Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Indaiatuba ganha escola de Joalheria

Se você aprecia a boa joalheria, acha que tem talento e gostaria de se iniciar ou aprofundar no assunto, eis uma boa notícia: joalheira de quatro costados, Vera Mourier acaba de somar seu talento e seus esforços com o também joalheiro Valdenilson Lima e da soma desses esforços nasce a Arte & Oficina, uma escola de joalheria a que, como se vê, não falta consistência.
A Arte & Oficina oferecerá, a partir da próxima semana, em Indaiatuba, cursos de Joalheria Básica e Avançada, design de joias, esmaltação, etc., visando proporcionar oportunidade de desenvolvimento tanto da criatividade quanto dos aspectos técnicos essenciais para o aperfeiçoamento em um segmento em que tanto o rigor técnico quanto a criatividade são as pilastras que o sustentam.
Vera optou pela iniciativa a partir de sua própria experiência no início de seus estudos (na Escola Nova, há 25 anos, em São Paulo), quando testemunhou as dificuldades experimentadas por alunos de outras regiões em função da distância dos grandes centros, onde normalmente estão as grandes escolas do gênero. "Minha ideia é oferecer, além de um ensino de qualidade, maior facilidade de acesso para quem, como eu, mora na Região Metropolitana de Campinas; uma escola completa, liderada por pessoas atentas às necessidades dos alunos e às novidades das últimas tendências. Além dos cursos mais extensos e completos, também ofereceremos workshops e cursos rápidos sobre temas mais específicos com grandes nomes da joalheria", diz Vera.
Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail vera.col.mourier@gmail.com e do telefone (19) 9 8197-4803. As inscrições já estão abertas. 

Turma do Gabi participando do Dia da Internet Segura

A Turma do Gabi participa do Dia da Internet Segura, que neste ano de 2014 será comemorado no dia 11 de fevereiro. Gabi dá dicas de como usar a internet de forma segura e responsável. As escolas podem utilizar este material para orientar seus alunos, que é gratuito! A cartilha está disponível gratuitamente neste link.

Fundação Pró-Memória completa 20 anos

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba completa 20 anos em 2014 e foram preparadas diversas atividades comemorativas. Segundo o seu superintendente, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, a mais relevante é a reinauguração do Casarão Pau Preto, que deverá acontecer no dia 27 de abril. “Estamos fazendo todo o restaurado e reformulado, para atender com maior comodidade à população. Estará mais próximo do original do que era antes das obras”, comemora. Para Gustavo, o trabalho de restauro merece destaque. “É digno de nota, pois em poucos lugares no Brasil é feito um trabalho como esse. Tal resultado positivo deve-se à conscientização da Administração Pública da importância de preservar e recuperar a memória da cidade; poucas cidades que não são consideradas históricas têm tal iniciativa. Nesse caso pode-se dizer que Indaiatuba está na vanguarda”, comenta.  Ele salienta também o papel da comunidade, afirmando que o lugar histórico só tem relevância se for valorizado por sua população, empatia que ele enxerga na relação dos cidadãos de Indaiatuba com o Casarão e outros bens históricos. 
Gustavo acredita que o esclarecimento da importância da questão histórica em Indaiatuba tem como principal responsável a Fundação Pró-Memória, que há 20 anos se dedica a “escrever a história e divulgar a memória” da cidade. “Aliás esse será o emblemático título que vai estampar o logotipo de comemorações dos 20 anos da fundação”, adianta.
Além da reinauguração do Casarão, a fundação preparou para fevereiro uma série de iniciativas que vêm evidenciar seus propósitos. A partir do dia 10 de fevereiro, no Polo Shopping, apresentará a exposição 20 da Fundação Pró-Memória: o restauro do Casarão Pau Preto, com fotografias que mostram cronologicamente as fases deste patrimônio histórico, desde o século XIX até sua atual restauração. A exposição, que será itinerante, ficará no Polo até dia 10 de março. 
Já em 14 de fevereiro, às 19h30, no Plenário da Câmara, haverá sessão solene para comemoração dos 20 anos da fundação. Além disso, será lançado o selo comemorativo da data e o evento terminará com uma palestra com os professores Dr. Marcos Tognon (Unicamp) e Eduardo Salmar (Unimep), que explanarão sobre a importância do patrimônio histórico e o restauro do Casarão.
Acreditando na importância da educação patrimonial para construção da cidadania, a fundação também passará a distribuir a partir de fevereiro, em escolas estaduais e privadas, um kit com os livros produzidos pela instituição. “A escolha de tais escolas deve-se ao fato de que as Escolas Municipais já possuem os livros”, lembra. As obras virão numa caixa personalizada com o logo comemorativo da Fundação Pró-Memória. Segundo o superintendente, ao longo do ano a fundação proporcionará inúmeras atividades visando à divulgação e a preservação da memória da cidade. “Isso é só o começo”, completa. 
Vale lembrar, já que o material enviado para divulgação não faz menção ao fato, que a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba foi criada em 1994 pelo então prefeito Flávio Tonin. Faça-se justiça e preserve-se a história.

Mudanças na gestão da Bolha

Foto: Renan Antonietto
A gestora de Desenvolvimento e fundadora da Organização Assistencial Bolha de Sabão, Carmen Ajala, deixará os trabalhos na entidade para assumir projetos pessoais e do Ministério da Cultura (MinC).
A instituição continuará normalmente com seus trabalhos, agora geridos pela administração da Bolha, que sempre atuou de forma presente no local. Segundo a presidente Adriana Vieira, ela e o restante da diretoria assumirão integralmente os projetos. “A Carmen fará muita falta; afinal, fundamos a Bolha juntas e ela sempre cuidou muito de perto para que a entidade chegasse onde chegou, mas agora é uma nova fase e assumiremos após a reestruturação”, comenta.
Carmen, por sua vez, agradece a todo o trabalho realizado nesses sete anos de história e explica as mudanças. “Estou me afastando da função de gestora de Desenvolvimento da Bolha para assumir a função de delegada pelo Estado de São Paulo, na macrorregião de Campinas, no Encontro Nacional de Pontos de Cultura que acontecerá em maio, em Natal”, diz. O convite para ser uma das oito representantes da região veio devido aos excelentes resultados conquistados com a coordenação do Ponto de Cultura – convênio federal que a Bolha de Sabão foi contemplada entre 2010 e 2012. “E posteriormente eu coordenarei cursos voltados à área de cultura e dando consultoria para artistas, produtores e pessoas envolvidas com cultura aqui na cidade de Indaiatuba”, avisa Carmen.

‘Simplesmente Irresistível’ abre a temporada do Cinema na Mesa de 2014

Depois da sessão especial para as crianças, o Cinema na Mesa, evento que une gastronomia e cinema, abre a temporada 2014 com a apetitosa comédia romântica Simplesmente Irresistível. A sessão de filme e o jantar temático acontecem na quinta-feira, dia 6 de fevereiro, às 20 horas, no restaurante Estação Marupiara (Rua Manuel Saturnino do Amaral 29), localizado no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas.
Durante a exibição do longa, a chef da casa, Viviane Moraes, servirá um cardápio inspirado na obra exibida. Este é o mote do Cinema na Mesa: levar as pessoas para dentro do cenário do filme através das experiências gastronômicas.
O evento conta com a participação do arquiteto, pesquisador e mestrando no Instituto de Artes da Unicamp Paulo de Tarso, que situa o filme dentro de seu contexto histórico e destaca as curiosidades que envolvem a trama, na busca de unir o assunto abordado no longa ao que será servido durante a sessão.

Sinopse
Amanda Shelton (Sarah Michelle Gellar) herdou o restaurante Southern Cross de sua lendária mãe, mas não herdou dela o talento culinário. Com isso, o Southern Cross corre o risco de falir, mas repentinamente um anjo da guarda lhe dá um caranguejo mágico e faz com que ela conheça Tom Bartlett (Sean Patrick Flanery), um executivo que está inaugurando um restaurante classe A para Jonathan Bendel (Dylan Baker). Bendel quer assegurar que seu negócio tenha pelo menos uma cotação de quatro estrelas e para isto contrata um famoso chef francês que é extremamente temperamental, fazendo Tom e Lois McNally (Patricia Clarkson), sua secretária, passarem maus bocados. Paralelamente, Amanda começa a fazer pratos cada vez mais fantásticos e ela não tem a menor ideia do que está acontecendo, pois o Southern Cross começa a ganhar fama. Ao mesmo tempo, ela começa a se envolver com Tom, que teme que esteja se apaixonando por uma bruxa.
Pioneiro em Campinas, o Cinema na Mesa tem a proposta de unir, sempre às primeiras quintas-feiras de cada mês, sabores da arte culinária à sensibilidade cinematográfica durante um jantar servido à luz de velas com direito a menu completo: entrada, prato principal e sobremesa. A cada edição, um cardápio diferente inspirado no filme é servido durante a sessão para aguçar o paladar e levar o imaginário dos participantes para dentro da história.
O restaurante Estação Marupiara, eleito a melhor cozinha de peixes e frutos do mar de 2013/2014 pela revista Veja Campinas, está localizado em Joaquim Egídio, um charmoso distrito de Campinas. Comandado pela chef Viviane Moraes, a casa é conhecida por privilegiar em seu cardápio ingredientes brasileiros, como castanhas, queijo coalho, coco, manga, abóboras, pimentas, cará, cupuaçu, tapioca e rapadura, entre outros. O restaurante habita desde 2005 um casarão do século XIX tombado pelo patrimônio histórico, em meio à natureza de uma área de preservação ambiental.
Reservas por telefone: (19) 3298-6289 ou (19) 9 9243-1715.

Sebrae Móvel atenderá em Indaiatuba de 10 a 13 de fevereiro

Divulgação
Indaiatuba recebe do dia 10 a 13 de fevereiro o Sebrae Móvel como  facilitador para a ampliação da abrangência do atendimento da população, sendo empreendedor ou empresário ou ainda aquele que pretende empreender futuramente. O atendimento será em parceria com Posto Sebrae/SP de Atendimento ao Empreendedor de Indaiatuba, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
O Sebrae Móvel leva conteúdos sobre empreendedorismo e gestão empresarial às regiões com potencial de mercado que merecem atenção para o desenvolvimento da localidade, valorizando e respeitando suas características, cultura e hábitos empreendedores do município, unindo forças ao atendimento ao empreendedor e aos empresários de Indaiatuba. O carro será instalado nos dias 10 e 11 na Praça Dom Pedro II e nos dias 12 e 13 na Praça do Lago e o atendimento será das 10h às 16h. O projeto é feito em parceria com Posto Sebrae/SP de Atendimento ao Empreendedor de Indaiatuba, que orienta as pessoas que quiserem o atendimento a levar o CPF.

Topázio Cinemas Indaiatuba - Programação 31 de janeiro a 6 de fevereiro



quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Sugestão do Bastião para o calor das noites de verão

Tiago Carvalho
Recebo dos chefs Fernando Penteado e Pedro Haddad, do restaurante Bastião, a foto ao lado, que chega a ser quase um desaforo: talharim caseiro, com camarões grandes e abobrinhas grelhados e flambados no vinho branco, como uma boa opção para as noites de verão. Bom sou eu – isso é irresistível. 

Bota Fora de Férias do Indaiatuba Clube reuniu mais de 300 crianças e adolescentes

AI/IC
A penúltima semana de janeiro (20 a 24/01) foi – literalmente – de tirar o fôlego dos participantes do Bota Fora de Férias do Indaiatuba Clube. O evento, organizado pela Secretaria de Esportes, marca o encerramento das férias escolares.
Pela primeira vez, as crianças de 4 a 8 anos pernoitaram no clube e participaram de uma Noite do Pijama. Várias outras atividades lúdicas e esportivas agitaram as tardes e noites dos meninos e meninas entre 4 e 12 anos. Nem mesmo o forte calor impediu que mais de 300 associados aproveitassem ao máximo os últimos dias de férias.

17ª Noite da Salada do Zabeu

Será no próximo dia 28 de março a 17ª Noite da Salada do Centro Espírita Pe. Zabeu Kauffman.
O evento é destaque no calendário do Zabeu e constitui uma importante fonte de receita para as atividades assistenciais promovidas pelo centro, além de ser uma ótima oportunidade de encontrar um monte de gente boa.

SOS Mata Atlântica tem vaga para estagiário de eventos e marketing

A Fundação SOS Mata Atlântica está contratando um estagiário para a área de eventos e marketing.

Perfil:
Estudante do 2º ou 3º ano do curso de Propaganda e Marketing ou área correlata;
Desejável experiência com eventos e conhecimentos sobre meio ambiente e terceiro setor;
Habilidade e organização para gerir tarefas e demandas de diferentes departamentos.

Atividades:
Apoio na produção dos eventos da SOS Mata Atlântica (institucionais e de projetos);
Pesquisa de fornecedores e parceiros para atividades de comunicação;
Auxílio às atividades de marketing como um todo.

Condições:
Base no escritório da ONG em São Paulo e disponibilidade para eventuais viagens;
Estágio de 6 meses com possibilidade de renovação do contrato.

Como se candidatar:
Envio de currículos com pretensão salarial até o dia 10/2 para o e-mail eventos@sosma.org.br, com o assunto “VAGA – ESTÁGIO”.

Em 10 anos, reservas particulares na Mata Atlântica crescem 80%

Foto: SOS Mata Atlântica.
O número de propriedades particulares na Mata Atlântica transformadas em reservas por iniciativa dos próprios donos aumentou 80% nos últimos dez anos. A informação foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo, com base em dados das ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica, que possuem um programa voltado para estimular a proteção da floresta em propriedades privadas. Confira a matéria na íntegra neste link.
Desde 2011, tramita no Congresso Nacional o projeto de Lei nº 2532, que define o dia 31 de janeiro como o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).  A data proposta marca a publicação do primeiro decreto que instituiu a figura da RPPN na legislação brasileira. O Repórter Eco da TV Cultura também abraçou o tema e, em sua edição de 19 de janeiro, abordou o Programa de Incentivo às RPPNs e contou com a entrevista da Mariana Machado (foto), coordenadora do programa. Confira a reportagem.

Confraternização country

Fabio Alexandre
A diretoria da Cia. Azul, organizadora da Faici, em visita aos amigos Fernando & Sorocaba, momentos antes do show da dupla na 65ª Festa do Figo, na última sexta-feira, dia 24, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos.

Lar de Velhos busca profissionais

Divulgação
O Lar de Velhos e Espaço Dia Emmanuel, de Indaiatuba, está buscando profissionais para os cargos de auxiliar de enfermagem e cuidador. O trabalho é remunerado.
Tanto para a vaga de auxiliar de enfermagem como de cuidador, a entidade oferece remuneração de acordo com o piso da categoria, cesta básica, vale-transporte e refeição no próprio Lar de Velhos. A carga de trabalho é de 12h por 36 horas e a contratação ocorrerá em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Para atuar como auxiliar de enfermagem, é preciso ter formação na área e estar com o registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem. Para ocupar o cargo de cuidador, não é preciso ter formação em nenhuma área específica, mas é imprescindível ter experiência no cuidado com idosos.
Atualmente, cerca de 90 idosos residem no Lar de Velhos e outros 30 frequentam uma espécie de creche, chamada Espaço Dia, também mantida pela entidade.
Os interessados em trabalhar no Lar Emmanuel podem enviar currículo para o endereço rh@lardevelhosemmanuel.com.br ou entregar pessoalmente na recepção da entidade, na Rua Pedro Gonçalves 106, Vila Candelária, à atenção de Mônica.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Curso de DJ no Instituto Musical Alabama

SESI-SP abre inscrições para cursos livres de iniciação musical

Divulgação
A partir do dia 3 de fevereiro, o SESI-SP abre inscrições para os cursos livres gratuitos de iniciação musical em instrumentos de cordas em dez centros de atividades culturais da instituição no Estado de São Paulo. A iniciativa visa promover o acesso à música e incentivar a criação de cameratas de cordas em todo o país.
Com coordenação geral do maestro João Carlos Martins, o projeto, iniciado em agosto de 2013, tem como base a metodologia Alla Corda, desenvolvida pelo violinista e educador Ênio Antunes. Trata-se do primeiro método nacional de ensino de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) voltado à identidade musical brasileira.
Os cursos, livres e não profissionalizantes, serão oferecidos nas seguintes unidades – Grande São Paulo: Diadema e São Caetano do Sul; interior do Estado: Bauru, Botucatu, Indaiatuba, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Limeira e São Carlos. Serão cinco turmas por unidade, compostas por 30 alunos cada, que terão aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
Os interessados devem realizar a matrícula de acordo com as seguintes datas: de 3 a 17 de fevereiro, as inscrições são exclusivas para beneficiários da indústria e alunos do SESI-SP; a partir de 18 de fevereiro, as vagas remanescentes serão abertas ao público em geral.
A proposta do método Alla Corda é utilizar cantigas infantis brasileiras para a educação musical com orquestra de cordas. “É com esse interesse de resgate cultural que introduziremos a compreensão dos códigos musicais em cada encontro na formação musical infantil e juvenil, propondo a escuta singela capaz de reencontrar e reinventar nossa infância”, destaca Ênio Antunes.
As inscrições devem ser feitas pessoalmente nas unidades do SESI-SP. É necessário apresentar CPF, RG ou certidão de nascimento. Os menores de 18 anos precisam comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis. Informações em Indaiatuba: (19) 3875-9000.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

FIEC abre inscrições para aulas de pintura em tela, tecido e artesanato

Juliana Wolf
A FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) informa que nos dias 4 e 5 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para as aulas de pintura em tela, tecido e artesanato no Espaço Cultural Museu Ferroviário. Os interessados devem comparecer no Museu Ferroviário, localizado na Praça Newton Prado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, munidos das cópias do comprovante de endereço e do RG. Para frequentar o curso é necessário ter no mínimo 16 anos. O início das aulas será na segunda-feira (10).
As inscrições para as aulas de pintura em tela, tecido e artesanato na Estação Helvetia, no Jd. Brasil, acontecerá no mesmo dia da aula, dia 11 de fevereiro, terça-feira.  Os interessados devem comparecer na Alameda Pedro Wolf 883 – Jd. Brasil, das 8 às 11h, munidos das cópias do comprovante de endereço e do RG.
Ao término do curso os alunos de pintura em tela farão a doação de uma obra e os alunos de tecido e artesanato doarão parte do material ao Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol). O curso terá duração de um ano e todos receberão certificados de conclusão. As aulas serão ministradas pela artista plástica Wilma Aparecida Schroeder Peres, formada em Educação Artística, com habilidade em Desenho.

Canil da Guarda Municipal auxilia Polícia Militar na localização de drogas

Arquivo PMI
O 'loirinho' da foto é o labrador Red, estrela do Grupo de Operações com Cães da Guarda Municipal de Indaiatuba. O GOC prestou auxílio à Polícia Militar na localização de drogas em uma residência na Vila Brizolla na última sexta-feira (a PM havia feito uma abordagem e localizou uma pistola .40 e um carregador de uso exclusivo das forças policiais). Red esteve no local juntamente com a guarnição do canil e encontrou 275 porções de drogas como mesclado (maconha e cocaína), cocaína, crack e maconha.

“Não Leve a Sério” inicia temporada de humor no Teatro Brasil Kirin

Divulgação
Devido ao sucesso de sua primeira e rápida passagem por Campinas, em março de 2013, Maurício Meirelles, comediante e repórter do programa CQC, da Band, volta à cidade a partir do dia 1º de fevereiro no Teatro Brasil Kirin, no Iguatemi Campinas, com o espetáculo solo Não Leve a Sério. Dessa vez, o stand-up vem no formato de temporada e pode ser conferido aos sábados, sempre às 19h, até o dia 22 de fevereiro.
“A ideia do espetáculo é reunir os mais diversos temas cotidianos e fazer um convite ao descomprometimento. Longe de gerar polêmica, ofender, humilhar, ser chato ou sem graça. Durante mais de uma hora, eu falo sobre tudo e já deixo avisado no próprio nome do show: ‘Não Leve a Sério’. O objetivo é fazer a plateia dar muitas risadas”, explica Meirelles. O espetáculo, que é uma compilação dos melhores textos da carreira do comediante, já passou por cidades como Suzano, Ourinhos, Taubaté, Presidente Prudente, Uberaba, Poços de Caldas, Porto Velho, Rio Branco, Itu, Campos do Jordão, Caruaru, Londrina, Criciúma, Aracajú, Natal, Salto, São Carlos, Vitória, Goiânia, Manaus, Montes Claros, Piracicaba, Campo Grande, Dourados, São José do Rio Preto, entre outras cidades, além de uma longa temporada em São Paulo.
Mauricio Meirelles é um dos grandes nomes da comédia stand-up nacional. Desde novembro de 2011, é integrante do programa Custe o Que Custar, da Band. O humorista também integra, desde abril de 2013, o elenco fixo do show Comédia ao Vivo, em cartaz em São Paulo.
Foi redator do programa Legendários, da Rede Record e roteirista da peça Labutaria, com Marco Luque. Fez parte do elenco do Seleção do Humor, espetáculo de comédia stand-up que foi assistido por mais de 120 mil pessoas.
Em 2010, lançou o livro E Se o Stand-up Virasse Livroo primeiro show impresso do Brasil, pela Ediouro. Mauricio Meirelles tem um pocket show de humor especial para o mercado coorporativo que já foi apresentado para mais de 100 empresas.
Formado em Publicidade e Propaganda, Meirelles trabalhou durante sete anos como redator nas principais agências do País.
Informações e programação: www.teatrobrasilkirin.com.br. Telefone: (19) 3294-3166.

Funcionário do SAAE vence Ultramaratona de São João da Boa Vista

Divulgação
O funcionário do departamento de Tratamento e Manutenção do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Oraldo Romaldo da Silva, de 42 anos, venceu a Ultramaratona Internacional de São João da Boa Vista, de 217 km, uma das principais provas deste tipo do País.
Foram 24 horas correndo sem parar. A prova teve início na sexta-feira (dia 17), às 8h e término no sábado (18), às 8h41. O certame contou com 183 atletas, de 16 países. “Foram 24 horas correndo sem parar”, comenta o atleta.
Oraldo busca apoio e patrocinadores para disputar nos dias 7 e 8 de junho, em Portugal, a ultramaratona da Serra das Estrelas, em Lisboa, de 160 km.
Contatos com o atleta podem ser feitos pelo celular (19) 9 9183-3821.
Mais informações em www.brazil135.com.br.

Vila das Artes tem oficina de origami grátis para crianças

A tradicional feira de arte e artesanato do distrito de Sousas, a Vila das Artes, volta a ser realizada a partir do mês de fevereiro. A feira acontece todo primeiro domingo do mês na Praça Beira Rio, no centro do distrito de Campinas e a primeira edição do ano será no dia 2 de fevereiro.
Para as crianças, haverá um workshop gratuito de origami, a técnica japonesa de dobrar papéis. A atividade é indicada para crianças a partir de 5 anos, que vão treinar a confecção de diferentes peças, como barquinhos e bichinhos, entre outras. Não é necessário efetuar inscrição e todos os participantes vão poder levar para casa gratuitamente a dobradura já pronta. O workshop acontece das 10h às 14h, dentro da barraca Lembranças de Sousas, que, além do espaço para as oficinas, reúne peças de decoração com a marca Vila das Artes. Nela também ficam os personagens João da Vila e a Maria das Artes, dois bonecos de papel machê criados pela artista plástica Natasha Faria que também fazem muito sucesso entre a garotada.
Criada em 1998 a partir da união de artistas moradores do distrito de Sousas, a feira Vila das Artes já se tornou um conhecido ponto turístico dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Ao todo, reúne trabalhos de aproximadamente 35 expositores de várias cidades da região. Dentre os produtos oferecidos, estão cerâmica, patchwork, bolsas, roupas, bijuterias, acessórios e objetos de decoração além de quitutes como pastéis, tortas e bolos. A partir deste ano, o cardápio da área de alimentação foi ampliado e há até opções de massas artesanais, como nhoque de batata, ravioli de mussarela e lasanha quatro queijos prontas para consumo na hora.
A feira Vila das Artes acontece às margens do Rio Atibaia, na charmosa Praça Beira Rio, no centro do distrito de Sousas. Todas as edições contam com música ao vivo. Em fevereiro, quem se apresenta é a dupla Wagner & Faty.
Para mais informações, www.viladasartescampinas.wordpress.com.

Tarde de estilo na Jorge Bischoff do Iguatemi

stock.xchng
A loja Jorge Bischoff do Iguatemi Campinas convidando para uma tarde de estilo, em torno de massagens nos pés, consultoria de imagem e descontos na coleção 2014 da elegante griffe de calçados (claro que não faltará o sorteio de um belo par de sapatos). Será na próxima quarta (dia 29) a partir das 17 horas. 

Banda Help é atração do 9 para Dançar

Divulgação
A temporada de eventos do novo salão social do Clube 9 de Julho tem início no próximo dia 1º de fevereiro a partir das 21h com o 9 para Dançar, evento que já se tornou tradição no clube e que traz como atração musical a Banda Help e presença de free dancers.
Há mais de 24 anos no mercado, a Banda Help conta com um repertório variado, que vai do samba e chorinho, anos 60 e 70, boleros até valsas e sucessos internacionais. A banda também investe em um figurino específico para cada tipo de evento.
Os ingressos para o 9 para Dançar já estão à venda na secretaria do Clube e custam R$20 (convidado) e associado não paga. A reserva de mesas para associados é gratuita, mas só pode ser realizada pessoalmente e é válida somente até às 22h. 
Mais informações pelo telefone (19) 3875-9833 ou no site www.clube9.com.br.

Indaiandando promove caminhada para Itupeva

O grupo Indaiandando promove no próximo dia 9 de fevereiro uma caminhada com destino a Itupeva. A saída será às 8 horas em frente ao Ginásio Municipal de Esportes e o destino será o restaurante Riacho Doce, em percurso de aproximadamente 13,5 km. As inscrições, que podem ser feitas na saída, custarão R$10 e incluem água, banana, guia e ônibus de volta. Para mais informações, 99762-2460, com Luciano. Em caso de mau tempo, a caminhada será cancelada.

Eurostar Turismo leva você para a visita do Papa Francisco a Jerusalém

Em maio, o Papa Francisco irá visitar a Terra Santa, local sagrado para católicos, judeus e muçulmanos, levando sua palavra de paz entre povos do mundo e tolerância religiosa. A EuroStar Turismo – Lufhtansa City Center leva com exclusividade na região um grupo com guia, em ônibus luxo com ar condicionado e um roteiro que contempla todos os principais locais e cidades sagrados. O roteiro começa com Jaffa, Haifa, Tibérides, Monte Carmel, Mar da Galileia, Rio Jordão e Mar Morto e inclui também o Monte das Bem Aventuranças, onde foi proferido o Sermão da Montanha e Tabgha, onde aconteceu o Milagre da Multiplicação dos Pães e dos Peixes e foi sede da Igreja do Primado de Pedro, encerrando em Jerusalém com a Via Dolorosa, o Muro das Lamentações, o Monte das Oliveiras, o Monte Sião, onde fica o Cenáculo e local da última Ceia, seguindo para Gólgota, com o Santo Sepulcro e Capela da Flagelação, chegando finalmente no Monte do Calvário. Com certeza uma viagem plena de espiritualidade e mensagem de paz.
Consulte sobre condições e datas. Para mais informações, (19) 3318-4377 / 3318-4378 - eurostar.idt@eurostar.tur.br  www.lcc-eurostar.com.br.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ciclo de palestras gratuitas na Miura Investimentos em fevereiro

Centro de Arte Flamenca e Nosotros promovem tablao neste domingo

Divulgação
Domingo, 26 de janeiro, é o dia do primeiro tablao de 2014 no restaurante Nosotros Gastronomia Ibérica Y Tapas, no Cambuí (Rua Antônio Cesarino 885, num terraço em frente ao Centro de Convivência), em Campinas, com início às 19h. Este bom programa é uma retomada do projeto de promover um tablao todos os últimos domingos de cada mês, iniciado no ano passado.
 Os grupos Luna Flamenca e Compás, integrados respectivamente por profissionais e alunos do Centro de Arte Flamenca (CAF), apresentam o que tem de melhor no flamenco ao som de música ao vivo, tornando a noite de domingo mais espanhola que nunca. “Será uma noite de dança, música e comida típica para amantes de flamenco e da Espanha”, convida Lu Garcia, diretora do Centro de Arte Flamenca.
Informações: (19) 2511-0588 ou contato@restaurantenosotros.com.br.

Programação 24 a 30 de janeiro Topázio Cinemas Indaiatuba


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Rotary Indaiatuba e GABRIEL cadastram doadores de sangue

A OSC GABRIEL e o Rotary Indaiatuba se uniram para criar uma nova campanha de sensibilização e cadastramento na cidade: trata-se do projeto Sangue Cidadão, que visa criar no município e região um cadastro virtual de doadores de sangue.
Segundo a presidente da GABRIEL, Maria Inês T. A. Carvalho, “Este projeto visa criar um cadastro onde o doador de sangue irá informar o seu tipo sanguíneo e contato para que, numa necessidade emergencial, possamos localizá-lo, principalmente para atender tipos mais raros de sangue como o O- (‘O’ negativo), por exemplo.” Ao ser acionado, o doador de sangue terá a oportunidade de ajudar um paciente, podendo, em alguns casos, vir a salvar uma vida.
No próximo sábado, dia 25 de janeiro, das 10 às 22h a ação acontecerá no Polo Shopping Indaiatuba, onde voluntários das duas organizações do terceiro setor estarão juntos informando a população e realizando o cadastro. Haverá no local aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de informações importantes de prevenção em saúde.
O cadastro virtual já possui cerca de 130 doadores. Além do cadastramento, o projeto irá trabalhar na sensibilização e conscientização da importância da doação de sangue e criar mecanismos de fidelização do doador, além de informar sobre as causas de impedimentos temporários ou definitivos para a doação de sangue.
Maria Inês lembra que é muito comum as pessoas terem a boa vontade em doar, mas, ao chegar no Hemocentro, encontram-se temporariamente impossibilitadas de efetuar a doação, pois alguns medicamentos ou procedimentos podem inviabilizar a doação por períodos curtos de tempo ou até períodos mais longos. O projeto pretende divulgar esses casos para que o doador possa efetivamente fazer a doação, sem perda de seu tempo. O cadastro já está disponível no site www.gabriel.org.br.
São parceiros na ação, além do Rotary Indaiatuba e GABRIEL, Polo Shopping Indaiatuba, Drogasil e Hemocentro da Unicamp.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.gabriel.org.br ou pelo telefone 3801-2047.

Fundação Pró-Memória abre inscrições para Prêmio Nabor Pires Camargo

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba informa que já estão abertas as inscrições para o 13º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista. Voltado à música popular brasileira, o prêmio visa divulgar as obras do clarinetista e compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo, além de estimular e revelar o talento de novos criadores e intérpretes. Trata-se de um dos poucos concursos de música instrumental realizados no Brasil, sendo nacionalmente conhecido. A ficha de inscrição e o regulamento completo do concurso estão disponíveis no site www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br.
O prêmio para o melhor músico será de R$8 mil; o segundo colocado receberá R$6 mil; o terceiro, R$5 mil; o quarto colocado receberá R$4 mil; o quinto, R$2 mil e, do 6º ao 10º colocado, um cachê de participação de R$500 reais.
As inscrições seguem até o dia 31 de março de 2014. Após uma triagem serão selecionados os dez finalistas que concorrerão em audição pública a ser realizada nos dias 24 e 25 de abril, às 19h30, no Ciaei. A Fundação Pró-Memória oferecerá aos participantes e seus acompanhantes no dia da audição almoço e ajuda de custo proporcional para a viagem e hospedagem.
O candidato deverá inscrever-se individualmente uma única vez com duas músicas: uma de Nabor Pires Camargo e outra de livre escolha, desde que faça parte do repertório de música popular brasileira e tenha duração máxima de cinco minutos. As canções deverão ser gravadas em áudio (preferencialmente em CD) e enviadas juntamente com seis cópias das partituras de cada música e a ficha de inscrição devidamente preenchida para o seguinte endereço:

Serviço:
Fundação Pró-Memória de Indaiatuba - Rua Oswaldo Cruz 1015, bairro Cidade Nova, Indaiatuba, SP - CEP: 13334-010.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3834-6319.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Auto de N. Srª da Candelária será dias 23 e 24 às 20h

Giovannetti comemora Dia do Mágico com performances de Mauro Morenno

Divulgação
No dia 31 de janeiro, Dia do Mágico, o Giovannetti Parque D. Pedro proporcionará aos clientes muita diversão com as performances do mágico Mauro Morenno. No dia seguinte, 1º de fevereiro, será a vez da unidade Giovannetti Cambuí receber o ilusionista. Ambas as apresentações, em formato close up, serão gratuitas e terão início às 20 horas. Durante quatro horas de entretenimento, o mágico interagirá com o público de mesa em mesa, exercendo suas habilidades técnicas em efeitos com baralhos (cartomagia), bolinhas, anéis, moedas e outros objetos pessoais dos clientes.
Mauro Morenno é mágico profissional com experiência internacional há mais de 15 anos. Em suas apresentações, não utiliza truques de câmeras ou espelhos – apenas a mágica, como ele mesmo afirma. Professor de Arte Mágica, foi campeão brasileiro de mágicos, na categoria Invenções, em 2008. Já ocupou cargos de diretor artístico, vice-presidente e presidente da Associação dos Mágicos de Campinas e Região (AMCR).
No Brasil, a profissão de mágico é reconhecida por meio da lei 6.533 de 24/05/1978 e regulamentada pelo decreto 82.385 de 05/10/1978, o que permite aos profissionais atuar legalizados por meio do DRT (registro profissional do Ministério do Trabalho).
No entanto, há registros de que as primeiras apresentações de mágica já eram realizadas 2 mil anos antes de Cristo, mas a data comemorativa só teria surgido em 1888, como forma de homenagear o santo João Bosco, falecido no dia 31 de janeiro (diz a lenda que João Bosco, considerado o padroeiro dos mágicos, fazia mágica, malabares e acrobacias para ajudar nas finanças da família e, após as apresentações, convidava seus espectadores a rezar um terço).

Le Triskell promove 1º jantar gastronômico de 2014 no dia 30

O Le Triskell Bistrô promove no próximo dia 30 de janeiro seu primeiro jantar gastronômico de 2014 (clique na imagem para ampliá-la e conhecer o invariavelmente delirante cardápio preparado pelos chefs da casa sob a batuta sempre atenta de Gilles Mourier). Para outras informações e reservas, 3934-6408 ou gilles.mourier@terra.com.br.

Casarão Pau Preto será reinaugurado dia 27 de abril

Arquivo SCS/PMI
A Rua Pedro Gonçalves, antes interditada em função das obras de restauro do Casarão Pau Preto, foi reaberta para tráfego de veículos leves ontem e a data de inauguração foi definida. A rua, que passa em frente ao prédio histórico, vai receber um boulevard. A faixa da direita terá um calçadão para trânsito de pedestres e a da esquerda permitirá passagem de um único veículo por vez. A inauguração das obras de restauro ficou definida para 27 de abril, um domingo. Horário e programação serão definidas posteriormente.

Funssol divulga datas para inscrições nos cursos de costura e padaria artesanal

Arquivo SCS/PMI
O Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Indaiatuba avisa que as inscrições para as novas turmas dos cursos Costura Inicial, Patchwork, Pães e Bolos e Doces e Salgados acontecem em fevereiro. As aulas acontecem no Espaço Cidadania, no Centro, ou na antiga Subprefeitura do Jardim Morada do Sol.
Para quem deseja participar das aulas no Espaço Cidadania, as inscrições devem ser feitas entre os dias 10 e 12 de fevereiro, das 8h às 12h. O Espaço Cidadania está localizado na Rua Candelária 365, no Centro. Os interessados em participar dos cursos de Pães e Bolos e Doces e Salgados, que serão realizados na antiga Subprefeitura do Jardim Morada do Sol, devem fazer as inscrições nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A sede da antiga Subprefeitura do Jardim Morada do Sol fica na Rua Zephiro Pucinelli s/nº, próximo ao Mini Hospital.
As inscrições serão por ordem de chegada e é necessário apresentar comprovante de endereço, RG (original e cópia) e CPF. A única exigência é que o aluno seja maior de 18 anos.
Os cursos têm três meses de duração e visam à capacitação para o mercado de trabalho e a geração de renda para os alunos. Além da instrutora dos cursos, o Funssol oferece uma assistente social que acompanha os projetos.
Os telefones para mais informações sobre os cursos são (19) 3885-1411 e 3834-9236.

Cursos: Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa


Prefeitura abre inscrições para oficinas culturais gratuitas dia 25

Arquivo Eliandro Figueira - SCS/PMI
A Secretaria Municipal de Cultura realiza no próximo dia 25 de janeiro, sábado, das 8h às 13h, as inscrições para as oficinas culturais gratuitas permanentes, direcionadas aos moradores de Indaiatuba. Há opções como jazz, ballet, desenho, pintura, violão, coral e teatro, englobando crianças, adultos e idosos, com aulas nos polos culturais da Prefeitura em horários pela manhã e à tarde.
As inscrições acontecerão no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela (Rua das Primaveras 210, no Jardim Pompéia) por ordem de chegada e até o término das vagas. É necessário apresentar uma foto 3x4 recente, RG ou Certidão de Nascimento original, Xerox do comprovante de endereço e doar 1 pacote de fralda geriátrica. Caso sobrem vagas após esta data, as adesões poderão ser feitas nos locais das aulas, com exceção dos cursos sediados no Espaço Matéria Prima (Av. Conceição, 1708, na Cidade Nova), que devem ser realizadas no Centro Cultural Wanderley Peres (Praça Dom Pedro II s/nº, no Centro). As aulas começam no dia 3 de fevereiro, exceto para a oficina de piano elétrico, que começa em março. Informações: (19) 3825-2056.
Confira as oficinas disponíveis em cada polo cultural com dia, horário e faixa etária.

Jian Benderovicz na Paul Mitchell School

O beauty artist Jian Benderovicz embarca no próximo dia 2 de fevereiro para Danbury (Connecticut, EUA), onde ministrará um workshop sobre as tendências brasileiras para o segmento de noivas na Paul Mitchell School – referência mundial no segmento de cosméticos. Parabéns, querido!

Lar de Velhos Emmanuel promove Bazar Surpresa

O Lar de Velhos e Espaço Dia Emmanuel promove no domingo, dia 26, um Bazar Surpresa. Serão comercializados itens novos e seminovos a preços populares. O objetivo é arrecadar fundos para a manutenção da entidade, que abriga cerca de 90 idosos e também mantém uma creche para a terceira idade.
O Bazar Surpresa ficará aberto das 8h às 12 horas e a distribuição de senhas começa às 7 horas, na sede do Departamento de Cultura do Centro Espírita Apóstolos do Bem, mantenedor do Lar de Velhos (o endereço é Rua 13 de Maio 173, no Centro). No evento, serão comercializados materiais escolares, roupas, calçados, acessórios, móveis e perfumes, entre outros. A presidente do Lar de Velhos, Izildinha Cardoso Lopes, explica que os produtos são “imperdíveis”. “Temos muitas doações separadas especialmente para este bazar, como mochilas escolares a R$10. Quem for não vai se arrepender”, garante.  
Atualmente, a entidade abriga cerca de 90 idosos e mantém uma creche voltada para a terceira idade. No Lar, os idosos recebem assistência 24 horas, com apoio de médicos, fisioterapeutas, corpo de enfermagem especializado, acompanhamento nutricional e atividades de lazer.
O Lar de Velhos conta com 75 funcionários. Recentemente, a entidade inaugurou uma nova ala, com 40 leitos de enfermaria e uma área com churrasqueira, jardim, sala de TV e uma capela. Izildinha explica que as despesas chegam a R$150 mil por mês. “Por isso, estes eventos para arrecadar fundos são tão importantes e esperamos o apoio da população”, enfatiza.
Para se manter, a instituição promove diversos eventos, entre eles o bazar permanente às terças e quintas-feiras, das 9h às 16 horas, na sede do Lar, na Rua Pedro Gonçalves 106, Vila Candelária. Bimestralmente, ainda é realizado o Mega Bazar, com a venda de itens especiais. Todos os produtos vendidos são frutos de doações feitas pela comunidade. Quem quiser colaborar fazendo doações pode levar os objetos diretamente à entidade ou entrar em contato para solicitar a retirada. O telefone é 3801-2820.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Volkswagen será homenageada no Encontro de Carros Antigos do Galleria

stock.xchng
Os carros da família Volkswagen serão os homenageados do primeiro Encontro de Carros Antigos do Galleria Shopping em 2014, marcado para o próximo domingo, dia 26 de janeiro, das 8h às 15h. O evento irá reunir colecionadores de Fusca, desde os primeiros montados no Brasil na década de 50, que tinham peças importadas da Alemanha, até os últimos fabricados. Também estarão presentes colecionadores de Kombi, Brasília, Variant e Passat, entre outros.
Promovido pelo clube V8&Cia no último domingo de cada mês no estacionamento do piso térreo do shopping, o Encontro de Carros Antigos do Galleria Shopping atrai mais de 300 expositores a cada edição. O evento se apresenta como uma ótima opção de passeio, pois reúne venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo.
Além de gerar entretenimento e cultura, o evento possui cunho social. Para participar, os proprietários de veículos devem levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado para entidades assistenciais de Campinas e região.

História
A Volkswagen iniciou sua trajetória na década de 1930, na Alemanha, com o projeto de construção do automóvel Käfer, que ficaria conhecido no Brasil como Fusca. A história da Volkswagen no Brasil começou em 23 de março de 1953, em um pequeno armazém alugado na Rua do Manifesto, no tradicional bairro do Ipiranga, em São Paulo. Nascia ali a Volkswagen do Brasil Ltda. De lá, saíram os primeiros Fuscas (na época ainda chamados de Volkswagen Sedan) montados com peças importadas da Alemanha. 
A força de trabalho da época era formada por apenas 12 empregados. De 1953 a 1957, foram montados nesse galpão 2820 veículos (2268 Volkswagen Sedan 1200cc e 552 Kombi).
Em junho de 1956, o governo brasileiro proporcionou condições favoráveis para a instalação da indústria automobilística no país, fixando as bases estruturais para o rápido desenvolvimento do setor. Imediatamente, a Volkswagen decidiu construir sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo.
Em julho de 1970, após atingir os primeiros recordes de produção e vendas, a marca chegava ao primeiro milhão de veículos. Em março de 1972, o Fusca alcançava o número histórico de um milhão de unidades vendidas. Em 1973, foi lançada a Brasília, enorme sucesso pela praticidade e amplo espaço interno. O modelo vendeu um milhão de unidades até 1981, quando saiu de linha.
Em 1980, a Volkswagen iniciou a produção da chamada Família BX, composta pelo modelo hatch Gol, sedan Voyage, station wagon Parati e picape Saveiro.
O Gol foi criado para cumprir uma missão quase impossível: substituir o lendário Fusca. Apesar das inúmeras qualidades, poucos acreditavam que ele pudesse se tornar o sucessor da antiga paixão nacional na preferência do consumidor brasileiro. O Gol não só conseguiu como acabou superando o Fusca. Em 1988, foi lançado o Gol GTI, primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível e ignição digital com mapeamento eletrônico. Em 1993, a marca Volkswagen comemorava 10 milhões de veículos fabricados no País e relançava o Fusca, aproveitando vantagens fiscais oferecidas pelo governo federal (gestão Itamar Franco) para a produção de carros populares.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Imagem da semana

Foto Tiago Carvalho | Frame Fotografia
"Convite à euforia
O colorido da vida
Nas cores da poesia."
                   Siomara Reis Teixeira

Café com Música dia 26 no Fran's

A moqueca baiana do Bastião

Estive no Bastião no sábado e me esbaldei com uma moqueca extraordinária. Além do importante diferencial que é o fato de a moqueca ser preparada com robalo, o equilíbrio do prato estava algo de sobrenatural, passando ao largo de um problema muito recorrente em moquecas por aí: excesso de dendê e/ou coentro (aliás, vale citar que a farinha de mandioca e o dendê do Bastião são trazidos de Ilhéus). Parabéns (e obrigado) ao chef Fernando Putz Penteado.
Para mais informações sobre o Bastião, clique no box da coluna à direita, que dá acesso à fan page do Facebook, ou visite o site (o endereço está no próprio anúncio).

Brasileiros terão mais opções na compra de medicamentos

stock.xchng
Os medicamentos similares serão mais uma opção aos de referência, como já acontece com os genéricos. A mesma prescrição médica, que atualmente permite ao paciente adquirir medicamentos de referência e genéricos, também poderá ser usada para a compra do similar. A medida - anunciada na quinta-feira (dia 16) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano,  deve ampliar a oferta de produtos a preços mais baratos para o consumidor.
A proposta consta na Consulta Pública lançada pela Anvisa na sexta-feira (17), que propõe que os medicamentos similares sejam mais uma opção no mercado, após passar por estudos de equivalência, análises e aprovação da agência. A decisão será firmada após resultado da consulta, que tem prazo de 30 dias, após publicação.
Ao anunciar as novas regras, o ministro Alexandre Padilha disse que vai defender a oferta dos similares à população por um preço 35% menor ao de referência. “Para o consumidor, o preço pode ser ainda menor, porque haverá mais opções de medicamentos no mercado. Quanto há maior a variedade destes medicamentos, cresce a competitividade no mercado”, ressaltou o ministro. O custo dos similares será definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
De acordo com a proposta, os similares deverão incluir em suas embalagens o símbolo EQ, que significa equivalente. O símbolo ajudará consumidores e médicos a identificarem os produtos que têm comprovação de equivalência e desempenham a mesma função terapêutica. Esta marca seguirá padrões semelhantes aos que já existem para os medicamentos genéricos, com o uso da faixa amarela obrigatória em todos os produtos. 
Para o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, a marca EQ vai garantir confiança na  população de estar adquirindo um medicamento de qualidade. “As pessoas vão saber, com clareza, quais são os medicamentos similares que passaram por testes de qualidade e que, portanto, podem ser intercambiáveis. Ou seja, o consumidor poderá escolher na farmácia, a partir da prescrição médica, qual medicamento quer comprar”, explicou Dircer Barbano.
A equivalência dos medicamentos similares foi possível devido à determinação da Anvisa de que todos os produtos desta categoria comprovassem a mesma função terapêutica dos medicamentos de referência. Em 2003, a agência publicou a resolução RDC 134/2003, que determinou um prazo de 10 anos para a adequação e a apresentação dos testes de biodisponibilidade relativa e equivalência farmacêutica, que comprovam que o medicamento similar possui o mesmo comportamento no organismo e as mesmas características de qualidade do medicamento de referência. 
A expectativa é de que até o final de 2014 todos os medicamentos similares do mercado serão tecnicamente iguais aos produtos de referência. “Todos os medicamentos similares que não comprovarem a equivalência não poderão ser comercializados”, afirmou o diretor presidente da Anvisa. Para ser intercambiável, ou seja, substituível, o medicamento deve apresentar um dos três testes: bioequivalência (no caso dos genéricos); biodisponibilidade (para os similares) e bioisenção, quando não se aplicam a nenhum dos dois casos anteriores. O objetivo das três análises é comprovar a igualdade dos produtos.
Em 2012, em quantidades comercializadas, os medicamentos similares representaram 24,8% do mercado nacional. Os genéricos ficaram com 37,1% e os produtos novos representaram 23,2% do mercado.
Entenda as diferenças:
Medicamento de Referência - Medicamento inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro. A eficácia e a segurança do medicamento de referência são comprovadas por estudos clínicos.
Medicamento Similar - Contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica. Desde 2003 passou a comprovar a equivalência com o medicamento de referência registrado na Anvisa.
Medicamento Genérico - O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo princípio ativo, na mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência. O genérico já é intercambiável pela norma atual.

Funcionário do SAAE auxilia na reconstrução de paredes de taipa do casarão pau preto

Giuliano Miranda - DCS/SAAE
O encanador Claudionor Batista, 63 anos, funcionário do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), teve um papel fundamental na reconstrução das paredes de taipa do Casarão Pau Preto. Edificado por volta de 1830, atrás da Igreja N. S. Candelária, o imóvel é um dos últimos construídos com essa técnica.
Aos 12 anos de idade, Claudionor já utilizava a “taipa de mão” (entrelaçado de madeira preenchido com barro), para edificar paredes em Presidente Prudente, onde residia. “É um serviço muito lento e muito delicado de ser feito, que exige especial atenção”, esclarece Claudionor. “Mas tudo ficou praticamente como eram as paredes originais, de mais de 100 anos”, complementa. Questionado se gostou de ter realizado essa reconstrução histórica num imóvel tão importante, querido e visitado de Indaiatuba, o funcionário do SAAE afirmou sem pestanejar: “Fiz o trabalho com muito amor”.

“Não Leve a Sério”, de Maurício Meirelles, inicia temporada de humor no Teatro Brasil Kirin

Divulgação
Devido ao sucesso de sua primeira e rápida passagem por Campinas, em março de 2013, Maurício Meirelles, comediante e repórter do programa CQC, da Band, está de volta à cidade a partir do dia 1º de fevereiro, no Teatro Brasil Kirin, no Iguatemi Campinas, com o espetáculo solo Não Leve a Sério. Dessa vez, o stand-up vem no formato de temporada e pode ser conferido aos sábados, sempre às 19h, até o dia 22 de fevereiro.
“A ideia do espetáculo é reunir os mais diversos temas cotidianos e fazer um convite ao descomprometimento. Longe de gerar polêmica, ofender, humilhar, ser chato ou sem graça. Durante mais de uma hora, eu falo sobre tudo e já deixo avisado no próprio nome do show: ‘Não Leve a Sério’. O objetivo é fazer a plateia dar muitas risadas”, explica Meirelles.
O espetáculo, que é uma compilação dos melhores textos da carreira do comediante, já passou por cidades como Suzano, Ourinhos, Taubaté, Presidente Prudente, Uberaba, Poços de Caldas, Porto Velho, Rio Branco, Itu, Campos do Jordão, Caruaru, Londrina, Criciúma, Aracajú, Natal, Salto, São Carlos, Vitória, Goiânia, Manaus, Montes Claros, Piracicaba, Campo Grande, Dourados e São José do Rio Preto, entre outras cidades, além de uma longa temporada em São Paulo.
Mauricio Meirelles é um dos grandes nomes da comédia stand-up nacional. Desde novembro de 2011, é integrante do programa Custe o Que Custar, da Band. O humorista também integra, desde abril de 2013, o elenco fixo do show Comédia ao Vivo, em cartaz em São Paulo.
Foi redator do programa Legendários, da Rede Record e roteirista da peça Labutaria, com Marco Luque. Fez parte do elenco do Seleção do Humor, espetáculo de comédia stand-up que foi assistido por mais de 120 mil pessoas.
Em 2010, lançou o livro E Se o Stand-up Virasse Livro – o primeiro show impresso do Brasil, pela Ediouro. Mauricio Meirelles tem um pocket show de humor especial para o mercado coorporativo, que já foi apresentado para mais de 100 empresas.
Formado em Publicidade e Propaganda, Meirelles trabalhou durante sete anos como redator nas principais agências do País.
Informações e programação: www.teatrobrasilkirin.com.br. Telefone: (19) 3294-3166.

Caminhada contra Maus Tratos aos Animais

Mais um retumbante sucesso a terceira Caminhada contra Maus Tratos aos Animais, realizada ontem. Pelos meus cálculos nada oficiais, devia ter cerca de 3 mil pessoas participando, mas acima dos números e muito mais importante foi o engajamento visível, o olhar de alegria delas e o clima de verdadeiro congraçamento - pareciam todos de uma mesma família, unidos pelo DNA do amor aos animais e da indignação contra a ignorância que parece insistir em sobreviver.
Os organizadores da caminhada, Carlos Roberto Beggo e Franciela Luque, atentos a todos os detalhes o tempo todo.
Alexandre Arruda, cachorreiro de quatro costados, com seus bebês Nadine e Anakin Skywalker.
Vanessa Arruda e Fabiano Moura, que pareciam ter madrugado no local, tamanho era o seu entusiasmo.
O palhaço Koringa, de quem sou fã desde sempre, levou a alegria de seu nobilíssimo ofício para a caminhada.
Flavia de Oliveira e Adriana Meneghetti.
Engajamento, entusiasmo e até uma pitada de indignação, que às vezes é necessária, ...
... se misturavam a comoventes dicas de como ser gente.
O prefeito Reinaldo Nogueira com a esposa Cris Corrêa (sempre adorável) e os filhos: justiça seja feita, a Prefeitura apóia o evento de uma maneira muito bonita, com fornecimento da estrutura de palco e som, caminhões de água molhando antecipadamente as ruas do trajeto para amenizar o calor de participantes e seus pets, distribuição de água pelo SAAE, acompanhamento pela Guarda Municipal, etc.