares é doutor em História e Artes pela Unicamp. Foi pesquisador visitante junto ao Getty Research Institute e ao King’s College Londres.
Dedica-se ao estudo do século XVIII, particularmente ao tema das circulações de modelos artísticos entre Europa e América.

Serviço:
Palestra: A pintura de paisagem dos Taunay no Brasil
Data: 29 março
Horário: 10h às 12h30
Palestrante: Elaine Dias
Vagas: 35 vagas

Palestra: Obras Italianas na coleção de Ema Klabin: o século XVIII
Data: 26 abril
Horário: 10h às 12h30
Palestrante: André Tavares
Vagas: 35 vagas
Entrada: franca
Inscrições pelo e-mail cursos@emaklabin.org.br ou pelo telefone (11) 3062-5245
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal 43, Jardim Europa, São Paulo http://emaklabin.org.br/.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Festa das Frutas e Hortaliças de Indaiatuba e Região

Centro de Arte Flamenca traz bailaora paulistana no tablao deste domingo

O tablao deste mês do Restaurante Nosotros Gastronomia Ibérica Y Tapas, no Cambuí, em Campinas, traz para bailar a paulistana Ana Marzagão. A apresentação, que acontece sempre no último domingo do mês em parceria com o Centro de Arte Flamenca, mescla comida, música e dança típicas da Espanha, oferecendo momentos de muita cultura e arte aos apaixonados por este país ibérico.
Neste dia 30, Ana Marzagão mostra aos campineiros seu talento e a experiência que adquiriu morando por dois anos em Sevilha. Lá, teve aulas com Juana Amaya, Alicia Marquez, Juan Paredes, Ramon Martinez e Farruquito, além de ter atuado em espetáculos.
“Buscamos sempre trazer novidades ao nosso público, que é fiel e tem gosto e senso apurados para a cultura espanhola”, ressalta Lu Garcia, diretora do CAF.
Bailarina e psicóloga pela PUC-SP, Ana Marzagão participou de importantes eventos culturais, como Virada Cultural de São Paulo, Circuito Cultural Paulista, Festival internacional de São José dos Campos, bem como de projetos do SESC São Paulo e da Feira Flamenca do Brasil.  
Em sua formação, estudou também com os brasileiros Yara Castro, Fabio Rodriguez e Ana Morena e com os espanhóis Manuel Liñan, Rafaela Carrasco, Olga Pericet, Mercedez Ruiz, Carmen la Talegona, la Tati, Cristóbal Reyes, Immaculada Ortega e outros importantes artistas e disseminadores dessa arte. Hoje, Ana atua na escola paulistana Casa Flamenca Castro de La Rua.

Serviço:
Tablao em Campinas com a bailaora Ana Marzagão
Data: 30 de março, a partir das 19h
Reservas de mesa: Restaurante Nosotros: Rua Antônio Cesarino 885, Cambuí. (Terraço em frente ao Centro de Convivência), Campinas
Valores: consumação mínima: R$20 e couvert artístico, R$15
Informações: (19) 2511-0588 ou contato@restaurantenosotros.com.br
Centro de Arte Flamenca: Avenida Heitor Penteado 715, no entorno da Lagoa do Taquaral, Campinas
Informações: (19) 3243-6019 ou www.centrodearteflamenca.com.br.

Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello apresentam musical "Crazy For You" em Paulínia

Divulgação
A Teatro GT traz para o interior de São Paulo Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello no musical da Broadway Crazy for You, com apresentações nos dias 3, 4, 5 e 6 de abril (quinta a domingo), no Theatro Municipal Paulo Gracindo (Av. José Lozano Araújo 1551), em Paulínia.

Sinopse
“De repente o amor coloriu essa paisagem. E eu juro não é miragem. Ah! De repente o amor...ele sorriu para mim!”. Os versos, cantados pelo sonhador Bobby Child, dão o tom da comédia romântica para toda a família Crazy for you, primeiro musical de sapateado da Broadway a ser produzido no Brasil.
No musical, Jarbas Homem de Mello é Bobby Child, um herdeiro playboy de Nova York que, apesar da insistência da mãe, não tem o menor interesse pelos negócios da família e só quer saber de cantar e dançar. A contragosto, é enviado à pequena e pobre cidade de Pedra Morta, no oeste americano, para cobrar uma dívida e fechar o teatro local. Mas, ao chegar lá, se apaixona perdidamente pela durona Polly, interpretada por Cláudia Raia, filha do proprietário do estabelecimento. “É uma história leve e divertida, para a família inteira”, adianta a atriz, que também produz Crazy for you em parceria com Sandro Chaim e com a Coarte. A direção-geral é de José Possi Neto.
As músicas têm as melodias originais do lendário compositor americano George Gershwin com versão brasileira assinada por Miguel Falabella, que traduziu as letras em inglês de Ira Gershwin para o português. Sob direção musical de Marconi Araújo, Crazy for you conta com uma grande orquestra, composta por 14 músicos, regida em cena pela maestrina Beatriz de Luca.
Com a coreografia original da Broadway, criada pela americana Susan Stroman (ganhadora de um Tony Award por essa obra), o musical conta com um elenco de 26 atores, bailarinos e sapateadores. Esse grupo foi ensaiado por Angelique Ilo, artista com 27 anos de experiência em musicais americanos enviada por Susan especialmente para esse projeto. Angelique contou com a supervisão do americano Jeff Whiting e com a ajuda da coreógrafa residente, a sapateadora Chris Matallo.
Crazy for you une o requinte e o glamour da Broadway com o mais puro estilo country do velho oeste. Essa mistura está representada nos cenários de Duda Arruk, no figurino de Fábio Namatame e na iluminação de Wagner Freire.

Um antigo desejo
Montar Crazy for you no Brasil é uma vontade antiga de Cláudia Raia. Ela conta que desde que assistiu à versão original da Broadway, em 1992, ficou completamente envolvida pelo espetáculo. “Depois que a sessão acabou, permaneci lá sentada, encantada, imaginando o sucesso que um musical daquela qualidade faria no meu país. Mas àquela época pensei que não tínhamos um ator e sapateador aqui que conseguisse dar vida ao Bobby Child. A ideia ficou na minha cabeça muitos anos até que conheci o trabalho do Jarbas. Quando soube o quanto ele sapateava, imediatamente pensei: encontrei o Bobby!”, conta a atriz.

Bobby & Polly
Bobby Child e seu intérprete, Jarbas Homem de Mello, têm em comum o gosto pelos musicais e o talento para cantar e dançar. “Ele é um bon vivant, um sonhador que vive o tempo todo como se estivesse em um musical. É delicioso interpretá-lo”, descreve Jarbas. “Estou muito feliz em participar de um projeto desse tamanho, o primeiro do gênero no Brasil e mais feliz ainda por estar fazendo isso ao lado da Cláudia, uma das responsáveis pela consolidação do teatro musical brasileiro”, acrescenta.
Par romântico de Bobby, Polly Baker, vivida por Cláudia Raia, é uma mulher que foi criada por homens e só convive com eles. Uma mocinha durona, do interior, que por causa do amor começa a despertar seu lado feminino e romântico. “Com a Polly estou tendo que trabalhar uma atitude masculina que é o meu oposto”, explica Cláudia, que comemora a realização de mais um sonho musical. “Estou sentindo um orgulho danado por termos conseguido reunir um elenco de altíssima qualidade, que canta, dança e sapateia. Quando comecei, há 30 anos, isso era inimaginável”, comemora.

 Palavra de diretor
José Possi Neto, diretor-geral, explica que quando Crazy for you estreou na Broadway, em 1992, toda a crítica americana se rendeu. “Ali surgiu um ícone do musical verdadeiramente americano, ou seja, não mais uma criação nos moldes do musical inglês”, explica o diretor, que garante: “Assim como foi considerada um divisor de águas na história dos musicais da Broadway, a produção brasileira de Crazy for you também será um marco para a história dos musicais no nosso país”, sentencia.
Ele acrescenta ainda que todas as coreografias são pura dramaturgia. “Nenhum passo de dança é meramente estético. As coreografias contam a própria história da peça, não são apenas números musicais”.

Uma maratona de preparação
O elenco passou três meses inteiramente dedicado à preparação para o espetáculo. Os protagonistas Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello viveram uma rotina que compreendia 10 horas diárias de trabalho de segunda a sábado. Além dos ensaios, eles fizeram aulas de canto, ballet, sapateado, pilates e musculação para estarem preparados física e vocalmente.

Uma trajetória de sucesso
Crazy for You é inspirado no clássico musical Girl Crazy, de 1930, com melodias de George Gershwin e letras de seu irmão Ira Gershwin. O musical foi adaptado três vezes para o cinema. A versão mais famosa nas telas é a de 1943, protagonizada por Judy Garland e Mickey Rooney.
Em 1992, Crazy for you estreou na Broadway e fez tanto sucesso que no ano seguinte foi indicado a nove categorias do prêmio Tony (o Oscar dos musicais) ganhando três delas, incluindo a de melhor musical. Ainda em 1993, ele foi montado em Londres e indicado a sete categorias do “Laurence Oliver Awards” também faturando três delas, novamente levando o prêmio de melhor musical.
Em 2011, Crazy for you ganhou nova montagem em Londres e mais dois prêmios “Laurence Oliver Awards”.

Uma megaprodução
130 figurinos (um dos vestidos usados por Cláudia tem cinco camadas de mousseline e 10 mil cristais)
7 figurinos para cada protagonista (Cláudia e Jarbas trocam de roupa seis vezes)
30 perucas (cada uma tem cerca de 32 mil fios de cabelo natural e leva 50 horas para ser confeccionada)
25 músicas
32 microfones sem fio
12 microfones específicos serão colocados nas pernas dos sapateadores para a captação do som de seus pés 
10 toneladas de cenário

Ficha Técnica:
Texto: Ken Ludwin
Músicas: George Gershwin
Letras: Ira Gershwin
Versão Brasileira: Miguel Falabella
Direção: José Possi Neto
Direção Musical e Vocal: Marconi Araújo
Coreografias Originais: Susan Stroman
Supervisor de Coreografia: Jeff Whiting
Direção de Coreografia: Angelique Ilo
Produtores Associados: Claudia Raia e Sandro Chaim
Produção Geral: Sandro Chaim
Elenco: Claudia Raia, Jarbas Homem de Mello, Marcos Tumura, Liane Maya, Jonathas Joba, Rodrigo Miallaret Hellen de Castro, Rodrigo Negrini, Alessandra Peixoto, Andrezza Meddeiros, Carla Vazquez, Daniel Cabral, Eduardo Martinz, Elcio Bonazzi, Jefferson Ferreira, João Sá, Mariana Barros, Mariana Gallindo, Mariana Matavelli, Marilice Cosenza, Mateus Ribeiro, Matheus Paiva, Nina Sato, Patrick Amstalden, Paulo Benevides, Raquel Quarterone e Rogerio Guedes
Cenografia: Duda Arruk
Figurino: Fabio Namatame
Design de Luz: Wagner Freire
Design de Som: Tocko Michelazzo
Visagismo: Feliciano San Roman e Henique Mello
Supervisora de Sapateado: Chris Matallo
Diretora Residente: Vanessa Guillén
Realização: Ministério da Cultura, Coarte, Raia Produções e Chaim XYZ Produções
Duração: 180 minutos
Classificação etária: 10 anos
Informações: (19) 3324-0060 ou www.teatrogt.com.br.

FCAD-Ceunsp realiza congresso internacional com ênfase em artes e design

A Faculdade de Comunicações, Artes e Design (FCAD) do Ceunsp promove entre os dias 31 de março e 4 de abril a 2ª edição do Congresso FCAD – Artes e Design. O evento acontece no campus V, em Salto, com atividades da 8h às 11h e das 19h30 às 22h30.
Com o tema Limites e Territórios: erudito, popular e massa, o congresso contará com 70 profissionais, do Brasil e exterior (confira a programação no site www.ceunsp.edu.br), que irão tratar de diversos assuntos voltados aos 11 cursos da Faculdade através de palestras, debates, oficinas e workshops.
Para o diretor da FCAD, professor Edson Cortez, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar para a comunidade acadêmica um amplo debate sobre artes e design. “Trata-se do único (evento) na região, aberto para a população e com palestrantes de destaque no mundo acadêmico e no mercado de trabalho”, destaca. "Além disso, reforça entre os estudantes a cultura de participar de congressos, contribuindo assim para ampliar sua vida universitária.”
A programação inclui uma exposição de jogos da antiguidade e, no último dia, a gravação de mais um Lip Dub da FCAD com a presença de um DJ e uma escola de samba de Indaiatuba.
As inscrições para alunos e não alunos da FCAD podem ser feitas até o dia 26, pelo site http://aecicomunicacaointegrada.blogspot.com.br/. A entrada é gratuita e os organizadores pedem apenas a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado no último dia do evento para a Associação Comunidade Totus Tuus, da cidade de Itu e para o Lar Frederico Ozanam, de Salto.
O 2º Congresso FCAD é organizado pelos estudantes de Relações Públicas da Agência Experimental de Comunicação Integrada (AECI) e do curso de Eventos, representado pela Agito FCAD, sob orientação da professora e coordenadora Adriana Maria Canto Piron Donadon, que relata a importância da realização do evento como atividade prática aos estudantes. “É um aprendizado que permite a correlação do teórico à prática, preparando-os para o mercado de trabalho”, avalia.

Indaiatuba Clube realiza 2º Almoço Brasil em abril

Divulgação
O Indaiatuba Clube realiza no próximo dia 13 de abril, a partir das 12h, a segunda edição do Almoço Brasil. Para esse evento, a grande atração será a dupla Joaquim & Manuel (foto), que ficou nacionalmente famosa por interpretar a música Boate Azul.
Com mais de 30 anos de carreira, a dupla já emplacou sucessos como Som de Cristal, Minha Música e Avenida Boiadeira, dentre outros. A festa, que acontece no salão social do IC, também terá a apresentação da dupla Ivan Lobo e Vitor César, que serão os responsáveis pela abertura do evento.
Para acompanhar o ritmo da viola caipira e da música sertaneja, o Restaurante Verona vai oferecer um cardápio bastante brasileiro, composto por entradas, saladas, pratos quentes e sobremesa. 

Encontro de Carros Antigos do Galleria homenageia Hots, Streets e Customs

stock.xchng
O Encontro de Carros Antigos do Galleria Shopping, em Campinas, organizado pelo Clube V8&Cia (www.v8ecia.net.br), fará neste domingo, 30 de março, uma homenagem especial aos carros Hots, Customs e Streets – especialmente aos modelos Ford e Chevrolet das décadas de 20, 30 e 40, os preferidos para essa categoria.
Colecionadores desses carros – que têm a caracterização antiga, mas trazem também modificações principalmente nas rodas e motores –, vão expor suas relíquias no estacionamento do shopping das 8h às 15h. Está confirmada para a data a presença de diversos clubes de carros Hots da região e da capital.
Poderão ser vistos modelos importados principalmente da Ford, Chevrolet, Studebacker e Dodge, das décadas de 20, 30 e 40, quando se fabricou os modelos com as melhores carrocerias para se tornarem Hots
Promovido no último domingo de cada mês, no estacionamento do piso térreo do Galleria Shopping, o Encontro de Carros Antigos é uma tradição na região de Campinas, atraindo cerca de 300 expositores a cada edição. É uma excelente opção de passeio e também reúne venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo. 
Além de gerar entretenimento e cultura, o Encontro de Carros Antigos possui cunho social. Para participar, os proprietários de veículos devem levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado para entidades assistenciais de Campinas e região. 

terça-feira, 25 de março de 2014

Sinfônica de Campinas abre a temporada oficial de concertos no fim de semana

decom.imprensa
Obras de Brahms, Grieg e Nepomuceno foram selecionadas para abrir a Temporada Oficial 2014 de concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas nos dias 29 e 30 de março, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, às 20h, no sábado e 11h, no domingo. Os concertos serão regidos pelo maestro titular Victor Hugo Toro e terão como solista Álvaro Siviero ao piano.
No programa, Scherzo para Orquestra do brasileiro Alberto Nepomuceno (1864 – 1920). Uma curiosidade é que Nepomuceno foi casado com Walborg Bang, então aluna do compositor norueguês Edvard Grieg, um dos mais importantes músicos da tendência nacionalista da época. Na abertura da Temporada, a Orquestra apresenta o Concerto nº 1 para piano e Orquestra em Lá Menor, op. 16, de Edvard Grieg (1843-1907).
E, para finalizar, a Sinfonia nº1 em Dó menor, op. 68, de Johannes Brahms, tida como uma das mais representativas obras sinfônicas de todos os tempos. E saber que Brahms, ao ouvir a 9ª de Beethoven, se sentiu incapaz de compor uma sinfonia da mesma grandeza. Não à toa, Brahms levou 23 anos para mostrar ao mundo esta obra, uma reafirmação da sinfonia puramente instrumental em quatro movimentos, a forma tradicional trabalhada como nova.
O pianista Álvaro Siviero é paulistano e tem passagens em apresentações como solista em orquestras importantes em diversos países. Em 2007, apresentou um recital particular ao Papa Bento XVI, na cidade de Aparecida, em São Paulo. Em 2009, foi convidado a representar o Brasil no histórico Encontro Mundial de Artistas, celebrado na Capela Sistina. Siviero é responsável pelo blog de música clássica no jornal O Estado de São Paulo.

Próximos concertos
A datas dos concertos oficiais para Temporada 2014 são 29 e 30 de março, 12 e 13 de abril, 26 e 27 de abril, 10 e 11 de maio, 7 e 8 de junho, 5 e 6 de julho, 9 e 10 de agosto, 23 e 24 de agosto, 18 e 19 de outubro, 8 e 9 de novembro, 22 e 23 de novembro e 13 e 14 de dezembro.

Serviço - Abertura da Temporada Oficial de Concertos 2014
Data: 29 e 30 de março de 2014, sábado e domingo
Horários: sábado, 20h e domingo, 11h
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes - Praça Corrêa de Lemos s/nº, na Vila Industrial, em Campinas
Ingressos: R$25,00 (inteira), R$12,50 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos), R$8,30 (professores das redes municipal e estadual de ensino e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida) e R$4,10 (estudantes da rede municipal e estadual de ensino).
Informações: (19) 3272-9359 (bilheteria, terça-feira a domingo, das 16 às 21h).

Lançamento de coleção Outono-Inverno 2014 da Jorge Bischoff dia 2 no Iguatemi

A loja Jorge Bischoff do Shopping Iguatemi Campinas convidando para o lançamento da coleção Outono-Inverno 2014, no próximo dia 2 de abril a partir das 18h, com o tema Jogos de Poder.

Prefeitura realiza o 1º Festival Cultural das ONGS da cidade

O Departamento do Terceiro Setor da Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social realiza o 1º Festival Cultural das ONGs de Indaiatuba no dia 11 de abril às 19h no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba). O evento visa à união das ONGs e combinação de esforços e pensamentos para o bem comum, além de apresentar a população o trabalho desenvolvido com a comunidade em vulnerabilidade social. Os participantes poderão conferir apresentações de dança, música e poesia de crianças, adultos e terceira idade atendidos pelas mais de 20 ONGs. A entrada é gratuita.
O departamento do Terceiro Setor foi criado em 2013 e busca promover as entidades sociais de Indaiatuba, tendo a oportunidade de participar de várias ações em favor da melhoria, capacitação e informação dos profissionais do Terceiro Setor para que possam administrar suas organizações com senso de oportunidades empreendedoras. Em outra vertente, é o canal de mobilização de recursos para as entidades de Indaiatuba, um espaço construído com a união de todos para que a comunidade ganhe os frutos do projeto. “O trabalho é realizado de maneira que articule o poder público, empresas e ONGs para que haja um processo de sustentabilidade atuante, onde todos nós somos atores sociais responsáveis pela comunidade e o desenvolvimento da mesma”, relata a diretora do Terceiro Setor, Daniela Cavalcante Gomes.
O 1º Festival Cultural das ONGs de Indaiatuba tem o papel de apresentar efetivamente os objetivos atingidos aos mais de cinco mil usuários diretos por ano com a máxima qualidade de assistência social. Por meio de projetos como dança, arte, música, educação, informática e esportes, as ONGs de Indaiatuba também dão apoio psicológico e emocional, levando mais conforto e estrutura para as famílias do município.

Mariana Bicalho, que venceu o câncer, é a estrela do 11º Invitational Golf Cup Instituto Ronald McDonald

Mariana Bicalho se recuperou totalmente após um ano e meio de tratamento contra um câncer renal. Moradora da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a menina desempenha um papel especial: representa as crianças já salvas através de doações adquiridas em campanhas e eventos como o tradicional torneio de golfe beneficente Invitational Golf Cup Instituto Ronald McDonald, que terá sua 11ª edição sendo realizada no dia 31 de maio, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu.
Em 2010, quando tinha apenas dois anos de idade, Mariana desenvolveu um nefroblastoma, que é um tumor renal e desde 2011 encontra-se fora de tratamento. A menina ficou hospedada na Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro durante o tratamento no Instituto Nacional de Câncer. Hoje, com 6 anos de idade, ela comemora a saúde e retoma suas atividades como estudar e brincar.
Mariana representa milhares de crianças e adolescentes do Brasil beneficiadas pela atuação do Instituto Ronald McDonald, que por meio dos seus programas e campanhas beneficia anualmente cerca de 30 mil crianças, adolescentes e seus familiares. Com isso, a instituição tem contribuído para aumentar as chances de cura da doença, que há 30 anos era de cerca de 15% e atualmente passa de 65%, podendo chegar a 85% em alguns casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer.
A 11ª Invitational Golf Cup – Instituto Ronald McDonald espera receber mais de 250 convidados. Considerado um dos maiores eventos beneficentes de golfe da América Latina, o torneio já destinou, desde a primeira edição, mais de R$2,1 milhões para a causa do combate ao câncer infanto-juvenil no País. A arrecadação já ajudou a viabilizar projetos como ampliação e reforma de casas de apoio e compra de veículos. No ano passado, a arrecadação líquida foi de R$311 mil. O resultado foi possível graças à grande adesão de empresas e convidados.
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena os programas Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família e Casas Ronald McDonald, que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infanto-juvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.

Caravana “O Mundo sem Escolas” percorre as escolas de Salto

Divulgação
Salto recebe, entre os dias 31 de março e 12 de abril, o projeto O Mundo sem Escolas, que mostra o real valor das escolas de modo lúdico, divertido e cheio de interação. As apresentações serão realizadas em 10 escolas da cidade. Ao todo, mais de 1400 alunos vão poder assistir ao espetáculo. As sessões acontecem sempre em dois horários para contemplar os alunos dos dois períodos. De manhã, as apresentações serão realizadas às 9h e à tarde, às 14h, nas próprias escolas.
Um contador de histórias, um DVD de desenho animado em 2D e um livro infanto-juvenil fazem parte da ação que, misturando fantasia com fatos do cotidiano, busca despertar nas crianças o interesse pela cultura, educação e artes, incentivando um ambiente de respeito e companheirismo entre alunos e professores, com ênfase na importância do processo ensino-aprendizagem. Ao todo, 500 exemplares do livro e 500 DVDs do projeto serão doados para as bibliotecas das escolas participantes. Encerrando a caravana em Salto, no dia 12 de abril, haverá uma apresentação especial, aberta ao público, na escola “Profª Lázara Maria Lara Begossi”, às 14 horas, com entrada franca.
O espetáculo faz parte de um projeto viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (lei do ProAC - ICMS – SP), com produção da D’color Produções Culturais (www.dcolor.art.br), produtora de eventos culturais de Campinas e patrocínio da Arjowiggins, que viabilizou a doação do material para as escolas.
O Mundo sem escolas começa quando algumas crianças se reúnem com um desejo em comum: o fim das escolas. Para pôr em prática o “plano”, elas se envolvem em grandes confusões. Recorrendo também ao uso do desenho animado, o contador de histórias apresenta os personagens e estimula os alunos na leitura do livro que destaca, entre outros valores, a valorização da educação.
A D’color Produções Culturais é uma produtora de eventos culturais de Campinas que assessora, planeja e executa projetos culturais para o desenvolvimento social, em parceria com instituições, produtoras e artistas dos mais diversos segmentos através de leis de incentivo e há mais de cinco anos já produziu dezenas de espetáculos de música e artes cênicas.
A Arjowiggins é a patrocinadora do projeto em Salto, cidade sede de sua fábrica no Brasil. A empresa é a primeira e única produtora de papel-moeda da América Latina, permitindo ao Brasil ser autossuficiente e exportador deste produto. Líder mundial nos mercados onde atua, a empresa produz também papéis especiais para o mercado gráfico, além de oferecer soluções personalizadas contra as mais variadas formas de fraudes de documentos e produtos. Pertencente à holding francesa Sequana, o Grupo Arjowwiggins iniciou suas atividades no Brasil em 1977 e hoje conta com 27 fábricas pelo mundo.