Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Mantendo tradição japonesa, Acenbi homenageia idosos

Maria Imanishi (primeira à esquerda) com alguns dos homenageados:
atividades durante todo o ano. Foto: Divulgação.
A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) promoveu no último domingo (dia 14 de setembro) o tradicional almoço em homenagem ao Dia do Respeito ao Idoso (Keiro no Hi). A celebração, uma das mais importantes da cultura japonesa, foi organizada pelo Departamento de Senhoras da entidade.
Além do almoço, os idosos ganharam um presente confeccionado especialmente para esse evento. De acordo com a diretora do Departamento de Senhoras, Emi Kato, trata-se de um enfeite feito a mão durante aulas de artesanato promovidas pela Acenbi.
“A Acenbi festeja o Keiro no Hi todos os anos com muito carinho”, destaca Emi. Nesse ano, a comemoração contou também com apresentações de dança do Departamento de Senhoras, show da cantora japonesa Mariko Nakahira e exibição de um vídeo sobre a história da imigração japonesa produzido pelo Departamento de Jovens da Acenbi.

Departamento de Idosos
O Departamento de Idosos da Acenbi conta com cerca de 75 participantes. A pessoa mais idosa do grupo é Fukuko Fujita, de 91 anos. “Temos também muitos idosos que não podem participar da homenagem de hoje por estarem acamados”, explica a diretora do Departamento, Maria Imanishi.  “Infelizmente, a cada ano registramos a perda de amigos, mas temos também a adesão de novos membros”, diz Maria. Segundo ela, os imigrantes japoneses já são minoria no Departamento, representando aproximadamente 20% do total.
Durante o ano todo, o Departamento desenvolve atividades como bingo, festas de aniversário, passeios, excursões, visitas a entidades assistenciais e dinâmicas e jogos. Alguns membros participam ainda de atividades como dança, karaokê e gatebol (esporte praticado principalmente por idosos).

Keiro no Hi
No Japão, a homenagem aos idosos foi criada em 1947, por moradores de uma pequena aldeia da província de Hyogo. A intenção surgiu para enaltecer os mais velhos pela participação no desenvolvimento da sociedade com sua sabedoria e experiência, além de celebrar a sua longevidade.
A data passou a ser comemorada tradicionalmente em todo o país no dia 15 de setembro e tornou-se feriado nacional a partir de 1966. Em 2003 foi transformada em feriado prolongado e festejada na terceira segunda-feira desse mesmo mês.
No Keiro no Hi, os japoneses oram pela longevidade dos mais velhos e agradecem pela contribuição ao país ao longo de suas vidas. Nesse país os mais jovens têm orgulho do trabalho e do sacrifício de seus idosos em benefício da família. O culto e o respeito aos idosos fazem parte das principais tradições milenares japonesas.

Sobre a Acenbi
Sediada em Indaiatuba, a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.
Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.
As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br.

Nenhum comentário: