Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Cantora Andréia Preta revela seu "Segredinho" em show no Almanaque Café

O Almanaque Café, em Barão Geraldo, recebe na quinta-feira (dia 14) o show Segredinho, com a cantora Andréia Preta às 22h.

O show
A oralidade já foi o mais importante meio de transmissão dos saberes e da arte. Sustentada na família, fortalecia os laços de afeto e comunicação entre gerações, aproximando seus entes numa mútua valorização dos indivíduos e de suas histórias. Levada pelo canto de sua avó, Andréia Preta mergulhou na tradição oral nordestina e aí plasmou sua arte; com a força, a sensibilidade e a alegria dos que cantam na lida, no luto, nas rezas, nos festejos, nas brincadeiras e zombarias.
Essa inspiração está presente em seu repertório de músicas autorais inéditas, que incluem variados ritmos e tendências musicais como o baião, o maracatu, a ciranda, o coco, o samba de roda e até um samba de quadra e as sonoridades modernas. Resultando numa música de alcance amplo, carregada de diferentes linguagens, que oferece ao público o testemunho artístico de uma relação afetuosa de consideração e respeito, entre avó e neta, entre a tradição e o novo; testemunho do seu tempo e da sua herança. Andréia Preta também cantará algumas das músicas que conheceu com sua avó, que aos 95 anos, ainda recorda e canta as músicas aprendidas com seu pai, bisavô da cantora.
Acompanhada por músicos renomados, a cantora convida a todos para o show Segredinho.
Músicos acompanhantes: Gustavo de Medeiros – guitarra acústica, bandolim e arranjos; Edu Guimarães – acordeom; Ramon Del Pino – contrabaixo; Adriel Job – percussão; João Casimiro – bateria.

A cantora
Andréia Preta – Cantora e Compositora
Nascida e residente em Campinas, SP, filha e neta de nordestinos, sua formação foi marcada pelo signo da integração cultural.
Estudou canto com Paulo Rowlands, Taís dos Guimarães e Marcelo Arruda Onofri em Campinas e desde 2010 faz uma reciclagem de técnica vocal e interpretação com Babaya Morais em Belo Horizonte.
Em 2000 iniciou sua carreira integrando o sexteto de forró Folefurado, com apresentações em várias cidades paulistas, incluindo a capital. Ainda com o grupo, gravou uma de suas músicas para o CD Cooperativa Brasil ao Vivo e fez apresentações de lançamento do CD pelo Sul de Minas, Rio de Janeiro e Florianópolis.
Em 2002 abriu o show de Elba Ramalho no aniversário de Campinas. Na Cooperativa Brasil, abriu shows de Dominguinhos e Nação Zumbi, entre outros.
Em 2003, com o Grupo Lua Branca, continuou seu trabalho com a música regional nordestina, realizando shows no SESC Campinas, São Carlos e Pompéia.
Paralelamente, participou do projeto Vocalize, de autoria do violonista Adriano Dias e fez algumas participações em dois grupos de música latino-americana, Chasky e Tecer Mundo.
Em 2005, em parceria com o baixista Caio Petrônio, criou o grupo de música brasileira Canoeiro, que se apresentou em Campinas e região. No mesmo ano, integrou o Coral Unicamp Zíper na Boca.
Em 2006 realizou o show Coisa Nossa – Filmes e Trilhas em parceria com os músicos Fernando Baeta, Bruno Mangueira e Lucas da Rosa, em shows contratados pela Prefeitura Municipal de Campinas.
Em 2010 cantou na abertura do 42º Festival de Inverno da UFMG, convidada pelo grupo diamantinense Choro Malandrinho. E em 2011 recebeu o convite dos curadores da 43ª edição do mesmo festival, realizado em Diamantina, MG, para apresentar O Centenário de Maria Bonita.
Graças à sua versatilidade rendeu-se ao samba tradicional e com o grupo Casa Caiada, de Campinas, homenageou Noel Rosa, no Bar Casa Rio, em Campinas, onde já se apresentou anteriormente. Em 2011, no projeto Mulheres do Samba, em comemoração aos 10 anos do tradicional bar campineiro Tonico’s Boteco, fez o encerramento cantando clássicos do samba tradicional, acompanhada pelo grupo Velha Arte do Samba e recebendo a visita ilustre da Dama do Samba Paulista, Dona Inah. Em setembro de 2011 fez homenagem ao Centenário de Maria Bonita, no SESC Campinas.
Em 2011 e 2012 integrou o grupo Gafieira Bela Finta, com grandes músicos, como Ronaldo Saggiorato, Jorge Cirilo, entre outros. Também realizou parcerias em rodas de samba com o Grupo Sinuca de Bico e Quarteto de Cordas Vocais.
Numa construção/desconstrução criativa de seu trabalho, nesses treze anos de carreira Andréia Preta passeou por sonoridades diversas, partindo do forró pé-de-serra, com sanfona, triângulo e zabumba; passando pela MPB de Chico Buarque, Tom e Vinícius; pelo samba tradicional e de gafieira e mais recentemente pelo rock’n roll, cuja inclusão veio a partir do convite para integrar a banda de rock autoral Banda Hos Tio, do renomado músico percussionista, João Carlos Dalgalarrondo, desde outubro de 2012. A banda já gravou o CD que está prestes a lançar o seu primeiro disco, pelo FICC (Fundo de Incentivo à Cultura de Campinas).
Em agosto de 2013, a cantora recebeu o convite da Secretaria de Cultura de Campinas, para realizar um show no projeto Seresta na Praça, realizado no Coreto da Praça Carlos Gomes em Campinas. Andréia Preta homenageou o grande músico de renome, Dominguinhos.
Em dezembro de 2013, a cantora recebeu o convite para cantar com o renomado sambista, compositor, do Rio de Janeiro, Moacyr Luz, no evento da Escola de Samba Grasifs em Rio Claro - SP, onde tem um rico valor histórico cultural sobre o samba. Em março de 2014 realizou show na Unicamp, no projeto Conexão Cultural do Centro de Desenvolvimento Cultural e outros shows em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. À convite da Secretaria de Cultura e da Organização do Festival Comida Di Boteco de Campinas, Preta fez o show Na Roda, No Samba no encerramento do Festival.
Outras referências:
Onde está você – Homenagem a Dominguinhos

Projeto Raízes do Brasil – 3S, apoio ProAc (samba)


(matéria sobre o Show Andréia Preta – Homenagem a Dominguinhos – Globo g1)

Show Encerramento do Festival Comida Di Boteco de Campinas – 2014
https://www.youtube.com/watch?v=tYotRiLitDA.

Nenhum comentário: