Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Jantar harmonizado amanhã na BrancoTinto

A BrancoTinto promove amanhã um jantar harmonizado. No cardápio, Canapés de Salmão com Cream Cheese e folhado de Gergelim, Steak Tartare, Picata de Mignon au Poivre com Gnocchi de Semolina gratinado e Carrée de Cordeiro com Risoto de Café e Cardamomo, tendo como sobremesa Profiteroles de Baunilha com calda de Chocolate, tudo pelas mãos do chef Sebastien Laurent Michaut com harmonização pela sommelière Josi Pieri. Ainda há quatro vagas.

Coquetel de lançamento do Premium On TV

Mariana Trinca Junqueira Franco (na foto, com o pai Antonio Jorge Trinca, a mãe Vera Lúcia Soares Trinca e o marido Flávio Junqueira Franco) no coquetel de estreia do Premium On TV (programa com Amanda Françoso que comemora a realização do empreendimento Parque Premium, da Jacitara, o primeiro complexo multiuso de Indaiatuba), realizado na última quinta-feira. O programa foi gravado no apartamento decorado do Premium Residence, assinado por Mariana.

FCAD-Ceunsp promove 1º Congresso de Comunicação

A Faculdade de Comunicação, Arte e Design (FCAD) do Ceunsp realiza, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, seu 1o Congresso de Comunicação. O tema do evento é Da democracia à isonomia: a revolução da comunicação digital e tem o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, permitindo que compartilhem suas experiências acadêmicas e que estejam em contato com profissionais da área. Através de debates, mesas-redondas, palestras, minicursos e workshops, os estudantes terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos, tornando-se também formadores de opinião e ampliar seu networking com profissionais que se destacam na área da comunicação, além de aproximar as relações entre comunicadores de várias esferas. A programação, com mais de 80 atividades, prevê também exposições, atividades culturais e ações sociais.
Profissionais de Artes Visuais, Cinema, Design Gráfico, Eventos, Fotografia, Jornalismo, Moda, Música, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Públicas e Teatro estarão presentes na faculdade para ministrar palestras aos participantes dentro do universo da comunicação digital. A Agência Experimental de Comunicação Integrada (AECI), de estudantes do curso de Relações Públicas, juntamente com Agência Agito, com alunos do curso de Eventos, estão à frente da organização do Congresso, sob orientação da coordenadora dos cursos, professora Adriana Donadon.
O congresso é aberto a todos os estudantes do Ceunsp e à comunidade em geral. A programação pode ser conferida no site www.ceunsp.edu.br. Outras informações também podem ser obtidas nas redes sociais da AECI, em http://aecicomunicacaointegrada.blogspot.com.br e https://www.facebook.com/aeci.ceunsp?fref=ts.

Confraria da Dança apresenta "Mirabolante" no SESI Campinas


O espetáculo será apresentado no SESI Campinas (Av. das Amoreiras 450, Parque Itália - o telefone é 19 3772-4100) dia 11 de outubro às 15 horas e no dia 12 às 10h e às 16h, com entrada gratuita (para mais informações, visite o blog da Confraria da Dança).

Curso para modelos mirins com Tarik Costa

Tarik Costa passa a dividir sua expertise com pais e mães interessados em oferecer aos seus filhos desenvoltura e iniciação em expressão corporal, fotografia, postura, oratória, passarela e comunicação em público. Mais informações pelo telefone (19) 99289-3526 ou via e-mail tarik.costa@uol.com.br.

Baile do Hawaii do 9 de Julho terá a África como tema

Divulgação
A edição 2013 do Baile do Hawai do Clube 9 de Julho, que acontece no dia 23 de novembro, a partir das 22h, no Parque Aquático, terá a África como tema. A venda do 1º lote de ingressos para convidados começa hoje, dia 30, somente na secretaria do clube. O evento contará ainda com um mix de frutas e sorvetes, apresentações de DJs e da banda Jair Supercap Show, que retorna aos palcos do clube.
A decoração promete levar os convidados a uma viagem pelas belezas do continente africano, já que serão utilizados vários elementos como madeira, cerâmica, artesanato e flores. Réplicas de bailarinas africanas, com aproximadamente três metros de altura, serão talhadas em madeiras e colocadas ao lado de grandes vasos com pinturas tribais, dentro da piscina.
Depois do grande sucesso de 2012, quem retorna ao palco do baile é a banda Jair Supercap Show, levando uma seleção de músicas de festas da região para o palco do Parque Aquático superior. Mas para quem prefere um som eletrônico, o comando das picapes ficará novamente a cargo do DJ Rodrigo Bramucci e mais um DJ convidado, que tocarão no Parque Aquático inferior em uma estrutura diferenciada, com iluminação de LED e cerca de mil metros quadrados de área coberta.
No cardápio, a tradicional mesa de frutas com diferentes opções, além de cinco diferentes sabores de sorvetes Fruity e o tradicional ula-ula. Durante todo o evento, o clube contará com o apoio da Sanare Serviços de Saúde.
A venda do 1º lote de ingressos, ao valor de R$60 para convidados, tem início a partir desta segunda-feira, dia 30, exclusivamente na secretaria do clube, de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados e domingos, das 8h às 12h. Vale lembrar que o uso do estacionamento é exclusivo para associados e o número de vagas é limitado. O Clube 9 de Julho fica na Avenida Presidente Vargas 2000, Indaiatuba. Mais informações pelo telefone (19) 3875-9833 ou no site www.clube9.com.br.

“Mulheres em Acordes” no aniversário de 20 anos do Jaraguá

Divulgação
No dia 27 de setembro, o Shopping Jaraguá Indaiatuba completou 20 anos de existência e, para comemorar a data, um show especial do grupo Mulheres em Acordes agitou a praça de alimentação na última quinta-feira (dia 26). Ao final do show, as integrantes Kika Baldasseirine, Mônica Domingues, Sara Bonfim e Sonia Di Morais, juntamente com a plateia, cantaram parabéns e assopraram as velinhas do bolo em homenagem ao shopping.

Giovannetti promove Campanha Dia do Psicodélico 2013

Na sua 12ª edição, a Campanha Dia do Psicodélico – nome do sanduíche mais famoso e tradicional do Grupo Giovannetti de Choperias –, ocorrerá no dia 26 de outubro, nas três unidades da marca: Cambuí, Rosário e Parque D. Pedro. A ação tem proposta solidária e anualmente beneficia entidades assistenciais com parte do lucro obtido com a venda dos convites. Este ano, 50% da renda serão destinados à Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita e à Creche Bento Quirino. Os convites estarão à venda a partir do dia 3 de outubro, nas entidades e nas casas do Grupo Giovannetti ao preço de R$40, com direito ao combo preparado especialmente para data: um sanduíche Psicodélico, dois chopes ou dois refrigerantes e mais uma bola de sorvete e poderão ser utilizados até o dia 31 de outubro nas unidades Giovannetti. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3234-9510.
Carro-chefe do Giovannetti, são vendidos por dia uma média 300 unidades do sanduíche nas três casas do Grupo. Durante o Dia do Psicodélico esse número registra aumento médio de 35%. O lanche Psicodélico foi criado na década de 60, na Unidade Rosário, pelo então chapeiro Moleza, que via sobrarem as pontas das peças de frio: salsichão com picles, salsichão xadrez, mortadela, lombo cozido, salsichão lionês, presunto, rosbife caseiro e mussarela, que não podiam ser fatiadas. Ele, então, as cortou em quadradinhos e teve a ideia de colocá-las em um pão juntamente com tomates e azeitonas. O resultado foi um sanduíche colorido. Inicialmente a criação ganhou o nome de Nações Unidas, mas foi rebatizada devido ao seu colorido semelhante à moda psicodélica em voga no Brasil naquele período.

Confraria da Dança apresenta "Sem Fim" no SESC Campinas

Quando nascemos, nosso Universo é pequeno e acolhedor: colo da mãe, berço, colo do pai, berço, colo da avó, berço. À medida que crescemos, começamos a perceber o mundo além do nosso umbigo.  Ao olhar para o céu, percebemos que somos um pontinho minúsculo suspenso na imensidão desconhecida do Universo. E surgem muitas perguntas... De onde viemos, quem somos, para onde vamos? Houve um princípio? Haverá um fim?
O espetáculo Sem Fim é uma brincadeira com a curiosidade humana, as descobertas da ciência e a nossa casa: planeta Terra, Sistema Solar, Via Láctea, Grupo Local (nas proximidades de Andrômeda e as Nuvens de Magalhães).
O projeto Em volta de mim há um universo sem fim...  foi premiado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo - ProAC 10/2012 e pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna/2012 e compreende uma série de ações:
·     Ampliação do repertório da Confraria da Dança direcionado ao público infantil, através da criação e montagem do espetáculo Sem Fim;
·     Realização da temporada de estreia deste espetáculo, atendendo ao público escolar e espontâneo com vinte e oito sessões do espetáculo pelos quatro Estados da Região Sudeste - São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
·     Divulgação e compartilhamento dos resultados da pesquisa de linguagem e a prática dos processos criativos do grupo através da realização de cinco workshops direcionados a estudantes e profissionais de dança e teatro enfocando a preparação do corpo cênico nas cidades dos Estados de MG, ES e RJ, além de uma oficina de criação direcionada a estudantes e profissionais de dança e teatro na sede do grupo em Campinas. 

Avant première no Iguatemi Campinas: "Mato sem Cachorro"

Chegando convite para a sessão de pré-estreia (para convidados) do filme Mato Sem Cachorro, amanhã, dia 1º de outubro, às 20h, no Shopping Iguatemi Campinas. A cantora Sandy, que integra o elenco e o diretor Pedro Amorim estarão presentes.
No filme, Deco (Bruno Gagliasso) é um talento musical desperdiçado que vive jogado no sofá de casa, até o dia em que conhece dois grandes amores: a linda radialista Zoé (Leandra Leal) e Guto (Dusty/Duffy), um cachorro que desmaia toda vez que fica animado. Os três vivem como uma família, mas dois anos depois, Zoé dá um pé na bunda de Deco, fica com a guarda do cachorro e de sobra arruma um novo namorado. Deco, revoltado, toma as rédeas da situação e, com a ajuda do primo Leléo (Danilo Gentili), sequestra Guto.

Imagem da semana

Foto: Tiago Carvalho | Frame |Fotografia
“Essa é a vida de quem vive atrás de um sonho. Não é fácil ser um anjo crescendo entre demônios.”

Karen Brando

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Samba-Rock em evidência no Espaço Giuseppe Verdi, em Salto

Hoje (dia 27) no Espaço Cultural Giuseppe Verdi, às 19h, o professor Moskito conta um pouco das experiências do movimento negro e a utilização da dança como forma de resistência.
Para resgatar essa história, é preciso saber como surgiu o samba-rock. Antes de mais nada, muitos definem o samba rock como um ritmo musical, mas não é. Podem ser chamados de ritmos musicais o tango, o samba, o jazz, a rumba, o rock’n’ roll, o blues, mas nunca o samba rock. Existe muito pouca coisa escrita sobre o assunto e a fonte mais fascinante sobre o assunto são os depoimentos de quem viveu e vive dentro do samba-rock, como os DJ’s e produtores dos bailes que mantiveram a música e a dança sempre vivas. Muitos defendem a seguinte definição: samba-rock é um estilo de se dançar.
No final dos anos 50, os mais pobres ficavam de fora dos bailes das grandes orquestras – o motivo principal é que custava muito caro para frequentar. Mas, segundo alguns depoimentos, os negros chegavam a ser barrados em muitos destes bailes. Nesta época já os equipamentos de som eram Hi-Fi, o que permitiu que as comunidades mais pobres desenvolvessem uma versão mais econômica de baile: o baile sem orquestra ou o baile da ‘Orquesta Invisível’, empregando o toca-discos no lugar da orquestra. Aí originou-se a figura do discotecário, depois veio a se chamar Disk-Jockey e hoje chamamos de DJ. Nestes bailes ‘democráticos’, desenvolveu-se um estilo próprio de dançar baseado nos rodopios do twist americano, mas este estilo de dança passou a ser utilizado também para se dançar o swing, o rhythm and blues e outros estilos.
O começo da década de 60 é marcado pela coexistência – não pacífica em boa parte dos casos – do ‘samba’ pós bossa nova, configurado pelo samba-jazz, pelo fino da bossa, pela bossa americanizada de Sergio Mendes e pela jovem guarda, comandada por Roberto e Erasmo Carlos. No meio desse caldo todo surge Jorge Ben, com um samba meio misturado com uma levada diferente de violão. Na verdade, era um samba misturado com rock. Dos primeiros discos com arranjos samba-jazz de Meirelles e Luis Eça, chega ao namoro com a Jovem Guarda no disco O Bidu e nos discos Jorge Ben - 1969 e Força Bruta – 1970; acompanhado pelo Trio Mocotó, seu violão encontra a levada de percussão que mais caracteriza o que iriam chamar de Samba-Rock.
O nome Samba-Rock foi dito pela primeira vez por Jackson do Pandeiro, na música Chiclete com Banana e o Trio Mocotó adotou e utiliza o termo até hoje, com muito orgulho. O fato é que este jeito de misturar samba com rock foi muito bem aceito nos bailes de ‘Orquestra Invisível’ e combinou muito bem com o jeito de se dançar. Moskito, como carinhosamente é chamado, é professor, dançarino, coreógrafo, produtor e promotor de eventos desde 1995 e um dos maiores divulgadores da cultura do samba-rock. Atuou com dançarino e coreógrafo das principais bandas do gênero no país, o Clube do Balanço, além de ministrar aulas nas melhores academias de São Paulo. É diretor e organizador do Congresso Mundial de Samba do Brasil. Seu trabalho como divulgador do samba-rock ganhou projeção nacional ao ser convidado para programas na TV como o Vitrine e Manos & Minas, da TV Cultura; o SPTV, Mais Você e Altas Horas, na TV Globo e uma entrevista muito comentada e festejada pelos amantes da dança no Programa do Jô
A força do samba-rock logo despertou a atenção das casas noturnas, que passaram a dedicar dias específicos ao ritmo e era Moskito quem o apresentava e o ensinava. Hoje também atua como diretor do Congresso de Samba do Brasil, evento que reúne os principais professores de diversos estilos de Samba com aulas para todos os níveis com a intenção de propagar ainda mais estas diferentes formas de sentir o samba, reciclar dançarinos e professores e fortalecer o cenário da dança a dois de São Paulo e do Brasil. Recentemente esteve numa das maiores exposições do mundo, a Expo Xangai 2010, na China, mostrando ao mundo o que é o Samba Rock, juntamente com a banda Clube do Balanço.
Espaço Giuseppe Verdi - Rua José Galvão 104, Centro, Salto. Telefone (11) 4029-3473.

Vila das Artes de outubro terá workshop gratuito de modelagem em argila

A edição de outubro da Vila das Artes trará um workshop especial de modelagem em argila, no domingo, dia 6 de outubro.
A ceramista Cristina Rocha, que fez parte do grupo que fundou a Vila das Artes, em 1998 e hoje é responsável pelo ateliê Tauá Cerâmica, irá coordenar com sua filha, Ju Rocha, a oficina gratuita voltada para crianças e adultos. Antecipando a preparação dos enfeites para o fim do ano, o workshop tem como tema a confecção de enfeites de Natal, como presépios e anjos, entre outros. Toda ação ocorre das 10h às 12h.
Outro destaque dessa edição da feira é a participação dos músicos Odivan Bezerra e João Libório. Eles se apresentam ao vivo a partir das 10h, em versão acústica com voz e violão. O repertório trará clássicos da MPB, samba e bossa nova.
Criada a partir da união de artistas moradores do distrito de Sousas, a Vila das Artes já se tornou um conhecido ponto turístico dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Ao todo, reúne trabalhos de aproximadamente 35 expositores. Neste grupo, há artistas fixos e convidados de Sousas e várias cidades da região. Dentre os produtos oferecidos, estão cerâmica, patchwork, bolsas, roupas, bijuterias, acessórios e objetos de decoração, entre muitos outros. A feira acontece na Praça Beira Rio, às margens do Rio Atibaia, sempre no primeiro domingo de cada mês.
Mais informações: www.viladasartescampinas.wordpress.com.

Voluntários recolhem toneladas de lixo do Tietê

SOS Mata Atlântica
Um total de quatro toneladas de lixo foi recolhido no último sábado (dia 21) às margens do rio Tietê, entre Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo, e Porto Feliz, região de Sorocaba. Na véspera do Dia do Rio Tietê, comemorado no domingo (22), ambientalistas, escoteiros e voluntários se mobilizaram para recolher pneus velhos, garrafas PET, plásticos, latas e outros tipos de lixo lançados no mais importante rio paulista desde a capital ou por pessoas que passam pela estrada. A ação ocorreu entre Itu e Cabreúva na margem direita da Estrada Parque e o material coletado foi levado para cooperativa de catadores da cidade para ser separado e encaminhado para reciclagem.
O mutirão com cerca de 80 voluntários foi organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e parceiros do projeto Observando o Tietê, da Rede das Águas da Fundação. A ação também contou com o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. “A ideia é que a gente consiga ampliar e que no próximo ano todas as cidades que são cortadas pelo rio Tietê façam esse trabalho. O objetivo é ampliar a consciência dos problemas causados pelo lixo”, afirma Genivaldo Nunes, educador ambiental da Fundação.

Perigo da falta de floresta: novo livro de Miriam Leitão

A jornalista Miriam Leitão lança neste domingo em São Paulo seu primeiro livro infantil, A perigosa vida dos passarinhos pequenos. Com ilustrações de Rubens Matuck, a obra conta de uma maneira muito sensível como os pássaros de pequeno porte têm sofrido com a falta da floresta – no caso a Mata Atlântica. Miriam mostra o resultado do trabalho em equipe para conseguir reverter a perda das árvores e passa o recado para as pessoas: devemos ouvir mais os pássaros. Indicada para crianças de 7 a 12 anos, a história é interessante independentemente da idade. “É uma fábula que um adulto pode ler, pois ele verá com outros olhos”, afirma a autora.
Para quem aprecia a Mata Atlântica, é leitura obrigatória, principalmente por ser baseada em fatos reais ocorridos na fazenda Brejo Novo, em Minas Gerais.
A história começa com a queda do filhote de coleirinho, que fez seu ninho num local impróprio justamente por causa da falta de árvores na área. Mas logo se juntam à história outras espécies, como o sabiá-laranjeira, o trinca-ferro, a saíra-dourada, o beija-flor, o sebinho e o bem-te-vi, cada um com sua característica especial. Ao fim do livro, há um mini-guia com as espécies mais importantes para a história e suas belíssimas ilustrações.
Informações da obra: Editora Rocco, 56 páginas, R$34,50.
Data: 29 de setembro de 2013
Horário: 16h
Local: Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho 915, Pinheiros – SP).

Manhã da Inovação: Inovação para construção de convergência em organizações que buscam sustentabilidade

O CTI-GAIA (Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em Sistemas Organizacionais) convidando para a edição de outubro do seu projeto Manhãs da Inovação, com interessantes palestras e debates. Na oportunidade, será lançado o livro Inovação para Desenvolvimento de Organizações Sustentáveis: trabalho, fatores psicossociais e ambiente saudável, com organização geral de Marco Antonio Silveira.

Programação
8h30 - Recepção aos participantes
8h45 - Abertura
9h00 - Palestra: Construindo convergência entre lucro econômico e desenvolvimento humano – Marco Antonio Silveira (Centro de Tecnologia da informação Renato Archer/CTI-GAIA)
9h30 - Palestra – Investigando relações entre Relatórios, Documentos, Diretrizes e Indicadores de Sustentabilidade e o tema Trabalho – Claudio Marcelo Brunoro (Universidade de São Paulo/USP)
10h30 - Intervalo
10h45 - Palestra: O trabalho como ele é e a saúde mental do trabalhador – Maria Maeno (Ministério do Trabalho e Emprego/Fundacentro)
11h15 - Mesa Redonda - Debate da plateia com os autores do livro Inovação para Desenvolvimento de Organizações Sustentáveis: trabalho, fatores psicossociais e ambiente saudável
12h00 – Encerramento
Local: Auditório do Centro de Tecnologia da Informação “Renato Archer” - Rod. D. Pedro I km 143,6 – Bairro Amarais – Campinas.
As inscrições (gratuitas) já podem ser feitas pelo link

Ipê Amarelo amanhã no SESI Campinas


Cinema: "Pano Verde" estreia dia 4 em Itu


Feijoada no Lar

No dia 27 de outubro, os voluntários do Lar São Francisco de Assis realizarão uma feijoada na própria sede do Lar para angariar fundos para a compra de fornos e fogões novos. Para mais informações e convites, 3875-2690.

Hípica Polo Uk conquista título da Copa HPCC 14 gols

A equipe Hípica Polo Uk derrotou o São José Polo e conquistou o título da Copa HPCC 14 Gols, em partida realizada no último final de semana no campo 1 do Helvetia Polo Country Club
Na foto, Serginho Figueiredo, Gustavo Garcia (eleito melhor jogador de 2013 pelo ranking da 30 Jardas), Luigi Cosenza e Aluísio Villela comemoram o título.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Inmetro recomenda manutenção do ISO 17025 do Laboratório de Águas do SAAE

Renata Coutinho  DCS-SAAE
Após quatro dias de rigorosa avaliação (16 a 19 de setembro), os auditores designados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), recomendaram a manutenção da acreditação ABNT/ISO/IEC 17025 do Controle de Qualidade do Laboratório de Águas do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos).
Os auditores elogiaram a capacitação técnica dos funcionários, a qualidade das instalações, equipamentos, reagentes e, principalmente, o sistema informatizado my LIMS que, segundo eles, é excelente para rastreabilidade e confiabilidade dos dados.
Outro aspecto enfatizado pelos auditores é que o laboratório está preparado para aumentar seu escopo de acreditação com a mesma qualidade que apresenta hoje.
A avaliação foi realizada pelos auditores Luiz Carlos Luchini e Rosemeire Alves Laganaro. Participaram da reunião de abertura e de encerramento da auditoria o superintendente do SAAE, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, o diretor do Departamento de Tratamento e Manutenção, João Binelli, o gerente da qualidade do Laboratório de Águas, engenheiro químico Alex C. Guimarães e toda a equipe de trabalho do Laboratório.
A manutenção da acreditação é de grande relevância como garantia da qualidade da água tratada e distribuída pelo SAAE, uma vez que as análises são realizadas com total confiabilidade dos resultados, dentro de um padrão de qualidade universal.
Além desse monitoramento, o Laboratório de Águas desenvolve outros projetos importantes, como os estudos para reenquadramento do Rio Jundiaí para classe 3, cuja qualidade das análises realizadas das amostras de água do rio são de extrema importância para a tomada de decisões pelos órgãos competentes, responsáveis pelo reenquadramento, garantindo total segurança em saúde pública e meio ambiente.
O Laboratório de Águas é também o responsável pelas campanhas de monitoramento limnológico e de qualidade da água do Rio Capivari-Mirim, antes e depois da construção da barragem junto ao manancial que está sendo executada pelo SAAE.
Auditoria
O objetivo da auditoria foi avaliar o Controle de Qualidade do Laboratório de Águas do SAAE de acordo com os requisitos da norma ABNT ISO IEC 17025 a fim de manter sua acreditação junto ao CGCRE Inmetro, obtida desde setembro de 2010.
Ela é realizada a cada dois anos e integra a programação de implementação e manutenção da acreditação de um laboratório. Sua função é avaliar a sistemática dos programas, projetos, atividades e sistemas de gestão implantados, identificando suas conformidades e não conformidades com a norma ABNT ISO/IEC 17025.
Foram constatadas apenas 13 não conformidades, consideradas naturais e simples pelos auditores, uma vez que o sistema de gestão da qualidade é muito dinâmico.
O prazo para o laboratório apresentar as correções para as não conformidades é de 45 dias.

Café da manhã na Portobello Shop

Silvia Orlandi - na foto com os arquitetos Carlos Roberto Martins e Mariinha Mesquita Provenza e a designer de interiores Claudia Dal Canton Martignago - e seu marido Maru Barros Jr. receberam arquitetos, engenheiros e decoradores hoje para um café da manhã em celebração pela inauguração do novo show room da Portobello Shop em Indaiatuba.
A loja está linda - não há um único ângulo para onde se olhe que não possua um revestimento ou um piso chique ou descolado - fora a localização privilegiada. Tudo isso, somado ao carinho que emana de Silvinha e sua equipe, garante um futuro de cada vez mais sucesso.
Na foto, Márcia e Ademir Venesi, da Primeiro Mundo Piscinas, com Tânia d'Ávila e o arquiteto Rafael Cheavegatti.

Workshop: "Silêncio e Autenticidade"

Sinfônica de Campinas apresenta 'Joanna de Flandres' no Castro Mendes

Carlos Bassan
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a batuta do regente Victor Hugo Toro, apresenta a ópera Joanna de Flandres, no formato concerto (sem cenário e nem figurino), nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, às  20h, no Teatro Municipal José de Castro Mendes. É a primeira edição do espetáculo na cidade e a terceira no país. A apresentação, com o patrocínio da Unimed Campinas, homenageia o compositor campineiro Carlos Gomes, no ano em que se comemora 150 anos da sua montagem.
A apresentação reúne seis solistas, sendo duas sopranos, dois tenores, um baixo e um barítono e contará também com um coro de 72 vozes. A produção também irá para o Theatro São Pedro, em São Paulo, no dia 28 de setembro às 20h30.
Joanna de Flandres é a obra que serviu de passaporte para Carlos Gomes estudar em Milão. A ópera é cantada em português. Ficou mais de 140 anos no esquecimento desde sua encenação no Rio de Janeiro e acreditava-se que estava perdida. Um trabalho minucioso do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, envolvendo uma equipe de profissionais e alunos - o projeto Restauração da ópera Joanna de Flandres de Carlos Gomes, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp) – recuperou as partituras que compunham a ópera.
A apresentação de Joanna de Flandres faz parte da programação especial da Secretaria Municipal de Cultura para as celebrações do Mês Carlos Gomes, a ser realizado ainda em setembro. Além disso, marca o 53º concerto da OSMC em 2013. Até agora, os 82 músicos regidos por Victor Hugo Toro mostraram seu vasto repertório em Campinas e inúmeras cidades da Região Metropolitana de Campinas, além de Campos do Jordão.
Preservar a memória e a obra de Carlos Gomes é importante – muitos o conhecem como uma figura histórica e conhecem o personagem, mas desconhecem a riqueza musical, tanto em quantidade de produção como em qualidade. Muito se deve ao compositor. Foi com Carlos Gomes que a arte brasileira, pela primeira vez na história conseguiu atravessar o Atlântico e foi aplaudida na Europa.

Joanna de Flandres
Joanna era a filha de Balduíno, conde de Flandres (região da Europa que compreende a Bélgica). Como o pai foi dado como desaparecido nas Cruzadas, ela assume o poder ainda muito jovem e acaba por se apaixonar por um trovador, vivendo uma atribulada história de amor.

Ficha técnica
Joanna De Flandres – Eliseth Gomes
Raul de Mauléon - Enrique Bravo
Margarida de Flandres - Márcia Guimarães
Huberto de Courtray - Douglas Hahn
Conde Balduino - Sávio Sperandio
Burg - Paulo Queiroz
Coral Collegium Vocale Campinas – Regente: Akira Kawamoto
Coral Academia Concerto – Regente: Altamiro Bernardes
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas – Direção musical e regência: Victor Hugo Toro
Restauração e montagem da partitura – Lenita W.M. Nogueira

Serviço
Joanna de Flandres
Ópera em 4 atos
Libreto de Salvador de Mendonça
26 de setembro – 20h
Teatro Castro Mendes – Praça Corrêa de Lemos s/nº - Vila Industrial - Campinas
Bilheteria: (19) 3272-9359 - (terça a domingo - 16 às 21h)
Ingressos
Inteira: R$30,00; meia: R$15,00 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos); professores das redes municipal e estadual de ensino: R$10,00; estudantes das redes municipal e estadual de ensino: R$5,00; portadores de deficiência e mobilidade reduzida: R$10,00.
28 de setembro - 20h30
Theatro São Pedro – R. Barra Funda 171, Barra Funda - São Paulo
Inteira: R$50,00
Meia: R$25,00
Vendas: www.ingressorapido.com.br/evento.aspx .

“Ginástica no Parque” começa nesta segunda

Divulgação
A Secretaria Municipal de Esportes inicia a décima edição do projeto Ginástica no Parque na próxima segunda-feira (dia 30), às 18h45, na Praça do Lago do Parque Ecológico. As aulas de ginástica são gratuitas e serão ministradas pelos professores do programa Lazer da Secretaria de Esportes. Não é necessário se inscrever – basta chegar e participar. O objetivo é estimular a atividade física e promover o lazer e bem-estar para maior qualidade de vida. Os encontros acontecem toda segunda na Praça do Lago e toda quarta no Barco, também no Parque Ecológico, sempre às 18h45, com uma hora de atividades. Incluindo aquecimento, exercícios e alongamento, o projeto segue até 27 de novembro. Em caso de chuva forte, a aula será suspensa. Informações: (19) 3825-6270.

Programação de 27 de setembro a 3 de outubro Topázio Cinemas Indaiatuba


Inscrições do concurso cultural “Anjos da Guarda” terminam dia 30

Até 30 de setembro, os interessados em participar do concurso Anjos da Guarda podem enviar suas melhores fotos e relatar uma situação em que um veterinário virou um anjo da guarda para seu animal de estimação. As 12 imagens e histórias que se destacarem irão ilustrar o Calendário 2014 da Vetnil, um dos mais importantes laboratórios veterinários brasileiros. Além disso, os selecionados ganharão uma cesta de produtos da marca.
Para participar, basta enviar a história – com no máximo 40 palavras – e a foto colorida com tamanho mínimo de 1 mega através do site www.meupetminhavida.com.br ou para o e-mail calendario2014@meupetminhavida.com.br com o assunto Promoção Anjos da Guarda, minha história e os dados – nome completo, telefone e e-mail. Confira o regulamento completo no site: http://meupetminhavida.com.br/regulamento/.


A Quinta é Charmosa nos Cinemas Topázio de Indaiatuba

Curso de Marketing da Max Planck firma parceria com a Volacc

O curso de Tecnologia em Marketing da Faculdade Max Planck firmou uma parceria com a Volacc (Voluntárias de Apoio no Combate ao Câncer) para implantação do projeto Marketing Consciente, que viabilizará a realização de algumas ações em prol da instituição. O objetivo, segundo a coordenadora do curso, Vânia Grillo, é aplicar na prática a teoria aprendida em sala de aula e com isso contribuir com a entidade, além de transformar os alunos em profissionais conscientes e preocupados com o próximo.
O projeto, que está vinculado à disciplina de Integração Profissional I, já começou a ser desenvolvido. A primeira parte dele envolve a organização de um evento com foco na semana do câncer, que acontecerá em novembro. Os alunos também estão responsáveis por mais dois projetos: buscar patrocínios e voluntários para revitalizar a sede da Volacc, pintando o prédio de cor de rosa, que representa a luta contra o câncer de mama e, além disso, estão trabalhando em cima da reestruturação de todo o material gráfico e digital da entidade. “Vamos priorizar as necessidades mais urgentes; em seguida, planejaremos ações que possibilitem à Volacc proporcionar mais conforto físico, emocional e social aos pacientes”, salienta a coordenadora do curso e responsável pela idealização do projeto.
Fundada em 1994, a Volacc oferece assistência à pacientes com câncer, oferecendo medicamentos, fraldas, leite e alimentos, além de visitas domiciliares, orientação e apoio ao paciente e seus familiares; além disso, também realiza campanhas para angariar fundos em prol do Centro Infantil Boldrini de Campinas, que atende também às crianças de Indaiatuba. Saiba mais sobre a instituição acessando o endereço www.volacc.org.br.

15ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Programação:
Dia 27 de setembro às 19h – Abertura e Lançamento da Campanha – Câmara Municipal de Indaiatuba - Rua Humaitá 1167
19h30 Palestra com a assistente social Roberta dos Santos, do Hemocentro da Unicamp: A importância da doação de sangue e cadastramento de doadores de medula
20h Apresentação do coral Bolha de Sabão
20h15 Cerimônia de agradecimento aos doadores, com entrega simbólica de flores às famílias doadoras locais
21h Encerramento
Dia 29 de setembro, domingo, às 8h30 – Caminhada pela Vida – Estacionamento do Parque Ecológico.

Etapa do Metropolitano de Ciclismo reuniu mais de 300 atletas

Adriana Panzini – SCS/PMI
Indaiatuba sediou pela primeira vez no último dia 22, domingo, uma etapa do Campeonato Metropolitano de Ciclismo, realizado pela Liga Santista de Ciclismo com apoio da Federação Paulista de Ciclismo e da Secretaria Municipal de Esportes. A sexta rodada da competição, denominada GP Indaiatuba, aconteceu no Parque Ecológico, com largada em frente à Prefeitura e reuniu mais de 300 atletas de todo o Brasil. A equipe de ciclismo do município, apoiada pela Secretaria de Esportes, alcançou pódios e posições de destaque em um dos campeonatos mais concorridos do país. Confira a classificação dos atletas da casa na etapa:

Categoria Open
Felipe Garcia – 3º lugar
Fábio Alves Junior – 6º lugar
Categoria Elite Feminino
Lais Mendes Saez – 5º lugar
Thais Camila Farias – 6º lugar
Categoria Sênior A
Luis Carlos de Godoy – 3º lugar
Categoria Mountain Bike
Paulo Roberto Magalhães – 4º lugar
Categoria Sênior B
Wagner Silva de Souza – 5º lugar
Categoria Master B
Indalecio Lopes Coral – 5º lugar

O Metropolitano teve também a participação de destaque de um atleta do município que, embora hoje integre equipe de outra cidade, se desenvolveu nos projetos esportivos educacionais e registrou a conquista de seus primeiros títulos com apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Indaiatuba. Armando Camargo Filho, o Piá, venceu na categoria Elite Masculino, garantindo assim mais uma conquista em seu histórico, que já contabiliza cinco títulos de campeão brasileiro e três de vice-campeão pan-americano.  O próximo desafio da equipe de Indaiatuba é a Prova Clássica de Ciclismo Manoel Torres, na cidade de Pilar do Sul, no domingo, dia 29 de setembro, com percurso de 102 km. Na sequência, o grupo se prepara para disputar os Jogos Abertos, que para o ciclismo iniciam em 16 de outubro. A coordenação é do treinador Armando Camargo.

Congesa promove evento de visita à 2ª fase do Pátio Andaluz

Clientes assistem palestra.
A Congesa recebeu os proprietários da segunda fase do Pátio Andaluz no dia 21 de setembro para o evento de visita à obra, ocasião em que eles tiveram a oportunidade de conferir como está o andamento da construção do empreendimento. A equipe da Congesa monitorou a visita e mostrou aos clientes tudo o que já foi feito e o pouco que ainda falta para a entrega do imóvel, prevista para março de 2014 e que será antecipada para este ano.
Lúcia e Marcelo Mattioni compraram um apartamento no Pátio Andaluz para investimento, mas a satisfação de ver o imóvel mexeu com seus sentimentos.  “A chance de sentir como o lugar está ficando nos fez querer mudar para cá. Ver uma empresa antecipar uma obra é difícil nos dias de hoje e a Congesa conseguiu isso”, declarou Lúcia.  
O diretor de engenharia da Congesa, Athos Mazzoni, ressaltou a importância da união da equipe durante os mais de três anos de trabalho no empreendimento para que a antecipação fosse possível. ”A empresa tem que ter uma equipe forte, sempre atenta à qualidade e ao prazo. Todos precisam estar em sintonia para que o resultado final seja o melhor”, disse.
Aproveitando esse momento tão especial para os proprietários do Pátio Andaluz, a Congesa promoveu a palestra Confiança: um ativo que não para de se valorizar, apresentada por José Ricardo Noronha. Em um clima descontraído, o palestrante falou sobre os 3C – confiança, conquista e celebração. Ele destacou a importância de acreditar em si mesmo para conquistar os sonhos e objetivos e também a confiança que os clientes depositaram na Congesa, que retribuiu entregando tudo o que foi prometido e antes do prazo.
Depois da palestra, o diretor financeiro da Congesa, Álvaro Maschietto Maionchi, falou sobre o repasse, as formas de financiamento, os procedimentos até a entrega das chaves e também pontuou as vantagens da antecipação de entrega, como a valorização do imóvel, o retorno antecipado do investimento e o sonho mais perto de se tornar realidade. Representantes do Bradesco, banco financiador da obra, e da Antecipe Assessoria também estiveram presentes para esclarecer as dúvidas dos clientes.

Antecipação de sonhos
Para o casal Juliene e Luís Carlos Fernandes Júnior (foto), a antecipação da entrega do Pátio Andaluz envolve a realização de dois sonhos: o primeiro, de ter a casa própria, e o segundo, de se casar ainda este ano. “Viemos no pré-lançamento do Pátio, em 2010 e nos apaixonamos pelo projeto. A  localização do empreendimento e a seriedade da empresa também contribuíram muito para a nossa decisão”, afirma Luís. Para Juliene, o momento é de comemoração, já que a hora de subir ao altar está mais próxima. “Com a entrega do imóvel antecipada, também decidimos adiantar a data do casamento. Estamos muito felizes por esses dois acontecimentos”, declarou.
O sonho de ter um imóvel próprio também faz parte da vida do casal Cláudia e Ricardo Luna. Assim que o Pátio Andaluz foi lançado, eles correram para adquirir uma unidade de três dormitórios. “A ansiedade era muita, mas valeu a pena. Ficamos apaixonados. A Congesa é reconhecida por sua pontualidade, mas agora ela foi além", finalizou Claudia.
Equipe da Congesa no evento.
A confiança atribuída à Congesa é o que move e incentiva a empresa a buscar por diferenciais, sempre mantendo a qualidade e a pontualidade em seus empreendimentos e tendo a satisfação do cliente como sua principal missão. 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Exposição: "85 Sorrisos"

Os 10 anos da Mundo Básico

Fotos: Reginaldo Delfi.
Renata Molina Diniz Tomitake (no centro da foto, de azul) recebeu clientes, familiares, amigos e imprensa na noite da última sexta-feira para o evento em comemoração pelos dez anos de sucesso de sua Mundo Básico – sucesso que sem dúvida se deve tanto à estudada casualidade e descontração de suas vitrines quanto ao sorriso encantador, que reputo entre os mais bonitos da cidade, com que ela recebe seus clientes.
Entre taças e bandejas de um descolado coquetel, os convidados puderam conhecer as novidades da coleção Primavera/Verão e um preview da coleção Alto Verão.
Carinhosos, clientes como Maithe Castro, emprestaram sua imagem, seus préstimos e seu tempo para acrescentar uma pitada de descontração e interatividade ao desfile...
... juntamente com modelos profissionais.
Renata com as filhas Lorena, Estela e Manuela.

"Pensamento Crítico em Fotografia" no Museu Lasar Segall


Simpósio: "Sustentabilidade para a Inovação: Tendências e Proposta de Valor"

clique sobre a imagem para ampliá-la
A diretora do Yázigi Indaiatuba, minha amiga Lucimara Andriani, representará Indaiatuba a convite da Associação Brasileira de Franchising e da Afras (Associação Franquia Sustentável) no simpósio Sustentabilidade para a Inovação: Tendências e Proposta de Valor. O Yázigi Indaiatuba estará no evento juntamente com marcas como Boticário, Unilever, Instituto Ethos, Cola-Cola, Habib’s e Instituto Akatu. Lucimara falará sobre a liderança feminina e a sustentabilidade em suas empresas; dificuldades, ações e resultados.

Serviço:
Simpósio: Sustentabilidade para a Inovação: Tendências e Proposta de Valor
Data: 3 de outubro de 2013
Início: 8h
O investimento para participação neste simpósio para associados Afras é de R$85,00; associados ABF, R$180,00 e não associado, R$300,00.
Endereço: Av. das Nações Unidas 10, 989/9º andar/cj. 92 - Vila Olímpia - São Paulo/SP
Incentivo ao uso de transporte coletivo: a 50m da estação Vila Olímpia da CPTM.
www.afras.com.br.