Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Programação da Sinfônica de Campinas para este final de semana

Divulgação
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta concertos gratuitos em cidades da Região Metropolitana de Campinas neste mês de agosto como parte do projeto Sinfônica Visita. No dia 15, às 20h, será em Itatiba, no Teatro Ralino Zambotto; no dia 16, às 20 horas, é a vez de Valinhos receber a Orquestra no Centro de Cultura e Artes Adoniran Barbosa. Os concertos serão regidos pelo maestro convidado Leandro Carvalho (foto). Todas as apresentações serão gratuitas.
Além dos concertos na RMC, a Orquestra Sinfônica apresenta o mesmo programa no dia 17 de agosto, às 18h, na Praça João Amazonas, na região do Campo Grande, em Campinas.
Os destaques do programa de todas as apresentações são para as obras de um dos mais importantes compositores europeus, o russo Piotr Ilitch Tchaikovsky e os brasileiros Cyro Pereira e Tiago Costa. O concerto será aberto com Polonaise (polonesa), da ópera Eugene Onegin, de Tchaikovsky. Este estilo musical, na Polônia atual, ainda é considerado como música para dança de gala – o equivalente à dança de abertura dos bailes de formatura ou de debutante no Brasil.
Segue com Tchaikovsky, com a Abertura – Fantasia, do balé Romeu e Julieta. O programa encerra com obras de dois brasileiros de destaque; Caymminiana, uma coletânea das obras de Dorival Caymmi e Só Sambas, um pout pourri dos sambas mais conhecidos do grande público, com arranjos do maestro Cyro Pereira. A finalização é com a Suíte de Frevos do compositor Tiago Costa.
Para Itatiba o programa se difere com a apresentação do Concerto para Contrabaixo, do austríaco Karl Ditters von Dittersdorf e tem a participação do contrabaixista da Sinfônica de Campinas Daniel Danzi como solista.

Leandro Carvalho
O regente é apontado como um dos dez artistas de maior importância na última década na música de orquestra no Brasil pela revista Viva Música!, uma das principais publicações do setor. O maestro Leandro é um dos fundadores da Orquestra do Estado de Mato Grosso, na qual é o diretor artístico e regente principal.

Programa:
 Tchaikovsky: Polonaise (de Eugene Onegin)
Dittersdorf: Concerto para Contrabaixo
Tchaikovsky: Romeo & Julieta - Abertura Fantasia
Cyro Pereira: Caymminiana
Cyro Pereira: Só Sambas
Tiago Costa: Suíte de frevos

Regente: Leandro Carvalho
Contrabaixo: Daniel Danzi (Itatiba)

Concerto Orquestra Sinfônica de Campinas
Itatiba
Data: 15 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro Ralino Zambotto - Rua Romeu Augusto Rela 1100 – Jd. Engenho (anexo à Câmara Municipal), Itatiba

Valinhos
Data: 16 de agosto
Horário: 20h
Local: Centro de Cultura e Artes Adoniran Barbosa - Avenida dos Esportes, s/nº, Centro, (Próximo à Rodoviária), Valinhos

Praça João Amazonas – Campo Grande - Campinas
Data: 17 de agosto
Horário: 18h
Local: Praça João Amazonas - Rua Cássio Soares, s/nº, Parque Itajaí, região Campo Grande, Campinas
Todos os concertos têm entrada gratuita.

Nenhum comentário: